Isabel Minhós Martins

Page 1

Isabel Minhós

Martins

1
Ana Lima Cristiana Silva Maria Rebelo Micaela Clemente
2

Ficha Técnica

Autoras

Ana Lima, Cristiana Silva, Maria Rebelo e Micaela Clemente.

Edição

Ana Lima, Cristiana Silva, Maria Rebelo e Micaela Clemente.

Ilustração

Ana Lima, Cristiana Silva, Maria Rebelo e Micaela Clemente.

Instituição

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Publicação 2023, Viana do Castelo

Isabel Minhós Martins

Ana Lima

Cristiana Silva

Maria Rebelo

Micaela Clemente

Viana do Castelo 2023

Nasceu em Lisboa, em 1974, o ano da revolução do 25 deAbril.

Isabel Minhós Martins

Estudou na Faculdade de BelasArtes de Lisboa, trabalhou como criativa na área da comunicação para crianças e, mais tarde, com um grupo de amigos, fundou a editora PlanetaTangerina.

Alguns dos livros que escreveu foram distinguidos por prémios ou instituições ligados ao livro para a infância:

Catálogo White Ravens, PrémioAndersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa deAutores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017). Em 2022 e 2023, foi nomeada para oALMA–Astrid Lindgren Memorial Award.

Muitos dos seus livros estão publicados noutros países.

6

”Para mim, escrever é como escavar: encontramos sempre alguma coisa, às vezes minhocas, às vezes água, pedras, raízes, túneis…um sapato perdido.

Gosto de escrever porque quase sempre encontro coisas inesperadas. Gosto de ler pela mesma razão: alguém escavou, escavou, escavou e encontrou alguma coisa que veio mostrar através das palavras.”

7
- Isabel Minhós Martins

“Quando gostamos muito de uma coisa, queremos conhecê-la melhor. E quando gostamos e conhecemos, passamos a cuidar dela e de tudo o que existe à sua volta, sem pensarmos duas vezes” (PlanetaTangerina)

8

EDITORA, ATELIER, OUTRO PLANETA

O PlanetaTangerina é uma editora, onde trabalha texto e imagens dialogam para criar um resultado único.

Têm como leitores não apenas as crianças, mas também todos os pais e adultos que gostam de álbuns ilustrados e da sua forma única de contar histórias.

Contam com livros editados em mais de 20 línguas, como o Espanhol, Francês, Coreano, Inglês,Alemão, Norueguês, Grego, Italiano, Mandarim, Polaco ou Holandês.

Os conteúdos para os mais novos são bem estruturados, simples, rigorosos, bonitos (e, sempre que possível, divertidos).

Esforçam-se por seguir sempre as duas regras principais da casa: não

cair em fórmulas e desafiar os leitores (eles merecem-no!).

9

“Coraçãodemãe”

Isabel Minhós Martins

Bernardo Carvalho

10

O livro fabuloso “Coração de mãe” logo pela sua capa consegue transmitir muita nostalgia. Se fizermos uma análise à capa conseguimos perceber do que o livro irá falar, pois podemos ver uma mãe e um filho e tanto um como o outro olham-se com ternura, com amor e companheirismo. Pela minha análise, sem conhecer o livro parece transparecer sem dúvida o que é o amor de mãe e a sua ligação eterna a um filho. Esta ligação vai permitir que a mãe sinta a maior parte das coisas que o seu filho sente, ou seja, há sem dúvida um fio condutor entre o filho e a mãe para sempre onde esta irá estar sempre na linha da frente!

11

“Quandoeunasci”

Isabel Minhós Martins

Madalena Matoso

12

O livro “Quando eu nasci” pela capa não chegamos diretamente ao ponto fulcral, mas depois de algumas pesquisas, conseguimos perceber que o livro fala sobre o nascimento de todos os seres vivos e na nossa perspetiva, através da capa iríamos para o nascimento de animais, mais concretamente de pássaros. Mas a realidade é que o livro fala sobre o nosso nascimento e o momento em que saímos do “nosso ninho”, quando começamos a explorar e a ver as coisas à nossa volta com um “olhar de um ser acabado de nascer”. Pela sinopse é um livro que fica na nossa lista de compras!

“Pêdepai” Isabel Minhós Martins

Bernardo Carvalho

14

Ao analisar esta capa, conseguimos decifrar de imediato a história deste livro. Este fala da história de um pai, que é uma pessoa muito especial para cada um de nós.

Capaz de se dobrar, desdobrar, encolher e esticar… um pai transforma-se, num passe de mágica, nos objetos mais incríveis, tudo isto para ver os seus filhos bem e felizes. Há Pais-cabides, pais-ambulâncias, pais-aviões, pais-sofás, pais-escadotes, pais-travões, entre outros, basta abrir os olhos e observar.

Assim, este livro olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho e convida filhos e pais a descobrirem-se juntos, ao virar de cada página.

15

“Daquininguém passa!”

Isabel Minhós Martins

Bernardo Carvalho

+ .
16

Havia um general que queria ser herói de uma história. Ora, para alguém se tornar herói de uma história é preciso enfrentar os perigos com coragem, ousar fazer o que acha que está certo, por exemplo.

Porém, o general achava que o caminho mais rápido para ser herói era aparecer dentro de um livro. Mesmo sem fazer nada de especial.

O general tinha um exército de guardas que seguia as suas ordens sem pestanejar.Todas as ordens, fossem elas quais fossem.

Então, um dia, o general tomou uma resolução.

Absurda, claro…

17
Bernardo Carvalho 18
“Depressa Devagar” Isabel Minhós Martins

Podemos não ouvir o seu tiquetaquear, mas a verdade é que os relógios estão ao virar de cada esquina. De manhã ao deitar, são implacáveis a medir o tempo, fazendo-nos correr ou esperar quando menos nos apetece. Lá fora, o tempo corre de uma maneira; cá dentro de outra. Nem sempre é fácil estar ao ritmo certo… por isso “depressa” e “devagar” são duas das palavras que este menino ouve mais vezes ao longo do seu dia…

Neste livro, um menino fala da descoberta desses dois tempos: o tempo exterior que “passa por uma máquina de contar”, e o outro tempo, o tempo interior e infinitamente elástico onde cabem brincadeiras, devaneios, pensamentos e passeios.

19

“Paraonde vamosquando desaparecemos?"

Isabel Minhós Martins Madalena Matoso

20

Este livro leva-nos a observar as coisas do mundo e nelas procurar novas pistas e possibilidades (que nos sirvam a nós e àqueles de quem mais gostamos). Mas nessa procura, nada deve ser ignorado, das meias que se evaporam misteriosamente ao sol que todos os dias se vai embora. Que são questões que nos levam a questionar diariamente.

Aborda de forma subtil um tema que mesmo subtilmente causa amargura “Para onde vamos quando desaparecemos?”, apresentando este título logo na capa principal como forma de reflexão, abordando assim o tema da ausência, do desaparecimento e da morte. Não trazendo respostas definitivas, visto que não há respostas possíveis, abre de certo modo as portas à imaginação, tornando o tema um pouco mais leve.

21
22
“Plasticus Maritimus" Isabel Minhós Martins Bernardo Carvalho Ana Pêgo

Conseguimos perceber logo no primeiro contacto com este livro, essencialmente com a sua capa, que falará sobre algo que infelizmente está presente no nosso mundo atualmente, a poluição e as suas consequências, e que tem como objetivo transmitir uma mensagem para levar à mudança.

Quando pequena, a biólogaAna Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta,Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie.

Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos. Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos e as suas consequências. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie, melhorando de certa forma este problema.

23

“AManta" Isabel Minhós

Martins Yara Kono

24

Acapa deste livro não nos conseguiu fazer adivinhar a história que ele contava. Poderia ser um piquenique, um inverno frio que, por vezes, leva à necessidade de utilizar uma manta, entre outros. Mas, este conjunto de folhas aborda a vida de uma família contada pela matriarca, a avó. Mas, para além da doçura que preside ao elogio do ato de contar e de ouvir histórias entre gerações, esta narrativa em patchwork está na abordagem à morte da avó e à saudade. É ilustrada porYara Kono com singeleza artesanal os episódios narrados, criando, página a página, os padrões que preencherão a memória e as guardas deste livro.

25

Temasdominantes dassuasobras

Nascimento

Morte

+ .
27 Infância
Família

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.