
1 minute read
Divulgação de notas do Enem é antecipada para esta quinta
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada e divulgada nesta quinta-feira (9), segundo o Ministério da Educação. A previsão inicial era de que as notas fossem divulgadas na próxima segunda-feira (13).
“Os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies”, diz mensagem do MEC nas redes sociais. Para consultar, o participante deve acessar a página enem. inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha.
Advertisement
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica e funciona como uma das principais portas de en- trada para a Educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.
O levantamento mostra que, no mesmo período, as escolas privadas apresentaram uma expansão de 10,6% nas matrículas, o que as aproxima dos níveis observados em 2019, antes da pandemia.

A queda mais significativa durante a crise sanitária, segundo o Ministério da Educação (MEC), foi identificada justamente nessa rede de ensino. Já na rede pública de ensino, de acordo com o censo, os números não apresentaram grande variação – foram 38,3 milhões de matrículas.
O ministro da Educação, Camilo Santana, avaliou que os resultados do censo mostram que o País está retomando os índices registrados antes da Covid-19. “A pandemia agravou o País em várias áreas, mas, principalmente, na área da Educação. Estamos retomando os patamares”, disse.
O censo mostra, ainda, que as matrículas em creches, que haviam recuado entre 2019 e 2021, cresceram em 2022. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 8,9% na rede pública e de 29,9% na rede privada de ensino.