Academico02

Page 6

06

O Acadêmico

Núcleo de Pesquisas Contábeis O Núcleo de Pesquisas Contábeis, da Metropolitana, está recrutando alunos para participarem da pesquisa “Serviços Prestados pelos Contabilistas: percepção dos proprietários lojistas de moda do Shopping Guararapes”. O objetivo da pesquisa é verificar a opinião dos lojistas quanto à qualidade dos serviços prestados pelos contabilistas. “É uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática, como se desenvolve todas as etapas de uma pesquisa de campo, além de agregarem conhecimento sobre a profissão, participando de uma atividade extra-classe”, garante o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Diéliton de Oliveira. “As atividades extra-classes são muito valorizadas no mercado de trabalho. É o ‘algo mais’ que o aluno se propõe a executar, que faz a diferença para conquistar uma colocação no mercado”, sentencia o coordenador. Os alunos-pesquisadores receberão certificados e as horas dedicadas ao projeto serão computadas, como Atividades Complementares. Os interessados devem procurar o coordenador do curso.

Ciclo de Minicursos O Ciclo de Minicursos faz parte do Programa de Atividades Complementares e se destina exclusivamente aos alunos da gradação e pós-graduação da Metropolitana. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente.

SEMPRE ALUNO ste mês, a Coluna Sempre Aluno, conversou com dois futuros egressos da Metropolitana: o Paulo (Curso de Administração) e a Vânia (Curso de Turismo). Quais são as expectativas com o final do curso? Paulo: As melhores possíveis. Por conta do aprendizado, estou me sentido preparado para novos desafios profissionais. Para mim, particularmente, é uma vitória, pois em função do meu trabalho no banco, eu era transferido com freqüência. Interrompi vários cursos, inclusive Administração, na Universidade Federal de Sergipe. Vânia: São ótimas. Estou ansiosa para colocar em prática tudo que aprendi. Nunca me vi atuando em outra área. No Turismo você trabalha com pessoas e eu adoro isso. Durante o curso, me assustei com as disciplinas de matemática financeira e contabilidade. Porém, hoje me sinto confiante para conversar com um contador e tratar, por exemplo, sobre balanços. Vejo que este conhecimento só agregou à minha formação profissional. Quais são os projetos de vocês, a partir de agosto? Paulo: Quero fazer MBA em Finanças, com ênfase em Mercado de Capitais e cursar Ciências Contábeis na Metropolitana. Vou dedicar algumas horas da minha vida como voluntário na alfabetização de adultos. O Banco do Brasil, onde trabalho, oferece um curso e material para esta atividade. Para um adulto aprender a ler e escrever deve ser maravilhoso, quero ajudar estas pessoas a descobrirem essa maravilha, a serem independentes. Vania: Quero fazer uma pós-graduação na área de Ecotuirsmo. Depois desenvolver um projeto de educação ambiental junto às escolas de ensino fundamental. Com a conclusão do curso, vocês acreditam que terão mais oportunidades no mercado de trabalho? Paulo: Na área de administração, o que mais tem são oportunidades. Porém, você precisa se especializar. Mas é preciso esforço e dedicação. Vânia: Quem faz a oportunidade somos

nós. Para conquistar esta oportunidade, você precisa ser bom; e continuar a estudar é fundamental. Não quero ser somente mais uma turismóloga no mercado. Em que o curso contribuiu na vida de vocês? Paulo: Eu cresci profissionalmente. Agora que estou praticamente terminando o curso, sou mais valorizado no ambiente de trabalho. Inclusive estou recebendo propostas de ascensão profissional na empresa. Posso dizer que a auto-estima melhora, você fica mais confiante. Vânia: Eu cresci como pessoa. Tive a oportunidade de conhecer meu Estado, estudando aspectos que não percebia. O curso de graduação ajuda você a interagir melhor no ambiente onde você vive.Você fica mais crítico, expressa opiniões com mais clareza. Percebo no dia-a-dia que assimilei muito do que estudei. Quais as lembranças que vocês levarão destes quatro anos de Metropolitana? Vânia: Já estou com saudades dos bons amigos, dos professores, dos funcionários, enfim, de todos. Eu não quero perder o vínculo. Paulo, você viu como passou rápido? Paulo: Muito, Vânia. A lembrança dos amigos é muito forte...uma vontade de voltar...agora, eu só queria frear o tempo... Ao final, Vânia, 28 anos e Paulo, 48 anos declararam emocionados: “é impossível não se emocionar, ao lembrarmos do início da Metropolitana. Tudo era difícil. Agora que chegamos até o fim, somos guerreiros, somos vencedores, pois não desistimos”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.