Page 1

Ano 2 – Nº 06 – Informativo de divulgação interna da Faculdade Metropolitana

da Grande Recife – Abril / 2004

Curso de Pós-graduação N

o segundo semestre, terá início o primeiro curso de Pós-graduação da Metropolitana “Gestão da Pequena e Média Empresa – com ênfase no atendimento ao mercado consumidor”. As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 17h00. Segundo Philip Kotler, considerado “papa” do Marketing, preço e qualidade não são mais diferenciais. A empresa que não tiver este dois itens está fadada ao fracasso. Na nova realidade empresarial, as corporações estão redirecionando seus investimentos para a qualidade do atendimento ao consumidor. Neste curso, os participantes terão a oportunidade de conhecer as técnicas

Primeiro doutor da Metropolitana

E

m março, o professor Akio Yamazaki obteve o título de doutor em Ciência da Computação pela UFPE, defendendo a tese: “Uma metodologia para otimização de arquiteturas e pesos de redes neurais”. Segundo Yamazaki, esta pesquisa é uma continuidade do seu mestrado, “um estudo que pretendo continuar mesmo concluído o doutorado”. Ao professor Akio, O professor os Parabéns por este Akio, primeiro importante título! professordoutor da Met r op ol it a n a , iniciou suas atividades em 2003 na Instituição. A sua competência profissional e a qualidade de suas aulas foram rapidamente elogiadas pelos alunos.

Valor da mensalidade: 12 x R$ 260,00 (20 a 29 alunos)

e desenvolver habilidades que os deixarão aptos para introduzir na organização este atendimento com qualidade. As inscrições acontecerão de

12 x R$ 220,00 (30 a 45 alunos)

1º a 30 de junho. O aluno da Metropolitana que indicar participantes que efetivem suas matrículas para o curso, ganhará desconto na matrícula em julho.

Volta às Aulas

N

este primeiro Metropolitana Informa de 2004 queremos dar as boas-vindas aos novos acadêmicos. Agradecemos também a confiança dos veteranos que indicaram a Faculdade Metropolitana aos amigos e parentes. Este foi um dos mais eficientes instrumentos de divulgação do nosso Vestibular. Esperamos ao longo deste ano, contando sempre com a colaboração de todos, oferecer as melhores condições de ensino e aprendizagem.

Recepção dos alunos aconteceu no Teatro Artplex

Alunos de Turismo participaram de uma mesa-redonda no 2º dia de aula


2

Serviço de Apoio ao Estudante

Monitoria Acadêmica Metropolitana seleciona os primeiros monitores

J

á está em funcionamento o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), sob a responsabilidade da professora Sylvia de Chiaro. Neste curto período, o SAE já realizou contatos com várias empresas para viabilizar estágios aos acadêmicos da Metropolitana. Entre as metas da professora Sylvia, está a criação de um banco de dados de alunos economicamente carentes e desempregados. O SAE atende aos alunos também nas questões que envolvem o ambiente de estágio e o FIES. No final do semestre, a professora Sylvia realizará uma pesquisa para traçar o perfil socioeconômico dos acadêmicos.

O

s cursos estão selecionando os primeiros monitores acadêmicos da Metropolitana. Os monitores aprovados, exceto os voluntários, terão direito a uma bolsa de 50% no valor da mensalidade. Estes acadêmicos iniciarão a Monitoria em maio. A Monitoria tem como obje-

tivos proporcionar ao aluno a possibilidade de otimizar o seu potencial acadêmico, estimulá-lo no interesse pela docência e treiná-lo para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Através da Monitoria é possível também estreitar a cooperação entre o corpo docente e discente. Se você ficou interessado, leia a Resolução 08/2003/CAS, disponível na Biblioteca e converse com o seu coordenador. A professora Rossana Malta, responsável pela Monitoria Acadêmica, está disponível para tirar dúvidas na COPEx.

Iniciação Científica Oportunidade de vivenciar na prática uma pesquisa

EXPEDIENTE

Metropolitana Informa é produzido pela Faculdade Metropolitana da Grande Recife Jornalista responsável: Regina Campos –MTB 23.365 Reportagens e textos: Geraldo Ferreira e Regina Campos Projeto Gráfico e Diagramação: Gráfica MAIS - fone (49) 567 4441 Contatos podem ser mantidos pelo fone (81) 3361-0620 ou pelo e.mail metropolitana@metropolitana.edu.br Distribuição interna e gratuita

A

iniciação cientifica é uma ótima oportunidade para o aluno vivenciar na prática o desenvolvimento de uma pesquisa e ser responsável pela sua aplicabilidade. Para participar do Programa de Iniciação Científica, o aluno deverá elaborar um projeto e escolher um professor orientador. O tema deste projeto, que pode ser desenvolvido por um grupo de até

três integrantes, deve estar relacionado com a área de estudos do aluno. Alguns dos pré -requisitos para ser alunopesquisador: ter concluído a disciplina de Metodologia Científica e estar cursando entre o terceiro e o penúltimo período. Se aprovado o projeto, o aluno poderá ter uma bolsa de aluno-pesquisador. Para conhecer os detalhes deste Programa de Iniciação Científica, leia a Resolução 11/2003/ CAS à disposição na Biblioteca. O professor Erinaldo Ferreira é o responsável por este programa. Consulte-o na COPEx.


3

Atividades Complementares Diretório Acadêmico

O

Você já iniciou?

Programa de Atividades Complementares tem entre os seus objetivos estimular a participação dos acadêmicos em projetos de iniciação científica, de extensão e o desenvolvimento de habilidades profissionais, visando uma melhor preparação para o mercado de trabalho. Para manter os alunos informados sobre eventos que possam ser aproveitados para o Programa, a professora Sheila Régio, responsável pelas Atividades Complementares, atualiza semanalmente os quadros com a divulgação de eventos. Confira! Os alunos que participaram em 2003 dos cursos ou eventos de Extensão promovidos pela Metropolitana devem entregar cópia dos certificados para a professora Sheila. Aqueles que participarem de atividades ex-

tra-classes, como, seminários, palestras e congressos promovidos por outras instituições, além de cursos de língua estrangeira e de informática ou estágio extra-curriculares também deverão entregar à professora Sheila comprovantes de participação nestas atividades para serem registrados. Ao final do curso será emitido um certificado, constando o total de horas e os nomes dos eventos que o aluno participou. Este certificado poderá ser inserido no curriculum vitae do aluno, demonstrando interesse no aperfeiçoamento profissional. Converse com o seu coordenador sobre este Programa e leia a Resolução 02/2003/CAS para tirar suas dívidas. A professora Sheila está todas as noites na Metropolitana.

N

os dias 5 e 6 de maio acontecerá a eleição do Diretório Acadêmico (D.A.). Será a primeira vez que os discentes da Metropolitana elegerão um D.A. O movimento teve início em 2003, quando a Direção Acadêmica convidou representantes da UNE para conversar com os alunos sobre a importância da formação do D.A. A chapa Construindo o Movimento, formada por alunos de todos os cursos, foi a única chapa inscrita para esta eleição. Se eleita, pretende representar os alunos nas relações externas e internas e atuar também na conscientização dos alunos sobre a importância em participar no desenvolvimento da qualidade do ensino, da pesquisa e extensão da Instituição. A Chapa Construindo o Movimento convida todos os alunos a participarem deste importante Movimento.

Laboratórios e Núcleos de Pesquisa

O

s Núcleos de Pesquisa dos cursos da Metropolitana já estão implantados. Neste ambiente, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com os professores no desenvolvimento de pesquisas. A participação dos alunos nos Núcleos pode acontecer de duas formas: a primeira, quando o aluno tem seu projeto de pesquisa aprovado, através do Programa de Iniciação Científica e a segunda, quando o aluno participa como colaborador num Projeto de Pesquisa Docente proposto pelos professores. Paralelo aos Núcleos de cada curso estão funcionando: Laborató-

rio de Planejamento Turístico, Laboratório de Práticas Contábeis e o Laboratório de Gestão Empresarial. Os Laboratórios poderão contribuir para o desenvolvimento das instituições locais, de natureza privada ou governamental, favorecendo a vivência prática dos alunos no dia-a-dia das organizações. No Laboratório de Práticas Contábeis, por exemplo, os alunos terão acesso aos softwares “Alterdata”, doado pela empresa Alterdata Tecnologia em Informática Ltda e “MasterMaq”, doado pela empresa MasterMaq Informática Ltda, que permitirão aos alunos verificar na prática o funcionamento de um escritório contábil.


4

Palestra em Comemoração ao Dia do Contador

O

curso de Ciências Contábeis, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), promoveu no dia 20 de abril a palestra “Marketing Profissional: como devo vender meus serviços contábeis?”, com o professor Francisco de Assis Galvão, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC/PE. A palestra, que fez parte das comemorações do Dia do Contador - 25 de abril - , aconteceu no Auditório do CRC/PE.

Aulas gratuitas de Nivelamento em Matemática

A

Metropolitana está oferecendo gratuitamente aos alunos interessados aulas de Nivelamento em Matemática. O objetivo destas aulas é suprir uma defasagem de conhecimento dos alunos, que sentem dificuldades em acompanhar algumas disciplinas. Os interessados devem procurar o professor Augusto Dornellas. As aulas acontecem nos seguintes dias e horários: quarta-feira das 15h30 às 17h30; sábado das 8 às 10h; das 10 às 12h; e das 14 às 16h.

Avaliação Institucional Como os alunos percebem a Metropolitana

N

o final de 2003, os alunos participaram da Avaliação Institucional. Além da auto-avaliação e de avaliar os professores, contribuindo para que estes possam constatar como estão sendo percebidos pelos seus alunos, outros itens foram analisados, entre eles, ambiente, atendimento e comunicação. No quadro está o resumo geral da percepção dos alunos sobre a Instituição.


Metropolitana06  

Primeiro doutor da Metropolitana Recepção dos alunos aconteceu no Teatro Artplex Alunos de Turismo participaram de uma mesa-redonda no 2º di...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you