Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 131 18 de outubro de 2016 AGENDA

CAMINHOS DA MATRIZ REALIZA VISITAS NO PRÓXIMO SÁBADO Acontece em 21/10, próximo sábado, o Caminhos da Matriz, projeto que viabiliza o contato da população e turistas com o patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre ao proporcionar visitas guiadas aos prédios históricos localizados no entorno da Praça da Matriz. Serão visitados o Memorial do Judiciário, no Palácio da Justiça, Memorial do Ministério Público e a Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul. O evento começa às 14h, e tem como ponto de encontro o Monumento a Júlio de Castilhos, localizado na Praça da Matriz. A visita guiada é gratuita, aberta ao público e tem duração de três horas, uma hora em cada local.

MEMORIAL NA FEIRA DO LIVRO 2016 De 29/10 a 15/11, a equipe do Memorial do Judiciário se revezará no estande do Tribunal de Justiça do Estado na Feira do Livro de Porto Alegre. O funcionamento será das 13h às 19h. Estarão à disposição dos visitantes as publicações do Tribunal de Justiça nas áreas de História e Legislação e de outros setores. Mais próximo do evento será divulgada a programação do Memorial e do Tribunal de Justiça durante a Feira.

EXPOSIÇÃO CASOS IMPACTANTES Segue disponível ao público a exposição Casos Impactantes, organizada pelo Memorial do Judiciário no Espaço Desembargador Donato João Sehnem – térreo do Palácio da Justiça – Centro Histórico de Porto Alegre. Estão expostas peças de seis processos criminais que impactaram a sociedade gaúcha e que integram o acervo permanente do Memorial, como casos relativos ao Sequestro dos Uruguaios, Mãos Amarradas, Alex Thomas e a Gangue da Matriz, TFP, Editora Revisão e o da morte do Soldado Valdeci. A visitação pode ser feita das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente externo do Tribunal de Justiça.


PRÊMIO FALA 2016 COM INSCRIÇÕES ATÉ O FINAL DE OUTUBRO Com o tema FAMÍLIA, TUDO IGUAL?, permanece aberto até 31 de outubro o prazo para inscrições de estudantes e escolas no Prêmio FALA 2016. O prêmio deste ano tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre as diferentes composições familiares. O FALA é uma iniciativa do Memorial do Judiciário, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça. Podem concorrer à premiação os estudantes do ensino fundamental – a partir do 4° ano até o ensino médio, cujas escolas já tenham participado do Formando Gerações. As inscrições devem ser realizadas no próprio Memorial ou pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br. Para mais informações, acesse o site oficial do Memorial do Judiciário do RS.

ACONTECEU

MEMORIAL RECEBE DOAÇÃO SOBRE HISTÓRIA TECNOLÓGICA DOS TABELIONATOS Em 7/10, o Memorial do Judiciário recebeu documentos em doação do Tabelião Substituto do 1° Tabelionato de Notas de Porto Alegre, Ayrton Bernardes Carvalho Filho. Na presença do Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis e da Assistente Técnica Carine Medeiros Trindade, Ayrton repassou para arquivamento e preservação elementos que poderão testemunhar, no futuro, a sua contribuição para o desenvolvimento técnico da atividade dos tabelionatos, em favor de melhores serviços oferecidos ao cidadão. O novo acervo estará à disposição do público tão logo realizado o seu cadastramento no sistema interno do Memorial Pesquisas podem ser agendadas pelo telefone (51)3210-7176 ou via memorial@tjrs.jus.br. Veja a notícia.

ESCOLA PLANALTO CANOENSE PARTICIPA DO FORMANDO GERAÇÕES A turma do 8° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Planalto Canoense, de Canoas, participou em 13/10 do Formando Gerações, programa do Memorial do Judiciário. Os 27 alunos, acompanhados de três professoras, assistiram filme sobre "Os Crimes da Rua do Arvoredo" e logo após realizaram uma simulação de Tribunal do Júri. Na atividade, os jovens de 13 a 15 anos assumiram os papeis necessários para a realização do Júri - personificando as funções necessárias na vida real para cada julgamento. Para 2016, não há mais vagas para o Formando Gerações. Novas inscrições, a partir de 1º de fevereiro de 2017. As escolas que já participaram podem se inscrever no Prêmio FALA (ver nota mais acima).

FATOS DO TEMPO 25 de outubro de 1872- A Lei nº 799 criou a Comarca de Livramento. 22 de outubro de 1936- Dec. nº 6.308 desanexou o Termo de Lavras da Comarca de Bagé e o anexou a de Dom Pedrito.


DESTAQUE DO ACERVO BIBLIOTECA DO MEMORIAL RECEBE DOAÇÕES Na quinta-feira (14/10), a advogada Marina Allfrey Correa da Costa doou ao acervo da biblioteca do Memorial do Judiciário, 30 livros de grande importância para o melhor entendimento do Direito em diversas áreas. Entre as publicações, estão os livros “Direito Processual Civil” de Ovídio Rocha Barros Sandoval; “Doutrina e Prática do Procedimento Sumaríssimo”, do ex-Presidente do Tribunal de Justiça Adroaldo Furtado Fabrício; “Da Ação Popular Constitucional”, do Desembargador Ruy Armando Gessinger e “A Teoria das Formas de Governo” de Norberto Bobbio.

DICA DE LEITURA

Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. 'Ensaio Sobre a Cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.

EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 131 18/10/2016

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Equipe: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor; João Batista Santafé Aguiar, Assistente Administrativo e Editor (Reg. Prof. 4826/DRT-RS); Carine Medeiros Trindade, Assistente Técnica, Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann. Também: Giovanna Martelete do Amaral, Márcio Dias da Silveira, Maria Clara Hallal, Paula Rafaina Martini Severo, Laura Guerra e Ariadne Kramer (Redatora), Estagiários. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET

2016-10-18 - Palavra do Memorial do Judiciário  

Caminhos da Matriz, Processos impactantes, Feira do Livro, José Carlos Teixeira Giorgis, 1º Tabelionato, Ayrton Filho, Ayrton Bernardes Carv...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you