Palavra do Memorial do Judiciário - nº 147

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 147 09 de Abril de 2018 Visita guiada à exposição Minhas Memórias, Nossa História Na tarde de 27 de março, alunos do Colégio Dom Bosco foram recepcionados pela equipe do Memorial do Judiciário em visita guiada. A exposição Minhas Memórias, Nossa História aborda o conceito de família ao longo dos últimos dois séculos, promovendo uma reflexão sobre as mudanças socioculturais, legais e jurídicas do conceito de família ao longo dos últimos dois séculos. Para agendar visitas de grupos que querem conhecer esta e outras exposições instaladas no Palácio da Justiça, basta entrar em contato via e-mail – memorial@tjrs.jus.br.

ACONTECEU Encerradas as inscrições para o primeiro semestre do Programa Formando Gerações

Desde o início do período letivo de 2018, em março, o Programa Formando Gerações contemplou seis turmas, envolvendo em suas ações, até o momento, 139 alunos. Na foto, do dia 27 de março, turma do Integrar/RS Associação de Integração Empresa Escola.

O Formando Gerações proporciona um aprendizado sobre cidadania, direitos e deveres e justiça. Suas atividades, de caráter cultural, pedagógico e lúdico, são voltadas ao público escolar infanto-juvenil das redes de ensino pública e privada do Rio Grande do Sul. Inscrições para o segundo semestre


As inscrições para o segundo semestre serão abertas a partir de junho e serão divulgadas oportunamente.

DESTAQUE DO ACERVO Placa comemorativa à instalação do Tribunal de Alçada em Porto Alegre Placa metálica na cor cinza com inscrições douradas, datada de 05 de abril de 1972, em comemoração à instalação do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul, em 05 de abril de 1971, sob a Presidência do Des. Julio Costamilan Rosa. O Tribunal da Relação foi incorporado ao Tribunal de Justiça no ano de 1998.

A doação, realizada por Eleonora Braga, filha do Ex-Presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Vilella do Amaral, integra o acervo do Memorial do Judiciário do RS, desde 15 de março de 2003.

Fotografia é História Registro fotográfico do evento “O Poder Judiciário na Construção do Estado de Direito: Democracia e Justiça”. O Seminário, ocorrido em outubro de 1998, no Auditório da Assembleia Legislativa, foi realizado pela Fundação Konrad Adenauer, em parceria com o Tribunal de Justiça do RS.


DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Em 1932, Aldous Huxley dava vida ao que seria um dos livros mais influentes da história da literatura distópica. Em seu Admirável Mundo Novo, Huxley foi capaz de tecer finamente todas suas críticas possíveis à sua época, e não só isso, foi capaz também de fazer muitas previsões em função do rumo político e do progresso da ciência. Em uma utopia onde as pessoas são criadas para ocupar determinados cargos e funções, um Selvagem vai questionar o porquê das coisas serem como são. Embarque em uma viagem a uma sociedade regada pelo consumismo e pela alienação total de seus cidadãos.

FATOS DO TEMPO Em 29 de março de 1875- Através da Lei nº 965, deu-se a criação da Comarca de São Leopoldo, desmembrada de Porto Alegre, de Santo Ângelo e Palmeira e da Comarca de Uruguaiana, com o termo de Uruguaiana. Fonte: (Nequete Lenine-O Poder Judiciário no Rio Grande do Sul TOMO I, 2004, 2.T, pág.165). Em 30 de março de 1931, foi promovido para a Comarca de Pelotas o Des. Hugo Candal15º Presidente do Superior Tribunal (Atual Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul). Fonte: (Nequete Lenine O Poder Judiciário no Rio Grande do Sul, TOMO I, 2004, 2.T pág.124).

PALAVRA DO MEMORIAL nº 147 – 09 DE ABRIL DE 2018 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Assistente Administrativa: Sabrina Lindemann Equipe: Antônio Augusto Boaria da Silva e Roberto Medeiros Soares; Estagiários: Gustavo Mor Malossi, Juliana Souza Horta, Rodrigo Martin Branco e Rossana Klippel de Souza Jose. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET AVISOS

Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui. Avise também se você recebe mais de um email com o Palavra, Informando, no texto, quantas mensagens com o mesmo conteúdo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.