Palavra do Memorial do Judiciário - nº 153

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 153 25 de Setembro de 2018 ACONTECEU Programa Formando Gerações O Programa Formando Gerações envolve atividades de caráter cultural, pedagógico e lúdico voltadas ao público escolar infantojuvenil das redes de ensino pública e privada do Rio Grande do Sul. Contribui para que os alunos compreendam conceitos fundamentais sobre justiça, cidadania e direitos e deveres.

Com o início do período letivo em março, trinta e nove turmas já participaram das ações do programa. No dia 14 de setembro, o Formando Gerações recebeu alunos do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, de Charqueadas/RS, que vivenciaram a simulação de um Tribunal do Júri, com as atribuições de acusação, defesa, jurados, juiz e repórteres. Inscrições Não há mais vagas para participar do Programa ainda no ano de 2018. Os interessados em participar no primeiro semestre de 2019 devem ficar atentos ao agendamento que se inicia durante o verão, na data provável de 01 de fevereiro.

L’Enfant Prodigue apresentada na Terça Lírica L’Enfant Prodigue foi uma das primeiras grandes obras de Claude Debussy, compositor francês falecido há exatos 100 anos. A obra, apresentada no Palácio da Justiça na noite de 04 de setembro, conta a história do filho pródigo, retirada de uma parábola bíblica. Lia (mãe) lamenta a ausência de Azäel (filho), que deixou sua casa para percorrer o mundo. Siméon (pai) está cansado de seu pensamento fixo no filho. Após a dança, Azäel retorna e se encontra alegremente com sua mãe. Ele pede a Siméon que perdoe o filho e o acolha, finalizando com uma festa de celebração e cantando louvores a Deus. A Terça Lírica é um ciclo de óperas promovido desde 2013 pelo Memorial. Até hoje, um repertório com 12 diferentes óperas foi encenado com sessões que acontecem nos diversos prédios do Poder Judiciário na cidade de Porto Alegre. A próxima apresentação será na próxima terça-feira, 02/10, no Foro do Sarandi.


Visitas guiadas às exposições no Palácio da Justiça

O Memorial do Judiciário agenda visitas de grupos que querem conhecer as exposições instaladas no Palácio da Justiça. Entre em contato via e-mail – memorial@tjrs.jus.br.

– Minhas Memórias, Nossa História, promove a reflexão sobre as mudanças socioculturais, legais e jurídicas do conceito de família ao longo dos últimos dois séculos, contando a história da formação das famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil. – Casando em um Palácio, sobre a utilização histórica da Galeria dos Casamentos. Contempla o anteprojeto do Palácio da Justiça e sua respectiva sala para casamentos; o período em que o espaço foi dividido pela “ocupação desordenada”; o projeto e processo de restauro do prédio e a reocupação da Galeria e retomada de sua função original de espaço destinado para a comunidade, sob administração do Memorial do Judiciário. – As Sedes do Tribunal, permanentemente instalada no térreo do Palácio da Justiça, traça a cronologia dos edifícios ocupados pelo Tribunal de Justiça em Porto Alegre, contando, paralelamente, a história da Cidade.

AGENDA 16ª edição do Casamento Coletivo acontecerá no dia 27 de setembro O Memorial do Judiciário realizará, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e o Cartório de Registro Civil da 1ª Zona, a 16ª edição do Casamento Coletivo. O evento, que é gratuito e voltado à população vulnerável economicamente, com renda de até 03 (três) salários mínimos, ocorrerá na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça no dia 27 de setembro, às 16h.

As inscrições para a 17ª edição começarão no primeiro semestre de 2019!


DESTAQUE DO ACERVO Ânfora de prata

Ânfora de prata com inscrição de um brasão em dois lados de seu corpo, com base redonda, marca WMF. Pertencia à Presidência do Tribunal de Justiça. O objeto faz parte do acervo objetal do Memorial do Judiciário.

FOTOGRAFIA É HISTÓRIA

Registro fotográfico, datado de junho de 1998, de visita à Defensoria Pública do Estado, em que aparecem os desembargadores Alfredo Guilherme Englert e Cacildo Xavier junto à defensora Maria da Glória Schilling Almeida.


DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS

Terras do Sem Fim, de Jorge Amado Essa afirmação expressa um desejo quase universal. Dificilmente encontraremos uma pessoa que não tenha tido esse anseio em algum momento de sua vida. Nestas páginas, você verá que, inconscientemente, as pessoas acabam sabotando seus relacionamentos por causa de um equívoco: pensam que amar é agradar o tempo todo. Para evitar conflitos, elas aparentam estar alegres quando estão tristes, começam a lançar mentiras “inofensivas”, do tipo: “Se você não vai comigo à festa, não tem graça nenhuma...” Chega, porém, o momento em que toda a verdade vem à tona. O livro pode ser solicitado por Magistrados, Servidores e Estagiários do Poder Judiciário dentro do projeto Banco de Livros. A relação completa dos livros disponibilizados encontra-se na Intranet, coluna Destaques, Banco de Livros.

FATOS DO TEMPO Em 09 de agosto de 1924 - tomou posse como Desembargador o Dr. Florêncio Carlos de Abreu e Silva. Fonte: (Tribunal de Justiça do RS: 125 anos de história 1874-1999/ Loiva Otero Félix, Carolina Georgiadis, Daniela Oliveira Silveira. -Porto Alegre: Projeto Memória do Judiciário Gaúcho, 1999, Pág.84). Em 09 de agosto de 1962- Tomou posse como Desembargador, o Dr. Pedro Soares Muñoz . Fonte: (Tribunal de Justiça do RS; 125 anos de história 1874-1999/ Loiva Otero Félix, Carolina Georgiadis, Daniela Oliveira Silveira. – Porto Alegre: Projeto Memória do Judiciário Gaúcho, 1999, pág.86).

PALAVRA DO MEMORIAL nº 153 – 25 DE SETEMBRO DE 2018 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Assistente Administrativa: Sabrina Lindemann Equipe técnica: Antônio Augusto Boaria da Silva, Demétrio e Roberto Medeiros Soares; Estagiários: Ewandra Paz Palskuski, Felipe Machado dos Santos, Gustavo Mor Malossi, Gustavo Sá Oliveira, Juliana Souza Horta e Rodrigo Martin Branco. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui. Avise-nos também se você receber mais de um e-mail com o Palavra, Informando, no texto, quantas mensagens com o mesmo conteúdo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.