



















O NOME DISSO É EFEITO PLATÔ. NO INÍCIO É NORMAL PERDER PESO, DEPOIS O CORPO COMEÇA A EQUILIBRAR O GASTO ENERGÉTICO DIÁRIO. NA VERDADE OCORRE UM MECANISMO DE DEFESA CORPORAL, O ORGANISMO ENTENDE QUE ESTAMOS ‘’SOFRENDO’’. ENTÃO, ELE SE REGULA PARA QUE TENHAMOS MAIS APETITE E GASTEMOS MENOS CALORIAS.
1- Mudar a intensidade do exercício físico Exemplo, se você faz 5km em 40minutos, passará a fazer 5,5 no mesmo tempo. Isso vai garantir que seu gasto permaneça elevado. Você também pode trocar os treinos de musculação, dando assim estímulos diferentes.
É importante deixas as dietas restritivas de lado, principalmente aquelas que eliminam os carboidratos. Se privar desse nutriente faz com que o corpo queime massa magra, que é muito importante para o nosso organismo e para o emagrecimento.
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para que os processos metabólicos aconteçam. Na ausência, o corpo passa a guardar energia para realizar o metabolismo, interferindo no processo de perda de peso.
• Suely Malimpensa
•
•
Você também pode ler estas edições pelo site: www.msaude.digital
Layout e Diagramação: Marcio Garcia
Correção Ortográfica: Suellen Barbosa
Fotografias: Rodolfo Roca Fotografia - 66 99940-2222 | Eduardo Araújo - Ciranda da Fotografia 66 9 9954-0199 | Sérgio Simões - 66 99973-0320 | Valter Arantes - 66 999948550 | Clever Freitas - 66 99647-9616 | Marilda Bezerra - 66 99245-1972 | Amanda Huçalo - 66 99647-8930 | Fabiano Prates - 66 99982-6909 | Marcello Holanda - 66 99630-4710 | Júnior Lima - 66 98467-4286 | Adeildson - 66 99625-0740 | Luisa Caroline - 66 99654-9241 | Ketlyn Tavares - 66 99968-3274
Jornalista Responsável: Rayane Alves - 2423/MT.
Circulação: Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste e Região.
As matérias e imagens veiculadas são de responsabilidade dos seus autores.
A disfunção erétil, ou impotência sexual, é caracterizada por dificuldades que o homem tem para atingir ou manter a rigidez peniana para realizar a penetração sexual. Esse quadro reflete uma alteração no equilíbrio da contração e do relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos do pênis. Ocasionalmente, alguns fatores podem dificultar a ereção de um homem, como uso de álcool, alterações hormonais, estresse ou falta de sono. Porém, quando os episódios de dificuldades nas ereções costumam ficar frequentes, é preciso investigar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia esse problema pode alcançar até 50% dos homens após os 40 anos. No entanto, o fator envelhecimento não é o único que vai afetar a qualidade da ereção dos homens. Existem algumas doenças e fatores que podem levar ao quadro de disfunção erétil,
como diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e alterações do colesterol.
Diversos tratamentos para disfunção erétil já existem para ajudar esses homens a terem de volta uma vida sexual de qualidade, como medicações vasodilatadoras (sildenafila, tadalafila, etc), injeções penianas (caverjet, trimix, etc), reposição hormonal masculina e os implantes de próteses penianas para os casos mais graves.
Porém, um método inovador que tem devolvido o desempenho sexual a muitos homens, é o
tratamento por ondas de choque eletromagnéticas, que e o único método que atua na CAUSA DO PROBLEMA, estimulando a formação de novos microvasos nos corpos cavernosos do pênis (neovascularização) trazendo melhor qualidade na ereção maneira duradoura.
O que é a terapia por ondas de choque para disfunção erétil?
Para que o pênis tenha uma boa ereção, ele precisa estar completamente cheio de sangue, o que será o fator que promoverá a rigidez. Qualquer situação que dimi-
nua a circulação do pênis poderá levar à disfunção erétil, como flacidez e desgaste do tecido peniano provocado pelo envelhecimento ou outros fatores como obesidade, tabagismo, sedentarismo, diabetes e alterações do colesterol.
Melhorar o fluxo sanguíneo do pênis é o fundamento do tratamento da disfunção erétil. Por isso, muitos pacientes partem para o uso de remédios como Sildenafila ou Tadalafila, que são os inibidores da fosfodiesterase oral tipo 5 que provocam uma dilatação dos vasos do corpo cavernoso, porém de maneira TEMPORÁRIA. Essas medicações NÃO tratam a causa da impotência, são apenas paliativos.
O tratamento é realizado por meio de um aparelho que emite ondas eletromagnéticas de baixa intensidade, que quando aplicadas sobre o pênis, causam microbolhas internas no tecido cavernoso estimulando e ativando as células tronco do pênis a desenvolverem novos microvasos (angiogênese).
No tratamento com ondas de choque, o objetivo é recuperar a irrigação do tecido cavernoso peniano, o que fará restaurar a função erétil de maneira DURADOURA.
É um método de tratamento bastante inovador, NÃO INVASIVO, INDOLOR e SEM EFEITOS COLATERAIS, realizado na clínica ou consultório em sessões de aproximadamente 25 minutos. A partir da terceira sessão, os resultados já podem ser notados. Com isso, um percentual significativo dos pacientes voltará a ter ereções naturais e espontâneas, sem uso de medicação ou qualquer outro mecanismo artificial. Esse efeito já foi comprovado em diversos estudos científicos pelo mundo, sendo incorporado pelos guidelines da Sociedade Européia de Urologia recentemente. Evidentemente que o grau da resposta ao tratamento depende do estágio da
• Pacientes que já tomam medicações vasodilatadoras para a ereção (Sildenafil, Tadalafila, etc) e não apresentam mais os mesmos resultados de antes;
• Pacientes que têm contraindicação ao uso dessas medicações para disfunção erétil porque têm doenças coronarianas, por exemplo;
• Pacientes que tomam esses remédios mas têm muitos efeitos colaterais, como dores de cabeça, congestão nasal, dores no corpo no geral, etc;
• Pacientes que querem diminuir a dose desses remédios;
• Pacientes que tomam os medicamentos mas que não apresentam resultados de forma alguma, ou seja, a ingestão do remédio não produz a ereção.
disfunção erétil do paciente, não sendo um tratamento milagroso.
Para quais pacientes a terapia de ondas de choque é indicada?
Como a terapia de ondas de choque de baixa intensidade visa melhorar a circulação sanguínea e a vascularização, está direcionada especialmente para pacientes que estão com disfunção erétil por CAUSAS VASCULARES.
São pacientes que estão com problemas de fluxo sanguíneo no pênis em função do envelhecimento, diabetes, hipertensão, colesterol alto ou obesidade. Pacientes que simplesmente diminuem a potência da ereção em idades mais precoces como 40-45 anos também podem se beneficiar.
Esta novidade está disponível em Rondonópolis e região, na CLÍNICA UROLASER, onde você pode agendar sua avaliação, tirar
suas dúvidas e iniciar seu tratamento. Utilizamos o ÁRIES, um equipamento de ponta de origem alemã, do fabricante DORNIER MEDTECH, marca pioneira e líder mundial no seguimento de tecnologia de laser médico e ondas de choque, já consagrado para tratamento de cálculos renais, o que traz segurança e eficácia para os pacientes.
Acesse o video no QR CODE para maiores informações :
O laser de CO2 é uma das mais avançadas técnicas de rejuvenescimento vaginal e, tem melhorado muito a maioria dos sintomas associados a atrofia vaginal (diminuição hormonal na vagina). Promove a recuperação do equilíbrio da mucosa genital de uma maneira segura e indolor, utilizando métodos similares àqueles usados para retardar o envelhecimento da pele da face.
Ele é capaz de melhorar a lubrificação, flacidez interna e a flacidez da vulva, além de poder promover clareamento e alívio dos sintomas urinários leves. Consequentemente, as queixas sexuais melhoram significativamente.
Este procedimento assistido a laser minimamente invasivo é realizada por um profissional médico, ambulatorialmente, não envolvendo incisões ou suturas.
O tratamento usualmente não requer anestesia, porém, um creme anestésico pode ser usado se a paciente preferir. A mesma já apresenta melhora na primeira sessão, porém, os resultados são melhores observados após no mínimo três sessões em intervalos de 30 a 45 dias. Dessa
forma, vale ressaltar que o número de sessões varia a partir de uma avaliação individual de um profissional médico capacitado, visando o melhor plano de tratamento.
Com relação a cirurgia de pequenos lábios vaginais, o laser traz melhora da auto estima e a comodidade de ser realizado em consultório com anestesia local. Para cada queixa existe uma ponteira e frequência determinada. A ninfoplastia ou labioplastia, cirurgia de diminuição dos pequenos lábios vaginais, é realizada em consultório sem a necessidade de anestesia geral ou internação. Um procedimento para redução da hipertrofia dos pequenos lábios, onde o excesso de pele é retirado, ao mesmo tempo em que é cauterizado, evitando assim, o sangramento.
ELE SERVE PARA MELHORA DA LUBRIFICAÇÃO VAGINAL; REDUÇÃO DE PEQUENOS LÁBIOS E CAPUZ DE CLITÓRIS; MELHORA DA FLACIDEZ VAGINAL; MELHORA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA; MELHORA DA FLACIDEZ DA VULVA; CLAREAMENTO DA REGIÃO DA VULVA; TRATAMENTO DE CONDILOMAS E NIC POR HPV.
ESTA É UMA PERGUNTA QUEM VEM SENDO FEITA COM MUITA FREQUÊNCIA NOS CONSULTÓRIOS MÉDICOS. E A RESPOSTA É NÃO.
Apesar do processo cicatricial iniciar-se praticamente no momento da cirurgia, ele é bastante complexo e composto por várias etapas, que somadas, atingem períodos de muitos meses. Ou seja: a recuperação nunca está completa em 24h.
O que de fato existe, e é muito benéfico para o paciente, é um conjunto de medidas que visam a recuperação precoce chamado Fast Track Recovery, composto por procedimentos e manobras realizadas no pré, no intra e no pós-operatório.
O Fast Track Recovery é uma tendência em todas as especialidades cirúrgicas e tem como objetivo conduzir o paciente o mais rápido possível à sua normalidade. O tempo de recuperação reduzido é notadamente interessante para os pacientes que se submetem à Cirurgia Plástica e desejam retornar precocemente às atividades do dia-a-dia.
•
•
•
A divulgação midiática errônea quase maculou esta tática que é tão benéfica para os pacientes. Felizmente hoje a divulgação está voltando a ser baseada em dados científicos e não apenas em apelos de marketing.
Dentre as manobras do Fast Track Recovery em Cirurgia Plástica, podemos citar como principais:
• Avaliação personalizada, levando em conta o estilo de vida e o perfil psicológico;
• Preparo nutricional pré-operatório;
• Rotina cirúrgica para otimização do tempo;
• Redução do tempo anestésico;
• Tipo de anestesia e características do jejum;
• Medicações pré, intra e pós-opera-
tórias otimizadas e individualizadas;
• Técnicas cirúrgicas com mais suporte nos tecidos profundos;
• Técnicas de sutura e dissecção otimizadas;
• Hemostasia rigorosa e cuidadosa;
• Evitar, quando possível, drenos;
• Curativos simples e semanais, realizadas exclusivamente pelo Cirurgião ou sua equipe;
• Cuidados fisioterápicos e drenagem linfática realizadas por profissionais qualificados, preferencialmente ligado s à Equipe Cirúrgica.
• Liberação individualizada para cada paciente em relação ao retorno às atividades.
• Suporte nutricional pós-operatório.
São várias condutas e práticas que, alinhadas a modernos protocolos de segurança cirúrgica, conduzem o paciente a uma recuperação precoce, voltando à sua rotina em tempo reduzido.
Fotógrafo: Marcello Holanda Cirurgia Plástica Estética e Reparadora; Membro da SBCP; Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.CUIDAR DA MICROBIOTA INTESTINAL É UM DOS PRINCIPAIS PILARES PARA PROMOVER O BEM-ESTAR E ESTABILIDADE
GERAL DO NOSSO ORGANISMO. PELO FATO DE QUE, UMA MICROBIOTA INTESTINAL SAUDÁVEL ABSORVE E ASSIMILA COM MAIOR FACILIDADE OS NUTRIENTES DOS ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS FORNECENDO ENERGIA PARA TODOS PROCESSOS QUE NOSSO CORPO EXECUTA DURANTE O DIA.
As bactérias intestinais possuem receptores responsáveis por produzir neurotransmissores que possibilita a interação direta com as vias neurais, os quais são responsáveis por estimular e equilibrar o organismo.
Está via de comunicação chamada “eixo intestino-cérebro”, quando está alterada notamos sua correlação em alterações físicas e emocionais. Por haver alterações importantes na microbiota, aumentam consideravelmente o
desenvolvimento de quadros de obesidade, distúrbios alimentares, ansiedade crônica, depressão, doenças neurodegenerativas e autoimunes, obesidade e até mesmo o câncer.
Por esse motivo, é importante ressaltar o impacto deste eixo na nossa fisiologia, tendo a necessidade de uma alimentação adequeada e que respeite sua individualidade para desenvolver hábitos de vida saudáveis com a ausência de enfermidades.
INSTITUTO ANIMARA 66 3424-1100 66 99221-8448
@institutoanimara Av. Presidente Kennedy, 2286 - Centro, Rondonópolis/MT
O transtorno do espectro do autismo é uma desordem neurológica com variados níveis de comprometimento na área comportamental da interação social, comunicação verbal e não verbal além da funcionalidade física e sensorial, gerando incapacidades funcionais no indivíduo autista. O autismo pode ser classificado conforme grau de dependência e/ou necessidade de suporte, apresentando níveis e intensidades diferentes de individuo para indivíduo.
Alguns sistemas são responsáveis pela manutenção do corpo humano, no autismo algumas alterações motoras são presentes em variadas crianças como apontam estudos, tais alterações incluem aspectos físicos e motores sendo atraso no desenvolvimento motor, alterações na marcha, na ponta dos pés, prejuízos na coordenação e planejamento motor, percepção corporal, coordenação visuo-motoras dentre outras, tais alterações são avaliadas e tratadas individualmente, levando em consideração as necessidades individuais de cada criança.
Para se alcançar boa relação corporal e se levar uma vida com movimento e fluidez é necessário preparação, aprendizado e repetição dos movimentos, toda baixa fluidez no movimento pode desencadear uma serie de repercussões negativas no corpo e mente do indivíduo, dificultando a interação social e autovalorização.
A fisioterapia é uma ferramenta utilizada para intervir e tratar em alterações no corpo, sendo a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-sociais e comportamen-
RAFAELLA VIRGÍNIA
Fisioterapeuta - CREFITO-9/N.292813-F
• Estimulação Precoce NEO|PED;
• Reabilitação Vestibular;
• Hidroterapia;
• Especialização em
• FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL.
tais promovendo melhorias na qualidade de vida.
A Fisioterapia Neurofuncional é a área de especialidade da fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico, bem como àqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito – miopatias).
O fisioterapeuta neurofuncional tem a responsabilidade de avaliar o paciente autista, dando o diagnóstico cinético funcional, prescrevendo o tratamento e realizando-o. A intervenção fisioterapêutica utiliza de métodos e técnicas especificas no movimento prejudicado, podendo ser avaliados e tratados por meio de técnicas de direcionamento, autoavaliação e percepção corporal.
Ao reconhecer a qualidade do movimento, podemos entender melhor o significado de “eu que me movo” em pessoas com autismo. Essa compreensão pode balizar novas intervenções baseadas no corpo vivido do indivíduo expresso na qualidade do movimento.
Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/MT Anexo Academia Hidrolife - 66 3026-0694 9 9697-0504
INTEGRARE
R. Onofre Ribeiro de Carvalho, 81, Jd. Mato Grosso Rondonópolis/MT 66 99612-3478 rafaellafisioterapeuta@outlook.com
Fotógrafa: Ketlyn TavaresVocê sabe o que é Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM)?
A ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES (OFM) É UMA ESPECIALIDADE DA ODONTOLOGIA QUE SOLUCIONA DESEQUILÍBRIOS ÓSSEOS, MUSCULARES E DE FUNCIONAMENTO DOS MAXILARES.
50 Medical Saúde
E quando procurar o tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares? Quanto mais cedo notar alguma al-
INSTITUTO NOVA FACE 66 99930-0234 66 3023-3006
Rua Treze de Maio 2065 Térreo, Jardim Guanabara, Rondonópolis-MT
A ELETRONEUROMIOGRAFIA (ENMG) É UM EXAME NEUROFISIOLÓGICO
QUE ESTUDA O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO, OU SEJA, O NERVO DESDE A SUA SAÍDA DA MEDULA ESPINHAL ATÉ CHEGAR NOS MÚSCULOS E NAS TERMINAÇÕES NERVOSAS SENSITIVAS NA PELE. PARA AVALIAÇÃO E CAPTAÇÃO DA ATIVIDADE NEURONAL E MUSCULAR PERIFÉRICA UTILIZA-SE UM APARELHO DENOMINADO ELETRONEUROMIÓGRAFO, QUE TEM A FUNÇÃO DE REGISTRAR A ATIVIDADE ELÉTRICA DOS NERVOS E MÚSCULOS CONVERTENDO ESTES SINAIS EM GRÁFICOS, ONDAS E TABELAS.
O exame é dividido em duas partes: 1) Neurocondução motora e sensitiva: são realizados choques elétricos leves e suportáveis na pele do paciente, sendo realizada a captação do estímulo em pontos específicos dos músculos e nervos, com o intuito de avaliar como estes nervos estão levando as informações.
2) Miografia: estudo do músculo através do eletrodo de agulha, avaliando como está o músculo em repouso e durante a contração. A agulha é fina e tem calibre semelhante à uma agulha de acupuntura. Nesta fase não há mais estímulo elétrico. Existem diversas indicações para
- Síndrome do túnel do carpo;
o exame de eletroneuromiografia como: dormência nas mãos e pernas, perda de força, fraqueza, atrofia, dor, queimação, formigamento e problemas de coluna. Como dito antes a ENMG é capaz de diagnosticar, classificar e dar noções de prognóstico de diversas doenças que afetam os músculos e os nervos, sendo as mais comuns:
- Dores na coluna (hérnias de disco nas regiões cervical e lombar);
- Dores no nervo ciático;
- Polineuropatia por diabetes e outras;
- Síndrome de guillain-barre;
- Lesões traumáticas de nervos e plexos;
- Miastenia gravis;
- Miopatias;
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
- Paralisia facial periférica.
CRM/MT
• Membro titular da sociedade brasileira de neurofisiologia clínica
• Membro titular da sociedade brasileira de neurocirurgia
As contra-indicações para a realização do exame são principalmente o uso de marcapasso cardíaco (para estímulos próximos ao coração), desfibrilador, uso de anti-coagulantes, plaquetas baixas ou outros problemas de coagulação.
A eletroneuromiografia é, portanto, uma importante ferramenta
diagnóstica para médicos ortopedistas, neurologistas, neurocirurgiões, fisiatras e reumatologistas e com base nas informações colhidas, o profissional assistente consegue direcionar melhor suas hipóteses diagnósticas e orientar o melhor tratamento para seus pacientes.
1. Preston D.C, Shapiro B. Eletromyography and Neuromuscular disorders, clinical-eletrophysiologic-ultrassound correlations, fourth edition, 2020.
2. Pinto LC. Neurofisiologia Clínica: princípios básicos e aplicações, 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
DR. GABRIEL CHAVES DA SILVAGeralmente, a dor no ombro está relacionada a má postura e esforços repetitivos, ausência ou excesso de exercícios que exijam esforço da articulação.
Pessoas que trabalham em escritório, home-office etc., é muito importante estar atento à postura correta para prevenir ou aliviar a dor no ombro.
DR. NILTON ÁLVARO AMORIM MAZUYCRM/MT 5599 - RQE 2367 - RQE 3105
Medicina de Família e Comunidade Ortopedia e Traumatologia
• Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre (2007);
• Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008-2010);
• Residência de Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Santa Rosa - Cuiabá - MT (2010-2013);
• Título de Especialidade em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT (2013);
• Cirurgia Ombro e Cotovelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia Passo fundo - RS (2014-2015);
• Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo - SBCOC (2015).
Pode decorrer da degeneração dos tecidos conforme o avanço da idade ou pode surgir irradiada de outras regiões, como pescoço e trapézio, no qual pode se tratar de um problema muscular ou até de um quadro de fibromialgia, por exemplo.
Uma rotina de alongamento inclui vários exercícios projetados para aliviar a tensão e fortalecer os músculos, o que ajuda a aliviar a dor e prevenir futuras lesões.
O ideal é montar ou adaptar um lugar que proporcione conforto, para isso, prefira cadeiras e mesas ergonômicas, que se ajustem ao formato e tamanho do seu corpo.
Realizar exercícios de fortalecimento muscular, principalmente para os grupos musculares do ombro (manguito rotador) e cintura escapular.
Aquecimento antes das atividades físicas são extremamente importantes para evitar lesões durante e após os exercícios físicos.
APRESENTOU A DOR NO OMBRO PROCURE O ESPECIALISTA, FAÇA AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE CUIDADOS PARA DIMINUIR AS POSSÍVEIS LESÕES DO OMBRO.
Fotos: Gilberto GaldinoA dor nas mãos pode se manifestar em diferentes faixas etárias, com múltiplas causas. Doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus e até mesmo movimentos repetitivos são apontados como a origem do problema. A dor na mão costuma ser facilmente tratada por meio da fisioterapia ou medicamentos antiinflamatórios, corticoides ou imunossupressores.
Essa dor é, em geral, acompanhada da dificuldade em realizar movimentos simples, como segurar um copo ou escrever. É fundamental procurar ajuda médica quando a dor for persistente mesmo em repouso, pois alguns casos podem necessitar tratamento cirúrgico.
1.
Principal causa de dor nas mãos, corresponde à inflamação das articulações que resulta em dor constante, rigidez e dificuldade de movimentar os dedos.
2. Síndrome do Túnel do Carpo Comum em profissões que exigem muito o uso das mãos, é caracterizada pela compressão do nervo que passa pelo punho e irriga a palma da mão, provocando formigamento e dores finas nos dedos, principalmente a noite.
Doença causada por um espessamento da polia que estabiliza os tendões flexores, levando a um travamento do dedo acometido.
4. Fratura
Relacionado a traumas de alta energia ou durante prática esportiva (quando em pacientes jovens) ou traumas de baixa energia (em idosos).
mãos devido a esforços repetitivos, ocasionando inchaço, formigamento, ardência e dor nas mãos.
Doença autoimune, que pode causar inflamação na pele, olhos, cérebro, coração, pulmão e articulações, como as das mãos.
CRM/MT 11573 - RQE 5632 - RQE 5869
Ortopedista e Traumatologista
• Ortopedista e Traumatologista pela UFRJ;
• Cirurgião de Mão pelo Hospital Federal da Lagoa – RJ;
• Médico do Cuiabá Esporte Clube.
5. Gota Caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, que pode levar ao inchaço e à dificuldade de movimentar as articulações.
6. Tendinite Inflamação dos tendões das
Como visto, as causa das dores nas mãos podem ser das mais variadas. Em casos de dor crônica ou após traumatismos, é importante ser avaliado por um especialista, que irá solicitar exames como a radiografia da mão ou do punho. Há situações que exigem outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. Na maioria dos casos a terapia conservadora (sem cirurgia) apresenta bons resultados, reduzindo significativamente a dor. A fisioterapia é uma ótima aliada para o tratamento de forma natural e não invasiva.
Para os casos que necessitem cirurgia, procure sempre um especialista credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.
Fotógrafo: Melissa RochaDe acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, quase 10% da população, conviviam com o transtorno, o maior número de pessoas com a doença em um país no mundo
Possivelmente em algum momento da sua vida, situações de estresse, preocupações e dúvidas geraram sintomas físicos um tanto desagradáveis como suor frio, dores estomacais, angústia, dores de cabeça e até mesmo uma noite mal dormida; esses são alguns dos sintomas que podem ocorrer em momentos de ansiedade, no entanto, o que era para ser um sinal de alerta do organismo perante situações do dia a dia se tornaram rotineiras em nossas vidas e se transformaram em um problema de saúde crônico, prejudicando a nossa qualidade de vida, tanto no cunho pessoal quanto no profissional.
O transtorno de ansiedade já era considerado uma das principais doenças emocionais desse século, e com a vida agitada, acelerada, cheia de compromissos, juntamente com a má alimentação, falta de exercício físico e muito estresse geravam desconfortos como irritabilidade, apreensão, insônia, suor excessivo, problemas digestivos, entre outros. Tudo isso se intensificou durante a pandemia, com as mudanças repentinas na rotina de vida, medos e incertezas sobre o futuro, afetando várias gerações e principalmente as mulheres.
A acupuntura é uma excelente aliada nos cuidados desses sintomas, e a partir de uma boa avaliação é possível conhecer melhor o histórico do transtorno de ansiedade e a sua
evolução, e com a escolha de pontos de acupuntura específicos, iniciar o tratamento que irá promover a melhora terapêutica do quadro.
A colocação das agulhas em determinados pontos irá despertar o sistema nervoso, liberando hormônios e substâncias neurotransmissoras como por exemplo a endorfina, cuja função no organismo é promover relaxamento, sensação de bem-estar e tranquilidade, além é claro de melhorar a qualidade do sono, aumentar o ânimo e disposição, melhorando assim a saúde física, mental e o emocional do indivíduo.
O propósito fundamental da acupuntura é promover a harmonia da energia e fluxo sanguíneo no corpo, buscando tratar a fonte do problema, seja ele físico ou emocional. Dessa forma o corpo consegue eliminar ou reduzir os sintomas desse transtorno que traz sensações desconfortantes, limitantes e angustiantes.
É importante enfatizar que os tratamentos integrativos, como a acupuntura, a auriculoterapia, a floralterapia entre outros, podem e devem somar-se à psicoterapia, à consulta médica especializada e às mudanças no estilo de vida. Cuidar desses quadros emocionais requer repensar seu modo de vida, colocar sua saúde física e mental em primeiro lugar.
Farmacêutica Acupunturista CRF/MT 542906
• Proporcionando saúde, bem-estar e qualidade de vida através da Medicina Tradicional Chinesa e das Práticas Integrativas
CLÍNICA JOÃO E MARIA - UNIDADE II 66 99681-0118 - 99662-6140
@dra.nathaliaklimacheski
Rua Domingos de Lima, 107 - Vila AuroraRondonópolis/MT
NATHALIA KLIMACHESKI Fotógrafa: Patrícia ZamignanATUALMENTE AS ELEIÇÕES, TEM SIDO O FOCO DE TODA A SOCIEDADE. COMO PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL, UMA DEMANDA EMOCIONAL VEM PIORANDO O QUADRO DE SAÚDE; O DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO FENÔMENO DENOMINADO COMO TRANSTORNO DE ESTRESSE ELEITORAL.
Diante disso, os sintomas são facilmente observados. Por exemplo, quando não se consegue falar de outro assunto que não sejam as eleições ou quando, nas redes sociais ou no noticiário de internet, só se lê sobre o assunto. Nesse caso, a pessoa se insere cada vez mais no tema, que passa a afetar suas emoções, traz discussões acaloradas com amigos e família, apresenta um comportamento de enfrentamento de seu posicionamento político através de agressividade e irritabilidade.
Entender e compreender o que estamos sentindo para poder usar isso de forma construtiva e manter a boa qualidade de nossa saúde psíquica ou mental, visto que o estresse é um dos fatores de risco por trás de transtornos mais sérios, como ansiedade, depressão, câncer e outras doenças.
A ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior, muitas vezes acompanhada de comportamento nervoso. É um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco, como uma reação exagerada a uma situação que é apenas subjetivamente vista como ameaçadora
O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia.
SUELY MALIMPENSA
CRP/MT 18/02842
Psicóloga
• Psicologia Unic Roo;
• Neurofeedback Brain Trainer;
• Psicooncologia Uniara;
• Graduada em Psicologia Hospitalar;
• Sexologia Clínica e Oncológica;
• Psicoterapia Casais Clínica e Oncologia;
• Avaliação Clínica em Oncologia do Sofrimento Humano;
• Pós-Graduação em Transtorno Depressivo e Ansiedade.
66 99611-0511
@psicooncologia
Depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza profunda persistente, pensamentos suicidas e aversão a atividade. Pode afetar os pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa.
O diagnóstico de câncer pode ter um impacto substancial na saúde mental e no bem-estar. A depressão e a ansiedade podem dificultar o tratamento e a recuperação do câncer, bem como a qualidade de vida e a sobrevida.
O estigma de a depressão, ser comumente associada a quadros de choro, agonia e tristeza dificulta a compreensão dos familiares, amigos e até mesmo do próprio paciente sobre os outros aspectos do transtorno, atrasando a procura por ajuda profissional. Atualmente os recursos tecnológicos como watts app, skipe, dentre outros, facilita muito ao paciente a regularidade do tratamento.
online:
• Flexibilidade de horários para consultas.
• Praticidade (economiza o tempo de deslocamentos).
• Comodidade (pode ser realizada em casa ou qualquer lugar do mundo)
• Total sigilo e privacidade.
• Desta forma recomenda se procurar o profissional de saúde, psiquiatria e psicologia que certamente terá a melhor orientação para administrar a situação
Sua principal função: Eliminar o excesso de líquidos e toxinas que o corpo acumula após a cirurgia.
Atua na Prevenção de:
• Formação de edemas;
• Eliminação das equimose (manchas roxas extensas);
• Hematomas (regiões dolorosas);
• Seromas;
O que fazer então para ter Pós Operatório sem complicações?
A cicatrização é um processo de reparação tecidual comum que ocorre em todas as feridas e no pós operatório não é diferente.
Sim. Pós operatório não é só ir fazer as drenagens é ir além das drenagens.
Ter aquele olhar na evolução da cicatrização e realizar uma intervenção se necessária para aquele resultado satisfatório.
Consequências de um acompanhamento Não Especializado
• Demora no fechamento/cicatrização da ferida;
• Deiscência da ferida Operatória (abertura dos pontos cirúrgicos ou na linha de cicatrização);
• Cicatriz inestéticas (queloides ou hipertrófica)
• Temidas fibroses (reparação tecidual irregular)
• Ressecamento da pele, podendo apresentar descamação;
COREN MT – 631768 | Enfermeira
• Graduada pela UNIC Rondonópolis/MT,
• Pós graduada em Enfermagem Dermatológica com Ênfase no Tratamento de Feridas- FAIPE Cuiabá
• Especialista em Pós Operatório Método Fibroblast
• Habilitada em Ozonioterapia e Laserterapia,
• Instrumentadora Cirúrgica
• A escolha de um profissional para realizar seu pós operatório é tão importante quanto a escolha de seu médico. Procure sempre um especialista.
REVITALLE SAÚDE CURATIVOS E ENFERMAGEM INTEGRATIVAS 66 99936-2479 @curativos.revitallesaude curativos.revitallesaude.@hotmail.com Av. João Ponce de Arruda, 1132, Centro, Rondonópolis-MT
Fotógrafa: Luisa CarolineO corpo humano é uma unidade integrada, na qual estrutura e função são reciprocas e ao mesmo tempo interdependentes.
Ou seja, qualquer modificação na estrutura alterará algum aspecto da função e inversamente, qualquer alteração na função, resultará em mudanças estruturais.
Fisioterapeuta - Crefito 38588-F
• RPG Souchard
• Osteopatia
• Microfisioterapia - P1 e P2
• Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia
• Fisioterapia do Trabalho
• Mestre em Fisioterapia e saúde Funcional
O resultado desta interação, pode ser expressado através da sintomatologia referida como “dor”.
Entendemos como estrutura todo tecido orgânico que constitui o corpo humano (músculos, ossos, ligamentos, nervos, vasos, articulações, fáscias e vísceras). Quando estes tecidos apresentam alguma forma de disfunção, esta por sua vez, será responsável por danos estruturais que vão se instalar no organismo imediatamente ou no decorrer do tempo.
A dor pode se caracterizar em dor aguda ou crônica. A dor aguda é uma dor recente, a dor crônica é
uma dor prolongada com padrões e comportamentos atípicos, uni e bilateralmente.
A Osteopatia é considerada uma abordagem diagnóstica terapêutica e palpatória (terapia manual), que tem sua ação centrada no paciente. O trabalho do osteopata está em ajustar o corpo para que se passe da situação anormal (disfunção) para normal.
A osteopatia depende que a estrutura esteja intacta ou que aceite modificações para que, agindo nela, possa reestruturas as funções que são fundamentais para a recuperação dos processos patológicos.
IFFL - INSTITUTO DE FISIOTERAPIA FERNANDA LANDGRAF 66 99630-2876 @fermlandgraf - @ifflinstituto Rua Domingos de Lima, 963 - Sala 01 - Vila AuroraRondonópolis/MT
AO LONGO DE MAIS DE TRÊS GERAÇÕES E COM 40 ANOS DE ATUAÇÃO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS, O INSTITUTO ESTEVES É REFERÊNCIA EM ODONTOLOGIA DESDE A DÉCADA DE 80.
O Instituto Esteves de Odontologia Integrada desde sua fundação tem priorizado o atendimento de alto nível visando a agilidade e qualidade nos serviços de saúde prestados, por meio da integração de sua equipe de multi-profissionais.
O diferencial também é notado pela tecnologia e modernidade dos serviços como tratamentos com LASER DE ALTA POTÊNCIA que por muitas vezes elimina a necessidade de anestesia; MICROSCOPIA OPERATÓRIA que é capaz de aumentar em cerca de 20 vezes a imagem real, proporcionando maior precisão nos tratamentos de canal.
Outro diferencial seria a integração da odontologia digital na maioria dos procedimentos realizados, um exemplo seria na utilização do SISTEMA CAD/CAM, o qual represen-
ta a utilização e scanners intraorais e software planejamento e produção de restaurações e próteses odontológicas (coroas, restaurações, facetas). Desta forma desde o planejamento até a execução do tratamento restaurador, é inteiramente realizado digitalmente e diretamente no local, resumindo o trabalho de longas consultas em somente uma, além de entregar maior precisão, agilidade, estética e previsibilidade. Contamos também com sistema de RADRIOGAFIA DIGITAL, com a menor exposição de radiação do mercado promovendo maior segurança no momento das tomadas radiográficas; IMPRESSORA 3D otimizando os trabalhos protéticos e nos permitindo dizer adeus as tão desconfortáveis moldagens; CÂMERAS INTRAORAIS de alta resolução que permitem o paciente acompanhar o diagnóstico dente por dente.
“É uma clínica odontológica que faz parte da minha vida, afinal já são 42 anos que estou atuando, um legado que participo com os filhos. A minha chegada em Rondonópolis foi no ano de 1982, e desde então me dediquei à odontologia em sua totalidade, sempre dando bons exemplos e incentivando meus filhos a seguir por esta profissão tão bela. Hoje posso contar com a presença dos meus filhos na formação de uma equipe multiprofissional, e assim lutamos juntos para entregar a aqueles que nos procuram o melhor que a odontologia moderna pode proporcionar. Afinal, o Instituto Esteves detém em seu portifólio os equipamentos mais avançados e atuais existentes”
Atualmente o Instituto Esteves é composto pelo Dr. Wagner Tadeu Esteves Lima, e por seus filhos, Dr. Bruno de Assis Esteves e Dra. Nathália de Assis Esteves, que unindo os laços familiares e profissionais contribuem para o desenvolvimento da odontologia na cidade de Rondonópolis.
O interesse pela odontologia sempre existiu em sua vida desde cedo, afinal o Dr. Wagner teve como exemplo de profissão o seu próprio pai que já trabalhava como Dentista no interior de Minas Gerais. Com esta proximidade e vocação, iniciou os estudos na área em 1979 em Uberaba – MG. Após graduar-se, mudou-se para Rondonópolis para iniciar sua carreira, e o que antes era para ser somente um curto período na cidade, se tornou sua residência, seu consultório particular e o local onde constitui sua família. Desde então procurou se aperfeiçoar e ampliar sua qualificação, e atualmente é Especialista em Implantodontia, Cirurgia e Traumatologia BucomaxiloFacial, e atuante na área de Odontologia Estética e Prótese Dentária. Ao longo da carreira se tornou referência em Implantodontia na região e assim como seu pai influenciou a escolha profissional de seus dois filhos, Bruno e Nathália, ambos rondonopolitanos.
Dr. Bruno de Assis Esteves, tendo o exemplo do pai e tradição familiar, ingressou em sua graduação em odontologia no ano de 2007, em Cuiabá. Sempre engajado com pesquisas e estágios, concluiu com êxito a graduação e, em seguida, iniciou o seu ciclo em busca de conhecimento e qualificação, dando início a sua primeira pós-graduação na cidade de Campinas – SP.
Atualmente é especialista em Implantodontia, Mestre e Especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral, e está concluindo seu Doutorado em Implantodontia. Além de muitos outros cursos de aperfeiçoamento como de Cirurgia Plástica Gengival e Peri-implantar, Excelência em Restaurações em Resina Composta.
Desde o Início de sua carreira, sempre procurou se atentar as novidades que a odontologia poderia oferecer, e sua busca por tal foi constante, hoje é atuante nas áreas relacionadas a Implantodontia, Cirurgias de Enxertias Ósseas e Gengivais, Prótese Dentária, Odontologia Estética voltada para restaurações Estéticas Computadorizada, além de atuar como professor na faculdade FASIPE e em cursos próprios.
Dra. Nathália Esteves
Dra. Nathália de Assis Esteves, agora seguindo o exemplo familiar, optou por seguir a carreira do pai do irmão. No ano de 2009, ingressou no curso de Bacharelado em Odontologia, também na capital do estado. Se especializou em Endodontia em Campinas, atua principalmente com tratamentos de canal em sessão única e com uso de microscopia operatória; especialista em Ortodontia, atua principalmente com aparelhos autoligados e sistema de alinhadores Invisalign, além de ser credenciada no sistema Autraliano de Odontologia MioFuncional MyoBrace.
Por último, fez Residência em harmonização orofacial em São Paulo, iniciando assim cursos de própria autoria voltados para Harmonização Orofacial.
Dr. WagnerAssim, existem várias formas de tratamento, porém seus resultados são parciais e não duradouros.
Nos últimos anos, os lasers têm merecido especial atenção, tanto os de alta como os de baixa potência, tendo em vista uma grande variação nas formas de utilização desses lasers.
Saber porque os dentes ficam sensíveis é importante para iniciar o tratamento precoce ou tomar medidas corretivas. Afinal esse assunto é bem complexo e causa muitos transtornos nas atividades cotidianas. Isso porque, a presença de dentes sensíveis é uma condi-
ção mais comum do que se pensa. Fatores como o desgaste do esmalte dentário podem levar ao surgimento do problema que causa bastante incômodo, sobretudo durante o consumo de alimentos gelados. Porém, a boa notícia é que esse distúrbio tem tratamento e existem maneiras de evitar o seu aparecimento ou retorno da condição.
A sensibilidade dental é uma condição que ocorre quando há a exposição da camada dentinária, uma camada mais interior dos dentes que é protegida da ação de fatores externos pelo esmalte dentário, ou até mesmo por exposição de raízes por retrações gengivais.
Quando ocorre o desgaste dessa estrutura que é protetora, a dentina fica exposta e causa desconforto e dor latejante, atrapalhando a realização das tarefas cotidianas e profissionais.
Como a dentina está ligada a parte das conexões nervosas, quando ocorre lesão nessa área, o processo inflamatório se instala e o indivíduo percebe a dor que pode ser de forma leve a intensa além de outros sintomas.
O sintoma mais comum dos dentes sensíveis é a sensação incômoda e, às vezes dolorida, ao consumir alimentos muito quentes, frios ou ácidos. Em alguns casos, o simples ato de respirar ar frio pode levar à sensibilidade sentida.
Existem várias causas possíveis para o surgimento da hipersensibilidade dentinária, nome técnico da condição. A principal delas é o desgaste do esmalte dentário, também conhecido como erosão dentária. O esmalte dentário é uma camada que protege as estruturas internas do dente, sobretudo a dentina que recobre a polpa do dente, e esse processo ocorre lentamente ao longo dos anos ou desencadeado por um trauma específico na região
Dependendo do tamanho da erosão dentária e do perfil clínico do paciente, a situação pode se agravar a ponto de haver uma contaminação microbiana mais complexa, e necessitando de cuidados clínicos mais importantes.
Diversos fatores podem ocasionar esse processo, como o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, que facilitam a corrosão e uma escovação muito forte e abrasiva e muito vigorosa e retrações gengivais.
A presença de outras doenças, como bulimia e refluxo gastroesofágico, também podem levar ao quadro, devido a grande possibilidade de retorno do ácido estomacal, evidenciado pelos constantes vômitos e alimentos previamente digeridos, que são os sintomas das doenças citadas.
Como tratar Wagner explica que uma vez que se conhece o porquê os dentes ficam sensíveis, é importante buscar ajuda profissional para discutir sobre qual o tratamento mais apropriado.
No mercado hoje existe aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas, aplicação de espuma ou gel de flúor e aplicação do laser que é uma das mais usadas.
A laserterapia é uma modalidade recente de tratamento para dentes sensíveis e tem mostrado bons resultados clínicos. Trata-se da aplicação de um laser de alta potência, realizando assim uma modificação da estrutura do tecido dentinário exporto, o que impede que os estímulos dolorosos causem a dor e incômodo.
Portanto, é uma alternativa segura, desde que seja feita por profissionais experientes, com infraestrutura adequada, principalmente em relação a manutenção preventiva e corretiva do tratamento.
Fotógrafo: Cléver FreitasO laser Lite Touch, por exemplo, permite que diversos procedimentos sejam realizados sem a necessidade de anestesia e também sem ruídos e vibrações.
A tecnologia israelense do laser de alta potência de Érbio, permite que os procedimentos sejam realizados de uma maneira praticamente indolor para o paciente, priorizando seu conforto e a rapidez do procedimento.
No caso das facetas ou laminados em porcelana, o laser remove as lentes rapidamente sem a necessidade de anestesia. Conseguimos realizar uma remoção de facetas ou laminados cerâmicos antigos ou com falhas apenas com o uso do laser, ocasionando uma degradação. O procedimento também é menos invasivo do que a técnica convencional, a qual consiste em realizar o desgaste ou corte da faceta com uma broca diamantada, porém esta broca acaba tocando e desgastando partes do dente que não seria necessário ser desgastada, trazendo prejuízo para o paciente em relação a perda de tecido.
A gengivoplastia é um procedimento estético e corretivo dos tecidos moles orais, mais precisamente trabalhar com a estética gengival, neste caso removendo os excessos gengivais expondo mais o dente e obtendo ganho estético.
O uso do lite touch para incisões de tecidos gengivais é mais confortável e indolor devido ao laser não realizar a ativação das fibras nervosas no local, além de ter uma ação anti-inflamatória, melhorando consideravelmente o pós-cirúrgico quando comparado aos procedimentos convencionais; tendo assim, a diminuição da necessidade do uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.
O Laser lite touch tem uma característica fantástica quando se trata de seletividade em sua atuação, desta forma é possível realizar o procedimento de remoção de tecido cariado com a segurança de não
desgastar ou remover o tecido dental sadío. Isso se dá, pela mudança que a lesão cariosa realiza no tecido dental, dando assim a oportunidade do laser atuar somente nesta região afetada; com segurança e precisão. Sem falar na possibilidade de realizar o procedimento sem a necessidade de anestesias e vibrações causadas pelos motores odontológicos.
A associação de tratamentos, por exemplo, é um dos benefícios que a cada dia encontra novas terapias e técnicas avançadas para eliminar problemas e incômodos comuns, como rugas, sinais e manchas, perda de volume, flacidez, cicatrizes de acne e muitos outros.
Os avanços tanto na tecnologia quanto no conhecimento, não param de chegar. E, é por isso que a busca por conhecimento deve ser constante, para assim poder atender seus pacientes com a mais alta tecnologia e segurança que cada procedimento requer.
Muitas pesquisas, no entanto, comprovam que a melhor maneira de obter os resultados desejados é a associação de diversas técnicas e procedimentos. Isso é, a combinação de diversas terapias estéticas, frequentemente em uma única sessão.
O método mais recente que combina procedimentos em uma única sessão é Esse é o Protocoll e Bioreconexão Tecidual.
Os dois métodos foram desenvolvidos pela Dra Valéria Dal Coll, e a técnica se espalhou por todo o mundo, fazendo com que outros dentistas estudassem sobre a nova tecnologia.
O Protocoll consiste na associação de técnicas e terapias que de maneira personalizada em cada
caso, propiciam os melhores resultados mesmo em uma única sessão. O método associa as seguintes técnicas: microagulhamento para indução percutânea de colágeno, drug delivery, aplicações de toxina dérmica, peelings e home care. Com isso, a partir da renovação celular e estímulo da produção de colágeno, o Protocoll propicia o rejuvenescimento natural da pele, que pode ser observado já nos primeiros dias após o tratamento. O Protocoll é uma opção extremamente versátil além, de eficaz, sendo recomendado para o tratamento de:
Rugas finas
Manchas na pele
Sinais e rugas na região dos olhos e entre as sobrancelhas
Flacidez
Textura muito fina ou seca
Perda de volume no rosto
Pequenas cicatrizes ou marcas de acne
O Protocoll Control trata-se do home care, desenvolvido sob o conceito de Geroproteção celular. O objetivo é manter o resultado obtido através do Protocoll tradicional, além de retardar o envelhecimento celular da pele.
Geroprotetores trata-se de ativos que atuam na modulação de rotas biológicas e bioquímicas específicas, responsáveis por manter a pele jovem e saudável. Essa é, então, uma terapia de suplementação de ativos.
Alguns dos benefícios incluem:
• Redução do estresse oxidativo;
• Potencialização da regeneração celular;
• Atividade anti-glicação (excesso de açúcar no organismo que se liga a proteínas e enzimas ao longo do tempo, o que gera estresse oxidativo e a inflamação subclínica acelerando o processo de envelhecimento e afetando o metabolismo do organismo);
• Autofagia e mitofagia celular.
A Bioreconexão, que associa a aplicação do ácido hialurônico ao Bioestimulador de colágeno em áreas estratégicas do rosto com a finalidade de reposicionar os tecidos da pele, promover o efeito lifting com naturalidade e contorno ao rosto, dar mais estrutura e ainda favorecer a produção de colágeno.
O objetivo principal é recuperar a estrutura dérmica, tratando e prevenindo o envelhecimento e restabelecendo o que foi perdido com o processo.
A associação das duas técnicas é um super conceito que vai mudar a pele e a estrutura da face com muita naturalidade, e que veio para transformar a experiência do paciente.
Acredito na constante evolução tecnológica, mas também na tradição e que a verdadeira arte é sempre atemporal. Com esta frase o Dr. Aires começa esta entrevista concedida na nova Clínica Aires que agora passa-se a chamar Aires Institute. Afirma que aqui as pessoas poderão acessar novas sensações e experiencias únicas além de ter novas especialidades como dermatologia, endocrinologia, ginecologia íntima, nutrição e medicina integrativa.
A Aires Institute foi para a Avenida das Flores, importante corredor de saúde da capital. O espaço físico esta cinco vezes maior. Mas o que mais encantou a equipe da revista foi a beleza do local e testemunhou a surpresa das pessoas que chegavam para consultar e os elogios que faziam ao espaço.
As mudanças e novidades são frutos das constantes viagens internacionais onde ele palestra e participa de congressos. A Aires Institute hoje é reconhecida como uma das clínicas de vanguarda em tratamentos estéticos e de medicina capilar do Brasil.
Vamos saber mais sobre este presente que está sendo pra Cuiabá e porque tem atraído tanta gente bacana e que frequentam este local.
Ele começa dizendo, o mundo está
onde as pessoas estão ficando muito parecidas uma com as outras e fazer tratamentos sem respeitar as individualidades e aspectos de arte estão deixando as pessoas “des(h)armonizadas”, uma caricatura de si ou do que já foram na juventude. Acredito na personalidade individual e no envelhecimento controlado e saudável, onde o menos é mais.
Nossos pacientes entendem isso e fazem parte deste grupo que vem crescendo a cada dia. E estes critérios são adotados nas nossas harmonizações faciais e em todos tratamentos feitos aqui.
Dr. Aires de onde surgiu este conceito adotado na sua nova Clínica?
Eu falava para a Bruna minha esposa que é quem entende minhas maluquices e sempre me incentivou. Queríamos uma clínica que evoluísse de forma criativa e refletisse as pessoas que frequentam aqui, que são exclusivas e diferentes, e que gostam de arte e beleza. Sendo assim queríamos que ela fosse um lugar divertido, fora da casinha, leve e cosmopolita e fosse uma segunda casa para mim, os colaboradores e os pacientes.
Aqui estão quadros e objetos escolhidos por nós
em todas as viagens e revelam nossa personalidade. Desde criança gosto de pintar e agora adulto meus pacientes me permitem continuar trabalhando
minhas mãos.
Esta leitura é feita por mim quando procuro alguém e revela muito sobre minhas escolhas.
Quais são estas particularidades artísticas suas que
na nova Clínica?
Implantamos aqui o conceito Art Gallery. Somos a primeira Clínica galeria de Mato Grosso e talvez do país. Foi um conceito que conhecemos em Seul na Coréia, onde foi criado os fios de PDO e colágeno e que trouxemos de forma pioneira para o Brasil há 8 anos atrás. Queríamos um espaço aconchegante e ecologicamente moderno para este projeto.
Na recepção temos um espaço onde artistas plásticos regionais e nacionais podem expor e comercializar suas artes. Cada espaço tem uma temática fazendo você mudar de mundo à medida que passeia pela clínica. No meu consultório temos aparelhos de altíssima tecnologia até um jardim que invade a sala com seu verde e plantas para chás e temperos que servimos aqui nos nossos lanches.
Há muita atenção com a humanidade no trabalho. Fale mais por favor.
Vamos começar pelo novo centro cirúrgico. Temos muito orgulho dele pois ali realizamos os transplantes capilares e mudamos vidas, e é onde a equipe passa a maior parte do dia. Ele possui duas paredes de vidros transparentes cercadas de muito verde do jardim, ficou mais relaxante para nós e para quem faz as cirurgias conosco, pois o contato com natureza, a chuva e o sol deixaram o ambiente mais gostoso.
ficando muito monótono e chato,
com
Penso como um profissional pode revelar seus dons e habilidades e bom gosto se as pessoas que o procuram não conseguem enxergar isso na sua clínica ou no seu trabalho?
estão presentes
Do ponto de vista de tecnologia hoje o nosso centro cirúrgico pra transplante capilar e outros tratamentos equipara-se aos melhores centros mundiais de transplante, ele foi feito com pisos e móveis com tecnologia americana que diminui as infecções e as paredes de vidros diminuíram a necessidade de muita luz artificial.
Três inovações tecnológicas fazem parte do nosso departamento capilar agora:
1- Aquisição de robô para transplante capilar. Esta tecnologia alemã lançada no último congresso mundial na Turquia deste ano, onde estivemos presente, acelera o tempo da cirurgia.
2- A Criopreservação dos fios
durante a cirurgia. Melhora a sua sobrevida.
3- Rigenera® que recém chegou ao Brasil, sendo o primeiro do estado. Para casos onde a cirurgia não esta ainda indicada. E Laboratório capilar para exame e tratamentos da haste.
1- Smoke laser®
(Fumaça de laser) que rejuvenesce a pele sem a vermelhidão e dor típica dos lasers abrasivos.
2- Hi
Entrega medicações rejuvenescedoras dentro da pele, pra quem tem preguiça de passar cremes em casa ou deseja resultados mais rápidos.
O quinto estado da matéria permite rejuvenescer a pele sem dor e pele vermelha. Ideal para quem não quer mudar sua rotina diária.
4-
A evolução do microagulamento pois permite aplicação automática de fármacos na pele durante este tratamento com menos dor e melhores resultados.
Deixam a pele genital mais firme sem hormônios ou cirurgias promovendo a melhora da secura íntima, incontinência e urgência urinária e do tônus vaginal melhorando o prazer feminino.
Para a equipe foi muito gratificante fazer este trabalho e temos nossas impressões.
As luzes e cores são marcantes e são elas que revelam quando se muda de ambiente como por exemplo da recepção para a ala cirúrgica e de consultórios. Elas preenchem os ambientes trazendo descanso antes de cada procedimento. O perfume é único e muito agradável e foi desenvolvido pelo médico em parceria com empresa local. Os colaboradores são apaixonados pelo trabalho e parecem ter muita harmonia entre todos, o vestuário é muito bonito com tons suaves em algodão cru e a maquiagem estava impecável.
O Munny da capa, fica alguns dias na frente do prédio e é uma obra de arte moderna que o Dr. Aires participou da concepção e que visa marcar visualmente a clínica e já anuncia o que vem lá dentro. Há muitas peças lindas e assinadas no local.
Acreditamos que nossa capital está de parabéns e entendemos porque clientes de todo país vem aqui ter a experiência Aires e se apaixonam.
Estrelas da Clínica: Jessica Coelho, Bruna Aires, Gislaine e Cidinha
A Farmácia Huna é referência nas novidades do mercado e oferece produtos com segurança em Primavera do Leste.
A fundadora da empresa e farmacêutica Maria Carolina explica que a ideia não é somente vender para os clientes, pois sua intenção é sempre além de servir, agregar coisas boas e trazer energia positiva aos clientes. Huna vem da filosofia que era usada pelos povos havaianos e prega o que podemos fazer de bom da nossa vida para atrair coisas boas.
Com isso, os empreendedores buscam vender não somente os sonhos da beleza, saúde e bem-estar das pessoas, mas sim fazer com que elas realmente se sintam bem diante de todas as situações da vida.
Fundada no dia 1º de setembro de 2017, a empresa conta com 10 funcionários altamente qualificados e uma vasta cartela de clientes.
Maria Carolina se formou em 2008 e desde então sempre atuou no ramo de manipulação em Cuiabá.
No laboratório da empresa são manipulados: fitoterápicos, cosméticos, hormônios, antibióticos e toda parte de medicamentos.
“Escolhemos sempre os melhores insumos para nossos produtos com uma equipe qualificada em tudo que faz. Além disso, sempre participamos de feiras e congressos para trazer as novidades, lançamentos e equipamentos para estar sempre à frente na inovação, mantendo a qualidade e a segurança dos produtos manipulados”, finalizou a empresária.
Nossa equipe trabalha em tempo integral para você! Garantindo a qualidade do seu medicamento, fornecendo orientações quanto à armazenagem, ao uso correto de seu medicamento, à posologia e esclarecendo quaisquer dúvidas.
Aqui na Farmácia Huna, muito mais conforto e segurança para a sua saúde.
•
•
•
•
•
•
DOENÇA, ISTO É, DESDE SEU DIAGNÓSTICO ATÉ A SUA FINITUDE,
Erroneamente muitos consideram que ter dor é normal em pacientes com câncer, mas ter dor não é normal!
O especialista em dor, é responsável por atuar em todas essas etapas para que os pacientes possam ter qualidade de vida e realizar o seu tratamento da melhor maneira.
O tratamento não consiste apenas no medicamento, existem também os procedimentos minimamente invasivos.
Em relação ao tratamento medicamentoso, desde 1986 a Organização Mundial de Saúde preconiza o que chamamos de escada analgésica, onde são escalonados os opioides, que são fármacos derivados do ópio, entre eles o mais conhecido a morfina. Portanto se o paciente apresenta dor de fraca intensidade utilizamos opioides de fraca intensidade e se a dor é mais intensa utilizamos opioides fortes, sempre respeitando a farmacologia de cada medicamento, e os horários que eles devem ser utilizados. Existem também outros fármacos que podem ser associados, para potencializar a ação dos opioides, conhecidos como adjuvantes. Todo esse plano terapêutico é individualizado respeitando a peculiaridade de cada paciente, tais como, idade e medicamentos que já são utilizados para outras patologias. Importante relatar que os medicamentos podem apresentar eventos adversos, e por isso o especialista em dor orienta detalhadamente e ajuda a prevenir. Os procedimentos invasivos devem ser considerados em qualquer fase da doença.
Mais o que são procedimentos minimamente invasivos?
Eles são chamados de bloqueios, cujo alvo estará relacionado com a doença de base do paciente, nesses procedimentos podem ser injetados anestésicos locais, corticosteroides, além de substâncias neurolíticas que fazem o bloqueio químico da inervação relacionado ao órgão afetado. Outro procedimento que pode ser realizado é a colocação de um cateter no interior da coluna que se interliga a um reservatório de opioide que automaticamente libera a morfina na coluna (Implante Intratecal de Bomba de Fármacos), tendo uma ação mais rápida e potente, tudo controlado por tablet, todos esses procedimentos são realizados de forma segura, no centro cirúrgico guiado por radioscopia ou ultrassom. Essas tecnologias mais avançadas permitem que o paciente ajuste a dose do medicamento nas 24 horas do dia.
O especialista em dor faz parte portanto de uma rede de profissionais que trabalham juntos na qualidade de vida de cada paciente.
Importante salientar que os especialistas em dor são profissionais que tem área de atuação regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, com registro de qualificação de especialista (RQE).
Faz-se necessário desmistificar que o pacientes oncológicos serão tratados com opioides, tais como a morfina, somente na sua finitude, não é verdade, eles podem e devem ser utilizados em qualquer momento que o paciente estiver com dor.
A dor do câncer tem tratamento!
SENDO INDIVIDUAL, OU SEJA, CADA PACIENTE EXPRESSA SUA DOR A SUA MANEIRA, DEVENDO SER VALORIZADA POR NÓS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. DRA. LIA RACHEL CHAVES DO AMARAL PELLOSO CRM/MT 3380 | RQE 861 Área de Atuação em Dor SBA/AMB Doutorado em Ciências USP/SP; Fellow Interventional Pain Practice FIPP/ WIP; Editora do Tratado de dor Neuropática da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). DRA. MARCELA DE CASSIA SANTA ROSA FERNANDES CRM/MT 5868 | RQE 4992- RQE 5000 Medicina Física e Reabilitação Áreas de Atuação: DorDra. Juliana Antinarelli Cirurgiã Pediátrica CRM/7632 RQE 5428
Dr. Erik de Freitas Fortes Bustamante Cirurgia Geral Cirurgia de Cabeça e Pescoço CRM/MT 4555 RQE 9772 | RQE 10183
Dra. Camila Pacheco e Souza da Silva Cirurgia Geral - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Endoscopia CRM/MT 7532 RQE 5775 - RQE 5776 RQE 5817
Dra. Veronica Patrícia da Costa Oliveira Clínica Médica - Oncologia Clínica CRM/MT 11252 RQE 5524 | RQE 5525
Dra. Maísa Rondon da Silva Campos Hemotologista CRM/MT 8031 RQE 5600
Dr. Luiz Gustavo Barcelos Cirurgia Oncológica CRM/MT 5719 RQE 4922
Dr. Lucas Coelho Miranda Cirurgia Oncológica CRM/MT 7041 RQE 4999
Dr. Marcelo Ramos Mendes Mastologia CRM/MT 3500 RQE 1496
Dr. Marcelo Borges Araujo Cirurgia Torácica CRM/MT 5576 RQE 2801
Dr. Felipe Audi Bernardino Anestesista Médico de Dor CRM/MT 7102
Dr. Marco Antonio G. Preza Mastologia e Ginecologia CRM/MT 5716 RQE 4913 - RQE 4914
Dra. Marcela Santa Rosa Medica Fisiatra e Dor CRM/MT 5868
Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella Neurologia Oncológica CRM/MT 7857
Dr. Jorge Luiz de Aquino Médico CRM/MT 1799
Dra. Lais Cristhine Santos Souza Oncologista CRM/MT 7087 RQE 5627
Dr. Pedro de Arruda Fonte Júnior Cirurgia Geral Cirurgia Oncológica Mastologia CRM/MT 3498 RQE 1159 | RQE 6666 RQE 4485
Dra. Luciana Orsi Ribeiro Pateiro Médica CRM/MT 4215
Dr. Andre Henrique Crepaldi Oncologia Clínica e Hematologia CRM/MT 3135 RQE 1375 - RQE 1002
Dra. Meryele Baccarim Machado Oncologista/Cancerologia Pediátrica CRM/MT 6200 RQE 2317
Dr. Luciano Florisbelo da Silva Mastologia CRM/MT 4029 RQE 972
Dr. Murilo Yokoo Teodoro de Souza Cirurgião Oncológico Ortopédico CRM/MT 9946 RQE 4447
Oncologista Pediátrico CRM/MT 7221
Dra. Paloma Borges
Santos Valk Hematologia e Hemoterapia CRM/MT 5725 RQE 3318
Dr. Afonso Pereira Leite NetoÉ uma síndrome que provoca inflamação do rim. Pode afetar tanto homens quanto mulheres. Em alguns casos ela pode causar dor, mas normalmente não dói. É um conjunto de doenças que pode ter várias causas. Por exemplo, a ingestão exagerada de medicamentos. Entre os remédios mais agressivos para os rins estão os anti-inflamatórios. Eles são muito eficientes, porém, perigosos, se tomados sem a recomendação médica. Aliás, qualquer tipo de automedicação indiscriminada é um sério risco à saúde.
O rim é um órgão muito sensível ao uso de remédios e a utilização indiscriminada, por longo tempo, pode até fazer o rim parar de funcionar e levar à insuficiência renal aguda. Durante esse período é preciso se submeter a algum tratamento para substituir a função do rim, inclusive hemodiálise.
Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.
É importante fazer anualmente um exame de creatinina que é simples e barato. Este exame revela como está a função do rim. A partir daí, o médico vai fazer uma investigação até chegar à nefrite. É fundamental também ter muito cuidado com os remédios que se toma, e só fazer isso sempre com orientação médica. Ao sentir que algum medicamento não faz efeito ou traz efeitos anormais, avise ao médico para trocar a medicação.
O tratamento vai depender do tipo de nefrite e, por isso, no diagnóstico de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle
da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico. Normalmente o médico atua na retirada dos sintomas porque são poucos os casos que evoluem para insuficiência renal. Uma das primeiras providências é tirar o sal da dieta, controlar a quantidade de líquidos que a pessoa ingere e usar remédios antihipertensivos, ou seja, para controlar a pressão, e diuréticos para aumentar o volume de diurese.
A automedicação pode trazer várias complicações. Consulte sempre seu médico para a prescrição correta de qualquer medicamento ou atitude a se tomar.
O câncer de colo de útero é uma das neoplasias mais recorrentes em mulheres e inicialmente é assintomático. No Brasil, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o Instituto do Câncer (Inca).
É causado pela infecção recorrente de alguns tipos do vírus Papiloma Vírus Humano-HPV, mas apesar da infecção pelo HPV ser muito incidente, nem todas as infecções causam o câncer.
Crefito 295543-F/9 Saúde do Homem
Existem outras causas como baixa imunidade, genética, comportamento sexual de risco, o tabagismo, iniciação sexual precoce e a multiplicidade de parceiros sexuais (International Collaboration of Epidemiological Studies of Cervical Cancer, 2007; 2009).
A idade também interfere nesse processo, sendo que a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos regride espontaneamente, ao passo que acima dessa idade a persistência é mais frequente.
Sintomas surgem somente em quadros mais avançados com surgimento de corrimentos anormais, sangramento entre as menstruações, dor ou sangramento após a relação sexual, dor ao urinar, sensação de urgência para fazer xixi, constipação e/ ou sangramento intestinal
A prevenção primária, se dá através da vacinação contra o HPV, que no Brasil, é ofertada gratuitamente pelo SUS às meninas de 9 a 14 anos e aos meninos de 11 a 14 anos. Usar preservativos também evita a contaminação por HPV. Já a prevenção secundária, se dá por meio do exame conhecido como Papanicolau.
O tratamento varia de acordo com cada caso e pode envolver cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, que na maioria das vezes deixa sequelas nas pacientes.
A fisioterapia pélvica vem nos pós tratamento dos tumores, tratando as mucosites vaginais (inflamações na mucosa da vagina, que podem surgir durante a quimioterapia), as radiodermites (quei-
Crefito 203416-F/9 Saúde da Mulher
maduras da pele, induzidas pela radioterapia), e tratando e evitando incontinências urinárias e fecais.
A reabilitação envolve autoconhecimento da pelve por parte da paciente e capacitação das estruturas envolvidas, garantindo que essa mulher volte a ter qualidade de vida.
Uma outra disfunção Pós Radioterapia na região pélvica é a Estenose Vaginal, que causa o encurtamento e estreitamento do canal vaginal. A estenose apresenta repercussões negativas pois além de dificultar a realização de exames ginecológicos que requerem a visualização da vagina e do colo do útero, a paciente pode cursar com dor ou até mesmo a impossibilidade de manter relações sexuais, o que afeta a autoestima feminina gerando impactos emocionais.
Por meio da fisioterapia pélvica é possível tratar ou prevenir essas complicações, como por exemplo exercícios terapêuticos, fortalecimento do assoalho pélvico, massagem perineal, dentre outros.
Portanto, é importante uma consulta fisioterapêutica adjunta ao início do tratamento clínico do câncer. No primeiro contato é realizada a avalição pélvica e coletado todo histórico de saúde da paciente, para orienta-la sobre as possíveis alterações que podem ocorrer durante o tratamento, promovendo educação em saúde, pois através do autoconhecimento as próprias pacientes, identificarão se alguma alteração vier a surgir e iniciarão de forma precoce a reabilitação.
65 3044-7779 | 65 99619-7779
Av. Miguel Sutil, 8000, Sala 1101/1102 - Jardim Mariana, Cuiabá/MT www.crpelvica.com.br @centrodereabilitacaopelvica
TROMBOSE É CARACTERIZADA PELA FORMAÇÃO DE UM COÁGULO NO INTERIOR OU DE UMA VEIA OU DE UMA ARTÉRIA IMPEDINDO OU DIFICULTANDO A PASSAGEM DO SANGUE. CASO O COÁGULO OU UMA PARTE DELE SE DESPRENDA TRATA-SE DE EMBOLIA.
A trombose pode ser dividida em arterial e venosa.
Trombose arterial é quando o trombo ocorre na luz de uma artéria, que são as responsáveis pela distribuição do sangue com oxigênio e nutrientes, com isso o sangue é impedido de atingir seu alvo. Caso ocorra nas artérias coronárias ocorrerá um infarto do coração, se for uma artéria que leva sangue para o cérebro teremos um AVC (derrame) e se for para um dos membros, e não for rapidamente tratada, pode levar a gangrena. Nos membros inferiores a maior causa de trombose é a aterosclerose.
Na trombose venosa o trombo se forma no interior de uma veia, as responsáveis por “recolher” o sangue e levá-lo de volta ao coração. O local mais frequente de ocorrer são os membros inferiores e caso haja o desprendimento de um coágulo, ou parte dele, pode causar embolia pulmonar, um caso grave que pode causar morte súbita.
DR. MARCIO BERTOCCOde risco
Trombose Venosa Trombose arterial Alterações de coagulação Alterações de colesterol
Períodos longos de inatividade Pressão alta
Uso sem controle de hormonios Diabetes
prevenção de lesões ao sistema vascular. Deixar de fumar deve ser a preocupação número um pois interfere tanto nas artérias quanto nas veias.
Procure ajuda médica sempre que tiver dúvidas.
É definido como uma atividade involuntária dos músculos mastigatórios, caracterizada por apertar ou ranger os dentes, podendo ocorrer durante o sono (bruxismo do sono) ou durante a vigília (bruxismo em vigília).
Fatores funcionais, estruturais e psicológicos podem estar envolvidos com a presença do bruxismo. Por ser uma desordem de origem central e não periférica, a abordagem terapêutica visa basicamente dois pontos: controle de fatores associados e proteção das estruturas dentárias (como placa oclusal rígida).
Estudos tem demonstrado que higiene do sono e as técnicas de relaxamento parecem
melhorar essa desordem, devendo ser considerada a primeira linha na abordagem do paciente com bruxismo do sono, pois não é invasiva, é de fácil execução e pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Definir uma rotina calmante para seu filho na hora de dormir é o primeiro passo que você pode tomar para evitar ranger os dentes.
Ajude seu filho a relaxar à noite:
• Limite a televisão e os eletrônicos, várias horas antes de dormir.
• Forneça música calma para eles ouvirem.
• Dê-lhes uma ducha ou banho quente.
• Permita que leiam ou ouçam enquanto você lê.
Apesar de existirem essas atenuantes, a procura por um profissional se faz necessária, pois as causas devem ser investigadas, e as consequências amenizadas.
Saliento ainda, que o trabalho é multidisciplinar e que na maioria das vezes precisamos avaliação da parte respiratória, otorrinolaringologista, avaliação alimentar, e a ajuda de demais profissionais nessa trajetória!
Podemos assim, ter o controle total da doença anulando as suas consequências que afetam os dentes pela atrição e desgaste do esmalte.
Cada caso deve ser avaliado levando em conta toda a história pregressa do nosso paciente!
Cirurgiã-Dentista- CRO/MT 9557
• Pós-graduada em PNE
• Pós-graduanda em Odontopediatria
• Hipnose Clínica
Clínica Odontologar 66 99657-7293 @odontologando.com.mary
Av. Presidente Kennedy, 2246 - Centro, Rondonópolis/ MT
DRA. MARIANY BARROSHarmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos responsáveis pelo equilíbrio/harmonia da face, individualizado para cada paciente, ou seja, cada um terá uma necessidade diferente e cabe a sua queixa e ao olhar do profissional na hora da consulta de indicar o melhor para que tenha um resultado satisfatório.
Entre os procedimentos realizados destacam-se: Toxina Botulínica, Preenchimentos com Ácido Hialurônico, Peelings, Enzimas, Fios de PDO, Laser, Skinbooster, Bioestimulador de colágeno, entre outros...
Doutor, tenho pedras na vesícula, mas não sinto nada. Devo operar a vesícula?
A cirurgia da vesícula (colecistectomia) consiste não apenas na retirada dos cálculos, mas na retirada completa da vesícula biliar. Atualmente esse procedimento é realizado por laparoscopia (vídeo) que tem como vantagem melhor recuperação no pós operatório, menos dor, menor risco de infecção
na ferida cirúrgica e melhor efeito estético quando comparado ao método tradicional (colecistectomia aberta).
Atualmente, pelos motivos citados acima, bem como as melhorias nos aparelhos de laparoscopia e instrumental cirúrgico, maior experiência dos cirurgiões com o método e avanços na anestesiologia, permitem que a colecistectomia laparoscópica seja realizado com muita segurança.
Exceto casos quando o risco cirúrgico do paciente é muito alto, como insuficiência cardíaca grave, doença pulmonar grave, cirrose hepática descompensada dentre outras, TODOS os casos de pacientes portadores de Colelitiase (pedra na vesícula) mesmo sem sintomas, tem indicação de colecistectomia. Os riscos de complicações como inflamação da vesícula, pancreatite e descida do cálculo para o canal do fígado (coledocolitiase) são muito maiores que os riscos da cirurgia. Portanto os benefícios de operar a vesícula suplantam os riscos das complicações que a pedra na vesícula pode causar.
Mesmo sem sintomas (dor, enjoo, vômitos) acredito que você deve operar.
plicados com invasão de intestino por exemplo, o método preferencial é o minimamente invasivo (cirurgia por vídeo ou robótica).
Doutor, eu operei de hérnia na virilha há muitos anos, mas agora ela voltou. O que faço?
O tratamento das hérnias da parede abdominal, incluindo as inguinais (da virilha) é sempre cirúrgico. Portanto não há medicamentos ou dispositivos para tratar a hérnia, apenas cirurgia.
Desconsiderando detalhes que podemos perceber somente em uma consulta, baseado apenas em sua pergunta, me parece que você tem uma hérnia inguinal recidivada (que voltou mesmo após a cirurgia). Nestes casos a melhor opção é a HERNIORRAFIA LAPAROSCOPICA (tratamento por vídeo).
Importante realizar uma consulta para ver se você possui algumas doenças, tipo de trabalho que você exerce e te examinar para tomar a melhor conduta.
Cirurgia Geral - CRM/MT 4751 | RQE 2057
Tenho endometriose, e meu ginecologista está me tratando apenas com medicamentos e estou muito bem. Será que terei que operar?
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos, peritônio, bexiga e outros.
Pergunta difícil, pois a endometriose é uma doença complexa que deve ser abordada sempre individualizando cada caso, com cuidado especializado e multiprofissional.
De um modo mais simples, há basicamente duas indicações para operar pacientes com endometriose: INFERTILIDADE (dificuldade de engravidar) E DOR.
Uma amiga realizou retirada do útero por vídeo com sua equipe. E ficou apenas com três ou quatro furos que quase não tem cicatriz. Como faz para retirar o útero e os ovários?
A Histerectomia laparoscópica (retirada do útero por vídeo), é realizada através da insuflação de ar no abdome e depois faz-se quatro pequenos furos por onde entram cânulas (trocartes) por onde entraram finas pinças para realizar a operação, que toda visualizada por um monitor de vídeo como uma TV.
Usa-se um manipular uterino que fixa o útero e mexendo o mesmo quando for preciso. E uma pinça especial ultrassônica ou bipolar avançada para ligar e selar os vasos sanguíneos.
CRM/MT 9035
Cirurgia do Aparelho Digestivo - RQE 4283
Cirurgia Geral - RQE 4338
Cirurgia Videolaparoscópica - RQE 4339
• Membro da Associação Internacional de Cirurgia Hepatobiliopancreatica (ihpba);
• Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil).
Assim, se você já possui filhos, e não pretende mais engravidar ou sua dor pélvica foi controlada com medição, nutrição e atividade física realmente não haveria indicação de cirurgia. Pelo contrário, em caso de infertilidade ou endometriose causando dor refrataria ao tratamento clinico e prejudicando sua qualidade de vida, certamente a cirurgia terá indicação.
Lembro que mesmo em casos com-
Após ligar os vasos sanguíneos que vão para útero e retira-lo da cúpula da vagina, o útero então, junto com ovários ou trompas dependendo de cada caso, sai pela vagina, evitando assim aquela cicatriz grande parecida com cesária.
A histerectomia laparoscópica tem vantagens quando comparada à laparotomia, a recuperação mais rápida, menor trauma cirúrgico e melhor efeito estético.
DR. LEANDRO MROZINSKIO adoecimento por transtornos mentais tem apresentado nos últimos anos crescimento exponencial: a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, apontou que 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais já receberam o diagnóstico de depressão. A mesma pesquisa, realizada em 2013, indicou a taxa de 7,6%.
Diversos fatores tentam explicar esse fenômeno e, por mais que exista uma complexa interação entre questões genéticas e psicológicas para ocorrência dos mais diversos transtornos mentais existentes, o meio no qual o indivíduo vive e está inserido influencia muito no aparecimento dessas doenças.
Na área médica, o tratamento de doenças como a depressão e os transtornos de ansiedade tem apresentado uma grande evolução nas últimas décadas, com o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais.
Entretanto, resultados que muitas vezes são alcançados por muitas pessoas não acontecem com outras, que permanecem com sintomas da doença, sofrimento persistente e com grande dificuldade para o retorno ao trabalho ou manutenção de suas rotinas.
Nesse contexto, a inovadora tecnologia chamada estimulação magnética transcraniana (EMT) tem despertado atenção nos meios científicos como uma boa aliada no tratamento de diversas doenças psíquicas, sendo cada vez mais utilizada em diversos centros de referência mundo afora.
Desde 2012, a estimulação magnética transcraniana foi regulamentada para uso no Brasil pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Medicina para o tratamento da depressão, em suas diferentes manifestações, e de alucinações auditivas na esquizofrenia. Diversas outras doen-
ças também foram tratadas pela EMT e evidenciaram resultados consistentes ou promissores, como o transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, dependência de drogas e alcoolismo, zumbido, Fibromialgia, doença de Parkinson, dentre outras.
A estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) permite o tratamento de doenças psiquiátricas a partir do estímulo de áreas específicas do cérebro por meio de pulsos magnéticos, com objetivo e estimular ou inibir algumas áreas cerebrais específicas.
A técnica permite respostas rápidas ao tratamento e, a depender dos critérios de indicação, pode apresentar eficácia em 60 a 70% dos casos.
O procedimento não é invasivo, ou seja, não necessita de cortes para que seja realizado e dispensa sedação. É considerado seguro, indolor e os efeitos colaterais são quase inexistentes e raramente ocorrem.
As sessões de aplicação são diárias, com indicação média de 10 a 20 sessões por tratamento. Estas sessões são de breve
duração (média de 30 minutos), com o paciente acordado e sentado em uma poltrona, dispensa acompanhante e são realizadas por um médico especialista. Não há necessidade de interrupção das atividades do dia a dia após cada sessão e não é obrigatoriamente necessária a suspenção das medicações em um primeiro momento.
Dependendo da resposta terapêutica de cada um, há casos em que a pessoa consegue inclusive reduzir e até mesmo suspender suas medicações. É importante lembrar que cada indivíduo é único, sendo necessário um acompanhamento médico de qualidade para um melhor seguimento e personalização do tratamento.
Contudo, a vasta literatura médica e os resultados apresentados evidenciam que a estimulação magnética transcraniana veio somar, de forma promissora, ao leque de tratamento da depressão e muitas outras doenças mentais. Os pacientes e suas famílias agradecem por mais este avanço da medicina!
Alguns sintomas da ANSIEDADE se confundem com os sintomas do TDAH podendo ocasionar dificuldade no diagnóstico e assim no tratamento. TDAH e ANSIEDADE são diagnósticos diferentes, mas em muitos casos, coexistem. Por exemplo: a Hiperatividade pode se apresentar com sintomas semelhantes a ansiedade. Uma pessoa hiperativa, por exemplo, é inquieta, fala rápido, tem dificuldade de esperar a sua vez. Uma pessoa ansiosa também pode apresentar essas características. E agora??
De acordo com o conhecimento científico quando falamos de TDAH entendemos que se trata de um distúrbio neurobiológico, de causa multifatorial que aparece desde a infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade com prejuízos na capacidade de planejamento, atenção, organização, concentração, memória, humor, entre outras funções.
peratividade do TDAH devemos nos atentar ao contexto em que elas surgem. Os problemas da ANSIEDADE envolvem NERVOSISMO E MEDO, enquanto os sintomas do TDAH estão principalmente relacionados a CONCENTRAÇÃO E FOCO.
Neuropsicóloga - CRP/MT 18/00151
• Graduação em Psicologia pela universidade Braz Cubas -SP.
• Especialista em Neuropsicologia pelo IPOG;
• Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC – SP;
• Formação em Avaliação Psicológica pelo LabPAM/UNB;
• Especialista em Gestão de Pessoas para a Qualidade e Produtividade pela UNIC;
• Pós graduanda em reabilitação neuropsicológica pelo IPOG;
• Pós graduanda em Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade pelo CBIofMIAMI.
Já a ansiedade pode surgir em qualquer idade e é caracterizada por sintomas cognitivos e físicos, dentre eles o medo, estado de alerta e fuga, preocupação excessiva, previsão do pior, dificuldade de concentração, falhas na memória, respiração acelerada, taquicardia, suor, sintomas musculares etc. No qual o paciente sente-se constantemente apreensivo por coisas que poderão ocorrer futuramente, geralmente desproporcionais e sem relação com o presente vivenciado.
Quando vamos DIFERENCIAR a agitação da ANSIEDADE e uma hi-
É importante lembrar que é MUITO frequente que pessoas com TDAH desenvolvam o transtorno de ansiedade como COMORBIDADE. Isso tende a acontecer, pois a criança com TDAH ouve muitas críticas, comete muitos erros, tem atitudes inconvenientes e na tentativa de melhorar acaba desenvolvendo uma preocupação excessiva com o futuro, medo de desagradar os outros, de cometer erros.
O Transtorno de ANSIEDADE e o TDAH são transtornos que afetam a qualidade de vida dos que as possuem e por isso fica a minha dica: A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH) MELHORA, E MUITO, A QUALIDADE DE VIDA DESSES PACIENTES ASSIM COMO O MANEJO TERAPÊUTICO DA ANSIEDADE.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL E ADULTO 66 3425-2749 66 99976-0025 mfgetner@gmail.com @mariadefatimagetner_neuropsi Av. Cuiabá, 1120 - Centro - Ed. Santa Clara - Rondonópolis/MT
MARIA DE FÁTIMA GETNER Fotógrafa: Luisa CarolineA Psicomotricidade Relacional é uma abordagem da ciência Psicomotricidade. Criada por André Lapierre e Anne Lapierre, na década de 70, o método defende uma atenção ao desenvolvimento integral do sujeito. O foco desta terapia está no desenvolvimento da relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do jogo e expressão simbólica do ser. Embora os atendimentos em psicomotricidade Relacional ocorram prioritariamente em grupo, não necessariamente pode acontecer somente em grupo. O que prioriza esta metodologia vai muito além de promover o equilíbrio, a lateralidade, a coordenação, concentração... Priorizam-se os conteúdos psicoativos que permeiam o desenvolvimento do indivíduo e impactam diretamente na sua formação integral.
Utiliza-se da brincadeira simbólica e espontânea, buscando favorecer e explorar diferentes formas de comunicação - dando especial atenção a comunicação não-verbal — contribuindo com o desenvolvimento relacional, psíquico, motor e afetivo das crianças.
O psicomotricista relacional, profissional capacitado para essa abordagem, realiza uma leitura, uma decodificação de todo e cada movimento entrelaçado ao mundo, os pares, ao outro e ao ambiente. É muito mais
… muito mais mesmo… do que aprender a se relacionar. Ou de brincar pelo brincar!
Por isso a formação do Psicomotricista Relacional é especializada e especifica para essa prática, com formação pessoal inclusive.
E por esse motivo também questiona-se formações à distância nesta abordagem…. Por atuar no campo das emoções, a formação pessoal e prática do psicomotricista Relacional é fundamental.
Não existe Psicomotricista Relacional 100% on line
Antes de ousar trabalhar com o outro é preciso vivenciar a Psicomotricidade Relacional com seu próprio corpo e sua subjetividade, para ter um conhecimento de si, nesse nível.
Portanto fiquemos atentos. Não existe Psicomotricista Relacional com formação totalmente on-line. Trabalhar com o outro, com o corpo do outro, com a subjetividade do outro, sem antes atravessar uma formação que se sustente no tripé: formação pessoal, formação profissional (estágios supervisionados) e formação teórica é um grande equívoco.
Muito além de ser uma abordagem, a Psicomotricidade Relacional é uma experiência vivida no e com o corpo, uma maneira de estabelecer uma comunicação mais autêntica com o outro.
Para quem é indicada a Psicomotricidade Relacional?
A resposta é simples: para TODOS.
Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos… independentemente da idade, de contexto familiar, de diagnósticos ou não.
O fato é que não se faz Psicomotricidade Relacional apenas com fins de estimulação ou para resolver sintomas / características específicas de alguma síndrome ou transtorno do desenvolvimento. Se faz psicomotricidade Relacional para promover o desenvolvimento das potencialidades, das habilidades presentes em cada ser.
• A intervenção em Psicomotricidade se baseia na organização e aplicação de propostas que estimulam o aprimoramento dos movimentos, baseando-se de acordo com a faixa etária e os Marcos do Desenvolvimento Motor de cada idade.
• A partir de uma avaliação das habilidades motoras finas e globais traçam-se estratégias de estimulação, de forma a levar o indivíduo a conhecer, exercitar, planejar movimentos do corpo visando aprimorar habilidades motoras e diminuir dificuldades. Pode utilizar-se de circuitos motores, jogos em equipe e esportes visando a reeducação motora, onde o psicomotricista planeja a sessão com objetivos pré-estabelecidos para desenvolver as áreas motoras desejadas.
• Essa intervenção prepara a criança para adquirir e desenvolver habilidades mais complexas à medida que vai crescendo, e funciona como um recurso bastante lúdico para dar suporte às aprendizagens futuras.
Intervenções do Espaço PsicoBrincar
• Psicomotricidade Relacional, Psicomotricidade, Musicalização Infantil, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia, Estimulação Precoce, Orientação de pais, Assessoria escolar ABA e Denver.
Quais são os benefícios da Psicomotricidade Relacional?
1 Oferece um caminho para trocas afetivas;
2 Possibilita a exploração do mundo físico e o conhecimento do espaço;
3 Oportuniza a vivência do próprio corpo, promovendo o autoconhecimento e autonomia.
4 Estimula habilidades motoras globais e finas;
5 Facilita a comunicação e a expressão de ideias;
6 Estimula percepções rítmicas, criativas e simbólicas.
ADRIANE DIDYK (Tia Tuca)• Psicomotricista Relacional;
• Psicopedagoga;
• Especialista em Desenvolvimento Infantil e Intervenção precoce pelo modelo Denver ESDM;
• Sócia Titular da ABPR
• Associação Brasileira de Psicomotricidade Relacional.
A intervenção motora que também atuamos no Espaço PsicoBrincar e que se difere em sua metodologia e objetivos da abordagem denominada Psicomotricidade Relacional.
ESPAÇO PSICOBRINCAR 66 3422-1468 @tucaadidyk
R. Dom Pedro II, 1554 - Centro - Rondonópolis/MT
Busque conhecer a formação do profissional que lhe atende e a prática indicada para seu filho. Isso faz toda diferença.
Fotógrafa: Luisa CarolineAS SUBSTÂNCIAS PRESENTES NO SORO ACELERADOR DE METABOLISMO GERAM IMPACTO SOBRE A VELOCIDADE DO MESMO, AUMENTANDO O GASTO ENERGÉTICO
NO DIA A DIA, FACILITANDO DESSA FORMA O EMAGRECIMENTO.
Os ativos do soro acelerador de metabolismo atuam de forma sinérgica, queimando gorduras e auxiliando na definição corporal. Associados a um tratamento bem conduzido para perda de peso, eles podem auxiliar na potencialização de resultados.
O hmb aumenta o volume muscular através da inibição da degradação proteica via influência no metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada. Ele é utilizado como suplemento nutricional com o intuito de aumentar ou manter a massa magra, um recurso ergogênico, visando à melhora da performance, por suas propriedades anticatabólicas após exercícios físicos, regulando o metabolismo proteico.
O hmb juntamente com os aminoácidos e vitaminas presentes no soro acelerador do metabolismo, pode favorecer o emagrecimento anabólico, no qual haverá perda de gordura e preservação da massa magra.
A VELOCIDADE DA PERDA DE COLÁGENO VARIA INDIVIDUALMENTE DE ACORDO COM A GENÉTICA E HÁBITOS. FUMANTES E PESSOAS QUE SE EXPÕEM COM FREQUÊNCIA A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA SEM PROTEÇÃO PODEM ACELERÁ-LA.
Por outro lado, alguém que mantém uma rotina de cuidados adequada pode freá-la. Para combater tais efeitos, os bioestimuladores de colágeno são indicados: o tratamento combate a flacidez e promove pele firme e rejuvenescimento por meio do estímulo da produção natural de colágeno. As substâncias são biocompatíveis e bioabsorvíveis, portanto, seguras.
Em quais regiões os esvaziadores de gorduras são indicados?
Esvaziadores de gordura, são substâncias injetáveis que diminuem o volume de gordura em uma área específica do seu corpo, definindo o contorno da região.
O procedimento consiste em injetar substâncias que auxiliam na redução de gordura, sendo capaz ainda de esculpir e definir o contorno facial, diminuir a papada, queixo duplo e as bochechas pesadas ou volumosas, além de também ser utilizado para reduzir o volume adiposo de regiões como glúteos, coxas e costas. Indicado para pacientes com pequeno a médio volume de gordura no local e que possuem hábitos de vida saudáveis.
Os resultados já são vistos 20 dias após a realização do procedimento.
Luciana
Doutora
Luciana Leite de Amorim Conte
Anestesiologia - Área de atuação em Dor
CRM/MT 6099 l RQE 3263 l RQE 4357
Onco Prime
Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutor
Felipe Audi Bernardino
Anestesista Médico de Dor - CRM/MT 7102
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
José
Doutor
José Spila Neto
Cancerologia/Cancerologia Cirúrgica
CRM/MT 4497 | RQE 2349
Onco Prime Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Adriano
Doutor
Adriano Bastos Pinho
Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão
CRM/MT 5741 | RQE 2921 | RQE 3842
Hospital Sotrauma
Av. Dom Aquino, 355 - Cuiabá/MT 65 3624-9211
Hospital Santa Rita Av. São Paulo, 55 - Várzea Grande/MT 65 3026-1430 Cuiabá
Doutor
André Lourenço
Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão
CRM/MT 7244 | RQE 2875 | RQE 2876
Santa Rosa Tower
Rua Miguel Sutil, 8000 - Santa Rosa - Cuiabá/MT 65 3054-5544
Hospital Sotrauma Av. Dom Aquino, 355 - Centro - Cuiabá/MT 65 3624-9211
Doutor
Cassio Luiz Vieira Cocate
Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão
CRM/MT 6315 | RQE 2393 | RQE 2749
Clínica Genus Rua Topázio, 789 - Bosque da Saúde - Cuiabá/MT 65 3648-0700
Doutor
Diogo de Almeida Diana
Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão CRM/MT 10541 | RQE 4960 | RQE 5024
Clínica Genus Rua Topázio, 789 - Bosque da Saúde | Cuiabá/MT 65 3648-0700
Doutor
Helbert Luiz Nomura da Silva Ortopedia | Cirurgia de Mão e Microcirurgia CRM/MT 12024 | RQE 5978
Sinop Clínica Rua das Hortências, 1439 Str. Comercial - Sinop/MT 66 99620-9797
Clínica Sot Av. das Itaúbas, 1879 - Jardim Paraíso - Sinop/MT 66 99910-9960 Sinop
Doutor
Jhone Pereira Ortopedista e Traumatologista CRM/MT 11573 - RQE 5632 - RQE 5869
ORTOPEDIA JARDINS R. das Begônias, 615 - Jardim Cuiabá, Cuiabá/MT 65 3365-3005 | @jhonepereira
Doutora Mara Cristina da Silva Gonçalves Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão CRM/MT 5460 | RQE 3178 | RQE 3179
Hospital Ortopédico Rua Osório Duque Estrada - 15 Araés - Cuiabá/MT 65 3314-1219 | 65 3314-1215 | 65 3314-1200
Hospital São Mateus Cuiabá/MT 65 3051-2376
Doutor Marcelo Lobo Ortopedia e Traumatologia | Cirurgia da Mão CRM/MT 5218 | RQE 2680 | RQE 4012
Hospital e Maternidade São Lucas Av. Rio Arinos, 713 - Centro, Juara-MT 66 3556-1211 | 3556-1455
Doutor Maurício de Araújo Allet Ortopedia e Traumatologia CRM/MT 3513 | RQE 1011
Hospital Ortopédico Rua Osório Duque Estrada - 15 Araés - Cuiabá/MT 65 3314-1200
Clínica IOCI - Instituto de Obesidade e Cirurgia Av. Érico Gonçalves Preza Filho, 76 - Bairro Jardim ItáliaCuiabá/MT 65 3028-7000
Doutor
Erik de Freitas Fortes Bustamante
Cirurgia Geral - Cirurgia de Cabeça e Pescoço
CRM/MT 4555 | RQE 9772 | RQE 10183
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Leandro Dutra Peres
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Cirurgia Geral Cirurgia Videolaparoscópica
CRM/MT 9035 | RQE 4283 RQE 4338 | RQE 4339
OncoPrime
Avenida Ary Coelho, 254 - Vila Birigui - Rondonópolis-MT 66 3022-9004 | 66 3022-9005
@drleandrodutraperes
Doutor
Leandro Mrozinski
Cirurgia Geral - CRM/MT 4751 | RQE 2057
OncoPrime Avenida Ary Coelho, 254 - Vila Birigui - Rondonópolis-MT 66 3022-9004 | 66 3022-9005
Doutor
Fernando José de Amorim Cirurgia Geral/Cirurgia Oncológica CRM/MT 5206 | RQE 5437 | RQE 5450
Onco Prime Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutor
Lucas Coelho Miranda Cirurgia Oncológica - CRM/MT 7041 | RQE 4999
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Lauzamar Roge Salomão Júnior Cirurgia Geral - Cirurgião Oncológico CRM/MT 4669 | RQE 1438 | RQE 1575
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutor Luiz Gustavo Barcelos Cirurgia Oncológica - CRM/MT 5719 | RQE 4922
Doutor
Osvaldo Fraga Junior
Cirurgião Geral | Cirurgião Bariátrico
CRM/MT 6161 | RQE 2979
Obeso Gastro Av. Ary Coelho, 526 - Rondonópolis/MT 66 3423-1462 | 66 3423-1987
Doutora
Bianca Martinez Léllis
Cirurgia Oncológica - CRM/MT 8944
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Pedro de Arruda Fonte Júnior Cirurgia Geral - Cirurgia Oncológica - Mastologia CRM/MT 3498 | RQE 1159 | RQE 6666 RQE 4485
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Rafael Sodre de A. V. Pereira Cirurgia Oncológica - CRM/MT 6990 | RQE 2794
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Alexandre
Doutora
Juliana Antinarelli
Cirurgiã Pediátrica - CRM/7632 - RQE 5428
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Marcos Vinicius Theodoro
Cirurgião plástico
CRM/MT 13432 - RQE 6352
Centro Médico Life
R. Acyr Rezende Souza e Silva, 2004 - Vila Birigui, Rondonópolis/MT 66 3022-4647 66 99934-1142
Doutor Ricardo Amorim
Cirurgião plástico
CRM/MT 4137 - RQE 3701
Clínica Amorim Av. Porto Alegre, 2020 - Primavera lI, Primavera do Leste/ MT 66 3498-6614 - 3498-4770 | 66 99986-1530 Primavera
Doutor
Marcelo Borges Araujo
Cirurgia Torácica - CRM/MT 5576 | RQE 2801
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutor
Marcio Bertocco Meirelles
Cirurgião Vascular - CRM/MT 4681 | RQE 3936
Clínica Preservar Ary Coelho, 482 - Vila Birigui - Rondonópolis-MT 66 3421-1505
Doutor
Alexandre Franca Almeida
Coloproctologia | CRM/MT 4846 | RQE 21544
Onco Prime
Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutora
Talita Zancanaro Carniel Coloproctologista CRM/MT 13675 | RQE 6541
Onco Prime Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutora
Melissa Giraldi Faria Médica Dermatologista CRM/MT 6377 | RQE 20643
Clínica Vitalle Rua Armando Farjado, 397 - Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-1649 | 66 98406-0408
Doutora Francine Azevedo Endocrinologista CRM/SP 180277 | CRM/MT 12062 Clínica Obesogastro Av. Ary Coelho, 526 - Vila Birigui, Rondonópolis - MT 66 3423-1462 | 66 99655-3248
Doutora Threicy Guerreiro Clínica Médica - Endocrinologia e Metabologia CRM/MT 12050 - RQE 6107 - RQE 6592
Life Centro Médico R. Acyr Rezende Souza e Silva, 2004 - Vila Birigui, Rondonópolis/MT 65 3022-4647 99250-9694 @drathreicyguerreiro Rondonópolis
Doutora Camila Pacheco e Souza da Silva Cirurgia Geral - Cirurgia do Aparelho Digestivo - Endoscopia CRM/MT 7532 - RQE 5775 - RQE 5776 - RQE 5817
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora
Lia C. Pelloso Especialista em Dor CRM/MT 3380 | RQE 861
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Cuiabá
Doutora
Mariana Melo
Ginecologista e Obstetra
CRM/MT 10553 | CRM/SP 171421 | RQE 4973
Clínica Beauté R. Humaitá, 1823 - Vila Birigui, Rondonópolis/MT. 66 3421-3154 @mainhago
Doutora
Maísa Rondon da Silva Campos
Hematologista - CRM/MT 8031 - RQE 5600
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora
Paloma Borges dos Santos Valk
Hematologia e Hemoterapia | CRM/MT 5725 RQE 3318
Onco Prime Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora
Myllena Morbeck Rocha
Hematologia e Hemoterapia - CRM/MT 9673 - RQE 6340
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Ezequiel A. Fonseca Junior
Infectologista - CRM/MT 6684 - RQE 4874
Hiperbárica Rondonópolis
Rua Otávio Pitaluga, 2367 - Q. 06, L. 20 - Jd. GuanabaraRondonópolis/MT 66 3022-8101 66 98438-2285
Doutor
Luciano Florisbelo da Silva
Mastologia - CRM/MT 4029 | RQE 972
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Marcelo Ramos Mendes
Mastologia - CRM/MT 3500 | RQE 1496
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutor
Wilson Garcia Pereira
Mastologia e Cirurgia Oncologica CRM/MT 3329 | RQE 1501 | RQE 1500
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutor
Marco Antonio Gonçalves Preza
Mastologia e Ginecologia
CRM/MT 5716 | RQE 4913 | RQE 4914
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutora
Camila Soares Bettin Médica - CRM/MT 10394
Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 107, Vila Aurora - Rondonópolis - MT 66 99662-6140 Rondonópolis
Doutora
Claiane Caíres Barbosa Médica - CRM/MT 8201
CLÍNICA VÊNUS - Estética e Emagrecimento Rua Otávio Pitaluga, 2423 - Jardim Guanabara Rondonópolis-MT 66 3425-3738 Rondonópolis
Doutor
Gabriel Novaes de Rezende Batistella Médico - CRM/MT 7857
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutora
Gabryella Pasqualotto Médica - CRM/MT 8268
Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139
Doutor
Jorge Luiz de Aquino
Médico - CRM/MT 1799
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora Luciana Orsi Ribeiro Pateiro Médica - CRM/MT 4215
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Mariozinho Camargo Clínico Geral CRM/MT 11224 Villa Office Av. Júlio Campos, 174 - Parque Sagrada Família Rondonópolis/MT 66 99227-5962 @camargo.mariozinho Rondonópolis
Doutor
M.Dr Aires Médico | CRM/MT 4000
Clínica Aires Av. Miguel Sutil, 6274, Cuiabá Lar Shopping Consil - Cuiabá/MT 66 3642-4000 66 99630-7007 Cuiabá
Doutora Nágylla Nogueira
Médica - CRM/MT 11421 - CRM/MS 12863
Clínica Gama R. Humaitá, 1837 - Vila Birigui, Rondonópolis/MT 66 99962-6067
Doutor
Thiago Tauê Gomes Brandão
Médico - CRM/MT 6146
Clínica Vita
Rua Otávio Pitaluga, 1373, Bairro Jardim Urupês, Rondonópolis/MT 66 3423-7982 | 66 99653-0103
Doutora
Marcela Santa Rosa
Medicina Fisiatra e Dor CRM/MT 5868 | RQE 4992 | RQE 5000
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutor
Marcos Michel Gromowski
Médico Patologista - CRM/MT 4934 | RQE 13657
Célula Laboratório Médico Av. Frei Servácio, 502, Centro Empresarial L4, Jd. UrupêsRondonópolis/MT 66 3423-3071 | 66 98402-8721
Rondonópolis
Doutor
José Carlos de Lima Muniz Nefrologia - CRM/MT 10509 - RQE 5124
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047 Cuiabá
Doutora
Juliana Liberatti Candeias Nefrologia - CRM/MT 9257 | RQE 4159
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutor
Luiz Gonzaga de Figueiredo Filho Nefrologia - CRM/MT 6180 | RQE 3211
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutor
Luiz Guilherme Baster de Figueiredo Nefrologia - CRM/MT 5552 | RQE 2022
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutor
Luiz Philippe Baster Figueiredo Nefrologia - CRM/MT 5859 | RQE 4137
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Atendimento Av. Flamboyant, 2128 - Jd. Paraíso - Sinop/MT 66 3532-2297
Michele
Doutora
Michele Andraus
Nefrologia - CRM/MT 5758 | RQE 3566
CTR - Clínica de Tratamento Renal
Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutor
Rafael Avila Scarinci
CRM/MT 7025
CTR - Clínica de Tratamento Renal
Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutora
Ana Caroline Dahmer da Silva
Pediatria e Nefrologia Pediátrica
CRM/MT 6409 | RQE 3798 | RQE 3799
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutora
Vanessa Mayumi Sumiyoshi
Nefrologia Pediátrica
CRM 8868 - RQE 5888
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399, Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047 Cuiabá
Gabriel
Doutor
Gabriel Chaves da Silva
Neurofisiologia Clínica / Neurocirurgia
CRM/MT 9881 | RQE 6465 - RQE 4445
Clínica Vittaclin
Rua Sete de Setembro, 632 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 9.9981-0201
Bruno
Doutor
Bruno Heringer
Oncologia Clínica
CRM/MT 8224 | RQE 3476
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutor
Lucas Bertolin
Cirurgião Oncológico CRM/MT 10504
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora
Meryele Baccarim Machado
Oncologista/Cancerologia Pediátrica CRM/MT 6200 | RQE 2317
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Murilo Yokoo Teodoro de Souza Cirurgião Oncológico Ortopédico CRM/MT 9946 | RQE 4447
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Andre Henrique Crepaldi
Oncologia Clínica e Hematologia CRM/MT 3135 | RQE 1375 | RQE 1002
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora
Lais Cristhine Santos Souza Oncologista - CRM/MT 7087 | RQE 5627
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutora
Veronica Patrícia da Costa Oliveira Clínica Médica - Oncologia Clínica CRM/MT 11252 | RQE 5524 | RQE 5525
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Doutor
Afonso Pereira Leite Neto
Oncologia Pediátrica
CRM/MT 7221 | RQE 2996
Onco Prime
Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutor
Nilton Álvaro Amorim
Medicina de Família e Comunidade
Ortopedia e Traumatologia
CRM/MT 5599 | RQE 2367 | RQE 3105
GOEC - Grupo Ombro e Cotovelo
Secretária da GOEC - Lindinalva Nolasco 65 98113-1698
Prime Clínica Ortopédica
Avenida Marechal. Deodoro, 667 - Araes, Cuiabá - MT 65 3028-4818 | 65 99984-1079
Hospital Ortopédico
Rua Osório Duque Estrada, 15 - Araes, Cuiabá - MT 65 3314-1200
Hospital H-Bento
Av. Dom Aquino, 355 - Centro Norte, Cuiabá-MT 65 4042-0656
Vida Diagnóstico e Saúde
Rua Mamede Untar, 127 - Centro Norte, Várzea Grande - MT 65 3029-9700
SOS Medicina Clínica e Ocupacional
Avenida Municipal, 1429 - Centro, Pontes e Lacerda - MT 65 3266-3783 | 65 99624-3379 - 65 99627-4494
Doutora Carolina M. Miyahira
Otorrinolaringologista - CRM/MT 10590 - RQE 5003
Rondonópolis/MT
Rua Acyr Rezende S. Silva, 187 - Vila Birigui 66 3423-5157 | 66 99999-0052
Doutora
Evelyse Ribeiro Braga
Otorrinolaringologista - CRM/MT 4458 | RQE 1234
Clínica Preservar
Ary Coelho, 482 - Vila Birigui - Rondonópolis-MT 66 3421-1505 | 66 99911-9465
Doutor
Afonso Pereira Leite Neto
Pediatria - CRM/MT 7221 | RQE 2996
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705, Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Doutora
Luiza Bellintani Isaac Mitrovitch
Reumatologia - CRM/MT 10507 | RQE 485
Onco Prime
Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutora
Raissa Velasques de Figueiredo Reumatologia | CRM/MT 8829 RQE 5903
Onco Prime
Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutora
Isabela de Oliveira Vieira
Reumatologia Pediátrica | Pediatria CRM/MT 13431 - RQE 6537 - RQE 6335
Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 107, Vila Aurora - Rondonópolis - MT 66 99662-6140 Rondonópolis
Doutor
Fernando Borges Ribeiro Urologista | CRM/MT 4737 | RQE 1713 Urolaser Rua José Salmos, 603, Vila Birigui, Rondonópolis-MT 66 3426-8651 Rondonópolis
Adriana de Almeida Espírito Santo Andrade Assistente Social
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399 - Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Bruna Rodrigues de Almeida da Silva
Enfermeira - Coren/MT – 253.846
Onco Prime Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Enfermeira
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Fernanda Alves da Silva Ribeiro
Enfermeira - COREN MT – 631768
Revitalle Saúde
Av. João Ponce de Arruda, 1132, Centro, Rondonópolis-MT curativos.revitallesaude.@hotmail.com 66 99936–2479
Katya Cassiano de lima Vieira
Técnica de Enfermagem - COREN/MT 1760870
Hiperbárica Rondonópolis
Rua Otávio Pitaluga, 2367 - Q. 06, L. 20 - Jd. GuanabaraRondonópolis/MT 66 3022-8101 66 98438-2285
Marcela de Cassia Pianta Enfermeira
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Michelle Rosa Gomes
Técnica de Enfermagem - COREN/MT 1701452
Hiperbárica Rondonópolis
Rua Otávio Pitaluga, 2367 - Q. 06, L. 20 - Jd. GuanabaraRondonópolis/MT 66 3022-8101 66 98438-2285
Roseli Teodoro De Moraes Fazio
Enfermeira - Coren/MT: 463021
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399 - Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Valkiria dos Santos Reis
Enfermeira - COREN/MT 350709
CLÍNICA VÊNUS - Estética e Emagrecimento Rua Otávio Pitaluga, 2423 - Jardim Guanabara Rondonópolis-MT 66 3425-3738
Bruna Alonso Tessaro
Biomédica Esteta - CRBM3-6328 Atendimento Av. Hist. Rubens de Mendonça, 1756 - SB Tower, Sala 1211 - Jardim Aclimação - Cuiabá/MT 65 2136-1553 | 65 99963-0933
Cintia Gabrieli de Oliveira Borges
Farmacêutica - CRF: 54013/MT
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Nathalia Klimacheski
Farmacêutica - CRF/MT 542906 Clínica João e Maria - Unidade II Rua Domingos de Lima, 107 - Vila Aurora - Rondonópolis/MT 66 99681-0118 - 99662-6140
Danielle Gaiotte Farmacologista
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Marcio Akira Yamada Farmacologista
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Adriana Mesquita Fisioterapeuta
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Rondonópolis Bruno
Ariany Ribeiro
Fisioterapeuta - Crefito 9/268126-F
Acqua Fisio
Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/ MT - Anexo Academia Hidrolife 66 3026-0694 | 66 99915-3708
Bruno César
Saúde perineal masculina - Crefito 295543-F/9
CRP Centro de Reabilitação Pélvica
Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 11º Andar - Sala 1101/1102 - Jardim Mariana, Cuiabá/MT 65 3044-7779 | 65 99619-7779
Rondonópolis
Fernanda Rezende
Fisioterapeuta - CREFITO/MT 9 / 338685-F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Gabriella Lira Siqueira
Fisioterapeuta - Crefito/9 - 312207-F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Cauana Prata Pimentel Haka
Fisioterapeuta - Crefito 245166-F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Decio L.C. de Moraes Jr.
Fisioterapeuta - Crefito / 66442 - F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Jaqueline Lelis de Oliveira
Fisioterapeuta - Crefito 9/279928-F
Acqua Fisio Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/ MT - Anexo Academia Hidrolife 66 3026-0694 | 66 99601-4086
Elaine Martins
Fisioterapeuta - Crefito 9/348546 - F
Acqua Fisio
Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/ MT - Anexo Academia Hidrolife 66 3026-0694 | 66 99604-6069
Juliana Miranda Saúde perineal feminina e pediátrica - Crefito 203416-F/9 CRP Centro de Reabilitação Pélvica Av. Miguel Sutil, 8000, Ed. Sta Rosa Tower, 11º Andar - Sala 1101/1102 - Jardim Mariana, Cuiabá/MT 65 3044-7779 | 65 99619-7779
Karina Vívian Gongora Di Luca Fisioterapeuta - Crefito 107223-F FisioClin
Rondonópolis Érica
Fisioterapeuta - Crefito 9/154172-F
Acqua Fisio
Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/ MT - Anexo Academia Hidrolife 66 3026-0694 | 66 99978-0827
Ortocenter
Av. Ary Coelho, 588 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3026-0694 | 66 99978-0827
Fisioterapeuta - Crefito 38588-F
IFFL - Instituto de Fisioterapia Fernanda Landgraf
Rua Domingos de Lima, 963 - Sala 01 - Vila AuroraRondonópolis/MT 66 99630-2876 @fermlandgraf - @ifflinstituto
Rondonópolis
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Leidiane Matos Santos
Fisioterapeuta - 347875-F FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Liciane Lima dos Santos
Fisioterapeuta - Crefito - 299448-F FisioClin Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Rondonópolis
Sabrina Batemarque
Fisioterapeuta - Crefito 9/279837-F
Acqua Fisio
Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/ MT - Anexo Academia Hidrolife 66 3026-0694 | 66 99982-4611
Susana Santos Sathler
Fisioterapeuta - Crefito - 9 / 346853-F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Valéria Karoline Bender Costa
Fisioterapeuta - CFT 9/ 80248 - F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Rafaella Virginia Pereira da Silva
Fisioterapeuta- Crefito 9/292813-F
Acqua Fisio Rua Rosa Bororo,1491, Bairro São Francisco - Rondonópolis/ MT - Anexo Academia Hidrolife 66 3026-0694 | 66 99697-0504
Clínica Integrare R. Onofre Ribeiro de Carvalho, 81, Jd. Mato Grosso Rondonópolis/MT 66 99612-3478
Clariana Pichioni
Fonoaudióloga - CRF/MT 68169
Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139
Rondonópolis
Vânia Cristina Souza Santos
Fisioterapeuta - Crefito - 176132-F
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Joelise Menezes de Arruda
Fisioterapeuta Crefito 9/163842-F
Oncofisio
Edifício Montello: Av. Cuiabá, 1332 - Centro - Sala 5 Rondonópolis/MT 65 9685-5334 @oncofisiomt
Fisioterapia em Oncologia Crefito: 9/52825-F
Oncofisio Edifício Montello: Av. Cuiabá, 1332 - Centro - Sala 5 Rondonópolis/MT 66 99988-0591 @oncofisiomt
Rondonópolis
Valentina Bernardi Alves
Fisioterapia em Oncologia Crefito: 9: 211502-F
Oncofisio Edifício Montello: Av. Cuiabá, 1332 - Centro - Sala 5 Rondonópolis/MT 65 99259-4231 @oncofisiomt
Darla C. Piato
Fonoaudióloga - CRFa/MT 568 Clínica Emovere Rua 13 de Maio, 1140 - Centro, Rondonópolis/MT 66 3425-0339 66 99674-0705
Fernanda Veiga Ribeiro
Fonoaudióloga CRFª 5-4451 AudioLife R. Efrem Caminschi, 286 - Vila Birigui Rondonópolis-MT 66 3424-4500 | 66 98467-0265 Rondonópolis
Denilda Lima de Jesus
Massoterapeuta | Terapeuta Holística FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Maria de Fátima Getner
Neuropsicóloga - CRP/MT 18/00151
Avaliação Neuropsicológica Infantil e Adulto. Av. Cuiabá, 1120 - Centro - Ed. Santa Clara Rondonópolis/MT 66 3425-2749 | 66 99976-0025 Rondonópolis
Bom, antes de prosseguir com a leitura, tenha em mente que o registro de uma marca não se assemelha com o depósito de uma patente, um é totalmente distante do outro.
A confusão se dá pois o termo patente é mais conhecido e traz a impressão de uma maior proteção e ainda porque tanto o registro de marcas como o processo de patente são realizados na Autarquia Federal INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. com sede na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, ali pertinho do Museu do Amanhã.
No sítio eletrônico do Instituto acima citado, na seção de perguntas frequentes, temos uma sim-
ples definição do que vem a ser a palavra patente. Citamos:
“Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.
Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado.
Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente
todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.” (1) Já o registro de marcas possui outra definição. Vejamos: “Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
De acordo com a legislação brasileira, são passíveis de registro como marca todos os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais, conforme disposto no art. 122 da Lei nº 9279/96” (2)
Em resumo, utilizando-se das definições trazidas ao texto, temos que o termo patente é utilizado para identificar um título de propriedade temporário sobre uma invenção ou modelo de utilidade (para uma invenção) e, assim sendo, não se confunde com o termo marca, que é um sinal distintivo que após o devido registro no INPI o seu titular terá a propriedade eterna, bastando para isso renovar a cada decênio a concessão.
NO MERCADO E AINDA NÃO “PATENTEEI”.Para você não passar vergonha por aí, esqueça o termo patente quando for se referir a marca de algum produto ou serviço (estabelecimento), e utilize a palavra registro, lembrando da famosa letra “erre” circulada que acompanha as marcas registradas.
O símbolo de marca registrada ® demonstra ao público consumidor que tal marca possui um registro de propriedade, que como já descrito, é concedido através da Autarquia Federal INPI ao seu titular, podendo este último ser pessoa física ou jurídica.
Já a identificação de um produto patenteado, pode ser observado pela expressão “produto com patente requerida” ou simplesmente “produto patenteado”, em alguns casos o fabricante e/ou inventor adiciona o número do processo junto a embalagem, precedido das letras BR, quando a patente é depositada no Brasil.
Então agora você já sabe, a marca de sua loja de roupas (serviço) ou as camisetas desta loja (produto), deverão ser registradas e não patenteadas, agora se você inventar uma camiseta que através de um dispositivo instalado na malha desta permite que a mesma fique por alguns segundos transparente (invenção) esta, tecnologia inventiva, sim deve ser patenteada.
Vamos aos exemplos, eles abrem a mente e ajudam a fixar qualquer conteúdo, a marca de aparelhos eletrônicos, que leva o nome e desenho de uma maçã, Apple® é registrada como serviço, os seus produtos, dentre eles o notebook MacBook® tem sua marca registrada como produto.
Mas não para por aí, recentemente, outubro de 2018, a Apple® depositou uma patente nos Estados Unidos da América (EUA) apontando que irá produzir smartphones dobráveis(3), sendo que esta invenção poderá integrar os novos modelos de Iphone®.
Os exemplos acima, demonstram que um produto de um mesmo titular pode ter sua marca registrada e ainda assim possuir uma patente (invenção) agregada ao seu funcionamento, tecnicamente esta patente seria concedida como modelo de utilidade, isso porque o aparelho celular em si já existe, o que não existe é essa nova funcionalidade/tecnologia/ inovação aplicada ao produto.
Bom, por fim, o título deste texto: Sua marca nunca será “patenteada” deve ficar fixado em sua memória, pois a marca em si, só pode ser registrada e não patenteada, ademais, não existe proteção via processo de patentes que protegem o nome e/ou logotipo dos seus serviços ou produtos, o processo que protege sua marca é o devido registro.
OAB/MT 23.307 – OAB/RJ 229.636 Advogado
• Advogado, atuante na área do direito digital, autoral e registro de marcas.
Priscila Leiva Duarte
Neuropsicóloga | CRP 18/003314
Instituto Nuvem
Rua Pedro Ferrer, 618 - Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 99216-8983
Filial em Primavera do Leste
Rua Santo Amaro, 1145, Bairro Jardim Riva - Primavera do Leste/MT 66 99656-8775
Rondonópolis | Primavera do Leste
Annelise Dias
Nutricionista - CRN/MT 7011
Onco Prime
Rua Ary Coelho - 254 - Vila Birigui - Rondonópolis/MT 66 3022-9004 66 3022-9005
Doutor
Bruno de Assis Esteves
Cirurgião Dentista - CRO/MT 5415 Especialista em Implantodontia Mestre e especialista em Prótese Cirurgia Oral Menor Plástica Gengival Estetica Dental
Instituto Esteves - Odontologia Integrada R. Barão do Rio Branco - Centro, Rondonópolis/MT 66 99902-4649 - @institutoesteves
Doutora
Carla Rupp Rodrigues de Almeida
Cirurgiã Dentista - CRO/MT 5545
RRA - Odontologia Integrada Rua Humaitá, 1822, Vila Birigui - Rondonópolis - MT 66 3023-0013 | 66 99955-7168
Doutor Claudio Luiz Moretti Filho
Cirurgião Dentista - CRO/MT 5422 Odontologia Faciale Rua Barão do Rio Branco, 271 - Vila Aurora, Rondonópolis/MT 66 3022-7430 99722-7430 @odontologiafacialeroo
Emanueli Krauspenhar
Nutricionista - CRN 4092
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Doutora Daniely Amorim Harmonização Orofacial - CRO/MT 5698 Novo Mundo Centro Empresarial Rua Barão do Rio Branco, 1023 - Centro - Rondonópolis/MT 66 3421-8101 | 66 99642-9624
Roberta Moraes Pimenta
Nutricionista
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Rondonópolis
Doutora Francielle Pichinin Crepaldi Cirurgiã-Dentista Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
CTR - Clínica de Tratamento Renal
Rua das Orquídeas, 399 - Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047
Doutora
Alinne Almeida Conte
Cirurgiã-Dentista - CRO/MT 5348
Instituto Nova Face
Rua Treze de Maio 2065 Térreo, Jardim Guanabara, Rondonópolis-MT 66 3023-3006 | 66 99930-0234
Doutora Mariany Barros Cirurgiã-Dentista- CRO/MT 9557 Clínica Odontologar Av. Presidente Kennedy, 2246 - Centro, Rondonópolis/ MT 66 9.9657-7293 Rondonópolis
Doutora Nathália de Assis Esteves Orlato Cirurgiã Dentista - CRO/MT 5961 Especialista em Endodontia Especialista em Ortodontia Invisalign Doctor Credenciada sistema MyoBrace Harmonização Orofacial Instituto Esteves - Odontologia Integrada R. Barão do Rio Branco - Centro, Rondonópolis/MT 66 99902-4649 - @institutoesteves
Rondonópolis
Rafael Conte
Doutor
Rafael Conte
Cirurgião-Dentista - CRO/MT 5807
Instituto Nova Face
Rua Treze de Maio 2065 Térreo, Jardim Guanabara, Rondonópolis-MT 66 3023-3006 | 66 99930-0234
Doutor
Rodrigo Hartmann
Cirurgião Buco Maxilo Facial - CRO/MT 4126
Instituto Hartmann
R. José Salmen, 420 - Vila Birigui, 1 andar - Rondonópolis/MT 66 3421-2829 | 66 99658-2829
Anderson Aquino
Psicólogo - CRP-MT 18/04299
Clínica Mental Saúde Av. Padre Anchieta, 1154 Vila Aurora 1 Rondonópolis-MT 66 3022-7171 | 66 9984-8849
Beatriz Gomes da Fonseca
Psicóloga - CRP/MT 18/7076
Clínica Emovere Rua 13 de Maio, 1140 - Centro, Rondonópolis/MT 66 3425-0339 66 99674-0705
Talisson
Doutor
Talisson Werik
Cirurgião Dentista - CRO/MT 7674
Pronto Odonto 24H
R. Barão do Rio Branco, 190 - Centro, Rondonópolis/MT 66 3023-9003 | 66 99634-9003
Doutor
Wagner T. Esteves Lima
Cirurgião Dentista - CRO/MT 870
Especialista em Implantodontia Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial Prótese dentária Estética dental Instituto Esteves - Odontologia Integrada R. Barão do Rio Branco - Centro, Rondonópolis/MT 66 99902-4649 - @institutoesteves
José Elielcio Novaga
Profissional de Educação Física - CREF/MT 0628
Elielcio Academia
Avenida Sothero Silva, 807, Vila Aurora - Rondonópolis/MT 66 3422-5746 | 66 99657-3007
Ana Paula Paim
Psicóloga Clínica - CRP.18/00961
FisioClin
Avenida Sagrada Família, 975 | Vila Aurora Rondonópolis - MT 66 3022-4003 | 66 99996-3888
Rondonópolis
Carla Carolina M. Severiano
Psicologia infantil e adulto - CRP/MT 18 02904 Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 107, Vila Aurora - Rondonópolis - MT 66 99662-6140
Cuiabá
Cirlene Aquino
Psicóloga - CRP-MT 18/04309 Clínica Mental Saúde Av. Padre Anchieta, 1154 Vila Aurora 1 Rondonópolis-MT 66 3022-7171 | 66 9984-8849
Darlleny Yvone Maciel Dantas
Psicologia Infanto-Juvenil - CRP/MT 18/05071 Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615
Eliane Guedes de Castro
Psicóloga - CRP 18/05578
CTR - Clínica de Tratamento Renal Rua das Orquídeas, 399 - Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT 65 3023-2003 | 65 3025-7047 Cuiabá
Erica de Souza Cavalcante Psicóloga - CRP/MT 18/05779 Clínica Emovere Rua 13 de Maio, 1140 - Centro, Rondonópolis/MT 66 3425-0339 66 99674-0705
Juliana Franchi
Psicóloga - CRP/MT 18/01958
Clínica João e Maria
Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139
Márcia Constantino
Psicóloga Clínica - CRP/MT 18/03216
Clínica João e Maria
Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139
Maria Ap. O. Araújo Sodré
Psicóloga - CRP/MT 18/03445
Clínica Emovere
Rua 13 de Maio, 1140 - Centro, Rondonópolis/MT 66 3425-0339 66 99674-0705
Maria Júlia Melo Veronezi
Nutricionista - CRN/1 20650/P
Instituto Animara
Av. Presidente Kennedy, 2286 - Centro - Rondonópolis/MT66 3424-1100 | 66 99221-8448
Oncolog Clínica de Tratamento e Pesquisa em Hematologia e Oncologia LTDA
Av. Miguel Sutil, 8000 Ed. Sta Rosa Tower, 7º andar - sala 701 a 705 - Bairro Sta Rosa - Cuiabá-MT 65 3622-4615 Cuiabá
Neuropsicóloga - CRP/MT 18/02978
Clínica João e Maria
Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139
Rondonópolis
Psicologia adulto e idoso - CRP/MT 18/06075
Clínica João e Maria
Rua Domingos de Lima, 107, Vila Aurora - Rondonópolis - MT 66 99662-6140
Rondonópolis
Renata Sousa
Psicóloga - CRP/MT 18/03618
Clínica João e Maria
Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139
Salatiel Mateus de Sousa
Psicólogo - CRP/MT 18/7077 Clínica Emovere Rua 13 de Maio, 1140 - Centro, Rondonópolis/MT 66 3425-0339 66 99674-0705
Suely Malimpensa
Psicóloga CRP/MT 18/02842 Atendimento 66 99611-0511
Thatiana Ribeiro Borges Carvalho Tavares
Psicóloga | CRP/MT 18/1294 Especialista em Gestalt - Terapia Clínica Beauté Rua Humaitá, 1823 - Vila Birigui, Rondonópolis/MT 66 3421-3154 66 98119-4018
Vládia Bettin
Psicologia familiar, casal e individual - CRP/MT 18/06320 Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 107, Vila Aurora - Rondonópolis - MT 66 99662-6140
Adriane Didyk
Psicomotricidade e Psicomotricidade Relacional Espaço PsicoBrincar R. Dom Pedro II, 1554 - Centro - Rondonópolis/MT 66 3422-1468 @tucaadidyk
Keila Damasceno
Psicopedagoga Clínica - MEC/MT 032 Clínica João e Maria Rua Domingos de Lima, 874, Vila Aurora - Rondonópolis-MT 66 3422-4064 | 66 98402-6139