3 minute read

INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO

AAC 04/SI/2022 - Projetos Conjuntos de Internacionalização

➢ Projeto Conjunto: apresentado por uma entidade (pública ou privada) sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME.

Advertisement

➢ Beneficiários:

❖ Promotores: associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística e outras entidades não empresariais do sistema de I&I

❖ Empresas: PME (obrigatória Certificação on-line em IAPMEI - Página Inicial)

➢ Critérios de Elegibilidade:

❖ Cumprir as disposições do artigo 13.º do Regulamento Geral dos FEEI;

❖ Destaque: Situação líquida positiva (promotores e empresas);

❖ Critérios reportados à data de candidatura;

❖ É responsabilidade do promotor verificar que cada empresa beneficiária cumpre com as condições de elegibilidade.

Incentivos Internacionaliza O

AAC 04/SI/2022 - Projetos Conjuntos de Internacionalização

Condições de Acesso

➢ Contribuir para os objetivos e prioridades do Aviso.

➢ Projetos sustentados por um plano de ação conjunto, nos termos da estrutura definida no n.º 1 do Anexo E do RECI e (…)

✓ (…) que vá de encontro ao esforço de promoção/comunicação internacional definido no âmbito das políticas públicas de internacionalização;

✓ As entidades promotoras devem, previamente à submissão das candidaturas, articular com a AICEP as ações a incluir nos planos de ação conjuntos.

➢ A adesão das empresas participantes é regulada por Acordo de Pré-Adesão, respeitando o disposto no n.º 2 do Anexo E do RECI e a Minuta publicada conjuntamente com o Aviso.

➢ Duração máxima de 24 meses; 2021 utilizado como referência pré-projeto.

➢ Demonstração da natureza incremental do projeto (no caso de entidades promotoras com projetos aprovados ao abrigo do último Aviso para Projetos Conjuntos de Internacionalização).

➢ Ter submetido PTRF relativamente a projetos anteriores, aprovados nos Avisos de 2015 a 2017.

➢ Não incluir as mesmas ações previstas em projetos anteriores aprovados nos Avisos de 2018 a 2021.

➢ Limites de despesa elegível:

✓ Minímo: 25 mil€

✓ Máximo: 10 M€

AAC 04/SI/2022 - Projetos Conjuntos de Internacionalização (resumo)

Portaria n.º 103-A/2023

Internacionalização das PME (apoios individuais)

Âmbito

Aplicação

❖ Pretende-se apostar na qualificação dos modelos de negócio e da oferta produtiva, apoiando as PME na adoção de estratégias de negócio mais avançadas, indutoras de maiores níveis de produtividade, intensificando o uso de fatores imateriais de competitividade que permitam, simultaneamente, reforçar a orientação externa das empresas portuguesas.

❖ Promoção de modelos de negócio orientados para os mercados internacionais, através do desenvolvimento de ações de promoção e marketing internacional e de ações que visem o conhecimento e acesso a novos mercados, incluindo a utilização de canais digitais e privilegiando os mercados/segmentos não tradicionais.

Incentivos Internacionaliza O

Internacionalização das PME (apoios individuais)

Portaria n.º 103-A/2023

Ações Apoiadas

a. conhecimento, prospeção e presença em mercados externos.

b. marketing internacional.

c. presença online e e-commerce.

d. criação e promoção internacional de marcas.

e. inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas.

f. qualidade e certificação específica para os mercados externos.

Beneficiários

PME

Aviso a lançar no último trimestre de 2023

Incentivos

SIAC Internacionalização

Âmbito de Aplicação

❖ Desenvolvimento de um ecossistema favorável à transformação digital das atividades económicas das PME, em linha com o estabelecido na Estratégia Europa Digital;

❖ Aumento do reconhecimento internacional coletivo de bens e serviços produzidos em Portugal e o conhecimento sobre mercados;

❖ Produção e disseminação de informação sobre setores, posicionamento do produto/serviço, mercados e oportunidades de financiamento em áreas estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo e capacitação para a cultura empresarial, nomeadamente através da identificação e sensibilização para os fatores críticos de competitividade.

Beneficiários

Entidades privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com atividades dirigidas às PME, nomeadamente, associações empresariais, câmaras de comércio e indústria e agências de promoção turística, as agências e as entidades públicas, e as entidades não empresariais do sistema de I&I, incluindo instituições do ensino superior.

Apoios

Serviços de Consultoria AICEP

Rede Externa www.portugalexporta.pt

Com delegações em 55 países, a rede externa da AICEP é uma frente avançada de Portugal no mundo. Os nossos delegados oferecem consultoria personalizada sobre os mercados internacionais de interesse para sua empresa.

As empresas recebem um dossier individualizado com informação sobre o ambiente de negócios, potenciais parcerias e outros aspetos relevantes sobre o mercado alvo.

Consultoria

Regulamentar www.portugalexporta.pt

Antes de partir para os mercados externos, é fundamental conhecer aspetos relacionados com o quadro legal, apoios ou entraves à importação, acordos de comércio ou investimento estrangeiro.

A consultoriaAICEP responde, de forma personalizada, às questões sobre estes temas.

Serviços de Consultoria AICEP

Informação

Estatística

Os dados estatísticos são outro ponto essencial numa análise de mercado. Devem ser rigorosos, atuais e adaptados aos objetivos de cada empresa.

Através da consultoria estatística terá acesso a indicadores macroeconómicos, comércio internacional de bens e serviços, investimento direto, receitas de turismo, entre outros.

Consultoria

E-commerce

O comércio eletrónico internacional é, cada vez mais, um caminho para chegar a novos mercados.Através deste serviço terá acesso a um plano de ação personalizado e ao apoio dos especialistasAICEP.

Beneficiar desta consultoria personalizada e especializada na criação ou reforço da estratégia de internacionalização permite melhorar o desempenho nesta área.