5 minute read

Fórum Regional para a Transição Justa do Médio Tejo (Fórum)

Parceiros:

• CCDR Centro (que preside);

Advertisement

• CCDR Lisboa e Vale do Tejo

• Autoridade de Gestão Centro 2020 | Centro 2030

• CIM Médio Tejo

• IAPMEI

• IEFP

• Instituto Politécnico de Tomar

• Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC)

• Parque de Ciência e Tecnologia Tagusvalley,

• Associação Empresarial da Região de Santarém +

• Fundo Ambiental

• ….

Plano Territorial Para Uma Transi O Justa Do M Dio Tejo

1º Avisos de concurso

Ago 2022

Apreciação candidaturas

Mai 2023

Formação profissional de trabalhadores

1º T 2024

Apoio à contratação de trabalhadores

1º Aviso de concurso

Apoio à diversificação económica para uma

Transição Justa no

Médio Tejo –

“INOVAÇÃO PRODUTIVA”

Fev 2023

2º Aviso de concurso

Apoio à diversificação económica para uma

Transição Justa no Médio Tejo –

“INOVAÇÃO PRODUTIVA”

3º T 2023

2º Avisos de concurso

Formação profissional de trabalhadores

Apoio à contratação de trabalhadores

Ponto de situação do Aviso N.º 03/SI/2022 Apoio à diversificação económica para uma Transição Justa no Médio Tejo “INOVAÇÃO

Proposta de decisão:

13 projects; 8 com proposta de aprovação; 3 n sme ; JTF: 18,5M€.

EMI - MODULAR FACADE, LDA

Criação de um pioneiro estabelecimento para projeto, fabrico e comercialização de soluções construtivas eficientes e inovadoras (fachada modular, painel térmico especial e seus acessórios) sob a marca Green Selection, que potenciarão o parque edificado do futuro que atenda a políticas n-ZEB e EPBD.

VEDAMISTO LDA

MICRONIPOL

A Greenfence será a marca representativa dos produtos a produzir na nova unidade industrial de forma totalmente robotizada e cujos processos são desenvolvidos totalmente de forma digital com apoio a sistemas IOT avançados.

A MICRONIPOL visa elevar as suas capacidades de I&D e, consequentemente, aumentar a sua capacidade produtiva por forma a conseguir produzir um novo Polietileno (PE) micronizado, através da reciclagem de materiais poliméricos, direcionados, principalmente, para o setor da rotomoldagem.

JOSÉ

Criação de nova unidade de embalagens de cartão em grandes formatos, tendo como objectivo o fornecimento de cadeias de valor que estão a trocar as embalagens plásticas por embalagens de cartão devidamente certificados no que respeita à sustentabilidade e economia circular

A Medway irá equipar o centro industrial para manutenção e fabrico de locomotivas usufruindo dos meios, recursos humanos e localização da zona Médio Tejo, para que esta sofra o menor impacto económico possível do encerramento da Central Termoelétrica do Pego

O projeto CER visa a criação de uma unidade industrial dedicada, em exclusivo, às energias renováveis para a agricultura e ao transporte de mercadorias pesadas, através de AGV?s elétricos, marcando a viragem na descarbonização da logística de mercadorias e transição energética da agricultura.

MOMSTEELPOR S.A.

MOMSTEELPOR pretende reforçar a sua competitividade pela aposta em sistemas produtivos de alto teor tecnológico para o aumento da produção de PARQUES/CENTRAIS FOTOVOLTAICOS de elevado valor acrescentado e diferenciados da concorrência, com enfoque no incremento das vendas para os mercados externos.

O.J.E. LOGISTICSENTRONCAMENTO, S.A.

Instalação do 1º terminal multimodal da zona, totalmente independente das linhas de navegação, orientado para operações logísticas, incluindo a mov. e consolidação de contentores/caixas-móveis e armazenagem e distribuição de mercadorias, colocando o Entroncamento na frente do comércio internacional

AVIÁRIOS DE SÃO MATIAS - ASM, UNIPESSOAL LDA

A ASM pretende progredir na cadeia de valor pela internalização de processos a jusante, com base em tecnologias inovadoras e sistemas da I4.0, e minimizar a pegada carbónica associada aos seus produtos, designadamente pela aproximação física entre os processos de produção, abate e processamento. AICEP 0,00

O presente projeto, a ser implementado em Vila de Rei, é apresentado por uma sociedade comercial - a LIMFOSER -

LIMFOSER - LIMPEZAS FLORESTAIS

DA SERTÃ, LDA

LIMPEZAS FLORESTAIS DA SERTÃ, LDA, mas assenta numa joint-venture entre esta sociedade e outra do mesmo setor de atividade – a Synerglobal Forest Services, S.A

Com a implementação do presente projeto pretendem criar uma unidade de bio refinaria que visa o desenvolvimento de um sistema combinando uma unidade de extração de óleos essenciais com um aproveitamento dos subprodutos, biomassa florestal residual, para a queima em uma unidade de gaseificação térmica para produzir o gás de síntese.

IAPMEI 0,00 0,00

J.J.M. ESPERANÇA LDA

Dotar a empresa com máquinas e equipamentos de ultima geração capazes da criação de produtos inovadores para o mercado, conjugadas com as tecnologias digitais de controlo da produção.

EPAL-EMPRESA PORTUGUESA DAS AGUAS LIVRES S.A.

O Projeto visa a capacitação e diversificação do estabelecimento existente para a produção on-site de reagentes verdes para desinfeção da água, e hidrogénio verde para valorização em mobilidade sustentável, apoiando a transição climática e energética e conduzindo à criação de postos de trabalho.

NUVENS VIVAZES LDA

Alteração fundamental do processo global de produção visando a criação de valor através do aproveitamento dos resíduos da produção de colchões, tornando a empresa mais ecológica, sustentável, e lucrativa. Investimento em UPAC fotovoltaica para atingir neutralidade energetica

SMARTENERGY PT2036, UNIPESSOAL LDA

O projeto Tagus H2 vai criar uma cadeia de valor de hidrogénio verde, desde a produção de H2 (10 MW, 573 t/ano), a partir de energia solar, à injeção na rede pública de gás natural e uso em mobilidade sustentável. Contribui-se assim para criar valor económico e emprego na região do Médio Tejo.

Do M Dio Tejo

Aviso CENTRO2030-2023-2

Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa

Investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para a progressão na cadeia de valor e, por outro lado, operações que conduzam à diversificação, modernização e reconversão económicas, com foco no reforço e expansão de novas indústrias e novos serviços tecnologicamente avançados, dirigidos à transição climática e energética Investimentos de natureza inovadora que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado valor acrescentado e nível de incorporação nacional, (…), relacionados com: a. A criação de um novo estabelecimento; b. A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento, com contributo para a criação de emprego. c. A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento; d. A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.

Transi O Justa Do M Dio Tejo

Beneficiários:

Não PME. Nos casos em que as Não PME não constam do PTTJ do Médio Tejo, a concessão do apoio fica condicionada à sua inclusão no PTTJ e à aprovação pela Comissão Europeia da respetiva alteração, no âmbito do Programa Centro2030.

Área geográfica abrangida: NUTS III – Médio Tejo

Período de candidaturas: Várias fases até ao final do ano de 2023 (a definir)

Dotação indicativa: 30.000.000,00 €

Taxa máxima de cofinanciamento: 40%

Do M Dio Tejo

Âmbito Setorial:

Operações (…), que visem a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com relevante criação de valor económico para a região alvo ou que contribuam para a cadeia de valor das mesmas (…), com enfoque principal em investimentos produtivos enquadráveis nos setores das Energias Renováveis e Clima (excluindo, projetos de investimento destinados à produção, armazenamento, transporte, distribuição e infraestruturas), dos Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção (produção de material de transporte e logística e metalomecânica) dos Recursos Naturais (incluindo a água, a floresta e o agroalimentar) e Bioeconomia.

Do M Dio Tejo

Condições de financiamento das operações:

Os incentivos a conceder na presente tipologia de intervenção assumem a forma de subvenção, na modalidade de custos reais. A taxa de financiamento das despesas elegíveis, é obtida a partir da soma das parcelas seguintes, até ao limite máximo de 40%:

Taxa Base: 25 p.p.

Majorações: i. «Prioridades de políticas setoriais e ou territoriais»: 5 p.p. pelo cumprimento de cada uma das seguintes prioridades:

•«Políticas setoriais ou regionais relevantes» - para operações orientadas para temáticas com especial relevância para as políticas públicas e sectoriais, transversais e/ou territoriais; ii. «Criação de emprego qualificado»: 5 p.p. a atribuir a operações que gerem 10 ou + postos de trabalho qualificados, (qualificação igual ou superior ao nível 6).

• «Contratação coletiva dinâmica» – para operações de entidades que tenham contratação coletiva dinâmica, considerando-se para o efeito a outorga ou renovação de Instrumento de Regulamentação Coletiva de Trabalho há menos de três anos.