Guia IMS

Page 30

1 Revert Henrique Klumb; Membros do corpo diplomático e seus familiares em frente ao palácio Imperial, Petrópolis, rj, c. 1875 (Coleção Gilberto Ferrez) 2 Victor Frond; A cozinha no campo, 1859 (Coleção Gilberto Ferrez)

gativo em quantidades significativas. As imagens começam então a circular numa escala maior, percorrendo novos circuitos. Klumb publicou, em 1872, um dos primeiros livros de fotografia do Brasil, Doze horas em diligência. Guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora. Também deu aulas de fotografia para a princesa Isabel e ficou conhecido por retratar plantas e aves, temas não muito comuns no trabalho fotográfico daquele período, além de cenas cotidianas da cidade.

O carioca Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), um dos maiores nomes da fotografia brasileira na segunda metade do século xix, deixou um legado único de documentação da cidade de São Paulo entre os anos de 1860 e 1880, quando ainda eram raros os registros urbanos no Brasil. Seu trabalho é comparável ao realizado por Augusto Stahl no Recife e Revert Henry Klumb no Rio de Janeiro. O ims possui o mais extenso e significativo conjunto de fotografias originais de Militão, datadas de 1862. Trata-se do ano em que, recém-chegado à capital paulista como ator da Companhia Dramática Nacional, ele deu início de forma sistemática (como atestam as cerca de 90 fotografias de sua autoria existentes com essa data) ao trabalho seminal que publicaria em 1887 com o nome de Álbum comparativo de vistas da cidade de São Paulo – demonstrando, ao revisitar os mesmos locais mais de 20 anos depois, uma aguda compreensão do valor da fotografia como documento de época. Em excelente estado de conservação, destacam-se nesse conjunto de foto-

32


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.