Livro 01 Clowns

Page 267

FERNANDO Vocês costumam fazer esses ensaios abertos quando o espetáculo está mais acabado ou desde o início vocês trabalham desse jeito? LINDEMBERG Tem uma coisa que a gente gosta de fazer que é, quando está dentro do processo, construir o que eu chamo de “performance do espetáculo”. No Clarices a gente criou o Clarices em chamas, que eram pequenos textos de Clarice que não eram do espetáculo, mas que tinham essa característica de experimentar o ator, no debate que é feito através da dramaturgia, do texto com o público, investigar como os dois reagem. Em Antígona eu acho que a Noite dos deuses também funciona como esse termômetro. Na Noite dos deuses não havia texto utilizado ainda, mas a relação do que a gente queria, os conceitos, os símbolos, enfim, a gente queria testar. É muito interessante experimentar isso e ver como funciona. O personagem Tirésias surgiu dentro disso. Dentro da Noite dos deuses um personagem, um ator que constrói seu deus se apresenta, a gente vê a relação do público e define qual personagem aquele ator vai fazer. Funciona muito dessa maneira, mas ainda é uma novidade pra boa parte da plateia.

FERNANDO Vocês têm uma prática de oficina permanente por conta do Ponto de Cultura, etc. Essas oficinas dialogam com os processos de criação de vocês? LINDEMBERG Com certeza. Na verdade a oficina não é um projeto do Ponto de Cultura, é um projeto nosso porque seria uma bobagem não fazer isso com uma casa desse tamanho. A gente resolveu fazer o que a gente chama de Projeto Acesso. É uma oficina de graça que começou com alunos da rede pública de ensino, mas que, hoje em dia, tem uma galera aí que vem e que nem está mais na rede pública de ensino, mas a gente acha interessante estar estimulando. Aos sábados a gente tem uma coisa chamada Aulão, que é uma aula de investigação, de encontro de pensamento dos atores da companhia em que a gente convida alunos das oficinas para participar. Já convidamos pessoas de outros grupos também. Esse diálogo dos nossos proces-

267


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.