REVISTA PIZZARIA & OUTROS ED.46

Page 1

By Chef Diego WellingtonBelfatto Pizzaria

Atuamos no FOOD SERVICE a mais de cinco anos com a REVISTA O EMPREENDEDOR FOOD SERVICE. Em nova fase estamos trabalhando especificamente os OPERADORES/NEGÓCIOS do Food Service.

As pizzarias, creperias, wraperias, tapiocarias e outros, além dos empresários e profissionais que atuam nesses negócios recebem destaque, atenção e conteúdo diversificado em nossas edições.

Criatividade & Eficiência

Diante dos desafios econômicos enfrentados pelas pizzarias, é notável o esforço incessante para manter os preços estáveis frente aos contínuos aumentos de matérias-primas e insumos. Os obstáculos não se limitam apenas aos custos de produção, mas também à escassez de mão de obra qualificada, encarecendo ainda mais as operações. No entanto, apesar dessas adversidades, o mercado de pizzarias e estabelecimentos similares tem demonstrado resiliência e crescimento em todo o território brasileiro.

A criatividade e a busca por eficiência tornam-se aliadas imprescindíveis nesse cenário desafiador. Muitas pizzarias têm investido em estratégias de otimização de processos, parcerias inteligentes com fornecedores e até mesmo em novas tecnologias para garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes, sem comprometer a saúde financeira do negócio.

É importante reconhecer o valor desses empreendedores que, com determinação e inovação, enfrentam os desafios do mercado. O setor de pizzarias reflete não apenas a paixão dos brasileiros pelas pizzas, mas também a capacidade de adaptação e superação dos empresários frente às adversidades econômicas.

Boa leitura !

Augusto Cezar de Almeida Neto

Diretor Max Foods Multi Negócios

Diretor

Augusto Cezar de Almeida Neto

PARA ANUNCIAR 11.99101-3902

Marketing: marketing@maxfoods.com.br

Publicidade: J.C Antonelli

Circulação: anuncie@maxfoods.com.br

Internet e Mídia Digital: Alan Jordão

Operações: Monica Awada

Direção de arte

Renata B.Almeida

Financeiro: financeiro@panificacaobrasileira.com.br

Apoios

Rio de Janeiro: datafoods@maxfoods.com.br

Nordeste: Alexandre Santana

Eventos premiacoes@maxfoods.com.br

Conselho Editorial

Pery Carvalho

Jumar Pedreira

Jean Carlo Cantizani

Armando Taddei

Wagner Santana

Redação e correspondência

São Paulo: Rua Charles Spencer Chaplin, 315 – conj. 2 – Morumbi – CEP 05642-010

Edições anteriores: ligue 11.99101-3902

Distribuição nacional

Acesso edição digital gratuita issuu.com/maxfoodsrevistas

PRINCIPAIS PRÊMIOS

PRÊMIOS REGIONAIS

Melhores Padarias, Confeitarias, Sorveterias - Padeiros, confeiteiros e Gelatiers.

Revistas da Max Foods Comunicação e Editora

PANIFICAÇÃO BRASILEIRA (padarias, confeitarias, supermercados com padarias, industrias de pães e bolos e correlatos) | MERCADO SORVETEIRO (sorveterias artesanais, semi industriais, industriais e similares) | CONFEITARIA BRASIL (confeitarias artesanais, semi industriais, industriais e similares) | CAFETERIA & CIA (cafeterias, coffee machine e correlatos) | LOJAS DE CONVENIÊNCIAS & EMPÓRIOS (lojas de conveniências, empórios, mercearias, hortifruit e outros) | BARES & CIA (bares, pubs, botecos e outros) | REFEIÇÕES COLETIVAS & CATERING (refeitórios industriais e sociais, catering e silimares) | BUFFET & EVENTOS (buffets, feiras, congressos, inaugurações e etc.) | PASTELARIAS & ROTISSERIA (bimestral - pastelarias, rotisserias e similares) | PIZZARIAS & OUTROS (pizzarias, creperias, tapiocarias, wraperias e outros) | HOTÉIS & RESTAURANTES (hotéis, pousadas, spas, restaurantes e similares) | VIDA PLENA & SAUDÁVEL (saudabilidade, alimentação, nutrição e atividade física).

ACESSE\: foodcenterdigital.com.br

Visite a Pan Brasil Food - sua feira de panificação e food service, Museu da Panificação Brasileira, Vitrine Show, TV Notícias e outras atrações.

POR QUE INVESTIR

NA REVISTA PANIFICAÇÃO BRASILEIRA?

Perfil Editorial!

Reconhecida como a mais completa publicação do mercado de panificação e confeitaria do Brasil.

Público segmentado e qualificado!

Empresários da panificação e confeitaria, distribuidores especializados, diretores, gerentes de vendas e marketing, nutricionistas, fornecedores, engenheiros de alimentos, padeiros, confeiteiros, chefs, consultores, estudantes, formadores de opinião, autoridades e lideranças

Versão on-line!

Todas as edições são disponibilizadas na internet, multiplicando a visitação e visualização dos anúncios.

Comunicação digital!

Com atualizações diária, o site www.panificacaobrasileira.com.br

tem atrações para os anúncios e empresas. Ponto permanente de informações sobre seus produtos e serviços.

Envio de e-flyer!

Com a maior base de e-mails do setor, o serviço de envio de e-flyers é capaz de estimular vendas e atingir amplo público.

Distribuição e cobertura nacional!

Envio direto gratuito e por assinaturas, entidades, distribuidores, empresas do setor de panificação e confeitaria, escolas especializadas, universidades e faculdades, entre outros.

Contatos: augusto@panificacaobrasileira.com.br

antonelli@panificacaobrasileira.com.br

Revista Pizzaria & CIA - 5
Tel.11.99101-3902
Tel.11.99346-8057

Forno Santo produz modelos personaliza-

4 tendências do mercado brasileiro de pizzarias para 2024

Capa : By Chef Diego Wellington - Belfatto Pizzaria

Queijo representa 14% do consumo global lácteo

6 - Revista Pizzaria & CIA sumário
08
26
38 01
Revista Pizzaria & CIA - 7 CIRCUITO DE PALESTRAS QUAIS SÃO OS RISCOS E OPORTUNIDADES PARA O SEU NEGÓCIO? AUGUSTO CEZAR DE ALMEIDA - ESPECIALISTA EM PANIFICAÇÃO, COM 35 ANOS DE ATUAÇÃO NOS PRINCIPAIS GRUPOS MOAGEIROS, SERVIÇOS TÉCNICOS A PADARIAS E INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO, CONSULTORIAS PARA FÁBRICAS DE PRÈ-MISTURAS, MELHORADORES E ADITIVOS PARA PANIFICAÇÃO E AUTOR DE 23 LIVROS. DATAFOODS - LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISAS REALIZADAS PELA ÁREA ESPECIALIZADA DA REVISTA PANIFICAÇÃO BRASILEIRA. INSCREVA-SE JÁ E RECEBA DESCONTOS! Contato: augusto@panificacaobrasileira.com.br O FUTURO DO PÃO FRANCÊS Direcionado a: Modelo - 01 : fornecedores Modelo - 02: in company (fornecedores) Modelo - 03: padarias e correlatos INCLUSO AO FINAL DA PALESTRA TEMPO PARA PERGUNTAS CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO EVENTO ON-LINE

Forno Santo produz modelos personalizados para pizzarias, restaurantes e escolas de gastronomia

Empresa com certificação da AVPN para produção do Forno Napolitano na América Latina vai equipar primeira filial do San Francisco Baking Institute em Curitiba

Instalada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a Forno Santo se especializou na produção de fornos a lenha e gás de alta performance para atender o segmento de food service, oferecendo três modelos produzidos artesanalmente em diferentes tamanhos para atender pizzarias, restaurantes e churrascarias, entre outros formatos de negócio.

Fundada por Márcio Bernardes em 2016, a empresa é a única na América Latina a receber a certificação da AVPN - Associazione Verace Pizza Napoletana que elege chefs e fornecedores capazes de reproduzir a autêntica Pizza Napolitana. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a Pizza Napolitana é feita a partir de uma série de regras que englobam desde a escolha de matérias primas até sua finalização em um forno especial, capaz de atingir e manter a temperatura média de 430ºC em seu lastro (piso do forno), para que seja assada entre 60 e 90

8 - Revista Pizzaria & CIA
Revista Pizzaria & CIA - 9

segundos, conforme os critérios definidos pela AVPN.

“A pizza napolitana precisa ser assada corretamente e muitos fatores devem ser levados em consideração dentro de um forno para isso. Para produzir o Forno Santo Napolitano seguimos a mesma técnica secular de construção de fornos italianos e, com ele, alcançamos reconhecimento internacional equivalente aos grandes nomes mundiais desse mercado”, conta Bernardes.

Seguindo os padrões técnicos napolitanos, o modelo com base feita com Lastro de Biscotto, isolamento térmico de altíssima eficiência para evitar variações de temperatura e frente removível foi escolhido para equipar a primeira filial do San Francisco Baking Institute (SFBI) que será aberta em Curitiba

“O SFBI é uma das escolas de panificação mais renomadas no mundo está se instalando no Brasil com apoio da Moageira S.A, fabricante das farinhas Irati e principal responsável pela escolha do nosso Forno Napolitano para equipar esse projeto que irá revolucionar o setor de panificação no país”, acrescenta o executivo.

Junto com o autêntico Forno Napoletano, a empresa também fabrica dois outros modelos para diferentes aplicações. Um é o Forno Santo Clássico Italiano feito com placas refratárias de alta qualidade para assar pizzas clássicas e outros pratos a uma temperatura média de 350º C no lastro. Com isolamento térmico de alta eficiência, esse modelo não apresenta grandes variações de temperatura e possui acesso frontal com 2 portas, sendo encontrado na maioria das pizzarias.

Já o Forno Artigiano é retangular, feito sob medida, e ideal para restaurantes que querem trabalhar com lenha e fogo. Ele permite muitas personalizações como quantidade de fornalhas, portas, rack interno, paneleiro e até compartimento da fornalha com parrilla, proporcionando diferentes nichos e temperaturas para preparação de pratos variados.

Oferecidos em vários tamanhos, com diâmetros internos entre 0,7m e 1,6m, os Fornos Santo têm capacidade de assar de 2 até 6 pizzas por vez. Á lenha ou gás, são submetidos ao processo de cura na fábrica e fornecidos sobre base metálica com rodízios e cesto de lenha, além de receberem acabamento personalizado com pastilhas, mosaico, pintura ou cimento resinado, conforme a escolha do cliente.

Além de proporcionarem baixo consumo, tanto de lenha quanto gás, e oferecerem essa versatilidade para a operação não parar, os modelos oferecem outros diferenciais como o Sistema de Gás Exclusivo Forno Santo, onde o pizzaiolo ganha 100% do lastro útil, sem perder nenhum espaço, pois o queimador de gás fica instalado na parede lateral do forno lançando a chama em diagonal pela cúpula, o que permite a melhor distribuição

12 - Revista Pizzaria & CIA

do calor.

Atendendo a todas as regiões do país, a Forno Santo está presente em várias pizzarias e restaurante renomados como 430º Gradi, Leggera Pizza Napoletana, A Pizza da Mooca, Evvai, Ella, Maverick, Napoli Centrale, Pizzaria Napoletana Artigiano, Ciao, Baco e Jacaré Vermelho, entre outros estabelecimentos

SOBRE A FORNO SANTO

Instalada em Bragança Paulista, a Forno Santo é a primeira empresa da América Latina a receber selo de certificação da AVPN que atesta condições para produção do verdadeiro forno para pizza napolitana.

Criada pelos irmãos Márcio e Alexandre Bernardes, a empresa é a única fabricante de fornos com esse selo em toda a América Latina. Com esse reconhecimento, o Brasil passou a integrar o grupo de nove fabricantes certificados no mundo, ao lado de empresas internacionais.

Além de consolidar sua presença no mercado de fornos napolitanos, a Forno Santo também fabrica fornos clássicos italianos com temperatura média de 350ºC no lastro.

5 dicas dicas para evitar prejuízos em bares, restaurantes e pizzarias

Especialista do segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL) dá dicas para ajudar os pequenos negócios

Em São Paulo, os bares e restaurantes foram liberados para abertura gradativa a partir de 6 de julho. Mas, para retomada efetiva do setor, são necessárias diversas medidas. Em recente levantamento do instituto brasileiro de pesquisa Hibou, 58% dos brasileiros só irão a restaurantes sem aglomeração e 79,5% consideram condicional o uso de máscaras por toda a equipe de atendimento dos locais e serviços.

De acordo com a Ana Paula Coelho, CEO da Monte Carlo Alimentos (http://www.montecarloalimentos.com.br/) - distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor food service - manter a organização do pequeno negócio ajuda a diminuir os prejuízos. "Pequenos e médios comércios que não realizam um controle de estoque eficaz podem sofrer impactos nas vendas e na produtividade do negócio", afirma.

A especialista listou 4 dicas importantes para ajudar comerciantes na organização do seu estabelecimento:

1. Controle o estoque do estabelecimento

Com a atual mudança de comportamento do consumidor, o ideal é diminuir a capacidade do estoque em relação ao período anterior ao coronavírus. O organização do estoque demanda cautela e pode alterar o custo desse estabelecimento. O local onde os alimentos são armazenados tem influência direta sobre a sua qualidade e durabilidade. Locais com alta incidência solar e infiltrações, por exemplo, aceleram o apodrecimento e o surgimento de mofo em frutas e legumes. Vale a pena investir em um espaço adequado para não ter perdas de insumos ou problemas com a vigilância sanitária. Ele não deve ter problemas estruturais, como rachaduras, alta incidência de raios solares, nem ser muito úmido. Todos esses fatores diminuem consideravelmente a sua vida útil.

2. Garanta serviços futuros

Revista Pizzaria & CIA - 15 Promoção e Organização: Canal de Conteúdo Oficial: Parceiro Estratégico: filiado à: União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios Garanta o seu ingresso www. fispalfoodservice .com.br Celebre conosco 40 anos de sucesso! Participe da edição especial do maior evento do setor food service da América do Sul e transforme o seu negócio. UTILIZE O CUPOM MAXFOOD100 E TENHA 100% DE DESCONTO QUE TRANSFORMAM VIDAS.

Use a criatividade para gerar caixa. Receber antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que você precisa aumentar seu capital. Construir uma estratégia de voucher, cartão-presente e até cartão fidelidade pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas criativas de chamar atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura.

3. Continue vendendo por meio de delivery

Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitas pessoas não se sentem seguras em frequentar esse tipo de espaço público. Por isso, as entregas são fundamentais para garantir o atendimento daqueles que ainda vão preferir pedir comida de casa. Também é importante ficar atento às embalagens e ao tipo de alimento ou produto que será enviado. O cliente espera em casa a mesma experiência que passaria ao comer no restaurante.

4. Use a tecnologia a seu favor

Invista em tecnologias que agilizam processos e libere seu tempo para dedicar a outras atividades. Com a Monte Carlo é possível melhores negociações com os fornecedores, sofrendo menos interrupções no dia a dia. A distribuidora possui um canal de vendas na internet que

Revista Pizzaria & CIA - 17

ajuda a aumentar as possibilidades de compra dos bares, pizzarias e restaurantes. É possível escolher entre enviar uma mensagem do próprio celular, ser atendido pelos consultores ou comprar produtos a qualquer hora do dia por uma plataforma B2B.

5. Renegocie os custos do estabelecimento

É possível, por exemplo, pedir a isenção das cobranças estatais como água e luz. Também é importante buscar negociar as dívidas, procure por concessões de crédito e principalmente renegocie seus custos fixos como o aluguel de imóvel e máquinas.

Sobre a Monte Carlo Alimentos

Desde 1994 no mercado, a Monte Carlo (http://www.montecarloalimentos.com.br/), - atacadista focada em pequenos negócios do setor food service - distribui os insumos e matérias-primas necessários aos operadores da cadeia de alimentação fora do lar. Por meio do Whatsapp, consultoria especializada e e-commerce B2B, a Monte Carlo oferece mais de 800 produtos com entregas na capital paulista, Grande São Paulo, cidades do litoral sul e regiões até 200 km de distância.

18 - Revista Pizzaria & CIA
Revista Pizzaria & CIA - 19 TV PANIFICAÇÃO BRASILEIRA COM VOCÊ TODOS OS DIAS, EM TODOS OS LUGARES Acesse: youtube/tvpanificacaobrasileira.com INSCREVA-SE

Chef Diego Wellington inaugura Belfatto Pizzaria com cardápio recheado de redondas napoletanas

Margherita Verace, Carbonara, Italianinha, Brie com Geleia de Pimenta e a exclusiva Belfatto são algumas atrações da casa que atende via delivery a Zona Sul paulista

Autênticas pizzas napoletanas, com bordas infladas e crocantes, feitas com massa de longa fermentação e cobertas com ingredientes rigorosamente selecionados pelo Chef Diego Wellington são as atrações que Belfatto Pizzaria oferece aos moradores da Zona Sul de São Paulo. Instalada no Campo Belo, a casa acabou de abrir as portas com a proposta de oferecer

20 - Revista Pizzaria & CIA

redondas tradicionais e versões criadas pelo Chef Diego Wellington que diariamente coloca as mãos na massa para garantir a qualidade das delícias que saem fumegantes do forno. No ano passado, o pizzaiolo ficou entre os três primeiros colocados da etapa Selections São Paulo e em abril irá disputar o Campionato Mondiale Della Pizza em Parma, na Itália.

Além de assinar clássicas como a Margherita Verace (R$ 50,00), feita com muçarela de búfala, manjericão e um toque de azeite, a Calabresa (R$ 50,00), que leva linguiça artesanal, muçarela e cebola roxa e a Marinara (R$ 38,00) coberta com o exclusivo molho italiano do chef, um toque de alho e folhas de manjericão, Diego oferece exclusividades como a Belfatto (R$ 59,00), onde massa com molho italiano, leva muçarela Roni, fatias de Copa Lombo, tomates confitados e cebola roxa caramelizada (R$ 59,00).

Outros destaques criados pelo chef são a saborosa Italianinha que vem com muçarela Roni, linguiça artesanal fresca e creme de gorgonzola (R$ 55,00), a Carbonara (R$ 55,00) que nessa versão vem com molho branco, bacon, gema e parmesão, finalizada com uma pitada de pimenta, e a Pepperoni Speciale (R$ 55,00) que combina o embutido apimentado com muçarela Roni e creme de gorgonzola.

Para quem quer uma versão vegetariana, a Funghi (R$ 58,00) é perfeita. Com molho pellati e muçarela, ela é coberta com um perfumado mix de cogumelos temperados com manteiga artesanal. Outras sugestões para quem aprecia sabores acridoces são pizza de Bacon com Geleia de Morango (R$ 55,00) que vem com muçarela Roni, provolone, fatias de bacon crocante, com um toque de geleia da fruta e a Brie com Geleia de Pimenta (R$ 62,00) que traz a combinação irresistível desse queijo cremoso e suave com a picância adocicada da pimenta.

Para finalizar, a pizza de Nutella da casa traz o famoso creme de avelã, creme de leite e cobertura de chocolate branco (R$ 55,00) para ficar ainda mais irresistível.

A Belfatto Pizzaria fica na Rua Assis Brasil, 100, no Campo Belo, abre de terça à domingo, das 18h às 23h e atende principalmente via delivery pelo WhatsApp 11 91083-9633.

Pepperoni Speciale
24 - Revista Pizzaria & CIA
Chef Diego Wellington

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

Segundo pesquisa, queijo representa 10% dos derivados de leite consumidos no Brasil

De acordo com a FIL/IDF (2020) o queijo é um dos derivados lácteos mais consumidos no mundo, representando 14% do consumo global lácteo. No Brasil, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a iguaria representa quase 10% dos derivados de leite consumidos no país. Neste cenário, a Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, revela uma receita de dar água na boca: 4 Queijos! Confira:

Responsável pela receita: Gabriel Farrel, fundador e CEO da Borda & Lenha

Tempo de preparo: 1h10

Rendimento: 2 pizzas grandes (aproximadamente 16 fatias)

Ingredientes da Massa:

300g de farinha de trigo

7g de fermento biológico seco

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de açúcar

200ml de água morna

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Ingredientes do Recheio:

200g de queijo muçarela ralado

200g de queijo parmesão ralado

200g de queijo gorgonzola ou roquefort

200g de queijo provolone ou outro queijo de sua preferência

Orégano a gosto

Molho de tomate a gosto

Modo de preparo da massa:

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o sal e o açúcar.

28 - Revista Pizzaria & CIA

Adicione a água morna e o azeite de oliva, mexa bem até formar uma massa homogênea. Depois, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 5-7 minutos, até que fique lisa e elástica.

Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar em um local morno por aproximadamente 30 minutos, ou até dobrar de volume.

Preparo do recheio: Enquanto a massa descansa, prepare os ingredientes do recheio. Em uma tigela, misture os queijos muçarela, parmesão, gorgonzola (ou roquefort) e provolone. Reserve o recheio até a hora da montagem.

Montagem da pizza: Preaqueça o forno a 220°C e após o descanso da massa, divida-a ao meio. Abra cada metade em formato circular, formando discos de pizza, transfira um dos discos para uma assadeira ou pedra de pizza e espalhe uma camada fina de molho de tomate sobre a massa. Depois, distribua uniformemente a mistura de queijos sobre o molho de tomate e polvilhe orégano por cima. Em seguida, repita o processo com o outro disco de massa, formando outra pizza. Leve as pizzas ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 15-20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e os queijos estejam derretidos e borbulhantes.

Sobre Borda & Lenha

Fundada em 2016, no Rio de Janeiro (RJ), pelo empreendedor Gabriel Farrel, a Borda & Lenha é a primeira rede fast-pizza do Brasil. Com o objetivo de personalizar a experiência do cliente, com qualidade, sabor e preço acessível, a franquia oferece dois tipos de pizzas. Uma é feita com massa artesanal, mais aerada e com bordas volumosas, enquanto a outra é feita com uma massa fina e crocante.

A Borda & Lenha também permite a seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. No franchising desde 2019, a rede conta com 50 unidades em operação em todo o território brasileiro e pretende chegar a 100 unidades em 2024.

Palestrante

EVENTO ON-LINE

Circuito Fechado (Não visíveis as outras empresas)

VAGAS LIMITADAS: 10 EMPRESAS Certificado

DESCUBRA O FUTURO DAS PADARIAS NO BRASIL

Com a evolução na panificação, é essencial liderar a adptação.

O futuro das padarias requer não apenas inovação tecnológica, mas também a capacidade de empresários prosperarem no novo cenário.

Sob o tema “O FUTURO DAS PADARIAS NO BRASIL”, participar do evento é uma oportunidade exclusiva de obter conhecimento, dados, informações, estratégias inovadoras e insight cruciais para o sucesso futuro de sua empresa

Contato/Informações: augusto@panificacaobrasileira.com.br 11.99101-3902

32 - Revista Pizzaria & CIA O FUTURO
PADARIAS
BRASIL O FUTURO
PADARIAS NO BRASIL
DAS
NO
DAS
DE ALMEIDA
AUGUSTO CEZAR
Revista Pizzaria & CIA - 33
34 - Revista Pizzaria & CIA

4 tendências do mercado brasileiro de pizzarias para 2024

Gabriel Farrel, CEO da Borda & Lenha, aponta atendimento premium, experiências diferenciadas, cardápios inovadores e tecnologia como tendências no segmento

De acordo com um estudo da Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil, o mercado brasileiro de pizzaria teve um crescimento de 499% nos últimos dez anos, registrando um total de 70.839 empreendimentos. Segundo a associação, diariamente são produzidas 3,8 milhões de pizzas em todo o país, com uma média de produção de 2.630 unidades por minuto. Gabriel Farrel, fundador da Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, acredita que apesar dos grandes números apresentados, o segmento de pizzarias ainda tende a crescer muito nos próximos anos.

“Atualmente, as pessoas priorizam ter tempo de qualidade com as pessoas amadas e, ao mesmo passo, estão com cada vez menos tempo para fazer tarefas como cozinhar ou ir ao supermercado. A soma desses fatores impacta positivamente o potencial de delivery de pizzas, que são sempre uma opção rápida, prática e saborosa para receber amigos e familiares”, explica Farrel.

Neste cenário, o fundador da Borda & Lenha destaca quatro tendências do mercado brasileiro de pizzas para 2024. Confira:

Atendimento premium

Segundo a pesquisa Zendesk Customer Experience Trend 2023, 70% dos clientes gastam mais com marcas que oferecem uma jornada integrada, fluída e personalizada. Tendo isso em vista, Farrel afirma que o atendimento premium será o destaque entre os concorrentes. “Os consumidores estão mais exigentes e no mercado de pizzarias, o atendimento premium será o grande diferencial procurado, por isso, é importante demonstrar que o produto foi produzido pensando exclusivamente naquele cliente. Na Borda & Lenha, por exemplo, operamos com o modelo “monte sua pizza”, em que o cliente pode selecionar o sabor e montar a própria pizza a partir de mais de 25 toppings”, comenta.

Experiências diferenciadas

De acordo com o estudo Anuário do Gestor: CX Trends 2023, elaborado pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, 87% dos consumidores dão preferência por comprar de marcas que oferecem uma boa experiência. Neste aspecto, Farrel acredita que as pizzarias terão que criar vivências memoráveis. “Para inovar, se destacar e proporcionar experiências singulares, creio que as pizzarias podem investir em ações como parcerias com chefs convidados, de-

38 - Revista Pizzaria & CIA

safios de comer certa quantidade de pizza em determinado tempo, serviços por assinatura, brindes surpresa e embalagens de entrega criativas e personalizadas”, exemplifica o executivo.

Cardápios inovadores

Segundo Farrel, um cardápio único também será fundamental para chamar a atenção em meio à concorrência e, para isso, tem a solução: “Estar sempre disposto a experimentar novos sabores, ingredientes e estilos de pizza”. Além disso, o executivo recomenda o acompanhamento de tendências alimentares como pizzas vegetarianas e veganas, ingredientes orgânicos, e pizzas de inspiração étnica, que são uma ótima oportunidade para inovar o cardápio e proporcionar produtos únicos no mercado. “Outro fator que pode ajudar na composição de um cardápio diferenciado é disponibilizar opções sazonais que aproveitem ingredientes frescos e da estação”, indica.

Uso de tecnologia

Conforme a pesquisa Tendências em Tecnologia, efetuada pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, 85% das empresas ampliaram os investimentos em TI durante a pandemia da Covid-19 e 3 em cada 4 corporações incluíram o segmento em discussões de negócios. Neste cenário, Farrel destaca que a tendência de implementar cada vez mais tecnologia nos negócios, também vale para o mercado de pizzarias. “A capacidade de abraçar a

tecnologia continuará sendo fundamental para o sucesso da indústria de alimentos e restaurantes. No mercado de pizzarias, o recurso pode melhorar a experiência do consumidor de diversas formas: no rastreamento de pedidos em tempo real, pagamento online, avaliações e feedbacks online e integração com redes sociais”, finaliza Farrel.

Sobre Borda & Lenha

Fundada em 2016, no Rio de Janeiro (RJ), pelo empreendedor Gabriel Farrel, a Borda & Lenha é a primeira rede fast-pizza do Brasil. Com o objetivo de personalizar a experiência do cliente, com qualidade, sabor e preço acessível, a franquia oferece dois tipos de pizzas. Uma é feita com massa artesanal, mais aerada e com bordas volumosas, enquanto a outra é feita com uma massa fina e crocante. A Borda & Lenha também permite a seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. No franchising desde 2019, a rede conta com 46 unidades em operação em todo o território brasileiro e pretende chegar a 100 unidades em 2024.

44 - Revista Pizzaria & CIA

SOLUÇÕES para o dia a dia de empresas e pessoas

Atitudes e estratégias que fazem resultados

MISSÃO

A THINK RESULTS

Com o mundo em constante mudança e atualização frente aos desafios pessoais e profissionais, nossa missão é ser o meio condutor para que as pessoas encontrem harmonia entre sua vida profissional e pessoal, mantendo equilibradas suas atividades no trabalho e sua presença ao lado da família e amigos, sempre alinhando com seus resultados.

VOCÊ

Planejamento estratégico, Finanças, tributação fiscal e apoio juridíco, Produtividade - melhoria de processos e motivação do trabalho (individual ou equipe), Comunicação e Marketing.

VISÃO

Apoiar empresas e pessoas para que encontrem um meio equilibrado de alcançar seus resultados.

VALORES

Integridade, lealdade e honestidade.

Revista Pizzaria & CIA - 45

PRÊMIO MELHORES PADARIAS DO BRASIL 2024

A premiação mais valorizaDA da Panificação Brasileira

•CONSUMIDORES indicam três marcas de produtos que compra na padaria indicada.

•padarias indicam três fornecedores de produtos / serviços.

•fornecedores indicam as melhores padarias em suas áres de atuação.

ORGANIZAÇÃO

INSCRIÇÕES A PARTIR MÍDIAS

DE MAIO

lançamento

48 - Revista Pizzaria & CIA
Revista Pizzaria & CIA - 49

Pancetta e milho: a nova pizza de fermentação natural do Figurate

Chef inova e novo sabor de pizza promete surpreender até os paladares mais exigentes

O chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food, de Curitiba (PR), busca inovar e elevar a experiência gastronômica da capital paranaense com o lançamento de sua mais recente criação culinária: a pizza de pancetta e milho, preparada com fermentação natural e farinha orgânica.

“A pancetta é um tipo de carne de porco curada, que tem suas raízes na tradição culinária italiana. Possui uma textura marmorizada e sabor intensamente aromático”, explica o chef Henrique.

O processo de cura da pancetta envolve o uso de sal, ervas e especiarias, resultando em um sabor característico. A carne é esfregada em temperos antes de ser enrolada e amarrada. “Essa técnica de cura confere à pancetta suas características únicas”, frisa o chef.

A base de fermentação natural, cuidadosamente preparada, serve como tela para a rica mistura de ingredientes escolhidos a dedo. O molho de tomate fresco, o queijo, o milho fresco refogado e a pancetta curada se unem em uma combinação culinária que desperta os sentidos para o novo.

“A pancetta foi a pitada de ousadia que minha pizza precisava. Ela adiciona uma camada irresistível de sabor e aroma, fiquei muito satisfeito com o resultado”, destaca o chef.

Em todos os seus trabalhos, Henrique opta pela massa de fermentação natural com farinha orgânica. “Essa abordagem tradicional não apenas aprimora o sabor da pizza, mas também a torna mais leve, saborosa e fácil de digerir”, explica. Em tamanho especial de 28 cm de diâmetro, a nova pizza sai a R$ 56 e serve seis fatias. Já está sendo servida no Carmel Gastrobar, que abriga a cozinha do Figurate, na Rua Dep. Carneiro de Campos, 159, Hugo Lange. O chef também atende no delivery e para retirada no local.

Introdução

A Segunda Guerra Mundial teve um impacto significativo na vida das pessoas em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Uma das áreas em que as mudanças foram mais evidentes foi na produção e abastecimento de alimentos, especialmente no setor de panificação. Neste texto, exploraremos a contribuição das padarias, donos, padeiros e com destaque para as mulheres brasileiras na produção de pão durante esse período tumultuado, destacando como desempenharam um papel crucial na manutenção da produção de pão.

Restrições que foram não só através da

Pães e Padarias do Brasil em tempos de Guerra – a panificação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial

Autor: Augusto Cezar de Almeida Neto

Mensalmente vamos trazer uma parte da história inédita do período que as padarias brasileiras atravessaram nos anos de 1939 a 1945. E com ênfase nos anos em que o Brasil já estava fazendo parte do bloco dos aliados.

Muitas informações e curiosidades serão mostradas a cada edição !

falta de matérias primas, mas de intervenções do Governo, no intuito de ter controle sobre o cenário de momento e das perspectivas de acirramento da Guerra.

Antes de entrarmos nas contribuições desses personagens, é importante entender o contexto em que o Brasil se encontrava durante a Segunda Guerra Mundial. O país experimentou uma série de desafios, incluindo a escassez de recursos e a necessidade de apoiar os esforços de guerra dos Aliados.

O pão como alimento essencial, há séculos, figurado como um pilar na alimentação de diversas culturas ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente.

52 - Revista Pizzaria & CIA
Revista Pizzaria & CIA - 53
Conheça ChocoSkimo, a cobertura Skimo sabor Chocolate para sorvetes, da Alibra!

A importância deste alimento milenar foi particularmente realçada durante o período tumultuado da Segunda Guerra Mundial, quando sua acessibilidade e o seu valor nutricional se tornaram cruciais em meio a escassez e dificuldades alimentares e econômicas.

No auge da guerra, o pão emergiu não apenas como um mero componente da dieta brasileira, mas como um símbolo de resistência e sobrevivência. O contexto do pão, nesse período, ganha contornos mais amplos e significativos, se entrelaçando com aspectos sociais, econômicos e culturais que merecem ser detalhadamente explorados.

Um desses aspectos é o papel central das padarias. Tradicionalmente, elas não eram apenas pontos de venda, mas espaços de socialização, onde a comunidade se reunia. Durante a guerra, esses estabelecimentos se transformaram em verdadeiros centros de informação e encontro, onde as notícias eram tão procuradas quanto o próprio pão. Essa dinâmica reforçou o papel social das padarias, tornando-as essenciais não apenas para a alimentação, mas para a manutenção do tecido social em tempos difíceis.

Além disso, os donos de padarias enfrentavam desafios significativos relacionados à escassez de matéria-prima.

A guerra impactou diretamente a cadeia de suprimentos, dificultando a obtenção

de ingredientes essenciais como farinha de trigo, fermento e outros insumos. Esta situação levou a uma série de adaptações, onde a criatividade e a resiliência se mostraram fundamentais para a continuidade dos negócios e o fornecimento de pão à população.

A situação dos profissionais da panificação, especialmente os padeiros, também merece destaque. Durante a guerra, esses trabalhadores não apenas lutaram para manter a qualidade e a produção do pão em meio a adversidades, mas também se tornaram figuras chave na manutenção do moral e da esperança das comunidades. Suas histórias refletem a luta e a perseverança de um ofício que se tornou uma linha de frente inesperada no contexto bélico. Esses elementos, junto a outros que serão explorados ao longo deste livro, lançam luz sobre a complexidade e a riqueza do papel do pão na sociedade brasileira durante um dos períodos mais desafiadores da história moderna. Através de uma análise detalhada e humanizada, buscaremos compreender não apenas a importância nutricional deste alimento, mas também seu impacto cultural, social e econômico no Brasil durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Este texto ampliado busca contextualizar o pão não apenas como um alimento, mas como um elemento integrante e influente na vida social, econômica e cultural do Brasil durante um período marcado por grandes desafios.

54 - Revista Pizzaria & CIA

A destacada participação das mulheres brasileiras na produção de pão caseira e nas padarias, mesmo sem terem o destaque, pois os homens dominavam as operações e mesmo o controle das padarias. Viaviamos um período machistas e dominador por parte dos homens. Assunto esse que trataremos em outro livro a ser lançado em breve. Através de várias fontes históricas e especializadas, mostramos no nosso livro "A História da Panificação Brasileira", as mulheres desempenharam um papel desde a produção até a venda de pães no decorrer da história brasileira.

Voltando ao livro que será lançado, os estudos desse novo livro levaremos em conta as contribuições das mulheres nas padarias.

Esse material se encaixa bem nesse período de evolução da sociedade brasileira, onde as mulheres ainda não tinham alcançado direitos elementares. A II Guerra foi catalizado mundo a fora de transformações, aqui bem pouco aconteceu.

As diferentes formas em que as mulheres contribuíram para a produção de pão, desde o trabalho nas padarias até a produção caseira foi um fato, contudo, não foi dado relevancia a essas mulheres.

As mudanças nas dinâmicas sociais com a participação das mulheres na produção das fabricas se somando ao “es-

forço de guerra” foi um passo importante. Mas, nas padarias isso não foi dado destaque, apesar disso o fornecimento do pão do dia a dia da população teve um impacto nas dinâmicas sociais da época. E de alguma forma podemos explorar como isso afetou as percepções de gênero e o papel das mulheres na sociedade.

Fizemos inúmeras pesquisas por referências bibliográficas úteis no aprofundamento da pesquisa sobre o a produção de pães, o funcionamento das padarias e até o comportamento dos consumidores é parte do grande esforço elaborar esse livro.

Finalizo destacando a já distante Segunda Guerra Mundial tudo que trouxe de desafios significativos para a produção de pão, mas não esquecendo das pessoas, como os donos de padarias, padeiros, consumidores, fornecedores, onde cada um desempenhou um papel fundamental na manutenção desse setor vital. O trabalho nas padarias contribuiu para garantir que o pão continuasse a ser um alimento essencial para a população brasileira durante um período de escassez e mudanças sociais.

A história desse período traz “manchas” que são pouco destacadas como a perseguição aos donos e estabelecimento de imigrantes de países como: Alemanha, Itália, Espanha e Japão.

Revista Pizzaria & CIA - 55

Conhecida como a pizzaria mais premiada do ABC Paulista, PizzaMania completa 30 anos

Foi em fevereiro de 1994 que o empresário Fábio Damas decidiu inaugurar no bairro Mauá, na região de São Caetano do Sul, município que compõe o Grande ABC Paulista, a PizzaMania. A pizzaria foi aberta justamente no período em que o delivery ganhava força no Brasiljá que ter um aparelho telefônico em casa se tornou algo mais acessível - o que impulsionou e ajudou na popularização do estabelecimento na região do ABC.

A ideia de criar a pizzaria surgiu na época em que o empresário trabalhava em um escritório de contabilidade.

O local era especializado em atender restaurantes, pizzarias e postos de gasolina, e por ele acompanhar de perto esses estabelecimentos, surgiu a ideia de montar a sua própria pizzaria em São Caetano.

Com um cardápio democrático que inclui opções light e gourmet e um espaço aconchegante, tradicional e localizado em um local residencial, a PizzaMania decidiu preparar diversas promoções e novidades para comemorar os seus 30 anos, como por exemplo, incluir no cardápio opções sem glúten e vegana. “Como nós temos um contato próximo com os nossos clientes, nós constatamos que ambas as opções eram uma demanda deles, então decidimos atender os pedidos e lançamos essas novidades justamente no nosso aniversário de 30 anos”, declara Damas.

Hoje a PizzaMania é conhecida como a pizzaria mais premiada do ABC. No total, o estabelecimento já conquistou três vezes o primeiro lugar na Copa Brasileira de Pizzarias na Etapa São Paulo – Interior.

O último prêmio foi conquistado com a Pizza Funzionalle, feita com molho de tomate, queijo cottage, filé de corvina desfiada e temperada, rúcula, tomate seco picado, castanha do Pará picada, orégano e azeitonas pretas.

“Temos muito orgulho de testemunharmos a ascensão do ABC como um dos pontos mais renomados quando se fala na gastronomia em São Paulo e de fazermos parte dessa trajetória. Nosso objetivo sempre foi oferecer pizzas de qualidade feitas com ingredientes selecionados”, explica Damas.

A empresa também conquistou o título de vice-campeã na II edição da Copa, além de dois prêmios Top Qualidade Brasil entregues pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP).

“Olha para trás e ver que já se passaram 30 anos de muitas histórias, conquistas e desafios, é algo que nos surpreende, e nossa expectativa é continuar apostando na tradição e na inovação para continuar sendo reconhecidos como uma pizzaria que fez e faz história na região do abc”, finaliza Damas.

56 - Revista Pizzaria & CIA
Revista Pizzaria & CIA - 57

Serviço

PizzaMania

Endereço

Rua João Dagostini, 150 - Mauá, São Caetano do Sul - SP, 09580-610

Telefones: 11 4231-1851 | 11 96827-0790

Sobre a PizzaMania

Localizada em São Caetano do Sul, a PizzaMania está no mesmo bairro - (Mauá) - há 30 anos, em um local residencial. Considerada uma das melhores pizzarias do Brasil, possui um vasto cardápio, inclusive com opções light e gourmet. Com um atendimento diferenciado, os clientes que frequentam a Pizzaria PizzaMania contemplam além de sabores de pizzas tradicionais, Pizzas exclusivas e de sabores únicos desenvolvidos pelo premiado "Mestre Pizzeiro" e empresário Fabio Damas.

ndo de possibilidades ndo de possibilidades ua panificadora. ua panificadora.

Conheça o Datapão Conheça o Datapão

O software mais premiado no setor de O software mais premiado no setor de panificação dos últimos anos. panificação dos últimos anos.

Sistemas Sistemas de Gestão de Gestão

58 - Revista Pizzaria & CIA
Autoatendimento Autoatendimento Cardápio Digital Cardápio Digital em Tablets em Tablets Aplicativos Aplicativos Automação Comercial Automação Comercial
w w w d a t a p a o c o m b r w w w d a t a p a o c o m b r @ b m i n f o r m a t i c a o f i c i a l @ b m i f o r m a t i a o f i c i a l F o n e : ( 8 1 ) 3 1 2 6 - 2 0 5 0 F o n e : ( 8 1 ) 3 1 2 6 - 2 0 5 0
60 - Revista Pizzaria & CIA https://xamegobom.com.br
Revista Pizzaria & CIA - 61

E Q U I P A M E N T O S

P A R A S E U

N E G Ó C I O D E

A L I M E N T A Ç Ã O !

C o z i n h a s i n d u s t r i a i s , b u f f e t s ,

p a d a r i a s , r e s t a u r a n t e s , b a r e s

h o t é i s e o u t r o s .

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.