
5 minute read
Campanha Panetone - Hora de agir
CAMPANHA DE PANETONES - HORA DE AGIR -
Ainda dá para tempo preparar a campanha de panetones na sua padaria.
Advertisement
COMO SE DIZ: “O TEMPO VOA”.
São muitos detalhes, com clientes mais exigentes e o mercado mais competitivo.... mas, dá tempo. O caminho da “criatividade e qualidade” é a ordem da vez na organização da campanha - 2021. Considerando que a sua loja já produz panetones todos os anos, uma primeira preocupação para a nova campanha deve ser o ambiente e a exposição dos produtos. Ainda dá tempo pequenos ajustes no espaço e ou a compra de expositores e vitrines.
RECURSOS PARA A CAMPANHA DE PANETONES
Quando da campanha, o trabalho de expor os produtos e serviços precisam ter um entorno e ambiente atrativo. O espaço deve ser eficiente, envolvendo totalmente a marca, produto, serviços, conceitos aplicados a campanha. Provavelmente, a releitura do ambiente existente faz com que a valorização do conceito proposto na campanha seja percebido pelos consumidores. Perceber e solucionar as necessidades do local para atingir o máximo proposto na campanha de marketing é muitas vezes viabilizado pelo uso de recursos simples, materiais e estratégicos. O resultado dará retorno financeiro positivo para a campanha, pela garantia do correto posicionamento de conceito da campanha, com marca, produto e serviços que lhe compõem. Isso é viável pelo ambiente da empresa e sua efetivação no ponto-devenda.
HOLOFOTES DO SUCESSO
Um ponto que é pouco valorizado e ajuda muito em uma campanha é a “luz”. Os holofotes devem estar direcionados para os

produtos da campanha e para os materiais de apoio. A melhor luz para cada caso deve ser estudada, um bom vitrinista pode ajudar com a definição das fontes de luz e cor a serem definidas na escolha das luminárias. É desagradável um ambiente onde não se pode perceber sua beleza, não se vê os atributos dos produtos, ou ainda não se consegue ler um rótulo de um produto, tal é a falta de iluminação. Com certeza, tal ambiente causa uma péssima impressão ao consumidor atento. O contrário também é verdadeiro, pois muitas vezes o excesso de iluminação prejudica a leitura dos atributos do produto. Equilibrar usando luminárias adequadas é parte do estudo e aplicação do design que ajuda a vender. A atenção com as vitrines e expositores deve ser transformada em um permanente convite ao cliente. Ter uma vitrine clara que se percebe o que é vendido com mensagens direta e objetiva como os de uma promoção, de uma novidade, de algo que é exclusivo, são medidas importantes.
ILUMINAÇÃO E CORES
A iluminação (1) deve se harmonizar com a promoção, pois ela influencia no ânimo do consumidor que, ao sentir o ambiente pesado, compra menos e afeta o resultado do negócio. Cores que distraem ou chocam, desviam a atenção do cliente é um risco. As cores devem dar personalidade ao ambiente. O processo de desenvolvimento de design de um ambiente quer seja a área comercial de uma padaria, loja de conveniência, empório, supermercado, envolve um programa de necessidades bem complexo. Partir do entendimento da campanha, com os produtos que a compõe, por exemplo, é um exercício, pois esta visa um fim – vendas com lucratividade. Para isso, expor o conceito da campanha, marca e seus produtos é o desafio. Deve existir uma integração grande com os clientes, pois ele é o alvo principal. Tudo tem que estar muito harmônico. Trabalhar com produtos que atendem tendências como os panetones e correlatos é bastante difícil, pois existem necessidades de alteração para atender um novo produto em lançamento, por exemplo, um panetone com recheios amazônicos. Algumas vezes também é necessário tirar algum produto que não está alinhado e possa prejudicar a campanha. Mesmo sendo muito completo, ele tem que ter flexibilidade para atender as necessidades de atualização durante o processo da campanha. O ambiente sempre precisa atender distintas necessidades como: recepção externa que controla a entrada garantindo a qualidade do público visitante; o receptivo que precisa receber o cliente à entrada, garantindo a qualidade do público; as áreas de apoio com copa, sala, depósitos para reposição rápida. Por fim, os cuidados com os espaços de exposição de produtos.
EXPOSIÇÃO
Os produtos são expostos conforme tipos e marcas se organizam para facilitar a vida do consumidor. Isso resulta em torno de “x” metros quadrados usados para esse fim. (1) Almeida, Augusto Cezar – Marketing na Panificação
Toda esta exposição precisa estar integrada para que realmente o conceito individual de cada produto possa gerar uma soma positiva no conceito da marca maior. Para chegar a este resultado preciso, todo o desenvolvimento dos projetos de design é minucioso em detalhamento. A execução do espaço e da exposição de produtos é de responsabilidade da empresa. Pesquisar matérias, sempre considerando o aspecto efêmero da exposição de produtos, pois precisamos ter um custo baixo de realização, e uma aparência perfeita. A montagem do ambiente é feita por pessoas internas e ou contratadas que seguem a risca o projeto executado no detalhamento. Design é um meio de gerar satisfação do consumidor, sendo ele acolhedor e incitador ao

consumo, por isso o uso geral das cores tem que ser bem trabalhado. Não ter ambientes agressivos, evitar a escolha de cores que afastem o consumidor, é um risco. O contrário deve ser buscado, ou seja, escolha por cores básicas no ponto de venda que torne agradável e facilitador dos contatos e das vendas. O conceito que imputamos no nosso livro: Padaria Centro de bons negócios, traduz a importância de cada local/área da padaria. Se os panetones vão estar na área de conveniência, na padaria, ou nos dois é necessário vislumbrar a influência no faturamento e margem que estes vão trazer.
SUCESSO
Para garantir que seja um sucesso a campanha, principalmente com bons resultados financeiros para a empresa é necessário agilidade e controle.

