Frutos de Goiás (Pier 21) - Manual de identidade visual

Page 1

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Frutos de Goiรกs โ ข Unidade Pier 21



A proposta Apesar de fazer parte de uma franquia, a loja Frutos de Goiás localizada no Pier 21 possui necessidades próprias que requerem soluções adicionais e/ ou diferentes daqueles presentes nos guias gerais disponibilizados pela matriz. Por isso, foram criadas orientações de comunicação visual específicas para essa unidade, que serão dispostas a seguir.

Reprodução: Projeto arquitetônico da loja


1. Logo Este é o principal recurso visual que relaciona a franqueada com a rede à qual pertence e, portanto, deve-se usar o logo original, sem alterações. Entretanto, foi constatado que ele possui três versões, em que o selo com a palavra “SORVETES” é aplicado de maneiras diferentes. A fim de garantir uma boa legibilidade, a variante com o texto em verde deve ser usado sobre fundos claros, enquanto a opção com a fonte em branco deve ser aplicada sobre fundos escuros ou em que o verde não contraste de maneira adequada. Há ainda a versão em que o selo não aparece, que é utilizada principalmente na embalagem dos produtos e em casos em que o texto em questão ficaria pequeno demais para ser lido.



PA LE TA

2. Sistema de cores A fim de se adequar melhor ao ambiente no qual essa unidade se localiza e ao seu público-alvo, foi definida uma paleta própria para a loja, usando como inspiração as cores de seu projeto arquitetônico e de seu logo de maneira harmonizada e elegante. Além das listadas a seguir, assim como no texto deste manual, tons de cinza também podem ser usados como cor de forma complementar – uma alternativa ao preto, que costuma possuir mais peso visual.


VERDE KIWI

VERDE ABACATE

CMYK: 25/0/55/0 RGB: 202/221/141 • #CADD8D

CMYK: 60/0/50/50 RGB: 60/115/92 • #3C735C

AMARELO CREME

MARROM CHOCOLATE

CMYK: 0/15/45/0 RGB: 255/219/152 • #FFDB98

CMYK: 0/80/50/90 RGB: 152/74/66 • #7D4A42

ROSA GOIABA

ROXO AÇAÍ

CMYK: 0/40/25/0 RGB: 247/173/166 • #F7ADA6

CMYK: 10/60/0/50 RGB: 132/77/106 • #844D6A


FON TES Fontes FON

3. Tipografia Com o intuito de manter a coesão nas peças de comunicação produzidas e agilizar o processo de criação, foram definidas famílias de fontes padrões para serem aplicadas em determinadas circunstâncias.


Alegreya Sans Essa é fonte que deve ser utilizada em textos longos por apresentar a melhor legibilidade. Ela oferece certa elegância por seus caracteres serem levemente esguios e é bastante versátil por possui diversas opções de peso.

Yanone Kaffeesantz Com suas letras ainda mais altas e cantos arredondados, essa fonte é elegante e ideal para textos que precisam marcar presença com destaque, como títulos e chamadas, diferenciando-se do restante do texto.

Daydream Por fim, foi escolhida também uma fonte cursiva para ocasiões especiais, em que seja conveniente o tom mais pessoal que essa categoria de tipografia manuscrita confere. Ela deve ser utilizada de forma eventual (como em letterings) e econômica (limitandose a palavras isoladas ou trechos curtos) a fim de não comprometer a legibilidade e/ou destoar do restante da identidade visual.


4. Proposta visual Para estarem de acordo da estética sofisticada da loja, os materiais produzidos, em termos gerais, devem ser visualmente limpos, com orientações adicionais a seguir de acordo com a natureza da peça visual.


4.1 Peças corporativas Em materiais institucionais é recomendado que prevaleça aplicações simples de cores selecionadas da paleta como principal artifício visual.

Comunicado Informamos que a loja Frutos de Goiás do Pier 21 estrará fechada de 25 de dezembro de 2020 a 1 de janeiro de 2021. Desejamos a todos boas festas e nos veremos no ano que vem

Referência: Layout de um comunicados


4.2 Peças promocionais Para conteúdos quem promovem os produtos da loja, é indicado que o uso de fotografias seja o recurso estratégico central, em primeiro plano e com pouco uso de outros recursos como textos e grafismos. A intenção é que, por meio de fotos em alta definição, o apelo visual desses próprios produtos, principalmente os que são montados pelos funcionários, funcione como atrativo.

Que tal um milkshake nessa

terça?

Referência: Layout de um post de mídias sociais


Quando julgar-se necessário aumentar a complexidade visual, é recomendado o uso de padronagens de linhas, e formas geométricas, como círculos e caixas de texto. Já em situações em que fotografias não são compatíveis com o seu fim da peça, recomenda-se usar vetores simples, monocromáticos ou com poucas cores (preferencialmente as da paleta já definida).

Referências: Ícones coloridos de vetores simples

Referência: Padronagem de linhas

Referência: Inserção de formas geométricas


4.3 Estética para fotos A exploração da fotografia gourmet é vulgarmente conhecida como food porn*, em virtude de explorar de maneira gráfica a atratividade de alimentos muito saborosos (como sorvetes), tornando as imagens instigantes de forma apelativa, em que o produto é, de certa forma, glorificado, como uma ode à comida de certos segmentos gastronômicos. Essa estética pode ser utilizada como principal referência na criação de peças de comunicação. *Nesse contexto, o termo não se refere ao uso de conteúdo adulto. Referência: Close-up apelativo / “food porn”


Composição Planos em que os produtos se encontram isolados, tanto em fundos neutros quanto um pouco mais vibrantes, valorizam o que está em primeiro plano.

Referência: Produto isolado em fundo neutro


Entretanto, fotos em que o produto se apresenta junto a um cenário planejado e harmônico também geram resultados interessantes. Em ambos os casos, é importante se preocupar em proporcionar um contraste satisfatório entre os planos.

Referência: Produto com cenário


Iluminação/Cor Outro recurso esteticamente interessante e conveniente à proposta é uso de imagens esmaecidas (redução de contraste por meio do clareamento de tons escuros), popular especialmente em plataformas de imagens, como Tumblr, Pinterest, VSCO e Instagram. A aplicação desses filtros também pode ajudar a harmonizar cores muito vibrantes com os tons pasteis nos quais a identidade visual da loja se baseia.

Referência: Imagem esmaecida


Elaborado por:

mktc.com.br




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.