Issuu on Google+

Tangram Clรกssico Animais


www.matemativa.uem.br

Tangram Clรกssico Animais Abril/2012 Maringรก - PR


Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática Matemática em Exposição: Formas, Figuras e Números Processo No. 1490/2004 – Projeto permanente COORDENADOR DO PROJETO Prof. Dr. João Roberto Gerônimo1 PARTICIPANTES Professores: Profa. Ms. Claudia Juliana Fanelli Gonçalves, Prof. Ms. Emílio de Carvalho, Prof. Júlio César Coelho, Prof. Maciel de Araújo Carlos, Prof. Saulo Rodrigo Medrado e Prof. Esp. Sérgio Marcussi Gaspechak. Acadêmicos: Édila Camila de Oliveira, Iara Cristina Fragal, Juniormar Organista, Lucas Belluci Medalha, Mariane Vieira Merim, Monigleicia Alcade Orioli e Talita Druziani Marchiori. Programa: PET-Matemática INFORMAÇÕES SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO Capa – arte final João Roberto Gerônimo Projeto gráfico e Editoração João Roberto Gerônimo e Maciel de Araujo Carlos Revisão Geral João Roberto Gerônimo e Júlio Cesar Coelho Fonte Arial Tiragem Aguardando verba para impressão em escala Data da ImpressãoTiragem 01/04/2012 Local Impresso em cópia xerográfica Recurso Financeiro Copyright Reprodução permitida sem alteração do conteúdo e com a citação da fonte: www.matemativa.uem.br.

1

Universidade Estadual de Maringá e-mail: jrgeronimo@uem.br


www.matemativa.uem.br

Sumário HISTÓRICO .................................................................................................................................................................. 6 O SÍTIO MATEMATIVA................................................................................................................................................ 7 O ESPAÇO FÍSICO ...................................................................................................................................................... 7 UMA LENDA DO TANGRAM ...................................................................................................................................... 8 BREVE HISTÓRIA ....................................................................................................................................................... 9 COMO CONSTRUÍ-LO...............................................................................................................................................10 MOLDE PARA CONSTRUÇÃO DO TANGRAM .......................................................................................................11 CONSTRUINDO FIGURAS DE PESSOAS NO TANGRAM .....................................................................................13 CONSTRUINDO FIGURAS DE PESSOAS NO TANGRAM .....................................................................................13


Histórico O projeto Matemativa – Exposição Interativa de Matemática teve início em 2004 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A primeira exposição do projeto ocorreu em outubro de 2005, durante o evento I Educação Com Ciência, realizado em Maringá pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Esta exposição foi coordenada pelos professores Armando Caputi e João Roberto Gerônimo, contando com a participação de mais de 20 acadêmicos do Curso de Matemática da UEM, que atuaram como monitores. Ainda no mesmo mês, mas dessa vez de forma independente, ocorreu a segunda exposição da Matemativa, na Usina de Conhecimento, também em Maringá (PR). Neste evento próprio houve a participação de vinte escolas da região de Maringá, atingindo um público alvo de mais de 1000 alunos do ensino básico. Este evento contou com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Maringá. Em junho de 2006, o projeto esteve presente no II Educação Com Ciência apresentando uma oficina sobre simetrias, baseada na exposição Matemativa. A oficina foi elaborada dentro do espaço expositivo vinculada ao tema “Simetrias”. A partir daí esteve presente em aproximadamente 50 eventos, dentre eles eventos locais, regionais e nacionais.


www.matemativa.uem.br

7

O Sítio Matemativa Atualmente, o projeto consiste em duas exposições temáticas: “Geometria das Curvas” e “Simetrias” e três módulos temáticos: “Números”, “Materiais Lúdicos” e “Jogos e Quebra-Cabeças”, totalizando cerca de 98 exhibits. Esta disponível também o sítio do projeto: www.matemativa.uem.br, com informações sobre o projeto.

O Espaço Físico O acervo da exposição itinerante fica guardado na sala 001-A do Bloco F67 da Universidade Estadual de Maringá, uma sala multiambiente que além de conter os exhibits da exposição constitui uma sala de reuniões dos membros do projeto e de apresentação informal do acervo para professores interessados em conhecer o projeto.

Espaço multiuso da Matemativa: depósito do acervo, sala de reuniões e multimídia.


8

Uma Lenda do Tangram Conta a lenda, sobre a origem desse jogo, que um jovem chinês ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho em forma quadrada e ouviu o seguinte conselho: - Com esse espelho , você registrará tudo o que você verá durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discípulo, surpreso, indagou: - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiulhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse: - Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem. E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram. Com essa descoberta os chineses passaram o Tangram para o mundo e com isso ficou famoso.


www.matemativa.uem.br

Breve História Trazido da China para o ocidente em meados do século XIX, em 1818 já era conhecido na Alemanha, França, Itália, Áustria e América. Ele se tornou muito popular nos Estados Unidos. A origem e significado da palavra Tangram é controversa. Uma delas é a seguinte: GRAM: significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. TAM: relacionada à dinastia T'ang (618-906) que foi uma das mais poderosas e longas dinastias das histórias chinesa. A palavra TAM também está relacionada a palavra chinesa 'TCHI TCHIAO PAN', cuja tradução seria "Sete Peças da Sabedoria", o que nos faz crer que o seu criador tivesse algum propósito religioso ou místico ao empregar as sete peças para descrever o mundo, mas não há registros históricos que comprovem estas relações. Constituido de 7 peças: dois triângulos retângulos congruentes grandes, um triângulo retângulo médio, dois triângulos retângulos pequenos congruentes, um quadrado e um paralelogramo.

9


10

Como construí-lo 1. Desenhe um quadrado ABCD; 2. Trace a diagonal AC dividindo o quadrado em dois triângulos congruentes (ABC e ADC); 3. Marque o ponto médio E desta diagonal e trace o segmento de reta DE; 4. Marque os pontos médios F e G dos segmentos AB e BC, respectivamente, e trace o segmento FG;

5. Marque o ponto médio H do segmento FG e trace o segmento EH; 6. Marque o ponto médio I do segmento CE e trace o segmento HI; 7. Marque o ponto médio J do segmento AE e trace o segmento FJ; 8. Recorte nas linhas pontilhadas e você terá as setes peças do Tangram.


www.matemativa.uem.br

11

Molde para construção do Tangram Cole o molde abaixo em cartolina, papel cartão ou qualquer papel mais grosso de embalagens de produtos (caixas de sapato, etc.). Recorte as peças e utilize-as para descobrir como montar as figuras dos animais nas próximas páginas. A resposta encontra-se no final do livro.


12


www.matemativa.uem.br

Construindo Figuras de Pessoas no Tangram O projeto “MATEMATIVA: Exposição Interativa de Matemática” possui em seu acervo um exhibit com as 7 peças do Tangram. Você pode utilizá-la para desenhar figuras de animais ou montar em cartolina o molde apresentado anteriormente. Nas próximas páginas, apresentaremos diversas figuras para que você mesmo tente montá-las. As soluções podem ser encontradas no final do texto.

13


14


www.matemativa.uem.br

15


16


www.matemativa.uem.br

17


18


www.matemativa.uem.br

19


20


www.matemativa.uem.br

21


22


www.matemativa.uem.br

23


24


www.matemativa.uem.br

25


26


www.matemativa.uem.br

27


28


www.matemativa.uem.br

29


30


www.matemativa.uem.br

31


32


www.matemativa.uem.br

33


34


www.matemativa.uem.br

35


36


www.matemativa.uem.br

37


38


www.matemativa.uem.br

39


40


www.matemativa.uem.br

41


42


www.matemativa.uem.br

43


44


www.matemativa.uem.br

45


46


www.matemativa.uem.br

47


48


www.matemativa.uem.br

49


50


www.matemativa.uem.br

51


52


www.matemativa.uem.br

53


54


www.matemativa.uem.br

55


56


www.matemativa.uem.br

57


58


www.matemativa.uem.br

59


60


www.matemativa.uem.br

61


62


Figuras no Tangram Clássico - Animais