Page 1

CLUBE AGUARDA ASSOCIADOS E CONVIDADOS PARA A GRANDE FESTA DA VIRADA


INTER AMERICANO.

A ESCOL A DE

INGLÊS OFICIAL. Crescer e se desenvolver é parte fundamental da vida de qualquer criança. O Inter Americano é a escolha oficial para este processo com aulas de culinária, noções de jardinagem, atividades motoras, robótica e projetos que trazem a experiência para viver na prática a cultura dos Estados Unidos. Oficialize o desenvolvimento do seu filho no Inter Americano.

M ATRÍCUL AS ABERTAS Acesse interamericano.com.br ou ligue (41) 3320-4777

C E N TRO D E E NS I N O E CU LT U R A O FI C I A L DOS ESTADOS UNIDOS.


edi ção/

266

Q u e r id os assoc i a d os ; Estamos em dezembro! O mês mais movimentado do calendário e que deixa transparecer ainda mais a elevada velocidade com que os dias, meses e anos estão se passando. E é exatamente nessa mesma velocidade que a Diretoria tem trabalhado para proporcionar ao associado momentos inesquecíveis de lazer, momentos estes que muitas vezes são os únicos capazes de frear o intenso ritmo do dia a dia. Além das confraternizações que serão realizadas em cada departamento, inclusive para os colaboradores como tradicionalmente ocorre, dezembro também é o mês da muito aguardada festa de réveillon que está sendo cuidadosamente preparada pela Diretora Social e cuja venda de mesas está esgotada. Se depender do carinho e da dedicação com que está sendo organizada, não tenho dúvida que será um sucesso. Nessa edição há uma pequena amostra de dois maravilhosos eventos realizados no mês de novembro, a festa do Halloween e a apresentação da Camerata Brandão. Ambos tiveram ampla adesão do quadro social, reuniram várias gerações e ficaram marcados pelo elevado nível de satisfação do associado, isto é, exatamente o objetivo da Diretoria. Para o ano que se aproxima a promessa é de continuidade do intenso trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do associado. Muitas novidades estão por vir, a começar pelo carnaval do clubinho da criança que será realizado com diversas atrações na sede social. Encerro essas breves palavras agradecendo ao incondicional apoio recebido nesses cinco meses de gestão, aos meus Diretores, Conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como aos colaboradores pelo excelente trabalho desenvolvido, desejando a todos vocês um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!

GUSTAVO MUSSI MILANI presidente

3


Imagens meramente ilustrativas. Registro de Incorporação R-2-81.926 emitido em 14/11/2018.


Escolha entre apreciar a aconchegante vista da serra do mar ou observar o deslumbrante campo de golfe do Graciosa Country Club.

Residências Suspensas de 261m² a 573m² privativos

VISITE O DECORADO Av. Nossa Sra. da Luz, 636 . Cabral

41

3259 1801

construtoralaguna.com.br


SUMÁRIO /10 news comunicados do clube /18 social chá com arte . noite de gastronomia alemã . halloween /42 cultura uma noite de música clássica . dicas de leitura para as férias . novos títulos . 10 livros mais lidos do ano /58 responsabilidade social bazar de natal /60 clubinho saúde . encontro cultural /66 eventos poker /70 cp dicas mindful para as férias . motivação . modalidades . natação /86 golf 1º torneio das equipes de golf . circuito best golf . taça em homenagem a josé maria gonzalez . taça sob nova direção . taça ex-capitãs . taça aniversariantes

/100 tênis

halloween nas quadras . projeto nova

geração . raquetes que brilham . congresso de tênis . relâmpago de padel e beach tennis . clínica de squash

8

EXPEDIENTE JORNALISTA RESPONSÁVEL / Caroline Nogarolli > MTB 5271

renato@saltori.com.br 41. 99996.9995 / 99265.9995

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO / Ideale Design

VENDA DE PUBLICIDADE / Saltori Mídia Estratégica >

IMPRESSÃO / Maxigráfica

A Revista Graciosa Country Club não se responsabiliza pelos espaços publicitários comercializados, bem como pelos artigos assinados, sendo as duas formas de promoção de inteira responsabilidade de seus anunciantes e autores.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


G R U P O L E L A C P E U G E O T. C O M . B R

NOVA PEUGEOT BOXER MINIBUS DOMINE CADA DESAFIO

MOTOR 2.0 TURBO DIESEL DE 130CV E 34 KGFM DE TORQUE ESPAÇO PARA 16 PESSOAS COM BANCOS RECLINÁVEIS EM ATÉ 30º BAGAGEIRO DE 1.000L AR CONDICIONADO DIANTEIRO E TRASEIRO *3 anos de garantia total nos termos dos respectivos manuais.

MOTION & EMOTION

Um serviço que não deixa sua vida parar. Conheça nossos benefícios e produtos.

LELAC (41) 3330-2500

Avenida Mal.Floriano Peixoto, 3961 - Curitiba

No trânsito, dê sentido à vida. LE PARC (41) 3331-6500

Rua Genral Mário Tourinho, 1424 - Curitiba

LE CHAMP (42) 3220-7500

Avenida Ernesto Vilela, 240 - Ponta Grossa

Itens de série na Nova Peugeot Boxer Minibus 19/20 cor branco banquise. Prazo de entrega de até 90 dias. Válido até 31/12/2019.


NEWS

n ovidades

d o

c lub e

COMUNICADOS

10

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

266

COMUNICADOS

11


NEWS

n ovidades

d o

c lub e

COMUNICADOS

12

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

266

COMUNICADOS

13


NEWS

n ovidades

d o

c lub e

COMUNICADOS

14

Ad_Graciosa_PatioBatel_21x28cm.indd 1

revista

/

rac i o s a

18/11/19 4:58:10 PM

co u nt r y

c l u b


edi ção/

266

COMUNICADOS

15


NEWS

n ovidades

d o

c lub e

COMUNICADOS

CANAL ABERTO Sugestões, elogios e reclamações podem ser encaminhadas através do e-mail ou do site:

ouvidoria.gcc@graciosa.com.br graciosa.com.br/contato/ouvidoria 16

S U S T E N TA B I L I D A D E

Uso consciente das toalhas A toalha de banho/piscina está entre os benefícios oferecidos pelo Clube aos sócios que utilizam os vestiários e as piscinas. Neste verão contamos com a ajuda dos associados quanto ao uso das toalhas na área das piscinas e vestiários. Pedimos a gentileza que peguem apenas a quantidade necessária, limitando uma toalha por usuário, sendo esta suficiente para secar-se. O uso consciente ajuda a manter sempre toalhas disponíveis para todos e, com isso, evitar a derrubada de centenas de árvores e o uso excessivo de água, que é gasta para lavá-las.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


SOCIAL

c h á

da

tarde

CHÁ COM ARTE F OTO S

18

LUCAS

LOPES

O tradicional Chá nos salões do Graciosa proporcionou uma agradável experiência na edição de 30 de outubro, revelando os dons artísticos de três associadas. Maylin Ling apresentou suas aquarelas inspiradas no tema “Chá”, entre elas a especialmente criada para o evento e que ilustrou o convite. Tatiana Gravina e Sharoni Aizental exibiram jóias autorais confeccionadas com diferentes metais nobres, pedras e matéria plástica, em um belíssimo desfile.

> Sharoni Aizental, Maylin Ling e Tatiana Gravina

Finalizando as campanhas do Outubro Rosa, foi lembrada a importância da conscientização sobre o câncer de mama e o engajamento em prol da prevenção da doença. Chá com Arte também na música, perfeitamente composta por piano e violino!

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

266

> Sonia Cini Muffone, Karina Bley e Monica Milani

19

> Therezinha Monks Schwabe e Iracema Linda Baptista

> Paula Furtado e Andrea Ferroni Ferreira Fauth

> Margareth Negrelle, Maria Candida V. do Amaral Kroetz, Lucia Helena J. Beirão e Larissa de Macedo

PARCEIROS


LANÇAMENTO Seu apartamento com espírito de casa na montanha.

PERSPECTIVA ILUSTRADA DA SUÍTE MASTER


3 ou 4 s u í te s | 219 m 2

A Víncere buscou inspiração na poesia da nossa serra para criar um novo conceito de morar. Sol o dia todo e uma vista de tirar o fôlego. Nos apartamentos, ambientes integrados,

suítes

amplas

e

terraços

ajardinados trazem para dentro de casa o clima das montanhas, em unidades limitadas. Tudo isso bem perto de você, em um dos principais bairros de Curitiba, o Juvevê.

Visite o showroom: R. Nicolau Maeder, 783. @serrajuveve

Com 41 anos de história, a Víncere inova com projetos que privilegiam a qualidade de vida e contribuem com o crescimento de Curitiba.

serrajuveve.com.br


SOCIAL

n oite

temátic a

NOITE DA GASTRONOMIA ALEMÃ F OTO S

24

LU CAS

LO P ES

Com música típica e um delicioso buffet acompanhado de drinks especiais, no dia 25 de outubro aconteceu a penúltima edição do ano do Happy Hour temático. O evento contou com a maciça adesão dos associados, que tem comparecido rotineiramente, fazendo deste um ponto de encontro mensal obrigatório. Para última edição “ora pois”, uma deliciosa Noite Portuguesa com muito bacalhau e Vinho do Porto. Daremos uma pausa nas férias, mas as noites temáticas voltarão com muitas novidades para 2020. > Gabriela Cristina R. Curi Antoniuk e Alexei Affonso Schrappe Antoniuk

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

> Ingrid Schrappe Antoniuk e Affonso Antoniuk

266

> Leonardo L. Kubrusly, Taiane B. Loureiro Kubrusly, Lucas L. Kubrusly e Fernando B. Kubrusly

25

> Maria Fernanda Carneiro Moro e Luiz Fernando Strobel Moro

> Artur Manoel Iwersen Neto e Marisa Roloff Iwersen

> Neide Passos Fleischfresser e Lincoln Fleischfresser

> Christine Lorenzon Botros Mochko, Gisele Lorenzon Botros e Lucas Gregorio Mochko


SOCIAL

n oite

temรกtic a

> Nilson de Jesus Baptista Ribas Filho e Liliana T. Vargas Ribas

> Fernando Boeing, Denise Boeing, Jane Carla Franzon Frigotto e Magdal Justino Frigotto

26

> Guilherme Pascale, Maria do Rocio Zagonel, Maria Helena e Gilberto Monastier

> Clovis Zanier e Sony Cortese Caneparo

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

> Ana Lucia Fischer de Oliveira e Mario Azzoline

> Marcia Cristina P Bertoldi e Elias Azrak Junior

c l u b


O projeto encontra-se aprovado na Prefeitura Municipal de Curitiba, sob o alvará nº. 359132 em 19/12/2018. O empreendimento encontra-se registrado na 1ª Circunscrição de Curitiba-PR, sob o nº. AV-5-62.151, em 01/03/2019. Projeto de arquitetura: Baggio Schiavon Arquitetura. Projeto de interiores: Ana Leticia Virmond Arquitetura. Incorporadora responsável: MDI02 Empreendimento Imobiliário SPE Ltda. Vendas: Sym Imóveis CRECI 6228-J e Soul Imóveis CRECI 3671-J.


Encante-se com o residencial mais contemporâneo do Batel Soho.

Visite os decorad os

2 OU 3 SUÍTES ALAMEDA PRINCESA IZABEL, 961

trendhomesoho.com.br (41) 3223-1222 | (41) 99272-5105


SOCIAL

h a llow een

30

“O RETORNO” como um grande clássico F OTO S

LU CAS

LO PES

E

JAC QUEL IN E

O

ano de 2019 marca o retorno de 6 anos de jejum de uma das mais icônicas festas a sede social, o Halloween Party. Com ingressos esgotados, o associado estava ansioso para reviver momentos sombrios, e a diretoria do Grêmio Flamingo, que tem a frente Pedro Muggiati Manfredini Borges, trabalhou incansavelmente para que todos os presentes entrassem em uma viagem mágica. A produção recriou ambientes e figurinos clássicos de grandes filmes, com precisão de detalhes e surpresas, deixando assim a noite do dia 2 de novembro ainda mais aterrorizante. “Ao longo dos 4 meses de dedicação no projeto do Halloween, procuramos criar cenários onde as pessoas pudessem se identificar com os personagens e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência por onde passassem. Foram diversas modificações e ensaios até chegar ao resultado final”, afirma Muggiati.

MID OR I

KOB IYAMA

Os personagens, parte integrante da nossa vida, fazem parte do nosso imaginário criativo. Há um total pertencimento dessas histórias de terror e das vilãs infantis em nossa memória. A trilha sonora teve como atração principal o DJ PIC Schmitz (São Paulo) e também os DJs Leo Duarte, Jazzy Jam, Dedi Bush + James Live Sax e Ckto que não deixaram a pista parada nem um minuto. “Também gostaria de fazer um agradecimento especial à todos os colaboradores do Clube que estiveram empenhados desde julho para que tudo pudesse ocorrer da melhor forma possível, nossos apoiadores e patrocinadores: Expert Beauty Center, Nomaa Hotel e Pernod Ricard. Com certeza, em 2020, o Halloween Party será ainda melhor”, conclui Muggiati. Obrigado e até breve.

GRÊMIO FLAMINGO GRACIOSA

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

266

31

PARCEIROS


GRÊMIO FLAMINGO

32

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

h a ll owe e n


edi ção/

266

33

PARCEIROS


GRÊMIO FLAMINGO

34

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

h a ll owe e n


edi ção/

266

35

PARCEIROS


GRÊMIO FLAMINGO

36

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

h a ll owe e n


PUBLIEDITORIAL


12

11

06

13

04 10

07

14

15

16

05

03 09

08 02

01

IMAGEM MERAMENTE ILU


USTRATIVA

OAB Paraná

Condomínio Villa Santi

Bosque do Papa Museu Oscar Niemeyer


C U LT U R A

músic a

c lássic a

UMA NOITE DE MÚSICA CLÁSSICA

42

F OTO S

A noite do dia 6 de novembro, foi um verdadeiro espetáculo aos amantes da música clássica. Com reprodução de grandes obras de autoria de Heitor Villa Lobos, Astor Piazzolla, Johan Sebastian Bach e Hélio Brandão, a Camerata Brandão encantou a todos com delicado som do quinteto de cordas acompanhado de flauta e piano.

LUCAS

LOPES

Uma verdadeira expressão da arte de uma das famílias mais tradicionais que respira música a mais de 40 anos. A apresentação faz parte da inovação da nova Diretoria Cultural que visa diversificar as temáticas e atrações disponibilizadas aos sócios, abrangendo de forma mais ampla nosso quadro de associados.

> Lucia Schiffer Duraes, Fani Schiffer Duraes e Kamal Kamel

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

> Monica Belich e Georgia Belich Katz

266

> Susana Pechmann Scherer, Lucy Scherer e Adalberto Scherer Filho

43

> Clarice Gay de Miranda e Heraldo de Oliveira Mello Jr

> Oilson Centa Negrelle e Margareth Negrelle

> Susana Ehrl Castro e Mauro de Souza Castro


C U LT U R A

44

mĂşsic a

c lĂĄssic a

> Paloma Chaves Malucelli e Luiz Felipe Moreira Malucelli

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

> Roberta Klas Rothert e Douglas Venturin


CLUBEMORENAROSA.COM.BR


C U LT U R A

b ib liotec a

DICAS DE LEITURA PA R A AS F É R I AS

46

F

im do ano chegando, férias se aproximando, hora de colocar em dia aquelas leituras atrasadas, e começar outras, afinal, livros bons existem aos montes. Porém, com tantas opções, por onde começar? Se me permite, tenho algumas sugestões. Para os pequenos (e os não tão pequenos), a clássica obra de Lygia Bojunga “A bolsa amarela” é uma ótima pedida.

O livro narra a história de uma menina que tem três vontades: ser grande (pois não deixam crianças fazer muitas coisas), ser menino (porque os meninos podem várias coisas e as meninas não?) e ser escritora (inventar histórias é permitido?). Ela coloca as três vontades na bolsa amarela e vemos como elas interagem entre si e com o amadurecimento da menina. Um livro necessário com belos questionamentos. De uma forma muito bem humorada e leve, traz bonitas lições e ensinamentos, que servem a todas as idades e que a cada vez que lemos, vislumbramos um novo aprendizado. Um livro para toda a vida! Para os adultos, recomendo uma obra gostosa, inteligente, cheia de sacadas irônicas, e que passa o tempo enquanto nos ensina: “A elegância do ouriço”. A história de Muriel Barbery conta um pouco sobre os moradores de um elegante prédio no centro de Paris. Dentre eles, a zeladora Renée, nossa protagonista, aparentemente ranzinza e mal humorada e a adolescente Paloma, uma das ricas moradoras, mas que não vê sentido na vida. Impossível não se apaixonar pelos moradores desse prédio,

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

essa pequena constelação de pessoas tão diferentes, mas no fundo tão iguais, tão humanas. Aqui, são feitos questionamentos existenciais, filosóficos e sobre as aparências, aquelas que enganam, de uma forma muito bem escrita e inteligente. Saímos maiores do que quando começamos a leitura. Ainda, a relação de Renée e Paloma é muito interessante e nos mostra que nada - nem ninguém, é o que parece. Afinal, somos feitos de muitas camadas e profundidades. Por fim, uma obra deliciosa que li nos últimos tempos, poética, suave e sem recomendação de idade, é “Amores ao Sol”, do escritor-poeta Lucão. A obra fictícia é baseada no Caminho de Santiago de Compostela, o qual ele realmente fez, por duas vezes. Sentimos o sol na cabeça, a brisa em nossos cabelos e com ele caminhamos em busca da peregrina perdida, Sol. Permeado de poesia, é um livro de leitura rápida e fluída e que termina com um gosto de quero mais. Fazemos o caminho como peregrinos, mas levamos os aprendizados para nossas próprias vidas. Uma delícia de ler. Como bônus, cito os livros de poesia de Rupi Kaur: “Outros jeitos de usar a boca” e “O que o sol faz com as flores?”, obras de amor, reconstrução, dor e cura, para serem lidas sempre, quando necessário. Espero que goste das dicas! Boas férias e boas leituras!

CAROL IN A Escritora

CAVAL CAN TI

PED ROSA


C U LT U R A

b ib liotec a

NOVOS TÍTULOS Férias chegando, sinônimo de mais tempo livre, tempo para descansar, brincar, curtir a família ou relaxar lendo um bom livro. Constantemente estamos adquirindo novos títulos para deixar nosso acervo ainda mais completo e interessante. Para este mês, a Biblioteca adquiriu mais de 20 obras para enriquecer suas férias e completamos com algumas dicas de leitura. Em casa, na praia, no clube, na piscina, no campo ou

48

no parque, sempre haverá um lugar para desfrutar um bom livro. Venha nos fazer uma visita, traga sua família, temos certeza que todos irão se divertir muito “viajando” em grandes histórias. O Clubinho da Criança também possui um vasto acervo para os pequenos leitores.

APENAS UM OLHAR Harlan Coben

Harlan Coben já vendeu mais de 70 milhões de livros vendidos no mundo. Uma foto pode contar muitas mentiras... Ao buscar um filme que mandou revelar, Grace encontra, no meio das fotos, uma que não pertence ao rolo. É uma imagem de cinco pessoas, tirada no mínimo vinte anos atrás. Quatro delas não lhe são familiares, mas a quinta é muito parecida com seu marido, Jack. Ao ver a foto, Jack nega ser ele. Só que, mais tarde, ele foge sem nenhuma explicação, levando a fotografia. Sem saber por que ele se foi, Grace luta para proteger os filhos da ausência do pai. Cada dia que passa traz mais dúvidas sobre si mesma, sobre seu casamento e sobre Jack, assim como a compreensão de que há outras pessoas procurando por ele e pela fotografia – inclusive um violento e silencioso assassino. Quando entende que não pode contar com a polícia, e que seus vizinhos e amigos têm os próprios objetivos secretos, Grace precisa enfrentar as partes sombrias de seu passado para descobrir a verdade que pode trazer seu marido de volta.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

“ O único bom motivo para deixar este livro de lado é ir conferir se a porta de casa está bem trancada”

- Pe o p l e


edi ção/

266

SEROTONINA Michel Houellebecq

Niilista lúcido, Michel Houellebecq constrói um personagem obsessivo e autodestrutivo, que analisa a própria vida e o mundo que o rodeia com um humor ácido e virulento. Serotonina mostra que o autor continua sendo um dos mais perspicazes analistas do século XXI. Florent-Claude Labrouste tem 46 anos, detesta seu nome e toma antidepressivos que liberam serotonina e causam três efeitos colaterais: náusea, falta de libido e impotência.

Seu périplo começa em Almeria (Espanha), segue por Paris e depois pela Normandia, onde os agricultores estão em luta. A França está afundando, a União Europeia está afundando, a vida de Florent-Claude está afundando. O sexo é uma catástrofe. A cultura não é mais uma tabua de salvação — nem mesmo Proust ou Thomas Mann são capazes de salvá-lo. Nesse contexto, Florent-Claude descobre vídeos pornográficos assombrosos em que sua atual companheira aparece, e isso é a gota d’água para que ele deixe o trabalho e passe a viver em um hotel. Perambula pela cidade, visita bares, restaurantes e supermercados. Repassa suas relações amorosas, marcadas sempre pelo desastre, que transitam entre o cômico e o patético.

Ao se reencontrar com um velho amigo aristocrata, que parecia ter uma vida perfeita, mas que foi abandonado pela esposa e se vê falido, Florent-Claude aprende a manejar uma arma de fogo, o que vai mudar sua vida para sempre. Em um espiral de problemas, Florent-Claude se torna um hábil analista da contemporaneidade, de seus anseios, inseguranças e problemas. Sua vida, um reflexo do desinteresse pelo mundo, será o espelho das mais cruéis agruras da vida.

“ Se há qualquer um hoje em dia, não só na literatura francesa, como na mundial, que reflita sobre a enorme mutação em curso que todos nós sentimos, e que não sabemos como analisar, esse escritor é Houellebecq.” - Em manuel Ca rrère, L e M onde

49 O L A D O O C U LT O Nora Roberts

O novo romance de Nora Roberts vai além de um história de amor. Zane Bigelow cresceu em um mundo de mentiras e fingimentos, mas conseguiu escapar de sua vida atormentada por um violento trauma, para recomeçar em um lugar distante. Anos mais tarde, porém, um novo incidente o leva de volta a sua cidade natal e às pessoas que tanto ama, apesar das dolorosas lembranças. É durante seu período de readaptação que ele conhece Darby, uma talentosa paisagista que luta contra seus próprios demônios. Juntos, terão de enfrentar uma perigosa ameaça que espreita suas vidas e ensinarão um ao outro como superar o passado. Mas conseguirão deixar as dolorosas memórias para trás ou se deixarão dominar por seu lado mais obscuro?


C U LT U R A

b ib liotec a

UMA FORTUNA PERIGOSA Ken Follett

Ken Follett já vendeu mais de 160 milhões de livros no mundo.

50

Um acidente trágico, uma rivalidade feroz, um segredo fatal. Em 1866, numa exclusiva escola inglesa, um jovem aluno se afoga em circunstâncias misteriosas. As repercussões de sua morte se estenderão por muitas décadas, em uma saga de traição, ganância, vingança e paixão. Presentes no dia fatídico estão Hugh Pilaster e seu primo mais velho Edward, herdeiros de uma poderosa dinastia de banqueiros com conexões que se estendem de Londres até as colônias distantes, e Micky Miranda, filho de um violento latifundiário sul-americano. Anos mais tarde, quando os dois primos se veem envolvidos em uma competição brutal pela posição mais alta no banco, a verdade chocante sobre seus dias de escola vem à tona, ameaçando destruir, não só a fachada respeitável da família, mas também a própria economia britânica. Em meio a clubes masculinos privados e bordéis que realizam todos os desejos da classe alta londrina, passando pelos salões de festas dos grandes detentores de riqueza do mundo, Ken Follett constrói uma trama de mistério que retrata com realismo o esplendor e a decadência da Inglaterra Vitoriana.

“ Traídos pela luxúria, unidos por um

legado em comum. Follett constrói o clímax dramático com a mesma maestria que o guiou em O buraco da agulha e Os pilares da Terra”

- P l ay b oy “ Um thriller de tirar o fôlego, com

intrigas políticas e amorosas, assassinato a sangue-frio e crises financeiras.”

- S a n Fr a n c i s c o C h r o n i c l e

Outras aquisições / A SALA DAS BORBOLETAS

/ CURITIBANAS E OUTRAS HISTÓRIAS

Lucinda Riley

/ OS TESTAMENTOS

Margaret Atwood

Marina Amaral

/ ALERTA DE RISCO

/ A ASCENSÃO DO DINHEIRO

Niall Ferguson

/ LONGA PÉTALA DE MAR

/ A GAROTA MARCADA PARA MORRER

Neil Gaiman

Isabel Allende

/ O FILHO

David Lagercrantz

Jô Nesbo

/ TOCA O BARCO: HISTÓRIAS DE RICARDO BOECHAT

Bruno Thys

/ UM CAMINHO PARA A LIBERDADE

Jojo Moyes

/ A MARÉ HUMANA

/ O MUSEU DO SILÊNCIO

/ UMA FORTUNA PERIGOSA

revista

Paul Morland

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Yoko Ogawa

Ken Follett


edi ção/

266

NOVOS TÍTULOS I N FA N TOJ U V E N I L A F E S TA D O S S O N H O S E R A O U T R A V E Z - V. 4 Sarah Mlynowski

Tudo o que Abby queria era passar uma noite tranquila e divertida comendo brigadeiros e trocando segredinhos com a melhor amiga, Robin. Tudo o que Abby não queria era ser sugada novamente para dentro de um conto de fadas, ainda por cima vestindo um pijama. Tudo o que a Bela Adormecida queria era dormir por cem anos, acordar e conhecer seu príncipe encantado. Tudo o que a Bela Adormecida não queria era descobrir que a amiga sonâmbula de Abby tomou seu lugar e chegou antes na roca enfeitiçada. E Jonah, bem, tudo o que ele queria era um cachorrinho fofo e um crocodilo que luta caratê (irmãos mais novos são tão bobos!). Mas nem nos contos de fadas as coisas acontecem como o desejado. E sobrou para Abby salvar o dia mais uma vez!

JOODY MOODY E CHICLETE, N ATA L S U P E R L E G A L Megan McDonald

Judy está fazendo uma longa lista dos seus desejos de Natal. E o Chiclete? A única coisa que ele quer este ano é... neve! Só que não neva no Natal no estado da Virgínia, onde eles moram, há muitos anos! Então, é aí que entra em cena o novo carteiro, um tal de João das Neves , que sabe tudo sobre previsão do tempo e, principalmente, desejos sobre desejos impossíveis! Embarquem nessa emocionante e divertida história de natal. Edição especial! Acompanha um Iô-iô.

Outras aquisições / COLEÇÃO GIBIS DA DISNEY / DIÁRIO DE ESTELA V.2

Stern e Jen

/ DIÁRIO DE ESTELA V.3

Stern e Jen

/ SE O SAPATINHO SERVIR V.2

Sarah Mlynowski

/ TUDO OU NADA V.3

Sarah Mlynowski

51


C U LT U R A

b ib liotec a

LIVROS MAIS LIDOS DO ANO Adultos

52

01

02

03

04

05

AS SETE IRMÃS LU C I N DA R I L E Y

AS FILHAS DO CAPITÃO M A R I A D U E Ñ A S

O P E R F U M E DA F O L H A D E C H Á D I N A H J E F F E R I E S

A D D A C D

A MULHER ENJAULADA J U S S I A D L E R - O L S E N

AMIGA E LEONARDO A VINCI N TO N I O AVA N I L L A S E B L A S

Infanto-Juvenil

01

02

03

04

05

G I B I S T U R M A DA M Ô N I C A J OV E M M AU R Í C I O D E S O U S A

D G P R R

D I Á R I O D E U M B A N A N A J E F F K I N N E Y

G I B I S T U R M A DA M Ô N I C A M AU R Í C I O D E S O U S A

R A N G E R S : O R D E M D O S A R Q U E I R O S J O H N F L A N A G A N

revista

/

rac i o s a

I Á R I O D E U M A A R OTA N A DA O P U L A R A C H E L R E N E É U S S E L L

co u nt r y

c l u b


ARTIGO

ga stron omia

D O N M E L C H O R A P R E S E N TA SUA PRÓPRIA VINÍCOLA TE X TO

EL IS

CABAN IL HAS

GL ASER

54 Com o lançamento da safra 2017, nasceu a Viña Don Melchor, dissociando o vinho do portfólio da Concha y Toro, com o objetivo de ressaltar sua identidade e sentido de origem, colocando a nova vinícola entre as mais importantes do mundo

O grande ícone chileno Don Melchor agora conta a sua própria vinícola a Viña Don Melchor. Apesar de ainda ser de propriedade da gigante Concha y Toro, o vinho terá agora sua própria “casa” pela primeira vez. A decisão de tomar um novo rumo, traçando uma rota independente, busca enfatizar a maturidade alcançada por este icônico Cabernet Sauvignon e a sua capacidade de proclamar a própria identidade.

Com a criação da Vinícola Don Melchor, temos a intenção de produzir um só vinho, que é a expressão única do terroir de Puente Alto e homenagear esta origem fantástica, capaz de entregar um vinho de personalidade e expressão reconhecíveis e inimitáveis” ENR IQU E T IRADO . Enólogo do Don Melchor

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Embora Don Melchor já tenha sua própria equipe de vinhedos e viticultura, liderada pelo enólogo Enrique Tirado há 20 anos, o vinho, até então, era produzido pela vinícola Concha y Toro. Com esse passo, fica claro a intenção da empresa em diferenciar Don Melchor do resto de sua gama, alçando-o como um grande vinho para estar ao lado de outros importantes rótulos chilenos como Seña e Almaviva. Com essa independência fica mais fácil posicionar Don Melchor no mercado internacional, refinando a maneira como é distribuído. Acredita-se que logo Don Melchor vá se juntar ao La Place de Bordeaux, através do qual outros vinhos finos da América do Sul, como Seña, Almaviva, Catena Zapata e Cheval des Andes, já são distribuídos. Aproveitando esse momento de novidades, a Don Melchor apresentou também seu novo rótulo, uma homenagem pela sua recém-lançada 30ª safra (2017), que ilustra a mansão Don Melchor Casona.


RESPONSABILIDADE SOCIAL

s olidariedade

CORRENTE DO BEM F OTO S

O

Graciosa, dentre outras finalidades, tem como objetivo social definido em seu estatuto, patrocinar e colaborar com campanhas filantrópicas, assistenciais e de saúde pública. Em atendimento a esta finalidade, e com a preocupação pela qualidade de vida dos colaboradores, o Clube possui projeto social permanente através da parceria entre os Departamentos de Recursos Humanos, Diretorias Cultural, Social e de Esportes e Departamento de Responsabilidade Social, que tem a frente Sueli Gossling e um engajado grupo de sócias voluntárias que dedicam parte do seu tempo em prol do próximo, reunindo-se semanalmente para “cuidar” das doações recebidas, deixando-as aptas a comercialização nos Bazares (inverno e natal).

58

Durante o ano de 2019 muitos puderam ser amparados pelos recursos captados durante os bazares. Em primeiro momento, colaboradores, onde suas solicitações/ necessidades são criteriosamente avaliadas para posteriormente serem atendidas, em um curto espaço de tempo, pois na maioria das vezes quando nos chega o pedido já é urgente. Em segundo momento, instituições beneficentes dos mais variados segmentos: idosos, crianças e instituições que amparam patologias especiais.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

LUCAS

LOPES

Agradecemos aos associados que vestiram a camisa e contribuem sempre. Vocês são os alicerces para essa empreitada. Ressaltamos que nenhuma doação é feita em espécie, doamos aquilo que realmente é necessário. Quando se tratam de obras, manutenção ou reformas, nós avaliamos e acompanhamos todo processo. Neste ano várias instituições contaram com o apoio do Clube em demandas importantes.

Algumas instituições amparadas pelo Departamento de Responsabilidade Social nos últimos anos

Acridas Escola 29 de Março Educação Especial Apacn Asilo São Vicente de Paulo Apaes Reviver Down Lar Batista Esperança Lar de Idosos Tarumã A Casa do Pai Centro de Amparo ao Idoso Jesus Maria José Lar do Idoso aa Igreja Presbiteriana Hospital Erasto Gaertner Lar O Bom Caminho Fraternitas Abracce Casa de Apoio Irmã Scheilla Associação Cristã Esperança Associação Arca de Noé Associação Iniciativa Cultural Passos da Criança Associação Cristã Feminina Hospital de Clínicas Departamento de Reabilitação Hospital de Clínicas Departamento de Oncologia Cenep – Centro de Neuro Pediátria do Hc Asilo Nosso Lar Instituição Ampara Lar Infantil Sol Amigo Lar de Idosos Recanto Feliz Maternidade Materdei Lar Santuário Nossa Senhora de Fátima Tunas do Paraná Jesus Camp. Centro de Educação Inf. Maria Cazetta Leocádio Correia


edi ção/

266

BAZAR SOLIDÁRIO D E N ATA L

O

Bazar Solidário de Natal de 2019 foi mais um grande sucesso de público e de vendas, batendo o recorde dos últimos anos. Durante os dois dias a movimentação foi intensa, o bazar foi dividido em setores como uma grande loja de departamentos, onde a localização dos artigos desejados ficava de fácil acesso. O resultado foi espetacular, além de muita gente satisfeita, foram arrecadados ao todo R$100.201,65 (cem mil duzentos e um reais e sessenta e cinco centavos) que serão revertidos para atender as necessidades dos colaboradores do Graciosa e em projetos assistenciais que o Clube apoia. O departamento de Responsabilidade Social, agradece a colaboração de todos os funcionários que ajudaram; as voluntárias e a todos os sócios que enviaram suas doações, pois sem elas nada disso seria possível. Com o que sobrou do bazar ainda pudemos atender a 05 entidades que possuem Bazares permanentes com roupas e artigos variados.

59 O voluntariado é um ato de doação, contribua com seu tempo, com o seu amor e sorriso. Seja um agente transformador, venha fazer parte do grupo de voluntários (as) do Graciosa, aqui todos, independente, do sexo e idade são bem-vindos, pois o mais importante para nós é a causa e o resultado final que juntos podemos alcançar, afinal a união faz a força e juntos somos mais fortes. Continuem enviando suas doações, o Bazar de Natal já foi, mas nosso trabalho não para, já estamos nos preparando para o Bazar de Inverno 2020, que além dos colaboradores e seus familiares que são atendidos com exclusividade no primeiro dia, e o remanescente é direcionado a instituições beneficentes. Isso tudo graças a contribuição da família graciosana. As doações podem ser entregues na portaria funcional do Clube na Rua Clóvis Beviláqua, 401.


CLUBINHO

sa úde

S A Ú D E M E N TA L NA INFÂNCIA

60

S

aúde mental é sinônimo de qualidade de vida, principalmente na Infância, fase na qual o indivíduo está em plena formação.

Estimular relações saudáveis é comprovadamente elemento fundamental para que o indivíduo desenvolva habilidades no que se refere ao aprendizado da regulação das emoções.

O fato é que a aceleração no processo educativo sem levar em consideração as fases de desenvolvimento infantil ainda é uma triste realidade escolar. Da mesma forma, a exposição da criança num mundo frenético em que além das atividades escolares, há também, excesso de atividades extras são possíveis causadores de problemas infantis psiquiátricos.

Criança necessita de atenção, palavras de encorajamento, tempo de qualidade com a família e tratamento afetuoso que lhe comunique amor. Atitudes que transmitem afeto funcionam como uma barreira, a qual é capaz de impedir o estresse mental.

Na atualidade, percebe-se os primeiros indícios de preocupação com a saúde mental infantil nas escolas, as quais iniciam um processo de cuidado em relação a inteligência emocional das crianças, promovendo aulas de Yoga ou colocando em prática a meditação, por exemplo.

A inteligência emocional nunca esteve tão em voga como na atualidade. O mundo contemporâneo nos conduz a uma educação voltada para o gerenciamento das emoções como premissa de uma vida mentalmente salutar. Como pilar principal, a equipe escolar, bem como a família deve focar no trabalho de identificação do sentimento infantil. Não é incorreto sentir “raiva”, vez que é inerente ao ser humano, contudo há que se trabalhar a expressão desse sentimento, entender o que o fez aflorar e colocar-se no lugar do outro na tentativa de gerenciar a emoção. As emoções se desenvolvem durante a vida, entretanto adquirir a habilidade de expressá-las adequadamente e canalizá-las desde a tenra idade, fortalece as relações pessoais.É preciso diminuir o ritmo! Cuidar do bem-estar emocional das crianças, pois o estresse prejudica o potencial mental.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Crianças devem ser expostas a ambientes afetivos e coerentes onde o cuidado é a referência segura para o desenvolvimento integral. Do mesmo modo, a ausência dessas características proporciona na criança a vulnerabilidade que lhe dificultará o desenvolvimento socioemocional.

Envolva-se com seu filho! Não importa o tempo de que dispõe, basta que haja disposição e que esse momento, por menor que seja, promova exclusividade à criança. A potencialização das relações saudáveis no âmbito familiar, social e escolar é fator preponderante para a promoção de uma vida mentalmente saudável.

F Á D UA M O LT E N I LOPES B USSOL ARI Graduada em Pedagogia, pósgraduada em Psicopedagogia e Magistério Superior, MBA em Gestão das Organizações Educacionais e consultora familiar. Atuante na área educacional há 22 anos.


CLUBINHO

c ultura

CLUBINHO DA CRIANÇA PROMOVE ENCONTRO C U LT U R A L F OTO S

C

inco sócias autoras de literatura infantojuvenil, Carolina Alves, Daphne Lambros, Josiane Mayr Bibas, Roberta Slaviero Seabra e Silviane Scliar Sasson Rassi passaram a tarde do dia 19 de outubro contando suas histórias e desenvolvendo atividades com pais e crianças. Foi uma oportunidade conhecer de perto escritoras, ilustradoras e suas obras, de aproximar as crianças dos livros infantis e de quem os cria, incentivandoas ao hábito da leitura.

62

Leitura é fundamental. E fazer do seu filho um leitor, mais ainda! O Clubinho possui uma minibiblioteca, um espaço lúdico com variado acervo onde pais e crianças podem desfrutar do contato com a literatura infantil juntos.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

LUCAS

LOPES


edi ção/

266

63

Leitura ĂŠ fundamental. E fazer do seu filho um leitor, mais ainda!


Uma viagem ao berรงo da perfumaria

www.phebo.com.br


EVENTOS

poker

I I E TA PA D O INTERCLUBES DE POKER 2019 F OTO S

LUCAS

M

ais de 140 jogadores do Graciosa e do Clube Curitibano, além de alguns convidados, participaram no dia 23 e novembro da II etapa do Torneio Interclubes de Poker, que ocorreu nas dependências da concessionária DIVESA – MERCEDES-BENZ, no Alto da XV. Para os organizadores do Graciosa, participar de um torneio de longa duração em um espaço inusitado com o charme da Concessionária Divesa, proporciona aos participantes uma experiência única e exclusiva. Tamanho foi o sucesso que já se estuda uma parceria para o circuito em 2020. Durante o evento os participantes puderam conhecer os lançamentos da marca e apreciar todas as opções disponíveis no mercado, além de desfrutar de um suntuoso e variado coquetel.

LOPES

Além da disputa com valores interessantes em torno de R$ 50.000,00, os associados do Graciosa, conquistaram pontos importantes para o ranking interno. Após mais de 10 horas de duração pudemos conhecer os vencedores da etapa, Lucas Zandona sagrou-se campeão. Sócios e convidados elogiaram a estrutura e realização do evento, que agradou a todos.

Foi um prazer receber essa etapa do torneio na Divesa e encontrar nossos amigos e clientes. Ficamos muito felizes com o resultado do evento e agradecemos as parcerias dos Clubes Graciosa, Curitibano e H2 Poker”. Concluiu o ALEX ANDRE FRARE

. Diretor da Divesa

66

> Fabio Kokubo, Daniel Miranda, Silverio Boguchesk, Lucas Zandona, Sergio Bomfim, Roberto Barrionuevo, João Bettega, Alexandre Zacarias Frare, Alvaro Ribeiro e Leonardo Garcia

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

> Lucas Zandona, campeão Interclubes

266

> Alexandre Zacarias Frare, Gustavo Mussi Milani e Oscar Dias Pimpão Júnior

67

> Tobias Pereira Molossi e José Luiz Pizzatto Muggiati

> Renato Sergio Paredes Barroso, Flavio Prestes Filho e Guilherme Taglianetti

> Luiz Adalberto Szucs Junior e Edivaldo Bruzamolim Silva da Rocha

> José Maderna Ribas, Dante Luiz Klimovicz e Fernando Rondeau Araujo


EVENTOS

poker

68

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


FR QG

&RQVXOWH

S DUD HV  Lo }

3FDPNQSB (BSBOUJEB

A oportunidade de ter um Classe C é agora! C 180 Avantgarde/Exclusive 19/19.

The best or nothing.

Curitiba/PR Av. Nossa Senhora da Luz, 1800 - Jd. Social | (41) 3360-8200 Av. Sete de Setembro, 6902 - Seminário | (41) 3123-8100

Maringá/PR

Cascavel/PR

Rua Gaspar Ricardo, 234 - Zona 10 | (44) 3013-8200

Avenida Brasil, 606 Pacaembu (próx. ao trevo cataratas) (45) 3123-8100

Londrina/PR (saída para Cambé) Av. Tiradentes, 4555 - Jardim Rosicler | (43) 3294-1800

Condições válidas para os modelo C 180 Avantgarde/Exclusive da marca Mercedes-Benz, ano/modelo 2019/2019. Preço à vista sugerido igual a R$179.900,00. Frete incluso para retirada no concessionário onde foi efetuada a compra. Financiamento com entrada mínima de R$ 35.980,00 (20%) mais 23 parcelas mensais fixas e consecutivas no valor de R$3.791,78 e a última parcela no 24o mês no valor de R$89.950,00. Taxa de Juros: 0,86% ao mês e 10,82% ao ano. Valor total da operação: R$ 213.140,94. CET de 13,76% nestas condições. IOF e TC inclusos na taxa CET. Os valores de parcela e CET acima contemplam o financiamento com Seguro Prestamista através da Mercedes-Benz Corretora de Seguros Ltda. (condição não obrigatória e possibilidade de contratação com exclusão do referido seguro). Qualquer alteração de valores ou alíquota de tributos alterará a parcela calculada. Operação de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) sujeita à aprovação de crédito pelo Banco Mercedes-Benz. *Garantia de recompra pela Concessionária responsável pela venda por, no mínimo, 50% do valor da nota fiscal do veículo, para automóveis em sua configuração original, com limite de 30.000 km rodados e revisões realizadas nas concessionárias Mercedes-Benz, desde que obedecidas as regras dispostas nos Termos e Condições de Compra e no Guia de Condições de Revenda. Condições válidas de 02/12/2019 a 27/12/2019 ou enquanto durar o estoque de 2 unidades de cada modelo. Preço sujeito a variações de ICMS conforme legislação do Estado. Para mais informações sobre as condições do financiamento e da garantia de recompra e os concessionários participantes, consulte o site www.bancomercedes-benz.com.br/financiamento-e-seguros/automoveis/cdc-flexibility. SAC 0800 722 8499. Ouvidoria: opção 5. Atendimento exclusivo para deficientes auditivos e/ou de fala: 0800 722 8490. Site: www.bancomercedes-benz.com.br.

No trânsito, dê sentido à vida.

MercedesBenzBrasil


CP

n ov i d ade

DICAS MINDFUL PA R A AS F É R I AS

C

om as férias chegando temos a oportunidade de simplesmente ser, assim podemos deixar de lado o modo fazer para desfrutar plenamente do modo Ser. Ao sair da rotina de inúmeros afazeres, temos a oportunidade de abandonar o piloto automático e nos conectarmos à nossa verdadeira natureza. Sendo assim, esse período de descanso favorece o estado de atenção plena, no qual nos encontramos totalmente conscientes do momento presente com uma atitude de abertura, sem críticas e aceitando o momento tal como ele é.

Algumas dicas para você estar mindful nessas férias:

70

CONFIAR E ENTREGAR/ Deixe alguns dias e momentos sem planejamentos. Procure não ter muitas expectativas e se abster de pré-julgamentos, liberando-se da necessidade de agendar atividades para todos os dias. Permita-se não ter todos os passeios, restaurantes, espetáculos e hotéis definidos, por mais que você queira conhecer os melhores, os mais sofisticados e badalados lugares durante a viagem. Muitas vezes, ao se entregar a incerteza do momento, você concede que as infinitas possibilidades e conjunturas surjam de forma espontânea. Veja se é possível, ter uma atitude de confiança, estando atento e aberto ao que surgir. Provavelmente você irá se surpreender com a alegria de desfrutar algo extremante simples e inesperado. Confie que momentos felizes podem ser encontrados na simplicidade e espontaneidade da vida. Caso você não tenha programado nenhuma viagem e tenha decidido ficar em casa, esteja disponível para o frescor do momento presente. Ao permanecer completamente atento ao agora, você pode ser surpreendido e ficar entusiasmado quando por exemplo, encontrar algo inesperado enquanto organiza uma gaveta ou armário. Estar em casa de férias com atenção plena pode te propiciar autoconhecimento e muitas descobertas.

CUIDAR E DESFRUTAR / As férias trazem a possibilidade de despertar com mais calma. Ao acordar, perceba quais os movimentos que o seu corpo necessita, sem pressa se espreguice, observando o ritmo natural

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

da respiração. Reforce sua intenção de estar presente ao longo do dia e aproveite os momentos de higiene pessoal para praticar a atenção plena. Durante o banho realmente perceba a força e a temperatura da água, sinta o toque da sua mão em sua pele, experiencie o perfume do sabonete, desfrutando de sua própria companhia. Quando se der conta que sua mente escapou, com gentileza, traga o foco da sua atenção para o momento presente e para as sensações do banho. Aprecie cada refeição, nas férias não é preciso engolir os alimentos com pressa. Observe as cores, texturas, aromas, consistência e sabor de cada garfada, mastigando lentamente. Esteja completamente ancorado em sua nutrição, comer de maneira consciente traz inúmeros benefícios. Aproveite esse período para ouvir seu corpo e atender suas necessidades, entrando em contato com seu biorritmo e praticando o autocuidado. Deixe que a sabedoria do corpo guie seu ritmo e não os horários de sua agenda.

ACOLHER E ACEITAR / Muitas vezes as coisas não acontecem como planejamos e quanto maior a nossa expectativa provavelmente maior será a nossa frustração. Não é porque estamos de férias, que todos os momentos e dias serão completamente felizes e perfeitos. Com toda certeza teremos dias desafiadores neste período. Essa impermanência é natural e estar consciente disso, ajuda a viver em harmonia e equilíbrio com a transitoriedade da vida. Às vezes, o voo é cancelado, perdemos a conexão, o prato que pedimos no restaurante foi trocado, o ingresso do show está esgotado, etc. Nesses momentos de frustração, pode-se ter uma atitude de abertura e aceitação, entregando-se ao momento presente tal como ele é. Isso não quer dizer que você tenha que ficar feliz o tempo todo, resignado a qualquer situação que aconteça. Entretanto, é possível aceitar e reconhecer o momento, sendo consciente de como você lida em cada circunstância. Acolha e reconheça o que está pensando, sentindo a todas as emoções que surgirem, como a tristeza, a decepção, a ansiedade ou até mesmo a raiva. Assim, você se torna totalmente consciente de si mesmo e pode escolher a melhor maneira de responder a cada situação, sem ter uma reação automática e condicionada a qualquer coisa que te desagrade. Quando somos resilientes em momentos difíceis conseguimos ser mais gratos e desfrutamos muito mais dos bons momentos. Se estivermos atentos e presentes podemos fazer de cada limão uma deliciosa limonada.


edi ção/

DESLIGAR E ESCUTAR / Deixe com que as pessoas importantes do seu convívio e também do trabalho saibam que você está de férias. Assim, você se prepara para desligar e desconectar. Permita-se passar algumas tardes com o celular no modo avião, ou pelo menos um almoço ou jantar. Essa atitude certamente irá te ajudar a ser mindful. Desconecte-se um pouco das redes sociais e daquela telinha brilhante. Aproveite para se conectar, curtir a si mesmo e as pessoas que estão ao seu lado. Disponha-se a escutar plenamente você e quem estiver contigo, em total conexão. Tenha a intenção de ter uma atitude de paciência, sem julgamentos, com abertura, acolhimento e gentileza consigo e com os outros.

SENTIR E CAMINHAR/ Além da consciência de nossa experiência interna, podemos estar completamente atentos ao ambiente e ao espaço em que nos encontramos. Procure perceber as tonalidades das cores de tudo ao seu entorno, sentindo os cheiros, a temperatura, a brisa, escutando todas as nuances dos sons. Quando estiver caminhando esteja ciente dos movimentos de seus músculos, sensações e peso do seu corpo. Caso seja possível, tire os sapatos para sentir a umidade da terra, da grama ou a temperatura da areia abaixo de seus pés. Perceba o ritmo natural da vida que lhe cerca, os pássaros, os insetos, a vegetação, a direção que o Sol nasce e se põe, as constelações e as estrelas, a fase em que a Lua está, o movimento das marés, a direção dos ventos e o cheiro da chuva. Conectando-se com a natureza, você se conecta com o presente e com as inúmeras formas de vida que te rodeiam.

266

ao longo de suas férias. Você pode meditar quando acordar de manhã, antes de dormir à noite ou apenas enquanto estiver deitado à beira da piscina. Permanecendo atento, você vai perceber que em muitos instantes você terá a oportunidade de se silenciar. Então, traga a sua consciência para o ambiente onde está, conectando-se com a respiração, observando as sensações físicas e percebendo suas emoções e pensamentos. Tenha uma atitude de auto gentileza, estando totalmente aberto e consciente para a experiência interna e externa vivenciada a cada momento.

RECONHECER E AGRADECER/ Reconhecimento e gratidão nos ajudam a sermos mais felizes. Podemos agradecer e reconhecer tudo o que temos, muito além de coisas materiais, começando pela oportunidade de estarmos vivos, respirando, com vitalidade para ler esse texto e pelas infinitas possibilidades que temos para desfrutar a vida. Ao reconhecer cada bom momento, notamos que na simplicidade e na aparente banalidade de alguns instantes, podemos ter a verdadeira experiência da felicidade. É através da gratidão que pequenos momentos podem se tornar uma bela experiência que fica eternizada em nosso coração. Veja se é possível ter uma atitude de agradecimento inclusive pelos momentos mais difíceis. Pois, são eles que realmente proporcionam grandes aprendizados e o desenvolvimento necessário para nos relacionarmos conosco e com o mundo. Tenha a consciência da constante impermanência de nossa experiência humana, com uma atitude de desapego. Lembre-se que, assim como o período de trabalho termina, as férias também. Na verdade, o que realmente possuímos é o momento Presente e sempre podemos ser gratos a ele.

MEDITAR E SILENCIAR / Aproveite essa folga para incorporar ou aprofundar o hábito da meditação. Vai ser ótimo se você conseguir meditar pelo menos dez minutos todos os dias. Isso irá mudar completamente, a qualidade e os benefícios físicos e mentais obtidos

F ER N AN DA KEL L ER Graduada em Odontologia, Especialista em Dor Orofacial, Especialista em Acupuntura, Sócia Fundadora da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial - SBDOF, Instrutora de Mindfulness pela Universidade Federal de São Paulo

71


gtbuilding.com.br

A GT Building já nasceu sendo uma das maiores e mais inovadoras empresas do mercado imobiliário. Afinal, se a vida é um grande show, nossa parte é realizar grandes projetos para ela.

Uma empresa da


CP

f e os tt iav ad ço ã eo s p o r t e m

UM CASO DE AMOR PELA V I D A E P E L A S AT I V I D A D E S F Í S I CA S Q U E PA S SA M D E PA I PA R A F I L H O TE XTO

ABD O N

J OR GE

UAD I

I

74

niciei a atividade física aos 12 anos com aulas de “educação física” na escola, procurando sempre fazer os exercícios de forma correta. Aos 14 anos comecei treinamentos diários de atletismo no intervalo das aulas no Colégio Estadual do Paraná. Eu também jogava basquete na equipe infantil do Círculo Militar como sócio atleta, competindo contra equipes de outros clubes e colégios de Curitiba, treinava três vezes por semana e no final do treino fazia fortalecimento muscular. Com 15 anos fui campeão de arremesso de peso nos Jogos Abertos de Curitiba. Segui jogando basquete e futebol e, alguns anos depois, comecei exercícios físicos em casa com uma orientadora três vezes por semana, às 6h30 da manhã. Na sequência pratiquei judô no Clube Curitibano. Após os treinos, academia com orientação de profissional. No Graciosa, em 1980, iniciei no tênis, frequentava a antiga academia, competia também no futebol interno e nossa equipe ganhou alguns campeonatos. Continuei nessas modalidades até os 55 anos quando resolvi parar com o futebol. Segui, sem interrupção, com o tênis e academia. Hoje desfrutando talvez a melhor academia de Curitiba, a nossa do GCC, que nos coloca à disposição competentes professores que, com muita atenção e dedicação, nos orientam. Tive muita influência de meu pai, que contava com orgulho que, quando jovem, morava a 1 km de um riacho e toda manhã corria até ele, dava um mergulho e voltava. Tinha em casa uma barra im-

> Abdon Jorge Uadi

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

F OTO

LUCAS

LOPES

provisada onde fazia exercícios, jogava futebol pelo time da cidade e era imbatível na queda de braço. Me ensinou a não sair saciado da mesa e cuidar da cintura mantendo a fivela do cinto sempre na mesma posição. Faleceu aos 101 anos, lúcido e independente. Me perguntam se consegui passar essa disciplina para meus filhos e hoje posso, sem dúvidas, dizer que fui muito bem-sucedido. Todos praticam atividade física regularmente em academias, ciclismo e outras atividades. E também minha esposa que sempre me acompanha na academia e nos treinos de tênis. Considero a prática esportiva regular como um estilo de vida além de nos proporcionar confiança e sentimento de dever cumprido com a saúde, valorizando nossa vida e bem-estar. Aumenta a disposição e nos mantem sempre em alto astral. Estou com 75 anos e agradeço a generosidade da natureza para comigo me colocando nesse caminho. A atividade física pode ser iniciada com qualquer idade. Tomando os cuidados, como avalição física, orientação e acompanhamento de profissional da área. Em pouco tempo os benefícios vão aparecendo e, conforme a assiduidade, aumentando cada vez mais, até se tornar um hábito diário e prazeroso. Lembrando também que devemos ter muita prudência, moderação, consciência e aceitar as limitações impostas pela idade. Assim, seguiremos sempre alegres e felizes...


CP

f e os dt a l id do a ed se ps o r t e m

M A R AT O N A D E C U R I T I B A No dia 17 de novembro milhares de atletas participaram de mais uma etapa da maior corrida de rua de Curitiba, a Maratona 2019 teve mais de 8 mil inscritos distribuídos nas distâncias de 5, 10, ou 42km, solo ou duplas. A corrida passou por vários pontos turísticos da cidade e contou com a participação de um grande número de associados. A nossa tenda estava por lá para dar suporte.

76

FUTMESA É A SENSAÇÃO DO VERÃO Febre nas praias do Rio de Janeiro e espalhada entre muitos resorts do país, o futmesa chega ao Graciosa. O futmesa é uma nova modalidade desportiva, a meio caminho entre o tênis de mesa, futebol e o futvolei. Podia chamar-se “foot-pong” ou futebol de mesa, mas os inventores preferiram batizá-la de “teqball”.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


CP

m od a l idades

JUDÔ NO GRACIOSA

H

á quatro anos iniciamos as aulas de judô no Clube. Começamos com uma turma modesta com seis alunos que treinavam no ginásio, mas a procura pela modalidade foi crescendo o CP foi ampliado e hoje contamos com uma estrutura incrível, com tatame olímpico de nível internacional, uma vista maravilhosa e quase vinte judocas à partir de 3 anos. O termo judô tem como significado “caminho suave” ou “caminho da suavidade” e classificam-se os seus benefícios em três blocos: o primeiro refere-se ao condicionamento físico proporcionado pela prática; o segundo diz respeito à disciplina atingida por meio da luta e dos mecanismos de concentração, autocontrole e autoconfiança; e o terceiro se dá no campo da ética e da moral, em que o respeito aos valores apresenta significativa importância. O judô nesta faixa etária é importante, pois além de proporcionar os três benefícios citados, também melhora a convivência entre as crianças, a motivação e a inclusão entre os praticantes. Nossos judocas vem participando de alguns festivais e vários se destacam nos treinos de luta e competições.

78

O Judô no Graciosa é ministrado pelo Sensei Felipe Combate, que é professor de Educação Física, pós-graduado em treinamento e atua com o judô infantil desde 1999. Faixa preta e integrante de uma das maiores equipes de artes marciais do mundo, a Academia Chute Boxe, o professor faz um convite aos associados a virem experimentar o judô. As aulas são segundas e quartas-feiras às 9 horas da manhã e atende crianças de 3 a 10 anos.

Venha praticar essa modalidade sensacional que além de formar grandes atletas, forma grandes seres humanos.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


O CAMINHO CERTO PARA REALIZAR SUAS CONQUISTAS O Plano Imóveis Flex é ideal para você que busca versatilidade na hora de se planejar.

PRAZO DE 120 A 240 MESES CRÉDITOS DE 130 MIL A 260 MIL VOCÊ PODE UTILIZAR O CRÉDITO PARA:

• COMPRAR IMÓVEL • COMPRAR TERRENO • REFORMAR • CONSTRUIR • INVESTIR

Sem taxa de adesão

Juro zero

Lances via internet Use seu FGTS como lance + de 250 mil clientes contemplados

MATRIZ | Rockefeller, 1118 | Rebouças Curitiba-PR | 41 3330 2005

Filiais em: Ponta Grossa-PR Maringá-PR Goiânia-GO Uberlândia-MG

Londrina-PR

Cascavel-PR

Ouvidoria Consórcio Servopa 0800 6430430 Bacen 145 | www.bcb.gov.br Valores apresentados coletados em 17/10/2019. Imagens gerais ilustrativas. Grupo 1533 - Imóveis referente aos planos de 120, 150, 180, 210 e 240 meses. Valores das parcelas para todos os planos são sem seguro.Planos de imóveis podem sofrer alteração conforme variações do INCC. Confira demais condições comerciais diretamente na sede do Consórcio Servopa em Curitiba ou através dos representantes autorizados. Este material cancela e anula todos os divulgados anteriormente.


CP

f e os dt a l id do a ed se ps o r t e m

ALINHAMENTO X YOGA

TE X TO

80

L I N A

C R I S T O Cref. 017968 G/ PR

A

aula de alinhamento surgiu da experiência da prática e formação em Yoga junto ao conhecimento técnico da Educação Física. A base do alinhamento vem dos Asanas (posturas) com o auxílio de uma série de materiais criados por B.K.S. Iyengar, fundador do Iyengar Yoga, um dos professores de Yoga mais respeitados no mundo. A diferença da aula de alinhamento e de uma aula de Yoga está, principalmente, nos objetivos. O objetivo do Yoga é aquietar a mente, independente do tipo de prática. Já no alinhamento, é desbloquear a cintura escapular (parte alta das costas) e cintura pélvica (quadril), fazendo tração, criando espaço entre as vértebras e articulações, e como consequência promove alongamento e flexibilidade corporal.

W ICTOR

G O U V E I A Cref. 015226 G/PR

Os benefícios da aula de alinhamento, assim como do Yoga são: Alivia as dores no corpo Melhora a qualidade do sono Promove bem-estar físico e mental Corrige a má postura Traz consciência corporal e respiratória Diminui o risco de lesões

Outra diferença é que nas aulas de alinhamento não usamos técnicas de meditação e mantras, apenas o relaxamento no final da aula, que como no Yoga é de extrema importância para o absorver os resultados da prática.

Reabilita patologias menos severas, tais como: discopatias ( hernias de disco, escoliose, espondilolistese), ombros Rígidos (congelado) e limitações de quadril.

Cada aula tem sempre um objetivo a ser trabalhado (uma parte do corpo), e a sequência de posturas são pensadas para que uma postura vá preparando a próxima, por isso a importância de não chegar atrasado nas aulas, e fazê- la por completo.

Diminui ansiedade

No alinhamento o aluno, mesmo estando em turma, sempre terá um olhar individual do professor. Ele conhece a limitação de cada um, e mesmo todos fazendo a mesma postura, cada um executa de uma forma, de acordo com o que lhe for possível. Os ajustes são feitos individualmente considerando todas estas restrições.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Melhora o desempenho em atletas e esportistas Ativa a circulação sanguínea A aula de Alinhamento, assim como o Yoga não tem contraindicação, o que existe são restrições de determinadas posturas para casos específicos, por isso é de extrema importância que aluno novo, antes de iniciar, converse com o professor sobre seu estado de saúde geral. Estando em algum tratamento de saúde ou pós cirúrgico, somente com liberação médica.


CP

m od a l idades

DESAFIO NAS ESTEIRAS PERCURSO NY - 10KM F OTO S

82

N

a manhã do dia 9 de novembro, os amantes da corrida se encontraram para um Revezamento de 10Km, com percurso de NY nas esteiras Arts do Centro Poliesportivo. As equipes eram compostas por quatro integrantes, cada um percorreu uma distância de 2,5 Km. A torcida e apoio de amigos e familiares foi um estímulo fundamental para que o tempo total fosse o menor possível! Os vencedores comemoraram com um belo brinde. O evento foi leve e descontraído agradando a todos que pediram novas opções como esta para 2020.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

LUCAS

LOPES


edi ção/

266

F E S T I VA L 4 E S T I LO S D E N ATA Ç Ã O Há alguns anos o Clube Curitibano promove o Festival 4 estilos de Natação e convida nossos atletas a participar das modalidades de borboleta, costas, peito e medley. Neste ano o evento aconteceu no dia 19 de outubro e contou a participação de alguns de nossos atletas acompanhados de seus familiares.

83


PUBLIEDITORIAL

O novo equilíbrio de juros e crescimento no Brasil O grupo empresarial JCR em parceria com a gestora de fundos Trafalgar Investimentos e o escritório Manchester credenciado a XP, promoveram evento sobre economia e alocação de investimentos intitulado: “O novo equilíbrio de juros e crescimento no Brasil”. O evento realizado na casa de festas do Clube Graciosa contou com a presença de grandes investidores paranaenses.


A abertura ficou a cargo de João Carlos Ribeiro, fundador do grupo JCR, conglomerado que atua em Logística, Infraestrutura, Tecnologia e Asset Management. Em seguida, Guilherme Loureiro, economista chefe da Trafalgar Investimentos e Paulo Corchaki, CEO da empresa, falaram sobre as boas perspectivas para a economia brasileira, os desafios para alocação de investimentos num ambiente de juros baixos e apresentaram seu fundo de ações, o Trafalgar Royal. A Trafalgar defendeu que o cenário econômico é altamente favorável para o ambiente de negócios no Brasil, com uma visão otimista para crescimento nos próximos anos. Mudanças estruturais permitem aumentar o crescimento e reduzir os juros de forma permanente. No plano global, o cenário central é positivo mas há riscos. Entre eles, a aproximação do final do ciclo de

manchesterinvest.com.br (41) 3024 9835

expansão dos países desenvolvidos e o desenrolar da guerra comercial. A Trafalgar é resultado da união de sócios com vasta experiência no mercado financeiro e conta com o grupo JCR como sócio investidor. Lucas Pereira, sócio da Manchester, encerrou o evento mostrando a plataforma de investimentos da XP, a capacidade de atendimento do seu escritório e lembrou que é fundamental contar com assessoria profissional num ambiente de tantas mudanças. A Manchester tem 50 anos de história e tradição, atendendo o público Private e Grupos empresariais e é um dos maiores escritórios credenciados a XP no Brasil. Obrigado a todos os presentes e ao Clube Graciosa por sediar mais este grande evento.

trafalgarinvest.com.br (11) 4861 9700


GOLF

to r n eios

1º TORNEIO DAS EQUIPES DO GOLF F OTO

LUCAS

LOPES

86

> Equipe Campeã Catraca Edgar, Marcos, Arthur, Cosme, Lincoln, Francisco, Jacirlei e Faruk

C

om muitas equipes bem definidas e parceiros habituais de tacadas, veio a ideia: desafiar os golfistas e suas equipes, assim a capitania organizou no dia 19 de outubro a I Edição do Torneio das Equipes de Golf. O planejamento foi cuidado minuciosamente, para que as equipes tivessem uma ótima experiência, para melhor identificação camisas com as cores e logo das equipes foram providenciadas. Entraram em campo 11 equipes, que demonstraram que o golf pode ser sim um jogo de equipe.

O jantar de encerramento aconteceu no fim do dia no restaurante do golf, e contou com sorteio de brindes e premiação, onde os melhores golfistas por equipe receberam 1 caixa de bolas. A equipe campeã foi a Catraca que levará o nome no troféu transitório que ficará no Bar do Golf, esperando a edição de 2020.

> Gustavo Milani, Jacirlei Santos e Alcy Vilas Boas Jr.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


edi ção/

> Equipe Vice-campeã Flamingo Team: Gustavo, Joel, Fernando e Ricardo

> Equipe Senado: Newton, Alcy, Luiz Otavio, Freddy, Jose Maria e Ruy

> Equipe Vice-campeã Flamingo Team: Mauro, Felipe, Carlos e Cassiano

266

87


GOLF

to r n eios

Resultado maior pontuador na competição EQUIPE

PONTUADOR

Catraca

Faruk El Khatib

Flamingo Team

Felipe Costa

Laranja Mecanica

Pedro Hollanda

Hunos

André Isfer

Curta não Entra

Alexandre Garcia

Senado

Freddy Kesselring

No Brixt

Eli Loyola

Paraguaios

Francisco Coral

Moura

Fabio Nigro Moura

Corrida Maluca

Ruy Polatti

Remão Bowser

Rodrigo Ramina de Lucca

> Oilson Negrelle, Ricardo Garmatter, José Pupo Filho e José Ricardo Muricy.

88

> Equipe Moura: Sergio, Fabio, Luiz Alberto Filho, Cartaxo, Edna, Fábio, Rosana e José

Resultado equipes EQUIPE CAMPEÃ

EQUIPE VICE-CAMPEÃ

Catraca Francisco Furtado (224 tacadas)

revista

/

Capitão Jacirlei Santos, Alfredo Lincoln Pedroso, Arthur Leme Neto, Cosme Bueno Gomm, Edgar Prim, Faruk El Khatib, Francisco Furtado Filho e Marcos Zanier

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Flamingo Team

Capitão Cassiano Garcia, Carlos Rosenmann, Felipe Costa, Fernando Barrionuevo, Gustavo Thá, Joel Fleischfresser Neto, Mauro Guimarães Filho e Ricardo Mello


GOLF

tor n eios

CIRCUITO BEST GOLF E TA PA G R A C I O S A COUNTRY CLUB F OTO S

LUCAS

LOPES

90

> Campeãs do Best Golf

E

vento organizado pelas capitãs dos clubes Graciosa, Alphaville, Curitibano e Clubes Associados teve sua 9ª Edição realizada em 2019, onde a equipe feminina de golf do Graciosa conquistou o heptacampeonato. A 4ª e última etapa aconteceu em nosso campo, todos os detalhes foram planejados e organizados pela capitania para proporcionar às golfistas um dia maravilhoso de disputas e confraternização. Após os jogos elas foram recepcionadas no restaurante do golf com delicioso jantar, com DJ para animar a festa e deixá-la ainda mais descontraída. Esta etapa contou com o patrocínio da Kerotin, que embelezou o evento com diversos sorteios e mimos para todas as jogadoras. Apoio NR - Neide Romero Arte em joias, Sucregolf.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Troféu Best Golf Premiação por equipes GRACIOSA COUNTRY CLUB – Total 276 Gross

Roberta Comodo

77

Até 16

Ivete Chemin

71

16,1 a 23,7

Monika Voswinckel

63

23,8 a 33,8

Rosana Nigro Moura

65

ALPHAVILLE GRACIOSA – Total 292 Gross

Zenilda Souza

78

Até 16

Adriana Melo

72

16,1 a 23,7

Olga Hieda

78

23,8 a 33,8

Vera Nagano

72


edi ção/

266

Resultados GROSS Campeã

Roberta Comodo

78

Vice-campeã

Maria Cristina Bueno

72

CATEGORIA INDEX ATÉ 16 1º lugar

Zenilda Souza

73

2º lugar

Ivete Chemin

72

3º lugar

Tereza Baek

74

CATEGORIA INDEX 16,1 A 23,7 1º lugar

Nilma Ribeiro

71

2º lugar

Olga Hieda

74

3º lugar

Monika Voswinckel

76

CATEGORIA INDEX DE 23,8 A 33,8 1º lugar

Olinda Tsuru

76

2º lugar

Vera Nagano

79

3º lugar

Rosana Nigro Moura

76

INICIANTES 1º lugar

Monica Belich

PRÊMIOS ESPECIAIS Straighest drive

Adriana Melo

Nearest to the pin

Rosana Nigro Moura

91 > Angela Ninno Leite, Arlete Semann e Maite Chiodini

PATROCÍNIO

APOIO


GOLF

tor n eios

> Ganhadoras do Sorteio Kerotin

> Monika Voswinckel, Olga Hieda e Nilma Ribeiro

92

> Karim, Regiane, Maria Cristina, Roberta Comodo, Leslie e Maria Helena

> Diretoria recebe homenagem da Neide Joias

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b


GOLF

tor n eios

TA Ç A M E N S A L DE NOVEMBRO EM HOMENAGEM A JOSÉ MARIA GONZALEZ F OTO

LUCAS

LOPES

A 94

taça mensal foi especial em homenagem ao profissional José Maria Gonzalez (pai do instrutor Rafael), conhecido nacionalmente como “Pinduca” que fez história no golfe brasileiro. Querido por muitos, deixou um grande legado, com ensinamentos que faziam diferença. Sempre calmo, educadamente mostrava que o swing não requer força, mas precisão e os resultados eram espetaculares fazendo o golfista apaixonar-se ainda mais pelo esporte. Ele foi o único profissional que participou do Masters de Augusta e British Open e passou o corte em ambos. Em uma de suas visitas a Curitiba participou do Aberto Cidade de Curitiba e foi o campeão em 1953. Faleceu em 25/08/19. > Capitania entrega homenagem a Rafael Gonzalez

> Bruno Cavallin e Ruy Polatti

revista

/

rac i o s a

> Victoria Cavali e Neusa Moro

co u nt r y

c l u b


edi ção/

266

> José Ricardo Muricy e Roberta Comodo

Resultados SCRATCH Masculino

José Ricardo Muricy

72

Feminino

Roberta Comodo

78

> Solange Arnizaut e Rosely Rego Barros

95

CATEGORIA INDEX ATÉ 8,5 1º lugar

Rodrigo Ramina de Lucca

70

2º lugar

Paulo Ninno Leite

71

1º lugar

Luiz Carlos Caggiano

70

2º lugar

Gustavo Giacometti

70

1º lugar

Diogo Braz

65

2º lugar

Alexandre Garcia

65

1º lugar

Bruno Cavalin

67

2º lugar

Ruy Polatti

70

CATEGORIA 8,6 A 14,0

CATEGORIA 14,1 A 22,1

CATEGORIA 22,2 A 31,7

CATEGORIA FEMININA ATÉ 16,5 1º lugar

Leslie Bocchino

70

2º lugar

Ivete Chemin

71

CATEGORIA FEMININA DE 16,6 A 23,7 1º lugar

Victoria Cavali

61

2º lugar

Neusa Moro

69

CATEGORIA FEMININA DE 23,8 A 33,8

> Alexandre Garcia e Gustavo Giacometti

1º lugar

Solange Arnizaut

68

2º lugar

Rosely Rego Barros

70


G O L F

DE PAR TAM E N T O

FEM I N IN O

TA Ç A S O B N OVA D I R E Ç Ã O

96

> Ivete Chemin

> Gunilla Lindestrom e Gilka Feres

Mais uma tradicional taça de quinta aconteceu no dia 17 de outubro, com organização da Capitã Roberta e direção da Marisa para conduzir a premiação das golfistas. Com quitutes e muito bate-papo, foi mais uma daquelas deliciosas tardes na Casa das Golfistas.

Resultados GROSS Campeã

Ivete Chemin

91

1º lugar

Leslie Bocchino

74

2º lugar

Lucia Pupo

75

CATEGORIA ÍNDEX ATÉ 21,6

CATEGORIA ÍNDEX 21,7 ATÉ 31,0 1º lugar

Gilka Feres

71

2º lugar

Gunilla Lindeström

75

CATEGORIA ÍNDEX 31,1 A 44,1

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

1º lugar

Liria Amarante

69

2º lugar

Liana Reis

71


edi ção/

266

TA Ç A E X - C A P I T Ã S Para homenagear a trajetória do golf feminino e agradecer a imensa contribuição das capitãs que por aqui passaram, cada uma deixando um pouco do seu jeitinho e melhorias importantes que hoje somadas formam um importante legado na

história do esporte, a capitã organizou a Taça Ex-Capitãs no dia 24 de outubro. A todas vocês que fizeram e ainda direta ou indiretamente fazem muito pelo nosso esporte, nosso muito obrigado!

97

> Maria de Fátima Thá, Ingrid Rego Barros, Gilka Castilho, Leslie Bocchino, Roberta Comodo, Elza Maia, Fanny Luhm, Maria Lúcia Fagnani e Marisa Leal

Resultados GROSS Campeã

Leslie Bocchino

67

CATEGORIA HCP ATÉ 20 1º lugar

Monika Voswinckel

54

2º lugar

Angela Ninno Leite

54

CATEGORIA HCP 21 ATÉ 28 1º lugar

Gilka Feres

53

2º lugar

Nilma Ribeiro

54 NEAREST TO THE PIN

CATEGORIA HCP DE 29 ATÉ 31 1º lugar

Liria Amarante

49

Maria de Fátima Thá

8

2º lugar

Maria Lúcia Fagnani

55

Gilka Feres

13


G O L F

DE PAR TAM E N T O

FEM I N IN O

TA Ç A ANIVERSARIANTES A comemoração no dia 31 de outubro foi dupla, aproveitamos a quinta-feira em ritmo de Halloween para comemorar as aniversariantes do mês. O dress code não poderia ser outro se não uma fantasia para descontrair e deixar a taça

ainda mais animada. A capitã, vestida a caráter, entregou a premiação e os presentes com muitas risadas. São momentos únicos como esses que deixam a vida mais leve e nossas tardes ainda mais gostosas.

98 > As aniversariantes

Resultados GROSS Campeã

Angela Ninno Leite

86

1º lugar

Monika Voswinckel

69

2º lugar

Marisa Leal

75

CATEGORIA ÍNDEX ATÉ 21,6

CATEGORIA ÍNDEX 21,7 ATÉ 31,0 1º lugar

Rosely R. Barros

75

2º lugar

Rosana Nigro Moura

75

CATEGORIA ÍNDEX 31,1 ATÉ 47,6 1º lugar

Liria Amarante

70

2º lugar

Maria de Fátima Thá

72

NEAREST TO THE PIN Monika Voswinckel

8

LONGEST DRIVE Roselaine Catarino > A campeã Angela Ninno Leite

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

9


Nossa natureza e ser

Somos MAXI na impressão das cores, das formas, das funções de cada elemento. E, acima de tudo, na relação de respeito entre os seres e o próprio meio.

maxigrafica.com.br


TÊNIS

t or n eios

100

HALLOWEEN NAS QUADRAS F OTO S

B

ruxas, malévolas, sinistras, mortas vivas horripilantes, circularam em meio às tenistas que vestiam Rosa no 15º Halloween nas Quadras, em prol da conscientização da importância da prevenção do câncer de mama. A edição deste ano aconteceu dia 29 de outubro e contou com uma linda e caprichada decoração temática organizada pelas conselheiras. O evento teve a participação de 36 atletas e por volta de 60 mulheres que prestigiaram a festividade.

Durante a tarde, uma maquiadora realçou e criava lindas caracterizações, além de brincadeiras, concurso de fantasias, performances e muita diversão entre um jogo e outro. Após os jogos, a confraternização aconteceu no PUB, para celebrar mais um Dia das Bruxas, onde foram eleitas as fantasias: luxo, melhor caracterização, grupo e a gargalhada mais assustadora. O Halloween nas Quadras, encerrou o ciclo anual de torneios relâmpagos femininos de 2019. Se você é tenista e ainda não participa destes eventos, venha se divertir! Estamos te esperando em 2020.

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

LUCAS

LOPES

Resultados 2ª CLASSE Campeãs

Ana Paula Alvarez e Monica Gulin

Vice-campeãs

Heloisa Fortes e Silvana Coelho

3ª CLASSE Campeãs

Luciane Virmond e Maria do Rocio Zagonel

Vice-campeãs

Marisa G. Aragão e Rita Fraletti

4ª A 6ª CLASSE Campeãs

Andrea Binhara e Giovana Maggi

Vice-campeãs

Eloisa Carraro e Giovana Baggio

SUPER DAMAS Campeã

Vera Gulin

Vice-campeãs

Maria Anilda Novaes e Maria Michelotto


edi ção/

266

Resultados MELHOR CARACTERIZADA / CRIATIVIDADE 1° lugar

Rosa Cristina Mendes

2° lugar

Vera Gulin e Silvana Coelho

MAIS LUXUOSA 1° lugar

Monica Gulin

2° lugar

Luciane Virmond

GRUPO MELHOR CARACTERIZADO 1° lugar

Miriam Amaral e Simone Hillani

2° lugar

Heloisa Fortes e Maristela Prado

GARGALHADAS MAIS HORRIPILANTES Eloisa Carraro, Priscila Santos e Rosa Mendes > Cristiane Keinert, Giovana Baggio, Eloisa Carraro, Marisa G. Aragão e Heloisa Fortes

101

> Andrea Binhara, Maria do Rocio Zagonel e Monica Gulin

> Rosa Mendes

> Vera Gulin, Maria Anilda Novaes, Sandra Beltrami e Maria Michelotto

> Jorgette Riskalla, Taisa Assis, Marisa G. Aragão e Dione Melhem


TĂŠNIS

tor n eios

> Aniversariantes

102

> Eloisa Carraro, Marisa G. AragĂŁo e Silvana Coelho

> Heloisa Fortes e Maristela Prado

> Priscila Santos, Eloisa Carraro, Simone Friedlaender, Manoela Heineberg, Rosa Mendes e Rita Fraletti

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

> Miriam Amaral e Simone Hillani


TÊNIS

e sc olin h a s

edi ção/

266

PROJETO N OVA G E R A Ç Ã O C

om o ano encerrando, as empresas iniciam os fechamentos de seus balanços e aparecem as oportunidades de formarem parcerias com projetos de “Lei de Incentivo” que proporcionam vantagens mutuas. Nosso projeto está aprovado, aguardando parceiros. Necessitamos alcançarmos R$ 297.497,31, valor aprovado no processo 5800.006409 / 2018 – 57. A lei permite que sejam feitas doações / patrocínios a partir do IR a pagar, sendo PJ – 1% e PF – 6%. Com este projeto, pretendemos, dar aos tenistas das Escolinhas, Pré-Equipe e Equipe, condições ainda melhores. Convidamos nossos associados a participarem deste processo.

Este mês tivemos a oportunidade de consolidar mais um parceiro a GRASP - Functional Innovations Backed by Science.

GRASP Oferecemos soluções ao mercado de nutrição animal, produzindo aditivos e suplementos que auxiliam no desenvolvimento econômico e sustentável dos sistemas produtivos. Com perfil empreendedor e inovador, a GRASP se distingue pela capacidade de detectar e acompanhar as novas tendências do setor de nutrição animal. Por meio de tecnologias e processos industriais próprios, desenvolvemos aditivos de alta tecnologia e valor agregado, capazes de se destacar tanto no mercado nacional como internacional. Soluções ambientalmente corretas. Economicamente perfeitas.

/ m a i s I n f o r m a ç õ e s n a s e c r e t a r i a d e t ê n i s 3 0 2 5 - 133 7 /

APOIO

103


TÊNIS

DE S TAQUES

RAQUETES QUE BRILHAM FPT SERIES 500 PEREIRA ACADEMIA PEREIRA TENNIS DATA LOCAL

///

///

7 a 11 de novembro de 2019 Campo Largo/PR

SIMPLES 2FA Campeã

Júlia Machado

SIMPLES 2MA Campeão

Renan Abate

Vice-Campeão

Percy Buffara

SIMPLES 6MA Campeão

104

Gianlucca Pansieri

SIMPLES 7MA Campeão

Daniel Costódio

> Gianlucca Pansieri

FPT 100 CLASSES CIRCUITO 3XBIT DE TÊNIS 5ª ETAPA DATA /// LOCAL ///

17 a 22 outubro de 2019 Colombo/PR

SIMPLES 5FA Campeã

Laura Rassi

SIMPLES 7MA Campeão > Júlia Machado e Daniel Costódio

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Gianlucca Pansieri


edi ção/

266

CAMPEONATO BRASILEIRO

INTERCLUBES INFANTO JUVENIL DATA /// 18 a 27 de outubro de 2019 LOCAL /// Curitiba/PR SIMPLES 12 ANOS Vice-Campeã

Bianca Binhara

PA D E L

> Bianca Binhara

CAMPEONATO PARANAENSE DE PADEL – ETAPA MASTER DATA /// LOCAL ///

25 a 27 de Outubro de 2019 Curitiba/PR

CATEGORIA 40 ANOS Campeãs

Claudia Surugi e Marilena Sobocinski

CATEGORIA 2ª CLASSE Campeã

> Marilena Sobocinski e Claudia Surugi

CONGRESSO BRASILEIRO DE TÊNIS Instrutores do Graciosa participaram do 3º Congresso Brasileiro de Tênis, com intuito de atualizar e adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e reciclar informações, aprimorando assim técnicas e didáticas do esporte.

Marilena Sobocinski

105


TÊNIS

tor n eios

R E L Â M PA G O D E PA D E L E BEACH TENNIS

O

Padel e Beach Tennis chegaram tímidos, foram conquistando seu espaço aos poucos e hoje já formaram uma legião de fãs e adeptos das modalidades. Sem limite de idade, jovens jogam em duplas e de igual para igual com os adultos, demonstrando muita habilidade e desenvoltura, resultado de dedicação e concentração. O último Relâmpago, que aconteceu no sábado, dia 2 de novembro, reuniu, 69 atletas, divididos em 45 beach tenistas e 24

106

Beach Tennis CATEGORIA A/B – FEMININO Campeãs

Roberta Silva e Bianca Binhara

Vice-Campeãs

Marieli Araujo e Mariana Guzatti

CATEGORIA C/D – FEMININO Campeãs

Maria E. Aragão e Daiana Gulin

Vice-Campeãs

Júlia Machado e Karla Ribeiro

CATEGORIA A/B – MASCULINO Campeões

Gustavo Milani e Mauricio Pizzato

Vice-Campeões

Jefferson Santos e Julio Alvarez

CATEGORIA C/D – MASCULINO C/D Campeões

Bruno Milani e Renato Volpi

Vice-Campeões

Luis Alberto e Rafael Machado

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

padelistas, que participaram das disputas de duplas das duas modalidades. Cada participante, disputou três sets e de acordo com sua performance foram classificados para as finais. Familiares compareceram em massa para prestigiar as disputas e desfrutar do lindo dia de sol no Clube. Durante o torneio, a famosa “Feirinha do Zé” com suas delicias, deixava o dia ainda mais agradável. Ao termino dos jogos os campeões (ãs) e vices, receberam suas premiações.


edi ção/

> Bianca Binhara, Roberta Silva, Heloisa Fortes, Marieli Araujo e Mariana Guzzati

266

> Julio Alvarez, Jefferson Santos, Mauricio Pizzato e Gustavo Milani

107

> Renato Volpi, Bruno Milani, Luis Alberto e Rafael Machado

> Maria E. Aragão, Daiana Gulin, Karla Ribeiro e Júlia Machado


TÊNIS

tor n eios

Padel CATEGORIA A/B Campeões

José Hillani Filho e Oscar Pimpão

Vice-Campeões

Cosme Gomm e André Schmit

CATEGORIA C/D

> Jaqueline Dal’Lin, Maria Elisa Zagonel, Monica Gulin e Luiz Claudio da Luz

108

> João Andrusko, Munir Laden, David Santos, Carol Faraco e filha

> André Schmit, Cosme Gomm, Oscar Pimpão e José Hillani Filho

revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

Campeões

Carol Faraco e David Santos

Vice-Campeões

Munir Laden e João Andrusko


edi ção/

266

SQUASH NO GRACIOSA

N

o dia 11 de novembro aconteceu mais uma edição da Clínica de Squash, onde nossos associados puderam aprender um pouco mais sobre este fascinante esporte.

COMO O SQUASH PODE AJUDAR SEUS FILHOS? O Squash é uma modalidade que irá trabalhar na prática o desenvolvimento da linguagem, percepção, atenção, memória e as funções executivas relacionadas a execução das tarefas. Considerado o esporte mais saudável do mundo, pela Revista Forbes, pode ajudar, e muito, nossas crianças! Não só pela atividade em si, que é apaixonante, mas pelo desenvolvimento cognitivo e disciplina, formando grandes campeões, dentro e fora da quadra. O squash é um exercício aeróbico que aumenta a sensação de bem-estar, diminui a ansiedade, auxilia no controle de peso, ajuda a relaxar, reduz o risco de doenças vasculares como hipertensão e diabetes, além de auxiliar no desenvolvimento das funções executivas, essenciais para o processo de aprendizagem e das questões socioemocionais, devido a algumas

habilidades trabalhadas no momento do jogo: a alteração constante de prioridade, resiliência “entendida como a capacidade de lidar com problemas”, organização, pressão de tempo e a resolução de problemas. Traga seu filho para uma aula experimentar e conheça nosso programa de escolinha.

COACHING CONFERENCE 2019 / O coordenador do Projeto de Squash do Graciosa, Renato Gallego, foi ao Cairo, no Egito, onde ministrou duas palestras no maior evento mundial para treinadores. Este é o quarto Congresso consecutivo ao qual participa como palestrante. Ao mesmo tempo, estava acontecendo o Mundial Feminino e o Egyptian Open, em uma quadra de vidro montada em frente as Pirâmides de Giza, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O visual era de tirar o fôlego para qualquer amante de esportes!

109

> Marco Tuoto, Roberto T. de Freitas, Daniel Amaral, Técnico Renato Galego, Carol Faraco, Thomaz Coccioli e Veriano Pereira Jr.


DIRETORIA

G ES TÃO

.

2 02 1

PR ES I D E N T E

ME MBROS NATOS

Gustavo Mussi Milani

Fernando Antonio Miranda Geroldo Augusto Hauer Norberto F. F. de Castilho Rubens Pinho Edgard Luiz Cavalcanti Albuquerque João Carlos Ribeiro Nelson Menicucci Rezende João Manoel de Oliveira Franco Tobias de Macedo Glaucio Fernando Bley Filho Antonio Alves de Araújo Filho Gerson de Sá Tavares Filho Jorge Nacli Neto João Candido da Cunha Pereira Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas Cleverson Marinho Teixeira José Candido Muricy Nelson Luiz Velloso Filho Paulo Henrique Rocha Loures Demchuk

VI CE- P RES I D E N T E

Oilson Centa Negrelle VI CE- P RES I D E N T E ADMI NI ST RAT I VO

José Hillani VI CE- P RES I D E N T E FI NANCE I RO

Alexei Affonso Schrappe Antoniuk CA P I T Ã D E GO L F

Roberta Alencar Comodo CA P I T Ã O D E GO L F

Alcy Vilas Boas Júnior CO O R D E N A D O RA DE R ES P O N SA B I L I DA D E SOCI AL

Sueli Marlene Steffen Gossling D I RE TO R D O C P

Guilherme J. Teixeira de Freitas D I RE TO RA D O C LU B I N H O DA CR I ANÇA

Nicole Molteni Lopes D I RE TO R D O GR Ê MI O FL AMI NG O

110

2 01 9

Pedro Muggiati Manfredini Borges D I RE TO R CU LT U RAL

Adalberto Scherer Filho D I RE TO R D E I N FO RMÁT I CA

Roberto Artigas Faucz D I RE TO R J U R Í D I CO

Carlos Alberto Farracha de Castro D I RE TO R M É D I CO

Sérgio Luiz Keinert D I RE TO RA D E O U VI DOR I A

Leslie de Oliveira Bocchino D I RE TO R D E PAT R IMÔNI O

Nagib Georges Fattouch D I RE TO R D E SAU NA

ME MBROS ELEITOS

André Diniz Affonso da Costa Attilio Comodo Neto Carlos Alberto Santos Pinho Carlos Eduardo de Leão Rosenmann Cassio Fernando de B Prestes Cosme Bueno Gomm Freddy Jacques S. Lima Kesselring Gilberto Guimarães Monastier Guilherme Luis Buffara Lobo Gustavo de Pauli Athayde Jesus Sarrão Jose Alcides Pasquali Junior José Aristeu Pereira Neto José Eduardo Moraes Sarmento Laudálio Veiga Filho Luigi Antonio Cini Muffone Luiz Affonso Borrelli Costacurta Luiz Afonso Coelho Hauer Marcelo Iwersen Marco Antonio Simões Omar Camargo Filho Paula Carneiro Bettega Ricardo Michelin Ricardo Mueller Rogerio Menta Rubens Curi Silvio Luhm Tarcísio Araújo Kroetz Ubirajara Costódio Filho Wilson do Rosário

SE CRE TA RI A G E RA L

De segunda a sexta, das 9 às 19 horas. R AMAIS: 1325, 1385 e 1367 CLU B I N HO DA CRI A N Ç A

Seg unda das 8h40 às 12h50. De terça a sábado das 8h40 às 18h20. Domingo e feriados das 8h40 às 17h20. R AM A L: 1383 SE CRE TA RI A D O TÊ N I S

De segunda a sexta, das 8 às 21 horas. Sábado, das 8 às 15 horas. Domingo e feriados das 8 às 14 horas. R AMAIS: 1337 e 1348 SE CRE TA RI A D O G O LF

De segunda a sexta, das 8 às 19 horas. Sábado, das 8 às 16h20 horas. Domingo, só abre em dias de torneio. R AMAIS: 1361, 1380 e 1387 STA RTE R

De terça a domingo, das 7 às 18 horas. R AMAL: 1360 SE C. D O CE N TRO P O LI ESP O RTI VO

De segunda a sexta, das 7 às 20 horas. Sábado, das 9 às 13 horas. Domingo e feriados, fechado. RAMAIS: 1352 e 1338 RAVI CA FÉ

De segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Sábado das 9 às 13 horas. Domingo e feriados, fechado. R AMAL : 1354 SAU N A MASCU LI N A

De segunda a sexta, das 14 às 21h45. Sábado e feriados, das 14 às 21h45. Domingo, fechado. R AMAIS: 1353 e 1375 BA RB E A RI A

De segunda a sábado, das 15h30 às 22 horas. Domingo, fechado. R AMAL: 1324 SAU N A FE MI N I N A

Segunda, das 13 às 19 horas. De terça a sábado, das 10 às 19 horas. Domingo, não abre. R AMAL: 1457 A CQ UA SPA E SA LÃ O D E B E LE Z A

Segunda das 13 às 19 horas. De terça a sábado das 9 às 20 horas. Domingo, fechado. R AMAL: 1378 B I B LI OTE CA

De segunda a sexta, das 9 às 18h30. Sábado das 9h30 às 13 horas. Domingo, fechado. R AMAL: 1335 RESTAU RA N TE E BA R DA SE D E

De segunda a sábado, das 18 às 23 horas. Domingo, das 11h30 às 17 horas. RAMAL: 1322 RESTAU RA N TE D O G O LF

Marco Demeterco CONSE L H O F ISCAL

Daniel Valente Isfer João Lucas Odebrecht Omar Camargo Neto

D I RE TO RA S O C I A L

Cristiane Moro Keinert D I RE TO RA D E T Ê NI S

Heloísa Helena Lopes Fortes

CONSE L H O F ISCAL SUP LENTE

D I RE TO R D E T Ê N I S

Alvaro de Quadros Neto Newton Bufrem Ruy Sergio Polatti

Cosme Bueno Gomm Filho

De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15 horas. Sábado, das 11h30 às 16 horas. Domingo, fechado. R AMAIS: 1336 e 1330 BA R D E PASSA G E M

Aos sábados buffet de café das manhã das 7 às 9 horas. Segunda-feira das 15 às 21 horas. De terça a sábado das 7 às 21 horas. Domingo das 7 às 19 horas. R AMAL: 1347 RESTAU RA N TE D O TÊ N I S

Segunda-feira das 12 às 21 horas. De terça a sexta, das 10 às 21 horas. Sábado, das 8 às 21 horas. Domingo e feriados das 7 às 19 horas. R AMAL: 1373 CASA D E FESTAS

GRACIOSA COUNTRY CLUB / Av. Munhoz da Rocha, 1146 tel. 41 3015.5005 revista

/

rac i o s a

co u nt r y

c l u b

De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. R AMAL: 1333


COTE SEU SEGURO COM A

Inteligência de Seguros Artificial Protecta

PRÁT I CO BA RATO S EG U RO

ALGUMAS ESPECIALIDADES: AUTO | VIDA RESIDENCIAL | SAÚDE VIAGEM | ODONTO RESPONSABILIDADE CIVIL

ACESSANDO O QR CODE DA ISA , VOCÊ GANHA 5% DE DESCONTO NO SEU SEGURO NOVO COM A PROTEC TA . * Válido para os 100 primeiros seguros. Promoção válida por tempo indeterminado enquanto não fecharem as 100 apólices. Para acessar o QR Code: IOS, posicione sua câmera no QR Code; Android, baixe um leitor de QR Code de sua preferência.

p rote c taseguros .co m . br

/protectacorretora

Rua Chille, 1349 | Rebouças | Curitiba | PR +55 (41) 3039.0222 | 4020.0222

/protectaseguros


SUPERE SUAS EXPECTATIVAS

A TECNOLOGIA HÍBRIDA VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR

• Design aerodinâmico • Assistente de estacionamento • 8 airbags • Grade padrão Signature Grille

LEXUS UX 250h DY NAMIC A PARTIR DE

169.990

E XCLUSIV IDA DE LE XUS CURITIBA FAÇA UM TEST DRIVE E ANTECIPE-SE AO FUTURO.

VISITE O NOSSO SHOWROOM EXCLUSIVO

41 3021.2700

RUA GEN. MÁRIO TOURINHO, 1991 - PRÓX. AO PARQUE BARIGUI

LEXUSCURITIBA.COM.BR

NO TRÂNSITO, DÊ SENTIDO À VIDA. IMAGENS: LEXUS UX 250H F-SPORT. OFERTA VÁLIDA ATÉ 31/12/2019 OU ENQUANTO DURAR O ESTOQUE. VALOR À VISTA REFERENTE AO LEXUS UX 250H DYNAMIC 2019. A LEXUS OFERECE 4 ANOS DE GARANTIA SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM PARA VEÍCULOS DE USO PARTICULAR E 4 ANOS DE GARANTIA DE FÁBRICA OU 100.000 KM - O QUE OCORRER PRIMEIRO - PARA USO COMERCIAL. E AINDA GARANTIA ESTENDIDA DE 60 MESES DO SISTEMA HÍBRIDO - TOTALIZANDO 08 ANOS DE GARANTIA, SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM PARA VEÍCULOS DE USO PARTICULAR E 8 ANOS OU 200.000 KM - O QUE OCORRER PRIMEIRO - PARA USO COMERCIAL, DESDE QUE REALIZADAS TODAS AS MANUTENÇÕES PERIÓDICAS NA REDE DE CONCESSIONÁRIAS AUTORIZADAS LEXUS. CONSULTE O MANUAL DO PROPRIETÁRIO OU WWW.LEXUS.COM.BR PARA MAIS INFORMAÇÕES. UX250H DYNAMIC/ LUXURY / F-SPORT, ABASTECIMENTO COM GASOLINA, PERCORRE 16,7 KM/L NA CIDADE E 14,7 KM/L NA ESTRADA. VEICULO PARTICIPANTE DO PBEV – PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR DO INMETRO 2019. CONSULTE: HTTP://WWW.INMETRO.GOV.BR/CONSUMIDOR/TABELAS_PBE_VEICULAR.ASP

Profile for Graciosa.com.br

RÉVEILLON  

RÉVEILLON  

Advertisement