Boletim Marista Social

Page 1

Brasília/DF, 20 de setembro de 2010

Nesta edição:

Volume 2, edição 22

Marina Silva se reúne com alunos Maristas para debate sobre a Juventude

Lar Marista promove debate sobre sexualidade

2

Circuito da Criança realiza batizados

2

III Semana da Família CMCJ—BH

3

Projeto Acolher

3

Atividades e Eventos CRC Recife

4

Atividades e Eventos CRC Recife

4

Presença Marista no III Seminário Regional

5

Projeto Artesania Digital

6

EXPEDIENTE Gerente Social Claudia Laureth Analistas Sociais Geraldo Costa Juliano Oliveira Sandra Constâncio Secretária Bianca Oliveira Estagiária Vanessa Fonseca Projeto gráfico Jeferson Sarmento Jornalista Responsável Fernanda Carmo — IMAS

Colabore c om nosso B oletim. Envie notícias para : fmsilva@marista.edu.br/ gerenciasocial@marista.edu.br

Aconteceu

no dia 03 de setembro de 2010, no Centro Marista de Ensino Médio de Brasília (Maristão), o Debate Marista com a candidata à Presidência da República do Partido Verde (PV), Marina Silva e os estudantes maristas. Os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSD) também foram convidados porém ambos não compareceram. Na abertura do evento, o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Inácio Nestor Etges saudou os presentes. “Somente por meio da educação é possível formar cidadãos honrados e preocupados com o futuro político do país”, disse ele. Bastante aplaudida pelos estudantes e pela imprensa local, Marina Silva iniciou os trabalhos ressaltando a importância da participação dos jovens nas decisões políticas. “É um ganho para a educação e a democracia brasileira”, disse ela. O debate foi dividido em blocos com temáticas canalizadas à juventude

como educação, trabalho, drogas, violência, sustentabilidade ambiental e o Estatuto da Juventude. Estudantes dos colégios e unidades socias de todo Brasil Marista também participaram do debate por meio de videoconferência. Marina disse ser contra a maioridade penal. “ Não é superlotando cadeias que a juventude será poupada da violência”. A candidata do PV defendeu a porcentagem de cotas nas universidades federais para negros e indígenas por um determinado tempo afim de que as injustiças sociais e históricas sejam reparadas e todos possuam oportunidades igualitárias. Ao término dos trabalhos, Marina foi homenageada pela família Marista por sua presença junto aos jovens da instituição.


Página 2

Volume 2, edição 22

Lar Marista de BH promove Oficina sobre Sexualidade e Cuidados Corporais

No dia 07 de setembro crianças e educadores do Lar Marista participaram de uma oficina sobre sexualidade e cuidados com o corpo.

cer diversas dúvidas sobre a sexualidade e o cuidado com o próprio corpo. Esse trabalho continuará a ser desenvolvido, conforme agenda dos voluntários.

O Lar recebeu um casal, ambos professores de biologia, que ministram palestras em escolas e projetos sociais e dispuseram-se a realizar um trabalho contínuo com as crianças e educadores do Lar, por meio de oficinas. Crianças, adolescentes e educadores tiveram a oportunidade de esclare-

Educandos do Circuito da Criança Marista são batizadas em Brasília

No

dia 15 de agosto foi realizado o Primeiro Batizado dos educandos do Centro de Educação InfantilMarista Circuito da Criança, situada na Ceilândia/ DF, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No primeiro semestre de 2010, a Equipe do Circuito da Criança, preocupada com a iniciação cristã das crianças atendidas, realizou um levantamento com as famílias referentes às crianças que não tinham recebido o Sacramento do Batismo. Para a surpresa da Equipe, menos de 30% dos pais, que se declaravam católicos, não haviam batizado seus filhos.

Neste sentido, iniciou-se a Evangelização das famílias por meio do encaminhamento e formação sobre o Sacramento do Batismo. No dia do batizado, a alegria estava expressa no semblante das 18 crianças e das famílias. Logo após o batizado, todos participaram da feijoada na Creche no intuito de comemoração coletiva. Este momento só foi possível com o trabalho de evangelização feito pelo Circuito da Criança, fundamentado nos ideais de São Marcelino Champagnat e do XXI Capítulo Geral, em parceria com o trabalho voluntário da Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e o apoio do Frei Almir.


Página 3

Volume 2, edição 22

III Semana da Família no CMCJ—BH

Do dia 31 de agosto a 02 de setembro aconteceu no Centro Marista Circuito Jovem (CMCJ- BH) a III Semana da Família com a temática “A ARTE DE CONVIVER EM FAMÍLIA” com o objetivo de proporcionar, através do lúdico e da arte, uma reflexão sobre os desafios e valores da família nos dias de hoje. Nos três dias foram desenvolvidas diversas atividades como: histórias, cantigas de roda, oficinas e cinema comentado.

No segundo dia aconteceram oficinas de brinquedos, papagaio, pintura facial, biscuit, customização de roupas pelas educandas e educadora do curso de corte e costura e diversas brincadeiras animadas

No primeiro dia, temáticas sobre as diversas formas de se viver em família e cantigas de roda empolgaram os presentes.

pelos educandos e pelo educador da oficina de Recreação.

No terceiro dia foi apresentada uma sessão de cinema com o filme “Abril Despedaçado”, que contou com a presença do produtor cultural do Centro Cultural Pampulha, Nilson de Oliveira, que possibilitou um momento de reflexão e questionamentos a respeito dos papeis familiares. Com essa semana foi possível perceber a importância do trabalho desenvolvido pelo CMCJ-BH junto à comunidade e aos familiares dos educandos.

Projeto Acolher realiza passeio cívico com educandos Na seqüência, foram prestigiar a exposição: "Lixo. Mas pode chamar de emprego, oportunidade, sustento e dignidade" que falava sobre como tratar e reutilizar o lixo nosso de cada dia.

Aconteceu no dia 09 de setembro de 2010 a realização de um passeio cívico com os educandos do Projeto Acolher em comemoração ao dia 7 de setembro em alguns pontos turísticos de Brasília, ocasião em que puderam prestigiar as belezas arquitetônicas da capital. O passeio teve início com a visita a Biblioteca Nacional e o espaço disponível para estudo e lazer, em seguida visitaram duas exposições no Museu Nacional.

Os jovens conheceram também outros pontos turísticos como a Catetral, os Ministérios, o Congresso Nacional, a Terceira Ponte e por fim, os Palácios do Jaburu e da Alvorada! Foi um dia de bastante aprendizado e entretenimento.


Página 4

Volume 2, edição 22

Atividades e Eventos do CRC em Recife O mês de agosto no Centro de Recondiciona-

No dia 10 de agosto o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC - Recife) recebe as visitas dos Irmãos Adalberto (Conselheiro Provincial) e Ir. Humberto Gondim (Superintendente). Foi um momento de partilhar um pouco do início da caminhada do CRC, a natureza do atendimento do Centro Marista Circuito Jovem do Recife e a profundidade das ações de inclusão e promoção social a luz do ideário de São Marcelino Champagnat. Também fazia parte da comitiva o Senhor Wilson Fernando (Secretário Provincial). A Comunidade Marista de Aprendizagem que aflora no CRC Recife externa agradecimentos pela visita.

As

atividades do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC Recife) estão a todo vapor com o início das oficinas, em parceria com o Exército Brasileiro - 5º Centro de Telemática de área, onde foi possível oportunizar os educandos do 2º ciclo aulas intensivas em Redes, Instalação de sistema operacional e o curso de Manutenção de Impressoras. Vieram ao próprio espaço do CRC instrutores do Exército que propiciaram aulas práticas e dinâmicas, o que de fato trará uma contribuição bastante significativa à formação qualificada dos nossos educandos.

mento de Computadores (CRC - Recife) tematizou a Semana Vocacional como um momento de enriquecimento aos educandos. A ocasião reservou espaço para diversas partilhas e reflexões sobre as vocações. Foram convidados para contribuir com os trabalhos pessoas que vivem em vocações distintas, como: casais, religiosos, profissionais de áreas sociais e também relacionados às formações oferecidas pelo CRC Recife.

No dia 11 de agosto, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) comemorou o Dia do Estudante e contou com a interatividade dos educandos. A data foi marcada por diversas atividades lúdicas como teatro e gincanas que envolveram todos os jovens. Foi um dia de Festa e muita animação que reafirmou o compromisso de educar com amor, carinho e dedicação.


Página 5

Volume 2, edição 22

Presença Marista no Seminário Regional Centro - Oeste

O Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) realizou no período de 09 a 11 de setembro, em Campo Grande/MS, o Seminário Regional (CentroOeste) "Sujeitos Políticos em Movimento: Incidência na Construção do Plano Decenal e Concretização da Política Nacional DCA. A delegação do Distrito Federal fez a diferença pela composição de seus membros: metade de adultos e a outra metade de crianças e adolescentes". A representação Marista foi composta por Ir. Valdir (Membro da Coordenação Colegiada FNDCA), Milda Moraes (Presidente do CDCA/DF e Analista Social do IMS), Clemilson Graciano (Coordenador do CMCJ/Ceilândia), Mauro Lima (Assistente Social do CMCJ/Ceilândia), Nayane Rodrigues (educanda do CMCJ/ Ceilândia), Ranna Silva (educanda do Projeto Acolher), Lorrainy Ohanna, Kamila Socorro, Victor Fernandes e Agnaldo Sodré ( educandos do Cemadipe) Cecília Carvalho e Rogério Francisco (educador social Cemadipe). O Seminário iniciou com a Análise da Conjunta palestra ministrada por Rudá Ricci, do Observatório Internacional da Democracia Participativa, que propôs uma reflexão acerca do Cenário 2010 e Desafios de Luta pelos Direitos e a convicção de que os Conselhos devem ser organizados por pessoas e não por segmento social ou tema, o que caracteriza ainda mais a segregação, a desarticulação e ineficiência das políticas públicas. Os problemas centrais, segundo Rudá, estão relacionados a bolha do consumo, a queda nos gastos sociais e o estado centralizado. Para enfrentar tais problemas Rudá elenca como prioridades: a necessidade de maior articulação política,

comunicação pública, educação para cidadania e o de maior de articulação política, comunicação pública, educação para cidadania e o monitoramento de direitos e políticas, centrando a pauta na pessoa e não na agenda de governo. No âmbito do tema "A Política Nacional de Promoção, proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente", Rudá elenca como avanços o tema dos Direitos da criança e do adolescente ter entrada na agenda e no imaginário nacional, a criação da rede de Conselhos no país, a criação da noção de substituição de punição por medidas socioeducativas e o respeito e temor em relação aos Conselhos Tutelares. Em contraponto, Rudá destaca que não avançamos na intersetorialidade e integração das políticas públicas, na cultura de internações excessivas de adolescentes em conflito com a lei, em detrimento de medidas socioeduvativas de liberdade assistida e prestação de serviços a comunidade, no efetivo controle social das políticas, na melhoria das relações familiares ou substituição de equipamentos públicos de acolhimento e socialização, na superação das diferenças regionais que continuam gritantes, dentre outros. As reflexões propostas por Rudá perpassaram todos os momentos do Seminário Regional e serviram de parâmetro para os trabalhos de grupo, pautados na discussão e identificação das forças, fragilidades e propostas da Região Centro-Oeste, no âmbito da promoção de Direitos, defesa e controle social. As crianças e adolescentes, protagonistas do Seminário Regional, expressaram com muita propriedade e clareza suas opiniões, numa demonstração do quanto sua participação é importante no processo de construção coletiva. Vale lembrar que outros eventos dessa natureza serão realizados nos demais estados do país. Aguardem as próximas notícias!


Página 6

Volume 2, edição 22

Projeto Artesania Digital

O

Centro Marista Circuito Jovem do Recife está desenvolvendo o projeto Oficinas de Artesania Digital direcionado para jovens em situação de vulnerabilidade social das comunidades do entorno de Apipucos. Nessa atividade, os jovens são estimulados a pensar na preservação do meio ambiente, sobre a relevância da reciclagem de materiais tecnológicos em desuso, além de desenvolver habilidades artísticas. O projeto visa oportunizar aos jovens atendidos atividades que os afastem dos risco a que estão expostos em suas comunidades, além de propiciar a geração de renda imediata, através da comercialização das peças produzidas, potencializando assim o desenvolvimento local sustentável.

mil palavras

Galeria Social

Imagens que valem por mil palavras

Galeria Social

Imagens que valem por mil palavras

Gal

Passeio Cívico dos educandos (as) do Projeto Acolher ao Museu Nacional em Brasília. A imagem enaltece a beleza do céu da Capital Federal e assegura aos educandos(as) o Direito e acesso à cultura e ao entretenimento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.