Issuu on Google+

Projeto de Parceria PatrocĂ­nio:


Apresentação

O Centenário da Casa de Apipucos, a ser comemorado ao longo de 2011, é um evento de grande importância para a Província Marista Brasil Centro-Norte, por retratar o momento da formação dos Irmãos Maristas na região Nordeste. A formação do Irmão Marista, naquele momento, passou por muitas fases para que cada religioso pudesse compreender a sua missão de fazer feliz o seu próximo. Com a proposta de educar e evangelizar, o Marista caminha para novos rumos. Hoje, a Casa que formou muitos Irmãos é a Faculdade Marista de Recife que assume o papel de não mais formar Irmãos, mas de formar cidadãos preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

Parceiros:


A Província A Província Marista Brasil Centro-Norte está presente no Brasil em 16 Estados e no Distrito Federal, com um contingente de 120 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente, entre educadores, alunos, funcionários e familiares que integram a família Marista. Hoje, a Província Marista Brasil Centro-Norte coordena atividades sociais, com o foco na educação gratuita para jovens e adultos, concessão de bolsas sociais, convênios, ProUNI nas Faculdades conveniadas, abrigos, projetos voltados à Semi –liberdade assistida, formação profissional e assessoria técnica, política para projetos de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Diretamente, em 2009 foram atendidas 21. 120 crianças, jovens e adultos diretamente nos nosso projetos com foco socioeducacional. A área educacional, voltada para as novas tecnologias da pedagogia, coordena as atividades de 18 Colégios, com uma média de 27 mil alunos. Com a missão voltada para valores e a evangelização de jovens e alunos, o trabalho pastoral atrai muitos alunos em nossas unidades sociais e educacionais. São realizadas missões com o objetivo da solidariedade, encontros, atividades que tem a proposta de envolver os alunos como agentes de transformação cidadã. Há, também, o incentivo cultural, por meio dos teatros mantidos pela instituição que se preocupam com a política de formação de platéia e a Casa de Espetáculos Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, que recebe a melhor programação cultural nacional e internacional .

Parceiros:


“Elevo meu Olhar para o Monte”

Sandro Roberto

A jornada em direção à cidade do Recife foi marcada por inúmeros desafios, entretanto, eles não foram empecilhos na construção do sonho de Champagnat de chegar a todas as dioceses do mundo. Muitos caminhos, longa jornada, perigos e obstáculos. Em 02 de julho de 1910, os Irmãos Romildo e Martírio, com oito discípulos do Juvenato de Aubenas, desembarcaram do vapor inglês Oriana e recolheram-se ao sobradão da Estação Ponte d'Uchôa, constituindo uma comunidade religiosa Marista. No ano seguinte, em 0l de janeiro de 1911, o Irmão Paulo Berchmans funda, em um sobrado da Ponte d´Uchôa, o Colégio Imaculada Conceição que recebe, em 06 de fevereiro, os primeiros alunos. O Casario da Ponte d'Uchôa passa a receber, uma vez por semana, os alunos do centro do Recife, para a prática de esportes. Ainda este ano, reabre-se o sobrado de Ponte d'Uchôa, com o nome de Externato São Luís, oferecendo o curso primário. Diante deste contexto histórico, subir o morro da Imaculada Conceição foi a grande expressão de agradecimento à Boa Mãe, nosso recurso habitual. Motivo de agradecimento e de louvor ao Deus da vida. Do alto no morro da Conceição, os irmãos contemplaram o que seria um novo l’Hermitage. Contemplar um monte, uma colina... Quem sabe um novo Tabor, uma nova montanha, uma escalada em direção ao alto, onde todos encontram o sentido. Chegar ao alto do monte de Apipucos e respirar o puro ar da pequena floresta que circundava aquela colina foi a confirmação de um projeto que naquele lugar lançava suas primeiras sementes, era preciso fortalecer os passos e construir um novo caminho. A casa de Apipucos representa, em seus 100 anos, esse lugar de encontro, de convivência, de oração, de fortaleza nos momentos de crises e de dificuldade, mas, sobretudo, lugar de contemplação e oração, um eremitério, onde podemos recuperar nossas forças para realizar a grande missão: “Tornar Jesus Cristo conhecido e amado”. Do alto da colina queremos contemplar os inúmeros desafios que os próximos cem anos nos esperam, com a firme convicção que ainda podemos fazer muito mais. No trabalho simples, humildes servidores na construção de um mundo mais irmão. Hoje a casa de Apipucos abriga a Faculdade Marista, centro de formação acadêmica de grande relevância em nossa cidade. Por essa razão continua fiel ao projeto de São Marcelino Champagnat de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

Parceiros:


Objetivos Geral Celebrar o Centenário da Presença Marista em Pernambuco – Casa de Apipucos, por meio de eventos que resgatem a história institucional.

Específicos Fomentar a participação dos Irmãos nas Comemorações; Realizar eventos de interesse público; Integrar os pilares da educação Marista nas áreas: educação, evangelização, solidariedade e cultura.

Parceiros:


Os Eventos

Missa de Abertura do Centenário; 12 de março de 2011, com um público presente de 600 pessoas, realizada na Capela da Faculdade Marista de Recife, em Apipucos; Recital de piano e Canto Lírico Apresentando: Carmela Matoso, o pianista – autoditada Sibelius Tenório ( portador de Síndrome de Down ) e da soprano Eliana Caldas

13 de março de 2011, com o público presente de 250 pessoas, realizada na Capela da Faculdade Marista de Recife, em Apipucos; Seminário de Mariologia

Envolvendo todas as paróquias de Recife.

19 a 21 de maio, na Faculdade Marista de Recife, em Apipucos ; Sarau Literário “ Apipucos, revisitado, um momento de saudade.” 13 de agosto, nos jardins da Colina Marista de Apipucos.

Parceiros:


Os Eventos

Nordestão da PJM

Envolvendo 200 alunos da PMBC

14 a 16 de outubro, no Colégio Marista São Luis, Recife. Espetáculo “Apipucos, capital do coração – saga de amor e coragem” Espetáculo voltado a sociedade, com um público estimado em 1200 pessoas.

8 de dezembro, na Gruta da Colina de Apipucos. Lançamento do Livro do Centenário de Apipucos Envolvendo todas as paróquias de Recife.

Data a definir . Capela da Faculdade Marista de Recife, em Apipucos. Missa de encerramento do Centenário de Apipucos Envolvendo cerca de 1200 participantes

Data a definir – Capela da Faculdade Marista de Recife, Apipucos.

Parceiros:


Os Irmãos Maristas

A violeta é um símbolo muito importante para a Instituição. Ela significa as virtudes que permeiam o trabalho dos Irmãos Maristas: simplicidade, humildade e modéstia. O Marista é dirigido por Irmãos e Leigos. Os Leigos assumem a missão de apoiar tecnicamente os Irmãos que estão à frente da instituição. Os demais Irmãos, que não integram o corpo diretivo, continuam no foco principal: eles estão nas Comunidades, coordenando o trabalho social da instituição, evangelizando e educando crianças e jovens em condição de pobreza. Em nossa Província, são 18 Colégios e 34 Obras Sociais. A intenção do projeto é dar a alegria a esses Irmãos, a partir da oportunidade de levá-los a reviverem a história de Apipucos e tudo o que a Casa significa para a vida e para o trabalho missionário escolhido pelos Irmãos como forma de viver para o próximo. É neste sentido, que convidamos as companhias aéreas e a FLYTOUR a serem nossas parceiras, fazendo parte da nossa história. A história dos Irmãos Maristas.

Parceiros:


Patrocínio

O projeto do Centenário de Apipucos, num primeiro olhar, aparenta um projeto meramente institucional. Mas não é. É um projeto de resgate histórico. Celebrar o Centenário da Casa que formou os Irmãos que são responsáveis pela orientação de tantas crianças, jovens e adultos, tonando-os cidadãos virtuosos, é singular. Além disso, toda a concepção do projeto tem a proposta da inclusão social, envolvendo artistas dos nossos projetos sociais, alunos das nossas Unidades e parceiros, como o Pianista autodidata Sibelius Tenório, uma criança de 11 anos com Síndrome de Down. Já Carmela Matoso e Eliana Caldas, companheiras de sonhos de Apipucos, quando professoras da Casa de Formação. Relembrar Apipucos é voltar ao tempo de um contexto cultural, envolvendo Aberlado da Hora e Ariano Suassuna, parceiros e mestres da nossa história. Nada mais justo e oportuno do que envolver parceiros, fornecedores, apoiadores, patrocinadores que comunguem com a proposta Marista de formar cidadãos capazes de transformar o mundo.

Parceiros:


Parceiros

Nessa busca incansĂĄvel de parceiros que acreditem em nossa proposta de educar, a ProvĂ­ncia Marista Brasil Centro-Norte apresenta alguns dos seus grandes apoiadores que participam dessa caminhada. Junte-se a nĂłs, em nossos projetos.

Parceiros:


O Patrocínio

Solicitamos o apoio da nossa parceira FLYTOUR, com passagens aéreas, de acordo com a quantidade apresentada para os seguintes eventos: Evento

Data de realização

Ida

Retorno

Total de Passagens

Seminário de Mariologia

19 a 21 de maio de 2011

17 ou 18 de maio

22 ou 23 de maio

08

Sarau Literário

13 de agosto de 2011

11 ou 12 de agosto

14 ou 15 de agosto

11

Nordestão da PJM

14 A 16 de outubro

12 ou 13 de outubro

17 ou 18 de outubro

7

Espetáculo de Encerramento do

08 de dezembro de 2011

06 ou 07 de dezembro

09 ou 10 de dezembro de 2011.

11

Parceiros:


A Contrapartida

Ter o apoio dos nossos fornecedores, patrocinadores é fundamental para o sucesso dos nossos projetos. Apresentamos algumas formas do nosso “muito obrigado” quanto ao apoio e credibilidade nas nossas atividades. Inserção de Logomarcas nas peças gráficas do projeto; Marca nos materiais de divulgação de todo o projeto do Centenário; Menção dos patrocinadores nos eventos do projeto; 1 página do livro do Centenário para o Patrocinador falar sobre sua participação no evento; Transmissão, via TV WEB, dos eventos realizados, com foco nas parcerias instituídas. Marca no portal Marista com, cerca de , 127.000 visitações mensais; Menção nas nossas redes sociais – Twitter e Orkut, com milhares de seguidores; Oportunidade de merchandising para apresentação de promoções e pacotes para o nosso público interno, totalizando 35 mil famílias, entre alunos e funcionários. Inserção da Marca no tag que acompanhará a Camiseta do Centenário, assinada pelo renomado artista plástico, Abelardo da Hora.

Parceiros:


Conheça os Projetos

Celebração de Abertura Data:12 de março de 2011, às 09h. Local: Capela da Faculdade Marista – Apipucos Celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Recife Público Alvo: Irmãos, alunos da Faculdade Marista, alunos do Colégio Marista Conceição e Colégio Marista São Luis, Ex alunos Maristas, autoridades, apoiadores. Número esperado: Entre 300 a 500 convidados Objetivo: Formalizar o início das atividades do Centenário de Apipucos. Contrapartidas: Por se tratar de um momento eucarístico, não haverá retorno ao patrocinador. Apenas menção e agradecimento. O evento foi transmitido via TV WEB e disponibilizado no Portal Marista.

Parceiros:


Conheça os Projetos Recital de Piano e Canto Lírico Data:13 de março de 2011, às 17h. Local: Capela da Faculdade Marista – Apipucos Apresentando: Carmela Matoso, Eliana Caldas e Sibelius Tenório. Público Alvo: Irmãos, alunos da Faculdade Marista, alunos do Colégio Marista Conceição e Colégio Marista São Luis, Ex alunos Maristas, autoridades, apoiadores. Número esperado: Entre 300 a 500 convidados Objetivo: Comemorar o início das comemorações com as ilustres presenças dos pianistas Eliana Caldas e Sibelius Tenório e da solista soprano Carmela Matoso. Todos são integrantes da história de Apipucos. A pianista e solista foram professoras da Casa de Apipucos. Já Sibelius é neto de ex –aluno da Casa de Apipucos. Inclusão Social: O pianista autodidata Sibelius Tenorio tem uma história muito especial, portador da Síndrome de Down, ele rompeu os limites da vida para se tornar um jovem pianista reconhecido.

Parceiros:


Conheça os Projetos

Simpósio de Mariologia Data: 19 a 21 de maio de 2011 Local: Capela da Faculdade Marista – Apipucos Celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Recife Público Alvo: Irmãos, alunos da Faculdade Marista, alunos do Colégio Marista Conceição e Colégio Marista São Luis, Ex-alunos Maristas, autoridades, apoiadores. Religiosos, estudiosos, público em geral . Número esperado: 200 participantes Parcerias envolvidas: Arquidiocese de Recife e Olinda e Editora Paulinas Objetivo: Motivar os estudos acerca da Figura de Maria, A Boa Mãe. Contrapartidas: Inserção de marcas nos materiais gráficos, entre eles ( folder, programação, convite virtual, bolsas e camisetas, transmissão ao vivo, via TV WEB com espaço para o anúncio dos patrocinadores, banner de boas vindas, cartazes tamanho A3 e A4 para divulgação em todas as paróquias de Recife e Olinda.

Parceiros:


Conheça os Projetos

Sarau Literário “ Apipucos revisitado, um momento de saudade” Data: 13 de agosto, às 20 h Local: Jardins da Colina Marista de Apipucos Público Alvo: Irmãos, alunos da Faculdade Marista, alunos do Colégio Marista Conceição e Colégio Marista São Luis, Ex alunos Maristas, autoridades, apoiadores. Religiosos, estudiosos, público em geral . Número esperado: 400 participantes Parcerias envolvidas: patrocinadores do centenário Objetivo: Emocionar o público com poesias, prosas e versos sobre Apipucos. Contrapartidas: Inserção de marcas nos materiais gráficos, entre eles ( folder, programação, convite virtual, bolsas e camisetas, transmissão ao vivo, via TV WEB com espaço para o anúncio dos patrocinadores, banner de boas vindas, cartazes tamanho A3 e A4 para divulgação em lugares estratégicos de disseminação cultural.

Parceiros:


Conheça os Projetos

Nordestão da PJM Data: 14 a 16 de outubro de 2011 Local: Colégio Marista São Luis , Recife Público Alvo: Alunos da Pastoral Marista da Região Nordeste. Número esperado: 200 participantes Parcerias envolvidas: Arquidiocese de Recife e Olinda e Editora Paulinas Objetivo: Celebrar o centenário da presença marista em Apipucos, sob o olhar das juventudes do nordeste, promovendo o respeito à diversidade, à vivência da espiritualidade apostólica Marista, partilhando experiências, alegrias e sonhos no comprometimento com a missão Contrapartidas: Inserção de marcas nos materiais gráficos, entre eles ( folder, programação, convite virtual, bolsas e camisetas, transmissão ao vivo, via TV WEB com espaço para o anúncio dos patrocinadores, banner de boas vindas, cartazes tamanho A3 e A4 para divulgação em todas as paróquias de Recife e Olinda.

Parceiros:


Conheça os Projetos

Espetáculo “ Apipucos, capital do coração, uma saga de amor e coragem” Data: 08 de dezembro de 2011 Local: Gruta da Colina Marista de Apipucos. Público Alvo: Irmãos, alunos da Faculdade Marista, alunos do Colégio Marista Conceição e Colégio Marista São Luis, Ex alunos Maristas, autoridades, apoiadores. Religiosos, estudiosos, público em geral . Número esperado: 400 participantes Parcerias envolvidas: Faculdade Marista e Obra Social, com artistas da instituição e convidados. Objetivo: Retratar, por meio de um espetáculo multidisciplinar, envolvendo dança, teatro, música e plástica, a missão Marista em Apipucos Contrapartidas: Inserção de marcas nos materiais gráficos, entre eles ( folder, programação, convite virtual, bolsas e camisetas, transmissão ao vivo, via TV WEB com espaço para o anúncio dos patrocinadores, banner de boas vindas, cartazes tamanho A3 e A4 para divulgação em todas as paróquias de Recife e Olinda.

Parceiros:


Contatos

Bianca Barreiros Barbieri Analista de Relacionamento Institucional biabarbieri@marista.edu.br 61- 2102-5363

Parceiros:


Centenário de Apipucos