O Marinheiro XL

Page 1

julho 2022 Número XL

Jornal Escolar da Escola Básica da Marinheira, Madeira O Marinheiro em versão digital =>

Finalistas 2022

Festa de Encerramento

E

ste ano, a nossa festa de Encerramento incluiu música, dança, canções e teatro musical. Participaram todos os alunos da escola e ainda houve tempo para a entrega das medalhas de Mérito Escolar como reconhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados ao longo do ano letivo. Foi neste espírito de festa que entregámos igualmente os diplomas aos finalistas do PréEscolar e 1º Ciclo. Sem dúvida, esta foi uma festa muito bonita e emocionante. Até para o ano!

Ver fotos na última página =>

Destaque

Aconteceu

Contamos algumas das atividades Destacamos o projeto Erasmus+ e próprias do 3º período, desde as as comemorações do Dia da Família, visitas de estudo ao desporto. Eco-Escolas e o Dia da Criança. // p.2

// p.8

Trabalhos dos alunos

Últimas

Como habitual, dedicamos uma secção à apresentação de alguns dos trabalhos das turmas.

A terminar mais um ano letivo, relembramos a nossa bonita Festa de Encerramento.

// p.12

// p.16


2

ACONTECEU...

O MARINHEIRO

Laço Azul

O

mês de abril é, em muitos países, desde o início do século, o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Deste modo, a Escola da Marinheira, associou-se às atividades programadas, realizando o seu Laço Azul, o qual se encontrou exposto no exterior do edifício. Este laço pretendeu alertar para a existência de maus-tratos a que crianças e jovens ainda se encontram sujeitos. É também um sinal que relembra a importância que cada um de nós tem na prevenção dos maus-tratos. A história do laço azul remonta a 1989, quando uma mulher norte americana amarrou uma fita azul na antena do seu carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. A repercussão desta iniciativa foi tal, que este movimento se replica agora por todo o mundo, representando o azul do laço as nódoas negras pelo corpo.

Pré-Escolar em Santa Cruz

N

o dia 17 de Maio as crianças das duas salas do Pré-Escolar visitaram a pitoresca cidade de Santa Cruz, onde desfrutaram de uma divertida e soalheira manhã. Após o lanche, tomado sob a sombra das árvores do jardim central e a caminho do parque infantil, todos apreciaram os magníficos arranjos florais que decoravam as ruas principais, no âmbito da iniciativa “Santa Cruz em Flor”. Chegadas ao parque infantil, as crianças deram azo à sua alegria e vivacidade, brincando e explorando livremente os vários equipamentos lúdicos à disposição, desde os baloiços, escorregas, balancé, até à parede de escalada. Antes do regresso à escola, e no final das brincadeiras, houve gelado para todos, contribuição dos encarregados de educação. Foi uma bela manhã, a condizer com a boa disposição e entusiasmo das nossas crianças!

Multiatividades Desportivas

N

o âmbito das atividades do Desporto Escolar realizadas no dia 18 de maio, os alunos do 4ºA participaram nas multiatividades desportivas que se realizaram no Centro Náutico de São Lázaro no Funchal, nomeadamente: SUP, Canoagem, Vela, Snorkeling, Laser Run e Orientação. Foram, sem dúvida, experiências muito enriquecedoras para os nossos alunos.


ACONTECEU...

O MARINHEIRO

3

Visita de Estudo à Quinta Magnólia

N

o dia 19 de maio, os alunos do 1º e 2º ano foram a uma visita de estudo à Quinta Magnólia. Ao chegarem ao local puderam logo constatar que era um lugar repleto de natureza. Tiveram a oportunidade de observar espécies da flora e fauna além de espaços para a prática de desporto e lazer. A visita começou com um passeio pela parte de baixo do jardim, onde observaram, além de muitas árvores e flores, campos de jogos e animais, nomeadamente, coelhos, peixes, rãs e alguns pássaros. Também experimentaram fazer alguns dos exercícios existentes no percurso destinado à prática de desporto livre. Após o lanche, os alunos seguiram para o parque “radical”, onde a diversão foi muita.

Biodiversidade

N

o dia 22 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Integrado no estudo deste tema, o nosso estabelecimento escolar promoveu atividades que visam o aprofundamento do conhecimento dos alunos sobre esta temática. Através do Programa de Atividades de Educação Ambiental do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza realizaram-se duas atividades que permitiram aos nossos alunos um contacto mais direto com a biodiversidade da Madeira, com enfoque para algumas plantas e animais mais emblemáticos da nossa região. A 29 de abril, os alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade deslocaram-se ao Núcleo dos Dragoeiros das Neves e tiveram a oportunidade de observar este núcleo de dragoeiros muito antigo. Ouviram algumas curiosidades sobre os mesmos e realizaram uma visita enriquecedora por este espaço, uma vez que tiveram a oportunidade de conhecer muitas das plantas que constituem um tesouro natural na nossa região. Ao longo de aproximadamente 3 semanas este grupo de alunos desenvolveu variados trabalhos em ambiente escolar, desde a exploração da visita de estudo realizada, o reconhecimento de espécies observadas até à realização de trabalhos de expressão plástica. No dia 19 de maio, o mesmo serviço de educação ambiental, fez uma deslocação à nossa escola e promoveu a atividade/atelier CONTIGO FLORESTA com o mesmo grupo de alunos. Com esta atividade pretendia-se dar a conhecer aos nossos alunos a flora e fauna da nossa floresta – a Laurissilva. Através da exploração de roll-ups as crianças familiarizaram-se com algumas das espécies que compõem a nossa floresta tendo tido a oportunidade, ainda, de explorar os recursos que a floresta proporciona sem esquecer a importância que esta tem para os recursos hídricos da região. Ao longo de toda a atividade os alunos colocaram questões e demonstraram conhecimentos sobre o tema de forma ativa e empenhada.


4

ACONTECEU...

O MARINHEIRO

Seguidamente, procedeu-se à plantação de uma planta autóctone no jardim da escola e que os alunos batizaram de Barbusano da Marinheira. Desta forma, os mais pequenos foram sensibilizados para a importância do plantar e cuidar.

No fim da atividade os alunos foram desafiados a representar a floresta Laurissilva através do desenho. Para esta atividade pretendeu-se promover a reutilização de materiais. Para tal, os desenhos foram realizados em caixas de cereais que posteriormente irão ser emolduradas com rodelas de rolhas de cortiça.

Exposição Regional de Expressão Plástica

N

o âmbito da 11.ª Edição da Semana Regional das Artes, que decorreu entre os dias 14 e 19 de junho, os alunos do 1º Ciclo da nossa escola realizaram, na atividade de enriquecimento curricular de Expressão Plástica, um trabalho que pôde ser observado na Avenida Arriaga, junto à Secretaria Regional do Turismo e Cultura. A exposição deste ano, já na sua 22.ª edição, intitulou-se “Telhados de Vidro”. Esta temática decorre da proclamação pela ONU do presente ano como o Ano Internacional do Vidro. Nesta exposição a céu aberto, puderam ser observados muitos outros trabalhos de outros estabelecimentos de ensino que mereceram a melhor apreciação do público pela qualidade das obras expostas.

Visita da Pré ao 1º Ano

N

o dia 14 de junho, as crianças finalistas do Pré-Escolar visitaram a sala do 1º ano. O objetivo desta visita foi a observação direta da disposição da sala e do modo de aprendizagem do 1º Ciclo, distinto da metodologia do ensino pré-escolar. A visita iniciou-se com a apresentação individual de cada criança, seguida de uma descrição das áreas da sala onde destacou-se o acolhedor e confortável “Cantinho Mágico” dedicado ao mundo da leitura. Seguidamente, foi realizada uma atividade de leitura do livro “Pimpas e os Dias da Semana” na qual todos os meninos do 1ºano participaram de modo brilhante. Para finalizar a visita foi realizado um jogo de associação entre os dias da semana e os algarismos. Esta visita foi muito proveitosa e recheada de momentos de alegria e amizade. Os meninos da Pré B estão muito gratos pela disponibilidade e simpatia genuínos da turma do 1ºano e da sua docente, a professora Zélia.


ACONTECEU...

O MARINHEIRO

5

Demonstração de Judo

N

o dia 15 de junho, a nossa escola teve o prazer de receber a ACD da Quinta Grande representada pela judoca Rubina Gonçalves e duas das suas atletas, numa pequena demonstração da modalidade de Judo a todas as turmas da escola. Ficámos a conhecer um pouco da história do Judo, bem como alguns dos principais golpes usados na modalidade. Para alguns dos alunos foi uma experiência única pois foi a primeira vez que tiveram contato com a modalidade.

Levadas, uma História a Contar

E

sta foi uma atividade que teve lugar no passado dia 15 de junho, no âmbito do projeto Eco Escolas e que foi promovida pelos serviços de Educação Ambiental da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. De uma forma mais dinâmica, os alunos dos 1º e 2º ano de escolaridade, puderam aceder a informação relativa às nossas levadas – à sua construção, vocabulário inerente à mesma e à importância que tem no quotidiano das gentes da nossa terra.

Esta atividade teve dois momentos principais: uma primeira parte que consistiu numa atividade mais informativa, e uma segunda parte mais dinâmica, em que alunos e professores puderam realizar um pequeno trajeto na Levada do Norte que passa bem perto da nossa escola. Através desta pequena caminhada, estivemos em contacto com a natureza, reconhecemos elementos da nossa biodiversidade, aplicamos conhecimentos, contactamos com pessoas da nossa comunidade e apreciamos a paisagem.

Ainda no decurso desta temática, foi desenvolvida na nossa escola, um projeto denominado “Muros com Vida” que consiste na realização de pinturas ao ar livre. Assim, um dos muros do interior do recinto escolar serviu de base para o nosso trabalho que pretende contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.


6

ACONTECEU...

O MARINHEIRO

A escolha da nossa escola recaiu sobre a representação das levadas da Madeira. Estes são caminhos de água e floresta onde se podem descobrir espécies raras. Estas levadas consistem em percursos com mais de 3 mil quilómetros, numa ilha com pouco mais de 700 quilómetros quadrados, que serpenteiam as montanhas e os seus cumes rochosos, passam por veredas íngremes, por túneis naturais que atravessam a rocha e por lagoas cristalinas. Ao caminhar pelas levadas da Madeira também é sinónimo de explorar parte da floresta Laurissilva que é Património Mundial e um outro conjunto de áreas protegidas, das quais destacamos o Parque Natural da Madeira. Também o estado português prepara-se para apresentar a candidatura das levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO em 2023. Estes canais de água públicos também representam a história da água na Madeira uma vez que começaram a ser construídos no século XV, no início do povoamento da ilha, e a sua obra prosseguiu até ao século XX.

Palestras Eco-Escolas

N

o dia 20 de junho, tiveram lugar na nossa escola, duas palestras integradas no projeto Eco Escolas destinadas a alunos do 1º Ciclo. A primeira, sob o título “Conheces a nossa Biodiversidade?”, destinou-se inteiramente aos alunos dos 3º e 4º anos. Na segunda, “Ser Eco Compatível” participaram estes grupos de escolaridade bem como os alunos do 1º ano. Estas palestras são “aulas informais” que têm como objetivo dar a conhecer aos mais pequenos as espécies da nossa fauna e flora existentes no nosso arquipélago, quer sejam espécies terrestres ou marinhas e/ou alertar para as boas práticas ambientais e os cuidados a ter quando fazemos deslocações à montanha ou ao mar, sendo que muitas destas zonas são consideradas zonas protegidas. Estas ações foram promovidas pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza através do seu Programa de atividades de Educação Ambiental.


ACONTECEU...

O MARINHEIRO

7

Eco-Código

O

https://eco.eb1pemarinheira.pt

Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa EcoEscolas e que corresponde ao 7º passo da metodologia proposta. Através deste, os alunos deverão conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos que visam a melhoria do ambiente na escola, em casa e na

nossa região. Este expressa uma declaração de objetivos, que todos os membros da comunidade deverão seguir e constitui-se, desta forma, o código de conduta ambiental da escola.

Passeio Final

N

o dia 21 de junho, os alunos do 4ºA tiveram o seu passeio de finalistas, acompanhados pela professora Sandra e pelo professor Eusébio. Primeiramente, almoçaram ao Macdonald’s e depois foram ao cinema ver o filme animado Buzz Lightyear. Os alunos mostraram-se muito animados e divertidos, tanto no almoço como depois do filme. Para terminar o passeio, os alunos puderam saborear um delicioso gelado. Foi um dia muito divertido e que, certamente, ficará na memória dos alunos e dos professores que os acompanharam.

P

elo segundo ano consecutivo, foi atribuído à nossa escola o Selo de Escola Tecnológica Inovadora, iniciativa promovida pela Direção Regional de Educação. Trata-se da certificação de práticas adotadas pela escola, através do desenvolvimento de atividades organizadas e planificadas pelo coordenador TIC, tendo como base os 4 eixos do Plano de Ação: Tecnologia, Segurança, Formação/Apoio e Criação/ Inovação. Existem dois níveis de classificação, em que a Escola Tecnológica Inovadora, representa a classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Inovação.


8

O MARINHEIRO

ERASMUS+

4C’s: Learning 4 Tomorrow All Together Towards the Future With 4C Dois professores e quatro alunos participaram na Finlândia, de 21 a 25 de abril, no quinto encontro do projeto Erasmus+. Durante esta semana visitámos a escola anfitriã, Ruskilan koulu Nakkilan kunta, em Nakkila, participámos em workshops, ficámos a conhecer o sistema finlandês de ensino e realizámos várias visitas culturais.

https://bit.ly/39xYCTe

Summarizing 4C’s for Tomorrow Learning And Teaching Esta reunião de professores marcou o encontro final do projeto, desta vez na Lituânia, de 23 a 27 de maio. . Para além das várias sessões de trabalho, visitas a escolas para melhor conhecer o sistema educativo daquele país, visitas sociais e culturais, destaca-se a participação na conferência internacional “Learning and Teaching 4 Tomorrow” sobre os diversos sistemas de ensino dos países participantes no projeto.


ERASMUS+

O MARINHEIRO

9

Friends at Home, Friends Abroad

Playing Together Without any Prejudice Dois professores e quatro alunos participaram neste encontro que se realizou em Oudenaarde, Bélgica, de 3 a 5 de maio e reuniu os parceiros da Bélgica, Roménia, Espanha, Turquia e Portugal. Além da visita à escola anfitriã, KBO Volkegem – De Sterrenkijker – Montessorischool, realizámos diversas atividades lúdicas, artísticas e de conhecimento da língua, cultura e sociedade local.

https://bit.ly/3HtmgMZ

Drama Against Bullying A finalizar este projeto, dois professores e quatro alunos deslocaram-se a Branesti, localidade cerca de Bucareste, na Roménia, de 6 a 8 de junho. O encontro foi organizado pelo parceiro Scoala Gimnaziala Nr. 1 Branesti, que proporcionou diversas atividades relacionadas com o combate ao Bullying.

https://bit.ly/3HB24ZJ


10

O MARINHEIRO

Dia da Família2022 N

DESTAQUE Mais fotos do Dia da Família em:

blog.eb1pemarinheira.pt

odia 12 de maio, a nossa escola celebrou o Dia da Família. A celebração contou com algumas atividades lúdicas e com a participação dos alunos da escola. Estes deram início ao festejo, começando por colocar uma flor, em homenagem às suas famílias, no designado Muro da Esperança. Proporcionou-se, assim, um momento onde os alunos puderam expressar a sua emoção, quer através da execução das flores, quer através do entusiasmo e alegria durante a comemoração. Após esta atividade, seguiu-se uma outra mas desta vez de dança, em que os alunos puderam contar com a participação especial da instrutora, Carina Pestana, que lhes ensinou alguns passos de Zumba. Enfatizou-se, mais uma vez, o entusiasmo e a importância de momentos prazerosos destes em família e em meio escolar. A atividade do “Eco-Escolas” encerrou a manhã, deixando uma parede da escola repleta de palavras alusivas à Família, escritas com tampas recicladas. Na parte da tarde, os alunos foram surpreendidos com a visita de alguns jogadores do Clube Desportivo Nacional, que lhes alertaram, novamente, para a importância da Família. Por fim, os jogadores foram jogar futebol com os alunos no campo, onde conheceram, também, a mascote do clube. Encerrou-se, então, o Dia da Família da melhor forma.


DESTAQUE

dia

da CRIANÇA & ECO-ESCOLAS

O MARINHEIRO

11

1

JUN

O

dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, foi um dia muito especial na nossa escola. Para além de se celebrar esta data tão significativa para os mais novos, concelebrou-se igualmente o Dia Eco-Escolas.

Assim, o dia começou com o cantar do Hino Eco-Escolas e o hastear da Bandeira Verde, tendo posteriormente sido entregue um dragoeiro a cada grupo de escolaridade, para lembrar aos mais novos da necessidade de cuidar do meio ambiente e de ajudar a preservá-lo. Após o lanche da manhã, recebemos a visita da Banda da Zona Militar da Madeira. Foi promovido um espetáculo, inserido nas festividades deste dia e o momento que nos proporcionaram foi muito especial. Ofereceram-nos um momento de grande qualidade musical e, de uma forma lúdica, ajudaram-nos a dar seguimento ao estudo de um dos temas do nosso Plano de Ação, o ruído. A comunidade escolar juntou-se nesta festa e os momentos de interação entre banda e espetadores foram singulares. As crianças tiveram também oportunidade de atuar em conjunto com a banda e de até de a dirigir. Na parte da tarde foram realizadas atividades proporcionadas pela Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos. As crianças foram presenteadas com pinturas faciais, algodão doce e da presença de mascotes suas conhecidas. A par deste momento, os mais novos puderam realizar diversificados jogos realizados com material reciclado. Para finalizar este dia, realizou-se um momento de apresentação de talentos, em que as crianças puderam manifestar-se através de diferentes formas de arte (dança, canto, teatro, …). Também não foram esquecidos todos aqueles que participaram no concurso que foi lançado para casa. Alunos e familiares juntaram-se e, com materiais à sua disposição construíram e recriaram brinquedos de outrora que nos fizeram realizar uma visita ao passado. Muitos foram os carrinhos de cana, joeiras e outras peças que nos chegaram e que estão expostas no hall da nossa escola.


12

O MARINHEIRO

OS NOSSOS TRABALHOS

Aqui estamos no último período, quase a terminar mais uma etapa das nossas vidas. Durante este período trabalhámos muitos temas interessantes. Chegou a primavera e não pudemos deixar de assinalar esta estação do ano enfeitando o nosso placard da sala. Fizemos a dobragem da tulipa e dos pássaros, decalcámos borboletas e coelhinhos. Ficou muito colorido!

No primeiro domingo de maio comemorámos o Dia da Mãe. Na sala de aula fizemos um ramo de flores de papel e um diploma a premiar a Melhor Mãe do Mundo.

O nosso projeto transdisciplinar deste período teve como tema o Bullying. Esta temática foi trabalhada nas aulas da curricular, na biblioteca e nas aulas de estudo.

Realizámos uma visita de estudo à Quinta Magnólia, Tivemos a oportunidade de participar numa ação de lugar onde a fauna e a flora vivem em harmonia. Foi sensibilização da PSP, para informar e sensibilizar para um dia de muita aprendizagem e diversão. os perigos que podem ocorrer nas férias.

Quase a terminar o ano letivo, dedicámos uma parte da manhã para fazer experiências. Foi muito interessante passar por todas as fases das experiências para chegar à conclusão.


OS NOSSOS TRABALHOS

O MARINHEIRO

13

Pais Contadores de Histórias

C

om vista a melhorar a participação ativa e responsável dos Pais e Encarregados de educação em todos os aspetos do percurso escolar dos seus educandos, a mãe da Miranda veio à sala de aula contar uma bela história. A leitura faz parte das Metas Curriculares do 1º Ciclo e de leitura obrigatória para o terceiro ano de escolaridade. Parabéns e obrigada àqueles Pais que estão sempre connosco, prontos a ajudar!

Alunos Contadores de Histórias

Alguns Temas Trabalhados Dia da Liberdade 25 de abril

Dia da Criança

Projeto de sala: Contadores de Sonhos

M

ais uma excelente iniciativa a de despertar o intuito dos alunos, promovendo o gosto por uma cultura de interação e de descobrimento. Os alunos do terceiro ano, foram à turma dos três anos apresentar uma dramatização criada e idealizada pelos próprios, com a orientação da professora da Sala. Obrigada Educadora Maria João!

I

O cravo

Prendinha para as crianças

Capas de histórias conhecidas e trabalhadas na sala, construídas a partir de material reciclado.

Projeto Interdisciplinar: «Conheço o meu Planeta Terra?» Este Projeto enriquecedor contou com a ajuda dos nossos queridos Pais!

Visita de Estudo ao Parque Ecológico

nserida no Projeto Interdisciplinar do segundo período: «Os animais», esta visita de estudo proporcionou aos alunos experiências encantadoras com animais e plantas da nossa Ilha, além de inúmeros conhecimentos sobre as espécies animais em vias de extinção.

Boas férias com muitos sorrisos!! Cá vos esperamos no 4º ano!


14

OS NOSSOS TRABALHOS

O MARINHEIRO

Dia da Mãe

O

s alunos, para celebrarem o dia do Mãe, fizeram o retrato físico e psicológico das suas mães. O resultado final foi muito giro, pois nos desenhos deu para perceber as características físicas de cada um.

Pais Contadores de Histórias

N

o dia 3 de junho, a Encarregada de Educação da aluna Ana Leonor veio à sala contar a história O Soldadinho de Chumbo. Durante a leitura da história, os alunos mostraram-se motivados e atentos. Concluída a leitura, a encarregada de educação fez algumas questões sobre a história, às quais os alunos responderam de forma correta, o que demonstrou que estiveram atentos. Depois da exploração oral da história, a professora dialogou com os alunos sobre a moral da história e o que tinham aprendido. De seguida, os alunos elaboraram um resumo da história e elaboraram e ilustraram uma banda desenhada sobre as partes principais da história e, posteriormente, apresentaram à turma. De uma maneira geral, esta foi uma atividade muito motivante e enriquecedora para os alunos.

Diz não ao Bullying!

N

este período, o tema do projeto interdisciplinar foi o “Diz não ao bullying”, inserido no projeto Erasmus “Friends at home, Friends abroad” e de modo a alertar os alunos para as consequências do bullying. Os alunos mostraram-se muito motivados e empenhados com a escolha do tema e participaram, ativamente, na escolha das atividades a realizar. Na aula curricular, o tema foi abordado recorrendo à exploração de imagens e de vídeos sobre o bullying e de como se deve proceder caso isso aconteça. Foram também realizados diálogos e debates, assim como os alunos elaboraram desenhos com frases sobre o que se deve e não deve fazer. Na aula TIC, os alunos realizaram uma pesquisa sobre o tema para ficarem a conhecer um pouco mais sobre esta realidade que, infelizmente, é mais habitual do que se pensa. Também tiveram a oportunidade de jogar alguns jogos didáticos sobre o tema de modo a consolidar as aprendizagens. Na aula de estudo, elaboraram quadras e pequenos textos sobre o bullying que, posteriormente, apresentaram à turma. Depois de concluídos todos os trabalhos, os mesmos foram expostos no placar da sala de aula.

Santos Populares Para trabalhar os Santos Populares, os alunos ilustraram uma imagem de um manjerico e, com a ajuda dos Encarregados de Educação, elaboraram quadras alusivas aos mesmos.


OS NOSSOS TRABALHOS

A

O MARINHEIRO

15

o longo do ano letivo, são trabalhados na disciplina de Inglês curricular, diferentes temas que vão ao encontro dos interesses e gostos de todos os alunos. Neste período, a turma do 3º A trabalhou o tema “School Activities”, tendo este uma muito boa recetividade por parte de todos os alunos. Assim, além dos habituais exercícios no manual e livro de atividades, foram também realizadas atividades de observação e exploração de imagens, realização de desenhos, elaboração de frases alusivas, leitura individual e em voz alta de frases elaboradas, realização de jogos de mímica, elaboração de fichas de trabalho e de autoavaliação. Todos os alunos revelaram-se interessados, motivados e envolvidos em conhecer/ dizer/ ler/escrever em inglês, as diferentes atividades da escola. Todos mostraram empenho na realização de todas as tarefas, particularmente no desenho e elaboração de frases e posterior leitura sobre as atividades que adoram, as que gostam e as que não gostam tanto, bem como na realização do jogo “Miming Game” alusivo. Estes além de falarem da sua atividade favorita, das atividades que gostam e das que menos gostam, ficaram também a conhecer as preferências dos seus colegas, proporcionando momentos agradáveis de partilha entre todos.


16

ÚLTIMA

O MARINHEIRO

Festa de Encerramento 2022 Homenagem aos Finalistas

30

JUN

https://bit.ly/3Ahv5YX O MARINHEIRO é um projeto da Coordenação TIC da escola da Marinheira.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.