Catálogo Universo Feminino 2015

Page 1


2


O Dia Internacional da Mulher é uma das datas mais importantes do calendário de atividades em todo o mundo, e em Camaçari isso não é diferente. Ciente dessa importância, o CAFC (Clube de Arte Fotográfica Camaçari), entidade sem fins lucrativos, se integra as comemorações municipais, promovendo a fotografia como manifestação artística, dando ênfase para Camaçari, através um concurso fotográfico que tem por objetivo fundamental estimular a reflexão sobre a mulher como protagonista na sociedade, mostrar a importância deste “papel de destaque” e expressar essa atuação através da fotografia. Denominado de “Universo Feminino - singular e plural”, o concurso resulta em uma exposição, em diversos palcos culturais da cidade. A seleção das fotos se dá por curadoria com fotógrafos renomados e de destaque, bem como por artistas locais. Em sua terceira edição, batemos o recorde com mais de 143 inscritos provinientes de todas as regiões do Brasil e mais 03 outros países. Foram 20 estados brasileiros representados, 18 capitais e 59 cidades.

3


1º LUGAR

DANIELE RODRIGUES MOURA

Jornalista, fotógrafa, artista, educadora... Nasceu em Santo André (SP), mas se considera baiana, porque segundo ela, foi aqui que aprendeu a ser gente. Segundo ela, a fotografia é um catalisador de processos sociais, um mecanismo que mexe com todos os envolvidos, e acredita que a fotografia não se separa das coisas que acredito, não fotografo por fotografar.

rodrigues.daniele25@gmail.com danirodrigues91 flickr.com/photos/danielerodrigues www.danielerodrigues.com/

4

ORAÇÃO E FORÇA Havia uma parte d o terço que r ezávamos todos o s dias que m e parecia muito interessante: “As bolas d o meu rosário são balas d e atirania que c ombatem n o inferno rezando a ve-maria”, o que s eriam a s orações para e sse povo sofrido senão a única a rma contra a s intempéries da v ida? Minha v ó estaria numa cadeira d e rodas, segundo os médicos, por seu problema nos dois joelhos, mas e la é uma mulher forte demais p ara não tomar c onta da s ua casa, sua f amília e claro, um pouco da v ida dos outros.


2º LUGAR

ANTONIO NETO

Doutor em Biologia pela Universidade Federal d o Paraná conheceu a fotografia ainda na adolescência devido ao pai que fora fotógrafo na década de 70, mas foi cursando faculdade de biologia que aprimorou suas técnicas fotográficas. Por trabalhar com insetos pragas se especializou em macrofotografia e ainda tem por hobby a fotografia noturna.

QUITÉRIA Vizinha da casa de meus pais, dona Quitéria praticamente me viu crescer mãe de quase uma dúzia de filhos, viúva que praticamente criou filhos e netos sozinha. N a ocasião da foto estava cozinhando um tatu, o qual foi morto por um dos seus filhos, mulher guerreira digna de homenagem nessa fotografia feita em Jataizinho-PR.

antonionetophotografia@gmail.com antonio.neto.58152

5


3º LUGAR

FLÁVIO PARREIRAS

Estudante de Sistemas de Informação é natural d e Belo Horizonte/MG. Seu interesse por fotografia começou em 2010. Para Parreiras, fotografia é a poesia da imobilidadee também é uma linguagem universal da arte. Cria-se memórias e faz com que o espectador torne-se parte da história focalizada.

flavioparreiras@ig.com.br flavio.parreiras

6

INDEPENDÊNCIA Aracaju-SE 18/07/2013 p raia vazia, gaivotas.


MENÇÃO HONROSA

RITA BARRETO

Brasileira, natural de Ribeirão Prêto/SP, Rita tem curso superior em Instrumentação Cirúrgica, e formação em Fotografia , atua como otógrafa profissional desde 2007, especialidade em imagens para livros didáticos.

barreto.rita@gmail.com

MENÇÃO HONROSA

DEVOÇÃO A SÃO PELEGRINO Caxias do Sul / R S - 05/06/2010 – Visita T urística I greja de São Pelegrino Motivação: Cena r eligiosa com bom enquadramento e composição.

RICARDO FERNANDES

Design G ráfico , P residente do F oto Clube A racoara. Descobriu a f otografia como a rte e m 2003 quando u m amigo o levou para uma reunião d o Foto C lube A racoara, desde este dia a paixão pela fotografia tomou outro rumo, participa de exposições, concursos, passeios fotográficos e outras atividades do Foto Clube.

SENHORA DOS QUEIJOS 14/09/2013 - Torrinha – SP Levado por um amigo até a casa desta senhora para comprar queijo, não r esisti à simplicidade do lugar e da pessoa e aproveitando a iluminação natural que vinha de uma janela a proveitei para clicá-la.

ricardofernand@gmail.com ricardofernand@yahoo.com.br www.flickr.com/photos/ricardo-araraquara

7


MENÇÃO HONROSA

IVONE PIMENTEL

Fotografa e documentarista, r esidente n o estado d o Pará, realizou diversos trabalhos cobrindo Rallys e ensaios sobre os povos ribeirinhos da Amazônia.

neymarcondesfoto@gmail.com ivone.pimente www.flickr.com/photos/ivone.pimente ivone.pimente

8

MENÇÃO HONROSA

COM FÉ Este ensaio foi r ealizado neste mês de Fevereiro, n a Catedral de Castanhal/PA. Fui movida e a realiza-lo quando me dei conta que as Freiras ou outras religiosas dedicam toda o u quase toda sua vida a uma causa movidas pela paixão, mas nunca perdem suas essências femininas.

MARCUS OLIVEIRA

Entusiasta da fotografia, Brasileiro, Soteropolitano. Em contato com a fotografia amadora desde 1992. E m 2009 migrou da fotografia analógica para digital.

marcus.nolasco@itau-unibanco.com.br

OXUM Cachoeira, BA, 2015: A casa da Irmandade da Boa-Morte como pano de fundo para uma Filha de Santo.


MENÇÃO HONROSA

LEANDRO SOUZA - NIQUINHO

Leandro Souza natural de Santos Dumont-MG-Brasil, Fotógrafo por paixão, desde pequeno sempre admirou trabalhos de fotografia, mas apenas n a adolescência começou a dar os primeiros passos a esta arte. Amador e autodidata tem gosto em aprender os segredos da fotografia.

niquinho747@hotmail.com profile.php?id=100008214129937 www.flickr.com/photos/leandrocsouza @niquinhosd niquinhosd

MENÇÃO HONROSA

BATALHADORA Essa foto foi feita e m um distrito de Santos Dumont-MG, em uma doação de brinquedos pude v er essa senhora, r odeadas de seus vários netos,disse que cuidava deles,falou de sua luta e as vezes dificuldade, mas disse que não os abandonaria e faria de tudo para cuidar bem e dar uma boa educação.

PETERSON AZEVEDO

Agregando sua formação de geógrafo à de fotógrafo, Peterson vislumbra nas imagens uma representação poética do mundo. Ao revelar, de modo sensível, a trajetória dos homens, intenta a descoberta de outros territórios. E m seus r egistros, podemos abstrair o que vemos imediatamente em matéria de constatação de um plano físico imediato e somos conduzidos a testemunhar outras esferas de convívio.

OLUBAJÉ Registro feito n o ensaio documenta realizado em 2014, no terreiro Ilê Axé Oyá T ola e m candeias - BA, em homenagem a festa para Omulú, o Olubajé. A imagem é de uma das Iaô do terreiro.

navegpeterson@gmail.com PetersonAzevedoPhotographer www.flickr.com/photos/107420437@N08/ Photopeterson?lang=pt

9


MENÇÃO HONROSA

JENNIFFER SIMPSON

Nascida em Manaus, Amazonas – B rasil. D outoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra, P ortugal. P ara ela representa um importante instrumento político e estético para registrar e refletir os processos d e resistências das mulheres face aos poderes, saberes e práticas hegemônicas.

jenniffersimpson@yahoo.com.br www.flickr.com/photos/photosimpson

10

CUIDADO

MENÇÃO HONROSA

Essas fotografias f oram r ealizadas durante uma pesquisa etnográfica e retratam a prática de artesanato da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN) e da Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (AMISM).

JOSÉ BEZERRA

Brasileiro natural d o Rio G rande d o Norte, n a cidade de Mossoró. Hoje, desenvolve t rabalho fotográfico de cunho documental e foco nas comunidades de sua região. Seu trabalho tem forte ligação com as pessoas, culturas e contextos. Tem zelo nas composições, p rezando sempre pela harmonia dos elementos e sua plasticidade. josebezerrafotografo@gmail.com josebezerrafotografia

A COZINHEIRA Eram 9 h de uma manhã agradável. Estávamos a realizar documentário acerca dos garimpeiros na cidade de Equador, interior do Rio G rande do Norte. Enquanto conversávamos, uma senhora fazia o p reparo do lanche a nós convidados. Mais uma história das matriarcas que dedicam suas vidas a família e ao exemplo aos mais jovens. (18.07.2014)


MENÇÃO HONROSA

MARILDA SOUZA

Pertence ao ao Fotoclube A racoara d e Araraqara-SP. Aposentada, tem relação com a fotografia desde criança, mas só depois de parar o trabalho e criar os filhos, pode se dedicar literalmente nessa paixão, juntamente com as viagens. Que são as duas coisas que ama fazer.

bymarilda@gmail.com Pelo-Mundo-/1507456112851906

MENÇÃO HONROSA

A ANGUSTIA DA ESPERA Jovem ansiosa,com uma linda mesa pronta, espera alguém para o jantar. Pela ansiedade percebia- se que a pessoa convidada estava atrasada.

LUZO REIS

Brasileiro, da cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Fotografo há dois anos e vídeo maker h á 8 anos. A fotografia surgiu como uma necessidade d e trabalho q uando foi p rofessor d o curso de Comunicação Social n o ano d e 2013. D e lá p ra cá, tem aprofundado os estudos e as saídas fotográficas. Segundo ele, a fotografia melhorou muito seu olhar para o vídeo. Gosto muito do gênero documental e a fotografia de natureza.

UNIVERSO BASAIA Vitória Basaia é uma das mais importantes artistas plásticas mato-grossenses. Sua obra é extensa e variada e possui como maior característica o uso de objetos descartados da sociedade. Esse retrato foi feito em 2013, na residência da artista, e m Várzea-Grande, M T e procura mostrar V itória imersa em seu próprio universo criativo.

LuzoReis www.flickr.com/photos/130793112@N07

11


MENÇÃO HONROSA

SILVINHA BIU

Fotografar, mais d o que desenhar com a luz, começou a ser ouvidos aos meus gritos; fazendo dos olhos ouvido. A partir daí a fotografia se tornou meu palco. O corpo, canal de expressão. Os sentimentos, material bruto. E meu trabalho foi acontecendo, com os recortes mais precisos e preciosos daquilo que é real e latente em mim. silviapnp@hotmail.com silvinhabiu

12

silvinha.biu

ANAGAMIN Realizada e m terreno b aldio em Goiânia no dia 02/10/2014. A motivação e ra a de representar o fim de uma fase. Mesmo diante dos riscos, decidi me entregar ao desafio, que m e trouxe u m empoderamento do meu corpo e de seu uso. Me senti capaz. Me senti forte pela atitude. Me senti valente. E esses adjetivos com certeza aumentaram minha auto consideração enquanto mulher.

ACEITAÇÃO

FLAVIO CONCEIÇÃO

Formado em Ciências Sociais e Pós em Marketing, natural de Londrina no Paraná, Brasil, tem fotos aceitas e premiadas em concursos nacionais e internacionais, participa do Foto Clube de Londrina.

flavio.beneditoconceicao www.flickr.com/photos/flavioconceição

MULHER DO CAMPO Feita em 02/02/2014 na área rural de Londrina, Dona Izaltina, mulher trabalhadora rural.


ACEITAÇÃO

LOURDES PERES

Brasileira d e São V icente (SP). A descoberta d a fotografia foi quando ainda era criança, pois havia fotógrafos na família. Ao se aposentar resolveu estudar dedicar-se a fotografia. Atualmente participa do Clube Foto Amigos de Santos, e de outros grupos de fotógrafos, para estar mais em contato com a fotografia.

Rubens.sto@globo.com lourdes.perescarvalho

ACEITAÇÃO

AMIGAS Outubro 2012 – Santos (SP) – Centro comunitário de auxílio a idosos. Na hora do lanche a foto a pedido do grupo.

JÚLIA CORTAZIO VIANA

Brasileira, carioca. A fotografia é o meio que encontrou de contar histórias e eternizar personagens cotidianos em um único quadro, é claro. Ainda segundo Cortazio, fotografar é um ato de amor e sensibilidade. Fotografar é estar e não estar.

FOGO NO CIRCO Niterói, 2011. A foto r essalta o empoderamento feminino n a esfera teatral e circense. Cuspir fogo é uma metáfora para o vigor, o poder e a força que há em toda mulher.

juliacortazio@gmail.com jcortazio

13


ACEITAÇÃO

JOÃO COUTINHO

SER FELIZ

ACEITAÇÃO

Concebida a 19-08-2014, junto da ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

ADRIANO MACHADO

- Curso Prático de Fotografia (constituido por 7 módulos), pelo Movimento de Expressão Fotográfica, em 2012; -Workshop P ortfolio d e Fotografia, pelo Movimento de Expressão Fotográfica, em 2011; -Workshop FATAL (Festival Académico de Teatro Amador de Lisboa), pelo Movimento de Expressão Fotográfica, em 2011; -Curso de iniciação à Fotografia pelo Movimento de Expressão fotográfica, em 2010; coutinho.aj@gmail.com

14

Graduado em Artes V isuais pela Universidade Federal do Recôncavo d a Bahia, P articipa d e exposições e mostras artísticas e busca entendimento sobre a construção da imagem através das possibilidades da arte contemporânea na fotografia.

www.flickr.com/photos/maczero @machadomad

A LAVADEIRA DERRAMA SUA FÉ As fotos fazem parte da série fotográfica "Cobra V erde" um percurso entre imagens e memórias, fruto de uma i nvestigação sobre a história da minha família, uma recriação visual b aseado nas lembranças das mulheres da minha família.


ACEITAÇÃO

SANDRA CARRILLO

ACEITAÇÃO

PLANOS Lima/ Peru 2014 Motivação: Novo Plano / Novo Ângulo

VITOR MANON

Sandra Carrillo é fotógrafa e artista visual. Possui publicações em revistas como, V iaje mais, Gaps M agazine e pertence a Associação dos Artistas Plásticos d o Paraná. P articipou de diversas exposições fotográficas coletivas. Exibe suas imagens de forma democrática pelas r uas em projetos d e street art, como também em galerias internacionais como a Graham Art Gallery e Eleazar Delgado Studios. contato@sandracarrillo.com.br

Paulista, b rasileiro, recém formado e m Bacharelado em fotografia no Senac.

vitormanon@hotmail.com vitormanon

FERTILLE A foto faz parte do projeto V ênus, o mesmo tem como proposta r epresentar o corpo feminino por ícones através do retrato fotográfico. "Fertille" r epresenta a fertilidade feminina, a mulher como suporte e agente do mundo.

vitormanon

15


ACEITAÇÃO

LEILA RAMOS - CHANDANI

Brasileira, natural de São Paulo, vive em Salvador há 25 anos. Fotografa por p razer, p ara experimentar as possibilidades do olhar e de auto-conhecimento.

abdoncris@gmail.com leila.ramos.73

16

ACEITAÇÃO

UMA PAUSA NA FEIRA Feirante em momento de descanso com sua filha. Cachoeira,

KARINA KONTENTA

Fotógrafa e advogada espanhola, morou sete anos em São Paulo, onde se formou em fotografía na Escola Panamericana de Artes. Fez duas exposições individuais (Venecia e São Paulo) e participou de diversas coletivas e feiras de arte em diversos países. Dedica-se principalmente à fotografia d e viagens, natureza e esportes r adicais. Já morou em vários países, atualmente se mora na França. karinabogada@hotmail.com kukikontenta www.flickr.com/photos/kukikontenta @kukikontenta

MirAr-te Deize Forma parte do meu projeto MirAr-te que busca retratar experiências corporais de mulheres com câncer de mama, durante e após o tratamento, quando a reconstrução da identidade física, psíquica e sexual passa a ser um complexo caminho de superação. Deize Anseloni a modelo na foto é paulista, topou e m participar no projeto e foi fotografada em duas oportunidades,


ACEITAÇÃO

ALLAN PHABLO DE QUEIROZ

Desenvolve atividades fotografia em um p rojeto chamado Educarte, que leva o espírito artístico para as escolas públicas de Mossoró-RN. Membro do Foto Clube Mossoró há dois anos, é neófito do Fotografia Aracati-CE e faz registros para jornais de circulação local, além de assessoria Fotográfica para órgãos da região. allanphablo@gmail.com Allan Phablo de Queiroz www.flickr.com/photos/allanphabloqueiroz

ACEITAÇÃO

DELÍRIOS A foto e m questão foi r ealizada no Abrigo Amantino Câmara, um pedaço acoplado ao terreno da matriz de São José na cidade de Mossoró/RN. A senhora da fotografia é a mais idosa atendida pela entidade, com mais de cem anos. A intenção por trás desta foto foi a ligação que o ato de fumar tem com a imagem poética que a imagem desperta.

CRISTINA WILBERG

Premiada i nternacionalmente em concurso d e fotografia; trabalho fotográfico publicado como capa do livro "O farol do Porto da Paz" pela editora N ovo S éculo em O utubro 2012; t rabalhos f otográficos selecionados p ara exposições n o Brasil e Europa. A paixão por fotografia se abriu devido a um pedido de sua irmã para fotografar o seu casamento por não ter um fotografo profissional no dia. E o desejo de ver mais sorrisos como aquele um dia, no rosto de muitas outras pessoas.

ELA ARTISTA Feita e m uma casa inacabada localizada em Belém-PA, em Abril de 2014. Motivação: Retratar que azar mesmo, é se privar de viver, se privar de que chova bençãos sobre você.

cristina.wilberg@gmail.com diariogaleria Treze-Creations-Photography/414693321907272

17


ACEITAÇÃO

ALISSON GONTIJO

Jornalista, Pós Graduado em Cinema Televisão e novas Mídias, brasileiro. Segundo Contijo, o que o motiva a fotografar hoje é a possibilidade de expressar sua visão do mundo, conhecer histórias, pessoas, lugaresatravés desta mágica de congelar um instante único de diferentes interpretações.

alisson@inboximportacao.com.br alisson.gontijo.7

18

VIDA SIMPLES A fotos foi para um p rojeto autoral sobre as comunidades quilombolas remanescentes de Minas Gerais.


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

MICHEL DÓRIA

Publicitário, designer e fotógrafo. Tive um primeiro contato com a fotografia em 2008 na faculdade, depois d e aulas técnicas e práticas e me apaixonei. T enho p referência p or fotografias publicitárias, de pessoas e still.

trakinodesign@gmail.com MichelDoria www.flickr.com/photos/micheldoria @micheldoria

ILUMINADA Foto feita durante o desfile cívico em homenagem ao aniversário de Camaçari. O sol r efletido nas flores amarelas, juntamente ao discreto sorriso iluminava a cena.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

MARILTON TRABUCO

Fotografar p ara mim é uma necessidade. V enho l evando a fotografia mais a serio com estudo, experimentação e investimento a pouco menos de 10 anos. Com cinco exposições individuais e oito coletivas j á tenho algumas fotos espalhadas por ai.

REVERENCIANDO OXUM Apresentação do Balé F olclórico do Teatro Castro Alves, d urante a abertura da Conferencia de Cultura no Teatro Cidade do Saber em Camaçari, no dia 08 de setembro de 2013

mariltontrabuco@globo.com MariltonTrabuco www.flickr.com/photos/mariltontrabuco

19


A tarefa de selecionar as fotos ficou por conta da Comissão julgadora composta por

CAROL ASSEMANY

Cantora e atriz, é uma personalidade artística de Camaçari, uma interprete que alia uma performance cativante com uma requintada técnica vocal, passeia desenvolta em vários estilos musicais, sendo a Música Popular Brasileira a sua primeira morada. Dona de um senso estético apurado.

NAZARÉ ARAÚJO

Nasceu na cidade de Eirunepé Amazonas, mora na Bahia há 17 anos, formada em Comunicação Social e pós-graduada em fotografia. Ainda na faculdade de jornalismo, decidiu que iria se dedicar a Fotografia. Atualmente é presidente do Ipitanga Foto Clube, clube de fotografia de Lauro de Freitas e articuladora do Fotroca Bahia.

RICARDO SENA

Aquariano de 1973, Salvador-BA. Fotógrafo desde 1997, considera-se um democrático nas expressões, defendendo que o melhor da fotografia é a diversidade de olhares. Tem maior inclinação para a Fotografia Humanista. Atualmente está dedicado a ALMA Fine Art & Galeria, que alem do caráter expositivo atende a demanda local de serviços de prints fine art.

ROBERTO FARIA

Iniciou sua carreira como fotógrafo registrando a natureza e regatas de veleiros de oceano, onde tornou-se especialista. Fez curso de fotografia no SENAC e atua também como professor de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente o foco do trabalho de Roberto Faria tem sido a fotografia documental. Sua missão aqui talvez seja a de fotografar e nos mostrar a beleza das coisas simples.

THAIS FIGUEIREDO

A Fotografia está presente em minha vida desde 2002, quando me tornei Bióloga. A fotografia macro e de Natureza sempre foram os principais temas em meus estudos. Possui inúmeras fotos ilustrando livros-guias de identificação de animais de própria autoria e de outros pesquisadores. Após conhecer o Salvador Foto Clube passei a fotografar as pessoas e as manifestações culturais.

A decisão dos jurados foi extremamente difícil perante ao elevado nível das fotografias inscritas. Entre os 28 selecionados (12 mulheres e 16 homens) estão cidadãos de norte a sul do país e até de além mares.

20


21


PRESIDENTE Marilton Trabuco DIRETORES Fábio Matos Geraldo Honorato Heitor Oliveira Sérgio Cedraz Jeiel Carneiro Michel Dória SÓCIOS Fredson Rocha (sócio fundador) Caio Marcel Luiz Eduardo ASSESSORIA DE IMPRENSA Taís Araújo 22


Nascido em 29 de março de 2012, o Clube de Arte Fotográfica de Camaçari (CAFC) foi criado com o objetivo de disseminar o gosto pela fotografia enquanto forma de arte. A partir desse princípio, emana uma série de outros propósitos, a exemplo da descoberta de novos talentos e a constituição de um grande acervo sobre Camaçari, o que terá enorme importância para as futuras gerações. A entidade não deseja transformar-se em um grupo de notáveis no qual é necessário atingir critérios quase inalcansáveis para fazer parte. Pelo contrário, se propõe a ser ponto de aglutinação de pessoas com objetivos comuns. O aprimoramento técnico permanente dos seus membros e colaboradores é também uma preocupação permanente. É a busca da simbiose entre teoria e prática. Desde o primeiro momento, o CAFC nasceu com o propósito de ser um agente realizador, que não deixa de atentar para a teoria, mas que possui preocupação intensiva a prática. Com poucos meses de atuação, organizou 1ª Mostra Fotográfica sobre Camaçari, cujo resultado foi um mix com diversos pontos de vista sobre a cidade sede do Polo Petroquímico. Em 2014 a segunda versão do concurso teve inscrições de diversas partes do Brasil e também do exterior. Agora, a mais recente empreitada do Clube é a exposição Universo Feminino, na qual as vertentes perceptivas do ser mais maravilhoso do planeta, a mulher, são observadas. Aos participantes e simpatizantes do CAFC fica o nosso mais singelo recado. Seja sempre um Amador, no sentido mais lato possível, da fotografia. 23


REALIZAÇÃO

clubedeartefotograficacamacari@gmail.com

Apoio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.