REVISTA BABIES ED #15

Page 16

Matéria de Capa

Como ficará seu casamento após o nascimento da criança? Crianças trazem felicidade e realização pessoal para os pais, mas também impõem mudanças que abalam o relacionamento a dois. Após o parto, como as atenções giram em torno do bebê, a relação do casal fica em segundo plano por um tempo. Além da rotina e vida social, mudam também os papéis. De filhos, vocês passam a serem pais. É natural que a transição de casal para família seja repleta de tensão, dúvidas e conflitos. Porém com alguns ajustes, o casal pode e adaptar perfeitamente às novas situações. O casamento depois dos filhos muda, mas não obrigatoriamente para pior.

Como você imagina que será sua rotina nos primeiros dias? A verdadeira resposta você só saberá depois de entrar na dança pra valer. Isso é, cada um faz sua própria rotina. Em algumas casas, a chegada do bebê é transformada numa festa: a avó literalmente se muda para a casa do netinho e as visitas se revezam durante o dia. Quando a mãe tem um perfil que se adapta a essa agitação, não tem problema. Ter pessoas ao seu redor pode ser uma forma de se sentir segura e assimilar as novas tarefas. Quando a mãe é mais ansiosa e preocupada, os primeiros dias costumam ser mais difíceis diante de tantas novidades, dúvidas e cansaço – principalmente durante a temporada de noites mal dormidas. De qualquer forma, essa é uma fase passageira. Em pouco tempo você conseguirá organizar uma rotina e terá novamente tempo para fazer suas coisas.

Como você espera recuperar a forma depois que o bebê nascer?

A rapidez vai depender da quantidade de quilos que você ganhou durante a gravidez. Em geral, um mês depois do parto a mulher já está podendo vestir suas roupas antigas. Não esqueça que o emagrecimento vai resultar em flacidez, para isso é bom perguntar ao obstetra quando dá pra começar a fazer exercícios, principalmente os localizados para barriga e cintura. Enquanto estiver amamentado nem pense em remédios para emagrecer. Se as estrias deixaram marcas profundas, informe-se sobre tratamentos para suavizar os sulcos.

Se você tem um emprego e sai em licença-maternidade, sua volta ao trabalho vai ser como a de todas as mães que enfrentam a primeira separação do querido rebento: dolorosa. Não é mesmo fácil deixar o filhote pela manhã e saber que só vai voltar a vê-lo oito horas depois. A única coisa a fazer é tomar todos os cuidados para ficar segura de ter deixado o bebê em boas mãos. Assim não haverá motivos para se preocupar. O sentimento de culpa é natural e passageiro. Por isso, o ideal é que não deixe para pensar nesse assunto na última semana. Visite escolinhas e faça experiências com as pessoas que poderão ajudá-la mais tarde.

16

Revista Babies   -   www.revistababies.com.br

Foto: Fernanda Greppe

Quais as principais dificuldades que você espera encontrar, na hora de voltar ao trabalho?

Daianny Viana Borsatto Canestraro com sua filha Maria Victoria


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.