REVISTA BABIES ED #15

Page 12

Publieditorial

Filho de peixe, peixinho é! Será mesmo? Não existe milagre ou fórmula mágica para criar filhos e educá-los bem. Cada família tem o seu jeitinho de ensinar e contribuir para o desenvolvimento de seus pequenos, mas existem coisas que são fundamentais para que haja um desenvolvimento saudável e, uma delas, é saber olhar para si.

Você já parou para pensar a enorme INFLUÊNCIA que você tem na vida do seu filho?

Quem você é? Como você se comporta? Que exemplos têm dado? Quando as crianças começam a apresentar um comportamento diferente do habitual, o mais comum é – enquanto pais - acharmos que existe um problema externo. Por exemplo, “Mas o que é que o fulano tem que está ficando agressivo?” ou então “A fulana começou a mentir, onde foi que aprendeu isso?”. Muitas vezes, ficamos tentando entender o que levou nosso filho a ter um determinado comportamento e não conseguimos achar de onde vem aquilo... E nessa hora é fundamental parar de olhar para fora e olhar um pouco para dentro, pois nem sempre o comportamento da criança reflete o que acontece lá fora (escolinha, grupo de atividades, casa dos primos, etc) e sim o que acontece dentro de casa, com a família. Os filhos espelham-se em seus pais e algumas atitudes podem ser apenas o REFLEXO do comportamento deles, que tem sido observado e absorvido todos os dias, mesmo que de maneira inconsciente. Tomar CONSCIÊNCIA sobre este aspecto é o primeiro passo para iniciar um processo de EDUCAÇÃO saudável e focado nos verdadeiros VALORES da sua família, pois o impacto do seu comportamento na educação dos filhos tem enorme influência desde o nascimento. Os bebês sentem e entendem as coisas, porém de uma maneira diferente de nós. Estão sempre atentos ao que dizemos, diferenciam tons de voz e, também, a maneira com que os pais respondem a seu

12

Revista Babies   -   www.revistababies.com.br

choro e suas risadas. E, é a partir dessas diferenciações que os bebês vão construindo e organizado seu EU (seu mundo interno). À medida que vão crescendo, vão construindo seus valores conforme as atitudes dos pais. Observam (até mesmo inconscientemente) como os pais agem entre si, como tratam as pessoas a sua volta, como conversam, como tomam decisões, como determinam ações, como lidam com as emoções, etc. É no dia a dia que tudo vai se construindo: respeito, caráter, honestidade, coragem, capacidade de fazer escolhas, empatia, compaixão, segurança, relações saudáveis, integridade, sinceridade, etc. Claro que ensinar, conversar e usar as palavras com as crianças são atitudes muito importantes, mas também é preciso dar exemplos, sair da fala e trazer para a realidade. Quando mostramos para a criança - em ações - estamos mostrando que realmente acreditamos naquilo que estamos exigindo dela e por isso construímos a nossa vida daquela forma. Fica mais fácil dela entender, absorver e adquirir hábitos. Um exemplo: a leitura. Se você disser que é muito bom e importante ler, mas nunca pegar um livro na mão, você acredita que a criança vai adquirir o hábito de ler? Que vai achar bom? Pense nisso. Sejamos a pessoa que desejamos que nosso filho venha a ser.

Psicóloga | CRP12/08759 Coaching Psychologist de Carreira. Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Avaliação Psicológica. Clínica Rabenschlag Rua Minitro Calógeras, 310 - Centro Sala 01 - Joinville (SC) (47)3029.0809 / (47)9220.2202 Blog: www.larissaagne.wordpress.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.