1 minute read

3.10 LAYOUT

54

limpeza do ar. Essa combinação possui um aroma agradável para a maioria das pessoas, auxilia a concentração e aumenta a inspiração dos trabalhadores.

Advertisement

Pode-se utilizar diferentes aromas em determinadas horas do dia, a fim de alcançar os benefícios os quais o grupo de trabalho está necessitando, como concentração ou relaxamento (TRISKA, 2003).

3.10 LAYOUT

Um aspecto importante para que se alcançar o conforto dos usuários nos espaços corporativos é a configuração do layout. As empresas devem levar em consideração as atividades a serem desempenhadas no ambiente e fornecer tanto espaços onde os colaboradores possam se isolar quanto locais mais abertos, que propiciem maior troca de ideias e interações interpessoais (MOSER, 2013).

Layouts flexíveis e adaptáveis também estão sendo amplamente explorados na arquitetura, sendo um reflexo da própria sociedade, que está em constante mudança. (SILVA e ELOY, 2012 apud BOSA, 2017). Na prática, para a criação de ambientes flexíveis, o uso de formas primárias é indicado, pois estas se adaptam a diversas tipologias de programas de necessidades (BOSA, 2017). Outra forma de implementar a flexibilidade é o desenvolvimento de plantas abertas e funcionais, além de artifícios que possibilitam a constante alteração das plantas, como paredes de Drywall e divisórias móveis, como a indicada na Figura 34 (SILVA; ELOY, 2012 apud BOSA, 2017).