1 minute read

3.9 AROMATERAPIA

3.9 AROMATERAPIA

53

Advertisement

A aromaterapia olfatória auxilia nos sintomas prejudiciais propiciados pelo cotidiano da vida atual. Além de ajudar na melhora do humor, da cognição e da imunidade, a aromaterapia colabora para a redução da dor, depressão, estresse, entre outros benefícios (TRISKA, 2003). A utilização de óleos essenciais ajuda a aumentar a produção e eficiência dos trabalhadores, ao mesmo tempo que contribui para o bemestar. Eles podem ser usados no ambiente através de difusores, humidificadores e sprays para ambientes (WORWOOD, 2016).

Passou-se a utilizar a aromaterapia nos espaços corporativos pois, além dos efeitos já citados, também ajuda a prevenir doenças associadas ao trabalho e na produtividade. Os óleos essenciais ajudam na purificação do ambiente, é bactericida, antifúngico e antiviral, diminuindo a incidência de alergias, doenças respiratórias e contagiosas, consequências decorrentes do uso de ar-condicionado e dos ambientes fechados (KNASKO, 1992 apud TRISKA, 2003). Segundo Baron (1990 apud TRISKA, 2003), os trabalhadores não só sentem maior bem-estar, como começam a pensar de maneira mais clara, positiva e reagir de forma intuitiva. Assim, pode-se concluir que a aromaterapia nos locais de trabalho é um investimento que auxilia os trabalhadores e proporciona uma atmosfera mais humanizada (TRISKA, 2003).

Uma pesquisa feita pela Takasago, maior empresa produtora de fragrâncias, evidenciou que os trabalhadores apresentaram 54% menos erros de digitação quando era utilizado o limão para perfumar o local de trabalho, enquanto com jasmim e lavanda, respectivamente, foram 33% e 20% menos erros (WORDWOOD, 1996 apud TRISKA, 2003).

Para o ambiente de trabalho, os óleos cítricos, como limão, laranja, tangerina e bergamota, por exemplo, são boas opções, pois são agradáveis e poucas pessoas se opõem a esses aromas. Uma combinação recomendada por Worwood (2016) é toranja e limão com uma pequena quantidade de lavanda ou alecrim. A lavanda, além de possuir naturalmente propriedades antibióticas, transmite a sensação de tranquilidade no ambiente. O alecrim contribui para a memória, enquanto a toranja evita a sensação de cansaço e o limão ajuda no foco dos colaboradores e promove a