1 minute read

3.6 PISOS

49

Fornecer tipos de mobiliários diferenciados favorece o bem-estar, pois, além de suprir a necessidade psicológica de controle pessoal através da escolha do modo de trabalhar, tais mobiliários possibilitam o exercício físico, que contribuem para a melhora da saúde (HARRISON, 2018).

Advertisement

3.6 PISOS

O piso ocupa uma das maiores superfícies em um ambiente, possuindo um grande papel no resultado final. Além dos fatores estéticos, este também influencia diretamente na reflexão da iluminação, na manutenção e na acústica dos ambientes (GURGEL, 2020).

Existem incontáveis tipos de pisos no mercado, das mais variadas formas e materiais, os quais provocam impactos visuais que variam de acordo com os estímulos sensoriais. A escolha destes para um projeto deve ser pautada nas características espaciais, na atmosfera que se deseja criar e nas funções a serem desempenhadas no ambiente, por exemplo.

Para os ambientes de escritório, a arquiteta Miriam Gurgel (2020) indica a utilização de diversos tipos de materiais, sendo destacados o carpete e os pisos vinílicos.

O carpete (Figura 31), além de possuir grande variedade de estilos, cores e materiais, é uma das melhores alternativas no quesito acústica. Também podem apresentar texturas táteis, o que permite ao usuário sentir o material, fornecendo mais um estímulo sensorial (GURGEL, 2020).

Figura 31 - Escritório com carpete aplicado no piso

Fonte: OLIVEIRA (2021) 50

Assim como o carpete, os pisos vinílicos (Figura 32) também são encontrados em diversos estilos e padrões. São resistentes, macios e simples de instalar e manter. Alguns tipos também possuem propriedades acústicas e antiderrapantes (GURGEL, 2020).

Figura 32 - Piso vinílico

Fonte: LEROY MERLIN (S/D)