2 minute read

3. FATORES PROJETUAIS

3. FATORES PROJETUAIS

32

Advertisement

O gráfico apresentado na Figura 13 identificou as características existentes e as mais percebidas pelos trabalhadores, de acordo com a pesquisa (desenvolvimento próprio, 2021)

Figura 13 - Características existentes nos locais de trabalho dos pesquisados

Fonte: Elaboração própria (2021)

Considerando que 81 pessoas responderam à pesquisa, evidencia-se que a característica da temperatura foi a mais percebida, totalizando 74 respostas, seguida pelo conforto dos mobiliários. O fator menos percebido pelos trabalhadores foi a respeito dos odores, acumulando 20 respostas ao todo.

Os demais fatores representam o que existe ou não nos escritórios, indicando que a iluminação natural é algo predominante, assim como tipologias básicas de espaços, como as salas de reunião. Já os ambientes de relaxamento e descompressão são os menos implementados nos escritórios dos trabalhadores da amostra.

As características mencionadas na pesquisa, além de outras que não foram avaliadas, serão abordadas ao longo deste capítulo, uma vez que cada uma possui contribuições para o bem-estar.

3.1 BIOFILIA

33

A primeira característica, representada na Figura 13 pela iluminação natural, pelos elementos que remetem à natureza e pela vista agradável para o exterior, representam aspectos conceituados pela biofilia. Esse termo foi popularizado por Edward O. Wilson (1984, apud BROWNING e COOPER, 2015), o qual retrata a relação inata entre o ser humano e a natureza, bem como a necessidade que possuímos de continuarmos conectados a ela. Browning e Cooper citam que pesquisas realizadas na área de psicologia ambiental mostram que a conexão com a natureza é uma função humana adaptativa, possibilitando e auxiliando na melhoria psicológica. Desta forma, a presença de elementos que provocam conexões diretas (como parques e cursos d’água) e conexões indiretas (utilizadas no design de interiores, como cores e formas que remetem a natureza, plantas e visuais para áreas naturais) nos ambientes urbanos tendem a melhorar os aspectos psicológicos humanos, aliviando as mentes e proporcionando maior bem-estar e qualidade de vida. Além disso, pesquisas demonstram que existem diversos benefícios provocados pelo design biofílico nos ambientes corporativos, incluindo, além do bem-estar, o aumento da produtividade (BROWNING e COOPER, 2015)

Ainda de acordo com pesquisas realizadas por Browning e Cooper (2015) com trabalhadores de diferentes países do mundo, constatou-se que os fatores mais requisitados no ambiente de trabalho são: iluminação natural, plantas e flores, ambiente silencioso e tranquilo, vista para recursos hídricos e presença de cores vibrantes (Figura 14).

34

Figura 14 - Elementos mais desejados nos escritórios, de acordo com os trabalhadores

Fonte: BROWNING e COOPER (2015)

Percebe-se que os profissionais possuem grande anseio pela presença de elementos naturais, sendo a iluminação e a presença de plantas pontos mais importantes do que o silêncio no local de trabalho. Os funcionários de ambientes corporativos onde existem elementos naturais apresentam um nível 15% maior de bem-estar. Além disso, também se constatou o aumento de produtividade em 15%, no período de três meses, entre colaboradores de empresas com vegetação natural (BROWNING E COOPER, 2015). A Tabela 1 representa os sentimentos dos trabalhadores em relação aos locais de trabalho, comparando os locais que proporcionam contato com a natureza com os que não proporcionam.