2 minute read

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

19

Advertisement

Como criar um ambiente corporativo melhor, em que os colaboradores se sintam bem e estimulados a irem trabalhar? Como fazer os ambientes fomentarem uma boa relação interpessoal? Qual é o tipo de ambiente corporativo que melhor atende as necessidades dos trabalhadores da atualidade? Essas são as perguntas que nortearam a produção desta monografia.

É conhecido que os espaços imprimem percepções e sensações sobre seus usuários. Para se chegar à elaboração de ambientes que gerem impactos mais positivos nos usuários, que contribuam para o bem-estar e auxiliem no cumprimento dos objetivos para os quais são projetados, deve-se levar em consideração cada característica que envolve a criação de um ambiente e o que elas podem desencadear. Dentro desse contexto, destaca-se o recorte desta pesquisa: o ambiente corporativo.

As pessoas passam grande parte de seus dias em seus trabalhos. Logo, espera-se que estes locais atendam verdadeiramente suas necessidades, de modo que todos os usuários se sintam bem e exerçam suas atividades da melhor forma possível. O conhecimento dos efeitos gerados por todos os elementos que configuram o espaço, desde aspectos psicológicos e interpessoais até elementos arquitetônicos como as cores, mobiliários e janelas, por exemplo, podem contribuir para o alcance desses objetivos, através da introdução das características certas para este tipo de ambiente, que serão abordadas no desenvolvimento desta pesquisa. Assim, é de grande importância que os arquitetos e urbanistas conheçam tais características e as utilizem como base para seus projetos.

A elaboração de espaços corporativos melhor adaptados às necessidades dos trabalhadores atuais é um fator primordial para plena satisfação destes. Além de espaços diferenciados dos que, convencionalmente, existem nos escritórios tradicionais, veremos adiante que os trabalhadores demonstram uma forte tendência a considerar ambientes corporativos flexíveis como ideais para o trabalho. Assim, como resultado desta monografia, será elaborado um escritório baseado nos estudos realizados, no modelo que está em ascensão no Brasil e no mundo: o coworking. É um ambiente que atende às necessidades da sociedade atual, que promove o colaborativismo, o networking e a flexibilidade.

20

As metodologias utilizadas para a elaboração deste trabalho envolveram a revisão da literatura existente a respeito dos temas, pesquisa com aplicação de formulário online e visitas técnicas a espaços coworkings localizados na cidade de Vila Velha – ES. Cabe ressaltar o contexto histórico em que esta monografia se desenvolveu, um período de pandemia e isolamento social, o que acarretou a limitação ao acesso de materiais, locomoção e recursos para a produção desta pesquisa.

No primeiro capítulo, são abordados os conceitos e aspectos importantes para compreensão do mote da monografia, sendo eles a arquitetura, o bem-estar e os ambientes corporativos. O segundo capítulo levanta os atributos que, de acordo com a psicologia, devem fazer parte da constituição do espaço, envolvendo desde aspectos físico-espaciais às relações interpessoais. O terceiro capítulo aborda os estudos e aspectos projetuais que devem ser levados em consideração para o desenvolvimento um espaço corporativo dotado de características que contribuem positivamente para o dia a dia dos trabalhadores. O quarto capítulo se trata da caracterização do ambiente de coworking, bem como seu histórico no Brasil e no mundo. Já o quinto abrange a aplicação do resultado de toda a pesquisa com o desenvolvimento de um estudo para implantação de um edifício para coworking pautado nos conhecimentos adquiridos, seguido pela conclusão, no último capítulo.