2 minute read

1.3 A ARQUITETURA E O BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

22

2 Sensação agradável de segurança, conforto, tranquilidade: “Numa súbita exaustão onde havia certa volúpia e bem-estar, deitou-se no leito dos hóspedes […]” (CL). 3 FIG Condição material confortável, com haveres suficientes para a comodidade da vida; conforto material, prosperidade: “Dá-lhe luz, luxo, bemestar, comodidade e até impressões selvagens no adejar das árvores e no trinar dos pássaros […]” (JR).

Advertisement

Pode-se concluir que se atinge o bem-estar quando as necessidades e o conforto pessoais são alcançados, gerando uma boa sensação. O conforto abrange o aspecto ambiental, que inclui o meio onde o indivíduo se insere, tanto o natural como o construído. Como foi expresso anteriormente, o projeto arquitetônico deve levar em consideração as necessidades dos usuários e todo o contexto que os envolvem, de modo a tornar o ambiente favorável aos momentos que serão vividos em seu interior. Logo, entende-se que a arquitetura influencia diretamente no bem-estar das pessoas, uma vez que é pensada e constituída com base nelas, para que se sintam bem ao adentrar os espaços.

Essa influência se estabelece através da relação entre as características espaciais e a percepção humana. Assim, as pessoas e o meio vivem em uma relação mútua de troca entre estímulos externos e respostas a estes estímulos. Uma arquitetura de qualidade e que prioriza o bem-estar de seus usuários deve induzir os melhores estímulos possíveis aos seus usuários (PALLASMAA, 2011).

1.3 A ARQUITETURA E O BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Uma vez conceituados e relacionados os conceitos de arquitetura e bem-estar, é essencial associá-los à tipologia de espaço foco desta pesquisa: o ambiente de trabalho. Anteriormente, se expos que as pessoas passam grande parte de suas vidas em seus escritórios. Logo, essa tipologia de ambiente deve ser formulada para que cada usuário possa se sentir da maneira mais confortável possível.

Na pesquisa realizada pelo Google Forms supracitada, uma das questões elaboradas questiona a respeito da interferência do ambiente de trabalho no bem-estar pessoal. No gráfico da Figura 4, observa-se que a maior parte dos pesquisados afirma sentir essa relação:

Figura 4 - Bem-estar e ambiente de trabalho 23

Fonte: Elaboração própria (2021) O resultado apresentado reitera o que já fora dito sobre a relação entre a arquitetura e seu poder de impacto sobre os usuários. Dessa forma, tomar conhecimento sobre tal influência é essencial para que se possa compreender a importância de projetar ambientes que sejam condizentes com as necessidades das pessoas e propiciem o bem-estar.

Em outra questão, percebe-se que grande parte dos trabalhadores possui jornada de trabalho superior a 8 horas por dia, evidenciando a grande parcela de tempo que estes passam em seus ofícios, conforme mostra a Figura 5.

Figura 5 - Tempo de trabalho dos trabalhadores pesquisados

Fonte: Elaboração própria (2021)