A princesa dos pêlos de ouro

Page 1

E.B. 2/3 Castêlo da Maia

“A Princesa dos pêlos de ouro” in “Histórias para contar em noites de luar”

de José Fanha


JOSÉ FANJJJHA JJJJ

José Fanha José Fanha

nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitetura.

Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural. É autor de histórias e poesia infantil, entre elas estão: “ A Namorada japonesa do meu Avô”

“O Dia em que o Mar desapareceu” “Diário Inventado de um Menino já crescido” ”Cantigas e Cantigos para Formigas e Formigos” “Zulaida e o Poeta e outras histórias ” “Meu amigo Zeca Tum-Tum e os outros ” “Era uma vez uma República” “Histórias para contar em noites de luar” ….entre outros

É também autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de divulgar a poesia e a leitura em Bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.


Introdução

Os alunos do 6ºJ gostaram tanto de ler e de conhecer a história do príncipe Badalo e da Mariazinha que quiseram deixar aqui registados alguns dos momentos deste conto maravilhoso. Todos “voaram com imaginação” e contribuíram assim para a realização deste livro, fazendo-o de formas variadas... Ora vejam e leiam…

Isabel Rodrigues, (Profª de Língua Portuguesa)


Alexandra Mendes


Ana Maria Maia


Ana Sofia Machado


De

O

uro eram os pêlos de Mariazinha

U

nidos ficaram (o príncipe Badalo e a Mariazinha)

R

ei Badalão queria ter um neto a quem se chamaria

Badalinho

O

príncipe Badalo tinha muitas raparigas para se casar

Bárbara Sobrado


Bruna Vieira


Carina Cabeรงas


A Princesa dos pĂŞlos de ouro

B ela Princesa A chei a mulher da minha vida D e todas as pretendentes A gradou-me apenas uma L eio, Mariazinha, nos teus O lhos, que me amas!

Cristiana Vieira


A princesa dos pêlos de ouro

M acaca peluda era o nome que lhe chamava, A ndava sozinha pelos Montes Gelados, R ia-se com os animais e com as plantas e I maginava um dia desaparecerem-lhe os pêlos. A fada, um dia, transformou-lhe os pêlos em ouro Z ás! Catrapás! I magina como estás? N em posso acreditar… H oje vou passear. A ndar, andar, andar…

B adalândia, A ldeia onde vivia, D estemido e corajoso, A ndava à procura da sua princesa L inda e bondosa, O príncipe, em Cova Escondida, a encontrou.

Daniela Cruz


Diana Sousa


Fernando Silva


Filipe Costa


Francisco Oliveira


Gonรงalo Oliveira


Gonรงalo Gomes


Inês Sousa


Joana Correia


Reflexão da história

O conto “A princesa dos pêlos de ouro” de José Fanha, provanos que a beleza exterior não tem importância porque o que conta é o que está cá dentro, e se o que sentimos lá não tem sentido para os outros, de que serve a beleza exterior? Não servirá de nada…

José Daniel Dias


“A Princesa dos Pêlos De Ouro”

P acífica R isonha I nteligente N inguém era como ela C arinhosa E ncantadora S onhadora A legre

Letícia Costa


Luana Costa


Maria Maia


Miguel Peixoto


Paulo Macedo


Pedro Sampaio


Tiago Costa


Trabalhos realizados pelos alunos do 6ºJ no âmbito do projeto “Voos em LP3”, para as aulas de língua portuguesa, sob a orientação da profª Isabel Rodrigues.

E.B. 2/3 Castêlo da Maia março 2012


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.