Revista Salto Alto

Page 41

saúde

31de maio Dia mundial sem Tabaco

A

que é amplamente reconhecido hoje como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, estando por isso inserida na classificação internacional de doenças (CID 10) da OMS. O usuário de produtos de tabaco é exposto continuamente a mais de 4 mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Essa exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doen ças graves e fatais. Ao parar de fumar reduz consideravelmente o risco de adoecimento e morte, e os benefícios são imediatos - 20 minutos sem cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos voltam ao normal; - 2 horas, não há nicotina circulando no corpo; - 2 dias, melhoram o olfato e o paladar; - 3 dias, há um aumento da capacidade respiratória; - 1 ano, diminui o risco de doença coronariana em 50% e em dez anos cai as chances de aparecer câncer; - No período de 5 a 15 anos, o perigo de desenvolver problemas cardíacos é iqual a uma pessoa que nunca fumou.

Tabagismo passivo causa câncer de pulmão e insuficiência coronariana entre adultos, problemas respiratórios em crianças e retardo no crescimento do feto.

É a principal causa isolada evitável de mortes no mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do tabaco.

São atribuíveis ao consumo do tabaco: - 90% dos casos de câncer de pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de tabagista passivo); - 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio; - 85% das mortes causadas por enfisema e bronquite (DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) - 30% das mortes decorrentes de outros tipos de cânceres (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, rim e colo de útero). - 25% das mortes por doenças cérebrovasculares (como os derrames). Entre todos os cânceres, o de pulmão está mais fortemente associado ao consumo de tabaco, a mortalidade é cerca de 15x maior, do que entre pessoas que nunca fumaram na vida, e o risco de ocorrência de morte aumenta quanto maior a intensidade da exposição. Além do câncer de pulmão, DPOC, doenças graves do coração e morte, a depenNunca é tarde para parar de fumar, muitas pessoas estão conseguindo se libertar da nicotina. Se você fuma, você também poderá deixar esse hábito prejudicial, se não conseguir sozinho, procure um especialista que ele o ajudará.

Danielli Saccani Del Piero Nunes

onde

consultar?

CRM 7873 Pneumologia

Centro Médico Especializado

(27) 3256-1597

DICAS Realize atividade física, tome muita água, faça atividades que lhe tragam prazer, escove os dentes mais vezes ao dia, adie o cigarro por cinco minutos. Respire profundamente para relaxar e quando der vontade de fumar coloque na boca cravo da índia ou canela em pau. . E em momentos de stress ou preocupação lembre-se que: o cigarro não vai resolver seus problemas e sim causar mais transtornos.

dência ao tabaco ainda provoca: - Osteoporose - Deteriorização dos dentes - Catarata - Formação de rugas (envelhecimento precoce) - Impotência sexual Complicações na gravidez - Aborto - Úlcera do aparelho digestivo - Perda de audição - Trombose vascular - Infecções respiratórias, e outros. Atualmente, está sendo considerado um hábito inaceitável socialmente, pois há restrições de consumo do tabaco em vários ambientes públicos. Fonte: INCA OMS SBPT

FOTO: TETÊ

cada 8 segundos morre uma pessoa devido ao tabagismo,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.