Catalogo mostra design mobiliario

Page 1

01 a 30 maio de 2012 SENAC SCIPÃO

I MOSTRA DO DESIGN MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO


Esse trabalho foi produzido para divulgação e registro da Mostra do Design Mobiliário Contemporâneo, tendo como proposta um projeto gráfico limpo e descontraido, com cores vibrantes ( magenta e azul ) que valorizam as imagens do mobiliário apresentado. O objetivo deste material é propor ao visitante desta “EXPOSIÇÃO um contato maior com o trabalho de cada artista.

Catálogo - MOSTRA DO DESIGN MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO “TALENTO CONTEMPORÂNEO MÁRCIA CRISTINA DE ABREU RODRIGUES Docentes: Sérgio Nicodemo, Fábio Christão, Lorenzo Baer Projeto de conclusão do módulo de Programação Visual Gráfica, do curso técnico em comunicação visual, do Senac Lapa Scipião. * Referência de texto e imagens - site www.dpot.com.br

Maio / 2012


PORFÍRIO VALLADADES FLÁVIA PAGOTTI

Sergio Rodrigues Eulália Souza Anselmo

Paulo Alves Claudia Moreira Salles

Domingos Tótora Isabela Vecci

Bernardo Senna Ilse Lang

Zanine Caldas Baba Vacaro


PORFÍRIO VALLADADES

Arquiteto e designer, o mineiro Porfírio Valadares atua em diversos segmentos do mercado e tem participado de diversas exposições desde o início dos anos 90. entre outros prêmios, recebeu o movesp por duas vezes e o prêmio design do museu da casa brasileira em 1994. é professor de arquitetura de interiores em universidades mineiras desde 2002.

04

JOAQUIM Sinuosa e escultórica, esta peça foi criada em homenagem a Joaquim Tenreiro, pai do móvel moderno brasileiro. Fabricada a partir de sobras de madeira compensada, coladas, formando um grande bloco maciço.


FLÁVIA PAGOTTI

Muito mais do que simples móveis e objetos. A designer Flávia Pagotti Silva combina com ousadia e sensualidade cores vibrantes e diversidade de materiais a formas inusitadas e inesperadas. O resultado é uma mescla elegante de contrastes que buscam provocar diferentes emoções nas ações corriqueiras do dia-a-dia. É com esse olhar apurado, aliado ao estilo original, que Flávia dá vida a suas obras, cultivando ambientes harmoniosos, convidativos e de alto astral.

DEPOIS DA FEIRA Espreguiçadeira baseada no ato simples de sentar ou deitar de improviso, como nos caixotes de madeira de feiras livres e mercados. A peça faz um contraponto entre as medidas precisas das caixas, para o deitar confortável, com o material bruto e inacabado da madeira de demolição e do feltro.

05


Domingos Tótora

O mineiro Domingos Tótora, nascido e criado em Maria da Fé, cidade situada na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais. Cursou Artes Plásticas na FAAP e ECA-USP em São Paulo. De volta à sua aldeia após os estudos elege o papel reciclado como matéria prima para o seu trabalho, que transita entre a arte e o design. Suas peças piloto são desenvolvidas num processo simultâneo onde concepção e execução andam juntas e se complementam em todos os níveis, da matéria prima aos aspectos econômicos e sociais. O processo é 100% manual e tem a certificação do Instituto de Qualidade Sustentável.

06

KRAFT PEQUENO Uma das peças mais conhecidas do designer mineiro, utiliza os materiais e a técnica tradicional que já fizeram sua história. Kraft reciclado e cola são misturados e trabalhados em placas; depois de secas são justapostas, coladas e prensadas para garantir sua rigidez. A irregularidade das bordas das chapas resulta num relevo que faz lembrar as curvas de nível da paisagem do interior. Neste caso, a impressão é aumentada pelo tingimento marron siena (opcional), feito com terra natural da região.


Isabela Vecci

Arquiteta de formação e mineira de nascimento, mas sua produção multidisciplinar tem atravessado fronteiras e ganho o mundo. Com quase 20 anos de atuação, tem em seu currículo projetos de produto nas mais diversas áreas de produção, além de projetos de interiores e arquitetura residencial, comercial e cultural, no Brasil e no exterior. Seu trabalho de pesquisa é bastante peculiar, e com ele tem colhido prêmios importantes, entre os quais o primeiro lugar no Museu da Casa Brasileira em 2005, com a coleção de cerâmicas Mallarmé.

IATE Inspirada na arquitetura moderna de Belo Horizonte dos anos 40/ 50, reproduz em sua forma o telhado borboleta do Iate Clube da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer.

07


Sergio Rodrigues

Apaixonado pelo desenho e pela arte em madeira desde garoto, o mundialmente consagrado Sérgio Rodrigues, precursor do design brasileiro, fez história. Revolucionou a estética no País nos anos 60 com seu estilo original de formas torneadas e generosas, representativo da cultura brasileira. Com esse conceito, a poltrona Mole, criada em 1957 e ainda hoje inovadora, é destaque no MoMa de Nova York e uma das mais importantes obras do século, responsável por projetar o Brasil no cenário mundial de design. Rodrigues continua ativo como nunca. Um de seus últimos trabalhos é a poltrona Diz, lançada em 2003.

08

CHIFRUDA A mais rara e espetacular poltrona criada por Sergio Rodrigues, reeditada em série limitada e numerada, segundo os padrões mais elevados da marcenaria tradicional. Criada em 62, para uma exposição na OCA cujo tema era "o móvel como obra de arte", por sua raridade e ousadia, é o sonho de qualquer colecionador. Por considerar o nome “poltrona chifruda” pouco ortodoxo, Sergio Rodrigues também a batizou, na época, “poltrona Aspas”.


Eulália Souza Anselmo

Nascida em Pelotas, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas em 1986. Em 1990, fez Mestrado em Arte e Design nos Estados Unidos, na Iowa State University. A partir de 2007 começou a desenvolver a linha de mobiliário Prima Store, buscando integrar indústria e artesanato. Foi nesta época que Eulália iniciou um trabalho social: selecionou e treinou pessoalmente 60 mulheres de baixa renda, autônomas e impossibilitadas de trabalharem fora de suas casas. Hoje, entre 15 e 30 mulheres seguem produzindo crochê e tricô nesta parceria que só tem produzido bons frutos.

VIMEIRO Nas palavras da designer:"Pensando em trabalhar o Vime, assisti a uma colheita e depois a armazenagem, em maços pendurados num galpão velho de madeira. O lugar na Serra era lindo, o imigrante italiano trabalhando duro, mãos calejadas.o sofá Vimeiro já estava lá...só amarrei os maços, empilhei e fiz como uma instalação." Sobre os feixes de vime natural, um futon de algodão finaliza a peça. O resultado é praticamente uma paisagem, na fronteira entre design e expressão artística"

09


Bernardo Senna

Formado em design de produto na UFRJ em 1997, trabalhou com a equipe do Instituto Nacional de Tecnologia a partir de 1995, projetando produtos, equipamentos e veículos. Entre 2004 e 2006, foi Coordenador do CentroDesignRio, onde paricipa de diversas ações de promoção, e tem a oportunidade de compilar o livro Momentum: Design contemporâneo no Rio de Janeiro. Em 2005 é convidado para representar o jovem design brasileiro no Salão Maison et Objet em Paris. Participa em 2006 de exposição de design brasileiro no evento Design Mai em Berlim. Em 2007 é selecionado para a publicação Design Brasil volume 2 que apresenta os mais importantes designers basileiros contemporâneos. Atualmente, desenvolve produtos e mobiliário para diversas empresas.

10

Manga O Sistema Manga, criado por Bernardo Senna para a Trama Fhina, utiliza fibra sintética em desenho de descontraída assimetria


Ilse Lang

Com produção extensa e sempre com muito boa qualidade de desenho e adequação à fabricação, a arquiteta Ilse Lang tem colhido prêmios importantes. Aliás, foi assim que começou sua carreira como designer: criou um produto para um concurso em 1988, foi premiada e não parou mais. Em 2002 sua banqueta Onda levou o prêmio Movelsul e os banquinhos Tribo, o prêmio do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. No mesmo ano teve 3 peças finalistas do prêmio do Museu da Casa Brasileira. Sua mais recente premiação aconteceu em 2006, quando levou a medalha do IF design awards, na Alemanha.

TRIBO As peças de Ilse sempre levam em conta os meios de fabricação e vão além da função imediata, sem perder a poesia. O corte da madeira e a posição dos pés possibilitam o empilhamento.

11


Paulo Alves

Em busca do essencial de cada peça, Paulo Alves remove o desnecessário, o acessório, até chegar a um objeto de linhas simples e que não esconde, antes ostenta como elemento estético, a estrutura na qual é montado. Esse esforço, aliado às cores, texturas e desenhos dos diversos tipos de madeiras brasileiras que utiliza, dá origem às elegantes criações. Alves é arquiteto, o que acaba determinando a forma de suas criações, sofisticadas justaposições de laje, viga e pilar.

12

GUAIMBÊ Uma estrutura-escultura. Um emaranhado de galhos feitos de retalhos de madeiras nobres, presos uns aos outros, resultando num corpo único que garante a sustentação dos tampos. Uma base para tampos redondos ou quadrados, duas bases para tampos retangulares.


Claudia Moreira Salles

A carioca Claudia Moreira Salles teve o privilégio de iniciar sua carreira convivendo com o primeiro time do design brasileiro: trabalhou sob orientação de Freddy Van Camp e Karl Heinz Bergmiller na criação de sistemas complexos de mobiliário para escritórios e bibliotecas. Em 1988 abriu seu próprio escritório e começou a desenhar para a Nanni Movelaria, marco na história do móvel brasileiro. Seu trabalho, reconhecidamente um dos expoentes do design brasileiro de sua geração, tem sido fartamente exposto e publicado e foi coroado com um livro e uma exposição retrospectiva individual em 2005, no Museu da Casa Brasileira/SP e no Paço Imperial/RJ

CASTA Versão para mesa de jantar da poltrona Casta, criação da designer Claudia Moreira Salles, cuja construção é extremamente simples e racional. Em painel maciço de Teca ou em diversas opções de cores.

13


Zanine Caldas

O Baiano José Zanine Caldas (1918-2001) foi arquiteto e designer autodidata. Reconhecido internacionalmente, é considerado um mestre da madeira e uma referência no mobiliário moderno brasileiro. No começo de sua carreira conviveu e trabalhou como maquetista para alguns dos principais arquitetos do país: Niemeyer, Oswaldo Bratke, Henrique Mindlin e Rino Levi. A pesquisa de materiais o levou ao desenho de móveis em compensado laminado. Ele e sua "Móveis Artísticos Z" foram dos maiores responsáveis pela introdução do móvel moderno nas casas brasileiras. Fundada em 1948 no interior de São Paulo

14

ZANINE Z / BANCO YZ As desejadas reedições da Móveis Z, que ajudaram a escrever uma parte da história do móvel moderno no Brasil (anos 40), foram lançadas com grande sucesso em 2007. Esta espreguiçadeira, arrojada para a época, uma das peças mais importantes do mestre Zanine Caldas e de sua Móveis Z, tem ainda uma banqueta para apoio dos pés.


Baba Vacaro

Formada em design de produto pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, em 1986. Mantém um escritório próprio em que faz projetos de produtos, presta consultorias e atua em gestão estratégica de design. Desde 1999 responde pela direção de arte da marca Dominici, atuando tanto no desenvolvimento de produtos nacionais quanto na seleção de produtos internacionais de iluminação. Desde 2004 é diretora de criação da Dpot, empresa que se distingue pelo investimento em design brasileiro de mobiliário, orientação que ela ajudou a imprimir. Teve diversos produtos selecionados para prêmios e exposições no Brasil e no exterior, como a Bienal Brasileira de Design, o prêmio design do Museu da Casa Brasileira e o IF design awards na Alemanha.

MANDACARU Inspirada na flor de Mandacaru, possui um rolo central no qual são fixadas 6 almofadas-pétalas, permitindo 3 posições diferentes de sentar. A peça é totalmente desmontável, lavável, e conta com diversas opções de cores para o revestimento. Premiada no Museu da Casa Brasileira em 2005.

15


01 a 30 maio de 2012 no SENAC SCIPテグ WWW.MOBILIARIOCONTEMPORANEO.COM.BR


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.