Revista Equilibrium

Page 1

ANO 1 # Nº 1

DIABETES: diagnóstico precoce é o primeiro passo para tratamento 1

www.revistaequilibrium.com.br


2

www.revistaequilibrium.com.br


www.revistaequilibrium.com.br

3


SUMÁRIO

equilibrium abril/maio de 2013

BEM ESTAR

SAÚDE

12

24

DIABETES prevenir ainda é o melhor tratamento

AROMATERAPIA A essência certa para a sua vida

16

MEMÓRIA

O que é e como melhorá-la

18

26

SAÚDE MENTAL

Acumular coisas é uma patologia psiquica

ESTÉTICA

AÇÃO

28 UNHAS elas podem dizer muito sobre sua saúde

NUTRIÇÃO

CURTAS

10

PEQUENOS GESTOS FAZEM A DIFERENÇA

4

www.revistaequilibrium.com.br

RELAXE Automassagem benefício para o corpo e mente

20

AÇÚCAR um doce veneno

30

EXERCÍCIOS OCUPACIONAIS Escolha o treino de acordo com a sua postura durante o trabalho

COMPORTAMENTO

32

MÁSCARA SEM ROSTO O que desejamos quando nos sentamos na poltrona do cinema?


Economia Garantida

• Produtos Orgânicos • Estacionamento Próprio • Pedidos por telefone e internet • Entrega a domicílio Avenida Doutor Gastão Vidigal 1946 Box 168 - Vl Leopoldina Fone: (11) 3832-5527 / (11) 3832-4521 / (11) 3832-7430 www.revistaequilibrium.com.br www.hattori.com.br

5


editorial EXPEDIENTE ANO 1 #

Por uma saúde prática e equilibrada

Nº 1

DIABET ES:

diagnóstic é o prim o precoce eiro paras para trata so mento

A revista Equilibrium – Saúde e Bem Estar é uma publicação para quem busca saúde, bem estar e qualidade de vida no seu dia a dia, de forma prática e equilibrada. A idéia surgiu após perceber que não se trata apenas de seguir uma alimentação balanceada e praticar esportes para manter um corpo saudável. Baseando-se nos ensinamentos dos antigos filósofos e médicos gregos, o bem estar não se fragmenta em saúde física, mental e social. Ele é definido pelo conjunto de atitudes e hábitos harmoniosos que, em simetria, abrangem todos os âmbitos da existência e a partir disso, resultam em corpo e mente sãos. Dessa forma, nosso objetivo é ampliar a percepção do leitor sobre esse ciclo, oferecendo-lhe estratégias para alcançar esse equilíbrio. Iniciamos com a seção “Curtas”, nome que vem tanto do sentido de informações sucintas e objetivas, como do termo recorrente nas redes sociais como sinônimo de apreciação. Esse espaço trará assuntos de cunho cultural e promocional ligados à saúde e bem estar, serviços e projetos de utilidade pública, além de indicação de produtos saudáveis e seus locais de venda. Depois, nossas matérias e reportagens das seções “Saúde” e “Nutrição”, visam trazer textos ricos em exemplos práticos e didáticos, uma forma de comprometimento com o leitor em busca de equilíbrio e novos hábitos. Na seção “Bem Estar”, o leitor encontrará tratamentos alternativos como terapias, massagens etc., fáceis de serem adotados no dia a dia. Em “Estética”, o foco está na saúde acima das habituais preocupações com a aparência. A seção “Ação” engloba tanto as atividades físicas de caráter esportivo, como atitudes simples e saudáveis do cotidiano, até mesmo da rotina do trabalho, como trocar o elevador pelas escadas e fazer alongamentos nos intervalos. Na seção “Comportamento” traremos textos que despertem a reflexão sobre hábitos sociais e suas influências em nosso bem estar. Dessa forma, compreendemos “bem estar” como uma conquista diária e uma forma de liberdade, prazer e disciplina, lembramos que o mesmo não está limitado aos consultórios, academias, seções de terapia ou retiros espirituais; pode ser encontrado dentro de si e na banca mais próxima. Boa leitura!

6

www.revistaequilibrium.com.br

Revista EQUILIBRIUM - Saúde e Bem Estar Projeto desenvolvido para a conclusão do Módulo de Produção Editorial do curso Técnico em Comunicação Visual, Senac Lapa Scipião. Turma10 Finalizado em março/2013/SP Docentes: FÁBIO CHRISTÃO LORENZO BAER SÉRGIO NICODEMO Grupo:

ERIKA MIYUKI YONAMINE

LUZINETE LIMA MOREIRA

MÁRCIA CRISTINA DE ABREU RODRIGUES

LEONARDO LOPES DUARTE


Se a exposição é a mesma, por que a proteção tem que ser diferente?

Natura Fotoequilíbrio. É simples se proteger. Compostos anti-envelhecimento exclusivos Natura Embalagem com tampa anti-areia Hidratação prolongada, a maior do mercado Ação suave, não obstrui os poros

Proteção em todas as situações 7


espaço do leitor

Espaço do Leitor... Participe de nossas redes sociais TWITTER @equilibrium FACEBOOK equilibrium

Este espaço está destinado aos leitores que gostariam de interagir com a revista, compartilhando suas opiniões e idéias, dando dicas de saúde e postando suas dúvidas para que as mesmas sejam analisadas por especialistas no assunto, onde as respostas serão incluídas na edição posterior. Queremos saber sua opinião com o intuito de alcançar o objetivo de ter em nosso conteúdo aquilo que é preciso para melhoria de seu dia a dia.

FALE CONOSCO REDAÇÃO Envie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para equilibrium@ atleitor.com.br, para o endereço av. Pompéia, 1487, 9° andar, CEP 05023-001, São Paulo, SP. Internet: sdesaude. senac.com.br/ revistas/equilibrium

8

ASSINATURAS Internet: assinesenac.com.br Ligue grátis: 0800 6641717 Grande São Paulo: (11) 3873-8517 De 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h. Sábado, das 9h às 16h.

www.revistaequilibrium.com.br

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (SAC) Para acessar dados da sua assinatura, comunicar alteração de endereço, tirar dúvidas sobre pagamento ou entrega, renovação e outros serviços: Internet: senacsac. com Ligue grátis: 0800 6644848 Grande São Paulo: (11) 3873-8729 De 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h.

PARA ANUNCIAR Ligue para: (11) 3873-8965 De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Fax: (11) 3873-8227 Internet: publisenac.com.br

TRABALHE CONOSCO Você pensa em trabalhar, estagiar, ou participar de um dos programas de treinamento da editora Fenix? O lugar certo para obter informações e enviar o seu currículo é o senac.com.br/ trabalheconosco Boa sorte!


CONQUISTE O SEU ESPAÇO

NO MUNDO, FAÇA SENAC

III Feira das Profissões Dicas sobre carreira • Estudio de fotografia • Quick Massage • Maquiagem • Penteados • Design de Sobrancelha • Higienização Facial • Oficinas de Gastronomia • Aferição de Pressão Arterial • Tipagem Sanguínea • Cálculo do IMC e Informações Nutricionais • Apresentação da Ocupação 41: Técnico de Enfermagem das Olimpíadas do Conhecimento 2013 • Participação dos alunos do Senac Los Santos D'arca (Cróquis e Desfile de Moda)

013 2 e d l i r ab e d 1 2 a 9 1 TUITAS GRA S E D A D I V ATI CRUZ A T N A S SHOPPING

Informações: (11) 0800 883 2000

e teio d

ss o s r u c brinde

sor

e

Ganhe

20%

de descont no curso o

www.sp.senac.br senacsaopaulo

senacsp

www.revistaequilibrium.com.br

9


curtas

CAFÉ DO PRÓXIMO

Para quem não dispensa um bom cafezinho a simpática ideia do “café pendente” ou “café do próximo” chama a atenção. Existente em um café no Rio de Janeiro ela também chegou a São Paulo. O hábito do “café pendente” surgiu por conta do livro The Hanging Coffee, onde um personagem toma seu café e ao pagar a conta deixa pago dois cafés: o seu e um pendente para o próximo cliente que vier. Na Vila Madalena a Ekoa Café é um local que pretende transmitir boas práticas aos seus clientes, utilizando produtos orgânicos e com foco na sustentabilidade. Seguindo o lema “gentileza gera gentileza” ela oferece o Café Compartilhado. Você toma seu saboroso café e faz uma gentileza: deixa um café pago para outro cliente. Na lousa são anotados os cafés que estão pagos e há a opção de deixar uma mensagem para quem for tomar o café que foi pago por você.

10

www.revistaequilibrium.com.br

Mira que belo!

Um passeio que integra natureza, diversão e contemplação Para chegar à Pedra Grande que dá nome ao núcleo da Serra da Cantareira é preciso percorrer 9,6km ida e volta de uma trilha asfaltada mas com nível alto por conta da subida (que cansa bem). Depois da longa caminha você será recompensado com uma vista panorâmica da cidade. Parque Estadual da Cantareira a Pedra Grande Rua do Horto, 1799, Horto Florestal, tel.: (11) 2203-3266 Das 8h às 17h. Entrada R$ 9,00

Passado e Presente, juntos! Bobby Neel Adams, fotógrafo americano, em sua série de fotos intitulada “Agemaps” (Mapas de Idade), ele revela duas fotos de uma mesma pessoa em proporções idênticas, uma do passado e outra atual, mostrando um longo processo de envelhecimento pelo qual todos passaremos.


Pedalar com segurança

Em um momento em que tanto se questiona a segurança de quem pedala em São Paulo, o Bike Anjo e criador do Vá de Bike, Willian Cruz, participará de um bate-papo promovido pelo Sesc Consolação sobre como pedalar no trânsito da cidade de forma segura e responsável.

Quando, onde e como? Terça-feira, 26 de março de 2013, às 19h Sesc Consolação R. Dr. Vila Nova, 245 (veja mapa) Sala Delta – 7º andar Evento gratuito. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

DOE PALAVRAS

Palavras transformam. Pensando nisso, o Hospital Mário Penna, uma instituição de Minas Gerais que atende gratuitamente pacientes em tratamento contra o câncer, decidiu pedir doações de palavras: mensagens positivas e inspiradoras, que transmitam força e ânimo. Nasce o projeto Doe Palavras. Nele, televisões espalhadas pelas salas de quimioterapia exibem as frases enviadas pela internet às pessoas que estão se submetendo ao tratamento difícil e doloroso contra o câncer. Os pacientes aprovaram o projeto e trouxeram relatos muito positivos. Para mandar uma mensagem acesse o site do projeto, ou envie-a pelo twitter com a hashtag #doepalavras. Depois de passar por um filtro, ela será exibida dentro do hospital, nos locais onde os pacientes mais precisam de força. Acesse: www.doepalavras.com.br

Atrás do Mercadão, alguns quarteirões formam o paraíso dos apaixonados por grãos, frutas secas, e especiarias em geral. E, o melhor – com alta qualidade e preço justo. A Zona Cerealista é a melhor opção em SP para quem quer encontrar produtos bons e baratos. Após conhecê-la, você nunca mais achará normal pagar R$ 10 por um saquinho de granola chinfrim nos mercados comuns.

Zona Cerealista

www.revistaequilibrium.com.br

11


saúde // prevenção

O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento

D CONSULTORIA: Dr Drauzio Varella médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo

12

www.revistaequilibrium.com.br

iabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:


TIPOS DIABETES TIPO I o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina; DIABETES TIPO II as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade; DIABETES GESTACIONAL ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe; Diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

SINTOMAS PRINCIPAIS SINTOMAS DO DIABETES TIPO 1: • vontade de urinar diversas vezes • fome frequente • sede constante • perda de peso • fraqueza • fadiga • nervosismo • mudanças de humor • náusea e vômito PRINCIPAIS SINTOMAS DO DIABETES TIPO 2: • infecções frequentes • alteração visual (visão embaçada) • dificuldade na cicatrização de feridas • formigamento nos pés e furúnculos.

O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações do diabetes que surgem em consequência do mau controle da glicemia. COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS O prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde: As complicações do diabetes incluem: • Retinopatia diabética: lesões que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da acuidade visual. • Nefropatia diabética: alterações nos vasos sanguíneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de proteína pela urina. O órgão pode reduzir a sua função lentamente, mas de forma progressiva até a sua paralisação total. • Neuropatia diabética: os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do cérebro, provocando sintomas, como formigamento, dormência ou queimação das pernas, pés e mãos, dores locais e desequilíbrio, enfraquecimento muscular, traumatismo dos pelos, pressão baixa, distúrbios digestivos, excesso de transpiração e impotência. • Pé diabético: ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés de quem tem diabetes desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que podem levar à amputação do membro afetado. • Infarto do miocárdio e acidente vascular: ocorrem quando os grandes vasos sanguíneos são afetados, levando à obstrução (arteriosclerose) de órgãos vitais como o coração e o cérebro. O bom controle da glicose, a atividade física e os medicamentos que possam combater a pressão alta, o aumento do colesterol e a suspensão do tabagismo são medidas imprescindíveis de segurança. • Infecções: o excesso de glicose pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate a vírus, bactérias etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia.

www.revistaequilibrium.com.br

13


ALIMENTAÇÃO A dieta alimentar deve ser observada criteriosamente. Procure ajuda para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que você se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta. Uma vez ou outra, você poderá saboreá-los desde que o faça com parcimônia;

TRATAMENTO Diabetes não pode ser dissociado de outras doenças glandulares. Além da obesidade, outros distúrbios metabólicos (excesso de cortisona, do hormônio do crescimento ou maior produção de adrenalina pelas supra-renais) podem estar associados ao diabetes. TIPO I é também chamado de insulinodependente, porque exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. A suspensão da medicação pode provocar a cetoacidose diabética, distúrbio metabólico que pode colocar a vida em risco. TIPO II não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. A doença descompensada pode levar ao coma hiperosmolar, uma complicação grave que pode ser fatal. Dieta alimentar equilibrada é fundamental para o controle do diabetes. A orientação de uma nutricionista e o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras podem ajudar muito a reduzir o peso e, como conseqüência, cria a possibilidade de usar doses menores de remédios. Atividade física é de extrema importância para reduzir o nível da glicose nos dois tipos de diabetes

14

www.revistaequilibrium.com.br

RECOMENDAÇÕES O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, os cuidados de uma equipe multidisciplinar. • Procure seguir as orientações desses profissionais; • A dieta alimentar deve ser observada criteriosamente. Procure ajuda para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que você se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta. Uma vez ou outra, você poderá saboreá-los desde que o faça com parcimônia; • Um programa regular de exercícios físicos irá ajudá -lo a controlar o nível de açúcar no sangue. Coloque-os como prioridade em sua rotina de vida; • O fumo provoca estreitamento das artérias e veias. Como o diabetes compromete a circulação nos pequenos vasos sangüíneos (retina e rins) e nos grandes vasos (coração e cérebro), fumar pode acelerar o processo e o aparecimento de complicações; • O controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicérides deve ser feito com regularidade; Medicamentos à base de cortisona aumentam os níveis de glicose no sangue. Não se automedique; • O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Não minimize seus sintomas. Procure logo um serviço de saúde se está urinando demais e sentindo muita sede e muita fome.


MITOS E VERDADES SOBRE O DIABETES

Especialista esclarecem dúvidas e revelam os verdadeiros perigos para os diabéticos No Brasil, cerca de sete milhões de pessoas, acima de 18 anos, têm a doença. Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Diabetes, aponta que mais de 60% deles não sabem que têm a doença. Disfunção metabólica crônica decorrente de uma deficiência de insulina - hormônio produzido pelo pâncreas - que pode ser causada por fatores genéticos ou em decorrência de maus hábitos de vida como sedentarismo e uma dieta desequilibrada, recheada, principalmente de açúcar. A Revista EQUILIBRIUM conversou com o Dr. Dráuzio Varela para descobrir os mitos e verdades do diabetes para facilitar a vida de quem convive com a doença. 1.DIABETES É CONTAGIOSO Mito: o diabetes não passa de pessoa para pessoa. É preciso acabar com essa discriminação de que o diabético não pode ter emprego, amigos e vida social. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. “Temos exemplos de mães diabéticas que tem filhos totalmente saudáveis”, explica a nutricionista. 2.CANELA AJUDA A CONTROLAR O DIABETES Mito: não tem nenhum estudo científico que comprove isso. Existem alguns estudos em relação à canela, porém são estudos preliminares, que merecem mais esclarecimentos para provar esse efeito satisfatório. “É melhor não seguir nada que não seja comprovado, afinal, trata-se de um problema crônico e qualquer descuido pode piorar a situação”, diz a nutri. 3. DIABÉTICO PODE CONSUMIR MEL, AÇÚCAR MASCAVO E CALDO DE CANA SEM PROBLEMAS Mito: apesar de naturais, estes alimentos tem açúcar do tipo sacarose, maior vilã dos diabéticos. “Hoje, os padrões internacionais já liberam que 10% dos carboidratos ingeridos podem sersacarose, mas sem o controle e a compensação, os níveis de glicose podem subir e desencadear uma crise”, explica Patrícia. “O diabético até pode consumir, mas ele deve ter noção de que não pode abusar e compensar com equilíbrio na dieta”, continua. 4.ALGUNS ALIMENTOS AJUDAM A CONTROLAR OS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE AUXILIANDO O TRATAMENTO DO DIABETES Verdade: Sim. Isso por conta do Índice Glicêmico (IG) dos alimentos. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose pelo sangue e, portanto estabiliza

a doença. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas deglicose no sangue. “Alimentos integrais, iogurtes sem açúcar, maçã, pera, feijão, lentilha e manga, podem ser considerados indutores deste controle, por isso ajudam a amenizar os sintomas da doença, já os de alto índice, como batata e demais carboidratos, aumentam o problema”, continua 5.A APLICAÇÃO DE INSULINA CAUSA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Mito: a aplicação de insulina não promove qualquer tipo de dependência química ou psíquica. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula, tornando-se fonte de energia. “No caso dos pacientes com diabetes tipo 1, não tem jeito eles são insulino-dependentes, e não porque ela cause esta dependência, mas pelo fato de sua deficiência ser crônica desde o nascimento”, explica Drauzio. 6.DEVE-SE SUBSTITUIR O AÇÚCAR DOS ALIMENTOS POR ADOÇANTE Verdade: os adoçantes foram feitos exatamente para os diabéticos ou para quem está de dieta, porém, para pessoas que não têm nenhuma disfunção, existe um limite para seu uso. “O valor diário recomendado de aspartame, por exemplo, é 40 mg por kg, já no ciclamato, este número é bem menor, 11 mg”, explica o especialista. ■

NOVIDADE Brasil vai produzir insulina em escala industrial Laboratório Biomanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), vai produzir cristais de insulina, usados no tratamento do diabetes. O início da produção começa em 2013. Estima-se que esse processo esteja estruturado em 2014 e no ano seguinte sejam feitos os testes, qualificações e ajustes técnicos obrigatórios. A previsão é que o Brasil passe a fabricar a droga em escala industrial em 2017.

Brasil passa a produzir alimentos biofortificados O processo começou com um acordo firmado entre o governo brasileiro e o laboratório ucraniano Indar, que vai transferir a tecnologia para o País e permitirá a produção nacional. Ao todo, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes, dos quais 900 mil dependem exclusivamente do SUS. Anualmente, morrem em torno de 50 mil pessoas por complicações decorrentes da doença. Segundo o Ministério da Saúde, a doença mata quatro vezes mais do que a aids (12 mil mortes) e supera o número de vítimas do trânsito no país (42 mil).

www.revistaequilibrium.com.br

15


saúde // mente

MEMÓRIA:

O que é e como melhorá-la

Quanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória

O

que nos faz lembrar de uma detalhada história ocorrida no passado? Como deixamos fluir naturalmente as frases complicadas de longas canções? Por que nunca nos esquecemos de como se dirige um automóvel? Nestes exemplos, a memória surge como um processo de retenção de informações no qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas. O termo memória tem sua origem etmológica no latim e significa

16

a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências. A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso com-

www.revistaequilibrium.com.br

portamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos. Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas. Assim, aprendizagem e memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, nos situarmos no presente e prevermos o futuro.■

CONSULTORIA: Profa. Dra. Silvia Helena Cardoso, PhD. Neurocientista, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo.


TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA MEMÓRIA

Pense na diferença entre memorizar a data de aniversário de alguns amigos versus aprender a andar de bicicleta. As diversas coisas que aprendemos e lembramos não são processadas sempre pelo mesmo mecanismo neural. Existem diferentes categorias de memórias, entre elas estão:

COMO M ELHORAR A SUA MEM ÓRIA

Existem mu itas coisas que você p para melho ode fazer rar a sua m emória, en o uso de d tre as quais eterminada s técnicas m os cuidado enta s com a nu tr ição e os m is, e mentos. edica• ESTIMU LAR A M EMÓRIA máximo a - Utilize a sua capacid o A ID P ade menta Á n o -R v o A . R A T s p L l. Desafie o n renda nova IA U e algu u q s is a h a m b • MEMÓR ili b a alha em um da ur ção não d escritório, a des. Se você tracuja reten for um dan prenda a d çarino, apre ançar. Se nda a lidar segundos putador ; se c o m comtr O a b Z a A lh ar com ven PR jogar xadre das, aprend E CURTO ou s D z; to u IA se in R fo m aa Ó r um progra ura • MEM da a pintar. mador, apre ão), que d ntiç o a r c Is u a to d r a p ta n o r nderá estim (ou cu neurais do roporcio ular os circ seu cérebro rve para p uitos resente p o d o a d horas e se • ti c rescerem. PRESTAR A en T o nosso s nuidade d todos os fa ENÇÃO - Não tente tos que ac PRAZO ontecem, m guardar sua atenção E LONGO stabelece enas focalize D e IA se R Ó c o ncentre na • MEM achar mais ), que e o ã , ç s q a u ia r ilo d u d a que você impor tante ur ga , procuran (ou de lon aços duradouros (d de si todos d o tr o s u afastar d (o e m s a ais pensam s) gram • ASSOCIA entos. esmo ano m R u FA o s T a O n S A IMAGE sema técnicas m NS - Apren neu da muito eficie mônicas. Elas são um L n a A te N fo d IO rm e C A m a R emorizar g OPE dade de in rande quan • MEMÓRIA da aquisição formação. to en m o ti m o no • VISUALIZ toda É crucial tant AR IMAGE da evocação de o to en m NS - Veja o co m m os “olhos como no iva ou nã as figuras at ar da mente”. cl de a, ri ó em • m A er LIMENTOS e qualqu - Algumas senciais para vitaminas sã A o IV o esT fu A ncionamen R LA EC D m IA e R to m Ó ória: tiamin apropriado • MEM ra fatos pa a ri ó a , da á em ci m d o fólico e v éa São encon itamina B12 (ou explícita) tradas no brança de m le , o pl . em pão e cere r ex e frutas. • ais, vegetais e eventos, po os de teleÁGUA - A er m nú s, co ri stó águ bem funcio mos datas, fatos hi nante os si a ajuda a manter do o que pode rmo tu ne st eú emas da m e R sp c. e cialmente o te fone, et emória, em pessoa palavras (daí de o ei m a r s mais velh c o po rdo com a evocar as. De Dra.Helen no corpo declarativa) tem um efe a, a falta de água ito direto do sobre a e pro TIVA (ou memória; a O-DECLARA Ã N desidrataçã funIA R le la Ó v a ec r (d a a • MEM it c íc o o pode pl n fusão e ou difere da ex tros proble ada p iz e al n sa rb implícita) - Se m ve r e m se n as do to. não precisa • SONO rativa) porque ra procepa a ri A ó fi m em m de se con a boa memó plo, a seguir uma (declarada). É ria, é fund ades, por exem lid bi ha e amental q s um to p r e da rm , dimen la it bo a r ue se sono suficie dirigir, joga nte e desca c. et a, c é at re av habilidade para b gr ro n da so . Durante o do do sapato e sono p cérebro se nó no cordão desconecta rofundo, o dos sentid e processa os , revisa e a mória. rmazena a m e A insônia le va a um est a do de fadig e prejudica a crônica a habilidad e de conc armazenar entrar-se e informaçõe s.

www.revistaequilibrium.com.br

17


saúde // mental

Acumular COISAS

Como identificar e solucionar o problema de acumular coisas

A acumulação de bens materiais não faz bem nem para o psicológico, nem para o físico, e pode trazer sérias consequências para a saúde como sinusite, renite, ansiedades, fobias e medos; se alguns destes já não existiam e foi só um agravante para o ponto onde se chegou

A CONSULTORIA: Denise Pires de Carvalho, cientista, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ

18

acumulação de bens é uma patologia psíquica que afeta o ego que é incentivado a recolher um montante de coisas, podendo ser de ordem animal, de matéria orgânica ou inorgânica.Existem dois tipos de acumuladores bem conhecidos: O acumulador de animais e o de objetos. A acumulação compulsiva, que também é co-

www.revistaequilibrium.com.br

nhecida como acumulação patológica ou disposofobia consiste na característica que a pessoa tem de coletar qualquer tipo de coisas, para tudo ela acha que aquele objeto terá utilidade, pode acumular desde talheres até coisas que nunca pensou em fazer uso, como produtos altamente tóxicos. Ela pode coletar esses produtos a qualquer hora

do dia e em quaisquer lugares, pode comprar em lojas, como também em seu estado mais crítico pegar objetos que foram descartados no lixo dos outros. Esse problema da acumulação é tão séria que afeta completamente a forma do indivíduo enxergar o mundo, e o meio em que vive.


O acumulador de animais

COMO PERCEBER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE UM ACUMULADOR: •Não vê erro em seu comportamento; •A pessoa que reúne muitos objetos em sua casa e não faz uso de metade das coisas que possui; •Tem dificuldades de desapegar-se dos bens, por exemplo: doando-os, ou livrando-se deles; •Não aceita quando as pessoas próximas a aconselham a mudar o seu estilo de vida; •Ficam nervosas, ansiosas ou até agressivas se alguém, como um membro da família ou um amigo, fizer uma limpeza sem a sua permissão, jogando parte dos acúmulos; •Constantemente sente-se pressionado; •Sente-se bem em meio a inúmeros itens, ainda que lhe dificultem a locomoção; •Age como se os bens acumulados, incluindo animais, fosse o bem mais precioso que possui; •Não sabe parar, continua a comprar e pegar utensílios e materiais, ainda que não possua mais lugar para armazená-los; •Isola-se socialmente, •Geralmente começa-se lentamente. O acumulador um dia olha para um pacote de biscoito vazio e acha que em algum momento precisará daquele embrulho para algo, e isso vai crescendo, o que acontece é que chega a um ponto que nada em absoluto é dispensável para ele.

Ele pode adotar várias espécies num mesmo ambiente, superlotando o local, traz riscos de saúde tanto para si mesmo como para os que estão ao seu redor, em muitos casos cria grandes dívidas pois não consegue suprir a necessidade de alimentação de todos os bichos.

POSSÍVEIS CAUSAS: •Depressão. •Perdas de pessoas próximas ou financeira; •Medos; •Fobias; •Compulsão; •Frustração. COMO EVITAR: •Fazer limpeza frequentemente em sua residência; •Doar bens ou materiais que não utilize há cerca de 6 meses; •Sempre que comprar algo novo substituir pelo mais antigo, sem aumentar o número, seja com roupas, sapatos ou acessórios domésticos; •Fazer faxina em papéis como recibo, contratos, receitas, jogar o que não tem mais validade e organizar o que ainda serve; •Manter a casa organizada, cada coisa em seu lugar; •Ensinar a família a se unir e cada um desenvolver suas tarefas e responsabilidades ligada a higiene e organização. TRATAMENTOS: •Terapia cognitivo-comportamental. É um tratamento com base na psi-

cologia, que proporciona ao paciente compreender melhor a si mesmo, razões do problema e como os fatores externos influenciam seu modo de vida. Através de algumas técnicas auxilia na percepção de possíveis soluções. Irá ser trabalhado aspectos sociais e emocionais, a durabilidade deste tratamento muitas vezes leva anos para trazer resultados notáveis; •Medicamentos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina e outros antidepressivos; •Organizadora que vai ajudar o processo de desapego e equilibrar o ambiente apenas com os objetos necessários. RISCOS: •Incêndio; •Machucar-se ou ferir-se gravemente caso a montanha de objetos caiam em cima do acumulador; •Caso precise ser socorrido dentro de casa, pode demorar para receber atendimento, já que o acesso é restrito, arriscando a própria vida; •Contrair doenças, como a leptospirose que é uma

doença bacteriana, onde pode ser transmitida pelos ratos. A bactéria da leptospira pode mostrar reações tanto assintomática como sintomática, alguns dos sintomas podem ser diarreia, vômitos, dores musculares, icterícia, falência renal ou hepática, entre outros; •Doenças respiratórias e pulmonares; •Poluição visual; •Contaminação química ou tóxica; •Afastamento dos familiares; Revolta dos vizinhos; •Neurose obsessiva. Deve haver um ponto de equilíbrio em todas as coisas. Não comprar itens para apenas mostrar para si e para outros que tem, fazer bom uso quando necessário, desenvolvendo uma atitude consumista pela necessidade real e não pelo prazer de comprar, gastar e possuir ainda que não se faça uso.■

www.revistaequilibrium.com.br

19


nutrição // prevenção

veneno

Açúcar: tão perigoso quanto o cigarro e o álcool

D CONSULTORIA: Cristiane Segatto, Marcela Buscato e Francine Lima Com Luciana Vicária e Luíza Karam

20

e tempos em tempos surgem estudos sobre alimentação que parecem ter sido criados com o objetivo de acabar com a graça da vida. O jeito de conciliar prazer e vida saudável, dizem os médicos, é cair em tentação só de vez em quando. No caso do açúcar, no entanto, uma corrente médica afirma que nem moderação resolve. “Açúcar é veneno. Deveria ser considerado tão ruim e viciante quanto o cigarro e o álcool”, diz o endocrinologista Robert Lustig, da Universidade da Califórnia. “As pessoas comem doce em todas as refeições. Deveriam fazer isso, no máximo, uma vez por semana.”. Lustig tornou-se conhecido fora do círculo acadêmico depois que o vídeo Sugar: the bitter truth (Açúcar: a verdade amarga) foi postado no YouTube, em 2009. Desde então, mais de 1 milhão de pessoas assistiram à aula de 1 hora e 26 minutos pela internet. A denúncia que ele faz não é nova. Em 1975,

www.revistaequilibrium.com.br


o jornalista americano William Dufty (morto em 2002) fez sucesso com o livro Sugar blues: o gosto amargo do açúcar. Dufty defendia a ideia de que o açúcar é uma droga poderosa, viciante e capaz de provocar inúmeros males à saúde. Ele afirmava que a indústria conspirava para manter os americanos viciados no pó branco vendido legalmente. O argumento central do livro é de que uma pequena redução no consumo de açúcar é capaz de fazer qualquer pessoa se sentir melhor fisica e mentalmente. Radical, Dufty chegava a ponto de afirmar que a redução do consumo de açúcar nos manicômios poderia ser um tratamento eficaz para muitos pacientes. O livro vendeu 1,6 milhão de cópias, fez a cabeça de muita gente, mas o consumo de açúcar não caiu. Só aumentou. Agora é diferente. Ao contrário de Dufty, o endocrinologista Lustig é uma voz respeitada na universidade. Além disso, desde os anos 1970 surgiram evidências científicas capazes de sustentar a tese de que os danos do açúcar vão muito além das gordurinhas a mais. Lustig tem se dedicado a reunir e divulgar evidências contra o açúcar. Tornou-se uma espécie de agitador e rebelde com uma única causa. E converteuse em referência para todos que pensam como ele. O principal argumento de Lustig é que a forma como o açúcar é metabolizado pelo organismo o torna muito perigoso. O açúcar de cana, tão popular no Brasil, é tecnicamente chamado de sacarose. Quando digerido, ele se transforma em glicose e frutose. Excesso de glicose é ruim, mas excesso de frutose parece ser muito pior. A frutose derivada do açúcar de cozinha e a frutose ultracon-

www.revistaequilibrium.com.br

21


nutrição

centrada usada no xarope de milho que adoça os refrigerantes nos Estados Unidos são metabolizadas primeiro (e rapidamente) pelo fígado. Ele passa a trabalhar demais, o que pode levar a um fenômeno chamado de resistência à insulina. Ou seja: o fígado deixa de ser capaz de atuar na redução de glicose no sangue. As consequências para a saúde vão do diabetes tipo 2 à impotência sexual. As frutas, as verduras e os legumes também contêm frutose, mas em quantidades muito menores. A frutose natural é saudável, porque vem acompanhada de vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes garantem que a frutose seja absorvida lentamente pelo organismo. “A natureza limitou nosso acesso à frutose, mas o homem o facilitou”, disse Lustig. E como facilitou. O apreço do brasileiro pelo açúcar é histórico – vem desde o Brasil Colônia. Começamos o dia adoçando o café com leite, tomamos café adoçado ao longo do dia. Colocamos açúcar em suco de fruta e apreciamos sobremesas muito doces, como as compotas de frutas e o doce de leite. Temos o hábito de tomar refrigerante no almoço. Para aplacar esse desejo, os produtores despejam mais de 10 milhões de toneladas de açúcar

no mercado doméstico todo ano. Segundo Plinio Nastari, presidente da Datagro, consultoria do setor, a produção vem crescendo ano a ano. Na última safra, ficaram no Brasil quase 12 milhões de toneladas. Dividido pelo número de habitantes, isso sugere um consumo per capita de 62,9 quilos de açúcar por ano. Ou 5,1 quilos por mês, 1,2 quilo por semana, 172 gramas por dia. O consumo estimado a partir da safra não é um dado 100% confiável, mas outras fontes revelam que o consumo brasileiro só aumenta. E já supera o americano. Segundo uma estatística divulgada pela Organização Mundial da Saúde, cada brasileiro ingeriu, em média, 59,2 quilos de açúcar em 2005. Nos Estados Unidos, foram 31,3 quilos. Para o médico Durval Ribas Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrologia, o açúcar não faz mal se não ultrapassar 100 gramas por dia. Especialmente quando se é saudável. “Se a pessoa não é obesa, não tem síndrome metabólica, não é diabética, vamos proibir em nome de quê?” Ribas compara o açúcar com outros alimentos com alto índice glicêmico, como o arroz branco, o pão branco e a batata. Eles também viram açúcar de absorção rápida no organismo e, se o açúcar tiver de ser tão

Versões da doçura

Glicose A molécula aparece em tudo quanto é açúcar, mas é ingrediente de destaque em produtos feitos à base de milho, muito usados na culinária.

Frutose É a substância encontrada naturalmente nas frutas e no mel. Seu poder adoçante é bem superior ao da sacarose, por isso faz sucesso na indústria.

Lactose Trata-se do açúcar do leite, e, claro, sua única fonte são os mamíferos. É bem famoso porque há muita gente que não o tolera, por não conseguir digeri-lo.

Sacarose O açúcar refinado, o mascavo e o cristal são bons exemplos de sacarose. Em termos químicos, tratase de uma junção de glicose e frutose.

22

www.revistaequilibrium.com.br


AÇÚCARES E SEUS PROCESSOS

“As pessoas comem doce em todas as refeições. Deveriam fazer isso, no máximo, uma vez por semana.” restrito, o arroz e o pão terão de ser também. Os estudos que mostram os efeitos adversos da frutose ainda levantam dúvidas. Primeiro, porque nunca consumimos a frutose isoladamente (a não ser nas frutas, verduras e no mel). Quando ela é adicionada artificialmente aos produtos industrializados, vem ligada a moléculas de glicose (o açúcar preferido de nossas células). Por isso, é difícil estabelecer até que ponto as modificações no funcionamento do organismo se devem à ingestão de açúcar no geral e até que ponto são influenciadas pelas moléculas de frutose. Em segundo lugar, a maior parte dos estudos são epidemiológicos. Isso significa que eles pegam uma grande fatia da população e tentam associar estatísticas de saúde a estatísticas comportamentais. A tarefa é complicada porque comportamentos não são isolados facilmente. Geralmente, pessoas que ingerem diariamente grandes quantidades de refrigerante têm outros hábitos pouco saudáveis, como o sedentarismo. Muitas vezes, estudos com seres humanos não bastam. Para explicar os mecanismos fisiológicos, os cientistas teriam de fazer procedimentos invasivos. Por isso, usam-se animais de laboratório. O problema é que, por mais que o organismo deles funcione de modo semelhante ao nosso, logo, não há 100% de certeza de que os resultados encontrados nas cobaias sejam verdadeiros para os seres humanos. Apesar de todos esses obstáculos, os estudos dão sinais – que podem ser interpretados com alguma dúvida, algum titubeio, mas não devem ser ignorados. As teses de Lustig e seus seguidores parecem fazer sentido. Infelizmente, é improvável que tenhamos uma conclusão definitiva nos próximos anos. Até lá o farol amarelo permanece aceso.■

Cristal: é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Passa por leve processo de refinamento, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas. É mais apropriado para o uso culinário. Refinado: é o mais conhecido entre os açúcares. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo, porém, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos. Orgânico: não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas. Mascavo: é o açúcar em forma bruta, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. São preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais. Light: é resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas também tem menor sabor. Por isso, é preciso cuidado para não usar grandes quantidades e acabar perdendo o benefício das calorias a menos.

www.revistaequilibrium.com.br

23


bem estar // dia a dia

AROMATERAPIA: A essência certa para a sua vida Como o aroma de flores, ervas e até frutas podem trazer melhorias ao seu dia a dia, manter o equilíbrio e até aumentar o apetite sexual

24

www.revistaequilibrium.com.br

M

anter um vaso com rosas ou lírios frescos perto da cama aumenta o relaxamento e o bem-estar. A substância, responsável pelo perfume, estimula o organismo a liberar endorfina, hormônio que produz sensações de prazer. “Não é à toa que o aroma das rosas está ligado ao amor e à alegria e o dos lírios à receptividade”, comenta a especialista em essências florais Ruth Toledo, de São Paulo. Os aromas percorrem um longo caminho no organismo. Passam pelo sistema nervoso central e pelo sistema límbico, que controla as emoções. Por isso são capazes de produzir sensações de bem-estar. Os médicos do Columbia Presbyterian Hospital, de Nova York, decidiram usar o olfato a favor de seus pacientes. Eles fizeram uma experiência com quem havia enfrentado uma cirurgia cardíaca. “Perfumamos o quarto com essência de coco”, relata Mehmet Oz, o cirurgião responsável. “Eles ficaram mais relaxados, o que diminuiu o estresse pós-operatório e facilitou o restabelecimento.” Para quem quer experimentar os benefícios da aromaterapia, uma boa alternativa são os travesseiros recheados com ervas.A medida só não é recomendável a quem tem alergia.


Conheça outros aromas e seus efeitos LAVANDA Comeu demais e está indisposto? Óleos com essência de lavanda são ótimas alternativas para melhorar o seu estado. Além de digestivo, o perfume melhora o bem-estar. Esse cheiro ainda melhora o sistema imunológico, fortificando as defesas do corpo. LARANJA Vai receber os parentes no final de semana ou simplesmente quer ficar pronta para a badalação? Óleos essenciais de laranja estimulam a criatividade, a força física e o desempenho das pessoas, perfeito para quem vai enfrentar uma maratona trabalhosa ou precisa do máximo de energia. CANELA Além de manter a mente mais atenta, o aroma da canela serve como excelente afrodisíaco, perfeito para apimentar qualquer relacionamento. Conservar velas aromáticas ou óleos essenciais pela casa deve manter o clima sempre em alta. ALECRIM Para quem espera por energias positivas e coisas boas dentro de casa, a essência de alecrim é a alternativa mais do que indicada. Perfeito para aumentar o bom humor das pessoas, a erva de perfume adocicado ainda proporciona melhoras ao couro cabeludo.

GENGIBRE Desde os primórdios povos orientais têm usado o gengibre como um fortificante, com o aroma não é diferente. Perfeito para dar aquela animada durante a manhã, o gengibre é mais do que indicado para quem vai ficar estudando até tarde ou está trabalhando há bastante tempo. EUCALIPTO Quer manter o equilíbrio constante e ainda manter a respiração funcional? Nada mais indicado do que perfume de eucalipto para isso. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante. CAMOMILA Nada melhor do que um chá de camomila para acalmar os nervos e as tensões. Em se tratando da essência o efeito é o mesmo. O doce aroma da camomila melhor o bem-estar, alivia o estress e deve garantir uma boa noite de sono para quem sofre de problemas como insônia.

www.revistaequilibrium.com.br

25


bem estar // relax

Automassagem: benefícios para o corpo e mente Terapeuta ensina técnica de automassagem contra diversos males

CONSULTORIA: Mariana Maruyama, terapeuta da Clínica Luiza Sato

O

ato de massagear a si mesmo é uma ação de conforto pessoal, trata-se de uma ação que fazemos quase sem perceber: quando tiramos do pé um sapato apertado, quando terminamos uma prova, quando saímos cansados de uma reunião, invariavelmente apalpamos uma musculatura tensa na esperança de que o corpo retorne ao estado normal. Isso significa que o corpo físico sente e sofre as consequências dos nossos problemas psicológicos. Mas o inverso também é verdadeiro: quando temos algum problema físico, o nosso lado psicológico também sofre. E a automassagem apresenta benefícios tanto físicos quanto emocionais para o praticante.

26

www.revistaequilibrium.com.br

A terapeuta Mariana Maruyama ensina técnicas de automassagem contra diversos males. Além de ser fácil de fazer, com alguns exercícios simples é possível tratar inúmeros males. “Para aqueles que não têm tempo de frequentar uma clínica, a automassagem é uma maneira fácil e eficaz de relaxar sem precisar sair de casa”, explica a terapeuta. Antes de iniciar o tratamento, Mariana recomenda um banho quente para soltar a musculatura, concentrando a ducha na região dos ombros e pescoço. Depois, mãos à obra! Veja algumas técnicas de automassagem indicadas pela terapeuta para combater dores musculares e reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia.


1

.Região lombar

A má postura aliada a hábitos inadequados, como ficar sentado na frente do computador sem correção postural, pode levar a dores na região lombar. Como fazer: deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

2

2.

3.

.Tendinite

Realizar esforço intenso ou repetitivo, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Como fazer: pressione os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

3

1.

Qualquer situação difícil e o ritmo de vida acelerado pode causar tensões no pescoço. Esse músculo se endurece e, com a falta de alongamento, pode resultar num torcicolo ou em dores na região. Como fazer: coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.

5

.Pernas cansadas

4.

5.

.Dor de cabeça

São diversos os fatores que causam desde uma dor de cabeça crônica até uma crise de enxaqueca aguda. Como fazer: pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.

6

.Tensão no pescoço

6.

Falta de exercícios físicos e a má circulação sanguínea da região podem acarretar em dores e fadigas nas pernas. Como fazer: flexione o pé e depois estique-o, como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

4

.Cólicas

Durante o período de menstruação, além de dores pelo corpo, as terríveis cólicas aparecem devido à contração dos músculos do ovário. Como fazer: posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.

www.revistaequilibrium.com.br

27


estética // prevenção

Fique de olho na saúde das unhas!

Elas podem dizer muito sobre a qualidade de vida e, especialmente, a saúde do organismo

A

grande maioria das mulheres gosta de manter as unhas impecáveis, com as cutículas removidas, bem lixadas e com um tom vibrante que esteja na moda. É uma atitude muito comum, claro, mas esse tratamento não as fazem imunes de reunir bactérias ou indicar problemas com relação à saúde. Lesões e a coloração das unhas podem indicar que algo está errado e que o organismo está deficiente de determinadas vitaminas para funcionar bem. A ausência de vitamina A, por exemplo, pode deixar a unha esbranquiçada e enrugada. As unhas agem como um espelho com relação a nossa saúde. Se o organismo não recebe os nutrientes necessários para lhe proteger contra doenças, elas denunciarão. Não é à toa que muitos médicos pedem as mãos do paciente para fazer uma breve análise, pois elas podem

28

www.revistaequilibrium.com.br

indicar de imediato qual é o impasse. Caso você não esteja saudável, as unhas ficarão fracas, quebradiças, ressecadas, com um formato irregular, etc. Todo esse combo as tornam mais sensíveis quanto à presença de fungos. A alimentação é um influenciador direto na saúde das unhas e existem alimentos que ajudam a fortalecê-las, como os ricos em ferro e cálcio, contidos em peixes, carne e iogurtes, e zinco, que pode ser encontrado em furtos do mar, linhaça e gergelim.

CONSULTORIA: Dra. Luciana Pepino (CRM-SP 106.491) é membro especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


Algumas mulheres se preocupam com as manchas brancas, que podem ser resultado de alguma batida leve em uma região ausente de queratina. Muito se pergunta se deve ou não retirar as cutículas. A resposta é que elas devem ser mantidas por agirem como uma barreira protetora contra infecções. Se você tem muitas, retire apenas o excesso. Aquelas que têm poucas, basta empurrá-las com a espátula, mas com muito cuidado. O excesso de esmalte também pode ser um inimigo, pois causa o enfraquecimento da unha por conter produtos químicos que causam o desgaste. Se você pinta as unhas toda semana, deixe -as “respirar” um dia antes de aplicar o esmalte de novo. O recomendado também, se for possível, é deixar as unhas sem esmalte por uma semana, uma vez por mês, pois ajuda a devolver o brilho e evita que elas se quebrem com facilidade. Ao contrário do que dizem, lixá-las as mantêm mWais fortes. Junto a este item, leve em consideração a compra de uma escova preparada para limpar embaixo das unhas. Se você perceber que há algo de errado com elas, não hesite em consultar um médico.■

A queratina está presente nas unhas e também indica se você está saudável ou não. Até mesmo a textura delas pode indicar que há algo errado APRENDA A FAZER UM AUTO-EXAME SÓ DE OLHAR PARA AS MÃOS MANCHAS ESBRANQUIÇADAS:

FAIXAS NEGRAS

Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões, detergente), psoríase, micose, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal MANCHAS AMARELA Frequentes em fumantes, também indicam uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno , diabetes, micoses e males do fígado

MANCHAS ARROXEADAS: Micose, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lupus eritematoso.

MANCHAS ESVERDEADAS ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos: Infecções bacterianas e micoses

Disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma)

METADE BRANCA, AVERMELHADA:

Problemas renais

FRACAS, SECAS, QUEBRADIÇAS COM TENDÊNCIA À DESCAMAÇÃO: Falta de cálcio, além de zinco e vitaminas A, B e E, nutrientes que constituem a unha. Ainda anemia e HIPOTIREOIDISMO ONDULAÇÕES, Geralmente indicam traumas ( a espátula de empurrar a cutícula é usada com força). E ainda anemia e doença cardiaca ou pulmonar

www.revistaequilibrium.com.br

29


ação // ocupacional

Exercícios

ocupacionais

A CONSULTORIA: Cecília Faipó, Fisioterapeuta

30

www.revistaequilibrium.com.br

Escolha o treino de acordo com a sua postura durante o trabalho

tualmente, muitas profissões impõem que você fique muito tempo sentado. Mas ainda existem aquelas que são mais dinâmicas e fazem que você se mantenha em pé o tempo todo. Sua rotina semanal te deixa dúvidas como: que atividade física fazer hoje se já caminhei tanto no trabalho? Sentei e levantei muito? Ou ainda fiquei muito tempo sentado? Então aqui vão algumas dicas para equilibrar as sobrecargas da rotina de trabalho.


Sentou e levantou da cadeira várias vezes

Se estiver no dia de trabalhar as pernas, elimine o agachamento do seu treino. Caso frequente uma academia, escolha a cadeira extensora, flexora, leg press, adutora, abdutora e aparelho ou exercícios para os glúteos. E se seu

Ficou muito tempo sentado, seja no carro ou no escritório

O ideal é que você pratique, neste dia, atividades aeróbias - como caminhada, corrida, dança e natação - e faça uma aula de alongamento ou yoga. Mas se estiver muito cansado pelo menos se alongue.

tempo for curto opte por uma atividade aeróbia. Se você subiu e desceu muita escada, elimine o treino do posterior de coxa (bíceps femoral), trabalhe mais adutores (interno das coxas) e abdutores (externo das coxas).

Claro que há dias em que não queremos fazer nada, mas não se esqueça de que muito do cansaço físico tem a ver com as sobrecargas diárias.

Caminhou muito

Pratique alongamento primeiro e depois uma aula de ginástica localizada ou musculação. Execute exercícios para abdômen e membros superiores. E no final do treino movimente seus dedos dos pés e deite no chão com as pernas elevadas por 5 minutos para facilitar o retorno de sangue para o coração.

Trabalho duro

Se o dia foi intenso - você andou demais e também fez esforços com alguma sobrecarga tipo carregando sacolas, caixas ou mudando mobília de lugar - uma aula de dança, alongamento ou uma massagem podem ser ótimas soluções para aliviar a tensão. Claro que há dias em que não queremos fazer nada, mas não se esqueça que muito do cansaço físico tem a ver com as sobrecargas diárias. Quem fica muito tempo sentado sofre muitas compressões corporais, alterando a circulação e a oxigenação.

www.revistaequilibrium.com.br

31


comportamento // reflexão

Máscara sem rosto O que desejamos quando nos sentamos na poltrona do cinema? ELIANE BRUM

– O que faz você continuar? – A beleza do gesto. Poderia ser “o que faz você continuar a viver?”. E “a beleza do gesto” é uma bela resposta. Mas o diálogo se passa entre criaturas bizarras, em uma situação bizarra. Dentro de uma limusine branca que percorre as ruas de Paris, um homem tem como trabalho encarnar vários personagens – não num palco, mas na vida real. Logo que entra no carro, ele recebe o script de sua próxima performance. Assim que esta termina, enquanto tira a maquiagem, a peruca, falsas cicatrizes e deformações, ele lê a descrição da próxima cena na qual será protagonista. E assim acontece por nove vezes em apenas um dia, no qual ele se torna, por exemplo, uma velha mendiga, um “monstro” dos esgotos, um assassino, um velho que se despede da sobrinha antes de morrer, um pai que busca a filha adolescente numa festa. Situações totalmente factíveis, às vezes, em outras improváveis (mas não impossíveis). É este o enredo de um filme estranho – Holy Motors, do francês Leos Carax, que acaba de estrear nos cinemas brasileiros. Tão estranho que até Paris, a cidade mais fotogênica do mundo, a mais palatável, charmant, cheia de joie de vivre, é agora também uma estranha. No Festival de Cannes, quando foi exibido, dizem que o filme chegou a ser aplaudido por 10 minutos. Na sessão em que eu o assisti com amigos, foi linchado. Uma mulher praticamente gritava, amaldiçoando os jornalistas que, com críticas elogiosas, a teriam induzido a entrar na sala de cinema com parte da família e alguns sacos de pipoca. Ela poderia ter comentado o seu desgosto apenas com os seus, num tom de voz mediano, mas ela tinha desgostado tanto

32

www.revistaequilibrium.com.br

que precisava compartilhar – ela queria apoio, adesão à sua revolta. Então xingou alto. Uma das pessoas que tinha ido ao cinema comigo – e achou o filme pretensioso ao extremo –, me disse: “Você não vai escrever sobre este filme, né?”. Eu perguntei: “Por que não?”. E meu amigo respondeu: “Porque alguém pode assistir por causa da tua coluna e depois vai te odiar”. A questão, com esse filme, ou pelo menos uma delas, é que não sabemos onde colocá-lo. O que ele está tentando fazer? O que ele quer nos dizer? Como classificá-lo? E quando pensamos que conseguimos entender/definir/ encaixotar, ele desconstrói nossas certezas na cena seguinte. Derruba tudo. E de novo estamos perdidos. E, alguns de nós, bastante incomodados com isso. Poderia ser uma metáfora sobre a existência de cada um, na medida em que a vida é isso, uma invenção de sentido que perdemos logo adiante – e de novo temos de criar sentido, só para perdê-lo na próxima virada de esquina. E de novo e de novo até sermos o velho que se despede da sobrinha para em seguida morrer. E ainda assim viver vale a pena, mesmo que marcados por cada máscara colada e depois arrancada de um rosto que nem sabemos se é o nosso. Como não sabemos qual é exatamente a face do homem na parte traseira da limusine, o homem exausto que se transforma tão rapidamente em outros, mas deixando para trás um resto do personagem anterior assinalado no corpo, ainda que seja como uma sobra de maquiagem. Este homem que é, afinal, um ator dentro e fora da tela. E, como ele, também nós podemos dizer que vale a pena continuar a viver por causa da “beleza do gesto”.


Quem é este homem que vive em outros?, nos perguntamos. Qual é a vida “real” deste homem que encena a vida real? A sua vida, não a de suas máscaras? Talvez não haja um rosto, só mais uma máscara. E logo outra mais atrás, mais funda, até o infinito. Talvez o sentido de sua vida seja emprestar sentido às existências que encena. Encena ou vive? Existe alguma diferença, afinal? Quem somos nós que vivemos como outros?, poderíamos facilmente trocar de sujeito. Qual é a nossa vida “real”? A nossa, não a de nossas máscaras? Será que existe em nós um rosto que não seja uma máscara? Encenamos ou vivemos? Há diferença, afinal? Somos como a filha que mente? “Você mentiria de novo se soubesse que eu não descobriria?”, pergunta o pai, em um dos poucos diálogos do filme. “Sim”, a menina responde. “Por quê?”, insiste o pai. “Porque agora nós estaríamos mais felizes”. Não é assim tantas vezes, com nossas tantas mentiras, menos para os outros, mais para nós mesmos? E qual é o nosso castigo? À filha, o pai diz: “Seu castigo é que você continuará sendo você”. Talvez sejamos também como a velha mendiga que diz: “Ninguém gosta de mim. Mesmo assim eu sigo existindo”. Nós também seguimos existindo,

mesmo que quase ninguém veja a beleza do nosso gesto. Talvez este seja um filme sobre a poesia de T.S. Eliot, uma poesia que fala de nós: “Preparar um rosto para encontrar os rostos que encontramos”. Quando penso/sinto o que acabei de descrever, me emociono na poltrona do cinema. O encenador de vidas tinha acabado de chegar em mais uma casa que não era a dele, onde o esperava uma família que não era a dele. Mas a casa era dele exatamente porque jamais poderia ser, porque não haveria onde se sentir em casa, não haveria um lugar para habitar que lhe pertencesse. Porque sua condição, como também a nossa, era a de estranho, que estranhava e era estranhado. E ali, naquele momento, nós o estranhávamos e nos estranhávamos, ao mesmo tempo. E agora tudo se inverte: “Quem seríamos se tivéssemos sido outros? Não há mais tempo para recomeçar”. Eu me emociono, porque tanto a pergunta quanto a resposta me perseguem há bastante tempo. E então a cena seguinte é tão nonsense que desmancha os sentidos que eu havia construído até ali e, de novo, já não posso ter o conforto de um desamparo que mais ou menos conheço e com o qual me identifico.

Espaço Surya

Mergulhe em uma experiência de relaxamento profundo e desfrute cada momento com o seu amor...

NOVIDADE:

DAY SPA NOIVOS!

Espaço Surya Rua Piracuama, 21 - Sumaré - SP Tel: (11) 3873 - 6680 / 3873 - 6548 www.revistaequilibrium.com.br www.revistaequilibrium.com.br 33 www.espacosurya.com.br 33


Sim, porque também o desamparo, quando é íntimo, nos conforta. E mais uma vez estou deslocada – estou perdida. “Em que espelho eu perdi a minha face?”, me indaga de dentro a poesia de Cecília Meireles. Alguns minutos depois o filme acaba – com talvez um dos piores finais de todos os tempos – e a mulher começa a gritar. Fora da tela, o que ela diz? Ela responsabiliza os críticos, que, na sua opinião, fizeram propaganda enganosa. Se tivesse um posto do Procon na saída, ela faria uma queixa. Tinham prometido a ela uma mercadoria, uma sensação, duas horas de fruição diante da tela – e tudo o que ela teve foi incômodo. E o pior, um incômodo que ela não conseguia definir, nem nomear. O diretor não havia entregado. Mas será que ele tinha prometido? Esta pergunta ela jamais faria. Estamos todos – e não só a consumidora do cinema, que acredita ter sido violada em seus direitos – acostumados a nos relacionarmos com tudo ou quase tudo pela lógica do consumo. A mulher apenas explicita isso ao não suportar o incômodo de ter recebido o que acredita ser mercadoria estragada. Se alguém vai ver um filme como os da saga “Crepúsculo”, sabe que terá o que foi buscar – entretenimento, para as adolescentes também enlevo, sonhos e suspiros, o que pode ser bem importante. Mas se vamos ver um filme de David Cronenberg, por exemplo, não é tão diferente . A relação, não a obra. Também esperamos que Cronenberg nos entregue algo que fomos buscar, mesmo que não seja, obviamente, entretenimento – mesmo que seja desconforto, estranheza, mal estar. Assim como sabemos o que esperar de um filme de Andrei Tarkovsky ou de Lars Von Trier. Mesmo que vamos assistir a um filme destes criadores para sermos desmontados, porque queremos e precisamos ser desmontados, esperamos receber o que fomos buscar. E, quando não nos entregam aquilo que esperamos, nos sentimos traídos. Apenas que alguns de nós demonstram a decepção de forma mais sofisticada que a mulher do cinema. Mas um filme não é um sapato nem uma TV de tela plana ou uma geladeira daquelas em que o gelo sai na porta. Quando nos sentamos diante da tela do cinema, num ritual que não combina com celulares ligados nem com conversas com a pessoa ao lado, estamos ali para nos entregarmos a uma experiência. É um momento de confiança, no qual nos ofertamos ao desconhecido. Estamos, literal e simbolicamente, no escuro. Durante mais ou menos duas horas algo vai acontecer, em grande medida inesperado. E então seremos novamente devolvidos à sala escura, mas agora transformados por aquilo que experimentamos. Não como a experiência de um sabor novo de sorvete,

34

www.revistaequilibrium.com.br

mas semelhante à experiência de mergulhar em um lago cuja profundidade desconhecemos. Talvez Holy Motors seja mesmo, como acredita meu amigo, que entende muito mais de cinema do que eu, um dos 10 filmes mais pretensiosos da história. E apenas isso. Mas muito tempo se passou desde a última vez em que me encontrei diante de um filme que me negou qualquer possibilidade de classificá-lo. E demoliu, uma a uma, todas as minhas conclusões. Ao final, eu fui deixada no escuro, grata por me sentir tão perdida. Não havia um certo ou errado entre a mulher que buscava meu apoio, gritando no corredor – e eu que não podia nem queria dá-lo, ainda sentada na poltrona. A diferença entre mim e a mulher que xingava os críticos e o diretor era a lógica que mediava o gesto de ir ao cinema. Para ela, haviam prometido e não entregaram. Para mim, não havia nada a entregar porque também não havia nenhuma promessa. Eu queria dizer a ela: “Arte é aquilo que nos trai”. Em vez disso, continuei sentada com a minha máscara comportada.■

Acima, poster de autoria do designer gráfico alemão Adrian Pavic.


programa senac de + gratuidade Quem precisa se capacitar precisa conhecer o PSG - Programa Senac de Gratuidade. São diversos cursos gratuitos de Aprendizagem, Capacitação e Aperfeiçoamento, Qualificação e Habilitação Técnica, material didático incluso e certificação. o PSG é a sua oportunidade de ampliar suas possibilidades profissionais.

+ educação + trabalho para quem quer se qualificar Cursos Gratuitos SENAC

Programa SENAC de Gratuidade www.CursoGratisOnline.com.br

+ Senac para + brasileiros www.revistaequilibrium.com.br

35


www.revistaequilibrium.com.br

36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.