A cultura de paz no Samba de Roda e seu processo de patrimonialização

Page 1

A CULTURA DE PAZ NO SAMBA DE RODA E SEU PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO

Clécia Maria Aquino de Queiroz1 Rosângela Costa Araújo2

RESUMO: Fruto de uma pesquisa, em andamento, vinculada ao Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-UFBA), este artigo examina como um conjunto de tradições, atitudes, valores e comportamentos relacionados com a Cultura de Paz (ONU), estão presentes na vivência do samba de roda do Recôncavo Baiano, reconhecido como Obra Cultural da Humanidade pela UNESCO. Para fazer esta reflexão, começamos por apresentar brevemente o contexto histórico do samba de roda, suas características, variações e múltiplas dimensões. Também procuramos analisar seu caráter holístico, comum às tradições africanas dos povos que vieram para o Brasil como escravizados, buscando refletir sua relação com os cultos religiosos afro-brasileiros e o catolicismo popular, e destacar ainda os possíveis aprendizados a partir da sua vivência, compatíveis com a Cultura de Paz. Para concluir, analisamos as medidas e ações realizadas pelos órgãos públicos, pesquisadores e pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) para garantir sua salvaguarda e as formas como elas refletiram nas atitudes e valores das comunidades que o praticam. Quanto às fontes principais, baseamo-nos nas abordagens de três pesquisadores do samba: Katharina Döring, Petry Lordelo e Carlos Sandroni. Valemo-nos também dos estudos de Rívia Bandeira e Raiana Maciel para compreendermos o processo de sua patrimonialização. O estudo sinaliza que em tal processo, os mesmos princípios éticos formativos do samba de roda, condizentes com a Cultura de Paz, foram também utilizados pelos detentores dos seus saberes e fazeres, objetivando a salvaguarda desse bem cultural. Palavras Chaves: Samba de Roda, Patrimônio Imaterial, Cultura de Paz

1

Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento/DMMDC-UFBA. 2 Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento/ DMMDC-UFBA.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.