Relato de experiência: memórias do reinado de Momo

Page 1

RELATO DE EXPERIÊNCIA: MEMÓRIAS DO REINADO DE MOMO Caroline Fantinel1 Paulo César Miguez de Oliveira2 Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto “Memórias do Reinado de Momo”, que remontou um período do carnaval soteropolitano onde organizações típicas da participação dos setores populares, como os cordões, as batucadas e as escolas de samba, caracterizaram fortemente a festa. A inquietação que desponta no desenvolvimento do referido projeto não foi apenas atestar que essas manifestações desapareceram do cenário carnavalesco contemporâneo, mas, especialmente, o fato de que não constam no quadro da memória oficial da festa. Palavras-chave: memória, memórias subterrâneas, carnaval de Salvador, Memórias do Reinado de Momo.

MEMÓRIAS SILENCIADAS O Brasil possui tamanha riqueza festiva que essa manifestação é das maiores, senão a maior referência cultural deste país. São milhares de festas por toda a extensão nacional, com uma diversidade complexa de significados. A importância que a festa carrega na sua composição lhe garantiu espaço privilegiado no contexto do patrimônio cultural imaterial brasileiro, atestado através do Decreto nº 3.551/2000, que instituiu o registro e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), compreendendo [...] o Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro como os saberes, os ofícios, as festas, os rituais, as expressões artísticas e lúdicas, que, integrados à vida dos diferentes grupos sociais, configuram-se como referências identitárias na visão dos próprios grupos que as praticam. (CASTRO; FONSECA, p.12) Um dos itens destacados no Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), e que fundamenta a salvaguarda de bens culturais, é a necessidade de se produzir conhecimento sobre eles. No caso da festa, o entendimento do seu contexto histórico,

1

Doutoranda e Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação Cultura e Sociedade (IHAC-UFBA). Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa da Bahia. E-mail: fantinel.caroline@gmail.com 2

Professor doutor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. E-mail: paulomiguez@uol.com.br.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.