Desfilar e Peregrinar: pontos de aproximação e convergências entre blocos de rua e peregrinações pós-modernas. Cássio Lopes da Cruz Novo (PPGEO-UERJ)
O objetivo do trabalho é apresentar pontos de convergência – ou aproximações – entre o ato de desfilar de foliões de um bloco carnavalesco com a peregrinação de adeptos da religião católica. A apropriação - física e simbólica - dos espaços urbanos de uso público pode ser vista através das multifacetadas lentes da geografia cultural pós-moderna. Desse modo, espaços e lugares quase sagrados refletem, possibilitam e condicionam a identidade de muitos blocos de carnaval. Assim como, há séculos, ocorre com os peregrinos. Enfoca-se, no entanto, um bloco em especial da zona sul do Rio de Janeiro: Vagalume O Verde o qual, entre muitas de suas territorialidades executa, com os instrumentos de sua bateria, a Ave-Maria em determinado momento do desfile. Por outro lado, atualmente percebemos um movimento de Renovação Carismática Católica o qual almeja alcançar um novo tipo de vivência entre os peregrinos para, com isso, resgatar elementos usualmente tidos como tradicionais da Igreja Católica. Discute-se, portanto, a prática de caminhar pelo espaço sagrado e quase sagrado e suas múltiplas possibilidades de, foliões e/ou peregrinos, experienciar as dimensões materiais e imateriais ao longo de suas trajetórias.
Palavras-chave: Carnaval de Rua, Peregrinação, Espaços Sagrados, Lugar Quase Sagrado, Peregrino Pós-moderno.
Introdução A geografia cultural é uma das abordagens que a ciência geográfica oferece. Este ramo possui mais de um século de existência. Ao longo deste tempo vem
1