A Revitalização das Matrizes do Samba e Atualidades das Teorias da Conservação do Século XIX

Page 1

Anais – IV Semana Nacional de Museus na Unifal-MG ISSN 2236-2088

A REVITALIZAÇÃO DAS MATRIZES DO SAMBA CARIOCA E ATUALIDADE DAS TEORIAS DE CONSERVAÇÃO DO SÉCULO XIX Álea Santos de Almeida1 Marcos Luiz Miranda2 Resumo Este trabalho discute o conceito de revitalização nas práticas de preservação do patrimônio material e imaterial envolvendo a questão de se dar uma função na coletividade para o patrimônio cultural buscando preservá-lo. Traça um paralelo entre as práticas de conservação do patrimônio material e a salvaguarda dos bens imateriais, utilizando como objeto de análise as matrizes do samba carioca, com base na atualidade dos questionamentos realizados no século XIX por Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e John Ruskin. Analisa a utilização do termo revitalização, presente em documentos que se ocupam de ambas as práticas de preservação por meio da bibliografia pertinente. A problemática de se dar uma função no corpo social para o patrimônio cultural, discutida desde o século XIX, é por fim entendida como uma possibilidade viável para o patrimônio imaterial desde que admitamos a possibilidade de ressignificação dessas manifestações.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Teorias da Conservação. Samba. Rio de Janeiro. Abstract This paper discusses the concept of revitalization practices for the preservation of tangible and intangible heritage involving the question of whether a given function in the community to the cultural heritage seeking to preserve it. Draws a parallel between the practices of conservation of tangible heritage and the safeguarding of intangible property, as the object of analysis using arrays of samba, based on the timeliness of inquiries made in the nineteenth century by Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc and John Ruskin. Analyzes the use of the term revitalization, present in documents dealing with both conservation practices through the relevant literature,. The problem of providing a social function in the body for the cultural heritage, discussed since the nineteenth century, is finally seen as a viable possibility for the intangible heritage as long as we admit the possibility of reinterpretation of these events.

Keywords: Cultural Heritage. Conservation’s Theories. Samba. Rio de Janeiro.

1

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Professor do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

2

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A Revitalização das Matrizes do Samba e Atualidades das Teorias da Conservação do Século XIX by Portal Academia do Samba - Issuu