Tributo ao “Velho Chico”: elementos argumentativos do enredo e do samba-enredo da Mangueira no carna

Page 1

TRIBUTO AO “VELHO CHICO”: ELEMENTOS ARGUMENTATIVOS DO ENREDO E DO SAMBA-ENREDO DA MANGUEIRA NO CARNAVAL 2006 Juliana dos Santos Barbosa Mestranda do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina juliana.barbosa@uel.br

Abstract Leaving of the estimated theoreticians of the Semantics Argumentative, this article if considers to analyze the linguistic marks of articulation of the plot and the samba-plot "Das águas do Velho Chico, nasce um rio de esperança ", subject of the carnival 2006 of the samba school Estação Primeira de Mangueira.

Key words Semantics Argumentative; Samba-plot; Linguistics.

INTRODUÇÃO “O carnaval é uma realidade ou uma ficção? Não importa, é um texto a ser lido com cuidado, porque também ele é uma leitura da realidade” Ivete Lara C. Walty (1985:57)

Neste trabalho nos propomos a estudar alguns aspectos lingüísticos do enredo e do samba-enredo do carnaval 2006 da escola de samba Estação Primeira de Mangueira do Rio de Janeiro. Com base no postulado de que o uso da linguagem é sempre caracterizado por uma intenção, buscamos analisar as marcas lingüísticas que caracterizam essa intencionalidade, levando ao desencadeamento de efeitos, de ações, de conclusões. Em outras palavras, nossa proposta é verificar o valor argumentativo dos enunciados presentes nos referidos textos. O enredo e o samba-enredo, como toda forma de linguagem humana, constituem atividades interativas. São elementos textuais que buscam comunicar um determinado conceito ou tema ao público por meio de um conjunto de enunciados organizados subjetivamente pelos seus autores.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.