Revista Filtrar - Ed. 01 - Junho 2013

Page 8

Autoral

A Importância da água na vida do ser humano.

A

água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana. Ela é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água. Em função deste aspecto, nosso planeta visto do espaço assume uma cor azulada. O ser humano não teria se desenvolvido neste espaço sem esse líquido precioso. A água não está presente conosco somente em nossa volta, mas também no corpo do ser humano. O homem está em contato com a água desde o útero materno, pois, durante a gravidez ela é o principal constituinte do líquido amniótico que protege e nutre o bebê. Quando uma criança nasce seu corpo é constituído por mais de 70% de água. A medida que o corpo humano vai crescendo essa proporção desce gradualmente, assim o corpo do adulto tem em média 60% de água que se encontra dentro e fora das células. Sendo ela o elemento mais importante do corpo, por essa razão todas as nossas reações químicas internas dependem exclusivamente dela. A água também é essencial para transportar os alimentos que ingerimos diariamente, quando o alimento não é eliminado, estas substâncias vão intoxicando o organismo, contribuindo para o envelhecimento e causando doenças. Os rins são responsáveis pela eliminação dessas substâncias nocivas, filtrando o sangue. Neles é formada a urina, que vai para a bexiga até ser eliminada. Os rins filtram cerca de 57 litros de sangue por hora, separando as substâncias que devem ser reabsorvidos das que devem ser eliminadas pelo organismo e gerindo a quantidade de água disponível, desse modo mantém o equilíbrio hídrico e o bom funcionamento de todas as células. Bebendo a quantidade de água recomendada, não sobrecarrega este órgão, assim, facilita o trabalho dos

8

rins, uma vez que a água contribui para a dissolução das toxinas, o que permite uma eliminação mais fácil. Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que se beba no mínimo 2,5 litros por dia. Em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor “desperdiça” muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado. Ela é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina. Por exemplo, é responsável por 20% dos ossos. Permitindo movimentarmo-nos, lubrificando as articulações e tonificando os músculos; regula a temperatura corporal interna através da transpiração. A água desempenha ainda um importante papel, referente à prevenção de doenças e ao bem-estar geral:

 hidrata o corpo a partir do interior, contribuindo para que a    

pele se mantenha saudável, lisa e suave; evita perturbações do trânsito intestinal, como a prisão de ventre; ajuda na reabilitação, através de exercícios especiais; preveni a formação de pedras nos rins e contribui para a redução do risco de infecções urinárias; melhora a capacidade de concentração, de raciocínio... E até ajuda o bom humor!

Todos esses benefícios são valiosos e geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.

Darlene Magalhães Aluna do 1º período de Tecnologia em Design Gráfico FMU


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.