Grupo Bons Amigos - Projeto Transmídia

Page 1


Trabalho interdisciplinar apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Digital, do curso Tecnologia em Design Gráfico do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob a orientação do Prof. Fabio Ferreira Goulart.


PROJETO TRANSMテ好IA


Agradecemos nossos Pais, os professores do 3Âş semestre do curso de Tecnologia em Design GrĂĄfico das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, a banca examinadora, os colegas de turma e todos aqueles que de alguma forma colaborarm para este projeto com a valiosa troca de conhecimentos e experiĂŞncias.


Daniel Andrade . TV Minuto . Email Marketing

Marcelo Carneiro . Book do Projeto . Site

Darlene Magalhães . Revista Digital . TV Minuto

Marcelo Correia . Revista Digital . Papelaria

Gustavo Sousa . Identidade Visual

Thaís Costa . Infográfico . Email Marketing


SUMÁRIO

Apresentação ....................................................................................... Identidade Visual - Grupo Bons Amigos .......................................................................................

Infográfico do Projeto .......................................................................................

Site ........................................................................................ Redes Sociais .......................................................................................

Revista Impressa .......................................................................................

TV Minuto ....................................................................................... SMS / Email Marketing ....................................................................................... Vídeo Institucional - Animação ....................................................................................... Estratégia de Gamification - GRUBOM .......................................................................................


....................................................................................... 06 ....................................................................................... 10 ....................................................................................... 36 ....................................................................................... 38 ....................................................................................... 44 ....................................................................................... 46 ....................................................................................... 54 ....................................................................................... 56 ....................................................................................... 58 ....................................................................................... 62


APRESENTAÇÃO

A ONG O grupo Bons Amigos surgiu em meados de 2013 com uma ideia: AJUDAR! Hoje contamos com um número grande de pessoas maravilhosas que não medem esforços para ajudar o próximo, no que precisar, independente do que precisar. Atualmente, além da busca pelo auxílio de instituições carentes, ajudamos também o Bazar Scheilla, bazar beneficente qual auxiliamos na organização e na triagem dos brinquedos que serão levados à venda. Existem muitas pessoas lá fora que precisam de um gesto pequeno de carinho, um abraço, uma palavra confortadora. Pessoas que precisam de ajuda e desejam apenas serem notadas. Essas pessoas são maravilhosas, tem histórias maravilhosas. A melhor parte de tudo isso é ter a oportunidade de ouvir essas histórias. Tais pessoas possuem o simples poder de lhe dar o melhor lugar entre todos na sociedade, o lugar de um VOLUNTÁRIO.

O PROJETO O projeto tem como objetivo criar uma estratégia transmídia para a ONG com o intuito de aumentar a captação de doações, e maximizar o número de participantes voluntários no projeto. Também foi elaborada uma estratégia de gamification denominada GRUBOM, que visa aumentar o público participante nos eventos organizados pela ONG e recompensar os participantes mais ativos.

6


Foram definidas 6 mídias para compor a estratégia transmídia, que serão detalhadas, uma a uma, mais à frente neste book. São elas: - Site - Redes Sociais - Revista Impressa - TVMinuto - SMS/Email-Marketing - Vídeo Institucional (animação)

7




INTRODUÇÃO

IDENTIDADE VISUAL

“Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. Estes elementos devem informar, substancialmente, à primeira vista. Estabelec er com quem os vê um nível ideal de comunicação”. (STRUNK, Gilberto. 1989)

SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL

“É como se configura objetivamente a identidade. Formam o sistema todos os veículos que veicularem os elementos básicos da identidade visual: o logotipo, o símbolo, as cores institucionais e o alfabeto institucional.

OBJETIVO

O Sistema de Identidade Visual tem como objetivo a identificação e a memorização do objeto a partir de sua apresentação visual. Através do Sistema, lança-se mão de recursos de facilidade de identificação visual, clara diferenciação visual e associação visual e simbólica com um conceito ou alguns conceitos selecionados, que valorizam a marca.

FUNÇÕES

Diferenciar o objeto de seus pares de forma imediata. A percepção visual, ainda que não garanta a eficiência integral, é a mais imediata, sendo esta a função mais fundamental. Transmitir um dado conceito ou conceitos que sejam associados ao objeto, com o intuito de persuasão. Associar o objeto a noções de solidez, segurança, organização, planificação, univocidade. Em qualquer instituição, estes valores são fundamentais”. (PEÓN, Maria Luíza. 2000)

10


MODULAÇÃO

O CONCEITO DE GRID

Para que se possa definir todas as relações entre os componentes da Identidade Visual, antes é estabelecida uma modulação padrão (o grid). Através deste grid pode-se estruturar as várias expressões visuais do GRUPO BONS AMIGOS. O grid estruturado em um módulo que tomou como base a divisão da altura do logo por 5, é o delineador dos modos de aplicação dos componentes da Identidade Visual e de outros elementos inseridos na composição. Está também definida a redução máxima, que mantém a legibilidade e visibilidade da marca em impressos e outros. “O grid padroniza os espaços...dá apoio à legibilidade, reconhecimento, alinhamento e compreensão da mensagem. Seu uso principal é a unificação do campo visual em uma mensagem consistente e harmoniosa.” (RADFAHRER, Luli. 2000)

11


LOGOTIPO

Do grego: Logos -> palavra ou significado + Typos -> Figura É um símbolo com significado (signo*). Pode ser a combinação de um símbolo com a tipografia (texto). No caso do Grupo Bons Amigos optou-se por essa combinação. CONCEITO O Grupo Bons Amigos é uma ONG que organiza ações sociais afim de angariar doações, de itens de necessidade para serem distribuidos para instituições filantropicas nescessitadas. A representatividade das ações do grupo foi construída com elementos de formas simples e orgânicas: três elementos de cores diferentes simbolizando a diversidade em forma circular, simbolizando o abraço, a união e a fraternidade. No entanto, a ideia do logo em sua versão de base é, de forma implícita, com uma construção minimalista baseada em massa e traço, instigar o observador para que possa interpretar por sí só a ideia do abraço.

(*) “Signo é uma coisa que representa uma outra coisa: seu objeto. Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir uma outra coisa ...” (PEIRCE, Charles S. 1977)

12


VERSÃO PRIORITÁRIA

VERSÃO VERTICAL

13


CORES INSTITUCIONAIS

A cor, por si só, já é marca, independente de toda concepção gráfica. A cor acentua a visibilidade da marca, construída sob ritmos orgânicos. As cores institucionais do GBA são elementos fundamentais para assegurar sua rápida identificação. Para reproduzir corretamente as cores institucionais deve-se observar atentamente as especificações deste Manual. Especificamente para o Grupo Bons Amigos escolhemos não usar o logo em versões monocromáticas por achar que desconfiguram a ideia que queremos passar.

Sistema

14

CMYK

RGB

Hexa

Pantone

C78 M15 Y100 K2

R61 G155 B53

#3D9B35

P 362-C

C3 M47 Y79 K0

R239 G152 B74

#EF984A

P 157-C

C72 M43 Y16 K1

R83 G129 B172

#5381AC

P 646-C

C65 M55 Y52 K27

R87 G90 B93

#575A5D

P 425-C


ÁREA DE PROTEÇÃO

A área de proteção tem a função de preservar a legibilidade e integridade visual do Logotipo do Grupo Bons Amigos definido neste Manual. Esta área de não interferência deve ser criteriosamente respeitada, não podendo ser invadida por qualquer elemento gráfico que não seja referente ao Logotipo, quer seja este, figura ou texto. Se possível, use um espaço maior em volta do Logotipo para criar maior impacto.

y

y y

y

Na figura ao lado está estabelecida a regra que define a área de proteção mínima a respeitar. Esta área de proteção foi estabelecida com base na altura da letra B e utilização dessa altura como módulo y para defini-la.

15


REDUÇÕES

O Logotipo Visual requer cuidadosa programação para a definição de suas reduções como podem ser observadas a seguir. Recomenda-se não reduzi-lo além da medida de 30mm de altura na versão VERTICAL e, 13mm de altura na versão HORIZONTAL.

13mm

30mm

16


UTILIZAÇÕES VETADAS

As regras para o uso do logotipo já definidas neste Manual devem ser obrigatoriamente respeitadas para que não haja a descaracterização da Identidade Visual do Grupo Bons Amigos. O uso adequado irá ajudar a fortalecer a Identidade Visual que a instituição procura estabelecer com seu público. O uso inadequado, como demonstrado nos exemplos a seguir, é forte impedimento a esse objetivo.

Aplicação correta do logotipo como parâmetro para comparação.

Posicionamento Não devemos desrespeitar a relação de posicionamento entre logotipo e símbolo proposta neste Manual Deformações Não podemos deformar o logotipo para acomodá-lo em espaço inadequado

17


ALFABETO INSTITUCIONAL

O alfabeto da marca é utilizado para normatizar os textos incluídos nas aplicações, juntamente com os demais elementos visuais. Seu uso é obrigatório na composição de textos das mensagens visuais: materiais impressos, sinalização, cartazes, etc. Para que as diversas formas de comunicação do Grupo Bons Amigos sejam apresentadas de forma consistente e coerente, deve-se utilizar os tipos gráficos aqui especificados. A escolha de um leque reduzido de tipos gráficos deve-se, sobretudo, à necessidade de criar uma forte identificação com o grupo. O tipo escolhido foi o Engravers Gothic BT para o logotipo e suas variações de peso para outras aplicações. ESPECIFICAÇÕES ALFABETO PRINCIPAL O Engravers Gothic BT foi escolhido como alfabeto principal pela sua legibilidade, clareza, impacto visual e versatilidade além de suas formas arredondadas que causam um equilíbrio visual para o conjunto. Este alfabeto sem serifa confere à Identidade Visual um ar de modernidade e eficiência. Como regra geral, deve ser usado em títulos, textos de chamadas, etc.

18


ABCDEFGHIJKL MNOPQRSTUVXZ 1234567890 1@#$^&*()_-+= ‘`~“;:/|\?.,

19


PAPELARIA e PROMOCIONAL

Simples e ao mesmo tempo moderno e conceitual. O logotipo criado para o Grupo Bons Amigos, permite uma infinidade de aplicações devido ao seu formato orgânico e com linhas bem definidas. A seguir todo o material de papelaria e promocional que pode ser utilizado para a comunicação da ONG com os mais variados tipos de público.

20

















INFOGRÁFICO

A Narrativa Transmídia se fundamenta pelos diversos canais de mídia, cada um deles com suas particularidades e potenciais, de modo a atrair os diversos públicos que se identificam com cada uma delas. Tendo então conteúdos pertinentes para cada canal.

36


37


SITE

O site do GBA é o repositório principal de informações institucionais. É o canal que recebe o fluxo de visitantes, vindos de todas as outras mídias. No site é possível conhecer a história de criação da ONG através do link “quem somos” É também a plataforma que permite ao público visualizar todas as informações sobre os eventos organizados pela ONG, se cadastrar e a participar deles. Conta com uma biblioteca dos eventos já realizados, intitulada “Como foi?”, que armazena as fotos e vídeos produzidos durante estes eventos. Através do link “faça parte”, o visitante fica sabendo do sistema GRUBOM, que é o sistema de aquisição de ingressos para os eventos organizados pela ONG. O site também faz a interligação com as redes sociais Facebook e Instagram, nas quais a ONG está presente e participativa.

38


39


SITE

A pågina de eventos traz a listagem dos eventos organizados pela ONG para que o visitante possa escolher facilmente sobre qual deles deseja obter maiores informaçþes.

40


41


SITE

Entrando na página individual do evento o visitante tem todas as informações sobre o evento e a possibilidade de garantir a sua participação neles, através da aquisição de ingresso do “GRUBOM” que é uma estratégia de divulgação e participação criada pela ONG para movimentar todo voluntariado, sejam empresas ou pessoas físicas.

42


43


REDES SOCIAIS

FACEBOOK A página no Facebook foi criada com a finalidade de divulgar todas as atividades feitas pelo Grupo Bons Amigos, assim como informar sobre suas campanhas em busca de auxilio de antigos e novo usuários, fazendo com que estes interajam com a ONG , tornando todos eles voluntários, seja participando ativamente das ações do grupo, ou, apenas como divulgadores das publicações entre seus amigos e contatos.

44


INSTAGRAM Já no instargram foi visada a divulgação em tempo real das ações através de fotos das atividade praticadas ou das organizações auxiliadas pelo grupo, de modo que o público fique ciente de tudo que está acontecendo e sinta-se motivado a participar das ações.

45


REVISTA DIGITAL

De produção trimestral a Revista do GBA em formato digital, trás matérias relacionadas ao terceiro setor, agenda de eventos, depoimentos de benediciários e doadores das campanhas da ONG além de entretenimento e dicas. Também será impressa em papel, cujo público alvo são: - empresas e comércio em geral, buscando assim possíveis doadores para as ações da ONG bem como anunciantes(1) para o periódico. - público de grandes áreas de circulação como estações de metrô, terminais de ônibus, feiras-livres, etc.

A verba arrecadada com os anunciantes é dividida. Parte dela para cobrir os custos de produção da tiragem impressa e, a parte porventura remanescente, investida no projeto GBA como um todo.

(1)

46


47


REVISTA DIGITAL

48


49


REVISTA DIGITAL

50


51


REVISTA DIGITAL

52


53


TV MINUTO Os anúncios veiculados na TV minuto que está presente nas linhas 1,2 e 3 do metrô da cidade de São Paulo tem como carcaterísticas a agilidade, precisão e o forte impacto na comunicação com o público, atingindo cerca de 3 milhões de pessoas diariamente. As campanhas realizadas pelo GBA nessa mídia, procuram promover a divulgação do projeto e também podem ser campanhas pontuais em determinada linha de tráfego para informar e convidar as pessoas para eventos que estejam dentro de um curto raio de alcance daquela rota de metrô. A formatação do layout foi toda pensada para que se encaixasse nos monitores de 17 polegadas presentes nos vagões. As cores escolhidas remetem às cores do logo criado para a ONG, em tons e degrades sutis, que refletem tendências atuais do Design Digital, além do uso de formas curvilíneas que casam com as esferas do logo.

54


55


SMS/EMAIL MARKETING

SMS Serviço de mensagens curtas (do inglês Short Message Service), é uma ferramenta para a comunicação mais direta e imediata com os participantes do projeto. Informações sobre novos eventos, alertas, dicas, entre outras comunicações são disparadas através dessa mídia.

Email Marketing A utilização do email como ferramenta de marketing direto demonstra a proatividade do GBA em contatar o seu público já cativo e cadastrado de agentes transformadores proporcionando à ele uma grande e imediata interação de forma personalizada e segmentada. Utilizado para apresentar informativos sobre eventos passados e futuros, dicas, informações cadastrais e muito mais.

OBS: toda a comunicação por SMS e/ou Email Marketing só se dará com as pessoas que previamente concordarem com o seu recebimento.

56


57


VÍDEO INSTITUCIONAL (ANIMAÇÃO)

Pixilation foi batizada assim pelo animador Norman McLaren, é uma técnica de animação stop motion na qual o movimento de atores vivos são captados quadro a quadro (através de fotos), criando uma sequência de animação. É talvez uma das técnicas de animação mais antigas, o filme “Neighbours” (Vizinhos), de McLaren, lançou esta técnica para o mundo ao ganhar o Oscar em 1952. Seu nome esquisito vem do inglês “pixilate”, que quer dizer “enfeitiçar”, “eletrizar”. E não, não tem nada a ver com o “pixel” do computador, como muitas pessoas imaginam. O Vídeo Institucional criado através desta técnica de animação que foi produzido para o Grupo Bons Amigos tem como objetivo demonstrar como uma boa ação, mesmo que simples e partindo de uma única pessoa, pode mudar a vida de tantas outras.

58


59




GRUBOM

A estratégia de gamification se baseia na pontuação através da participação nos eventos organizados pelo Grupo Bons Amigos que serão disponibilizados pelo sistema de aquisição de ingressos “GRUBOM”. A ideia é pré-organizar vários eventos sociais sempre contendo alguma atração, seja ela cultural, profissional, gastronômica, etc. Os ingressos para estes eventos serão disponibilizados no site do grupo e através do sistema GRUBOM o interessado poderá adquiri-los mediante uma doação especificada para aquele dado evento. Workshops, cursos, shows, eventos esportivos e muito mais. Com o GRUBOM a corrente do bem movimenta-se mais rapidamente e a ajuda aos necessitados se torna mais significativa A cada participação o ”Bom Amigo” receberá uma pontuação específica, conforme a tabela 1. No mesmo pedido ao adquirir:

O “Bom Amigo” receberá:

1 evento

1 ponto

2 eventos

4 pontos

3 eventos

6 pontos

4 eventos

8 pontos

5 ou mais eventos

10 pontos

Tabela 1 - Pontuação na aquisição de GRUBONS

62


Serão traçados critérios para a conversão, pelo participante, dos seus pontos em brindes, descontos em empresas parceiras, participação gratuita em outros eventos ou até mesmo em doações para alguma instituição específica. Em relação aos brindes personalizados com a marca GBA, as pontuações de conversão são: Brinde

Pontos necessários

Caneta

4 pontos

Camiseta

6 pontos

Latinha de MM’s

8 pontos

Caneca

10 pontos

Tabela 2 - Tabela de conversão: Brindes x Pontos

As regras e informações atualizadas estarão sempre disponíveis no site do grupo: www.grupobonsamigos.com

63



Impresso pela Metropol Digital - Capas: Couchê 180g/m2 com laminação fosca | Miolo: Couchê 120g/m2



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.