Revista Place Edição 29

Page 1

1


projeto: Gustavo Pinto Arquitetura

2

projeto: arquiteto AndrĂŠ Mares


DA DAESCOLHA ESCOLHADO DOTERRENO TERRENO ÀÀENTREGA ENTREGADAS DASCHAVES CHAVES

PR PR- -(41) (41)3026-6111 3026-6111 SP SP- -(19) (19)3255-6263 3255-6263 MG MG- -(31) (31)3546-0066 3546-0066 C O CN OF N IFAI N A ÇN AÇ AA AG EGNE TNET E C OCNOSNT SRTÓRI Ó I

CONSTRUTORABAGGIO.COM.BR CONSTRUTORABAGGIO.COM.BR 3


Ambiente | Home Spa Axell Arquiteto | Denis Ricca Designer | Marcos Soares Foto | Nenad Radovanovic

4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


30

#29 20 Editorial 22

News

24

Layout

26

Inspiração

28

Perfil

30 projetos | jayme bernardo

36

70 18

36

places | escritórios

42

places | clínicas

48

places | lavabos

52

Vitrine

62

Circuito

70

feiras e eventos

78 94

Consultoria

por Katalin Stammer

96

Coluna Engenharia

por Cezar Augusto Romano

98

Coluna Luxo

por Gisele Busmayer

Coluna Design

100 Eventos 106 Agenda


19


editorial

Detalhes fazem a diferença sim! Certa vez o cientista, ou artista, Leonardo da Vinci, falou que a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. Sob essa perspectiva coloco os arquitetos e designers no mesmo patamar: o dos artistas. Donos de grande sensibilidade, eles produzem o encontro de retas e curvas, as quais dão vida a novos lugares. Lugares estes que não possuem um significado exato, senão para quem encomendou o referido espaço. Quero dizer que um projeto, seja de uma casa ou de um escritório, divide relação muito íntima entre arquiteto/designer e cliente. Cada detalhe que

Projeto

jayme bernardo Foto

Nenad Radovanovic

Diretor Executivo

o compõe possui um motivo especial de estar ali, o qual, muitas

Bruno Macarini

vezes, um simples observador não é capaz de captar.

Gisleine Rezende

Como apreciadores desta arte – que é a arquitetura – tentamos traduzir através de palavras e imagens o conceito e a história por trás de um projeto. Nesta edição, grandes nomes da arquitetura

Diretora Financeira Jornalismo

Louise Zeni (9728/PR) karíman Chales Diretor de Arte e Designer Gráfico

Marcelo Winck Designer Gráfico

e do design, como Jayme Bernardo e Sergio Fahrer, demonstram

Marcello Leoni

seus olhares particulares sobre o processo de criação. Além disso,

bruno CORRÊA

os ambientes comerciais entram em foco, com nossas matérias

Ariane dos Santos

sobre escritórios, clínicas, home offices e móveis corporativos. Um conjunto de ideias para você se inspirar. Minha dica durante esta

Consultor Comercial

Assistente Comercial Colunistas

Cezar Augusto Romano, Gisele Busmayer E Katalin Stammer

leitura é: atenção aos detalhes!

anuncie

comercial@revistaplace.com.br

(41) 3203-1894 bruno macarini PUBLISHER

bruno@revistaplace.com.br

www.revistaplace.com.br RevistaPlace

20

@RevistaPlace

BG Marketing Direto Ltda. CNPJ: 14.860.781/0001-07 Rua Iapó, 290 - sala 05 - Alphaville Graciosa Cep: 83.327-075 - Pinhais - PR A revista Place é uma publicação bimestral, independente e não se responsabiliza pelas opiniões emitidas em artigos ou colunas assinadas, por entender que estes materiais são de responsabilidade de seus autores. A utilização, reprodução, apropriação, armazenamento de banco de dados, sob qualquer forma ou meio, dos textos, fotos e outras criações intelectuais da revista Place Curitiba são terminantemente proibidos sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais.


21


news

Jaelson Lucas - SMMCS

Capital Mundial do Design

O ICSID (Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial) divulgou que Curitiba é finalista para receber o título de Capital Mundial do Design, em 2018. A capital concorre com a Cidade do México e, de acordo com a organização, a vencedora será conhecida em outubro de 2015. O projeto procura destacar as conquistas das cidades que estão se apropriando do design como uma ferramenta para melhorar o desenvolvimento econômico, social e cultural. As cidades detentoras do título Capital Mundial do Design em outros anos foram Torino (Itália), em 2008; Seoul (Coreia do Sul), em 2010; Helsinki (Finlândia), em 2012; e Cape Town (África do Sul), em 2014. No ano de 2016, o projeto será em Taipei (China).

Edição limitada

Durante feira de design MADE, realizada em São Paulo, o formato “signature design” proposto pela Michelangelo Mármores chamou atenção. Por meio da parceria com o estúdio Fetiche, foi desenvolvida uma linha exclusiva e limitada de 16 peças produzidas em três padrões de mármores. Com traço arrojado e charme clássico do material, uma única poltrona Proa foi produzida em mármore Branco Calacatta, cobre e madeira. A coleção é completada por 15 bancos Cais, sendo cinco em cada padrão de mármore.

Inscrições abertas

Livraria Cultura (disciplina Arquitetura e Interiores do iF Design Award)

Após uma edição histórica, com 43 projetos brasileiros premiados no ano de 2015, o iF Design Award, o mais conceituado e completo prêmio de design do mundo, está com as inscrições abertas para sua edição de 2016. Como um dos principais selos de excelência em design do mundo, o iF é considerado o prêmio máximo do setor. Os projetos premiados são expostos em Hamburgo, na Alemanha, e aparecem em um aplicativo disponível para download de forma gratuita. Os premiados contam também com o reconhecido selo em seus produtos e os projetos são inseridos na exposição online do iF, que recebe mais de 200 mil acessos por mês.

Curitiba mais florida

A curitibana Esalflores, maior floricultura e garden center do sul do Brasil, apresentará, em outubro, uma nova versão de suas atividades no primeiro mercado gastronômico da capital paranaense: a Mercadoteca. Logo na entrada do novo empreendimento, será possível contemplar e receber as boas vindas com um colorido especial vindo do box da floricultura, que ganhará seu segundo endereço fixo na cidade. A floricultura vai trabalhar com flores in natura, buquês, mudas de hortaliças e temperos que poderão ser cultivados em casa, presentes, e objetos de decoração como vidros e cristais.

Móvel reúne música e design

A poltrona Zenith lançada pela Fahrer, marca dos designers Sergio Fahrer e Jack Fahrer, foi inspirada nas radio vitrolas das décadas de 1950 e 1960. O móvel traz à tona as memórias mais antigas dos irmãos, o primeiro contato que tiveram com o universo musical, quando ouviam discos de vinil. Com base e corpo em tauari maciço, os detalhes dos braços e encosto são feitos de palha natural. A poltrona acomoda com ergonomia e conforto e pode ser ambientada em diferentes projetos de interiores.

22


23


layout

Por

jorge elmor Foto

Nenad Radovanovic

Pode não parecer, mas este ambiente foi concebido para um consultório de medicina esportiva. O grande diferencial proposto pelo arquiteto Jorge Elmor foi justamente fugir do costumeiro branco hospitalar e propor novas nuances para a sala de atendimento do médico. A intensa rotina de trabalho do profissional acenou a necessidade de se criar uma clínica mais humanizada e acolhedora, a fim de tornar mais agradáveis as extensas horas de permanência no local. Portanto, o projeto valoriza cores mais escuras, porém neutras, como o bege, o marrom e o cinza. O arquiteto também se preocupou em utilizar materiais resistentes e de fácil manutenção, sem abrir mão das normas de higiene e assepsia.

O pendente sobre a mesa leva a assinatura da marca italiana Fabbian.

O projeto luminotécnico, assinado em parceira com a É Iluminação, foi concebido para dar dinamismo e dramaticidade ao ambiente, sem perder a eficiência energética. As áreas de luz e sombra dão mais dinamismo ao espaço.

A grande mesa retro iluminada do consultório foi executada pela Stone Gallery em Pietrafina Gold Pearl.

24

Os armários e estantes – projetos da Elmor Arquitetura e execução MR Móveis – abrigam parte da biblioteca especializada.

Atrás da mesa retro, a cadeira Aeron da Herman Miller faz harmonia aerodinâmica com o ambiente.


25


inspiração

Reunião de ideias Foto

Yvone Miyamura

Gerson Lima

T

odas as ideias e soluções de um projeto arquitetônico surgem pela somatória de vários elementos, como vivências, pesquisas, dedicação ao trabalho e conhecimento. Para a arquiteta Yvone Miyamura, a natureza – com sua perfeição – é uma é uma fonte inesgotável de referências e inspirações. Depois de beber desta fonte, resultam os elementos concretizados pelo homem, muitos destes fascinantes. “Gosto de citar a Casa das Sementes, projeto apresentado na Expo Shangai 2010, no Pavilhão da Grã Bretanha. A proposta foi preservar as sementes das plantas do mundo todo. Elas foram encapsuladas nas pontas de várias hastes de acrílico forman-

26

por

do um iglu, em um contexto criativo, com tecnologia aplicada, além do visual lindo”, relembra. Yvone ressalta que certas ferramentas auxiliam no processo criativo e concepção de um projeto, como a busca de referências na internet, em revistas especializadas, livros, palestras, mostras, feiras e viagens pelo mundo. “Dentro deste universo, muitos nomes são e foram importantes no meu trabalho, mas quero citar a saudosa e pioneira profissional da decoração de Curitiba (PR), Eleonora Valente, minha mestre”. Ao desenvolver um projeto para o cliente, Yvone Miyamura foca principalmente nos sonhos e necessidades daquela família. Quando é convidada a expor seu trabalho em mostras do setor, ela reúne estes sonhos e os apresenta dentro de um projeto conceitual.


27


perfil

Sergio Fahrer por

louise zeni

Foto

divulgação

Com que idade foi estudar no Musicians Institute, em Los Angeles? Com 27 anos. Fui para o MIT (Musicians institute of Thechnology) com o objetivo de estudar com músicos atuantes no mercado com especialização nos estilos de Jazz, Blues e Fusion. A Lutheria era uma disciplina obrigatória? Que instrumentos você construiu? A Luthieria não era parte do currículo da escola. Era a oficina de construção de instrumentos musicais da Universidade. Fui convidado a trabalhar por ter habilidades manuais e conhecimento em eletrônica. Construí contrabaixos, guitarras, violões, cajón, entre outros instrumentos. O que levou da Lutheria para o Design de Móveis? Comecei a desenvolver minha carreira de uma maneira inusitada: também sou músico e, quando estudava no MIT, em Los Angeles, percebi que ali, durante a confecção de instrumentos musicais de madeira, estava minha mais intensa vocação. Foi no laboratório de Luthieria do MIT que criei a primeira peça: a cadeira Blues (1992), com uma tecnologia inédita no mobiliário, curvando lâminas de madeira intercaladas com mantas de fibra. Por uma necessidade

O designer cresceu junto com seu irmão ouvindo o avô dizer: o que é bom deve durar para toda a vida. Junto com Jack Fahrer, ele desenvolve peças com paixão, onde a força de cada móvel é expressa visualmente, ergonomicamente e construtivamente

28

ao trabalhar na Luthieria, tive que construir uma cadeira para apoiar minhas costas, pois trabalhávamos em bancos baixos e sem encosto. Fiz a cadeira Blues que, além do desafio técnico estrutural, foi recoberta com 1500 palhetas de guitarra, matéria-prima jamais utilizada em mobiliário. Ela foi criada a partir da junção de dois moldes, um deles de um contrabaixo acústico e outro de um cajón. Como foi o reconhecimento do móvel na época? As pessoas que passavam pela Luthieria adoravam a cadeira. Comecei a receber encomendas. Foi o início da minha carreira em Los Angeles. A Blues recebeu o prêmio Woodcraft Design Award, o mais importante prêmio de design americano na época. Foi o meu primeiro prêmio internacional como designer de móveis. Acredito que meu design nasceu com base na técnica dos instrumentos musicais para as criações, e isso acabou se tornando uma espécie de marca registrada das minhas peças: desenhar linhas orgânicas a serem construídas por técnica de curvar a madeira. A partir daí, produzi somente 72 peças assinadas e numeradas da cadeira. A Blues fez muito sucesso nos EUA e marcou fortemente o início da minha carreira. Voltei ao Brasil já reconhecido pela técnica de manuseio de materiais diferenciados e desenho de traços arrojados.


Seu design é marcado pelas linhas curvas e uso da madeira. Que outras características você acrescentaria aos seus trabalhos? Sem dúvida o traço do design brasileiro está marcado, visto que temos participado dos principais eventos e feiras internacionais, além de termos vários prêmios que colocam o Brasil no calendário. Meu traço característico é desenhar com organicidade, ou seja, curvas. A técnica da construção de instrumentos musicais é o norte do meu trabalho. Foi curvando a madeira para fazer contrabaixos e guitarras que aprendi a desenvolver minha técnica no mobiliário. As linhas orgânicas definem as criações. Isso surgiu dos instrumentos musicais que precisam ter curvas e ergonomia para que o músico se sinta confortável ao tocar. Faço peças para durar por gerações, que não sejam fruto de tendências ou moda. Tudo o que desenho é fabricado e pensado para as pessoas usarem durante a vida e, quando quiserem podem dar para os filhos e netos, ou seja, são peças que têm um apego sentimental. Penso na longevidade e no conforto. Já o Jack, meu irmão, tem uma forma muito livre de desenhar, tem olhar especial para as cores, tecidos e estampas, e isso se complementa à nossa paixão pelos traços e estruturação. A soma de nós dois é o que caracteriza nossas peças e está em tudo o que lançamos juntos. É um processo muito dinâmico e colaborativo. Como funciona a técnica da madeira curvada? Ela foi desenvolvida por nós com base na técnica de multilaminação, que utiliza madeira laminada de finas espessuras. Esse método produtivo é usado como alternativa aos móveis de madeira maciça, um grave problema no Brasil quando o assunto é extração predatória. A técnica foi patenteada por nós e obteve registro de tecnologia nos mercados nacional e internacional.

Em 2007, Jack Fahrer se uniu a você no design de móveis. Como tem sido essa experiência de trabalhar com seu irmão? O Jack tem uma relação com desenho desde a época em que trabalhava como estilista no Brasil e com HQ em Nova Iorque. Temos uma grande afinidade criativa e, por este motivo, o convidei para desenharmos juntos. Temos muita admiração um pelo outro, o que facilita o processo criativo. Somos diferentes também, o que gera uma provocação artística interessante. Aproveitamos o melhor dos dois mundos para criar. Adoro desenhar com o Jack e sempre ouvimos música quando estamos criando. Meu irmão costuma dizer que é a trilha sonora que guia nossas lapiseiras. Costuma viajar muito a trabalho? Vamos às feiras do segmento quando somos convidados para ministrar palestras ou a expor nossas pecas. Este ano tivemos três peças nossas expostas na feira de Milão e fomos convidados a ministrar palestra no ICFF em Nova Iorque. Atualmente, em quais projetos está trabalhando? Desenvolvimento de mobiliário para o SESC e desenvolvimento da coleção 2016. Quando não está trabalhando, o que costuma fazer? Surfar, andar de skate com meu filho, voar com meus aeromodelos, tocar contrabaixo, assistir peças de teatro com minha esposa e minha filha, ficar em casa. Como é sua relação com a música atualmente? Ensaio pelo menos uma vez por semana e toco com meu irmão em alguns shows.

29


projetos

Harmonia do belo e do bem-estar por

30

louise zeni

Fotos

nenad radovanovic


O interior desta residência revela o conforto tão desejado pelo cliente, através da sagacidade do arquiteto Jayme Bernardo ao compor elementos e materiais de modo impecável

Daniel Katz

jayme bernardo Arquiteto (CAU A8106-0) com mais de 30 anos de carreira. Dono de um traço contemporâneo, ele assina projetos arquitetônicos, de interiores e mobiliário exclusivos.

31


projetos

Ao adentrar no hall, o pé direito duplo evidencia a imponência do projeto. As boiseiries nas paredes e o desenho do piso compõem uma espécie de galeria

32


U

m amante da boa arte, dono de um conhecimento peculiar para saber exatamente onde e como escolher os elementos que irão compor seu lar. O cliente em questão, dono desta residência, sabia exatamente o que queria ao procurar o arquiteto Jayme Bernardo. A principal solicitação era uma casa ideal para receber filhos, netos e amigos; uma casa que representasse a importância dada à continuidade da família. “Tanto que, recentemente, foram plantadas cinco mudas de Araucária, gentilmente doadas pela Escola de Florestas da UFPR”, salienta Jayme Bernardo. De acordo com o profissional, o morador prima pela qualidade aliada ao conforto, sabendo muito bem reconhecer e diferenciar o que lhe trará satisfação no conforto de seu lar. Com um projeto de interiores detalhado, que não deixa nada a desejar a nenhum décor europeu, esta residência promoveu a satisfação pessoal do cliente, bem como do arquiteto. Com desenho do arquiteto Jayme Bernardo, a porta principal remete a uma leitura da arquitetura inglesa. Suntuosa e de grandes proporções, ela inspira requinte e conversa com a arquitetura original da casa. Ao adentrar no hall, o pé direito duplo evidencia a imponência do projeto. As boiseiries nas paredes e o desenho do piso em mármore travertino e nero portoro com frisos de aço inox, compõem uma espécie de galeria. O arquiteto ainda complementou o espaço com lustres e arandelas de cristal de desenho leve. “Estas peças adornam o hall dentro de uma composição em que a paleta de cores, em tons claros, contrasta com o desenho do mobiliário clássico, do acervo do proprietário”, explica. No living, a lareira se destaca por suas proporções e desenho exclusivo do arquiteto. Revestida em mármore travertino com detalhes em mármore nero portoro, ela revela a personalidade do espaço junto com a mescla de cores e texturas dos tecidos que vestem sofás e poltronas. Ao lado, o lavabo se comunica com o hall de entrada pelo desenho do piso. Para o lavabo, folha de ouro e espelhos revestem as paredes, mas o espelho Venezziano sobre a bancada é o destaque deste espaço.

33


projetos

Paralelamente, a parede principal da sala de jantar leva boiseiries em gesso e é valorizada por uma coleção de gravuras. “Utilizei também espelhos para criar a sensação de amplitude e agregar valor à arquitetura deste ambiente”, justifica Jayme Bernardo. Neste local destinado às refeições da família, os tons de preto e dourado reinam em absoluto, proporcionando mais requinte e elegância ao espaço. Em uma passada rápida pelo estar íntimo revelam-se as peças do acervo pessoal do proprietário, as quais foram repaginadas através da substituição de tecidos. Uma estante com desenho do arquiteto reúne os equipamentos destinados ao home theater. A residência conta ainda com espaço gourmet e sala de refeições. Articulado como o ambiente principal da residência, uma vez que os moradores adoram receber convidados, a base deste espaço se dá em tons de beges e marrons. “Compus o Silestone Unsui, utilizado na bancada gourmet e no volume da churrasqueira, com o piso em porcelanato, cujo aspecto remete à madeira rústica, criando assim um espaço despojado e livre de formalidades”, conceitua o arquiteto. Em contrapartida, a cozinha é o ambiente mais clean da casa. Toda em branco, ela possui bancada em ilha que favorece a circulação periférica, garantindo a funcionalidade no dia a dia. Para a adega, Jayme Bernardo desenhou com exclusividade armários para receberem a coleção de vinhos do morador. A iluminação indireta cria um clima intimista e aconchegante para as degustações ali realizadas. Por fim, a área íntima apresenta leveza na paleta de cores escolhidas. Na suíte master, o arquiteto fez uso de espelhos como um recurso para diminuir o peso das peças de mobiliário auxiliar presentes no espaço. “Desta maneira conseguimos criar mais amplitude e fazer com que essas peças se mimetizassem no ambiente”, revela. Seguindo o conceito de qualidade e atenção aos detalhes, o banheiro máster recebeu um tapete de pedra em mármore Breccia Oniciata, com frisos de aço inox, delimitando a área de bancadas onde o tampo leva a mesma pedra. Principais fornecedores Gramarcal, Ton Sur Ton e Wieku.

34


foto: nenad radovanovic

35


places escrit贸rios

escrit贸rios A m b i e n t e s c o r p o ra t i v o s o u d e n t r o d e casa , m a i s c o n h e cidos

como

gan h a m

home

cores,

o ff i c e s ,

c o nc e i t o s

d i f e r e nc i a d o s e e rg o n o m i a

36


Home Office projeto Fotos

Carolina Kist (CAU A48274-9)

Rodrigo Ramirez

Trabalhar em casa é a grande tendência do momento. Este home office, com pouco mais de 5 metros quadrados, está localizado em uma área da casa aberta à circulação, que dá acesso aos dormitórios. Portando, a arquiteta Carolina Kist o deixou acolhedor, organizado e funcional. Projetado para um empresário, o home office segue uma linha contemporânea, cujos móveis possuem traços retos e cores neutras. Materiais como o MDF cobre metalizado e espelhos de cor bronze criam uma composição harmônica no espaço, junto com os ripados de madeira de diferentes tamanhos. A arquiteta projetou o mobiliário respeitando a ergonomia e a funcionalidade que este tipo de ambiente exige. O espaço da bancada de trabalho foi colocado na altura ideal para que o topo da tela do monitor ficasse ao nível dos olhos. Todo espaço abaixo da área de trabalho foi desobstruído para que o usuário pudesse se sentar confortavelmente. E, por fim, foi escolhida uma cadeira específica para escritório com design arrojado, extremamente confortável e ajustável.

37


places escritórios

Sala da diretoria projeto

Nilson Müller Filho (CAU A72562-5) Kátia Gebur Müller (CREA PR – 112653/TD)

Um jovem advogado ganhou um espaço funcional e confortável para realizar suas atividades diárias. Em 27 metros quadrados, o arquiteto Nilson Müller Filho e a designer Kátia Gebur Müller propuseram uma sala contemporânea, que preza pela simplicidade, mas ao mesmo tempo denota sofisticação. Os profissionais escolheram uma linha de mobiliário corporativo ergonômico que se preocupa com o bem-estar do profissional, o qual passa boa parte do seu tempo dentro do ambiente de trabalho. O mobiliário é liso, limpo e marcado por formas geométricas. Móveis e estofados nos tons de preto, branco e outras cores neutras trazem sobriedade ao ambiente. As demais peças são simples e organizadas, sem curvas ou excessos de detalhes. No piso, Nilson e Kátia utilizaram carpetes em placa, para deixar o local mais confortável térmica e acusticamente. A iluminação funcional e cênica permite a criação de vários cenários na sala diretiva.

38


Decoração despretensiosa projeto Fotos

Renata McCartney

Studio Gaea

Uma agência de viagens contratou a designer de interiores Renata McCartney para reformar os 80 metros quadrados de seu escritório, porém o projeto deveria ser inovador, sem elementos óbvios que remetessem ao ramo de atuação da empresa. Assim, Renata trouxe o charme europeu utilizando elementos customizados, texturas, tecidos aconchegantes, cores e detalhes que criam vivências nos ambientes. O projeto é composto por contrastes que estão sempre em equilíbrio. De um lado, o rústico dos tijolinhos, o cimento queimado, os pendentes industriais, a madeira de demolição e as peças de ferro. Em meio a tudo isso, aparecem as luminárias de sobrepor de tecido, o mobiliário contemporâneo projetado pela designer, as cadeiras de design e todos os pequenos detalhes decorativos, criados especialmente para a agência. Como o local possui boa iluminação natural, a profissional optou por trabalhar a luz amarela, deixando o ambiente ainda mais convidativo.

39


places escritórios

Extensão do consultório projeto

Fotos

Elaine Baggio (CREA 94927/D PR) Fernanda Bit tencourt

(CAU 69276-0)

Nenad Radovanovic

O cliente deste projeto é médico e queria um espaço para poder estudar em casa com liberdade e tranquilidade. Para não deixar o ambiente monótono e cansativo, a engenheira Elaine Baggio e a arquiteta Fernanda Bittencourt apostaram em uma decoração moderna para os 10 metros quadrados disponíveis. A praticidade e simplicidade são características marcantes do projeto, o qual é extremamente clean, sem excessos de objetos decorativos. Os móveis foram posicionados com base em linhas retas, paralelas e perpendiculares, criando uma harmonia geométrica. O conforto fica por conta da lounge Chair Ottoman de Charles e Ray Eames. Em termos de iluminação, o teto foi rebaixado e lavado por um rebatedor com luz indireta, iluminando o ambiente para leitura e trabalho. Fita de LED, como iluminação indireta, foi instalada abaixo da prateleira para trazer funcionalidade à bancada. O papel de parede fotográfico, com uma imagem de São Francisco, reveste uma das paredes e dá profundidade ao escritório.

40


41


places clínicas

clínicas L o ca i s

de

gran d e

fl u x o

p r e c i sa m

ser

c o nf o r t áv e i s ,

p r át i c o s

e

d e m o cr á t i c o s

q u an d o s e t ra t a d e d e c o ra ç ã o . E q u i l í br i o é a p alav ra - c h av e p ara e s t e s a m b i e n t e s

42


Conforto necessário projeto Fotos

Suelen Parizot to

(CAU A61437-8)

Nenad Radovanovic

O projeto arquitetônico e de interiores desta clínica ortopédica teve como centro de atenção o paciente. A principal consideração da arquiteta Suelen Parizotto foi desenvolver um layout prático, seguro e confortável ao público. Uma das necessidades da clínica era comportar pelo menos seis pessoas na recepção de forma cômoda, já que elas, em sua maioria, possuem idade avançada. Outro detalhe foi a não utilização de mesa entre médico e paciente, possibilitando uma melhor interação entre eles. No projeto, a arquiteta utilizou materiais nobres, como a madeira e a pedra natural, sendo que o piso recebeu porcelanato marmorizado, um revestimento elegante e de fácil manutenção e limpeza. Nas paredes foram aplicadas lâminas naturais de madeira, as quais aquecem e trazem aconchego. Em 64 metros quadrados, Suelen Parizotto abusou dos tons neutros e claros, além de uma iluminação pontual que, além de funcional, conferiu sofisticação ao projeto.

43


places clínicas

Dualidade harmônica projeto

Fotos

Carla Gil Heller (ABD 6167) Fernanda Gil Heller (CAU/PR A68810-0)

Nenad Radovanovic

Um casal de médicos procurou a dupla Carla e Fernanda Gil Heller, designer e arquiteta, respectivamente, para a reforma da clínica onde ambos atuam, a qual conta com cerca de 90 metros quadrados. As profissionais optaram por deixar as duas salas com características bem distintas, mostrando através do estilo e das cores características genuinamente femininas e masculinas. Para ele, mobiliário contemporâneo com linhas retas. Para ela, um pouco mais de volumetria e movimento nos móveis. Nas duas salas foram utilizadas cores neutras para que os objetos pudessem se destacar, escolha que torna o ambiente mais versátil em termos de decoração. Em uma das salas o preto é o pano de fundo, com toques de amarelo e prata. Os pendentes acompanham a cartela de cores eleita em cada sala, oferecendo uma iluminação pontual sobre a mesa dos médicos.

44


Praticidade no dia a dia projeto

Aline Dantas

(CAU/BR 64724-1)

A proposta arquitetônica para esta clínica de oftalmologia teve como premissa inicial o conforto e a funcionalidade. O objetivo da arquiteta Aline Dantas foi proporcionar aos pacientes, médicos e funcionários um ambiente agradável e que, em paralelo, atendesse as exigências estruturais para a realização das tarefas do cotidiano da clínica. O uso de móveis planejados trouxe praticidade e fino acabamento, garantindo a funcionalidade e a estética que um trabalho de arquitetura na área da saúde exige. Em 350 metros quadrados percebe-se uma decoração contemporânea e clean, com a presença de materiais nobres, como vidro, inox, piso de porcelanato polido e das cores pastéis. A iluminação é indireta e pontual, porém a recepção surpreende os pacientes com o “céu estrelado”, no intuito de tornar a espera mais aconchegante.

45


places clínicas

Objetividade visual projeto Fotos

Fernanda Rocha Loures Jung (CAU A36118-6)

Ronaldo Ronan Rufino

Ao chegar à recepção, o visitante tem a impressão de estar mesmo em uma clínica, pois as cores do ambiente, bem como seu layout, passam uma sensação de bem-estar e saúde. O projeto em questão, assinado pela arquiteta Fernanda Jung, foi concebido para uma empresa do segmento odontológico, por isso seu aspecto clean e funcional. As cores sóbrias em tons de cinza, branco e preto trazem atemporalidade e, apenas na recepção, dividem espaço com o roxo, cor do logo da empresa. Fernanda Jung apostou no estilo contemporâneo, marcando este projeto com linhas retas, móveis modernos e escuros, iluminação indireta e uma decoração mais masculina. As luzes embutidas em dicroicas de LED foram direcionadas para os painéis em laca cinza, efeito que trouxe um ar intimista à sala; enquanto a fita de LED embutida no gesso possui uma função mais técnica de conforto visual.

46


47


places lavabos

lavabos Os

novos

queridinhos

da

casa t ĂŞ m s e a p r e s e n t a d o d e forma

o u sa d a .

Cada

q u al

c o m s u as p ar t i c u lar i d a d e s

48


Charme inglês projeto Fotos

Renata Rosa Sguario

(CAU A75504-4)

Rodrigo Ramirez

A Inglaterra serviu de inspiração para a arquiteta Renata Sguario na elaboração deste lavabo, já que os moradores – um casal – têm adoração pelo local. A temática do projeto é percebida pela sofisticação do preto e branco em contraste com o vermelho, característico do país, que aparece nos quadros colocados estrategicamente sobre os espelhos. A moldura dos quadros e os painéis em madeira preta, além do papel de parede listrado em preto e branco compõem perfeitamente com os espelhos que trazem leveza e amplitude ao ambiente. Outro ponto de destaque é o nicho iluminado abaixo da bancada em granito preto São Gabriel. A vegetação verde ali colocada proporcionou um charme a mais ao lavabo. Em 2 metros quadrados a arquiteta mostrou que o lavabo não precisa seguir o mesmo conceito da residência, podendo ser uma surpresa positiva para os visitantes.

49


places lavabos

Decoração compacta projeto

Fotos

Fátima Regina de Fraga Balan Odair Rein

(ABD 15011)

Nenad Radovanovic

Um lavabo precisa apresentar uma proposta de decoração compatível com o espaço disponível, sem deixar que o fator tamanho interfira na personalidade do projeto. Seguindo esta premissa, os designers Fátima Balan e Odair Rein criaram um lavabo bem contemporâneo em apenas 1,75 metros quadrados. A ideia foi dar amplitude ao local utilizando espelhos, cores e materiais que contribuíssem para a sensação de espaço. Os profissionais apostaram em uma palheta de cores neutras com uso pontual do amarelo na cuba de apoio, destacando a bancada espelhada. Os revestimentos especificados têm uma proximidade de tons, mas com texturas diferentes. O piso é em porcelanato com rodapé em madeira branco; já nas paredes foram usados azulejos pérola branco mosaico e papel de parede. A iluminação foi prevista para valorizar as diversas texturas dos acabamentos. O pendente em cristal na lateral transmite elegância, valorizando os espelhos quadrados posicionados em diagonal.

50


Lavabo clássico projeto

Foto

Erika Fukunishi (CAU A67408-7) Thalita Miyawaki (CAU A53912-0)

Nenad Radovanovic

Como o lavabo não é o ambiente mais utilizado pelos moradores, mas sim pelos visitantes, é possível ousar e impactar, assim não há perigo de enjoar da decoração. Neste caso, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki atenderam o pedido da cliente, projetando um ambiente clássico e glamouroso. Medindo 2,16 metros quadrados, este lavabo é composto por detalhes – típico do estilo solicitado pela moradora. Muita cor de ouro traduz a riqueza do clássico e remete ao luxo da época, por isso, foram utilizados cortina com varão e ilhós dourados. Acabamento do teto em gesso, espelho com moldura trabalhada e papel de parede dourado fazem o arremate superior. Nas paredes, as arquitetas usaram papel de parede e porcelanato verde turquesa, o qual traz a sensação de limpeza e pureza ao lavabo. Além disso, a pedra turquesa vem sendo empregada como matéria-prima na fabricação de joias e ornamentos de luxo, por isso a justificativa de seu uso no lavabo.

linha contemporânea projeto Foto

Manu Cancela

Marcelo Stammer

Seguindo a proposta da residência contemporânea em que vive, o cliente da designer de interiores Manu Cancela solicitou um projeto de lavabo na mesma linha. Traços retos, materiais modernos e um aspecto clean compõem o ambiente de 6,25 metros quadrados. A profissional trabalhou dentro da cartela de tons beges e marrons, com formas limpas em todos os elementos. A cuba e o tampo são feitos de mármore travertino bruto retroiluminado por fita de LED, escolha que criou uma unidade de design entre ambos. O papel de parede cobre emborrachado lembra metal envelhecido e compõe com o porcelanato do piso, o qual remete ao mármore bruto, com textura e furinhos iguais aos da pedra natural.

51


vitrine

Série Sinuosas

A escultura assinada pelo artista plástico Glenn Hamilthon é feita em aço carbono com acabamento em esmalte PU. Suas dimensões aproximadas são 15x75x35 cm. Quanto: R$1.189 / Onde: Riera Sis

Papel de parede

Com arabescos e tonalidades neutras, o papel de parede vinílico da coleção Hudson é uma boa escolha para dar um toque clássico na decoração. Quanto: R$160 o metro Onde: Attuale Decorações

Ônix Ouro Mel

Ônix é uma pedra de extrema beleza e elegância. Classificada como semipreciosa, sua principal característica é a transparência. Aplicadas com luz no verso, traz um efeito magnífico e exclusivo a qualquer ambiente, especialmente nesta nova cor ouro mel. Onde: Gramarcal

Sofá Unique

Composto por curvas e retas harmoniosas, o sofá Unique possui uma base longilínea que reforça sua elegância. O ponto forte do móvel é possuir o conforto e a flexibilidade de um sofá retrátil, mas ter a personalidade e leveza de um sofá de living. Quanto: a partir de R$ 6.562,70 Onde: Ton Sur Ton

52

Silestone

Esse revestimento é fabricado em 94% de quartzo natural. Com proteção bacteriostática, ele tem propriedades únicas em nível de higiene. É ideal para bancadas de cozinha e banheiros, pois possui baixo nível de absorção e resistência a manchas e riscos. Onde: Segóvia


53


vitrine

Luminária Flora Com design do carioca Zanini de Zanine para a Slamp, esta luminária é inspirada na flor tropical Monstera. A peça possui três opções de cores: ouro, prata e cobre. Onde: Grey House Iluminação

Estofado New

Piso revestido

Carpete customizado da Beaulieu, com até quatro cores. O produto faz parte da coleção Colortuft. Quanto: a partir de R$125/m² Onde: Pedroso O Rei dos Tapetes

Mobiliário Amplify A linha Amplify oferece superfícies de trabalho modulares com diversas possibilidades de organização. Onde: Tecnoflex

54

Com percintas elásticas, almofadas soltas no encosto e pés em alumínio, o sofá New esbanja modernidade. Produzido com madeira reflorestada, oferece estrutura firme e resistente. Quanto: R$4.990 Onde: Ideatto Móveis

Abajur de chão

Produzido em madeira maciça com pintura em laca preta, esse modelo de abajur pode ter cúpula personalizada com tecido à escolha do cliente. Quanto: R$2.990 Onde: Adornié Ambientes


55


vitrine

Granito Café Imperial

O Granito Café Imperial é um dos granitos mais usados em tampos de cozinhas por sua coloração e textura. A execução com acabamento perfeito, em 1/2 esquadria, é uma das marcas registradas da Studio Carrara Mármores e Granitos.

Pastilhas de pedra, vidro e metal Revestimentos diferenciados, elaborados em pedra, vidro ou metal. Opções com relevo e camada de gloss. Tamanho aproximado das placas 30x30 cm. Quanto: a partir de R$70 por peça Onde: Pastilhart Revestimentos

Toalheiro elétrico

Produto produzido em aço inox 304, ultrarresistente à corrosão e de alta durabilidade. Com design exclusivo, é dimensionado para ter a maior eficiência possível com o menor consumo de energia. Modelos disponíveis em diversas medidas com potências que variam de 70W a 140W. Quanto: a partir de R$ 1.200 Onde: Tech House Climatização e Automação

Portas de correr

Desenvolvida para grandes vãos, a linha de portas de correr Max Slider comporta uma altura de até 4,50 metros. Além disso, apresenta união soldável que oferece 50% a mais de área de soldagem, fazendo com que os perfis sejam mais resistentes e ideais para grandes extensões e possam ser aplicados, inclusive, em áreas que sofrem com a ação do vento. Onde: Weiku do Brasil

Construção e luxo

A Construtora Baggio vem a cada ano ampliando seu time de arquitetos renomados e oferecendo aos seus clientes os melhores projetos em casas de alto padrão. Um dos exemplos é a nova obra que está sendo executada no bairro Alphaville, em Pinhas (PR). O projeto é da renomada arquiteta Carla Kiss, profissional com mais de 18 anos de mercado e que tem ampla experiência em arquitetura de interiores, arquitetônica, decoração e paisagismo.

56


57


vitrine

Dekton

O Dekton é uma mistura sofisticada das matérias-primas utilizadas na fabricação de vidro, porcelana de última geração e aglomerados de quartzo. Esta superfície ultracompacta é extremamente resistente a riscos, manchas, elevadas temperaturas, abrasão e raios UV. O material possui todas estas características, além de uma perfeita estabilidade dimensional de cor. Onde: Euromax Mármores

Rolos Eleganza

A persiana modelo rolô da linha Eleganza é extremamente versátil, pois pode ser personalizada. O bando e a base podem receber customizações e se diferenciarem do tecido da persiana. Além disso, o modelo apresenta tecnologia em seus componentes. Seus comandos mais resistentes permitem maiores dimensionamentos e os mecanismos com molas internas atuam na redução do peso do acionamento. Onde: Sunshine Persianas

Composição de tecidos

Linhos, sedas, sarjas, couros e algodões têm ganhado estampas exclusivas, lavagens especiais e aplicações artesanais. Vale investir em composições de cores e estampas para deixar sua casa ainda mais bonita. Onde: Contemporânea Cortinas

Protetor de estofados

Desenvolvido com matérias-primas nobres, o protetor de superfície funciona como um repelente de sujeiras em tecidos. Ele age envolvendo individualmente as fibras do tecido, formando uma barreira molecular e impedindo que as manchas secas ou úmidas, à base d’água ou óleo, se fixem nas fibras, facilitando a remoção das mesmas. Onde: Premyer Impermeabilização de Tecidos

Reformas e construções

Atuando no mercado de construção civil há mais de oito anos, a Construtora Plano Forte especializou-se no segmento de reformas e execução de obras exclusivas prediais, industriais e residenciais. A carência de mão de obra qualificada fez a empresa investir no treinamento de seus funcionários e busca de parcerias com arquitetos e fornecedores da construção civil comprometidos com atendimento e qualidade. A entrega da obra dentro do preço estimado e prazo previsto confirma o respeito da empresa com o cliente.

58


59


vitrine

Conjunto de cuba e vaso

A aparência clean, sem emendas ou parafusos, deste conjunto de cuba pedestal e vaso, confere leveza e sofisticação às peças da linha australiana Aosman. Além da beleza e características como resistência e impermeabilidade, o conjunto possui alta tecnologia no design interno, tornando o sistema de esgoto do vaso muito mais eficiente. Quanto: R$2.837,90 cuba e R$3.189,90 vaso Onde: Harmony

Churrasqueira premium

Com sistema premium de espetos giratórios de embutir no fundo da churrasqueira, esse modelo possui grelha elevatória com acionamento elétrico. A churrasqueira é toda revestida em granito preto São Gabriel e possui lateral em vidro temperado. Canaletas de fundo e barras em aço inox escovado complementam a sofisticação do produto. Onde: Arte Grill

Stone Castle

Inspirado nas pedras naturais dos castelos
do Reino Unido, o porcelanato Stone Castle se destaca
pela textura, relevo e variação entre as peças. Ideal para revestimentos internos e externos de projetos que querem aliar a beleza das pedras naturais à praticidade do porcelanato. Onde: Portobello Shop Água Verde

Novos revestimentos

A Marmi Unici Greige é uma seleção de mármores únicos e raros em cortes longilíneos, equalizados em diferentes propostas cromáticas. Assim como réguas de madeira, os formatos alongados de mármore dão um aspecto contemporâneo ao material. Já a linha Ecowood 2.0 reproduz a madeira de demolição no porcelanato, com perfeita reprodução de relevos, tonalidades e desenhos dos veios da madeira. Onde: Portobello Shop Batel

60


61


circuito

Ergonomia no ambiente corporativo Foto

nenad radovanovic

A

o compor um projeto comercial, em primeiro lugar vem a ergonomia. Móveis nas medidas adequadas, acessórios para facilitar a organização e materiais e acabamentos que protejam a saúde física e mental do colaborador são fundamentais. Atuando juntos desde 2011, os arquitetos Alexandre Mandarino e Angelica Pecego visitaram a loja Cequipel, de mobiliário corporativo, e conheceram a plataforma de trabalho da linha Wood Steel que se adequa com facilidade a espaços empresariais, tipo open plan. “Usaríamos este móvel em um ambiente amplo, aberto, no qual houvesse a necessidade de interação e acomodação de vários funcionários com atividades correlatas”, afirma Angelica. Para os arquitetos, móveis tipo ilha, como este, organizam setores de uma empresa. “Por se tratar de um móvel de cor neutra (madeira), oferece mais possibilidades de utilização de cores e texturas na ambientação”, completa Alexandre. A principal característica da plataforma é a estrutura metálica reforçada que oferece liberdade para o trânsito e organização do cabeamento, do piso aos equipamentos, além das calhas basculantes que permitem o acesso fácil aos leitos, tomadas elétricas e conectores de rede e telefonia. Nessa opção, as divisórias em vidro colorido branco se destacam no MDP Amadeirado Noce Verona do tampo e dos gaveteiros volantes, com o detalhe em MDP Ovo e os puxadores Prata Alumínio. Uma opção descontraída, leve e agradável.

62


63


circuito

mesa da diretoria Foto

nenad radovanovic

A

relação entre o espaço e o número de pessoas é uma variável importante na equação de um projeto de interiores. Em um ambiente corporativo, por exemplo, é preciso analisar o tamanho das salas e quantas pessoas irão ocupar aquele espaço para dispor o mobiliário de forma correta. No caso de uma sala diretiva, as possibilidades de composição são maiores, inclusive decorativas, pois geralmente ela é ocupada por uma ou duas pessoas. Os designers de interiores Claudiney Simião e Josiane Castilho estiveram na loja Funcional e escolheram esta mesa diretiva para ilustrar como inserir design dentro do escritório. “A mistura do madeirado com o preto torna a mesa sofisticada e marcante, digna de ser utilizada por um diretor de empresas”, observa Claudiney. Por ter uma base neutra, Josiane sugere utilizá-la dividindo espaço com peças de design, como cadeiras, aparadores e poltronas. “A composição permite também o uso de papéis de parede e cores para agregar valor ao ambiente”, comenta Josiane. Outra vantagem da mesa diretiva da Funcional é o gerenciamento de cabos por meio de calhas e tampas removíveis, as quais escondem a fiação, tomadas elétricas e aberturas para instalação de conectores. O detalhe do tampo em couro branco, preto ou marrom e os acabamentos frontais em alumínio polido complementam a imponência da mesa.

64


65


circuito

Praticidade no trabalho Foto

nenad radovanovic

A

o projetar um escritório, o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande observam a quantidade de funcionários e a tarefa a ser exercida no local, adequando assim a questão da circulação nos ambientes, bem como o conforto térmico e acústico. De estilo atual, os profissionais são pautados por linhas contemporâneas, com produtos e acabamentos que sejam de fácil higienização, resistentes e de durabilidade maior, devido à grande utilização dos espaços comerciais e intensa movimentação dos ocupantes. No âmbito comercial, atualmente a dupla está engajada em projetos de clínicas, complexos médicos e odontológicos. Para este perfil de projeto, na área de saúde, Luiz e Daniel gostam de apostar na versatilidade. Um conjunto de mobiliário da Evviva Curitiba representa bem essa proposta. “A mesa, por exemplo, pode ser usada tanto na sala da diretoria como em salas de reuniões. É um produto versátil, que pode ser produzido de forma personalizada, tanto com relação às medidas como em acabamentos, dispondo de uma gama que vai desde laminados até pintura automotiva”, comenta Daniel. Além da mesa e das cadeiras com design limpo e atemporal, o painel de apresentação é uma facilidade no dia a dia. Ele possui uma televisão embutida que se integra de forma simétrica à composição de painéis menores, formando a percepção do todo com linhas retas e design contemporâneo. Através dele é possível utilizar toda a tecnologia sem exposição de cabos, com uma perspectiva favorável a apresentações e uso da tela para reuniões, utilizando também os recursos de wireless.

66


67


circuito

Reunião em grande estilo Foto

nenad radovanovic

N

a hora de projetar um office, o primordial é a avaliação da utilização do local e da sua funcionalidade. Com isso, o layout poderá ficar mais confortável e ergonômico para o usuário. As designers de interiores Janaína Marques e Jennyfer Gotardo projetam ambientes comerciais e corporativos dentro desta concepção, sempre atendendo o estilo solicitado pelo cliente. A dupla elegeu essa composição de móveis, com mesa e cadeiras, na loja Inove para montar uma sala de reuniões. As linhas retas e funcionais agradaram as profissionais, pois formam um ambiente neutro e aconchegante, podendo compor com uma área de bancada e um multimídia de apoio. “A mesa Benice e as cadeiras EA 219 e Prisma são facilmente incluídas tanto em uma sala de reuniões de um escritório de advocacia, por exemplo, como em uma sala residencial mudando a cadeira da ponta”, observam. As cadeiras Prisma, na lateral da mesa, são giratórias, com pés em metal e possuem estofado personalizável em diferentes cores e texturas de tecido. Uma peça versátil em qualquer ambiente. A mesa Benice pode ser quadrada ou retangular com tampo todo em madeira, ou em madeira com sobreposição de espelho, laca ou vidro pintado. Na ponta, a cadeira EA 219, criada em 1969 por Charles e Ray Eames, um clássico!

68


69


feiras e eventos

1ª Mostra Artesanal

Mais

Profissionais de 21 escritórios assinam ambientes que remetem ao dia a dia das pessoas Foto

C

om o tema “Os Melhores Momentos do Dia”, a 1ª Mostra Artesanal Mais, inaugurada em setembro, conta com curadoria e novo layout assinados pelo arquiteto Dalton Vidotti, além dos 21 ambientes repaginados por escritórios renomados de Curitiba. Idealizado pelos sócios-proprietários, o casal Luiz Francisco e Joana D’Arc Brugnolo Jacoski, o objetivo da exposição é, além de repaginar a loja, renovar o conceito evidenciando o “Mais” presente na marca. “Mais” sofisticação, “Mais” relacionamentos, “Mais” inovação sem perder o aconchego do “Artesanal”.

nenad radovanovic

Happy Hour do Jornalista por Adriana Collita - decoradora e designer Ambiente criado com inspiração nos jornalistas: pessoas dinâmicas, sempre muito atualizadas, mas também nostálgicas, que preservam os hábitos de leitura. O amarelo Veuve Clicquot foi escolhido para descontrair, estimular, aumentar a criatividade, despertar e encher de otimismo quem acaba de sair do trabalho.

Casa do Lago por Andréa Benthien - arquiteta As salas de estar e jantar com toque rústico receberam fibra sintética e madeira de demolição de forma muito sofisticada. O uso do ferro em elementos decorativos e a aplicação do papel de parede remetem à ideia de uma casa no lago. A sala possui uma tela que reflete a água, trazendo um pouco da natureza para dentro de casa e os tons são repetidos nos tecidos escolhidos para as almofadas que compõem o ambiente.

Sala de Almoço e Sollarium por Bender Arquitetura - arquitetos O projeto busca fugir da arquitetura atual, mostrar o lado mais rudimentar da arquitetura de interiores, algo que se distancia um pouco da cultura curitibana. Aliando funcionalidade à estética, o ambiente utiliza a madeira de diversas formas, seja nos móveis, lustres ou na mesa feita a partir de madeira de demolição. O tapete bem colorido e os adornos nas prateleiras “vestem” o jantar. Nas escadas, um espaço neutro de passagem valoriza o pé direito e a comunicação entre o térreo e o segundo pavimento.

Sala Café da Manhã por Caroline Bollmann - arquiteta O destaque principal do projeto é o tom verde que aparece tanto na parede do hall de entrada como nas peças decorativas e na releitura da cômoda clássica. A simetria do projeto que enquadra a mesa de jantar juntamente com o buffet deixa o espaço bem organizado. A estante com nichos decorativos, as louças e objetos com o tema de pássaros refletem a proposta da Sala Café da Manhã.

70


Relax Time por Cindy Maia - arquiteta O ambiente foi idealizado para uma pessoa viciada em viagens. O espaço foi pensado para ser relaxante e divertido, mantendo um ar moderno com um requinte rústico. As cores fortes trazem vida e os objetos decorativos remetem ao tema, como as malas, baús e o mini container utilizado como mesa lateral. As cortinas de veludo, o tapete e a chaise arrematam o requinte e aconchego do projeto.

Estar da Noite por Clarice Volpi e Simone Volpi - arquitetas Um espaço aconchegante para proporcionar o descanso, mas que possui, ao mesmo tempo, um toque de sofisticação. Materiais como o couro levam o conforto e o veludo e cristais conferem elegância. A utilização de painéis e nichos para uma composição de objetos complementam o projeto e dão o toque de aconchego em um espaço atemporal e sofisticado.

Estar Happy Hour por Claudia Romano - arquiteta Um ambiente para receber os amigos, brindar a vida, saborear um licor. A ideia foi transmitir aconchego e funcionalidade. A cor cinza traz a sobriedade que o estar pede, a madeira garante aconchego e o tijolo “quebra” o clima, dando um toque de descontração. O resultado é um cômodo sofisticado e acolhedor.

Home Office por Dora Peixoto - arquiteta Um espaço dedicado para trabalho e leitura, o Home Office possui mobiliário que une os estilos clássico e contemporâneo, elegante e moderno ao mesmo tempo. A mistura de materiais como madeira, vidro, tecido e fibras naturais confere movimento ao ambiente.

Hall e Lavabos por Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki - arquitetas Por se tratar de um hall do antigo paiol, o ambiente rústico foi preservado, com toques de modernidade, criando um espaço contemporâneo. O jogo de contrastes entre a atmosfera campestre e o egocentrismo urbano se mescla no ambiente, com o uso de objetos de decoração rústicos e a permanência dos revestimentos existentes em composição com os espelhos, as cores vibrantes e o lustre imponente.

71


feiras e eventos

Sala de Jantar por Gisele Busmayer e Carolina Reis - designer de interiores e técnica em arquitetura O ambiente Sala de Jantar possui um conceito contemporâneo com detalhes elegantes e clássicos. As cores predominantes são neutras para dar a sensação de leveza. A novidade é o painel recortado a laser em dois níveis diferentes.

Lanche da Tarde na Primavera por Gislaine Tourinho - arquiteta O ambiente, como o nome sugere, foi inspirado nas tardes de primavera, motivos florais e pássaros. Possui como cores predominantes tons em azul e off-white e utiliza a leveza das cortinas em linho e o conforto das capas nas cadeiras. O uso de fibras naturais, madeira, linho e algodão trazem conforto e requinte ao ambiente. Como diz Clarice Lispector: “Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores”.

Estar da Leitura por Isabela Pilagallo - arquiteta O projeto de interiores foi desenvolvido baseado no mobiliário despojado e elegante da loja Artesanal Mais, misturando o estilo rústico da madeira, o moderno dos espelhos e o clássico do mobiliário e objetos de decoração. Com cores fortes para esquentar o clima invernal, o espaço visa o aconchego típico das salas de leitura europeias, onde o conhecimento consiste em construir um ambiente para difundir cultura e desenvolvimento intelectual.

Praia por Luciana Glock Gusso - arquiteta A proposta do espaço é um grande living para área externa com layout descontraído e integrado. O ambiente tem a cor do mar como principal referência. Os tons de azul estão presentes em diferentes estampas geométricas que contrastam com branco e cobre. O mobiliário contemporâneo da Green House é apresentado em harmonia com peças de madeira de demolição e cerâmica bronze metalizada.

Piscina por Marina Canhadas e Sabina Bottarelli - arquitetas O ambiente foi todo pensado em função do tema proposto: piscina. Alguns mobiliários foram essenciais, como o ombrelone, o piso de deck de madeira que remete muito a uma superfície molhada antiderrapante e com aspecto natural, as espreguiçadeiras, bem como uma área de estar bem refrescante e aconchegante. As cores de destaque são o branco, presentes no mobiliário da linha Napoli, e detalhes complementares em marsala, cor Pantone do ano.

Chá das Cinco por Rafaella Busatto - arquiteta O ambiente foi inspirado na Inglaterra e retoma os conceitos mais clássicos referentes à tradição do “Chá das Cinco”. O mobiliário em tons mais neutros e sóbrios contrasta com os objetos de decoração nas cores predominantemente dourado e azul. A sofisticação do espaço retrata um antigo costume que até hoje é realizado: tomar um chá no meio da tarde, com menos ou mais formalidade.

72


Casa de Campo

por Raquel Frizzas e Camila Frizzas - designers de interiores

O ambiente faz um mix de móveis em fibra e madeira, misturando o rústico com o moderno. As cores utilizadas foram predominantemente escuras, como o preto e tons amadeirados, em conjunto com alguns objetos decorativos em tonalidades contrastantes. Um lugar perfeito para relaxar.

Espaço Confraria por Renata Sguario - arquiteta O ambiente é ideal para uma residência ou até um charmoso haras. É repleto de detalhes que tornam o local aconchegante, o qual faz toda a diferença na experiência de saborear um delicioso vinho! Os móveis e objetos da Artesanal Mais foram essenciais para a concretização do ambiente de forma única.

Home Theater por Sabrina Paciornik e Salete Borba - arquiteta e designer de interiores Características inspiradas pelo tema “Estar da Noite” serviram como ponto de partida para a criação do projeto. As texturas foram exploradas de forma intensa. Painéis treliçados conferem privacidade sem tirar a integração com os demais espaços. Os tons neutros com leves toques de cor e o uso estratégico de vegetação complementam e criam o desfecho ideal para um ambiente sofisticado e acolhedor.

Estar da Tarde por Suelen Parizotto - arquiteta A ideia é imaginar o espaço como uma sala de estar e varanda integrados. O projeto prioriza o bem-estar e a integração da natureza com o interior do ambiente. O estar utiliza além do mobiliário externo, possui móveis sofisticados, com tecidos e materiais nobres, como o inox. A mistura de elementos como vidro, madeira e inox, cria um contraste necessário para um projeto com conforto e sofisticação.

Almoço na Cantina por Viviane Tabalipa - arquiteta O ponto de partida deste projeto foi buscado nos ares das cantinas italianas. Anteriormente, o espaço foi uma cozinha e, ao reformá-la, o proprietário manteve alguns elementos, como o piso em tijolo de demolição e o fogão a lenha. Estes detalhes influenciaram na escolha dos materiais: o lambril amadeirado nas paredes, os móveis em madeira de demolição e a parede na cor Red Wine, da Renner, criando um ambiente rústico porém acolhedor.

Pôr do Sol na Varanda por Wolfgang Schlögel - paisagista A proposta deste projeto foi criar um ambiente com o aconchego de um quintal de casa. O mobiliário escolhido é todo adaptado para resistir às intempéries, com estrutura em alumínio, tecidos e pinturas especiais. O elemento mais forte do espaço é a lareira, que promove a união das pessoas ao seu redor e foi inserida para que todos permaneçam pelo maior período de tempo possível no ambiente. Além disso, há ainda o fato de a loja ter sido uma casa e alguns elementos característicos foram mantidos pelo profissional.

73


feiras e eventos

Décor e tendência Além dos principais lançamentos, a 27ª edição da Craft Design promoveu programação especial com palestras e intervenções artísticas

R

eferência no setor, há 15 anos a Craft Design apresenta ao mercado o melhor da decoração e presentes, reunido em um único espaço. Idealizada pelas empresárias Elaine Landulfo e Daniela Cecchini, a feira funciona como uma vitrine para a geração de novos negócios. Em agosto, 170 expositores participaram da 27ª edição, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com a expertise nesse segmento, um dos principais desafios das idealizadoras foi selecionar empresas e designers nacionais e internacionais, que apresentassem coleções inovadoras e com grande potencial mercadológico. Nesta edição, a feira recebeu 7 mil visitantes. Explorando um universo artístico

de ideias funcionais, surpreendentes e inovadoras, o Espaço + foi destinado a uma nova geração de designers, com diferentes estilos em projetos aguçados, dinâmicos e experimentais. Ao todo, sete expositores fizeram parte deste grupo seleto. Durante os quatro dias da 27ª edição, o grafite foi representado com o trabalho de dois novos talentos das artes plásticas. O projeto Live Painting apresentou um painel de 30m² que recebeu as intervenções artísticas de Gusta Vicentini e Caio Martins (Vidalt). Além do que há de melhor na arte e décor nacional, a pluralidade está no DNA da Craft Design, seja na mescla de novos talentos com nomes consagrados, ou na diversidade dos segmentos e estilos dos produtos.

Farra Art Design Banco Cubo da Cia.Desfiacoco. Material: Aglomerado naval. Medidas: 30x30 cm

Sebrae CE

Luminária Mesa Balloon da Alumiar Design. Material: trançado de cipó poliestireno dublado com tecido impermeável. Medidas: 30x20 cm diâmetro

Leonardo Bueno

Banco Detodos. Material: Banco de madeira imbuia com aço. Medidas: 1,90x0,45x0,40 cm. Inspiração da peça: O banco Detodos vem de uma brincadeira com a leveza onde o bruto também pode ser leve.

Bencafil

Aparador de livro de couro ecológico

Projeto C.R.U.S.H.

Mesa Bistrô Cruzado. Material: MDF. Medidas: 110x60 cm

74

Quarto Amarelo Ateliê

Coleção Gradis. Material: Porcelana e MDF com pintura à mão


75


feiras e eventos

Paralela Gift A feira de design e decoração se notabiliza por ser um painel do que de melhor se produz em design autoral, alta decoração e artesanato contemporâneo no país

A

presentar uma Paralela mais rica e acolhedora foi o objetivo da 28ª edição da Paralela Gift, que aconteceu em agosto no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, reunindo cerca de 80 expositores. Esta edição da feira seguiu fiel ao seu compromisso com a originalidade e criatividade e com sua visão apurada para descobrir novas marcas, designers e produtos inovadores. Como evolução dos padrões de consumo, a Paralela Gift criou setores inspirados nas áreas mais significativas do mercado e conectados com o estilo de vida contemporâneo. Conheça alguns deles:

Casa e Inspirações trouxe a seleção das mais re-

centes produções do design, decoração e presentes, sempre olhando para o futuro, através das técnicas sustentáveis e do uso consciente das matérias-primas. “Um case importante é o trabalho que a Greghi Design vem desenvolvendo nos últimos 6 anos. Com uma bem sucedida parceria com a artista plástica Sonia Menna Barreto, a Greghi introduziu acertadamente na sua coleção os objetos de arte. Já a designer gaúcha Graziela Dias resgatou as famosas gemas brasileiras. Trabalho único de identidade forte”, destaca Marisa Ota, curadora da feira.

Cerâmica de Carolina Peraça

Cerâmica de Carolina Peraça

Design Essencial inspira lojistas

de todo país a apostarem em tendências de sucesso comercial. São produtos que decoram, evocam experiências e também são utilitários. Expositores que transitam entre o design e a arte. Assim como certos objetos atingem a condição de arte, a produção artística pode romper os limites e criar objetos que podem ser úteis. “Um exemplo é o trabalho da surpreendente Carolina Peraça, designer gaúcha que se mudou para Londres em 2007, onde se formou em Ceramic Design na Central Saint Martins College of Art and Design. Carolina se apaixonou pela cerâmica durante o curso de Foundation in Art and Design, na mesma Universidade, que antecedeu seu bacharelado. Durante esse período, percebeu que a cerâmica era a melhor maneira de tangibilizar em formas e objetos seus insights”, conta Marisa Ota.

Estúdios/Novas Marcas era o setor das descobertas e apostas da Paralela, a qual está sempre atenta ao surgimento de marcas e talentos.

Cestaria da Associação Zagaia Amazônia

Artesanato Contemporâneo

mostrou o resultado da interação do olhar do designer com o artesanato brasileiro. A Paralela apresenta exemplos da fusão de um rico acervo da nossa cultura material com um novo olhar visto pelo mercado. Ao mesmo tempo, apresenta exemplos de objetos puros, singulares, proveniente dos grandes mestres artesãos e vistos como objetos de sensibilidade apurada.

76

As esculturas artesanais e com movimento de Andre Wagner e as peças de mobiliário inspiradas em artigos esportivos de Pedro Guglielmi para a Drops Móveis


77


consultoria

Luz como expressão do projeto Valorizar a iluminação nos ambientes residenciais afirma o estilo de decoração proposto, além de destacar objetos e criar cenários especiais por

louise zeni

P

Andréa Benthien (CAU A28560-9) Arquiteta (41) 3029-6889 Av. Cândido de Abreu, 526 - Cj. 306B Centro Cívico – Curitiba (PR) www.triadearquitetura.com.br

Grey House Iluminação (41) 3336-4159 Rua Noel Rosa, 61 Champagnat – Curitiba (PR) www.greyhouse.com.br

78

Fotos

NENAD REDOVANOVIC

ara a execução de um projeto de interiores ser dada como completa, é fundamental um projeto de iluminação paralelo. Espaços que não exploram a luz como uma ferramenta de expressão, acabam não revelando seu potencial estético. A arquiteta Andréa Benthien defende que o luminotécnico ajuda a valorizar certos elementos da composição e cria cenários de luz para diferentes ocasiões de utilização do ambiente, seja para um momento formal ou para o uso diário, por exemplo. “Por este motivo o projeto luminotécnico deve ser planejado com muita antecedência, no início da obra. Assim, ele pode ser pensado com maior detalhamento dos circuitos e executado de forma plena”, afirma Andréa Benthien. Responsável pela reforma de um apartamento com 154 metros quadrados, a arquiteta atendeu a principal solicitação do cliente: integração dos espaços para melhor receber amigos e familiares. Para isso, a profissional eliminou um dos quartos e fechou a sacada, criando uma área social ampla e prática. Segundo a arquiteta, a etapa da iluminação foi muito importante neste projeto. “Com a consultoria da Grey House Iluminação foi possível evidenciar cada espaço projetado. Na verdade, é um espaço único, porém a iluminação acabou gerando cenários variados para a área social”, explica. Sala de estar: Neste ambiente a arquiteta utilizou lâmpadas dicroicas que pontuam o living e fitas de LED atrás do painel na intenção de oferecer conforto visual para a hora do filme. O teto de gesso delimita os espaços para dialogar com a iluminação. Lâmpadas mini dicroicas pontuam os nichos, valorizando os objetos colocados dentro deles. Sala de jantar: Seis pendentes da Mantra foram colocados em repetição na sala de jantar. A proposta de Andréa Benthien foi justamente torná-los um elemento focal neste espaço, pois como a mesa de jantar ficou longe da cristaleira, os pendentes não a deixam passar despercebida. Fechamento da sacada: A porta de acesso à sacada foi eliminada para a criação do espaço da churrasqueira. Uma segunda mesa de jantar menor, de madeira, trouxe mais descontração ao ambiente. Mini dicroicas pontuam a parede que imita pastilha de coco, valorizando o espaço do vinho, a pedido do marido. As banquetas colocadas em frente à bancada selam a proposta de oferecer um local agradável para o bate-papo, enquanto a carne é preparada.


79


publieditorial

marcelo stammer

Novo queridinho da casa Pequenos, discretos, inusitados. Os lavabos ganharam novas roupagens e, em muitos casos, roubam a cena na decoração por

80

louise zeni


rodrigo ramirez

P

ode até ser que antigamente ele passasse despercebido dentro de casa, mas hoje a realidade é outra. Os tradicionais lavabos, antes com aparições tímidas, se tornaram um dos pontos focais durante a elaboração de um projeto de interiores. Este ambiente pequeno, porém de grande funcionalidade, nada mais é que um prolongamento da área social da residência. Portanto, merece atenção na escolha dos itens que irão compô-lo, afinal é um dos espaços mais utilizados pelos visitantes. Por ser uma área bem menos úmida que os banheiros, o lavabo pode ser melhor aproveitado em relação a revestimentos e peças decorativas, por exemplo. Experientes na elaboração de projetos completos de interiores, as designers Liliane Barreiros e Rosangela Pauli têm colocado um olhar diferenciado sob os lavabos que concebem. “Por ser um ambiente de permanência rápida, o lavabo pode até se apresentar de forma mais carregada – a fim de

marcar presença –, porém sempre seguindo a proposta da decoração, como um todo”, justifica Liliane. De acordo com as profissionais, a metragem do lavabo gira em torno de 4 metros quadrados, variando proporcionalmente conforme o tamanho do imóvel. Para não errar, a dica delas é caprichar no uso de espelhos, excelente recurso para ampliar o ambiente. Outra solução é sempre trabalhar com iluminação pontual, como pendentes sobre a bancada ou pontos de luz embutidos no gesso. “Para as luzes embutidas indicamos dicroicas ou mini dicroicas; lustres de sobrepor podem ser em cristal e os pendentes também”, sugere Rosangela. Além disso, é possível ousar quando se trata de revestimentos. Papéis de parede e tecidos valorizam as paredes, enquanto porcelanatos e mármores enobrecem o piso. “Cortinas em seda ou veludo também são bem-vindas e tornam o lavabo mais acolhedor”, acrescenta Liliane. Os clientes de estilo mais moderno podem gostar de cubas

elaboradas ou com válvula oculta (no mesmo material utilizado na bancada) complementada por uma torneira de design. A decoração sugerida pelas profissionais dependerá sempre da personalidade e necessidade do morador. O fato é que todo banheiro bem decorado é sinal de hospitalidade com os visitantes.

Liliane Barreiros (ABD 9561) Rosangela Pauli (ABD 9549)

Tel: (41) 3018-0647 Rua Padre Anchieta, 1691 - cj. 1904 www.duomointeriores.com.br

81


publieditorial

receita de funcionalidade Projetos de cozinhas contemporâneas primam pela facilidade ao usuário através de materiais tecnológicos e layout inteligente por

louise zeni

H

Fotos

nenad radovanovic

ora de pensar na cozinha. Conforto é a palavra de ordem para qualquer projeto, mas em uma cozinha, como aliá-lo à praticidade, facilitando a vida do usuário? A palavra-chave nesse caso é outra: ergonomia. Com os critérios deste estudo científico é possível posicionar corretamente móveis e eletrodomésticos, utilizar uma iluminação técnica de qualidade, além de materiais que contribuam na rotina e movimentação das pessoas dentro da cozinha.

82

Os designers de interiores Claudiney Simião e Josiane Castilho desenvolvem constantemente projetos de cozinhas, tanto para grandes quanto para pequenos espaços. Neste último caso, eles procuram sempre aproveitar a área do ambiente por completo, setorizando os utensílios e os eletrodomésticos. “Também definimos diferentes profundidades para os armários, bem como sua distribuição no espaço. Vale apostar ainda em áreas multifuncionais, onde possam ser executadas várias tarefas”, sugere Claudiney.


Quando se pensa no layout da cozinha, existe um posicionamento correto dos elementos para facilitar o deslocamento do usuário. “Pia, geladeira e fogão devem formar um triângulo de trabalho, sendo que a distância total entre eles não pode ultrapassar 6 metros”, conta Josiane. Os melhores revestimentos para cozinhas são pastilhas com rejunte acrílico, as quais são mais resistentes à umidade e gordura, inox, granitos e silestones. “Revestimentos e tampos não porosos oferecem fácil manutenção e limpeza”, acrescenta o designer. A ergonomia também é garantida por uma iluminação eficiente, a qual precisa ser direta (geral), porém com um reforço na área de cocção. As lâmpadas mais indicadas são as de LED ou fluorescentes, lembrando que o posicionamento das mesmas deve evitar sombras. Cozinha de uma executiva A cliente adora cozinhar, Claudiney Simião, Josiane Castilho e Patricia Fayad, da Interno Design, projetaram uma cozinha em ilha nos 12

metros quadrados de área disponível. De estilo contemporâneo com toque clássico, o projeto privilegia linhas retas com volumetria simétrica. O mobiliário é feito de MDF Carvalho Mezzo mesclado com o MDF alto brilho Spezia para trazer aconchego. O toque de sofisticação fica por conta dos puxadores de alumínio em barra e das portas basculantes em vidro refletivo. A bancada e a pia foram executadas em granito café imperial, mesclando com inox e vidro. Na mesma cartela de cores neutras proposta, o piso de porcelanato nude 60x60 cm e as paredes com pastilhas encerram o efeito visual. Cozinha masculina Projetada para um jornalista, esta cozinha, também de 12 metros quadrados, foi trabalhada dentro de uma proposta americana e estilo contemporâneo. As linhas retas da marcenaria valorizam a mistura do MDF preto com a vivacidade da laca amarela e a nobreza da madeira de demolição, utilizada na bancada de apoio. A composição das cores destaca o tom gra-

fite do revestimento geométrico na parede, bem como os puxadores em barra de alumínio e o granito preto São Gabriel na pia e no rodopia alto. O piso em porcelanato cimentício 60x60 cm complementa o ar contemporâneo e masculino do projeto.

Interno Design

Interiores e Arquitetura

Claudiney Simião Josiane Castilho PATRICIA FAYAD IZABELLe OLIVEIRA

(41) 3206-6462 / 9918-7213 / 9603-8732 Rua Santa Catarina, 65 - sl 805/806 Água Verde – Curitiba (PR)

83


publieditorial

Essência mística Projeto de bar e restaurante inspirado na cultura indo-asiática combina elementos modernos e contemporâneos da cultura ocidental por

84

louise zeni

Fotos

Gerson Lima


H

armonia e equilíbrio são conceitos básicos quando se deseja imprimir o estilo oriental na decoração. Elementos marcantes, integração com a natureza, atmosfera emblemática... A vibração das cores quentes seduz no primeiro olhar e os detalhes meticulosamente dispostos encantam os mais observadores. O simples fato de entrar no Taj Bar e Restaurante, em Curitiba (PR), já leva o visitante a uma viagem transcendental, impulsionada pela presença de plantas, esculturas com a imagem de budas, muita madeira e ornamentos sofisticados. A bagagem cultural, proveniente das viagens ao continente asiático, foi determinante para o processo criativo do designer de interiores Guilherme Bez, quem assina o projeto do Taj Bar. A experiência e sensibilidade do profissional preencheram 800 metros quadrados com um mix de estilos, indo do oriental tradicional para o moderno, com aspecto cosmopolita e um pouco do hippie barroco dos anos 60 mesclado ao glamour e brilho dos anos 70 e 80. O bar é setorizado em hall de entrada, deck com um bar de culinária japonesa, lounge club do whisky, salão principal com bar e cozinha, salão secundário, mezanino, caixas, banheiros e área externa/jardim. “Criamos áreas mais privadas com sofás desenhados exclusivamente para o local. No salão principal, o destaque vai para a área do DJ com pendentes balineses caindo sobre a mesa e a parede de budas dourados ao fundo”, ressalta Guilherme Bez. O designer apostou em peças decorativas e de iluminação provenientes de Bali, ilha da Indonésia. O complemento étnico e visual fica por conta do paisagismo interno e externo, valorizado por meio das grandes janelas. Destaque também para os dragões de Komodo retro iluminados descendo as paredes.

85


publieditorial

86


No mezanino, Guilherme Bez evidenciou a mulher oriental de Shangai, fotografada por uma americana e estampada em grande proporção na cortina. No mesmo processo de estampa, há a face de um buda setorizando outra área do mezanino. Longas cortinas de veludo marrom, iluminadas por lâmpadas de LED âmbar, contribuem para a acústica e aconchego do bar. “Os sofás curvados chamam atenção neste ambiente, pois no encosto são contornados com granito translúcido retro iluminado Pietra-Fina Savage da Stone Gallery”, comenta.

Banheiros fora do comum Eles poderiam ser somente um prolongamento do restante do bar, mas ganharam um cuidado espe-

cial ao serem projetados pelo designer Guilherme Bez. Os banheiros feminino e masculino esbanjam sofisticação, sem fugir da proposta indo-asiática do Taj Bar. As cubas de madeira e as de pedras petrificadas (com idades em torno de 25 milhões de anos), vindas diretamente da Indonésia, propõem uma nova experiência sensorial ao simples ato de lavar as mãos. “Elas estão apoiadas no granito retro iluminado âmbar Pietra-Fina Gold Pearl e na pedra Onix Rosso Tiger, da Stone Gallery”, complementa. A elegância se estende às tecnológicas torneiras da Docol, modelo Galaxi, de bica alta. Em dourado e preto fosco, com sensor para acionamento automático. Os revestimentos de piso e parede, em harmonia com as cores das bancadas, sugerem diferentes atmosferas para o banheiro femi-

nino e para o masculino. No primeiro, foram utilizadas pastilhas mix douradas espelhadas e metalizadas; enquanto as paredes do outro são completamente revestidas com pastilhas de vidro marrom desenhadas, ambas da Vidri Revestimentos Especiais. A empresa também forneceu os pisos de porcelanato 60x60 cm areia rosado e cinza. Detalhes e acabamentos que tornaram o Taj referência quando o assunto é decoração de bares.

Principais fornecedores

Docol, Stone Gallery, Vidri Revestimentos Especiais

Studio Guilherme Bez

Especializado em projetos de arquitetura e design de interiores para espaços comerciais, restaurantes, bares, boates/ casas noturnas, áreas de entretenimento em hotéis

Tel: (41) 3023-4014 / 9986-5510 Rua Cel. Manoel Alves do Amaral, 125 Jardim Social – Curitiba (PR)

www.guilhermebez.com

87


publieditorial

Composição exata Medidas precisas, cores certas, formas bem definidas. O interior deste apartamento no Ecoville, em Curitiba, encanta pela discrição por

88

louise zeni

Fotos

Ronald Pimentel


LED têm temperatura de cor morna e se tornam ainda mais charmosas pelos diferentes estilos de luminárias decorativas, como o lustre clássico na sala de jantar ou as fitas de LED embutidas no gesso, as quais reforçam o traço linear do projeto. Papéis de parede, painéis em madeira, acabamentos em laca e vidro contribuem para a personalidade contemporânea sugerida pela arquiteta. Factus Arquitetura e Planejamento O escritório Factus Arquitetura e Planejamento atua de maneira estratégica em parceria com empresas da construção civil e fornecedores. apresenta uma equipe sólida altamente qualificada e que estão em busca constante pelas tendências, inovações e soluções para seus projetos. À frente da empresa, a arquiteta Fabiana Rodrigues busca inspiração em uma arquitetura contemporânea, fazendo uso de linhas retas e formas mais limpas. Na decoração de interiores, os projetos são baseados em funcionalidade, estética e praticidade. O escritório trabalha com projetos residenciais e comerciais, seguindo uma linha mais contemporânea no sentido de cores e formas claras, o uso da madeira e ambientação com objetos marcantes.

U

ma família que mora fora de Curitiba (PR), mas mantém um apartamento na cidade para uso dos filhos, já adultos. O intuito é usar o imóvel para aproveitar os bons momentos em família, por isso a necessidade de ter uma cozinha equipada e integração entre os espaços. Com 140 metros quadrados e localizado no Ecoville, bairro nobre da capital paranaense, o apartamento passou pelas mãos da arquiteta Fabiana Rodrigues que implantou um conceito bem contemporâneo no local. O imóvel é distribuído em living, cozinha, lavabo, adega, dependências, suíte do casal, dois quartos, banheiro social e sacada gourmet. Todos os cômodos foram pensados dentro da premissa de aproveitamento e oti-

mização de espaço, gerando maior integração dos ambientes e, consequentemente, dos usuários. Segundo a arquiteta Fabiana Rodrigues, cada material especificado foi usado em dose exata dentro do projeto, detalhe que trouxe leveza à composição. As cores claras norteiam a linha decorativa do apartamento e sugerem conforto aos moradores. “Utilizamos tons em laca off white no mobiliário desenvolvido pelo escritório; tons crus e preto nas poltronas, para marcar de forma discreta a sala de estar; espelhos em pontos específicos para ampliar e trazer equilíbrio ao projeto; e móveis em madeira que dão harmonia ao ambiente”, comenta Fabiana. O apartamento se torna ainda mais convidativo pela iluminação clara e equilibrada. As lâmpadas de

Fabiana Rodrigues Arquitetura e Planejamento (CAU 58319-7 PR) (41) 3078-2402 Av. República Argentina, 665 - cj. 704 Água Verde – Curitiba (PR) www.fabianarodrigues.arq.br

89


publieditorial

Tapetes arte de gerações Considerado um acessório de decoração, o tapete atravessa séculos e constrói histórias através do tempo por

90

louise zeni


D

iferente de trocar um vaso ou uma almofada para renovar a decoração da casa, a escolha de um tapete exige mais cautela e análises. Por ser um elemento de valor e que interfere de modo incisivo no espaço, seu tamanho, cores, estampas devem corresponder à personalidade dos moradores. Além disso, é um objeto extremamente durável que pode ser aproveitado por anos em uma decoração. A história dos tapetes é atrelada a manifestações artísticas e grandes produções, sejam elas mecânicas ou artesanais. Mas vamos pular mais de 2.500 anos e vir para um momento um pouco mais recente, que começa no ano de 1949 com o empresário José Pedroso de Moraes e sua esposa Edith. Após trabalhar no chão de fábrica do setor moveleiro e de colchões, nosso personagem juntou suas economias e abriu uma pequena fábrica de colchões, em Curitiba (PR). A evolução nos negócios o levou à expansão para a área moveleira, criando o selo da Móveis Pedroso Ltda, fun-

dada em 1966, em uma indústria com mais de 3.500 metros quadrados. Contando com o apoio do filho José Maria, o primeiro passo para o grande salto da empresa se iniciou. Com base em pesquisas de mercado, começaram a oferecer tapetes como um incremento na decoração. A indústria de tapetes crescia em todo o Brasil, o segmento prosperou e a especialização e investimentos no setor tornaram a Pedroso – O Rei dos Tapetes a maior revenda de tapetes e carpetes do sul do país, em 1975. Mais tarde, com lojas em São Paulo, Curitiba, São José dos Pinhais, Joinville, Londrina, Blumenau, Florianópolis e Porto Alegre, a Pedroso distribuía e instalava cerca de 30% da produção nacional de carpetes. Ao longo dos anos, vendeu mais de 15 milhões de metros quadrados para mais de 300 mil clientes atendidos. Em todos os segmentos atuantes – tapetes, pisos laminados e vinílicos, móveis e colchões – foram mais de um milhão de vendas realizadas. O mercado de carpetes passou uma crise no final dos anos 90 e começo do século XXI, caindo em 70%

seu volume de produção. A criação de produtos alternativos e a dificuldade de adequação às realidades de mercado, fez com que diversas empresas do ramo fechassem as portas. A alternativa da Pedroso para prosperar foi encontrar novos caminhos e enxugar custos. Atualmente administrada por José Maria Pedroso de Moraes, Guilherme e Germano Pedroso – filho e netos do fundador – a empresa buscou aproximação dos profissionais do ramo de arquitetura e decoração para oferecer seu know-how, atrelando qualidade e experiência na obtenção dos melhores resultados. Hoje, a Pedroso investe na loja virtual para continuar oferecendo produtos e serviços para todo o país, mas com maior competitividade e menores custos. A loja física em Curitiba apresenta mais de 400 tipos diferentes de pisos vinílicos e laminados, e uma grande seleção de tapetes nacionais e importados. Além disso, são mais de 250 opções entre carpetes residenciais, comerciais ou em placas, a tendência mundial para ambientes corporativos.

Pedroso – O Rei dos Tapetes Tel: (41) 3224-9698 Rua Rua Trajano Reis, 376 Centro Cívico – Curitiba (PR) www.pedrosonet.com.br

91


publieditorial

Linha de eletros para cozinha da Orbis é destaque na Casa Cor Cooktops, fornos e coifas foram destaque na Cozinha do Chef de Gabriele Avila, no Home Studio de Lisiane Wendel Corrêa e Simone Bertuzzo e no espaço CarpeDiem Living de Lídia Maciel

C

om objetivo de mostrar o “Jeito brasileiro de morar”, a Casa Cor Rio Grande do Sul apresentou 41 ambientes criados por 62 profissionais. E entre as tendências apresentadas está a valorização de espaços gourmet – que além da cozinha, passam a compor um home Studio ou mesmo áreas abertas e integradas.Nestes ambientes, a linha de eletros da Orbis também esteve entre os destaques:

Cozinha do chef de Gabriele Avila Neste ambiente de 30 metros quadrados, as linhas retas e os eletros da Orbis conferiram praticidade e muita beleza. Todos os eletrodomésticos foram embutidos, sendo utilizados diversos produtos da linha TopCook: dois Cooktops Elétricos, dois fornos HD9 (com nove funções, porta de vidro triplo temperado removível, duas prateleiras telescópicas, bandeja coletora e assadeira, refrigeração contra superaquecimento externo, controle touch com iluminação branca, entre outros diferenciais) e a coifa de ilha.

Home Studio de Lisiane Wendel Corrêa e Simone Bertuzzo Em 44 metros quadrados, Lisiane e Simone integram um living, cozinha, dormitório com escritório, banheiro e closet. Estes espaços foram integrados com um projeto de marcenaria sob medida, sendo instalados um forno elétricos da linha TopCook da Orbis. Ela utilizou o forno elétrico de cinco funções (HR4ACB), com porta de vidro duplo temperado removível, bandeja coletora e assadeira, ventilador para convecção, puxador ergonômico e refrigeração contra superaquecimento externo. Na bancada ela optou por um cooktop à gás com quatro queimadores.

CarpeDiem Living de Lídia Maciel Lidia Maciel mostrou que é muito fácil aproveitar o dia quando se tem tecnologia aliada ao bem-estar, em um ambiente aberto à natureza com grandes janelas que recortam as paredes. Todos os itens são brancos ou offwhite, para que o verde das árvores prevaleça. Para a ilha gourmet, Lídia especificou dois Cooktops Elétricos da linha TopCook da Orbis, contribuindo para o efeito minimalista do projeto.

Sobre a Orbis

Empresa produz linhas de eletros para cozinhas (cooktops, fornos e coifas), para aquecimentos de ambientes e de água – incluindo caldeiras, e sistema de aquecimento solar. Fundada em 1921 na Argentina, a Orbis foi a primeira empresa deste país a fabricar equipamentos que utilizavam o gás como fonte de energia. No mercado brasileiro desde 1994, com uma fábrica em Campina Grande do Sul, região Metropolitana de Curitiba a empresa encontra-se em níveis de produtividade e competitividade que a tornam apta a competir no mercado internacional com níveis de qualidade homologados pelas normas mais exigentes. Com foco contínuo na satisfação do cliente e segurança do usuário de equipamentos a gás, a Orbis segue liderando o mercado de aquecimento. Informações: www.orbisdobrasil.com.br

92

Orbis do Brasil

0800 41 10 45 www.orbisdobrasil.com.br


93


coluna design

espaço kids

C

orreria, exigências, informações, compromissos e mais compromissos... Comportamento da vida atual ou não, o fato é que os adultos estão cada vez mais sobrecarregados e as famílias sentem a necessidade de interação com seus pequenos. É comum irmos a locais públicos onde encontramos os famosos e tão desejados espaços kids. As crianças não precisam de muito para serem felizes. Pode ser tudo simples e fácil, pois apesar delas terem contato com tanta tecnologia, a maioria não perde o interesse pelas brincadeiras como pular corda, elástico, pega-pega e esconde-esconde. A questão da falta de espaço nos apartamentos, nos ambientes comerciais, e também a falta de segurança traz um cenário bem diferente de algum tempo atrás, onde as crianças saíam para brincar na rua ou no quintal da casa. Hoje temos que nos preocupar com muito mais do que somente a criança se machucar em uma brincadeira lá fora. Nossa missão atual é, mesmo nos ambientes fechados, trazer experiências e ludicidade para

94

a vida deles. A ideia é que, mesmo gostam de cores e luzes, caso seja em pouco espaço, a criança tenha possível trabalhe esses elementos. possibilidade de ser criança. Pode Em casos onde não pode ficar eviser um canto da sala, do quarto ou dente o uso de cores, utilize objemesmo um armário. Existem muitos lúdicos que remetam a formas tas formas de interação: um quadro e intenções mágicas. negro, adesivos de parede, canetas O espaço kids, seja ele comere papéis, barracas, cabanas, varais cial ou residencial, é importante na de brinquedo, tapetes, luzinhas, coformação das pessoas. Ele promove res ou até texturas. As crianças se bem-estar físico e mental no exerencantam facilmente com esses cício da criatividade. As formas de elementos e nesse caso têm a oporexpressão e a segurança da criantunidade de sair da bolha da tensão ça também estão relacionadas e interagir com os pais e amigos de às oportunidades que ela tem de forma mais natural e pura. construir os momentos de brinEsses espaços não necessariacadeira e diversão. Aproveite esse mente precisam ter cara de criança, momento com ela! pois muitas famílias nem têm um local para trabalhar individualmente essa finalidade. A dica vale para todos, com ou sem espaço: escolha um canto, parede, armário, ambiente e dê um nome a ele junto com a criança. Faça interações nele com ajuda dela. Deixe ter cara de criança mesmo que em pequenos detalhes. Procure trabalhar com móveis e objetos para a altura e proporção deles, isso ajuda a interaKatalin Stammer é arquiteta e urbanista formada ção e a inserção depela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e designer les como seres hude móveis pela UTFPR (Universidade Tecnológica Fedemanos pertencentes ral do Paraná). É responsável pela supervisão do curso de Design de Interiores do Centro Europeu, em Curitiba (PR). ao espaço. Crianças


95


coluna engenharia

A compliance como cultura empresarial

Embora seja um assunto discutido no cotidiano, percebe-se que ainda é de baixa preocupação nas organizações

U

ma das maiores indicações do fracasso de empresas é a falta do cumprimento de leis de controle. O termo compliance (do verbo em inglês to comply), não tem uma palavra específica na língua portuguesa, pois seu significado é amplo e pode ser compreendido como um modo de agir em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, principalmente valores sociais. O ambiente empresarial tornou-se mais globalizado e consequentemente mais competitivo, exigindo das organizações uma conduta íntegra e responsável. Acredito que nosso país está imerso em um processo de análise crítica de desempenho e que o ambiente social novo, que criaremos, possibilitará interessantes oportunidades a todos. Apesar de nos faltarem muitos dos indicadores necessários a esta tarefa, ganhou força o movimento da governança corporativa e com ele a preocupação das empresas de não apenas estar conforme normas legais, mas sim de acordo com as práticas decorrentes de valores e princípios como transparência, prestação de contas e reponsabilidade com a sociedade. As empresas precisam perceber e compreender que tem uma razão social. Este novo ambiente favorece o desenvolvimento de um programa de Compliance nas organizações (de todos os tipos), caracterizado como um mecanismo efetivo de prevenção ao descumprimento de normas, combate a fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e desvios de conduta ética. Os programas de compliance devem a ser implementados como um elemento da cultura da empresa, em todos os níveis da organização, com

96

um viés crítico de atuação na idenguladores; 4) promoção da comunitificação de potenciais desvios na cação; 5) elaboração de programas estratégia de condução do negócio. de treinamento; 6) designação do Com o objetivo de preservar o valor compliance officer e do comitê de da organização, a implementação compliance; 7) realização do monieficaz de um programa de Comtoramento e auditoria; 8) promoção pliance contribui para a criação desde incentivos aos colaboradores; 9) te valor organizacional, exercendo criação de canal de denúncias e ino papel de produzir a conduta ética vestigações; 10) planejamento dos da organização, ou seja, de seus incustos do programa; e, 11) análise da tegrantes. eficiência do programa. O modelo de programa de ComFica evidenciado que um propliance exige uma estrutura indivigrama de Compliance deve estar dualizada em cada organização, asincluído (fazer parte) nos processegurando a integração de todos os sos organizacionais, o que enfatiza processos e áreas envolvidas, inclua importância do mapeamento dos sive nas tomadas de decisões. mesmos e sua gestão, buscando Considerando a abrangência e sua melhoria contínua, indo além de importâcia do setor da construção normas e políticas, mas, fundamencivil, com suas atividades sujeitas a talmente, constituindo-se em uma diversas aprovações de órgãos recultura empresarial. gulamentadores, torna-se imperiosa Há, ainda, a importante considemaior responsabilidade na impleração sobre o papel social de uma mentação de um programa de Comorganização na educação de seus pliance. Com a nova lei anticorrupcolaboradores. Com menor ou maior ção, em vigor desde 2014, estima-se intensidade o comportamento indique ocorra uma aceleração na criavidual tem ressonância no coletivo ção e implementação de programas além do fator de disseminação comde Compliance em segmentos nos portamental. Este papel organizaquais eles ainda não se difundiram, cional é fundamental pois está claro pois, as empresas devem prontaque não há empresa bem sucedidamente investigar condutas que posda em uma sociedade falida. sam violar a lei, diminuindo assim riscos e possíveis penalidades. A implementação de uma estrutura de compliance é relativamente simples, caso sejam adotadas ações claras a todos os membros da organização. Com o objetivo de facilitar a visão do tema, uma proposta pode ser realizada por meio da adoção de etapas para facilitar a sua implementação. 1) disseminação da cultura corporativa de compliance; 2) elaboração de polítiCezar Augusto Romano é engenheiro civil e doutor cas e procedimentos; em Engenharia de Produção. Professor do Programa de 3) identificação dos Pós-Graduação em Engenharia Civil do Campus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). principais órgãos re-


97


luxo

Por

gisele busmayer Designer de interiores

Ambiente quentinho com design

Ela é chamada de “Zeta”, a nova e elegante “lareira” da Ecosmart. O criador desta inovadora e original lareira é John Dimopoulos, que parece ter sido inspirado por um bumerangue para combinar o brilho arquitetônico com a pura funcionalidade. A lareira Zeta é harmoniosa graças à fusão de diferentes materiais como o couro, a madeira e o aço inoxidável.

Banco suspenso

Os estilos e os materiais utilizados nos bancos suspensos são os mais variados possíveis. O suporte é geralmente feito com cordas ou correntes de metal, mas nada impede que um estilo mais moderno tenha o seu charme. A grande maioria é composta por opções para lá de sustentáveis, por exemplo: uso de paletes como material básico, madeira de demolição e até mesmo uma velha porta.

Office moderno e sustentável

Muitas mudanças têm feito parte da vida dos trabalhadores. E uma delas, da década de 1980, é o surgimento da opção de poder trabalhar em casa. Essa é uma alternativa que representa uma visão e conscientização da necessidade de todas as pessoas serem mais sustentáveis. Uma das vantagens obtidas ao optar pelo home office é a saída do clima, normalmente, mais pesado e competitivo das empresas. Criar um ambiente agradável, motiva e ajuda na organização do home office.

Almofadas, um dos modos mais fáceis de renovar

O charme rústico do aço patinável

O aço patinável é conhecido pelo nome de suas marcas: corten, cor-ten, cosacor ou niocor, sendo aço corten a sua denominação mais popular. Uma das principais características desse tipo de aço é a formação de uma camada de cor avermelhada que surge quando exposto ao ar, como se estivesse enferrujado. Isso o torna um material atraente, não só pelo aspecto industrial, como também pela resistência à corrosão, sendo assim muito utilizado na decoração.

98

Não é só com reformas ou grandes móveis que você muda sua casa, mas também experimentando uma linda decoração com almofadas. E se você acha que é só escolher alguns modelos e colocá-los no sofá, pense novamente. Quando falamos em decoração com almofadas, logo pensamos no estofado da sala. O móvel é um bom ponto de partida para começar a misturar modelos e estampas. Combinar padrões florais e femininos com nuances claros é uma opção delicada e segura para o verão. Mas se a ideia é misturar e ousar um pouco mais, invista em algumas peças com cores fortes e estampas tribais que estão em alta e também são ótimas para os dias frios.


99


EVENTOS

entre amigos Em agosto, a Revista Place e a Pedroso O Rei dos Tapetes promoveram um coquetel de confraternização para arquitetos, designers e fornecedores. A ocasião foi propícia para conhecer os lançamento da loja e aumentar o networking dos profissionais. Fotos: Gerson Lima

1 – Os anfitriões do evento José Maria, Denise e Guilherme Pedroso de Moraes • 2 – Diego Henrique Wantowsky, Ana Paula Damasseno e Adelir Carvalho • 3 – Carlos Wosniak e Eliana Cunha • 4 – Liliane Barreiros, Guilherme Pedroso de Moraes e Rosangela Pauli • 5 – A arquiteta Gisela Ribeiro • 6 – Diogo Demodesti, da Sottile Inox • 7 – Kátia Muller e Claudia Romano • 8 – Daniela Sumida de Albuquerque

100

1

2

3

4

5

6

7

8


www.azengenharia.com.br

E N G E N H A R I A P R O J E T O SC O M P L E M E N TA R E S

/azengenharia

41 3044 1240 / 9967 0289 contato@azengenharia.com.br Rua Prof. Jo達o Soares Barcelos, 2148 Sala 01 - Hauer - Curitiba PR

101


EVENTOS

place e Portobello Shop Água Verde Aconteceu no Água Verde, o lançamento da vigésima oitava edição da Revista Place Arqdécor. O lançamento para convidados vips marcou também a reinauguração da loja Portobello Shop Água Verde que agora conta com quase 300 metros quadrados de showroom e um grande mix de revestimentos. Fotos: Gerson Lima

1

2

3

4

5

6

7

8

1 - Carlos Batalha e Ivan Dutra • 2 - Andrea Benthien e Carolina Kist • 3 - Marcelo e Adriana Sypniewski • 4 - Carla e Fernanda Gil Heller • 5 - Vanderlan Farias e Nadia Bentz • 6 - Junior Pinheiro e Susana Ribeiro • 7 - Ana Cristina Avila e Renata Mueller • 8 - Gisleine Rezende, Bruno Macarini e Sara Baggio

102


Espaço premiado ‘HomeSpa Axell’ no

Axell e Baden Banho, consolidando parcerias de sucesso...

Spa Pallas 180

Spa MyPlace 180

Banheira Concept Tub FEITO

COM

SWAROVSKI ELEMENTS

Você encontra:

Av. Vicente Machado, 800 - Batel www.badenbanho.com.br OCP 0005

PRODUTO CERTIFICADO

(41) 3225-5782

103


EVENTOS

Petit Comitê

A Guaraúna, em parceria com a Revista Place, promoveu brunch de pré-lançamento de três novos revestimentos da marca Passeio. O evento foi exclusivo para profissionais do segmento de arquitetura e decoração e teve a participação do CEO da Passeio, que deu em primeira-mão informações sobre os modelos, além de formas inusitadas e criativas de utilizá-los. Fotos: Gerson Lima

1

2

3

4

5

6

7

8

1 - Ricardo Chamelete Gonçalves e Ester Isfer, proprietária da Guaraúna • 2 - Maurício Melara e Luiz Claudio Guttierrez • 3 - Marcus Paiva, Ugo Guttierrez Filho e Dalton Vidotti • 4 - Alexandre Mandarino e Angelica Pecego • 5 - Yara Mendes, Maurício Melara e Rosa Dalledone • 6 - Keiro Yamawaki, Ester Isfer e Adolfo Sakaguti • 7 - Gislaine Bezerra Tourinho, Carla Grudtner, Ester Isfer, Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn • 8 - Gisele Busmayer e Carolina Reis

104


105


agenda

EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL Em sua 2ª edição, a Expo Arquitetura Sustentável é o evento mais democrático do setor da construção sustentável no Brasil, que reúne todos os modelos e normas de certificações do mercado, integrando toda a cadeia industrial com os arquitetos, construtores e incorporadores, apresentando inovações, tecnologias, conceitos e soluções de sustentabilidade para eficiência na construção de residências, escritórios e indústrias.

CASA COR ALAGOAS

Data: 18/08 a 20/10 Local: Parque Shopping Maceió – Maceió (AL) www.casa.abril.com.br/casa-cor/ mostras/alagoas

CASA COR MINAS GERAIS Data: 30/08 a 06/10 Local: Alameda das Latânias, 30 São Luis / Pampulha - Belo Horizonte (MG) www.casa.abril.com.br/casa-cor/ mostras/minas-gerais

Data: 10 a 12 de novembro Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP) www.expoarquiteturasustentavel.com.br

CASA COR RIO DE JANEIRO

Data: 01/09 a 04/10 Local: Vila Aymoré – Gloria – Rio de Janeiro (RJ) www.casa.abril.com.br/casa-cor/ mostras/rio-de-janeiro

CASA COR BRASÍLIA

Data: 29/09 a 10/11 Local: Antigo Inacor (Instituto Nacional do Coração) - Brasília (DF) www.casa.abril.com.br/casa-cor/ mostras/brasilia

INTERCON

Data: 21 a 24/10 Local: Complexo Expoville – Joinville (SC) www.feiraintercon.com.br

EXPO URBANO

Data: 10 a 12/11 Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP) www.expo-urbano.com

2016 EXPO REVESTIR

Data: 01 a 04/03 Local: Transamérica Expo Center www.exporevestir.com.br

106


107


108


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.