Page 1

Ano II - Nº 10 - Janeiro 2015

www.malaparadois.com

Creta Onde lendas e histórias reais se misturam

Tour Garatucaia - Depois de quatro anos voltamos ao pequeno vilarejo.

Por que ir? África do sul, já pensou?

Programe-se Ilha Fiji Com cerca de 300 ilhas e 540 ilhotas e atóis de origem vulcânica, Fiji é um paraíso!

Amanda Fontenele do blog A Grécia do Seu Jeito fala sobre CRETA: “A ilha dos heróicos, corajosos e resistentes. Onde, a história é lendária e a tradição é o modo de vida. Os cretenses são orgulhosos e hospitaleiros”.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Quem Somos?

Casados desde 2006, mas amigos desde 1996, somos dois brasileiros que adoram viajar. Sempre que conseguimos "escapar" do trabalho arrumamos um jeito de conhecer lugares novos, pessoas, culturas e nos divertir ao máximo. "Nossas viagens baseiam-se sempre por uma escolha concensual, mas confesso que alguns locais tive uma boa inuência na decisão. (Edi Marques)". "Amo viajar! Conhecer povos e culturas diferente da nossa é fantástico. Além de poder viver cada "esquina", cada ruína, cada lugar... como se fosse um morador local, não tem preço. (Edi Marques).

Edi Marques Administrador, especializado em Gestão Pública. É editor chefe dos canais malaparadois. Viajente de carteirinha, começou a relatar suas viagens como diversão e para bate papo com amigos. Apaixonado pela Europa e sua história. Flávia Ghelli Advogada, especializada em Direito Tributário. É redatora chefe e tradutora dos canais malaparadois. Adora viajar, casou-se com Edi Marques e não pararam mais de viajar.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Sumário 06

12

15

06 Por que ir?

12 Tour

África do Sul, já pensou? Este país com paisagens deslumbrantes, cultura diversicada... Conheçam um pouco mais da África do Sul.

Garatucaia Depois de quatro anos (20102014) voltamos ao pequeno vilarejo de Garatucaia...

28

30

21 Travel Tips

30 Programe-se

Trindade A vila que já foi considerada terra "dos bichos grilos" hoje atrai milhares de pessoas do mundo todo.

15 Capa Creta, berço da civilização Minoica, com suas lendas e histórias. Matéria exclusiva de Amanda Fontenele do blog A Grécia do seu Jeito.

35

Ilha Fiji Com cerca de 300 ilhas e 540 ilhotas e atóis de origem vulcânica, Fiji é um paraíso!.

35 Lifestyle Oregon Muitos de nós nunca ouvimos ou se ouvimos nem desconamos o que este estado americano tem.

/malaparadois

Staff

/malaparadois Editor Chefe: Edi Marques Redatora Chefe e tradutora: Flávia Ghelli Fotos: Edi Marques e Flávia Ghelli

/groups/malaparadois/

Expediente

/malaparadois

/malaparadois

Diagramação: ESM Arte final: MG www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único Site! Tel.: 55 21 997867034 e-mail: malaparadois@gmail.com

/edimarques/malaparadois /malaparadois

Para anunciar: Ligue: 55 21 997867034 ou envie e-mail para malaparadois@gmail.com com o assunto: Quero anunciar

p.02 Quem Somos p.05 Ao leitor p.34 Gastronomia com o Chef Celso Rossi

Tiragem: Digitalizada para internet Acesso: Notebooks, Tablets, Smarts, IOS, Android e Pcs Copyright © 2014 • Trade Mark ® • malaparadois • All Rights Reserved © 2023 by malaparadois. Proudly created by Edi Marques

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Uma parceria que nos acompanha em todas as nossas viagens. Quer viajar com tranquilidade e confiança? Faça sua viagem com a SBHtour. As últimas seis viagens do malaparadois no exterior foram através da SBHtour e sua Diretora Thalita Ribeiro está pronta para atendê-los. Passagens áreas; Passagens de Trem ou Navio; Translados; Locação de veículos; Reservas nos melhores hotéis do mundo; Seguro viagem e, Muito mais! A SBHtour está aguardando vocês! Endereço: Av. Cônsul Antônio Cadar, 126 lj 92 Center São Bento, Belo Horizonte, MG

Thalita Ribeiro - Sbhtour INFORMAÇÕES E RESERVAS: Sbhtour - Thalita Ribeiro - thalitammrp@gmail.com FONES: 55 (31) 3291.4771 ou 55 (31) 9910.5646

SBHtour A agência oficial do malaparadois

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Creta

Ao Leitor

Berço da civilização Minoica, onde lendas e histórias reais se misturam na cultura, onde o imaginário toma forma ali onde segundo a mitologia grega cresceu Zeus e viveu o Minotauro.

Quanta história essa fantástica ilha e seu povo milenar tem para nos contar? Poderíamos escrever milhares de páginas e ainda seriam poucas para descrever toda história de Creta! Nesta edição, Amanda Fontenele, brasileira, casada com Minas Katalagarianos, residente nesta ilha grega, administradora do blog “A Grécia do seu jeito”, conta um pouquinho do que o visitante vai encontrar por lá. “Você terá a sensação de fazer uma viagem no tempo ao caminhar nas ruínas de Knossos, o maior sítio arqueológico da Civilização Minoica, encontradas durante as escavações feitas por Minos Kalokairinos em 1878 e por Arthur Evans em 1900. E nas ruínas de Phaistos, uma cidade antiga, que foi habitada em 4.000 a.C. cujo o objeto mais famoso é o Disco de Phaistos, um dos mistérios para a Arqueologia” (Amanda Fontenele). Esperamos com essa edição enriquecer sua leitura com belas fotos, muita história e dicas para despertar aquele desejo de visitar a Ilha de Creta. Uma boa leitura para todos. Edi Marques, administrador dos canais malaparadois

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Por que ir?

Por onde começar a sua viagem pela África do Sul, este país com paisagens deslumbrantes, cultura diversicada e berço da humanidade? Bem, a escolha é difícil, pois dependerá do que você deseja para suas férias. Certo mesmo na hora de decidir o que ver e fazer neste país no sul da África é a quantidade de dias, que não devem ser inferiores a dez. A África do Sul tem uma diferença de cinco horas em relação ao Brasil, isto é, está cinco horas à frente do Brasil. Quando é meio dia no Brasil, são 5 horas da tarde na África do Sul. Para as cidades que estiverem no horário de verão brasileiro a diferença é de 4 horas. A South African Airways tem vôos direto de São Paulo para Johanesburgo. São em tordo de oito horas de vôo para a África do Sul. Os vôos saem às 17h30 e chegam em Johanesburgo por volta das 6h30 da manhã. Na volta, os vôos da South African Airways saem de Johanesburgo às 10h20 da manhã e chegam no Brasil por volta das 15h30. O Aeroporto Internacional de Johanesburgo é o maior da África do Sul e recebe 45 linhas aéreas dos 5 continentes.

06

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Por que ir? Cape of Good Hope (Cabo da Boa Esperança) O Cabo da Boa Esperança é um dos pontos geográcos mais importantes do continente africano. Localizado dentro de uma reserva natural chamada Table Mountain National Park, o famoso Cape of Good Hope oferece trilhas, passeios de bicicleta, praias incríveis e muito verde. No limite do Cabo há um farol que ca a 238 metros acima do nível do mar, com uma vista incrível da área.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

07


Por que ir?

Brasileiros não necessitam de visto até 90 dias (turismo e/ou negócios), basta apenas apresentar o passaporte com validade de até 1 (um) mês (da data de retorno ao Brasil), com pelo menos 2 (duas) páginas em branco e apresentar o CIV (Certicado Internacional da Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque. Algumas atrações da África do Sul requer planejamento com bastante antecedência e reservas, mas há muita coisa a fazer por lá que podem ser aproveitadas na hora. As cidades mais importantes da África do Sul são: Cidade do Cabo, Port Elizabeth, East London, Durban, Pretória e Johannesburgo. O Clima A África do Sul possui o clima parecido com o Sul do Brasil. Verões quentes e bastante frio no inverno. O verão começa por lá em dezembro e vai até março, já o inverno inicia-se em junho e vai até agosto. Cape Town costuma fazer mais frio do que Johannesburgo, por tanto se resolver visitar as duas cidades a mala deverá conter roupas apropriadas para as duas cidades. PRINCIPAIS ATRAÇÕES: Cape Town (Cidade Do Cabo) Visitar à bela Cidade do Cabo deve estar inclusa em qualquer roteiro para a África do Sul. O único problema é que, com tantas atrações e experiências a serem vividas por lá, deve-se planejar cuidadosamente o tempo de visita, para encaixar no roteiro os melhores passeios. Como dito, o roteiro não deve ser inferior a dez dias. Independentemente de você ser apreciador de comidas e vinhos, viciado em praias, aventureiro ou turista fanático por história e cultura, a Cidade do Cabo promete as melhores atrações para todo tipo de turista, com uma gama de coisas para se ver e fazer! A principal atração da cidade é a emblemática Table Mountain. Localizada no centro da cidade, é seu marco icônico. Aqueles que já desfrutaram da vista de seu topo, entendem porque a Table Mountain foi considerada uma das 7 maravilhas da natureza. O Porto de Vitória e Alfred Waterfront oferecem inúmeros restaurantes, atrações, lojas, acomodações e são pontos de partida para uma viagem à ilha de Robben. Para aqueles que desejam se bronzear em belas praias o lugar ideal é a Costa Atlântica da Cidade do Cabo, onde as pessoas se encontram para curtirem o sol, conversarem e se divertirem. Mais adiante, nos arredores da Cidade do Cabo – do Jardim Botânico de Kirstenbosch à Reserva Natural de Cape Point ou ao Pico de Chapman, proporcionam beleza natural em abundância, além das atrações ao ar livre. São muitas opções de atividades, incluindo caminhadas com vistas panorâmicas, mergulho com os tubarões brancos, parapente e kitesurng. Um pouco distante da cidade, encontram-se as cidades vinícolas, chamadas Cape Winelands. São elas: Franschhoek, Paarl e Stellenbosch. Atração simplesmente imperdível para os adoradores ou não de vinho, pois o passeio em si já é espetacular, a chamada 'Rota do Vinho'. Vale lembrar que nestes roteiros deve-se optar por contratar citytours.

08

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Table Mountain Uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, a Table Mountain é a maior montanha de Cape Town (Cidade Do Cabo) com mais de mil metros acima da cidade e com 3 km de extensão. A Table Mountain National Park, oferece também inúmeras atividades radicais

Por que ir? Cape of Needles (Cabo das Agulhas) Outro cabo famoso em Cape Town é o Cabo das Agulhas. Conhecido pela mistura de correntes quentes e frias a área é repleta de vida marinha exótica e por isto é possível admirar peixes desconhecidos de todas as cores e tamanhos. Cape Town é um dos poucos destinos no mundo que oferece passeios para observar baleias e, para os mais corajosos, mergulhos com tubarões-brancos.

V&A Waterfront Localizado na base da bela Table Mountain, o V&A Waterfront é uma área ideal para passeios, compras e entretenimento. Rodeada por lojas e mais de 80 restaurantes, além de residências, o V&A Waterfront ca entre o Cape Town Stadium e o porto, sendo o ponto de encontro cosmopolita de Cape Town. Ilha Robben A ilha Robben, onde Nelson Mandela e seus companheiros estiveram encarcerados durante mais de duas décadas, foi inscrita pela UNESCO na lista dos lugares que são considerados Patrimônio da Humanidade em 1999. Localizada à entrada da baía da Mesa, a 11 km da Cidade do Cabo, esta ilha, com 5,4 km de comprimento e 2,5 km de largura máxima, foi “descoberta” por Bartolomeu Dias em 1488 e, durante muitos anos, foi utilizada por navegadores portugueses, mais tarde por ingleses e holandeses como posto de reabastecimento. O seu nome atual signica “ilha das focas”, em neerlandês. Além de ser um museu que retrata uma parte da história da África do Sul, principalmente no que refere à luta contra o apartheid, a Ilha Robben é um santuário natural para muitas espécies, tanto marinhas, como terrestres.

Kirstenbosch National Botanic Garden O Jardim Botânico de Kirstenbosch é uma celebração à cultura local e uma homenagem à ora sul africana. Com mais de 500 hectares, o Kirstenbosch Botanic Garden abriga exclusivamente espécies nativas e típicas da África do Sul, como por exemplo Fynbos e Proteas. No parque tudo é acessível, a paisagem é maravilhosa também composta por lagos e riachos, além de uma enorme variedade de pássaros que encantam os olhos dos visitantes.

Clifton É uma área residencial exclusiva e é o lar de alguns dos imóveis mais caros da África do Sul, com mansões situadas em penhascos com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico. A Forbes inclui Clifton no Top 10 das praias de topless no Mundo.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

09


Port Elizabeth Port Elizabeth tem praias deslumbrantes e traços da colonização inglesa, mas não costuma aparecer nos roteiros tradicionais. Com 40 km de praias e mais de 300 dias ensolarados por ano, Port Elizabeth é uma descoberta única no coração da África do Sul. Banhada pelo oceano Índico, a cidade é a segunda mais antiga e a quarta maior do país, com atributos e atrações sucientes para agradar até o mais exigente dos visitantes.

Por que ir?

Port Elizabeth é a principal cidade da região metropolitana de Nelson Mandela Bay, área turística que abrange, ainda, as cidades de Uitenhage e Despatch, totalizando um milhão e meio de habitantes. Contribui para a fama da cidade o fato de as águas mornas do oceano Índico propiciarem um clima moderado o ano todo. Seu litoral é rico em praias de areias douradas cercadas por recifes.

A riqueza natural de Port Elizabeth, no entanto, não se limita às praias: a cidade conta com dois parques urbanos ricos em espécies variadas da fauna e da ora sul-africana. A Historic Donkin Heritage Trail, uma trilha que passa por 47 pontos signicativos da história da cidade, ao longo de cinco quilômetros em sua região central, remontando os passos dos colonos que lá se estabeleceram no século XIV é diversão garantida para os amantes de história. As construções em estilo vitoriano, art déco e art nouveau mostram aos visitantes o quanto esta cidade traz raízes britânicas. Toda essa rica herança histórica se mistura harmoniosamente à modernidade e ao rápido desenvolvimento da cidade, que abriga um dos portos mais importantes do país, graças à sua proximidade de regiões altamente industrializadas. A intensa atividade econômica levou à construção de áreas bastante modernas e sosticadas, como o Boardwalk Complex, uma espécie de shopping aberto à beira-mar onde é possível fazer compras em diversas lojas, ir ao cinema, tentar a sorte no cassino ou almoçar em restaurantes que oferecem comidas para todos os gostos e contas bancárias. A qualidade da infra-estrutura e a receptividade dos habitantes garantem a tranquilidade do turista que deseja explorar e conhecer a fundo a região, podendo para isso hospedar-se desde em albergues baratos a hotéis mais luxuosos. O Nelson Mandela Bay Stadium, estádio construído para a Copa de 2010, é um exemplo dos esforços do governo em modernizar Port Elizabeth e transformá-la, cada vez mais, em um centro turístico e esportivo.

10

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Quer que seu momento de viagem seja lembrado por muito tempo e ainda possa estar em uma revista de viagem?

PROMOÇÃO MINHA VIAGEM INESQUECÍVEL

Envie duas fotos de viagem contando em poucas palavras o que ela representa para você. As melhores fotos com as melhores histórias receberão como prêmio uma publicação de página dupla na Revista malaparadois e o ganhador ainda receberá de forma impressa a revista com suas fotos publicada em impressão especial com capa dura no endereço que indicar. Como Participar: I - Envie história e foto para: malaparadois@gmail.com Referência: “MINHA VIAGEM INESQUECÍVEL” Mencionando no e-mail nome e endereço completo com código postal. A promoção é válida para fotos recebidas até 20/01/2015 no formato JPEG com resolução mínima de 300dpi. II – Através da Fanpage do facebook: malaparadois fanpage III – Através do Grupo do facebook: malaparadois Grupo de Viagem

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Tour

Garatucaia Garatucaia localiza-se às margens da BR-101 (136 km do Aeroporto do Galeão) no Estado do Rio de Janeiro e é limítrofe com a cidade de Mangaratiba. No seu litoral localizam-se as praias onde a pratica do surf é a fonte inspiradora de muitos praticantes do esporte. Garatucaia é composta de condomínios residenciais e algumas pousadas e hostels.

Garatucaia pertence a cidade de Angra do Reis e muitos a consideram a mais bonita praia de Angra localizada no continente. Com suas águas cristalinas, Garatucaia tem atraído cada vez mais turistas todos os anos. Depois de quatro anos (2010-2014) voltamos ao pequeno vilarejo de Garatucaia, um nal de semana cercado de vegetação nativa da Mata Atlântica e uma bela enseada.

12

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Tour

A praia de Garatucaia está localizada entre as praias de Conceição de Jacareí e as Praias do Portogalo Resort Hotel. O Acesso a enseada de Garatucaia se dá através de dois condomínios ou por trilhas na BR-101. Os condomínios de Fazenda Garatucaia e Albatroz possuem boa infraestrutura e várias casas para aluguel de temporada. O vilarejo de Garatucaia possui uma única pousada (Pousada Paraguaya) e alguns hostels. A praia possui uma extenção de quase dois quilômetros de areias em tom amarelado e suas águas são cristalinas, mas a areia mesmo sendo clara, devido a quantidade de "minérios" que existem em toda região de Mangaratiba e Angra dos Reis deixam sua tonalidade no contato com a água do mar um pouco "escura" e minérios grudam por todo o corpo em um mergulho próximo a areia. A praia é uma ótima opção para grupos familiares e a tranquilidade é o ponto forte do local. Bares no lado sul da praia são opções para uma bela refeição a base de peixes frescos recém pescados pela colônia de pescadores que ali está baseada. Do lado norte da praia não há bares e restaurantes, por tanto neste lado da praia há a necessidade de se levar quase tudo.

Passeios de barcos são oferecidos no lado sul da praia onde pode-se adquirir estes serviços para passeios pela enseada de Garatucaia, Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande. Com um nascer do sou ou seu poente, Garatucaia é um pequeno paraíso encrustado entre montanha de Mata Atlântica e águas mornas e propicias para um belo nal de semana.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

13


Pensamos em viagens todos os dias. Pensamos que viajar faz bem ao corpo e a mente. Pensamos em levar à vocês informações, dicas, fotos e histórias dos mais diversos locais no mundo. Estes são os canais malaparadois!

"Às vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história" www.malaparadois.com Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Creta

Matéria de Capa: Creta, onde lendas e histórias reais se misturam. Por Amanda Fontenele, administradora do Blog “A Grécia do Seu Jeito”

Onde lendas e histórias reais se misturam

Creta, a ilha dos heroicos, corajosos e resistentes. Onde, a história é lendária e a tradição é o modo de vida, os cretenses são orgulhosos e hospitaleiros. Onde, as montanhas majestosas alcançam o mar, formando praias paradisíacas. Se optar por conhecer Creta (Kríti), irá para a maior das ilhas gregas, em área e população, com aproximadamente 623 mil habitantes. Localizada no ponto mais ao sul da Grécia e da Europa, teve habitantes em 7.000 a.C. e foi nela que viveu a primeira civilização europeia, a Civilização Minoica, em 2.700 a.C. Você terá a sensação de fazer uma viagem no tempo ao caminhar nas ruínas de Knossos, o maior sítio arqueológico da Civilização Minoica, encontradas durante as escavações feitas por Minos Kalokairinos em 1878 e por Arthur Evans em 1900. E nas ruínas de Phaistos, uma cidade antiga, que foi habitada em 4.000 a.C. cujo o objeto mais famoso é o Disco de Phaistos, um dos mistérios para a arqueologia. Achados destas civilizações, podem ser encontrados no acervo do Museu Arqueológico de Heraklion, classicado entre os mais importantes do mundo.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

15


Creta

Creta sempre teve participação na História da Grécia, sendo inuênciada pelo Império Bizantino e por venezianos. Ocupada por Otomanos durante mais de 200 anos, conseguiu independência no nal do século XIX e ocialmente pertenceu à Grécia em 1913. Ficou muito importante durante a Segunda Guerra Mundial e a Batalha de Creta, conhecida mundialmente. Os históricos e objetos destes períodos podem ser encontrados no Museu Histórico e Etnográco de Creta, em Heraklion. Local de nascimento de políticos de grande inuência, atores, músicos, compositores, escritores e poetas, as personalidades mais importantes são: Domênikos Theotokópoulos (El Greco - 1541/1614), pintor, escultor e arquiteto. Durante todo o ano, há exposições com as obras dele, em toda a Creta. Elefthérios Venizélos (1864/1936), o político mais importante da Grécia moderna. O Aeroporto Internacional de Atenas foi nomeado em sua homenagem e o túmulo dele é em Akrotíri, Chania. Níkos Kazantzákis (1883/1957), lósofo e escritor reconhecido mundialmente, principalmente pelo romance Zorba o Grego e a Última Tentação de Cristo. Museu N. Kazantzákis ca no vilarejo Mirtia, próximo à Heraklion e o túmulo na Colina Martinengo, Heraklion. Odysséas Elýtis (1911/1996), um poeta famoso que ganhou o prêmio Nobel de Literatura, em 1979. Ruínas do Palácio de Knossos

Com cachoeiras, orestas, muitas igrejas, mosteiros seculares, museus e vários sítios arqueológicos, Creta está dividida entre Norte e Sul, Leste e Oeste, ambas com estilos diferenciados. Enquanto o Norte é o mais populoso, com 90% dos habitantes da ilha, reunindo as maiores e mais modernas cidades, o Sul, se caracteriza por ter estilo secular, dividido em pequenos vilarejos, com paisagens raras, praias maravilhosas e bem preservadas. O Leste apesar de turístico, possui a economia consolidada na agricultura e a maioria do Oeste é turístico. Em Creta você encontrará de tudo um pouco, devido a extensão da ilha o antigo e o moderno cam lado a lado ou apenas separados por algumas ruas, no caso de cidades que se desenvolveram, mas preservaram os seus casarões e monumentos seculares.

16

Passeio nas montanhas de Creta, Kotsifou

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Creta

Tendo aspectos de uma região independente, a economia cretense é baseada na agricultura e no turismo, o qual é explorado desde a década de 70 e é o destino que recebe cerca de 15% das pessoas que visitam à Grécia. Os maiores cultivos são de legumes precoces, vinhedos e oliveiras, sendo classicada como uma das maiores produtoras de azeite de oliva, do país. A Universidade de Creta também contribui com a economia, tendo unidades distribuídas nas maiores cidades da ilha e uma diversidade de cursos: Medicina, Ciências Biológicas, Ciências Matemáticas, Filosoa, Pedagia, Engenharia, dentre outros, exceto Direito. As maiores cidades da ilha são: Heraklion, Chania, Rethymno, Ágios Nikólaos, Sitía e Ierapetra.

Como chegar O Aeroporto Internacional Nikos Kazantzakis, de Heraklion e o Aeroporto Internacional Ioannis Daskalogiannis, de Chania, realizam muitos voos durante todo o ano, com destaque nos meses do verão, de junho até setembro. O aeroporto de Heraklion, é o segundo maior da Grécia e recebe mais de 43.000 voos, no qual desembarcam cerca de 5,7 milhões de passageiros anualmente. Já em Sitía, o aeroporto realiza apenas voos domésticos. Os maiores portos estão em Heraklion (um dos mais importantes no mediterrâneo) e Souda (próximo à Chania). Ambos interligam Creta ao Pireus e com a maioria das ilhas, recebendo muitos navios de cruzeiros. Além dos portos citados, existem no Rethymno, Ágios Nikólaos, Sitía e outros menores no Sul de Creta. Como se locomover Utilizando ônibus você poderá percorrer toda a ilha de uma forma econômica. Outra alternativa é usar o seu inglês e passear dirigindo, pois alugar um veículo possui baixo custo e se consegue dirigir bem. Terá dias incríveis explorando as paisagens e as praias da maior ilha da Grécia. Durante o trajeto, ao avistar alguma aldeia que lhe interesse, pare, entre em uma cafeteria e sinta a notória receptividade dos cretenses, que de forma respeitosa, sorridentes e com simplicidade, fazem de tudo para deixar os visitantes se sentirem bem à vontade. O que visitar Você se surpreenderá com a innita possibilidade de atividades que Creta oferece. Explorando Heraklion, a quinta maior cidade da Grécia e a mais desenvolvida de Creta, com uma população de aproximadamente 200.000 habitantes, você estará no centro da economia e dos serviços da ilha. Com museus, monumentos seculares, casarões neoclássicos, inúmeros restaurantes, cafés, lojas de várias grifes famosas e um trânsito barulhento, repleto por muitos carros e motos, Heraklion Knossos é um modelo de cidade cosmopolitana. Porta de entrada para a maioria dos turistas que chegam em Creta, se o desembarque acontecer no porto, será “recepcionado” por um dos cartões postais, o Porto Veneziano, com uma frota de barcos, pequenos botes e a Fortezza de Koules (Rocca al Mare), construída no início do ano de 1500, um dos símbolos da cidade e atualmente utilizada para apresentações teatrais durante o verão. Neste local, diarimante pessoas fazem caminhadas e ciclismo.

Porto Veneziano de Heraklion

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

17


Creta

Depois de alguns instantes admirando este cenário e continuando a explorar áreas da orla marítima, encontrará ao lado de edicações modernas, o Monastério de São Pedro e São Paulo, construído no século XIII, período veneziano, tendo sido um dos mosteiros católicos mais importantes da cidade e depois transformado em mesquita por otomanos. Após danos sofridos por terremotos, foi restaurado e hoje pertence à Igreja Ortodoxa sendo mantido em estado de preservação, fechado para visitação interna. Em curta distância existe o Museu Histórico e Etnográco de Creta, fundado em 1953, permite uma verdadeira viagem no tempo, com amostras de objetos do Período Bizantino, Veneziano e da Segunda Guerra Mundial, com foco na Batalha de Creta. Cerâmicas, esculturas, joias, modelos de vestuário típicos de cretenses e até exemplos de como eram as casas, séculos antes. Além de quadros do pintor El Greco e do memorial de Nikos Kazantzakis, com pertences vindos da sua casa em Antibes, França.

Após, subindo a Rua 25 de Agosto, exclusiva para pedestres, passando por muitas lojas de souvenirs, agências de turismo e bancárias, a arquitetura da Igreja Ortodoxa de Ágios Titos ou Santo Titos (um discípulo do apóstolo Paulo e o primeiro Bispo de Creta) tende a chamar sua atenção. No interior desta, há muitas imagens lindas, afrescos e o crânio de Santo Titos. Quando Creta foi ocupada por otomanos, a igreja foi transformada em mesquita e com a posse novamente de Creta, pelos cretenses, esta igreja passou a ser ortodoxa. Por ser um local seguro e movimentado, serve como ponto de encontro para muitas crianças brincarem enquanto os pais relaxam nas cafeterias próximas, hábito dos Irakliotas. Mais edicações venezianas cam visíveis durante o percurso na Rua 25 de Agosto Igreja Ortodoxa - Agios Titos e, a próxima, é a elegante Vennetian Loggia, construída entre 1626 e 1628, por Francesco Morosini, foi local de encontro para os nobres, governantes e senhores feudais, que faziam as decisões econômicas e comerciais da época. Atualmente é a sede da Prefeitura Municipal de Heraklion e ca aberta para visitações. A Basílica de São Marcos, construída em homenagem à São Marcos, padroeiro de Veneza, sedia a Galeria Municipal de Arte da cidade e frequetemente existem exposições. Ao passar, não deixe de conferir se há alguma. Fonte dos Leões (Morosini Fountain), com mais de 400 anos de existência e 4 leões jorrando água de suas bocas, é um dos monumentos mais visitados por turistas e local de encontro para os habitantes da cidade. Na alta estação, é possível passar minutos esperando a vez para ter uma foto aqui. Próximo à Fonte, existem alguns restaurantes e cafés. Uma boa sugestão é escolher um e degustar a tradicional pita gyros: pão de pita, recheado com carne, batatas, tomate, cebola e um molho preparado com iogurte grego. Ou se preferir, um souvlaki, espetinho de carne ou frango, com recheios no meio. Esses são os dois lanches preferidos por gregos e turistas. Com um amplo centro comercial, é agradável passear pelas ruas de Heraklion, observando as vitrines e conhecendo as tendências da moda. Ao chegar na Praça Eleftherias (da Liberdade), você terá uma vasta visão da rede de lojas e restaurantes centrais, além de conhecer a Tumba do Soldado Desconhecido, uma forma de homenagear pessoas cujos restos mortais estão em lugares desconhecidos. No norte da Praça, o Museu Arqueológico de Heraklion, um dos mais ricos do mundo em Fonte de Morozini informações, conserva os objetos que eram da Civilização Minoica. Deusa das Serpentes, Museu Arqueológico de Heraklion No acervo existem peças de cerâmicas, Disco de Phaistos, joias, afrescos, maquete do Palácio de Museu Arqueológico de Heraklion Knossos, o famoso Disco de Phaistos e estatuetas, que dentre elas a deusa das Serpentes é uma das mais conhecidas. Aberto de terça até domingo, entre 08:0020:00h e segunda-feira às 13:30-20:00, com o ingresso custando 6€ ou 10€, incluindo Knossos, válido por 5 dias.

18

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


O santo padroeiro de Heraklion é Santo Minas. A catedral que teve o início da construção em 1862 e foi concluída apenas em 1895, está entre as maiores da Grécia. Com altas colunas em seu interior, lustres com imagens de santos, e o teto repleto por afrescos, é possível sentir uma sensação de intensa religiosidade, harmonia e elegância. Localizada em uma praça bastante movimentada, é típico dos Irakliotas escolherem cafeterias próximas para se reunirem com amigos ou carem sozinhos, observando a movimentação local. Finalizando o passeio pelo centro da cidade é indicado uma visita às ruínas do Palácio de Knossos, este lugar que inspira elegância e grandeza já foi o centro administrativo de Creta durante a Civilização Minoica. Os primeiros vestígios de habitação na área do palácio, remontam ao período Neolítico (7000-3000) a.C.

Creta

Ruínas do Palácio de Knossos

O Palácio foi projetado pelo famoso arquiteto Dedalos, que cou prisioneiro sob ordens do Rei Minos, para que não revelasse a estrutura da edicação, que continha o labirinto em que cava o Minotauro que, conforme a mitologia grega, tinha a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem e foi morto por Teseu, gerando a famosa lenda que muitos associam ao labirinto. A estrutura deste local é impressionante, composta por muitas salas, divididas entre alguns andares e corredores, pinturas nas paredes retratando pessoas, touros, passáros, revestimentos de mármore e até indícios de sistemas de drenagem e abastecimento de água. Dentre os afrescos mais famosos estão: o Principe dos Lírios e o Touro. A Sala do Trono é uma das mais especuladas entre os visitantes. Para esta atividade, reserve no mínimo uma hora e de preferência utilize calçados confortáveis, para caminhar bem entre achados do sítio arqueológico. Para chegar lá será necessário algum meio de transporte. Existem ônibus que fazem o percurso e há também a possibilidade de ir de táxi. A distância entre o centro de Heraklion e Knossos, é de aproximadamente 10 km e o sítio ca aberto para visitação entre 08:00 e 20:00h, de segunda até domingo. O ingresso custa 6€. Deixando Heraklion e indo para o Leste da ilha, passará por uma extensa área litorânea lotada com banhistas devido à sua proximidade com Heraklion. Até chegar no CretAquarium – Thalassokosmos, o primeiro maior aquário da Grécia. Funcionando desde Dezembro de 2005, é composto por mais de 40 tanques com amostras da fauna do Mar Mediterrâneo, dentre elas: variados cardumes, tartarugas, cavalosmarinhos, algas, esponjas, arraias e medusas. Se preferir fazer algum lanche, nas instalações do prédio existe o Thalasea Café, ou se quiser comprar alguma lembrancinha, conheça a loja Aqua Shop e veja a varidade de produtos ofertados.

CretAquarium

Saindo da visita ao aquário e percorrendo pela orla marítima, conhecerá Hersonissos, Stalis e Mália, locais que promovem os agitos e baladas durante o verão, com festas que duram 24 horas por dia. Estas regiões possuem ampla e diversicada rede hoteleira, para todos os gostos e bolsos. É em Hersonisos que cam os restaurantes e hotéis mais luxuosos, com destaque para as colinas do sul, onde existem as casas e villas dos ricos cretenses. Fazendo um desvio em direção ao Sul (tempo estimado de 45min), você subirá no planalto de Lassithi, com altura entre 850 e 1000 metros e extensão de mais de 100 quilômetros quadrados. Com uma população estimada de 3500 habitantes, o planalto é conhecido por seus pitorescos moinhos de vento, um dos primeiros

parques eólicos na Europa, que já teve cerca de 15000 moinhos bombeando água subterrânea para irrigação da agricultura. Ainda considerado uma das zonas mais férteis da ilha de Creta, produz frutas, legumes e azeite de oliva. No Sudoeste está a Diktaion Andron ou Caverna do Psichro, acima da aldeia do Psichro, com altitude de 1.025 metros. Para chegar lá você poderá utilizar burros e mulas ou subir caminhando por um tempo de aproximadamente 15 minutos. Considerada uma das cavernas mais importantes internacionalmente, é conhecida por despertar interesse mitológico e arqueológico, pois segundo a mitologia grega, foi aí que Rhea se escondeu da fúria de Saturno e gerou Zeus, o deus dos deuses. A caverna tem atraído numerosos arqueólogos gregos e estrangeiros que ocasionalmente escavam internamente. Achados dos Períodos Neolítico, Minoico, Arcaico, Clássico e Helenístico, demonstram o uso contínuo por seres humanos,

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

19


Creta

principalmente para ns religiosos. Com uma área de 2.200 metros quadrados e que pode ser visitada, o comprimento total da rota turística é de 250 metros, nos quais existem uma rica formação de estalactites, estalagmites e um lago pitoresco. Continuando no sentido Leste, chegará em Ágios Nikólaos, uma cidade charmosa e romântica, com aproximadamente 12 mil habitantes. Este é o centro econômico e administrativo da prefeitura de Lassithi. O principal atrativo é o pequeno Lago Voulisméni ao pé de um penhasco e ligado ao mar através de um canal, reúne em sua margem alguns restaurantes e cafés. Esta paisagem ca mais elegante do alto do rochedo, com fotos estilo cartão-postal.

Lago Voulisméni, em Ágios Nikólaos

Prosseguindo para o Norte, conhecerá Elounda e Plaka, destinos que acomodam alguns dos hotéis mais caros e luxuosos da Grécia, sendo os favoritos para as férias dos reis, políticos, jogadores de futebol, artistas e etc. Pegando uma embarcação e navegando pelas águas calmas da Baía de Elounda, visitará a ilha de Spinalonga, explorando o Forte Veneziano construído em 1579, o qual posteriormente se tornou uma das últimas colônias de leprosários da Europa. Este cenário foi descrito no famoso livro de Victoria Hislop, The Island (A Ilha) conhecido mundialmente e transformado em um seriado, passando no canal televisivo grego, Mega. Seguindo viagem para Sitía, você provavelmente não passará despercebido pelo azul-turquesa das águas da baía de Mirabelo, panorama perfeito para uma pausa, antes de continuar o percurso. No vilarejo de Kavousi você encontrará a maior árvore de oliveira de Creta e provavelmente do mundo, com diâmetro de 4,9 metros e o perímetro de 14,2 metros. Estima-se que tenha 3250 anos de existência. Nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, as vencedoras da Maratona feminina eram coroadas com os ramos desta oliveira. Sitía, com uma população de 10 mil habitantes, é cidade mais so Leste de Creta e um lugar super tranquilo, parece que o tempo não passou muito para quem vive ali. Local de nascimento de Vincenzo Kornaros (1553- 1613/1614), um poeta de grande renome, escritor do famoso poema épico romântico Erotokritos. Acessível também através do porto e aeroporto, recebendo muitos turistas, dos quais a maioria são gregos, que procuram calmaria em um lugar romântico, tradicional e hospitaleiro. Na zona portuária existem opções de restaurantes e é hábito dos moradores sairem para jantar ou mesmo caminhar. Provavelmente depois de alguns dias de estadia aqui você aprenderá ou se identicará com os costumes cretenses.

20

Ilha de Spinalonga

Porto de Sitía

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Já nos hospedamos e indicamos o Sitia Bay Hotel. Com vista para o mar, estrutura moderna, piscina e vista panorâmica no último andar, será uma ótima opção para você que busca comodidade e relaxar em um lugar calmo. Website (www.sitiabay.com). Um dos atrativos desta região é a praia de Vai, concentrando a maior oresta de palmeira natural da Europa, se destaca em muitos lmes, novelas e comerciais. De acordo com uma lenda, piratas sarracenos jogaram as sementes dos frutos das palmeiras que eles comeram e cerca de 5.000 palmeiras cresceram. No percurso, existe o mosteiro Moni Toplou, fundado em meados do século XV, um dos mais importantes de Creta, dedicado à Panagia (Virgem Maria) e à São João, o Teólogo. Na Segunda Guerra, Moni Toplou serviu de abrigo para os combatentes da resistência e possuía uma rádio sem o. Os vinhos e azeites que são produzidos lá, podem ser encontrados em toda a Creta e Europa. Vista para o Golfo de Messara, Sul de Creta

Moni Toplou

Creta Continuando para o sul, passará por vilarejos pitorescos e praias maravilhosas entre as plantações de oliveiras e vinhedos, até chegar em Ierapetra, que além de ser uma cidade histórica é muito rica devido ao cultivo de produtos agrícolas, inclusive de legumes precoces. A experiência deste passeio cará completa se você passar o dia desfrutando dos banhos de mar e se hospedar em um dos básicos, pequenos e convidativos hotéis. Pegando embarcação entre os meses de maio e outubro, no porto de Ierapetra, com tempo estimado de 45 minutos, chegará na plana e deserta ilha de Chrissi, cujo o nome signica “de ouro”. Com paisagens que lembram o oceano Pacíco, esta praia tem milhares de conchas quebradas (intocáveis), deixando as areias com coloração rosada. Ideal para fazer caminhadas e nadar, não é permitido acampar ou mesmo pernoitar neste lugar.

Próximo ao sítio, há outra cidade antiga, Gortina ou Gortys. Estando com tempo disponível, aproveite para visitar Matala, uma das praias mais populares entre os gregos e turistas, que cou famosa na década de 1960 quando os hippies de muitos lugares do mundo resolveram morar em suas famosas grutas.

Matala

Sítio arqueológico de Phaistos

Indo para o Noroeste, passará pelas pequenas e movimentadas cidades agrícolas de Moires e Tympaki, até chegar em Agia Galini, uma bela opção Agia Galini para férias. Agia Galini

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

21


Creta

A monumental montanha de Psiloritis, a mais alta em Creta com altura de 2.456 metros, ca visível durante a maior parte do caminho para o Rethymno. Para os mais aventureiros há estrada de terra que leva ao topo (últimos dois quilômetros caminhando), com vista para toda a ilha. Em um dia claro é possível ver até Santorini. Do outro lado da estrada a qualquer momento poderá virar à esquerda em direção ao mar e encontrar praias incríveis, escondidas atrás das montanhas. (Lembramos da importância de ter um GPS...rs). As mais conhecidas são Moni Preveli, Triopetra, Agios Pavlos e Plakias. Fazendo uma parada em Spili, a maior aldeia da região, experimente os produtos lácteos locais, bem conhecidos por serem de alta qualidade. Especialmente os queijos duros de Creta, (Graviera e Kefalotyri). A praia de Moni Preveli, com oresta de palmeiras e um rio que deságua no mar, serve de cenário para propagandas e pode ser uma excelente alternativa para você que busca se deslumbrar ainda mais, com as paisagens cretenses.

Praia de Moni Preveli Mosteiro de Preveli

Durante o passeio atravessará com o seu carro o impressionante desladeiro Kourtaliotiko. É possível descer e explorar o rio no abismo. O Mosteiro de Preveli, é dedicado à São João, o Teólogo e tem uma história rica e gloriosa por causa do envolvimento ativo dos monges em todas as lutas nacionais pela liberdade e educação dos Gregos. Tão valorizado e respeitado em toda a Creta, conquistou Memorial Internacional este mérito especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, da Resistência e Paz, Preveli servindo como saída para o norte da África para mais de 5000 patriotas e aliados de grande importância. Eles tinham abrigo no Vista panorâmica para o Rethymno, através da Fortezza Veneziana Mosteiro até que os seu barcos ou submarinos chegassem. No Mosteiro, a milagrosa Santa Cruz, tem um grande pedaço da Cruz de Cristo na base e, segundo a tradição, ocorreram inúmeros milagres no decorrer dos séculos. Em agosto 1823 a Santa Cruz caiu para os turcos e eles venderam para aventureiros genoveses. Quando em novembro do mesmo ano o navio deles passou no mar embaixo do Mosteiro, parou apesar do vento favorável. Após 3 dias eles devolveram a Santa Cruz e o navio continuou o trajeto. Além disso, durante a ocupação alemã, em 28 de agosto de 1941 os nazistas capturaram todos os monges, saquearam o Mosteiro, e levaram a Santa Cruz. O avião no qual eles colocaram a Santa Cruz, não conseguiu decolar no aeroporto de Maleme, perto de Chania, até que Atualmente muitos dos casarões foram transformados em hotéis, bares, tavernas, restaurantes e lojas de produtos turísticos. eles entregaram a Santa Cruz para retornar ao Mosteiro. Excelente oportunidade para degustar a culinária cretense em algum Rethymno, com uma população urbana de aproximadamente 29 mil destes estabelecimentos ou comprar as suas lembrancinhas em habitantes e uma localização estratégica entre as duas maiores alguma das inúmeras lojas de produtos turístico. cidades de Creta: Heraklion e Chania. Este lugar é conhecido como a capital artística e intelectual de Creta, abrigando o campus da Universidade de Creta, com os cursos de Filosoa, Pedagogia e Psicologia. Andar pelas ruas antigas do Rethymno é perceber facilmente os registros de quando foi ocupada por venezianos e otomanos. As marcas caram expostas na arquitetura, com os seus casarões antigos e ruas estreitas.

22

Rua antiga da cidade do Rethymno

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Creta

Já camos hospedados e indicamos o Casa Vitae Boutique Hotel, na cidade antiga, construído em estilo veneziano, com suítes de luxo e localização privilegiada, caminhando por cerca de 5 minutos você estará nos principais atrativos do lugar. Website (www.casa-vitae.gr). Por ser um lugar universitário e bastante turístico, a economia é baseada nestes dois fatores. É no Rethymno que acontece o maior carnaval de Creta, atraindo visitantes de toda a ilha para participar dos blocos ou mesmo prestigiar os desles, que são muitos e bem organizados. Casa Vitae Boutique Hotel

Mosteiro bizantino de Arkadi

Carnaval no Rethymno

Além das atrações históricas e da linda orla marítima, que é bastante frequentada durante o verão por banhistas gregos e turistas, existem muitas praias próximas. Conhecendo as aldeias circunvizinhas, passe no Mosteiro bizantino de Arkadi, 20 km ao sul do Rethymno é construído em um pequeno planalto fértil e verdejante, com uma posição estratégica no sopé do monte Psiloritis e bastante conhecido pelos sacrifícios de muitos cretenses que tiveram abrigo lá durante ocupação otomana em 1866. Quando estes não tinham mais chances de escapar colocaram fogo em seus barris de pólvora causando a destruição do Mosteiro e as mortes de gregos e invasores.

Indo para o oeste, viajando aproximadamente 50 km, chegará em Chania, a segunda maior cidade da ilha. Passando pela região turística de Georgioupolis e Apokoronas, uma zona montanhosa com grande quantidade de villas sosticadas. Atrás destas montanhas existem as praias de Almyrida e Kalyves. Já camos no vilarejo de Gavalochori, no Apokoronas Luxury Suítes e recomendamos por proporcionar uma hospedagem tranquila, com grande piscina privada e vistas panorâmicas. Website (www.apokoronluxuryvillas.com) Chania, a primeira capital de Creta, com aproximadamente 54 mil habitantes, distante 140 km a oeste de Heraklion, recebe milhares de turistas durante todo o ano. Destino favorito dos gregos, também ca acessível do porto de Souda, um dos maiores portos naturais do mundo, com embarcações de diversas regiões da Grécia e do Aeroporto Internacional de Chania Ioannis Daskalogiannis, um dos maiores do País.

Porto Veneziano de Chania

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

23


Creta

Vestígios arqueológicos descrevem que esta cidade foi habitada durante o período Neolítico, quando se chamava Kydonia. A partir de 961, no segundo período Bizantino, recebeu a nomeação de Chania. Sempre habitada por gregos, culturalmente foi inuenciada também por bizantinos, árabes, venezianos e otomanos. Os registros destes períodos são facilmente encontrados na parte histórica da cidade, percorrendo o mercado central, o morro de Kastelli, o assentamento Minoan, a Catedral e os arredores do Porto Veneziano, com os Estaleiros, o Museu Marítimo de Creta, o Farol e a mesquita Kucuk Hasan. Os becos com casarões antigos e bem preservados, mesclados com características cretenses, inspiram um ar pitoresco. O charme e o romantismo das ruas próximas ao Porto Veneziano, com inúmeras pequenas lojas, vão instigar o seu olhar com tanta diversidade de produtos e cores. Além de excelentes restaurantes nos quais você poderá experimentar os pratos tradicionais enquanto toma um bom vinho ou uma dose de tsikoudia (bebida típica), assistando às apresentações de grupos de danças ao som de músicas cretenses, complementos para um dia inesquecível.

Porto Veneziano de Chania

Rua do centro histórico de Chania

24

Local de nascimento de Eleftherios Venizelos, que chegou a ser primeiro-ministro da Grécia, visitando o túmulo dele em Akrotíri, terá uma paisagem esplêndida de toda a cidade. Neste bairro ca o Aeroporto Internacional, mosteiros, escolas teológicas e mansões com vistas para o mar. Chania é base ideal para explorar as belezas do oeste de Creta, sendo um destino com surpreendentes paisagens montanhosas e praias. As mais conhecidas são: Theriso, uma aldeia histórica, 14 km ao sul de Chania, no topo do desladeiro do Theriso, onde em 1905, El. Venizelos organizou a Assembléia Revolucionária que precipitou a independência de Creta e a sua união com a Grécia. A viagem é considerada espetacular e popular entre os residentes de Chania por causa das temperaturas mais frias e restaurantes de grelhados da aldeia. Balos, no cabo Gramvousa, ponto mais noroeste de Creta, é uma das praias mais famosas da Grécia, surpreendendo com as suas águas azuis turquesa em contraste da areia branca. A melhor forma de acesso é através de embarcações, saindo do porto de Kissamos. Mas também é possível chegar lá com uma longa caminhada se você gostar de aventura. Para isto, leve todos os itens que achar necessários, pois este destino é em uma área preservada e isolado de tudo. Ah, faça uma boa cronometragem do tempo, para ter certeza que subirá enquanto tem a luz do dia. Balos

Rua do centro histórico de Chania

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Falasarna, um dos destinos mais turísticos de Creta, 60 km a oeste de Chania e próxima à cidade antiga de Falasarna, é a maior praia do oeste de Creta e eleita entre as 10 praias mais bonitas da Europa. O pôr do sol aqui é considerado um dos mais lindos de Creta. Como ainda não é muito explorada, há poucos estabelecimentos turísticos e residenciais. Mas é possível encontrar supermercado, poucos restaurantes e acomodações simples, em quartos de pousadas. Os bons hotéis e casas de villas cam em vilarejos vizinhos. Elafonisi, acessível com automóvel e situada a aproximadamente 76 km a sudoeste de Chania, é uma área protegida e certamente lhe lembrará das praias do Caribe. Aqui você cará fascinado com as águas cristalinas e areia branca, que também apresenta alguns trechos com a coloração rosada. Palaiochora, uma pequena cidade turística no meio dos inúmeros kms de praia de areia, 70 km ao sul de Chania. Ponto de embarcação para a ilha de Gavdos, o lugar mais ao sul de Europa. Cerca de 20 km antes, a cidade histórica de Kandanos, onde durante a Batalha de Creta combatentes da resistência demoraram o avanço de soldados alemães para Palaiochora por dois dias. Em retribuição os ocupantes destruíram toda a aldeia e ergueram uma placa: "Aqui estava Kandanos, destruído em retaliação pelo assassinato de 25 soldados alemães, para nunca mais ser reconstruído novamente."No entanto, a cidade foi reconstruída e a placa retida em um memorial de guerra. A Garganta de Samariá, no Parque Nacional de Samariá, o maior parque nacional da Grécia, é um desladeiro famoso pela forma de explorá-lo. Descendo a pé, chegará na pitoresca praia de Agia Ruméli. O retorno será com barco até a pequena cidade de Hora Sfakia em uma área histórica e das mais rebeldes da Grécia durante todas as ocupações pois, é extremamente rochosa e inacessível, cercada por encostas íngremes da impressionante serra de Lefka Ori (montanhas brancas), altura 2453 metros. Berço de revolucionários lendários. Se dirigindo a 15 km a leste de Sfakia, existe o Fragokastelo, um castelo veneziano, construído entre 1371-1374, como uma guarnição para impor ordem e proteger os nobres venezianos e suas propriedades. Também tem extensa praia de areia, com águas cristalinas. Em maio de 1828 uma célebre batalha foi travada em Frangokastelo. Centenas de gregos (maiora cretenses de Sfakia) liderados por Hatzimichalis Dalianis, um patriota de Épiro que tentava expandir a guerra da independência grega para Creta, ocuparam o castelo, mas foram cercados pelos otomanos e derrotados. No entanto, muitos dos otomanos foram mortos em emboscadas rebeldes lançadas a partir dos desladeiros locais. Segundo a tradição, em torno do aniversário da batalha a cada maio, sombras dos soldados que perderam as suas vidas lá parecem marchar em direção à Fortaleza por volta do amanhecer. Estes são chamados Drosoulites, que signicam homens do frescor do amanhecer. As explicações cientícas mais aceitas atribuem à um fenômeno meteorológico.

Creta Fragokastelo

Culinária Considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo e motivo de especulação até nos programas televisivos do Brasil, o aroma e o gosto da culinária cretense agrada aos diversos tipos de paladares. E nos últimos anos está enriquecida com receitas modernas e cozinha criativa, devido à grande quantidade de jovens que se especializam em gastronomia. Em alguns períodos do ano os gregos fazem jejum, especialmente antes da Páscoa. Para isto, elaboram um cardápio rico em frutas, hortaliças, frutos do mar e escargot (salingaria). De forma tradicional, algumas mulheres também preparam sobremesas típicas como a Kalitsounia, feita com queijo myzithra e canela, para depois do jejum. Temperos feitos com orégano, manjericão, cravo, canela, suco de limão, azeite de oliva virgem, legumes e verduras, deixam um gosto incomparável nos pratos. Sem falarmos no rico consumo de laticínios, mel, frutas e cereais. A carne de cordeiro é a mais consumida, posteriormente a de frango, suína e bovina. Lebres, passáros de caça e coelhos também são servidos. Os queijos feitos com leite de ovelha e cabra são os mais saboreados pelos cretenses, que também fazem questão de manter o pão como acompanhamento de algumas refeições. Há uma ampla variedade de pães, principalmente com sementes de gergelim. A salada grega é uma das mais pedidas, contendo pepino, tomates, cebola, azeitonas, queijo feta e óregano. Os vinhos são de excelente qualidade, mas outra bebida tradicional oferecida é o raki ou tsikoudia, um licor fabricado com uvas e anis, com teor alcoólico de aproximadamente 40% ou até mais, sendo uma das bebidas mais fortes do mundo. Muitos restaurantes costumam servi-lo em uma pequena garrafa, acompanhado com frutas ou doces, como “brinde” após as refeições. É hábito de muitos cretenses fazerem refeições fora de casa, ao menos uma vez por semana e acrescentando ao fato de ser uma região muito turística, justica a quantidade surpreendente de restaurantes e tavernas, sejam simples ou sosticadas.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

25


Creta Moni Arkadiou

Matala Matala Apokoronas Luxury Suítes

Matala Visite Creta e a Grécia! Grécia é referência mundial no turismo, recebendo milhões de visitantes a cada ano e adicionando este fator a nossa ampla experiência de viagens pelas diversas regiões da Grécia, resolvemos compartilhar com nossos amigos e clientes, o que há de melhor no turismo grego. Acesse website e a nossa fan page: A Grécia do seu jeito. A Grécia do seu jeito é uma junção de experiências greco-brasileiras. Roteiros turísticos personalizados e excursões.

26

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Sintam a emoção de viajar! Sómente nos canais malaparadois dicas de viagens & lifestyle estão no mesmo lugar.

www.malaparadois.com Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Travel Tips

Trindade Trindade Sua origem começa como uma vila de pescadores, isolada da civilização, cercada pelas montanhas e um mar inóspito. Na década de 1970, a vila, sem perder suas características caiçaras, virou reduto e símbolo dos hippies, grupo não conformista, caracterizado pelo rompimento com a sociedade tradicional, especialmente no que se refere ao modo de vestir e ao modo simples de viver. Na década de 1980, Trindade era o lugar dos aventureiros, que acampavam em suas belas praias para surfar ou para conhecer uma comunidade diferente, formada por caiçaras e hippies. Nesta época, para chegar ali, enfrentava-se a difícil estrada de acesso, a qual devido à inclinação e ao fato de ser de terra, em dias de chuvas tornava inacessível a carros. Havia um trecho em especial, conhecido como “Deus Me Livre”, que era famoso pela diculdade, chegando a virar atração local observar os carros tentando vencê-lo. De 1990 aos dias de hoje, o turismo se estabeleceu em Trindade: as casas dos pescadores viraram pousadas, campings e restaurantes; abriram mercearias e lojinhas e, asfaltaram o “Deus Me Livre”. Pesquisas arqueológicas realizadas na década de 1970 encontraram vários sambaquis e abrigos com instrumentos primitivos e ossadas de povos pré-históricos. Uma das maiores diculdades de estudo encontradas pelos arqueólogos foi a destruição dos sítios arqueológicos por caçadores de tesouros, incentivados pelas inúmeras lendas sobre piratas e tesouros escondidos. Trindade está situada a 25 quilômetros ao sul de Paraty, na divisa com Ubatuba. Atualmente, toda a estrada de acesso está asfaltada. A mata em volta está preservada e a região possui seis das mais belas praias de Paraty (Brava, Cepilho, Rancho, Meio,

28

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Travel Tips

Trindade e Figueiras), uma piscina natural de água salgada (o Cachadaço) e algumas cachoeiras (a qual a mais conhecida é a Pedra do Engole). Dicas sobre Trindade: Dicas sobre Trindade: - existem várias pousadas em Trindade, a maioria simples. Não é permitido o camping selvagem (diretamente na praia), apenas nos terrenos das casas de pescadores (a maioria de frente para a praia). Em feriados quem chegar primeiro ca com os melhores lugares; - leve prancha de surf e equipamentos de mergulho, pois é possível a prática desses dois esportes em Trindade; - a praia das Figueiras (ou dos Pelados) é reservada para prática do naturismo; - não deixe de conhecer o Cachadaço, uma belíssima piscina natural de águas salgadas. Pode-se chegar caminhando (20 minutos a partir da praia do Meio) ou alugando um dos botes com motor de popa disponíveis para esse m; - há várias e belas caminhadas para fazer. A mais simples é aquela até a piscina do Cachadaço. A partir daí, e por mais 40 minutos, chega-se até a Cabeça do Índio, de onde é possível contemplar todas as praias e a vila de Trindade; - visite a cachoeira da Pedra do Engole, localizada a 20 minutos da vila, onde uma grande pedra no meio do rio possui uma passagem submersa para você ir de um lado a outro; - não deixe bagagem à vista dentro do carro, especialmente se for fazer a caminhada até a Praia Brava, pois têm ocorrido furtos, principalmente em feriados; - em feriados, a estrada, praias, pousadas e restaurantes cam bastante cheios; - leve protetor solar e repelente nas praias e caminhadas; - as pousadas e restaurantes em Trindade são simples. Para quem procura acomodações mais sosticadas é melhor hospedar-se em Paraty e visitar Trindade durante o dia. Como Chegar em Trindade: » De carro: a partir do trevo de entrada de Paraty, localizado na rodovia Rio-Santos (BR-101), dirija por 17 km no sentido São Paulo, até chegar ao bairro do Patrimônio, onde haverá uma estrada asfaltada no lado esquerdo que subirá o morro (deve-se aguardar no acostamento do lado direito antes de entrar). No vértice do morro a estrada bifurca, entre a direita até o m. O percurso total por esta estrada secundária é de 8 km. » De ônibus: em Paraty há apenas uma empresa de ônibus urbano, a Colitur Transportes Rodoviários Ltda. Os ônibus, com destino a Trindade, saem da única rodoviária da cidade, a viagem dura aproximadamente 50 minutos, e os horários são: Sentido Paraty/Trindade: 05:20 | 07:00 | 08:00* | 09:00 | 10:00 | 11:00 | 12:00 | 13:00 | 14:00 | 15:00 | 16:00 | 17:00 | 18:00| 19:00 | 20:30 | 22:30 Sentido Trindade/Paraty: 06:00 | 08:00* | 09:00 | 10:00 | 11:00 | 12:00 | 13:00 | 14:00 | 15:00 | 16:00 | 17:00 | 18:00| 19:00 | 19:40 | 21:20 | 23:30 * a viagem no horário das 8:00 ocorre apenas de 2ª a 6ª. Recomendável consular a Colitur pelo telefone (24) 3371-1238, para vericar se houve alteração dessas informações, desde sua publicação neste site. » De vans: as vans saem do ponto ao lado do estádio de futebol e possuem vários horários; » De barco: não é comum chegar de barco até Trindade, pois além do longo percurso devido às sinuosidades da costa, o mar é bastante inóspito; » Agências de Turismo: há passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismos m vans e/ou micro-ônibus com ar condicionado.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

29


A República de Fiji ou das Fiji, por vezes escrito Fidji, é um país insular da Oceania. Possui cerca de 300 ilhas e 540 ilhotas e atóis de origem vulcânica, espalhados numa área de 3 milhões km². Apenas cerca de 110 ilhas são habitadas pelos 944 mil residentes. A capital é Suva, na Ilha de Viti Levu. As Ilhas Fiji são um paraíso tropical com belas praias. Suas águas claras e recifes de corais são ideais para o mergulho.

O que fazer As Fiji são um paraíso para as atividades ao ar livre. Os inúmeros recifes que as ilhas possuem são perfeitas para a prática de esportes aquáticos. Algumas praias oferecem ótimas ondas para a prática do surf, embora seja preciso um barco para sair das zonas de recife e chegar à linha de arrebentação. Em terra rme pode andar de bicicleta, fazer trekking e montar a cavalo ou, então, observar as aves e explorar as várias estações arqueológicas. Para quem gosta de caminhar o melhor é ir para o interior da ilha e conhecer o solo vulcânico, seguindo rumo a cascatas gigantes escondidas na oresta, sem falar das vilas isoladas. Uma grande aventura, repleta de belas paisagens.

30

Programe-se

Ilhas Fiji O mar é a grande sensação do arquipélago das Fiji, banhado pelo Pacíco Sul, no “quintal” da Austrália e da Nova Zelândia, um lugar perfeito para uma viagem a dois. Sol e praias desertas rodeadas por um “jardim” de coral e um mar azul-turquesa completam o cenário romântico. O clima maravilhoso, as praias e a paisagem deslumbrante convidam a conhecer este magníco arquipélago, de formação rochosa e de recifes. A tranquilidade, as praias com as suas águas transparentes e o magníco espólio natural são maravilhosos, belos, encantadores. Situadas no centro do oceano Pacíco, as Fiji são o primeiro país do Mundo onde se inicia um novo dia. Este maravilhoso local é protegido do turismo de massa por causa dos 944 mil jianos que consideram a sua terra sagrada, a qual não pode ser vendida a estrangeiros. Por isso, os hotéis são pequenos e elegantes, com poucos quartos e muitos chalés locais conhecidos por burês. Ilhas As duas maiores ilhas são a Viti Levu (Nadi, Denarau, Coral Coast, Sunshine, Pacic Harbour e Suva) e a Vanua Levu (Savu Savu). Na costa oeste de Viti Levu está o grupo de ilhas Mamanuca, a noroeste o grupo das Yasawa, ao sul as ilhas de Beqa e Kadavu e a leste de Vanua Levu as ilhas de Taveuni e Matangi, entre outras menores. Mamanuca As Mamanucas são um conjunto de pequenas ilhas que se situam mesmo junto à costa ocidental de Viti Levu e de fácil acesso via barco a partir de Nadi. Pode-se fazer uma viagem de um dia para conhecê-las, mas também é possível car num dos vários resorts. As ilhas são muito populares para quem gosta de mergulho, snorkelling, surf ou, simplesmente, de se estender nas belas praias de areais brancas. Os maravilhosos recifes e os coloridos peixes destas águas fazem do snorkelling uma das atividades preferidas dos visitantes.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Pontos turísticos

Programe-se

Taveuni Localizada exatamente onde passa o meridiano de 1800, é a terceira ilha em importância e dimensão, mas é considerada a melhor para a prática do mergulho. Ilha de Bequa Habitat da tribo dos sawaw, a quem, segundo a lenda, uma divindade deu a capacidade de caminhar sobre o fogo. A “prova do fogo” ocorre somente em ocasiões especiais. Ilhas Yasawa Com um dos melhores climas das Fiji – pouca chuva e muitos dias ensolarados – e longas praias de areia branca e águas transparentes, onde se pode observar os corais, este grupo de ilhas é considerado o que melhor representa o Pacíco Sul. Gastronomia Há quatro tipos de cozinha: a local ou jiana, a europeia, a chinesa e a hindu. A cozinha local é composta por pratos típicos preparados à base de peixe, marisco, fruta-pão, taro (dalo), cassava (tavioka), carne de vaca, arroz, frango, sumo de coco (lolo), fruta tropical (goiaba, abacaxi, manga) e várias folhas verdes. A comida hindu é fortemente temperada e consiste em carne ao curry com arroz, sopa de lentilhas e roti (um tipo de pão). Os pratos chineses costumam ser mexidos de carne e verduras fritas, arroz e alguns pratos picantes com curry. Os jianos comem, nas suas casas, com as mãos e sentados no chão. Se um visitante é convidado a comer, oferecem-lhe em abundância, embora a família seja pobre. Em reciprocidade, o visitante deve levar alguns alimentos comprados nas lojas do povo.

Informações Moeda: Dólar jiano. Idioma: Existem três línguas ociais – o jiano, idioma dos habitantes nativos das ilhas, o inglês, devido à colonização britânica no século XIX, e uma variante do hindi chamada de hindi jiano, trazida por imigrantes indianos. Documentos: Os brasileiros deverão apresentar para a emissão do visto de turista passaporte com validade mínima de seis meses, posse da passagem aérea de retorno ao Brasil e prova de meios nanceiros. Atualmente, não há exigência de visto ao turista que permaneça no país por menos de 90 dias. Fuso horário: + 24 horas (Rio de Janeiro)

Saúde e vacinação: Recomenda-se a vacinação contra a hepatite A, tifo, poliomielite, difteria e tétano. Aconselham-se, igualmente, roupa que cubra todo o corpo e repelentes contra moscas e insetos, que transmitem enfermidades viróticas. Serviços de assistência médica segundo os padrões europeus não estão garantidos em todas as ilhas. É importante possuir um seguro de saúde válido em todo o Mundo e que assegure explicitamente a repatriação de Fiji ou transferência para um outro país, em casos de emergência. Além disto, recomenda-se o consumo de água engarrafada sem acrescentar gelo; os frutos devem ser descascados e as verduras e legumes cozidos. A possibilidade de infecção por várias formas faz com que o viajante deva levar também um pequeno kit de remédios.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

31


Anuncie nos canais malaparadois

Nossos canais são o que há de melhor para seu sucesso! Mais de: 116 mil acessos no website 6000 fotos reais no website 3500 fotos reais no facebook 11000 fãs na fanpage 2300 Tweets 178 mil visualizações no Google Plus 260 mil downloads nas Revistas malaparadois

www.malaparadois.com Dicas dedeViagens Lifestyle um Dicas Viagens &&Lifestyle em umem único site!único site!


Estamos presente nas principais redes sociais:

Contato comercial: malaparadois@gmail.com Skype: edimarques74 Fone: +55 21 998271073 www.malaparadois.com

Praia do Carvalho

Dicas dedeViagens Lifestyle um Dicas Viagens &&Lifestyle em umem Ăşnico site!Ăşnico site!

33


Gastronomia

Dakos

Chef Celso Rossi Nas tabernas de Creta são servidos suas especialidades em mezzes (porções fartas em pratos de sobremesa). Tudo vem ao mesmo tempo: os quentes, os frios, as entradas e os principais. Dakos é uma entrada grega ela é elaborada como a bruschetta italiana. Ingredientes 02 Pedaços de Pão Torrado (Preto) 01 Tomate Grande Picado (sem semente) 100 gr de Queijo Feta (picado no tamanho dos tomates) Salsinha Picada (a gosto) Azeitonas Pretas picada ou inteira (a gosto) Azeite de Oliva (extra virgem) Modo de Preparo Umedecer levemente o pão com agua e colocar sobre um prato. Regar levemente com azeite Colocar o tomate picado por cima do pão. Colocar por cima do tomate o queijo feta. Por cima do queijo colocar a azeitona picada e a salsa. Regar o azeite de oliva por cima de todos os ingredientes.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Lifestyle

Oregon Muitos de nós nunca ouvimos ou se ouvimos nem desconamos o que este estado americano tem. Levar mais de 20 horas em voos com várias escalas é bem sacricante. Então por que ir ao Oregon? O visitante deve ir ao Oregon se a busca por aventuras for seu lifestyle. Admirar a bela costa, montanhas vulcânicas, lagos cristalinos e desertos que se estendem até onde a vista alcança, além das cervejas artesanais que são as melhores de todo os Estados Unidos

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

35


Lifestyle Oregon Mas o visitante aventureiro ainda tem muito mais à disposição: boa gastronomia, ciclismo, canoagem, windsurfe... Você acabou de encontrar o lugar perfeito. A gastronomia do Oregon é uma das mais instigantes e dinâmicas do país. Está fundamentada em ingredientes frescos e saudáveis. Graças à innidade de paisagens, o Oregon produz uma enorme variedade de alimentos, cultivados com alta qualidade de peras a salmões, de cogumelos a frutas vermelhas, além da carne produzida na região e frutos do mar em abundância. Em apenas quatro décadas, a jovem indústria do vinho do Oregon passou da incipiência à fama mundial. O número de vinícolas (mais de 400) aumentou drasticamente nesses anos, desde que alguns pioneiros do vinho migraram para lá, na década de 1960. Variedades de pinot noir premiadas, colocaram o Oregon no mapa mundial do vinho, com uma comunidade vinícola de fácil acesso, que o convida a provar dos seus vinhos artesanais.

Na última contagem o Oregon possuía impressionantes 134 cervejarias, com 166 estabelecimentos em operação. Por que o Oregon na fabricação de cerveja? Ingredientes perfeitos! Lúpulo e cevada no próprio quintal. Adicione alguma energia criativa e o resultado são cervejas de sabores únicos jorrando de barris de estabelecimentos locais. Com uma ampla gama de restaurantes que servem cervejas do Oregon e dezenas de cervejarias locais, não será difícil encontrar a sua cerveja artesanal do Oregon favorita. A maravilhosa sensação de ar puro Você pode fazer trilhas em qualquer lugar do mundo, mas no Oregon, você pode fazer trilhas para todos os lugares. Trilhas que atravessam gargantas alpinas e passam por antigos leitos fósseis e com vistas para o Pacíco. Trilhas urbanas e a trilha Lewis e Clark. Com invernos temperados e verões sempre com brisas, você pode caminhar praticamente onde e quando quiser. Se o ciclismo de estrada for seu forte, mountain bike ou passeios pela cidade, o Oregon tem as trilhas e ciclovias apropriadas à sua bicicleta. O Oregon é o único estado com ciclovias cênicas certicadas, escolhidas pelo amplo espaço para pedalar e vistas épicas. Trilhas de mountain bike que passam por densas orestas e correm ao longo de rios selvagens, além de mais de 200 campos públicos, projetados por designers famosos (como Cupp, Palmer e McLay Kidd) estão à sua espera. No Oregon os fãs do golfe não carão órfãos. Os melhores campos dos Estados Unidos estão lá. Marcar um horário para jogar é fácil. Difícil mesmo é escolher entre os muitos excelentes campos. Se jogar golfe, fazer ciclismo e caminhadas não forem sucientes para satisfazer o seu apetite por aventura, não se preocupe, o Oregon tem muito mais a oferecer. Escalar o Smith Rock, fazer windsurfe no Gorge, pescar no Deschutes e fazer rafting nas corredeiras do Hells Canyon, snowboard o ano todo e "points" de surfe ao longo de 584 km de litoral é privilégio somente deste estado americano.

36

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Lifestyle

A Costa do Oregon Esculpida pelo impacto das ondas do turbulento Pacíco, a costa de 582 quilômetros do Oregon é uma das obrasprimas da natureza. Toda a extensão da costa do Oregon foi declarada terras públicas, o que fez com que a maior parte dela, especialmente nas regiões central e sul, barrasse o progresso. Para uma das viagens por estrada mais imponentes na América, pegue a U.S. Route 101 que margea o litoral ocidental do continente de norte a sul. Comece ao norte, em Astoria, uma cidade rica em história onde o rio Columbia deságua no Oceano Pacíco. Em Cannon Beach, cidade de praia mais bonita do norte de Oregon, praias

de areia estendem-se por quilômetros, interrompidas por falésias de basalto maciço no mar, como a icônica Haystack Rock, de 70 metros. A Rota 101 permanece próxima à costa, atravessando vales de rios e subindo sobre os ancos das montanhas que descem até o Pacíco. A vista da Neahkahnie Mountain, onde a estrada contorna penhascos de 210 metros que mergulham no Oceano Pacíco imponente, é de panoramas marítimos, que em um dia claro podem alcançar 80 km. Em Tillamook, lar de dezenas de fábricas de laticínios e a famosa fábrica de queijo de Tillamook, a rodovia adentra o interior, passando por orestas e fazendas de gado de leite e plantações de alcachofra, antes de regressar ao Pacíco, pela cidade de Lincoln, ao norte do Salisano Spa e Golf Resort de Oregon. Newport é a maior cidade da costa central do Oregon, um porto movimentado e dominado por uma ponte de arco alto. O Oregon Coast Aquarium, que já foi a casa da orca Keiko (famosa no cinema como Free Willy) é uma das principais atrações da Costa, e oferece vistas fascinantes para o Pacíco Norte e a vida marinha da zona entremarés (um residente favorito é o polvo, que chega a 6 metros de envergadura). Ou conheça a vida aquática selvagem do Oregon, no porto de Newport. Faça uma excursão de observação de baleias e aventure-se pelo Pacíco, onde baleias cinzentas saltam e jorram água enquanto deslocam-se entre as regiões no inverno e no verão. Cerca de 20.000 passam por lá todos os anos, e quando os números são densos, nem é preciso sair da costa para assistir. O peculiar Sylvia Beach Hotel em Newport (batizado em homenagem ao proprietário americano da livraria Shakespeare and Co. em Paris durante as décadas de 1920 e 1930) é o refúgio mais incomum da costa. Um hotel dedicado aos amantes dos livros. Seus 20 quartos estão decorados para evocar o espírito e a obra de vários autores, como Agatha Christie, Colette e Mark Twain. Mesmo os que não forem hóspedes devem fazer uma reserva

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

37


Lifestyle

no estimado restaurante Tables of Content do hotel, e torcer para eles terem as ostras frescas onipresentes pelas quais Newport é amplamente conhecida. O sul de Yachats (pronuncia-se YA-rots) é o trecho mais acidentado da Costa do Oregon, onde se encontram vulcões antigos e uxos de lava chegam até o Pacíco. Elevando-se 830 metros acima das águas turbulentas, Cape Perpetua é um dos pontos mais altos da área, em todos os sentidos da palavra, com mirantes e trilhas para caminhadas. Mais ao sul ca o farol Heceta Head, provavelmente a cena mais fotografada em todo o Oregon. Este farol branco imaculado em funcionamento sobre um promontório rochoso que se eleva a 205 metros acima do Pacíco Haystack Rock

por mais de 80 quilômetros. Trilhas para caminhadas permitem explorar este ecossistema incomum, que liga capões, bosques de arbustos, lagos pequenos e aproximadamente 5.600 hectares de dunas, sempre mudando de lugar, algumas com até 150 metros de altura. Do sul de Charleston à fronteira com a Califórnia, as praias são cada vez mais ladeadas por altas falésias e dentes escarpados de rocha, lar de papagaios-do-mar, airos (parecidos com pinguins) e gaivotas. No entanto, os confortos humanos não foram esquecidos. Bandon, uma das mais encantadoras cidades ao longo da costa, é uma meca do golfe. O rio mais famoso do estado, o Rogue, encontra-se com o Pacíco no Gold River; um pouco rio acima, há uma excelente hospedaria e oportunidades de pesca incomparáveis, além dos empolgantes passeios de lancha pelas corredeiras ondulantes do rio. Newport Bridge

38

Yachats

é de uma dramaticidade estonteante. A casa do faroleiro, conservada cuidadosamente, desde 1894, é uma das poucas nos EUA abertas como um B&B. O café da manhã desfruta de certa fama, assim como o fantasma residente. As cavernas de leões marinhos nas proximidades é outra maravilha natural — uma gruta no mar, a maior do país, povoada por leões-marinhos mal-cheirosos e barulhentos. Um elevador desce 60 metros para dentro da caverna, onde você poderá ver centenas de leões marinhos de Steller escalando as rochas, disputando posições e soltando poderosos rugidos (os machos podem pesar mais de uma tonelada). Ao sul de Florence, as dunas de Oregon, que estão entre as maiores dunas de areia à beira-mar do mundo, estendem-se ao longo da costa Tillamook

Toketee Falls

Oregon Cost

Dirija até o pôr do sol, e o nal da Route 101 no Oregon, a vista ca cada vez mais bonita. Há apenas seis quilômetros acima da fronteira com a Califórnia, Brookings situa-se no 'cinturão da banana' do Oregon: temperaturas amenas no inverno permitem que as palmeiras cresçam nesta agradável cidade portuária e azaleias selvagens oresçam todo ano no nal de maio. Mas a cidade também é o lar da área mais setentrional do oeste de sequoias gigantes da costa, mais comumente encontradas ao norte da Califórnia.

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


Oregon

Lifestyle

Portland, a maior cidade do Oregon É considerada uma das dez cidades mais ecológicas do mundo, principalmente pelos carros movidos a bateria elétrica que reduzem uma grande porcentagem de emissão de gás carbônico na atmosfera. Foi classicada como a cidade mais "verde" dos Estados Unidos, e a segunda mais "verde" do mundo. A cidade é conhecida pelo grande número de pequenas cervejarias e alambiques, e sua adoração por café. Seu clima é ideal para o crescimento de rosas, tanto que é conhecida como A Cidade das Rosas, possuindo muitos roseirais. A cidade entrou no Livro Guinness dos Recordes como tendo o menor parque do mundo, de apenas 1 metro quadrado. Os Bairros de Portland onde o visitante deve ir

Downtown Portland - Compacta, no centro de Portland oferece fácil acesso a boa comida, espaços verdes, ofertas culturais e de compras isentas de impostos. Pearl District – Antiga Docas com ruas de paralelepípedos. Esse antigo distrito de armazéns hoje abriga bares elegantes e lofts reluzentes. Old Town Chinatown - Hoje, o centro original de Portland é um centro de entretenimento movimentado com a casa do famoso Portland Saturday Market, Voodoo Doughnut e Lan Su Chinese Garden. Mississippi / Williams - North Mississippi Avenue possui um longo trecho de lojas, bares e restaurantes. Alberta Arts District – com várias lojas, galerias, restaurantes e bares, a Rua Alberta é uma feira livre multicolorida e acontece na última quinta-feira de cada mês.

Apoio histórico: Discover America (discoveramerica.com) Matéria: Dan Briscott, TOA Fotos: Divulgação

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!


"As vezes o que falta para alguém viajar é uma boa dica e uma boa história". www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Profile for malaparadois

Revista malaparadois - Edição nº 10 - Janeiro de 2015 - Creta  

Creta, onde lendas e histórias reais se misturam. www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Revista malaparadois - Edição nº 10 - Janeiro de 2015 - Creta  

Creta, onde lendas e histórias reais se misturam. www.malaparadois.com - Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!

Advertisement