Mais Preza 17-01-14

Page 1

[CPOVO: CORREIO_DO_POVO-MAIS_PREZA-MATERIAS <MAISPREZA> [EDITORIAL] ... 17/01/14]

LAURA MCKINNON / DIVULGAÇÃO / CP

Que ônibus eu pego?

Author:SBORGES

■ Nessa semana, Porto Alegre entrou na lista

de locais com Google Transit, ferramenta do Google Maps. Agora, quando você procurar o melhor caminho para ir a algum lugar, além das rotas a pé e de carro que já são mostradas, o site/aplicativo também vai indicar as melhores opções de ônibus para pegar.

Date:17/01/14

Time:14

Skate na praia ■ Nos dias 25 e 26 de janeiro, Cidreira vai re-

ceber os Jogos de Verão Alvo. Na programação, campeonatos de skate e fingerboard, além de oficinas de slackline. A função será na avenida Cidreira e na Concha Acústica. Os jogos continuam nos dias 1 e 2 de fevereiro em Pinhal e 22 e 23 em Tramandaí. PEDRO FELIZARDO / DIVULGAÇÃO / CP

Ondas de gerações ARQUIVO PESSOAL / LUÍZA TAVARES / DIVULGAÇÃO / CP

Desde pequena a Luíza surfa ao lado do pai

R

afael Coufal tinha 4 anos quando subiu em uma prancha pela primeira vez por influência da família, cheia de surfistas. A partir daí, o guri foi pegando gosto pelo mar e, agora, 19 anos depois, não perde uma chance de pegar onda. Muitas vezes, inclusive, acompanhado pelo pai. Luíza Centeno Tavares é outra que tem a companhia do pai nesses momentos, Henrique Tavares, quem ela apresenta como um dos pioneiros do surf no Rio Grande do Sul, lá na década de 60. Com essa descrição não é difícil saber de onde veio a simpatia da guria pelas ondas. Aos 23 anos, ela surfa desde os 12. A semelhança das histórias de Luíza e de Rafael não é pura coincidência. Elas mostram o quanto o surf é um estilo de vida que vem sendo passado de geração para geração ao longo dos anos. Como é um esporte muito recente, a memória dos primeiros dias ainda está muito viva na cabeça de quem fundou ele por aqui. E é exatamente para resgatar a história dos surfistas gaúchos que surgiu o Madeirite Trópico, um evento para todo mundo que vive — ou já viveu — dentro d’água se reencontrar e surfar junto mais uma vez. “O campeonato quer lembrar o passado e trazer de volta para a beira da praia essa galera antiga do surf. É uma confraternização, um encontro de gerações”, explica Giovanni Mancuso,

organizador do evento que rola nos dias 29 e 30 de março na Praia da Guarita, em Torres. Para ele, conhecer as raízes é fundamental: “Um esporte que não conhece o seu passado é vazio. Se hoje você tem uma prancha embaixo do braço, lá atrás alguém fez a primeira prancha, pegou a primeira onda, criou a primeira loja em Porto Alegre”. E é aí que está a essência do campeonato: aproximar esses fundadores do surf gaúcho daqueles que são o futuro do esporte. Uma oportunidade para o pessoal que está começando a surfar conhecer quem veio antes e uma chance para gente como o Rafael e a Luíza estarem mais uma vez na água com a família. A publicitária, inclusive, marcou presença na última edição, em 2012, ao lado do pai, e promete que vai voltar neste ano. Enquanto o dia não chega, os dois continuam fugindo para a praia com os amigos no fim de semana para pegar onda lado a lado. A família de Rafael também não perde uma oportunidade de competir. “Até então não ocorreu nenhuma edição sem ao menos um Coufal no pódio”, conta orgulhoso. Para ele, o mais interessante de reunir as gerações é ensinar uma galera mais nova algo que ele aprendeu com o pai: a essência do surf, que está na amizade, na cooperação e na união. E, claro, em saber compartilhar as ondas.

Te programa

@maispreza

■ Não, esse marzão não é de nenhuma praia do Rio Grande do Sul. A foto aí em cima foi tirada na Indonésia, em uma das várias viagens que o Rafael fez em busca de novas ondas para pegar. El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, México, Califórnia, Hawaii, Peru e Uruguai também entram na lista de lugares em que o guri já surfou. Mas isso não quer dizer que ele não aproveita o mar daqui: no litoral gaúcho, Torres é a praia eleita das melhores ondas; e em SC, Garopaba e Silveira.

/maispreza JOÃO VEPPO / DIVULGAÇÃO / CP

■ Vem pra pista! Amanhã rola mais uma noite em um dos lugares mais legais do litoral Norte, a Pista 3, recém-incorporada aos Bares 1/2, já conhecidos da galera desde a temporada passada. Quem agita por lá são os DJs Dutra Vila, o duo Fatnotronic e Pedro Bertoletti. Hoje quem comanda o Bar 1 é Daniel Lacet; o 2, Bertolleti. Domingo no 1, Lacet e Dr. Hank; e, no Bar 2, Diandra e convidados em show acústico. Tudo

lá na avenida Central, 2060, em Atlântida. ■ Pra quem fica em Porto Alegre, xô desânimo. A DJ Juli Baldi, que ilustra nossa seção com essa foto lindona, será uma das responsáveis por agitar a noite da Dirty Job amanhã no Opinião (José do Patrocínio, 834). A festa, especial pra quem gosta de Beatles e Black Keys, também conta com Nat Cirio, Uruguaio e Duba nas pick-ups.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.