
1 minute read
ALIMENTAÇÃO INTERFERE NAS CÓLICAS MENSTRUAIS
Cólica menstrual é algo que realmente incomoda e acaba até atrapalhando os afazeres do dia.
Cada mulher tem uma táctica para amenizar o inconveniente. Durante o período menstrual são produzidos prostaglandinas, mediadores inflamatórios.
Advertisement
Portanto, é importante comer alimentos que reduzam o factor inflamatório do corpo e que sejam antioxidantes.
Mas como não existe milagre, não adianta a mulher seguir a alimentação recomendada apenas nos dias em que está com cólica.
É necessário haver uma melhora no padrão alimentar e, aos poucos, ela vai sentindo os benefícios.
Sardinha, salmão e atum são peixes de água fria ricos da gordura boa ômega 3 que, além de outros benefícios, age como modulador inflamatório. O nutriente ainda diminui a contracção uterina e pode ser encontrado na semente da linhaça ou da chia.
Oleaginosas Alimentos que são fontes de vitaminas do complexo B e que contêm magnésio atuam no relaxamento da musculatura, o que alivia a cólica. Nozes, amêndoas, castanhas e outros representantes do grupo das oleaginosas suprem esta necessidade Sementes de linhaça, girassol ou de gergelim, sementes ricas em Magnesio, Uma dica é fazer um mix com elas (incluindo, também, linhaça ou chia, por conta do ômega 3)

NOTAS:
Para quem Gosta de Café
A cafeína estimula os movimentos peristálticos, acentuando as contracções dos músculos do baixo-ventre e, portanto, intensificando as cólicas menstruais.
Para piorar, a bebida também pode deixar a mulher mais irritada.
Diminua café, chá-preto e Coca Cola.
Doces
Por conta das mudanças hormonais, como queda da serotonina, a mulher fica com mais vontade de consumir carboidratos durante a menstruação e, principalmente, na TPM (tensão pré-menstrual). Fique atenta com os excessos nessa fase
Suplementos: O magnésio, Zinco, Complexo B, Vitamina E são suplementos essenciais para aliviar as Cólicas