3 minute read

SALVADO ILUSTRE O CONTADOR DE FILMES

uma forma de viajar no mundo preso em uma tela. Não me concentro no produto final, me interesso com back stage, como tudo é feito, os passos, pois através disso podemos criar paixão nas pessoas.

O Salvado foi um por caminho diferente dos demais criadores de conteúdo. Pegou a sua paixao pela 7ª arte e viu ai uma oportunidade. Conte -nos um pouco de como tudo começou?

Advertisement

A paixão pelos filmes vem desde a infância, nos tempos de VHS, na época existiam casas que funcionavam como cinema clandestino, onde podia pagar uma moeda e entrar pra ver um filme que muitas vezes não era da sua escolha, uma época em que poucas casas tinham televisores ou VHSs.

Meu pai trabalhava fora e um dia nos trouxe o VHS, agora podia consumir de casa. Mais tarde chegamos na era dos DVDs e posteriormente os computadores. Ficávamos em família, assitindo todo dia nas férias. Mas o interesse por actuar nisso começa quando em 2015 começo a trabalhar no Cinema (Lusomundo), muitos clientes/telespectadores ligavam procurando saber o que passava no cinema, se era bom.

Quem é o Salvado?

Salvado é jovem consumidor, crítico e amante de cinema, além de consumir é um jovem apresentador de televisão com um programa virado na 7ª arte.

Qual é a sua área de actuação?

Actualmente actuo na televisão, concretamente como apresentador de conteúdos cinematográficos. Sou também criador de conteúdos (escrevo ou gravo críticas de filmes).

Qual é o seu diferencial?

Diferente de muitos que olham o cinema somente como entretenimento, eu olho como arte e também

Partindo daí comecei a publicar as estreias nas minhas redes sociais, mas para alguns, um simples cartaz não bastava, precisava falar um pouco do filme, então comecei a escrever sobre filmes, pra suscitar um interesse pelo cinema, (dizer já agora que o meu objectivo é fazer com que os moçambicanos abracem e tenha a cultura de ir ao cinema, que entendam que cinema faz parte das artes, da cultura.)

Mas tudo atinge novos patamares quando em 2020 os cinemas encerram devido à Covid 19, ninguém mais podia ir ao cinema, todos se trancavam em casa e não sabiam o que assistir, e é por aí onde eu começava , quando as pessoas não sabiam o que assistir. Gosto de dizer que muita gente ama filmes mas não sabe o que de facto assistir. Pelos comentários percebia o que as pessoas gostavam e sugeria o que era do seu interesse.

Como tem sido a receção dos seus conteúdos?

Os meus conteúdos tiveram mais aceitação na quarentena, sem muitas saídas e actividades, as pessoas se envolviam mais com a 7ª arte, chegou um tempo que se passasse uma semana sem sugerir alguma coisa às pessoas, elas me procuravam pra saber o que assistir. Com isso quero dizer que a recepção tem sido boa, mas espero que melhore.

Como vê o desaparecimento das salas de cinema pelo País?

Com muita tristeza tenho assistido ou lido sobre salas de cinema sendo trnsformados em supermercados ou outros tipos de estabelecimentos, isto revela a pouca consideração que nós moçambicanos temos pela 7ª arte, a tratamos como se não fosse cultura ou algo nosso. Os moçambicanos gostam de filmes, e é meio absurdo dizer que em Moçambique actualmente só tem um cinema activo, em Maputo, isto é, quem estiver em Tete ou Beira deve viajar à Maputo para visitar um cinema. Enquanto isso, as restantes salas de cinema ao longo do país estão sendo transformadas em supermercados.

Dê-nos um insight de como os serviços de Streaming estão a tomar cada vez mais do bolo dos cinemas.

Sobre streamings, as famosas plataformas digitais, têm suas vantagens e desvantagens.

Foi uma grande vantagem na pandemia, foram uma grande ajuda, já que ninguém podia sair para o cinema, mas os streamings estavam lá conosco em casa, todos os dias. Nesta fase não podemos dizer que estavam comendo o bolo dos cinemas, pois os cinemas estavam inactivos. Até mesmo agora, são uma vantagem pois nem sempre queremos sair para o cinema. A desvantagem é que as pessoas se viciam e preferem assistir tudo de casa. Mas preciso aprofundar sobre este assunto: Existem filmes para cinema e filmes para streamings (Netflix, HBO, Amazon, Disney+, etc).

Os filmes lançados no cinema, geralmente não vão para streamings (pelo menos na mesma data), então, se no cinema está chegar o John Wick 4, significa que para ver o John Wick 4 terá que ser no cinema, porque aquele filme é para cinema e não streamings.

Daí chegamos a conclusão que os streamings não comem tanto do bolo do cinema, tratando de conteúdos, mas quanto ao tempo, eles roubam sim o tempo das pessoas, qie seria gasto no cinema. Espero ter sido claro.

Qual o género que lhe cativa?

Qual o seu filme favorito?

Eu assisto quase todos gêneros, só não gosto de gêneros musicais e de dança.

E minha inclinação está no drama e suspense. É no drama que vejo o talento e as qualidade de um actor.

Difícil escolher um filme favorito, já vi milhares. Mas vou no THE REVENANT, estrelado por Leonardo Dicaprio, 2015.

Quais as tuas ambições no mundo digital?

As ambições são gigantes... Um canal no YouTube que trate de assuntos inteiramente cinematográficos. E também instalação de cinemas nas 3 zonas de Moçambique, sul, centro e norte, cinemas que contenham bibliotecas. Acredito muito que esta combinação pode melhorar a sociedade, cinema e livros.

This article is from: