
2 minute read
GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS A MELHOR FORMA DE GERIR SEU DINHEIRO
Gerir suas finanças pessoais é uma tarefa importante que pode parecer complicada, mas com algumas dicas e estratégias simples, você pode começar a administrar seu dinheiro de forma eficiente. Quando você toma controle de suas finanças, você pode se sentir mais confiante em relação ao seu futuro financeiro e evitar situações de endividamento ou crise financeira. Eu sei que embora esse seja o desejo da maioria (ter as finanças organizadas, evitar dívidas e alcançar liberdade financeira), muitas vezes não é uma tarefa fácil, isso porque há falta de instrução de como proceder quando o assunto é dinheiro, por isso, preparei algumas dicas importantes:
Tenha uma planilha de orçamento doméstico
Advertisement
Uma das principais dificuldades na gestão de finanças pessoais é a falta de orçamento. Muitas pessoas não sabem quanto dinheiro estão gastando em cada categoria e, portanto, não conseguem controlar seus gastos.
O primeiro passo para gerir suas finanças pessoais é um orçamento. Isso envolve avaliar seus gastos mensais e receita para determinar quanto dinheiro você tem disponível para gastar e poupar. Se você não tem um orçamento, é fácil gastar mais do que ganha e contrair dívidas. Use planilhas de finanças pessoais para ajudar a organizar seus gastos e receitas.
Identifique seus gastos desnecessários
Olhe para seus gastos e identifique onde você pode cortar despesas desnecessárias. Talvez você esteja a gastar muito em alimentação fora de casa ou compras online. Faça uma lista de seus gastos e priorize as despesas que são essenciais. Reduzir seus gastos desnecessários pode ajudar a poupar dinheiro e reduzir sua carga financeira.
Aqui você precisa ter disciplina e controle emocional para reduzir os gastos e seguir o orçamento, muitas pessoas não têm a disciplina necessária para seguir um orçamento ou para evitar compras desnecessárias.
Arc Lio Tivane
ESCRITOR, COACH, PALESTRANTE, EDUCADOR, EMPRESÁRIO. MAIOR DEFENSOR DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM MOÇAMBIQUE, COACH FORMADO EM GESTÃO, PELA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, E EM MASTER COACH EM FINANÇAS PESSOAIS, PELO INSTITUTO INTERNACIONAL DE COACHING, NOS EUA. COACH FORMADO EM GESTÃO, PELA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, E EM MASTER COACH EM FINANÇAS PESSOAIS, PELO INSTITUTO INTERNACIONAL DE COACHING, NOS EUA. A SUA PÁGINA DO FACEBOOK É, INDISCUTIVELMENTE, UMA DAS MAIORES PÁGINAS EM MOÇAMBIQUE SOBRE EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

Poupe dinheiro regularmente
Estabeleça uma meta de poupança e comece a poupar dinheiro regularmente. Isso pode ser um desafio no início, mas com o tempo, poupar pode tornar-se um hábito. Você pode fazer poupanças a curto prazo para objetivos específicos ou mesmo uma poupança a longo prazo para aposentadoria por exemplo.
Evite dívidas
As dívidas podem ser uma grande fonte de stress financeiro. Tente evitar fazer empréstimos desnecessários ou usar cartões de crédito para gastos que você não pode pagar no prazo. Se você já tem dívidas, faça um plano de pagamento para reduzi-las o mais rápido possível, e na hora de pagar, priorize o pagamento das dívidas com taxas de juros mais altas.
Invista na sua educação financeira nas redes:
A educação financeira pode ajudá-lo a tomar decisões melhores e mais informadas sobre seu dinheiro. Existem muitos recursos disponíveis, incluindo livros, e cursos online, que podem ajudálo a aprender mais sobre finanças pessoais e como administrar seu dinheiro com sucesso.
No próximo artigo, vamos falar sobre empreendedorismo e como você iniciar um negócio mesmo sem ter muito dinheiro. Até lá, comece a implementar essas estratégias de gestão de finanças pessoais e fique no controle de suas finanças.