Fal@Esma

Page 1

Escola Secundária Marquesa de Alorna

WWW.FAL@ESMA Nº1

EDIÇÃO DE NOVEMBRO 2007

Preço: 1 euro

Obrigado, Sophia Se este simulacro de jornal sorrir de novo é sinal de que todos o que o fizeram endoideceram de vez! E a culpa é toda de Sophia de Mello Breyner Andresen e da sua obsessão pelo Homem, e da sua poderosa palavra, da sua encantatória melodia que, como num sonho, nos desafiou, enfeitiçando-nos com a sua (e também já nossa) Cantata da Paz. Num mês em que se começa a preparar o Natal, mês em que se assinalam os Dias da Filosofia e da Tolerância, o sentido do refrão esbofeteia-nos e impele-nos à reflexão sobre o que, da Escola e para a Escola, cada um pode levar e trazer para que faça sentido o nosso encontro diário. A.S.

Cantata da Paz Vemos ,ouvimos e lemos Não podemos ignorar Vemos, ouvimos e lemos , Não podemos ignorar Vemos ,ouvimos e lemos Relatórios da fome O caminho da injustiça A linguagem do terror A bomba de Hiroshima Vergonha de nós todos Reduziu a cinzas A carne das crianças D`África e Vietname Sobe a lamentação Dos povos destruídos Dos povos destroçados

Este passa a ser o nosso lema , exactamente este: Vemos, Ouvimos e Lemos , não podemos ignorar!

♦ Quadro Mágico da BE/CRE em greve ♦ A Diva do Atlântico

Ou

♦ Orquestra de vegetais

Não podemos ignorar porque vemos, ouvimos e lemos O que é diferente de dizer O que não vamos dizer , mas tentaremos fazer…

♦ Cirque du Soleil ♦ Mortos quase vivos ♦ Ranking das escolas ♦ A Tertúlia da Marquesa ♦ HIFIVE

VER + OUVIR + LER ♦ Chorando e suspirando por um programa de sonho

= ( …………………..)

♦ Cartune - Lista M e J

Nada pode apagar O concerto dos gritos O nosso mundo é Pecado organizado Sophia de Mello B.Andresen

WWW.FAL@ESMA ,título de Daniela Duarte,com inspiração no YouTube ( wwwFala Sónia ) ,porque só a ridicularização da exclusão é ridícula.

♦ Carta ao Pai Natal ♦ Quando um homem se põe a pensar

Nesta edição:

Quem somos E Aristóteles disse: “Nós somos o que fazemos repetidamente.” O problema existencial “Quem sou?” perseguenos desde sempre. Conseg u i re m o s v i su a l iz a r melhor este “ao longo dos tempos” pensando que, há pelo menos 2500 anos atrás (são 25 séculos!), alguém começou a questionar-se acerca do seu “eu” e do que ele representa, e ainda hoje a resposta a essa “grande incógnita” está por resolver. Eduardo Galeano disse, já no século XX: "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos."

Pontos de interesse especiais:

Talvez isto una o conjunto de “desconhecidos” que formam a equipa do Jornal da ESMA – a busca do nosso “eu” nas contínuas mudanças que sofremos, desencadeadas pelo que vemos, ouvimos e lemos. Decerto que não só nos une essa necessidade de estarmos alerta ao que nos rodeia, mas também o desejo de despertar essa mesma necessidade de busca, mudança, alerta e acção nos demais. Não é nosso objectivo mudar o mundo, mas parte dele. E entenda-se por parte: o leitor, o amigo do leitor, o pai do leitor, a escola do leitor… Mas afinal quem

faz parte deste jornal? Quem somos nós? Este jornal é constituído por pessoas. Pessoas objectivas, subjectivas, mais ou menos sensíveis, pessoas com medos, pessoas criativas, pessoas preocupadas, pessoas interventivas, pessoas com curiosidade intelectual e/ou humana, pessoas com olhares diversificados, pessoas diferentes... que, de olhos abertos, seguem a musicalidade da cantata que os move, que os une e que os guia. Nós somos essas pessoas. I.L.

O Que Queremos

2-3

Notícias da BE/CRE

4

Visitas de Estudo

7

Entrevista à Presidente

9

IN MEMORIAM

10

Eleições A.E. 2007/08 11 O Perfume

16


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.