XOK Magazine 51

Page 1

Entrevista com MARIA LISBOA página 2

A NEWS LETTER DOS PRODUTORES REUNIDOS & ASSOCIADOS

Edição nº 51 (Ano V) 31 de Maio de 2018

Directora - Maria Alves

O QUE VAI LER NESTA EDIÇÃO, Nº 51 Os Homens São Umas Bestas, Mas as Mulheres Ajudam - Pág. 4 Opiniões - Págs 7, 8 e 21 A Aura - Pág 15 Humor - Pág 10 Tecnologia - Pág 19 Poesia de Ricardo Landum (sim esse mesmo)… - Pág. 16 Léxico do Futuro - Pág 5 Saúde - Pág 12 Lego - Pág. 17

O QUE NÃO VAI LER NESTA EDIÇÃO, Nº 51 80 % dos jovens portugueses estão completamente marados e doentes, porque sem internet sentem-se mal. E vão ser estes os futuros engenheiros, médicos e professores de Portugal… Quase um quarto da população portuguesa, apesar de trabalhar vive no limiar da pobreza. Isto é a excelente governação de esquerda. E só está no mandanço há 2 anos. Coisas sobre futebol e, sobre o Mundial. Queremos falar-lhe de algo mais inteligente e que vos faça pensar.


2

XOK 51

ENTREVISTA A MARIA LISBOA Nascida em 15 de Agosto de 1962, em Lisboa, Maria de Lurdes Mendes é um dos grandes nomes da música ligeira portuguesa, do folclore e do fado. Começou no fado aos 12 anos e durante os primeiros 25 foi uma fadista. Tive a oportunidade de a ouvir numa das Galas da “Grande Noite do Fado” em meados dos anos 80, como artista convidada e, até arrepiava a semelhança de muitas entoações com a incomparável Amália Rodrigues. Por vários anos continuei a acompanhar esta cantora, por disco, e em 1996, quando despertou para a canção ligeira, descobri uma outra faceta dela e minha. Qualquer português sente de forma única no mundo a mágoa escondida no fado, mas também a alegria colectiva de ouvir música ligeira. Estas duas acções remete-nos à alma do povo que realmente somos. E isto vem a propósito de ‘Tira a Mãozinha Daí’ da extinta Discossete, onde passei como repórter, como jornalista e crítico excelentes momentos profissionais e pessoais na companhia, amiúde, de grande parte dos actuais nomes da canção portuguesa. Na altura algumas perguntas circunstanciais a Maria Lisboa tiveram respostas muito diferentes destas, o que me levou a perceber que o tempo, a idade e as experiências de vida, em especial as negativas, modelam-nos o carácter e a atitude. Já então, havia nela, um pesaroso ar de sofredora e de lutadora, que ainda hoje se mantém mas com mais alento que outrora. E é esta a grande mudança de Maria Lisboa ao longo dos anos. Aliás, é isso que ela própria narra, na primeira pessoa, ao longo da entrevista abaixo.

Assisti em 2011, algures na região Oeste a um espectáculo dela aquando do álbum ‘Vou Dar Uma Voltinha (da Espacial, editora que trabalha desde há anos e afincadamente a promover a música lusa, na sequência do que a Discossete fez, nos anos 80, e da qual herdou o catálogo) e notou-se uma mudança muito grande para melhor na voz da Maria Lisboa, onde a voz mais grave a tornou melhor intérprete, mais madura, solta e emotiva. Com a idade, também se transformou numa mulher atractiva e desejável não só pelo visual como, sobretudo, pela força que transmite. E esta sim a grande mudança de Maria Lisboa… Finalmente, em 2018, no Coliseu de Lisboa, a oportunidade de nos encontrarmos, de novo e de, conseguir perceber que ela é como o Vinho do Porto: quanto mais velho melhor. (Eu sou mais velho que ela…)

Maria Lisboa – Escrevi esse livro, após me terem acontecido vários problemas, entre eles a morte do meu filho e os diversos problemas que tive de saúde. Decidi escrevê-lo para poder, também ajudar muitas mulheres que ficaram sem os seus filhos, e para poderem conhecer um pouco mais sobre a minha vida, porque afinal não é assim tão fácil como muitas pessoas possam imaginar. Produtores Reunidos - A tua garra em palco foi adquirida em que fase da tua vida? Lembro-me de ti há muitos anos e a atitude era muito diferente. Maria Lisboa – Esta garra veio da minha fé, tenho uma fé inabalável. É no palco, onde eu me vingo e desabafo. É lá, onde me sai tudo da alma e é, sem dúvida, onde eu me sinto feliz. É verdade. Ganhei outra força, mas é o palco que faz brotar em mim uma força que não sei explicar. Quer dizer, eu quase tenho a certeza que sei, mas foi após estas tragédias todas que me tornei uma pessoa completamente diferente no palco. E é talvez ali, onde eu largo todas as minhas tristezas e as minhas alegrias.

Eis a entrevista desejada e possível. Produtores Reunidos - Dos três estilos que já cantaste ao longo dos anos (popular, fado e canção ligeira) qual o que mais gostaste? Porquê? Maria Lisboa – Estou mais activa na canção ligeira, actualmente. Sinto-me bem a cantar essas baladas, mas nunca me vou esquecer das minhas raízes que são o fado.

Produtores Reunidos – As mulheres têm mais ‘gana’ na forma de interpretarem os sentimentos através das canções do que os homens? Justifica.

Produtores Reunidos – O livro que escreveste (“Nas Mãos de Deus” de 2016) foi pensado antes dos problemas de saúde e familiares que se atravessaram na tua vida, ou foi pensado depois? O que pretendeste com essa escrita.

Maria Lisboa – Não! Penso que não. Quer dizer, depende. Eu penso que, nós mulheres, somos mais sensíveis, talvez por isso cantamos com mais sentimento e talvez soframos mais. Os homens são um bocadinho mais frios. Produtores Reunidos - Estás a atravessar uma fase muito religiosa. Isso deve-se ou


3

XOK 51

deveu-se a quê? Tens realmente “Fé em Deus”? Maria Lisboa – Tenho muita fé em Deus. Esta fase está a ser muito complicada para mim. Cada dia que passa, dá a sensação que o ‘buraco’ vai abrindo mais, a dor vai sendo maior. Porque, nos primeiros tempos, a gente pensa que as pessoas foram numa viagem, ou emigraram, mas depois cai a capa e na realidade sentimos que perdemos mesmo as pessoas. Mas, a minha fé faz-me acreditar que o meu filho que não está comigo fisicamente, está de certeza, espiritualmente. E acredito que, um dia destes, vamo-nos encontrar. Tenho a certeza absoluta. E esta fé, eu nunca a vou perder. É inabalável a minha fé aconteça o que acontecer.

a certeza absoluta que elas vão mais aliviadas para casa e pensam as coisas de forma completamente diferente. Produtores Reunidos – Quando iniciaste a carreira, ainda e sobretudo como fadista, esperavas alcançar a reputação e a projecção de agora. Pensavas mudar de estilo? Quem te incentivou a essa mudança? Maria Lisboa – Bom, eu quando comecei a cantar era muito nova, e durante muitos anos o fado esteve muito parado. Ou seja, não era fácil fazer êxitos, gravar discos, etc. Portanto, quando eu deixei o fado, não estava a surgir ninguém novo a cantar; não havia ninguém e eu pensei que o fado terminara ali. Terminou por mim, pela Marina Mota, e por mais 2 ou 3. Porque era muito complicado. E, de repente, apareceu uma lufada de fadistas a cantar e a interpretar muito bem.

lorosa, em primeiro lugar. Depois, a minha juventude foi horrível, foi terrível, fui eu que me criei por conta própria. E por fim, a dor e a tragédia mas avassaladora, que nunca mais vai ter fim na minha vida e que me atormenta todos os dias, foi a morte do meu filho, sem dúvida. Produtores Reunidos – Projectos para o futuro? Maria Lisboa – Projectos para o futuro?… Os meus projectos? É assim!... Eu tenho muitas coisas para fazer na minha cabeça, mas agora eu penso assim: viver um dia de cada vez e fazer um projecto de cada vez. Não fazer grandes planos, porque de repente… Então vou realizando um projecto de cada vez. Produtores Reunidos – Algo mais a acrescentar que te ocorra e que desejes dizer? Maria Lisboa – Desejo a todas as pessoas que me têm vindo a acarinhar ao longo deste tempo todo, e a todos os meus fãs, a minha gratidão. Nós não vivemos sem fãs. Deixam-me centenas e centenas de mensagens nas minhas páginas. Agradeço do coração, às pessoas que estiveram comigo, principalmente aquelas que estiveram ao meu lado. A minha gratidão a todos. A sinceridade posta no palco advém, conclui-se, do dofrimento duma vida inteira. Quanto maiores e numerosas são as privaçoes mais sensibilidade se aplica na criatividade. No caso dos cantores ou cantoras, isto é cada vez mais uma certeza.

Produtores Reunidos – De todas as tuas canções mais populares, quais são as duas favoritas, e porquê? Maria Lisboa – Todos nós temos aquelas canções favoritas. As minhas são com certeza “Tenho Fé em Deus” e “Que Deus te Guarde”. Mas eu tenho de ter um espectáculo muito animado e assim a seguir ao “Tenho fé em Deus”, estou a cantar folclore. Portanto é de um extremo ao outro. Eu acho que é aí que talvez venha a minha grandeza. Ou seja, eu própria no palco digo; “vamos virar o disco ao contrário”, e pergunto, “por aqui os corações todos alegres”? Porque afinal de contas eu em palco sou uma mulher muito alegre. Há ali um momento no espectáculo que me abala um bocadinho, a mim e a todas as pessoas, mas depois há toda uma alegria e claro há canções muito engraçadas. Mas eu gostar, gostar, gosto muito das minhas baladas, para dizer a verdade. É um espectáculo cheio de alegria, com muita garra e muita força. Quando chega a hora de fazer um balanço, eu acho que as pessoas vêm com os corações tão cheios de alegria. E aquelas a quem eu abraço? Tenho

Mas eu nunca deixei o fado. Atenção, nos meus espectáculos e sempre que posso, eu canto fado, porque se aparecer um espectáculo só de fado, eu faço-o, não tenho problema nenhum. Naquela altura era muito complicado. Agora é tudo mais fácil. Com certeza se houvesse, no passado, as oportunidades que há hoje, eu não teria deixado o fado. Quando surge uma oportunidade para cantar uma canção, claro que um artista gosta de experimentar outros géneros de música, e como eu gostei, gostei muito, comecei a cantar canção, mas claro que gosto muito de cantar o meu fado, porque são as minhas raízes. Produtores Reunidos – Mágoas, tristezas e alegrias que te marcaram e te fizeram ser quem és? Maria Lisboa – Foram tantas. Foram tantas que não têm mais fim. Mas deixo-vos aqui duas ou três: a minha infância foi muito do-

Longa vida Maria Lisboa quanto ao canto, e não quanto ao padecimento. Até um dia num qualquer recanto deste imenso Portugal (como escreveu Chico Buarque)…

A alegria contagiante e séria de Maria Lisboa

Texto: Fernando de Sucena Imagens: Alexandra Teixeira©; Arquivo/Produtores Reunidos© e Facebook©


4

XOK 51

OS HOMENS SÃO UMAS BESTAS, MAS AS MULHERES AJUDAM Pssst!... Leitor!... Páre os olhos aqui! Claro que os homens são umas bestas. Trabalham que nem búfalos, fumam que nem cavalos, têm cornos que nem bois e cobrem que nem cães. Mas, o que mais faz dum homem uma besta - homem macho, não aquelas merdas, mal paridas, dos abichanados - é a mania que têm de fazer ‘upgrade’ das gajas. Querem um exemplo? Aqui vai! Donald Trump. Apenas o Trump interessa, pois, quanto ao Donald, todos sabem que o pato homónimo é ‘gay’. O referido, ao longo da vida, fora a rodagem que ganhou a pular a cerca, a comer fora de casa e a experimentar material recauchutado investiu três vezes em coisa nova e de bom aspecto, como se comprova pelas imagens juntas.

lidade é claramente ultrapassado e as versões novas são sempre mais apuradas, actualizadas e intuitivas que as anteriores. Isto é, claramente um sinal dos tempos. Antigamente, quando se comprava uma máquina era para toda a vida e os fabricantes delas produziam-nas em série, sabendo perfeitamente desse facto. Depois, mais tarde, com a estagnação do mercado, surgiu o sistema ‘leasing’ em que eles, mais uma vez burros pra caramba, iam rodando com as máquinas dos outros e quando se fartavam devolviam-nas ao dono, se não quisessem pagar o valor residual e partiam para outra. Vem esta conversa a propósito do que se tem afirmado ser o miserável comportamento do homem quanto aos seus ideais direitistas e anti-feministas. Discordamos da segunda em absoluto. Trump, tal como o escritor desta coisa, gosta de mulheres, não as maltrata e tenta aconchegar e apoiá-las todas, numa decorrência da sua mentalidade masculina, ou seja: homem que é homem vive com, para e de mulheres. Quaisquer que sejam. Quantas sejam. Como sejam. Apesar disto, não deixam de ser umas bestas porque apostam no cavalo errado e nadam sempre na busca interminável da coisa perfeita que o tempo, a experiência e o uso não estraguem. Quimera. Quimera? Sim, quimera, um Ser mitológico geralmente representado com um corpo híbrido entre cabra, leão e serpente ou dragão, portanto um animal estranho que acaba por ser um sonho erótico para eles, que no fundo, são uns depravados e sofredores de alotriofagia, pois trocam o carnudo pelo osso. As mulheres, por seu lado, vivem sempre na esperança de encontrar um otário que as sustente, crie as crias de outro qualquer ou delas mesmas (incluindo a fufaria com manias de prenhice) buscam perdidamente dinheiro mesmo que para isso passem a ser a outra, a futura, a ex-futura ou mero produto comercial, desde que renda algum graveto.

O facto, é que após alguns anos de invéstimento milionário sempre, que troca, esquece que passados alguns anos, o material novo fica desgastado e igual ou pior do que a versão anterior. Nestas três aquisições que já fez, Trump investiu e gastou milhões com as devoluções à procedência, manutenção e recauchutagens efectuadas, provando que é burro, daí ser uma besta. Ademais, elas também se prestam a serem adquiridas, usadas e substituídas por modelo mais recente, quando o prazo de va-

são umas cadelas porque, nalguns casos, qualquer gajo que se torne cachorro, serve para os seus intentos; tornam-se umas vacas a engordarem e a pastarem pela vida fora, à conta das bestas, ou mais comummente, umas galinhas a debicarem na vida, nas diferenças e nos maridos umas das outras. Os homens continuam umas bestas e voltamos à primeira linha. Elas também não ajudam, pois o egoísmo e a ciumeira das tipas não passa de moda. Aliás, é isso que as leva a aprumarem-se para (naquelas cabecinhas ôcas) serem mais que as concorrentes. Manias! Enfim, gastam-se fortunas em embelezamentos, reconstruções, rejuvenescimentos de duração efémera e à condição (para elas) e como paliativo para eles, sem que isso seja um factor de valorização. A idade e o desgaste são consequência do tempo, enquanto eles são umas bestas porque correm atrás da ilusão de que são beldades olímpicas permanentes, e elas encaram as trocas como algo desprestigiante, porque serão sempre lindas, novas e suculentas. Só que o tempo não perdoa e a beleza está no sentir e não no olhar. Até mesmo os que as matam por diversos motivos, não deixam de desdenhar do que tiveram. Como os homens são umas bestas, no restante, eles acabam por fazer a vontade delas, até mesmo quando se separam. Já repararam nisso? Não há volta a dar. Pronto, esta última é só para não me chatearem com e-mails feministas abjectos e ameaçadores. Gosto delas e sempre vou gostar, mas não troco a minha máquina de lavar, adquirida em segunda-mão, com defeitos e já usada, por outra nova, mais moderna e mais complexa na utilização, muito dependente da tecnologia e sem garantia de fidelidade…

Nota:

Máquina de lavar – mulher que está sempre num canto da cozinha, quietinha, a fazer muito barulho e que, apenas, nos lembramos dela quando precisamos, porque as alugadas não trabalham…

Abro um parêntesis para, mais a sério, criticar veementemente o tráfico humano e a exploração sexual. A sério, é animalesco. Mas, os homens são umas bestas mesmo. Mesmo no caso das redes, é sempre um risco porque, andarmos, usarmos ou trocarmos equipamento furtado é crime. E correse risco de vida quando o verdadeiro proprietário vem reclamar dos seus direitos. Retomando. Elas são gatinhas (pois esfregam-se até conseguirem o que querem);

Texto: Fernando Skinrey© Imagens: Google©


5

XOK 51 ve de meio de comunicação entre os falantes dessas línguas.

Continuamos a actualizar os conceitos de palavras que se pretendem eruditas e perturbadoras das conversas de alguns dos interlocutores vociferam, considerando-se super-mega-inteligências. Para que não se sinta asno ao ouvir tamanhas articulações semânticas eis as novas palavras e conceitos que ao longo de 2018 e 2019 se irão tornar familiares, mesmo para os que felizmente, não estão na formação dos cursos inventados pelos governos para inglês ver, designados por CRVCC (já defunto) e EFA (moribundos).

O conceito é originário da Europa, onde, a partir da Idade Média, os comerciantes do Mediterrâneo usavam a língua franca ou sabir. Os pidgins têm normalmente gramáticas rudimentares e um vocabulário restrito. Podem, no entanto, desenvolver-se, transformando-se em línguas crioulas.

Coworking Coworking, ou co-working, ou co-trabalho, é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de actuação, podendo inclusivé reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes. É uma maneira utilizada por muitos profissionais autónomos – trabalhadores independentes, empresários por conta-própria, recibo-verde ou SEI para a (In)Seguraça Social, para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como home-office. Além disso, é uma óptima alternativa para aumentar sua produtividade e fazer novos contactos de negócios através do networking.

Pidgin É a designação dada a uma língua de contacto e é uma palavra de origem inglesa que designa qualquer língua criada, normalmente de forma espontânea, a partir da mistura de duas ou mais línguas e que ser-

Boblsleigh É chamado a Fórmula 1 no gêlo pois a velocidade do trenó ultrapassa os 150 km por hora.

Quando ouvir um político de esquerda, um tripeiro, um cigano ou um preto marado a grunhirem qualquer coisa parecida com palavras, já sabe que pode tratar-se de uma coisa tipo pidgin.

CouchSurfing

PALAVRAS E ACÇÕES A FIXAR DURANTE ESTE ANO

indica um fluxo de dados ou conteúdos multimédia. Muitas pessoas assistem a filmes, séries ou jogos de futebol nesta forma de recepção de dados: streaming.

O Projecto CouchSurfing (CS) é um serviço de hospitalidade com base na Internet, e que em 2012 atingiu a marca de 1 milhão de membros em mais 180 países e territórios. Os membros usam o site, desenhado e criado por Casey Fenton, para coordenar as acomodações. São disponibilizadas numerosas funcionalidades como perfis pessoais ou colectivos detalhados, usa um sistema opcional de verificação de identidade por cartão de crédito, um sistema de certificação pessoal e sistema de referências pessoais para aumentar a segurança e a confiança entre membros. Existem muito mais funcionalidades à disposição dos membros como grupos de discussão, reuniões e encontros, salas de conversa e muito mais.

É um desportoe de inverno no qual equipas de uma, duas ou quatro pessoas fazem corridas em estreitos trilhos de gêlo sobre um trenó. O tempo é cronometrado e quanto menor for o tempo, melhor é a colocação da equipa.

Procrastinar Procrastinar é o acto de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. A procrastinação é um comportamento considerado normal no ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

É a maneira moderna de viver à conta dos pategos que acham, que cedendo o sofá a um/uma turista à borlix pode pinar como forma de pagamento. Até acontece…

Quando dá aquela vontade de trabalhar e nos sentamos à espera que passe, isso é procrastinar. Ou seja, quando a moleza nos ataca e estamos cheios de trabalho e pensamos “vou c…r pra isto, fica pra amanhã”, isso é procrastinar.

Streaming

Não sejam calões e leiam a XOK. Não procrastinem.

Streaming é uma tecnologia que envia informações multimédia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. Um grande exemplo de streaming é o site Youtube, que utiliza essa tecnologia para transmitir vídeos em tempo real. Em inglês, a palavra stream significa riacho, e por isso a palavra streaming remete para o fluxo, sendo que no âmbito da tecnologia,

Sexting Sexting (contração de sex e texting) é um anglicismo que se refere à divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de telemóveis ou ‘smartphones’ (telemóveis espertos para pessoas estúpidas). Iniciou-se através das mensagens SMS de textos sexualmente sugestivos com conteúdo sexual explícito, e com o avanço tecnológico temse aumentado o envio de fotografias e vídeos com posições sensuais ou nus, aos quais aplica-se o termo nude selfie ("selfie de nudez"), ou simplesmente nude.


6

XOK 51

Para saber mais, e como certamente já ouviu falar dos emojis, temos uma lista de desenhos (porque cada vez as pessoas lêem menos, em especial os gaiatos) que ilustram o que é o sexting…

ção estimulante do sistema nervoso central.

possam ter do excesso de movimento. Ou seja: tudo o que for mais longe que a distância do percurso da mão para o gadget ou, do sofá para a cadeira, já é problema.

embed A palavra “embed” vem do inglês e significa “incorporar”. É exactamente isso que a funcionalidade faz. Por meio de um código HTML, é possível incorporar conteúdo de terceiros no seu próprio blog ou site. Eles podem ser posts de redes sociais, vídeos, infográficos, podcasts, narrações de textos, etc.

Sobrancelhas decoradas Como se não nos bastassem já as pancadas dos teenagers no que respeita à diferenciação, e as tetas decoradas de renas, pelo Natal, surgiu agora uma nova campanha de enfeites físicos, vulgo moda, que trata de decorar as sobrancelhas das moças.

Quando falamos de código, pode parecer complicado, mas não é! Ele é fornecido pelo site do conteúdo de origem e você só precisa copiá-lo e depois colá-lo no seu blog.

Piercings nos dentes Portanto, quando estiver na caminha com aquela mastronça ao lado a embirrar, ou com o motor a roncar mesmo encostadinho ao ouvido, ligue para alguém, noutro lado qualquer e mande estes bonecos que ajudam a soltar a dopamina e a ter orgasmos virtuais. Quer dizer, dá tusa! Anda é tudo louco!...

Se existem coisas parvas esta é uma delas. Andar a encher a cremalheira de porcarias é o mesmo que mostrar cáries de luxo a dementes.

Há com cada mania que até atrofia, mas antes elas que são ridiculamente patéticas, do que um ou dois camaradas aberrantes que se podem admirar, em todo o seu esplendor maricas, na estação de combóios Queluz-Belas, logo pela manhã…

Sapatos originais

Dopamina A dopamina (DA) é um neurotransmissor monoaminérgico, da família das catecolaminas e das feniletilaminas que desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo. O cérebro contém várias vias dopaminérgicas, uma delas desempenha um papel importante no sistema de comportamento motivado a recompensa. A maioria das recompensas aumentam o nível de dopamina no cérebro, e muitas drogas viciantes aumentam a actividade neuronal da dopamina que também está envolvida no controle de movimentos, aprendizagem, humor, emoções, cognição e memória.

Prontes! Reconheço que estes apêndices são um chip de diagnóstico de inúmeras maleitas e sintomas doentios.

É precursora natural da adrenalina e da noradrenalina, outras catecolaminas com fun-

Esperemos é que este chip consiga detectar atempadamente o cansaço que os usuários

A invenção é louvável, mas os principais utilizadores vão ser os jovens que já por si além de indolentes, evitam deslocações ao médico.

Sem comentáriso! Apenas o grotesco sorriso e pensar no que se seguirá na vã esperança de marcar a diferença…

Texto: Fernando Skinrey com dados Wikipédia© Imagens: Google© e Facebook©


7

XOK 51 Ah ”ganda“ Sócrates... estás bem acompanhado.

UMA ESTÁTUA PARA SÓCRATES Homenagem - estátua no Campo dos Mártires da Pátria Ninguém duvida que será um acto de grande justiça e gratidão. Cada vez mais o povo ganha consciência que se não fora a alegada justiça, sobre as alegadas trapalhadas que se contam do exprimeiro-ministro, só muito mais tarde começaríamos a desenrolar o grande novelo da corrupção que faz de nós um dos países mais pobres da Europa. Sócrates no seu estilo e “modos vivendo” foi baloiçado pelo irrequieto e, ainda bem, o invejoso PSD. Os meios de comunicação que não tocavam, porque não convinha, na corrupção e nesta fraude colectiva que grassa na penumbra, perseguiram o ex-primeiro-ministro como cães em dia de caça. E então deu-se o milagre: abriram-se as portas e atrás da vingança e porque quando se zangam as comadres descobrem-se as verdades, a vida política, monetária e social parece uma telenovela que até aqui, silenciosos e discretos os ”midia” sustentavam e são agora, forçados a promover e apoiar. Aí dizem isso de um P.S.? Então e o PSD? E o CDS e o PC e o Bloco e os Ex e a Banca e a maioria das PPP, as Portagens, as Auto Estradas, e os Clubes alienantes e estupidificantes e e etc.? Estamos em acreditar que entramos no bom caminho e as lições têm que ser exemplares e agora com uma Justiça que tem que acordar e uma comunicação forçada a não voltar a não adormecer. O resto é conversa. O Povo esfrega as mãos de contente porque aprendeu que agora, agora já nada disto pode nem quer voltar para trás e que para a frente é que é o caminho. Começo a acreditar no futuro.

O verdadeiro e original Sócrates.

ALIENAÇÃO ENCOMENDADA Na filosofia alienação (do latim alienatione) designa a falta de consciência por parte do ser humano de que ele possui uma grande responsabilidade na formação do mundo a seu redor e vice-versa.

A comunicação está a atingir valores que serão agora determinantes para sociedades carentes deles, como a nossa. Senão vejamos a que se deverá a alienação que está a marcar de forma preocupante manifestações sociais como no desporto, na religião, no jogo, na moda, no espectáculo e até na política, entre outras. Vemos multidões de novos e velhos e cada vez mais mulheres, em tristes caricaturas, aos gritos, no futebol, com cara de sofrimento a roer as unhas e a atirar impropérios para o ar e para os adversários, até que as emoções transbordam e se passa à agressão com mortes e feridos, na fé, milhões de pessoas em peregrinações arrastam-se a cumprir promessas, de mãos estendidas a um Deus que as deixa em sofrimento fisico, mental e material, no vício do jogo, temos cada vez mais pessoas a bater recordes preocupantes e sobretudo idosos e pobres a recorrer à Raspadinha, ao Euromilhões, ao Totoloto e Totobola entre ouros produtos, para já não falar dos que jogam na Net ou os que se acotovelam nos casinos que dão rios de lucro, dinheiro a poucos e leva à miséria muitos e muitos mais, nos espectáculos, onde a juventude se revê cada vez mais à procura de novas linguagens e expressões que são suas, mas indecifráveis pela sociedade que alheia os cerca e acomoda, na moda onde o gosto de ser bonito e moderno e dar nas vistas, esbarra com a discrição, a sobriedade e até a elegância necessárias e pretendidas e até na política onde a procura do justo se serve aquilo a que chamam democracia e liberdade mas tem sido isso, sim instrumento da mais perfeita alienação. E a sociedade é feita por eles, melhor por nós, mas como dissemos, cabe ao vice- versa corrigir estes vergonhosos erros. Cabe portanto à Comunicação Social que se delicia com as poses vaidosas dos vencedores, dos devotos e dos extravagantes que proliferam, fomentar o correto, o honesto, o digno o saudável e toda a acção que promova uma educação isenta de mentira e fábrica de felicidade e solidariedade.

Texto: Luís Pereira de Sousa Imagens: Google© e P.H.M. Portuguiesisch Haus Mafia


8

XOK 51

A PORNOGRAFIA COMO EDUCADOR? SE CALHAR ERA MELHOR FALARMSO DE SEXO COM OS NOSSOS FILHOS Num jantar de pais livres, como gosto de lhes chamar (pais com filhos em idade para ter vida social própria), falava-se de sexo. Será que os nossos filhos viram, ou vêem, pornografia? Não queremos falar de sexo com os nossos filhos e tão pouco pensar que têm acesso a pornografia com a maior facilidade do mundo, mas é um facto, real, fácil de comprovar, estudado e analisado. Com acesso a smartphones ou tablets, os jovens podem aceder a sites pornográficos gratuitos com uma facilidade quase, digamos, obscena. Os pais não têm como saber? Não têm. Uma das mulheres que jantava naquela mesa de gente crescida disse que via o histórico do computador dos filhos (eu seria incapaz, confesso), mas que não tinha como aceder ao dos telemóveis sem “dar nas vistas”.

Os pais continuaram a conversar animadamente: os homens a recordar uma publicação de nome Gina e os lugares onde a podiam comprar (algumas eram herdadas dos irmãos); as mulheres a confessar como informações sobre sexo tinham chegado via amigas, e não pela família e, na sua maioria, concordavam que a informação chegara tarde demais. Hoje, os adolescentes ainda não iniciaram a sua vida sexual e já podem ter visto tudo. E o tudo é, muitas vezes, pornografia, sexo entre duas ou mais pessoas, tantas vezes com posições de dinâmica de poder favorecendo os homens, com práticas e discurso que podem surgir como “naturais” para quem é menos informado. Para saber um pouco mais, leiam o artigo do The New York Times de Maggie Jones, traduzido Luís M. Ferreira e que foi publicado na última revista do semanário Expre1 sso . São seis páginas muito elucidativas e preocupantes. Eu sei que são seis páginas de texto, sem qualquer imagem, porém garanto-vos que o artigo vale todos os vossos minutos, em especial se são mães ou pais. O sexo faz parte da vida, é saudável e de louvar, não tem discussão. Implica, numa prática saudável, reciprocidade, um princípio de prazer mútuo que é totalmente esquecido na maioria dos filmes pornográficos. Há uns anos, ouvi – procurem na internet – uma Ted Talk de Erika Lust, realizadora de filmes porno, que me ensinou em 15 minutos algumas coisas e aniquilou uns tantos estereótipos. Erika Lust gere um negócio porno altamente rentável. A diferença? A procura de uma narrativa sexual que não diminua a mulher, que possa ser entendida de outra forma, para, diz a realizadora, se perceber que nem todas as mulheres têm mamas gigantes nem os homens são todos dotados de pénis com 30 ou mais centímetros. No tráfego de consumo de pornografia, Portugal está no 41º lugar, portanto não podemos dizer que não é um assunto. É um assunto. A maioria dos consumidores de pornografia são homens (78%), as mulheres ficam nos 22%. Estes dados são da Pornhub que, há três anos, decidiu analisar o mercado português. Chegaram a conclusões interessantes, então partilhadas pelo Jornal de Negócios. Um dado a reter: como o acesso aos sites porno antes dos 18 anos é ilegal, os dados sobre o consumo não comtemplam idades inferiores. Outro dado a ponderar são as categorias de palavras mais procuradas em Portugal neste âmbito. A saber: “teen” e “milf” (Mother I want to fuck).

Escola de Media da Universidade do Indiana (EUA) que aponta para que o consumo de pornografia em adolescentes comece aos 13 anos, no caso dos rapazes, e aos 14 anos, no caso das raparigas. A mesma universidade fez um inquérito a pais e filhos e concluiu que mais de metade dos pais não acredita sequer que os filhos vejam pornografia. Já 93% dos inquiridos masculinos e 62% femininos, no âmbito de um estudo da Universidade de New Hampshire (2008), admitem ter visto pornografia online antes dos 18 anos. A pornografia como educador ou guia de orientação pode ter servido, ao longo dos tempos, vários propósitos. Nos dias de hoje, além de todas as questões relacionadas com sexo seguro e doenças sexualmente transmissíveis, importa que os adolescentes entendam as limitações do negócio que é o sexo. Um filme pornográfico não implica prazer, muitas vezes apresenta gestos de violência (asfixia, para dar um exemplo), linguagem mais agressiva e, classicamente, ejaculação para o rosto da parceira. Replicar o que se vê não é boa opção na vida real. Vamos, então, falar sobre sexo com os nossos filhos? É capaz de ser ajuizado.

As maminhas de Megham Markle, futura princesa de Inglaterra.

Texto: Patrícia Reis Imagem: Google©

1

No artigo de Maggie Jones, encontramos o subtítulo: tudo começa aos 13. E a afirmação é sustentada por um estudo da

Desconhecemos qual a data de edição do jornal Expresso em questão, pois a peça publicada tem algum tempo, em ‘stand by’ aqui pela redação.


9

XOK 51 28 - Dia do Engolidor de Espadas

DATAS COMEMORATIVAS DE 2019 Como o prometido é devido vamos completar, nesta edição as datas comemorativas para os primeiros quatro meses 2019.

Datas Comemorativas em Janeiro de 2019 01 - Dia de Ano-Novo 01 - Dia Mundial da Paz 01 - Dia do Domínio Público 04 - Dia Mundial do Braille 04 - Dia Mundial do Hipnotismo 08 - Dia da Rotação da Terra 11 - Dia Internacional do Obrigado 15 - Dia Mundial do Compositor 16 - Dia Internacional da Comida Picante 18 - Dia Internacional do Riso 21 - Dia Mundial da Religião 23 - Dia Mundial da Liberdade 23 - Dia da Escrita à Mão 27 - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 27 - Dia Internacional do Vinho do Porto 28 - Dia Internacional da Privacidade de Dados 29 - Dia Mundial do Puzzle 30 - Dia Escolar da Não Violência e da Paz 31 - Dia Mundial do Mágico

Datas Comemorativas em Fevereiro de 2019 02 - Dia Mundial das Zonas Húmidas 04 - Dia Mundial de Luta Contra o Cancro 05 - Dia Mundial da Nutella 06 - Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina 11 - Dia Mundial do Doente 12 - Dia de Darwin 13 - Dia Mundial da Rádio 14 - Dia do Amor 14 - Dia Nacional do Doente Coronário 15 - Dia Internacional da Criança com Cancro 20 - Dia Mundial da Justiça Social 21 - Dia Internacional da Língua Materna 22 - Dia Europeu da Vítima de Crime 22 - Dia do Pensamento 27 - Dia Internacional do Urso Polar

Datas Comemorativas em Março de 2019 01 - Dia Mundial da Proteção Civil 02 - Dia Mundial da Oração 03 - Dia Internacional da Vida Selvagem 08 - Dia Internacional da Mulher 11 - Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo 11 - Dia Mundial da Canalização 14 - Dia do Pi e Dia da Incontinência Urinária 14 - Dia Branco 15 - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 15 - Dia Internacional Contra a Violência Policial 16 - Dia da Liberdade de Informação 19 - Dia do Pai 20 - Dia Internacional da Felicidade 21 - Dia Mundial da Árvore 21 - Dia Mundial da Poesia 21 - Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial 21 - Dia Europeu da Criatividade Artística 21 - Dia Internacional da Síndrome de Down 21 - Dia Mundial da Marioneta 22 - Dia Mundial da Água 23 - Dia Mundial da Meteorologia 24 - Dia Nacional do Estudante 24 - Dia Mundial da Tuberculose 26 - Dia do Livro Português 27 - Dia Mundial do Teatro 28 - Dia Nacional dos Centros Históricos 31 - Dia Mundial do Backup

Datas Comemorativas em Abril de 2019 01 - Dia das Mentiras 01 - Dia Internacional da Diversão no Trabalho 02 - Dia Internacional do Livro Infantil 02 - Dia da Consciencialização do Autismo 04 - Dia Mundial do Rato 04 - Dia Internacional Contra as Minas Antipessoais 05 - Dia Nacional da Artrite Reumatóide 06 - Dia Mundial da Atividade Física 07 - Dia Mundial da Saúde 07 - Dia Internacional do Castor 08 - Dia Internacional do Cigano 10 - Dia do Golfista 11 - Dia Mundial da Doença de Parkinson 13 - Dia do Beijo 14 - Dia Internacional do Café 16 - Dia Mundial da Voz 17 - Dia Mundial da Hemofilia 18 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 19 - Dia Mundial da Bicicleta

23 - Dia Mundial do Livro 23 - Dia Mundial do Escutismo 23 - Dia Nacional da Educação de Surdos 24 - Dia Mundial do Animal de Laboratório 25 - Dia Mundial do Pinguim 26 - Dia da Produção Nacional 26 - Dia Mundial da Propriedade Intelectual 27 - Dia Mundial do Design Gráfico 28 - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 29 - Dia Mundial da Dança 30 - Dia Internacional do Jazz Ainda se encontram livres umas datas. Acrescentamos mais umas sugestões, que oferecemos à entidade que escolhe os dias as seguintes sugestões:

Dia Mundial do Lego Dia Internacional do Desorientado Dia Mundial do Acanhado Dia Mundial do Dia Não Comemorado Dia Nacional de Apoio à Parvoíce Dia Mundial da Luta por um Mês de Fevereiro de 30 Dias Dia Internacional da Ménage à Trois Dia Nacional da Confusão à Manuel Pinho

Dia Internacional do Não há Paciência Dia Mundial da Merda Dia Internacional de Andar na Pendura nos Transportes Dia Internacional da Boleia Dia Mundial do Assalto a Bancos Dia Internacional do Raios Partam Isto Tudo Dia Nacional dos Cursos Parvos (efa e crvcc) Dia Mundial do Mal-Parido e Azarado Dia Internacional do Perdão Dia Nacional do Incendiário Dia Nacional da Pevide Dia Internacional do Bróculo Dia Mundial do Respeito Dia Internacional da Ressaca Dia Nacional do Casmurro Dia Internacional do Viciado em Jogos Electrónicos Dia Mundial do Gamanço… Muitos mais temos em agenda para futuras sugestões. Colabore e mande as suas para a redacção.

Texto: Fernando Skinrey© Imagems: Google©


10

XOK 51 O preto concordou, e saltou para cima da mulher dele.

UMA QUESTÃO DE FOLHA… Um casal jovem estava desejoso de satisfazer os seus ímpetos entregando os seus corpos um ao outro das formas e nas posições mais variadas. Porém, a mulher não conseguia obter prazer nenhum.

Começaram o acto sexual, e o marido abanava energicamente a folha de palmeira, até que a mulher começou a gemer e a manifestar prazer: - Hum, que bom! Aaahhhhh, sim, mais rápido, mais rápido! Oooohhhh! Aaaahhhh! O homem, vendo a sua mulher sentir tanto prazer gritou: -‘Tás a ver, ó preto de merda!?! É ASSIM QUE SE ABANA A FOLHA!!!

O encaixe perfeito…

COISAS DE ANIMAIS

Assim, após muitas tentativas, e sem obter os resultados desejados, o casal decidiu recorrer aos serviços de um sexólogo. Na primeira consulta, após analisar ambos, o homem perguntou: - Diga-me, senhor doutor, o que se passa connosco , é grave? E o sexólogo responde: - Não, não é grave. Sabe, e que a sua umlher tem uma fantasia sexual muito antiga, e só se realizarem essa fantasia é que ela sentirá prazer durante o acto sexual. - Mas, qual é essa fantasia? Diga, diga senhor doutor… - Bem, ela tem a fantasia de fazer sexo na Roma Antiga, em que os corpos eram refrescados por uma folha de palmeira agitada energeticamente por um escravo. Será isso que têm de fazer, arranjar alguém para abanar uma folha de palmeira enquanto fizerem sexo. - Obrigado, senhor doutor! Iremos seguir o seu conselho. Então, o casal contratou um preto para abanar a folha de palmeira, e atiraram-se um ao outro, convencidos de que, finalmente, se iriam satisfazer. Experimentaram todas as posições, de frente, por trás, de lado, em cima, em baixo, etc… e nada! A mulher continuava a não ter prazer nenhum. Então o homem desesperou e disse: - O senhor não se importa de trocar comigo? Eu abano a folha de palmeira e você salta para cima da minha mulher, está bem?

Na sala de espera de um consultório veterinário, entra o José Castelo Branco com um pastor alemão e sentou-o ao lado de uma senhora que tinha um gato ao colo! O gato em conversa com um pastor alemão: - Eu estou aqui para ser castrado – dizia o gato. - Porquê? – perguntou o pastor alemão. - Fazia bacanais com as gatas da vizinhança e a minha dona, inconformada com o barulho que eu fazia todas as noites resolveu castrar-me… E tu, porque estás aqui? - Eu estava em casa sem nada para fazer. O meu dono, acabado de sair do banho, baixou-se para apanhar algo debaixo do armário. Ao ver aquela bunda… perdi a noção do perigo, subi em cima dele e… já sabes, para além de as costas dele ficarem todas arranhadas… - Pooorrraaaa!?! – espantou-se o gato – Ele também te vai castrar por isso? - Não, vim só cortar as unhas!?!


11

XOK 51

O fanatismo pelas marcas começa na infância. Este tem a mania da Nike…

Profundamente filosófica…

Uma senhora levou a filha de 17 anos ao médico, queixando-se que a miúda andava com vómitos… tonturas… que tinha perdido o apetite… O médico, observava a rapariga, e concluiu: – Minha senhora! A sua filha está grávida de 3 meses! – A minha filha?? Ela nunca esteve sozinha com um homem! Não é verdade, Carla? – Eu nem sequer beijei ainda um homem, mãe…! O médico armou-se de uns binóculos que tirou da gaveta, aproximou-se da janela e ficou, calado, a perscrutar o infinito… Passados minutos, a mãe da Carla, admirada e farta de esperar, perguntou ao médico o que se passava. – Da última vez que isto sucedeu, nasceu uma estrela no Oriente e chegaram três Reis Magos. Desta vez não vou perder o espectáculo.

Texto: Gurupu Komikus Imagens: Facebook© e Google©


12

XOK 51 dos raios solares e apesar de ser fresca está na mesma a queimar a pele. - Se estiver um dia nublado deve na mesma aplicar protector e usar chapéu, pois cerca de 90 % da radiação consegue passar através das nuvens.

DICAS PARA EVITAR QUEIMADURAS SOLARES

- Mesmo que esteja pouco tempo ao sol, aplique protector, pois três minutos ao sol sem protecção é o suficiente para queimar a pele. - As janelas dos carros deixam passar 50 % das radiações por isso não se esqueça de aplicar protector antes de viajar.

- Fortalece os ossos. O aumento de testosterona (nos homens) e estrogénio (nas umlheres) durante e após a relação sexual, ajuda a proteger os ossos contra a osteoporose.

No nosso dia-a-dia estamos expostos ao calor e sol, sendo que os raios podem queimar a pele e colocar a nossa saúde em risco, podendo vir a desenvolver-se um cancro da pele ou aparecerem sinais de envelhecimento com a perda da elasticidade da pele.

- Aplicar protetor solar, no mínimo 20 minutos antes de sair de casa, pois é esse o tempo que os filtros do protector demoram a actuar.

- Elimina a insónia. A libertação de oxitocina durante o sexo tem outro benefício: promove o relaxamento e ajuda ao sono.

Portanto, no nosso dia-a-dia estamos expostos ao calor e ao sol, sendo que os raios podem queimar a pele e colocar a nossa saúde em risco.

DESCUBRA QUANTAS VEZES DEVE FAZER SEXO POR ANO Qual será o número ideal de relações sexuais? Depende da idade? Fica a parecer mais jovem?

- Deve repetir a aplicação do protector de duas em duas horas, pois este vai desaparecendo e perdendo a acção que tem. - Se estiver na praia e estiver à sombra, deve aplicar protector na mesma, pois a areia reflete 45 % da radiação solar. - Dentro de água também é necessário usar protecção solar. A água é um amplificador

- Aumenta a felicidade para o resto do dia. Se decidir começar o dia com sexo, saiba que está provado que vai sentir-se mais feliz o resto do dia! O seu sistema imunitário também é reforçado. - Reduz o risco de cancro na próstata. O sexo limpa toxinas da próstata, reduzindo o risco de cancro.

Os raios solares não atingem a nossa pele apenas quando vamos à praia ou à piscina. Mesmo quando saímos de casa para ir passear ou trabalhar temos de proteger a pele das radiações.

Um jornal espanhol elaborou uma lista de coisas que se deve fazer para prevenir as queimaduras. Veja quais são:

Para os adultos entre os 40 e os 49 anos o número recomendado reduz-se significativamente: 69 vezes por ano. A explicação é que, após os 30, as pessoas precisam dividir o prazer com assuntos como filhos e carreira. E isso atrapalha a líbido. Ainda segundo os investigadores, uma boa noite de sexo ajuda a diminuir a pressão arterial, reduzir o stress, a ansiedade e ajuda a aumentar qualidade do sono.

O Dr. David Weeks, neuropsicólogo inglês, explica que casais com uma vida sexual activa parecem 5 a 7 anos mais novos. De acordo com os investigadores norte-americanos, os mais jovens (entre os 18 e os 29 anos) devem ter relações sexuais pelo menos duas vezes por semana, ou seja, 112 vezes por ano. Já as pessoas entre os 30 e os 39 anos, devem fazer sexo 86 vezes por ano, uma média de 1,6 vezes por semana.

- Aniquila o stress. Um estudo apurou que quem faz sexo 24 horas antes de enfrentar uma situação de grande stress, lidava melhor com a pressão. Os preliminares reduzem os níveis de cortisol, que causa a ansiedade. - Cura a dor de cabeça. É verdade, não é desculpa! A libertação de oxitocina e outras endorfinas durante o sexo ajuda a combater enxaquecas e até artrites! - Combate a depressão. O sexo aumenta os níveis de hormonas como a serotonina, que o/a fazem sentir mais feliz. - Reduz a tensão arterial. Um estudo escocês apurou que fazer sexo regularmente reduz a tensão arterial e ajuda a lidar melhor com o stress. - Melhora a autoestima. Um estudo de uma Universidade concluiu que quem faz sexo regularmente é mais confiante. - Torna a pele mais brilhante e suave. O sexo leva mais oxigénio a todo o corpo, melhorando a circulação sanguínea. Chegam mais nutrientes à pele e favorece a regeneração deste órgão. - Reduz as rugas. Nas mulheres, o sexo ajuda na produção de estrogénio, que tonifica a pele e reduz as rugas, em especial após a menopausa.


13

XOK 51

- Fica mais atraente. A actividade sexual ajuda a libertar feromonas, químicos que o/a tornam mais atraente para o sexo oposto. - Previne ataques cardíacos. Quem tem orgasmos pelo menos duas vezes por semana tem 30 % menos hipóteses de sofrer um ataque cardíaco ou um AVC. - Reduz o risco de incontinência nas mulheres. O sexo é uma maneira fácil e natural de exercitar os músculos pélvicos. - Alivia as dores menstruais. Muitas mulheres afirmam que sim! A teoria diz que a contracção dos músculos gerada pelo orgasmo reduz a tensão dos tecidos do útero. - Reduz a ‘barriga’. 30 minutos de sexo queimam mais de 100 calorias e tonificam os músculos dos braços, pernas e abdominais. Duas vezes por semana, significa que queima mais de 5 mil calorias por ano. - Aumenta a esperança de vida. Um estudo australiano concluiu que quem tem pelo menos 3 orgasmos por semana tem menos 50 % de hipóteses de morrer de doença do que uma pessoa que faça sexo apenas 1 vez por mês.

SENTE OS OLHOS CANSADOS? MÉDICOS ALERTAM QUE PODE ESTAR A SER VÍTIMA DE UM PROBLEMA DO SÉCULO XXI

A fadiga visual, mais conhecida por vista cansada, afecta sete em cada 10 portugueses e deve-se à crescente utilização de dispositivos digitais. Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, sentir os olhos cansados é um dos "riscos laborais mais frequentes do século XXI".

balham em escritório devem considerar, tanto a nível comportamental como de ambiente", alerta o médico.

O que fazer? A nível comportamental: É essencial adoptar uma boa postura, ajustando a cadeira e a mesa de forma a ter o monitor ao nível dos olhos e a uma distância de 50-70 cm, fazer intervalos regulares ‘20-20-20’, ou seja em cada 20 minutos fazer uma pausa de 20 segundos e nesses 20 segundos olhar para uma distância de 6 metros. Ao nível do ambiente: Evitar ambientes de muita ou pouca luminosidade, evitar reflexos indesejados no computador, provenientes de poeiras ou impressões digitais, optar por um ecrã de maiores dimensões e, sempre que possível, desligar o ar condicionado. Além dos profissionais que trabalham maioritariamente com computadores, crianças e jovens começam, cada vez mais, a sentir, de uma forma precoce, fadiga ocular pois também passam muito tempo em frente a dispositivos digitais. Mais de 50 % dos jovens entre os 18 e os 34 anos passam nove horas ou mais por dia com dispositivos digitais. As mulheres também sofrem mais de que os homens de fadiga ocular pois com o avançar da idade existe maior propensão uma diminuição na quantidade e qualidade das lágrimas.

- Aumenta a resistência a doenças. Depois de um orgasmo, o nível do esteróide natural DHEA aumenta cinco vezes. Esta hormona é chave para manter o corpo resistente a doenças durante mais tempo. - Combate gripes e constipações. Sexo 2 a 3 vezes por semana aumenta os níveis de imunoglobina A em cerca de 30 %. Este anticorpo ajuda a proteger das gripes e constipações. - Melhora a fertilidade. Fazer sexo pelo menos 2 vezes por semana melhora a qualidade do esperma. Ao fim de 10 dias sem ‘acção’ a qualidade dos espermatozóides diminui.

"A fadiga visual resulta do esforço excessivo exigido ao globo ocular quando utilizamos ecrãs perto dos olhos", começa por explicar Fernando Trancoso Vaz, médico e Coordenador do Grupo de Ergoftalmologia da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). "Este esforço, que ocorre maioritariamente em pessoas que trabalham muitas horas em frente ecrãs digitais (computadores, tablets, telemóveis ou televisores), manifesta-se em pequenos sintomas como secura ocular, dor de cabeça, cansaço, dificuldade em focar ou lacrimejar excessivo", indica. Para os médicos a problemática da Fadiga visual é um problema do século XXI que tem de ser combatido. "Existem algumas medidas de prevenção, recomendadas pela SPO, que todos os profissionais que tra-

Para atenuar esta epidemia, o especialista representante da SPO, conclui que é fundamental "a realização de consultas de rotina para avaliar a fadiga ocular e analisar se não existe outra patologia associada como erros refractivos, perturbações do equilíbrio óculomotor, olho seco, entre outras". O médico Fernando Trancoso Vaz alerta que existem "soluções" para diminuir a fadiga ocular e aumentar a qualidade de vida laboral, evitando problemas mais graves no futuro.

Texto: Paula Alves (Adaptação) © para AmadoraSport Imagens: Google© e Facebook©


14

XOK 51 Não encontrei Desenhos, Banda Desenhada ou Bonecos Animados, instrutivos nos anos recentes. Só imbecilidades que atrofiam ainda mais as já de si atrofiadas crianças ou crianços de agora. Por amor da santa… de Comba...

SOU DO TEMPO… (IV) … em que os juízes eram coerentes. A cada crime sua pena independentemente da escolaridade do juíz, porque a jurisprudência era norma indiscutível. A única aberração era a pena política que, convenhamos, era exagerada, mas agora a constituição tão apregoada também penaliza e muito. Os juízes decidiam não só em consciência como em avaliação ponderada. Não é como agora, em que tantos anos de pena suspensa apanha um homícida de 10 pessoas como um pedófilo, um abusador, um assaltante ou agressor de polícia. Volta Salazar esquece as esquerdices maradas pois já estás perdoado. Agora é mais perigoso ir a tribunal do que cometer um crime. Fantástico. Viva este país de brincadeira a que chamamos Portugal, que nem daqui a dois séculos será realmente um país a sério. Também com os políticos que temos...

… em que os nomes da catraiada eram comuns, pesados e autoritários como Adolfo, Emengarda, Manuel, Maria, João, Celeste, António, de influência latina ou grega que o Regime permitia. Agora, o regime impede os nomes que queremos mas o que se escolhe para a filharada não tem nada de tradicional e é assente em derivações de originais. Desse tempo ainda restam os nomes das nossas avós e dos nossos avôs alguns dos quais nem sequer sabiamos existir até os ouvirmos pelos altifalantes das salas de espera carregadas de velhadas e doentes…

MEMÓRIAS

Igreja dos Capuchos (dentro do Hospital).

Lisboa, Avenida Fontes Pereira de Melo.

Imagens que nos remetem para épocas e locais miragem, por onde andei e passeei. Anos 70. Motos. Casal; Zundapp; Famel… Lembram-se? Lisboa, Chiado 1988 (apos incêndio).

… em que os jornalistas viviam pela profissão, arriscavam pelo gosto da aventura, e escreviam pela mais valia que eram em termos de informação e de alerta. Não eram como os de agora que vivem dos ordenados aberrantes e ofensivos de grupos de média, favores políticos e omissões politicamente correctas. Ou seja, a informação já não existe. O que existe são crónicas de maldizer com mais ou menos mediatização de advogados que manipulam e direccionam a opinião pública para os objectivos discordantes ou não da política vigente.

Cidade da Guarda, antigamente, a pedido de muitas famílias.

Passou-se jornalismo para o jornalixo… … em que os livros de aventuras e banda desenhada eram quase inofensivos e despreocupados que cumpriam a funcão para os quais eram criados: entreter, despertar a imaginação e criar vontade de discutir e recriar, embora não nos revissemos na personificação dos personagns. Agora, nestes tempos modernos tudo roda em torno de violência quase gratuita, de modelos impensáveis e de histórias aparvalhadas e que fazem com, que adultos falhados queiram ser treinadores de Pokemons, motoristas de Transformers ou convivas de Barbies.

Estefânia, Sintra

Av .5 de Outubro, Campo Grande. 1948.

Ericeira, anos 40 do século XX.

Texto: Fernando de Sucena. Imagens: Google© e Arquivo/Produtores Reunidos©


15

XOK 51 de rancor. Podemos assim passar de uma aura luminosa em tons rosa e verde, para uma aura mais densa com cores cinza e vermelho escuro.

O QUE A SUA AURA DIZ DE SI

As cores mudam porque a sua vibração muda consoante o seu estado de espírito. Ao mesmo tempo, as pessoas à sua volta, mais ou menos sensitivas, poderão sentir essa mudança. Porque a energia se contagia, poderá contagiar as pessoas à sua volta

A leitura da aura irá também proporcionarlhe informação sobre pactos que tem com algumas pessoas à sua volta, fazendo-o compreender esses relacionamentos: “Cada um que passa na nossa vida leva um pouco de nós mesmos, e deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito e há os que deixam muito, mas não há os que deixam nada…” (Antoine de Saint- Exupéry). Cada pessoa que lida consigo diáriamente tem algo para lhe ensinar, assim como o leitor também o tem. Tanto as pessoas que fazem despertar em si os sentimentos mais nobres, como aquelas que mais o aborrecem têm importância para o seu processo evolutivo. Desafie-se a olhar para cada uma dessas pessoas como companheiros de jornada, que o ajudam a realizar aprendizagens, nesta grande escola, que é o planeta Terra.

A sua aura tem informação que lhe permite tomar consciência dos desafios que lhe são colocados diariamente. Os processos mais ou menos difíceis com que se tem deparado fazem parte do plano de desenvolvimento do seu espírito. Talvez não saiba, mas concordou com este projecto de vida antes de encarnar, mesmo que, com a consciência que tem hoje, lhe pareça um acto inconsciente do passado.

com a sua felicidade, assim como também as poderá contagiar com a sua tristeza. Naturalmente, se transpirar energia positiva todo o ambiente irá ficar com essa energia. Por outro lado, se estiver num estado de pesar, o ambiente à sua volta também irá ficar “pesado”.

A aura é o campo energético que existe à sua volta. É uma massa energética composta por cores, pelo que vulgarmente as pessoas se questionam de que cor será a sua aura e qual o significado dessa informação.

Para além das cores e da sensação energética que a aura proporciona, nela, estão guardados registos preciosos sobre a história do seu espírito e que fazem de si a pessoa que é hoje. A aura reflete o processo pelo qual está a passar no momento presente e a sua leitura poderá ajudá-lo a compreender o que está por detrás do desafio que enfrenta nesta fase.

A aura é uma energia dinâmica e evolutiva, porque todos mudamos durante o processo do caminho de vida. Assim, a cor da aura de hoje pode ser diferente daquela que terá daqui a uma semana. Simplesmente porque no momento presente poderá estar numa fase em que tem vivências de amor à sua volta: amor numa relação, amor dentro da família, amor para com o mundo à sua volta. Mas, daqui a uma semana pode ter uma desilusão, o sentimento de amor pode dar lugar ao de tristeza, de desânimo e até

Poderá aceder ainda a outras informações, tais como a sua ligação com o mundo espiritual e o processo evolutivo do seu espírito. Compreender e tomar consciência de uma forma global do seu caminho de vida, irá levá-lo a aceitar os processos de aprendizagem pelos quais tem sido sujeito. Porque cada fase da sua vida é uma aprendizagem necessária para o seu espírito, se tomar consciência e aceitar poderá encontrar as mudanças que tanto aguarda na sua vida.

Na aura encontra também informação de vidas passadas. Muitas vezes, de vida para vida o leitor conserva hábitos, padrões, competências e aprendizagens que se projectam na vida atual. Parece que só muda o tempo e o “cenário”, porque o caminho de vida é em tudo semelhante. Recordo carinhosamente uma leitura da aura que fiz há cerca de 5 anos, em que ao descrever a vida passada de uma senhora, ela interrompe-me e diz-me: “mas eu não tenho um burro”. Ao que eu respondi: “Sim, eu estou a descrever uma vida passada, é natural”. Ela conclui: Ah sim, é que esta vida é exactamente igual, só não tenho o burro” (risos). Efectivamente há a repetição de padrões de vidas passadas, em que parece haver aprendizagens que recusamos fazer. Importa perceber quais, para que possa romper com estes padrões conhecendo novos desafios. O acesso à multiplicidade de conhecimento que compõe a sua aura permite-lhe “descascar” o seu espírito, como se fosse uma “cebola” com várias camadas. Este caminho de auto-descoberta é tão fascinante como importante para trilhar a sua vida de forma mais consciente. Poderá já se ter visto a dar “cabeçadas” numa montanha, acreditando que a conseguia mover. Na verdade, precisava apenas de encontrar o caminho certo! Encontre-se e Encontre o seu Rumo!

Texto: Sofia Marques Rito Imagem: Facebook©


16

XOK 51 Tantas mentiras gostosas que entram na minha pele, Transformas em mar de rozas a tua culpa cruel

QUERES É FESTA Festa, festa, festa (2x) Combinamos que à noitinha Levava-me a passear Mas deixaste-me sozinha A ver as horas passar Maltratado, tu andastes Quem te viu vem-me dizer E agora que chegastes Ainda me queres p’ra quê? Meu perdão e meu carinho E qualquer coisa mais talvez Mas não levas um beijinho Só levas este refrão que eu te fiz Tu queres é festa Mas nessa noite meu bem não há festa Chegaste tarde e assim não tem festa Mesmo que implores amor eu não dou, não dou, não dou Tu queres é festa Mas nessa noite meu bem não há festa Chegaste tarde e assim não tem festa Mesmo que chores na tua não vou, não vou, não vou

(Refrão) E assim é que tu me levas, assim é que eu me vou Com beijos e com carinhos e palavrinhas de amor, aii Assim é que tu me levas, assim eu te dou perdão Com tudo que tu me faças não te digo mais que não (2x)

Raparigas como eu Cada vez que for preciso Ponham água na fervura Quando eles estão a arder Só ha uma coisa a fazer P'ra descer a temperatura Então assim o sufoco Arrefece logo, logo Já a minha avó dizia Vai um balde de água fria (x4)

Sempre que tu és culpado das zangas do nosso amor Lá cantas o mesmo fado, aquele que sei de cor Dizes coisas carinhosas, e passas aquele mel Tantas mentiras gostosas que entram na minha pele, Transformas em mar de rosas a tua culpa cruel

Raparigas como eu P'ra se apagar o calor Dos incêndios tal e tal Façam assim como eu digo Fica logo arrefecido O aquecimento central Não tenham meias medidas E não sejam comedidas Se não querem ousadias Vai um balde de água fria (x4)

(Refrão)

Raparigas como eu Já agora só vos peço Para que ponham de lado Essa famosa estalada Que já não serve de nada E está mais que ultrapassado Usem a nova receita Esta mezinha perfeita Que é a melhor hoje em dia Vai um balde de água fria (x4)

VAI UM BALDE DE ÁGUA FRIA

ASSIM É QUE TU ME LEVAS Sempre que tu és culpado das zangas do nosso amor Lá cantas o mesmo fado, aquele que sei de cor Dizes coisas carinhosas, e passas aquele mel

Sem sequer fazerem drama Nem os bombeiros chamar Quando a coisa está ardendo É melhor fazerem sempre Este truque sem magia Vai um balde de água fria (x4)

Vai um balde de água fria (x12)

Raparigas como eu Tomem lá muito cuidado Com os rapazes que há aí Muitos deles quando aquecem E aparecem até se esquecem Até onde podem ir Só há uma solução Ai quando o seu coração Está mais quente cada dia Vai um balde de água fria (x4) Raparigas como eu É melhor ter atenção Quando eles estão a queimar Saibam apagar a chama

Texto: Ricardo Landum Imagem: Google©


17

XOK 51


18

XOK 51

Texto e Imagens: Carlos Vivo


19

XOK 51 ção, usando a seguinte escala: -40, recepção de topo; de -41 a -80, boa recepção; de -81 a -100, recepção fraca; de -101 a -139, recepção má; -140, sem sinal.

CÓDIGOS SECRETOS: SAIBA COMO ACEDER A FUNÇÕES OCULTAS DO SEU TELEMÓVEL Os telemóveis permitem utilizar alguns códigos para realizar tarefas mais ou menos complexas de forma mais fácil. Em alguns casos deixa mesmo de ter de passar pelo incómodo (e pelos custos acrescidos) de ligar para o operador.

Saber o IMEI – Não é algo que precisará saber muitas vezes, mas é mais fácil marcar *#06# #* + [tecla de chamada] do que retirar a bateria ou ir procurar nas Definições. Bloqueio de Chamadas/Chamada em Espera – Os códigos seguintes permitem activar ou desactivar os serviços de bloqueio de chamadas:

Esconder identidade – Marque #31# + [n.º de telefone de destino] para esconder a sua identidade quando está a realizar uma chamada. Medir força do sinal de receção (só iPhone) – Para utilizar esta possibilidade há alguns passos a dar. Primeiro, marque no seu telefone o código *3001#12345#* + [tecla de chamada]. De seguida, pressione logo o botão 0n/Off. Assim que surgir o ecrã para desligar o telefone, pressione o botão “Home” até regressar à página inicial. Agora tem uma forma de medir com mais exactidão a intensidade do sinal de recep-

O estudo demonstrou que os gâmetas, células sexuais, aderiam às paredes do tumor e levando eficazmente o medicamento, o que fez com que cerca de 87 % das células malignas fossem destruídas em apenas três dias.

*33*[o seu PIN]# + [tecla de chamada] – Activa o bloqueio; #33*[o seu PIN]# + [tecla de chamada] – Desactiva o bloqueio; *#43#+ [tecla de chamada] – Mostra o estado do serviço de chamada em espera; *43# + [tecla de chamada] – Activa a chamada em espera; #43# + [tecla de chamada] – Desactiva a chamada em espera; *#21# + [tecla de chamada] – Mostra o estado do serviço de chamada em espera; Conhecer o número do Centro de Mensagens – *#5005*7672#+ [tecla de chamada].

Todos os telemóveis permitem utilizar alguns códigos “secretos” para realizar funções como bloquear chamadas, esconder a sua identidade ou ver exatamente qual a força da recepção do seu telemóvel. Alguns serão úteis para todos, outros apenas para alguns. Aqui ficam alguns dos mais comuns:

O estudo foi publicado na revista científica ACS Nano, e a experiência baseou-se no uso de espermatozóides para transportar um medicamento anti-tumoral - o cloridrato de doxorrubicina - aos tecidos do útero afectados pela doença.

USO DE ESPERMA PODE AJUDAR EM NOVO TRATAMENTO CONTRA O CANCRO

Um grupo de vários cientistas alemães recorreu ao uso de espermatozóides para uma nova experiência em tratamentos comtra o cancro. O estudo foi levado a cabo por investigadores do Instituto de Objectos e Materiais Sólidos Leibniz, na Alemanha.

REVELADA A TEORIA FINAL DE STEPHEN HAWKING SOBRE O UNIVERSO Um estudo publicado esta quarta-feira pelo Journal of High Energy Physics revela a última teoria do cientista Stephen Hawking, em conjunto com o colega Thomas Hertog, sobre o universo e que desvaloriza a partilhada por Einstein. "O problema com a inflação eterna é que ela assume um universo de fundo existente que evolui de acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein e que trata os efeitos quânticos como pequenas flutuações. No entanto, a dinâmica da inflação eterna elimina a separação entre a física clássica e a física quântica. Por consequência, a teoria de Einstein deixa de fazer sentido", pode-se ler.

Antes de morrer, a 14 de Março deste ano, o cientista já tinha começado a falar ao público sobre este assunto. "Prevemos que o nosso universo, nas maiores escalas, é razoavelmente simples e globalmente finito. Portanto, não é uma estrutura fractal", revelou. "A teoria usual de inflação eterna prevê que globalmente o nosso universo é como um fractal infinito, com um mosaico


20

XOK 51

de universos de bolso separados por um oceano inflável", começou por dizer durante uma conferência da Universidade de Cambridge o ano passado. No entanto, este explica que as leis de física e química podem "diferir de um universo de bolso para outro, que juntos formariam um multiverso." "Mas eu nunca fui fã do multiverso. Se a escala de diferentes universos no multiverso é grande ou infinita, a teoria não pode ser testada", reconheceu na altura.

GUMSHOE, AS SAPATILHAS FEITAS DE CHICLETES RECOLHIDAS NAS RUAS DE AMESTERDÃO

Em Amesterdão há gumshoe, sapatilhas com solas de chicletes recolhidas nas ruas da cidade.

tiva. Isto porque é um problema complicado de resolver, não está fácil tirar milhões de pastilhas elásticas do chão das ruas de Amesterdão.

Chicletes, mastiga, chicletes, deita fora… Gum-tec® é um novo tipo de pastilha elástica que esta marca de calçado local utiliza na concepção da sapatilha, com o mapa de Amesterdão na sola. Criar novas restrições para reduzir o problema das pastilhas elásticas não funciona. Com estes sapatos, tornamos as pessoas parte do problema, ou melhor, da solução; desta forma, temos muito mais impacto. Explica Mustafa Tanriverdi, da cidade de Amesterdão. As ruas holandesas acumulam cerca de milhão e meio de quilos de chicletes por ano, o que custa aos municípios holandeses milhões de euros em limpeza. Com o gumshoe, a área metropolitana de Amesterdão visa consciencializar os seus cidadãos com uma inovação surpreendente. Com um quilo, podem ser feitas cerca de 4 solas destas sapatilhas. As pastilhas elásticas que consumimos são fabricadas com borracha sintética, o que significa que pode ser utilizado para criar um novo tipo de borracha, com as mesmas propriedades como a borracha convencional.

As GumShoe têm 20% de pastilhas elásticas deitadas fora A cidade holandesa encontrou a solução para o grave problema deste lixo nas ruas: um sapato com uma sola de pastilhas elástica reciclada, na proporção de 20%. Chamam-se GumShoe e são apresentados, é claro, numa cor rosa bem ao estilo pastilha elástica.

FORD FEEL: UM VIDRO QUE PERMITE AOS INVISUAIS “SENTIREM” A PAISAGEM A Ford apoiou o desenvolvimento do protótipo "Feel the View" para permitir que todos os que viajam num automóvel possam desfrutar da paisagem, permitido aos invisuais perceber as nuances da paisagem e senti-la na ponta dos dedos. O desenvolvimento foi realizado pelos italianos da Aedo, uma start-up especializada em dispositivos destinados a invisuais. O sistema transforma a superfície de uma jánela de automóvel num ecrã transparente e táctil. O "Feel the View" recolhe a imagem exterior captada por uma câmara e transforma-a em estímulos sensoriais perceptíveis ao tacto. O software transforma as imagens numa escala de cinzentos de alto contraste, que é reproduzida no vidro graças a um sistema de LED’s. O vidro, ao ser tocado pelo utilizador, emite vibrações perceptíveis, podendo chegar a 225 intensidades diferentes: quanto menor for a intensidade do cinzento, maior será a intensidade da vibração. Deste modo, graças à exploração táctil de toda a janela, o cérebro consegue reconstruir os volumes que formam a paisagem, permitindo que a viagem possa ficar na memória de um invisual.

Preço Estas bonitas e desportivas sapatilhas, que têm a sola feita com as tais chicletes deitadas para o chão, podem ser adquiridos a partir de Junho por 190 euros.

Projectado em colaboração com Iamsterdam, o designer Explicit Wear e a empresa de sustentabilidade Gumdrop, o sapato foi criado para abanar consciências, mas foi pensado para o ser de forma criativa e posi-

Texto: (Recolha e Adaptação) Fernando Skinrey©

Imagens: Google©; Facebook© e Sapo©.


21

XOK 51 insistem em puxar por esses galões, quando não passam de parolos/as oportunistas, embora o sistema lhes dê benesses.

ENSINO: CAMÕES CATAVENTO REFORMISTA?

Os alunos sabem como tudo se processa. São mestres na chantagem latente familiar, típica das sociedades de consumo. Também não desconhecem que os políticos precisam do seu voto. E não ignoram que grande parte dos que detêm o poder chegaram lá pelos caminhos do compadrio, do oportunismo e do golpismo. Sem trabalho.

O catavento reformista tem abusado da nacestral ingenuidade do povo para fazer aventuras em matérias sérias quase sagradas. O Ensino adquiriu a volubilidade de uma moda, que tem sido adaptada, anulada e subvertida nos posteriores a 74, a um ritmo totalmente incomportável para se acreditar na seriedade e competência dos seus iluminados mentores – homens sem estatuto para encararem o fenómeno educativo nu-ma perspectiva de Estado.

Perante o poder dos adolescentes num país que perdeu toda a disciplina e qualquer autoridade, o sistema vai deslizando cada vez mais para denominado ‘porreirismo’.

Isto quer dizer que não é qualquer um que faz uma reforma do Ensino e, para que a reforma seja produtiva, não se pode andar a reformar segundo as modas adoptadas ad hoc por cada ‘artista’ da 5 de Outubro. A falta de credibilidade, gerada pela leviandade de tantos anões pretensiosos que polulam na política, tem gerado a catastrófica decadência da preparação dos nossos jovens para o duro realismo das batalhas da concorrência europeia e global e, o que ainda é mais grave, uma trágica inércia, vivida na falta de credibilidade num sistema de va-ores nacionais. Os resultados estão à vista: o Poder (e não só o deste governo) já não consegue comvencer os portugueses de que é preciso reformar as coisas mais essenciais: a Saúde, a Fiscalidade, a Justiça, a Administração Pública… Mesmo quando as reformas passam ao papel e do papel para a acção, o português médio sabe que o próximo governo vai baralhar e reformar tudo outra vez. Assim se chega ao ridículo de se formarem professores de Matemática chumbados a Matemática. Só o Técnico e, depois as outras faculdades estatais assumiram as vagas prescindindo das respectivas receitas, recusando esses alunos, com a honestidade intelectual que devia ser normal nas Escolas Superiores, que exploram o lucro à custa dos ignorantes que compram canudos cheios de ar e vazios de conteúdo para o mercado de trabalho. O mais grave é que tantos diplomados com licenciaturas, mestrados e doutoramentos

Como são negociados nas escolas os truques dos adolescentes, para que, ao mêsmo tempo, não precisem de trabalhar e passem os exames? Inventou-se uma fórmula: o sucesso escolar. Os papás querem o tal ‘sucesso’, espécie de banha milagrosa descoberta por um dirigente autodeclarado apaixonado, mas que nunca deu aulas, nem trabalhou, nem teve responsabilidades… só se especializou nas sendas ideais do rato da cidade na sacristia da politiquice. Pais e alunos, mesmo quando descem à rua dia-sim dia-não, parecem ser felizes, não se deixando ‘alunizar’ para terem boas notas, com o escreve o adolescente citado nesta página. Esta felicidade colectiva leva a que sejamos considerados no estrangeiro os partout+gais – sempre alegres e em toda a parte, mesmo desgraçados e marcados com o ferrete do mais baixo nível de vida. Porque as escolas portuguesas (mesmo se universidades) insistem nas motivações dos jardins infantis, em vez de trabalho exigente e adulto. O sucesso escolar está directamente ligado à avaliação continua, interna – que no 12º ano representa 70 % do computo de acesso e, portanto, previne logo a eventualidade de chumbo. Com efeito, um candidato a Matemática com média de 15 (=70 %) na escola não deixa de entrar (e com 10,5=11 valores!!) para as denominadas universidades particulares, mesmo se tiver 0 (30%) no exame nacional!! Estamos a falar de matemática – uma disciplina de rigor, por essência, que não permite a elasticidade das outras disciplinas. Essa elasticidade é que vem camuflar o problema em todo o sistema de ensino, pois, na generalidade das disciplinas, os programas são simplificados de eleição em eleição, para não perturbar o porco de As Farpas. A esta simplificação decadente regular cha-

ma-se ‘reforma curricular’. Assim pomposamente. O professor do sistema será aquele que aproveitar esta maré de boas notas: “é um aluno porreiro, não perturba as aulas… subo-lhe de 7 para 12”. Ou, “Livra! Nem que mereça um zero não o quero repetente” (Ah! “retido”, repetente é palavra arcaica, como “liceu”). A simplificação dos currículos bateu no fundo quando o descaramento chegou a Camões. Este problema tem sido comentado de várias formas, geralmente por pessoas apressadas, que não vêem a sua tripla vertente: 1 - Para já, Camões não é fácil, dado que celebra factos da maior solenidade. E o reformador, esse gajo porreiro, opina, então: tiraram-lhe as partes difíceis do Camões e dão-se só os textos mais interessantes para os ‘chavalos’. Isto feito durante estes anos, Camões ficou reduzido a uma tanga, dando cobertura aos analfabetos da geração rasca. 2 - O problema é bem mais grave: Noutros tempos, Os Lusíadas eram estudados no 5º (9º) ano. Exigiam maturidade, competência e trabalho, que hoje não existem da parte dos professores e dos alunos. A educação não tem capacidade para educar os educandos, pois isso exige autoridade de um lado e esforço do outro. Hoje, os alunos nem são capazes de ler escorreitamente textos da norma, quanto mais um poema épico. Os nossos alunos, hoje, sofrem de analfabetismo escolar; não sabem ler, escrever e contar. No 12º ano aparecem cada vez mais os que não compreendem o que lêem nem conseguem alinhavar duas ou três frases. Sem falar dos erros de ortografia! Mas exigem entrar na universidade! E podem, é crua verdade, comprar um curso universitário! 3 - Outra vertente do problema, retomando Camões, é que o seu imortal Poema épico é a gloriosa da Expansão da Civilização Europeia e do Colonialismo Portugues. Como está a ficar na moda falar de indemnizações aos povos colonizados, é completamente desmiolada ou oportunista a reacção socialista (por ex. do Alegre) ao atentado de lesa Pátria, os “heróis do mar”, que estará implícita no adiamento de Os Lusiadas para mais tarde. Romântico e saudosista como um António Sardinha, Alegre tenta quixotescamente comer a carne às rosas sem picar as barbas nos espinhos.

Agosto/2001

Texto: Altino Moreira Cardoso


22

XOK 51

SANTO ANTÓNIO 12/JUNHO/2018 LISBOA, CAPITAL DE PORTUGAL

AQUAPARK QUARTEIRA ALGARVE TODOS OS DIAS

jacuzzi que pode ter sessenta pessoas ao mesmo tempo. Além das novidades, o Aquashow lembra ainda as suas atracções clássicas: River Slide, Twin Space Shuttle, Free Fall, Montanha Russa e Speed Race. Para as crianças, há os espaços Aquakids e Aqualândia e um hotel de quatro estrelas que fica aberto todo o ano. Os bilhetes têm dois preços: 19 (crianças e seniores) e 29 euros. Para crianças até aos quatro anos, a entrada é gratuita. Quem comprar as entradas online, em aquashowparkhotel.com, tem um desconto de 10%.

JUNHO é mês de Santos Populares. Aqui, na capital e no Porto. Desta vez vamo-nos referir ao Santo António.

Vamos estar presentes com uma equipa de reportagem em Junho e, na próxima edição

Apesar de já não ser o que era outrora, em especial na envolvência, não deixa de ser um acontecimento tradicional. As marchas, verdadeiro ex-libris do Estado Novo (felizmente continuam na memória colectiva) e a recordar o auge festivo do Século XX. O mesmo já não se pode dizer da abjecta cerimónia, sem parcimónia das novas Noivas de Santo António. Noivas??? Agora são casais de rabiolas disfarçados de gajos, exvirgens com mais rodagem do que os autocarros da Carris camarária, transsexuais e demais fauna excêntrica, e que se saiba isso não está na génese da iniciativa do Estado Novo e meritória, diga-se. Portanto, ignoramos esta comercial iniciativa da Câmara, que deveria investir os milhares que gasta nesta fantochada em outras iniciativas mais dignas.

http://www.aquashowparkhotel.com/pt

O excesso de comercialite e música de pretos, de monhés e pimbas que desvirtuam a essência da música popular e das marchas os verdadeiros bastiões da alegria do Santo António. Apesar disto, e como a juventude marada tem mais uma opção para se enfrascar, ainda na ressaca da queima das fitas. Sugerimos uma ida até Lisboa para ver os marchantes,porque quase todos nós a partir dos 14 anos já marchámos…. Ainda resta o aromático hábito de ofere-cer o manjerico (Ocimum minimum), com as quadras sem erros ortográficos.

Até 30 de Setembro, pode brincar, divertirse em família em Quarteira, no Algarve. Este ano, há três novidades de encher o olho. A primeira é a Piscina Tropical, uma diversão com um escorrega de seis pistas para descer com uma bóia e capacidade para 720 pessoas por hora. No Aquashow Park Hotel há ainda uma nova piscina de 900 metros quadrados e um

ficarão os leitores a saber de toda a adrenalina criada pelas atracções presentes no parque temático.

Texto: Fernando Skinrey© e Press-release Aquapark© Imagens: Google© e Sapo©


23

XOK 51

fundacaolusitana@gmail.com

O mensรกrio das modalidades amadoras da Linha de Sintra amadorasport@gmail.com


24

XOK 51

Directora: Maria Alves Chefe de Redacção: Fernando Skinrey Coordenação de Edição: Carlos Vivo Colaborador Emérito: Mário Teixeira Colunistas: Luís Pereira de Sousa; Altino Moreira Cardoso; Carlos Vivo; Fernando de Sucena e Ricardo Landum. Colaboração: GURUPU KOMIKUS; Fernando de Sucena; Fernando Skinrey; Carlos Vivo; Paula Alves; AmadoraSport©; Sofia Marques Rito; Wikipédia©; Patrícia Reis; P.H.M. - Portuguiesisch Haus Mafia e Aquapark©. Paginação, Gestão, Contabilidade e Recursos Humanos: AGEFM©; Design, Marketing e Publicidade: MAFE©; Produção e Distribuição Digital e Papel: Produtores Reunidos©; Imagens: Arquivo/Produtores Reunidos©; Google©; Sapo©; Carlos Vivo©; Alexandra Teixeira e Facebook©. Contactos: e_mail: lusorecursos@iol.pt; lusorecursos@gmail.com; produtoresreunidos@sapo.pt; LusoRecursos (on line) – Google - na linha de endereço escrever LusoRecursos; - Facebook - endereço de link -https://www.facebook.com/pages/LusoRecursos/470530819634499?fref=ts.; Contacto Telefónico: 917699399 (número empresarial). Tiragem: (Distribuição por e_mail deste número) 8378 exemplares. (Edição limitada em policópia para publicidade e marketing) 10 exemplares. ISSUU: acesso e leitura a todas as edições, on line: https://issuu.com/lusorecursos/docs. Todo o material recebido pela XOK - a news letter - dos Produtores Reunidos e associados não passa a ser de sua propriedade. As colaborações são livres de optar pela versão do Acordo Ortográfico que mais lhes convier. Todo o material escrito adaptado tem Direitos Reservados e de copyright ‘on line’®. É permitida a reprodução total ou parcial sem citação da origem ou, com esta, mesmo sem consentimento escrito. A equipa da XOK e, a - news letter - dos Produtores Reunidos, aceitam toda e qualquer colaboração mesmo omitindo a procedência e aconselhamos os serviços e produtos divulgados de nossa responsabilidade. Todo o material publicado exprime as opiniões livres e pessoais dos autores do mesmo, não vinculando estas à XOK, nem aos Produtores Reunidos. A liberdade de expressão, o direito à opinião contrária e à oposição de valores estão consagrados na Constituição Portuguesa e são um direito inalienável dos colaboradores. O título XOK não se encontra registado oficialmente. A usuária do mesmo (PRODUTORES REUNIDOS) encontra-se registada no actual IGAC, desde 1991.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.