XOK Magazine 47

Page 1

A NEWS LETTER DOS PRODUTORES REUNIDOS & ASSOCIADOS

31 de Janeiro de 2018 Edição nº 47 (Ano V)

Directora - Maria Alves

HUMOR PREVISÕES 2018 Nada melhor para começar um novo ano, que iniciá-lo com as habituais previsões. Previsões astrológicas do Professor Ramm Boya, para 2018, em exclusivo, para o GURUPU KOMIKUS. Atendendo à certeza das previsões efectuadas em todos os anos anteriores resolvemos repetir a iniciativa. Basta consultar as edições passadas para se constatarem estes acertos ou palpites.

Página 8

CURIOSIDADES

Aquilo que se pensa e não há coragem para dizer! Excepto os malucos do humor…

Depois de um período tradicional de letargia mental, é chegada a hora de en frentar o resto do ano com ânimo redobrado e, por isso, para fazer figura de inteligente (não é preciso muito se estiver a contactar com políticos) aqui ficam coisas inúteis para dar um ar de inteligente…

Página 9 DIVULGAÇÃO

Página 2

A língua esquecida: O mirandês

Página 16

CRÓNICAS

ALIMENTAÇÃO & SAÚDE

AGENDA Não perca as sugestões

Página 17

Mais uma criativa narrativa natalícia de um grande arquitecto da escrita e das letras:

SENTIDOS DA VIDA

A ansiedade é uma doença grave. Veja os principais sintomas.

Mais uns momentos mágicos da expressão em verso, da vida, dos momentos, dos sentimentos, dos sentidos que a vida tem.. poemas de RICARDO LANDUM

A obesidade é felicidade. Sabia? Leia o que escrevemos na…

Página 10

MÁRIO RUI DE MELO

Página 14

Página 12

MEMÓRIAS DE UM JORNALISTA

DE QUE É QUE ESTAMOS À ESPERA?

Escritor/professor/jornalista com uma abordagem mordaz e actual a temas que demonstram que o país está cada vez mais na mesma, apesar destas crónicas terem sido escritas há décadas. ALTINO MOREIRA CARDOSO

PUBLI-REPORTAGEM Novo espaço de restauração em Queluz: Praça Lusa.

Todos reconhecemos que a vida anda numa progressiva aceleração, de tal modo que chega a ser estonteante para não dizer assustadora. LUíS PEREIRA DE SOUSA

Página 13

Página 21 RECORDAÇÕES OUTRAS TEMÁTICAS Palavras e Acções a ter em atenção em 2018

Página 23

Coisas que tentamos deixar passar para o esquecimento e que, estes chatos dos ressabiados, recordam na mesma. EXPO 98; Tomás Taveira; Espaço 1999… FERNANDO DE SUCENA

Página 22

CONVIDÁMOS A ESCREVER Uma vida stressante sem stress FERNANDO ILHARCO

Página 24

Página 15

LEGO Também há possibilidade de os invisuais criarem estruturas. CARLOS VIVO

Página 19

CAPA Portuguiesisch Haus Mafia


2

XOK 47

CURIOSIDADES

Depois de um período tradicional de letargia mental, é chegada a hora de enfrentar o resto do ano com ânimo redobrado e, por isso, para fazer figura de inteligente (não é preciso muito se estiver a contactar com politicos) aqui ficam coisas inúteis para dar um ar de inteligente…

Os aviões Sopwith Camel abateram mais aeronaves inimigas do que qualquer outro caça aliado durante a Iª Guerra Mundial. 70% é a quantidade de água que um cão molhado pode ‘sacudir’ do pelo em quatro segundos. 4050 dólares, foi o preço que a Disney pagou pela Lucas Film criadora da Guerra das Estrelas. 5, é o número de extinções em massa durante a história da Terra. Na Idade Média, o castigo por vender açafrão impuro era ser enterrado vivo. 96,5% da água da Terra é salgada. 10 milhões é o número de vezes que uma pessoa pesteneja, em média, por ano. 1 litro é a quantidade de muco que produzimos e engolimos por dia. 108 metros é a altura da nova estrutura de confinamento do sarcófago de Chernobyl. 92 minutos é o tempo que a Estação Espacial Internacional demora a orbitar a Terra. 400 sismos foram detectados em todo o mundo pela Appmyshake desde Fevereiro de 2016. 20% da população mundial celebra o Ano Novo Chinês. 3700 milhões de anos, é a idade dos fósseis mais antigos já encontrados. 159 milhões de biliões é o número de configurações possíveis das máquinas Enigma dos nazis, 3890 é o número estimado de tigres que restam na natureza.

200000 dólares é o custo de um bilhete para Marte com a SpaceX sob o novo plano de Elon Musk.

32 km/h e que robôs militares como este adaptados apoiaram a limpeza da central nuclear de Fukushima, no Japão, após o sismo de 2011.

56000 é o número apontado de lares que serão alimentados pelo maior parque eólico flutuante do mundo.

No Macbook Pro, se premir a tecla FN, o touchbar converte-se numa barra com 12 teclas de função.

Foi em 1959 que na Volvo registou a patente do cinto de segurança de três pontos. Já lá vão 55 anos.

A ‘salamandra’ que Benjamin Franklim criou em 1742 gerava mais calor e menos fumo do que a vulgar lareira aberta.

54,5% é a percentagem da população humana que vive em áreas urbanas.

Os estúdios Abbey Road, eram os estúdios da EMI, até os Beatles darem o nome da rua ao seu álbum de 1969.

Um milionésimo de segundo após o bigbang as quatro forças do universo separaram-sea partir de uma só. O estudo de 200 mil galáxias conclui que a energia gerada no universo é metade da de há 2000 milhões de anos. 20% da superfície terrestre é paisagem cársica, áreas densas em calcário onde se forma a mairia das grutas. Um insecto sem olhos foi descoberto na gruta de Kreubera-Varónia, a 1980 metros de profundidade. A área onde siitua o sistema de grutas de Gehibe (China) esteve coberta pelo mar durante 600 milhões de anos. Os trópicos de Câncer e de Capricórnio (que herdaram os nomes das constelações que são visíveis dele) situam-se respectivamente a 23º 27’ de latitude norte e sul. A duração de um ano em Marte é de 687 dias. Em 1989 cientistas afirmaram ter alcançado a fusão nuclear à temperatura ambiente mas o feito não foi repetido. Sabia que… 67000 toneladas de urânio/ano geram 11% da electricidade mundial? E que 8100 milhões de carvão fornecem 41%. A França obtém 75% da sua electricidade da energia nuclear, a maior percentagem a nível mundial. O golfista norte-americano Bubba Watson usa um hovercraft como buggy para a travessia de água e obstáculos. O modelo mais básico da jetsurf, a ultrasport, pode ser encomendado on-line por cerca de € 8500 ($9800 dólares). O guardbot é um rôbo rolante destinado ao reconhecimento militar capaz de circular a

O Espinossauro tinha o centro de gravidade avançado, porque em terra andava sobre as quatro patas. Acreditou-se, outrora, que os dentes do megalodonte (seláquio gigante) eram línguas de dragão petrificadas. Um dos maiores dinossáurios já descobertos é um Titanossaurio com 37 metros de comprimento e 70 toneladas. As plantas nas florestas antárticas pré-históricas faziam a fosíntese 24 horas por dia durante o verão polar. A basílica de São Pedro tem espaço para 15000 pessoas e mais 80000 cabem na praça de S. Pedro. A constituição dos EUA continha originalmente 7 artigos. O Zodíaco tinha originalmente 13 constelações mas, os babilónicos abandonaram a ofício por motivos que se desconhecem. 185 anos, foi o tempo total que a democracia durou na antiga Atenas. O peso de todas as bactérias do corpo humano é de 1,8 quilos. O olho humano tem cerca de 2 milhões de elementos funcionais. Mais de 99,9% de um átomo é espaço vazio.


3

XOK 47

A chuva radioactiva do acidente nuclear de Chernobyl chegou à Irlanda.

99% do espaço habitável da terra está nos oceanos.

25000, quilómetros é a extensão máxima da rota migratória da baleia-de-bossa.

Um principe tailandês e um barão suíço correram na primeira prova de sempre do mundial de F1. 2000 milhões de horas passadas a jogar pelos utilizadores da XBOX One no primeiro ano de comercialização da consola.

110 km/segundo é a velocidade de aproximação da galáxia Andrómeda à Via-Láctea. Um bebé nasce com cerca de 300 ossos que, ao crescer passam a ser 206. O Tesla modelo SP1000 acelera dos 0-100 em 2,285 segundos a mais rápida de um carro de produção. 2,5 milhões de anos luz é a distância actual entre a Via-Láctea e a galáxia mais próxima, Andrómeda.

As pulgas podem saltar 100 vezes a sua altura. O Panda-gigante pode ingerir até 38 kg de bambú por dia. Uma barata pode sobreviver sem cabeça durante semanas. 100 biliões é o número de conexões neuronais O coração humano bombeia 9000 litros de sangue por dia. 600 milhões de toneladas é a quantidade de massa de hidrogénio consumida pelo Sol a cada segundo. 62 é o número de luas conhecidas na órbita de Saturno. 32000 km foi a distância percorrida pelo exército de Alexandre Magno. 12 meses é o tempo de vida dos dispositivos de telemetria do projecto de monitorização de vida selvagem Movetech Telemetry.

Sorrir liberta endorfinas que o fazem sentirse feliz, mesmo que que esteja a fingir. 10 biliões de anos é a expectativa de vida da estrela anã Trappist-1.

7,5 cm é a distância da deslocação anual do Hawai em direcção ao Alasca, devido à tectónica de placas.

15 metros é o diâmetro da maior panqueca já produzida.

265 é o peso da minhoca mais pesada do mundo - quase o dobro de qualquer outra já registada.

40 km/h é o ganho de velocidade em curva dos carros de Fórmula 1 de 2017 segundo algumas estimativas.

40% é o aumento previsto do rendimento de grãos no Reino Unido de uma nova forma de trigo geneticamente modificada.

13 milhões de ‘pints’ de Guiness consumidas em todo o mundo no dia de S. Patrício.

409 milhões de anos é idade do fóssil de tubarão mais antigo já descoberto.

O primeiro ‘motociclo’ a vapor foi criado em 1867 por Ernest Michaux.

24 horas é quanto alguns tubarões demoram a substituir os dentes.

A Beevery Creative já fez a primeira impressão em polímero de alta performance na impressora 3D que está a desenvolver para a ESA.

70 anos é a esperança de vida de um tubarão-branco macho.

Em 1904, quando foi lançado o algodão-doce, na Feira Mundial de S. Louis (EUA), venderam-se 68000 caixas do produto.

2% da população humana tem olhos verdes. Existem 36 mil blocos de granito e mármore no monumento a Washington, EUA.

Um tubarão baleia de 6 metros tende a ingerir 21 kg de plâncton num dia.

93% da população dos EUA come pizza pelo menos uma vez por mês.

2

9,65 km extensaõ de um cogumelo-do-mel que vive nas montanhas azuis do Oregão, nos EUA. Uma folha de jornal tem cem mil nanómetros de espessura. A IBM conseguiu amazenar um bit de dados num único átomo - é o ‘disco rígido` mais pequeno do mundo.

Calcula-se que existam 1,4 milhões de formigas por cada ser humano na terra.

3 tentivas é o número que a Osíris-Rex disporá para recolher amostras de um asteróide.

20000 número estimado de pessoas sacrificadas mo império Asteca todos os anos.

16,20 horas é o tempo que um leão passa por dia a descansar e dormir.

99,8 % da massa do sistema solar pertence ao Sol.

O Nobel da Química de 2016 foi atribuído pela síntese de motores moleculares mil vezes mais finos do que um fio de cabelo humano.

80 décibeis é o ruído gerado por um carro de Fórmula E equivalente a uma máquina de lavar roupa.

14,45 km é a distância percorrida pelo Rover Curiosity desde que aterrou em Marte. 115 anos esperança de vida máxima do Ser Humano, segundo um novo estudo. Uma única pastilha de urânio - 235 com 2,5 cm de comprimento contém mais energia do que uma tonelada de carvão.

É mais provável ser atingido por um raio do que por um tubarão. 395 é o número médio de iphones vendidos a cada minuto. O vulcão havaiano Kilauea está em erupção de forma contínua desde 1983. Apenas 12 pessoas caminharam na lua.


4

XOK 47

200000 habitantes era a população estimada de Tenochtitlan no início do século XVI

540 milhões de anos é a idade do saccohytus coconarius que se crê ser o nosso antepassado conhecido mais antigo.

Existem 3000 espécies de cobra no mundo.

O D-Wave 2X é 100 milhões de vezes quão mais rápido comparado com um computador convencional.

A descarga de um raio é cinco vezes mais quente do que a superfície do sol. 1932 foi o ano em que a primeira câmara de ‘photofinish´ foi utilizada pela primeira vez , nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. 1600 é o número estimado de grandes vulcões ou características vulcânicas em Vénus. 9% é a proporção de escolas no Reino Unido com um ‘tablet’ para cada aluno.

2 1000, número de soluções que o computador quântico D-Wave 2X consegue pesquisar em simultâneo.

18,4 biliões é a quantidade de cálculos que um computador quântico universal de 64 qubits poderá efectuar em simultâneo.

500 000 é o número de automóveis que a TESLA espera estar a produzir anualmente até 2020. 400 km/h é a velocidade máxima do jacto conceptual Lillium. 230 milhões é o número aproximado de bicicletas eléctricas na China em 2015. 100 palavras por minuto é velocidade proposta para o novo sistema de ‘discurso silencioso’ do Facebook.

240 km/h é a velocidade obtida na montanha-russa mais rápida do mundo, a fórmula rossa, em Abu-Dabi.

O asteróide Florence que passou a cerca de 7 milhões de kms da terra em 1/9/2017 tinha 4,5 km de diâmetro.

17,8 cm é o diâmetro medido na maior pedra de granizo já registada.

Existem, em função de restrições e controles variados mais de 3000 veados a viver hoje em estado selvagem na serra da Lousã, outrora extintos, na região. Os tornados produzem ventos com velocidades superiores a 320 km/h. Retira-se 1,3 gramas de ouro por 1000 toneladas de outro material na crosta terrestre. 400 km/h é a velocidade de alguns impulsos nervosos no corpo humano. A peça de Lego mais cara do mundo foi leiloada por € 18 498 euros. 506 milhões de toneladas é a massa estimada de todos os seres humanos vivos. 15 minutos é o tempo que o satélite meteorológico da NASA GOES-16 demora a fornecer imagens da terra inteira.

40 foi o número de países onde a série planeta Terra II foi filmada ao longo de quatro anos. 1445 foi o número de novo vírus descobertos num estudo recente sobre invertebrados.

Mais de metade dos nossos ossos estão nas mãos e nos pés.

8 milhões é o volume estimado de cerveja bebida, em litros, todos os anos na Oktoberfest , na Alemanha.

436 milhões de euros é o valor acordado pelos estados membros da ESA para acabar de financiar o Rover ExoMars.

1000 é o maior número de qubits entrelaçados já alcançado.

20% da água doce da terra encontra-se na bacia do Amazonas.

Se uma dioneia ingerir um hambúrguer, a proteína e a gordura matam a planta.

104 décibeis é o volume do estampido sónico do Concorde.

São necessários 100000 qubita para um computador quântico universal prático. 1 bilião é o número estimado de estrelas na galáxia Andrómeda.

David Attenborough, com 91 anos acaba de dar nome a mais uma nova espécie a donzelinha do cretácio ‘mesosticta daviattenborughi’.

220000 anos-luz é a largura do disco de Andrómeda.

O Sri Lanka tem 25 feriados por ano. O número mais alto do ano.

2,5 milhões de anos-luz é a distância da terra a Andrómeda.

Em 2017 o instituto de socorros a náufragos completou 125 anos.

3,4 é a magnitude aparente de Andrómeda, que a torna ainda assim, visível a olho nu.

Num grama de carbo-hidratos estão 4 calorias.

400 000 é a velocidade aproximada a que Andrómeda se acerca de nós, em km/hora.

Newton foi temporariamente retirado da escola pela mãe, que queria que ele se tornasse agricultor.

A primeira fotografia captada de Andrómeda ocorreu em 1887. Andrómeda foi descrita pela primeira vez há 96 anos. A idade de Andrómeda em anos é de 9 mil milhões. Existe vida na terra há 3800 milhões de anos. 899 kg é o peso do robô explorador de Marte Curiosity.

50 mil edifícios foram danificados numa única noite de Blitz. Os músculos diferem entre as pessoas, pelo que não é fácil dizer-se usamos mais músculos sorrir ou franzir o sobrolho. 16 pores e nasceres de sol vistos por dia pela EEI. As principais causas de stress são o trabalho e o dinheiro, segundo um inquérito ‘A stress in América’.


5

XOK 47

Os cérebros dos rapazes e raparidas adolescentes reagem de modo diferente ao stress

1,4 metros é o comprimento máximo dos chifres do Ibex macho.

As principais causas de absentismo laboral são ansiedade e depressão, segundo vários estudos.

Algumas teorias indicam que existe matéria menor que os quarks-partículas minúsculas que vibram como cordas.

A maior distância percorrida por um bumerangue foi de 427, 2 metros.

Cerca de 150000 raposas fazem das cidades britanicas o seu lar - uma por cada 300 habitantes urbanos.

Os Estados Unidos por dia consumiram 1480 milhões de litros de gasolina em 2016. A população estimada de baleias-azuis está estimada entre 10 e 25 mil. O telescópio espacial Kepler descobriu e confirmou a existência de 2483 planetas. As aves canoras mudam o canto conforme a intensidade do ruído de trânsito, por exemplo.

As reservas alemãs de tripas, usadas nos zepelins, diminuíram tanto na Iº Guerra Mundial que a fabrico de salsichas foi proibido.

Sinurbanização é o nome dado à adaptação de animais selvagens à vida num ambiente urbano.

9192631770 ciclos de radiação gerados num segundo pelo relogio atómico mais rápido do mundo.

28700 quilos é o peso total da carga que a nave Cygnus deverá lavar até à EEI ao longo de meses 10 meses.

A Bugatti construiu equipamento especial para testar a resistência dos motore face às forças G a que será sujeito.

A girafa, apesar de ter um pescoço muito mais comprido, tem o mesmo número de vértebras cervicais do que nós.

A Bugatti já vendeu metade de toda a produção de Charons e 70 já saíram da fábrica.

Os aglutinantes usados para criar as tintas das pinturas rupestres, incluíam urina, medula óssea e sangue.

Os cientistas atribuem o nosso cérebro evoluído ao consumo de peixe.

18 minutos foi o tempo que o Lusitânia demorou a afundar após ter sido torpedeado pot um U-boat alemão na Iª Guerra Mundial.

Eram precisos 10000 moluscos para obter um grama púrpura-de-tira, o que tornava este pigmento muito valioso.

Qualquer verme Osedax que veja será do sexo feminino? Os machos microscópicos vivem dentro das fêmeas.

Os antigos egípcios usavam óleos no corpo e pintavam o rosto com minerais coloridos.

O primeiro parque infantil do Central Parque foi doado em 1927 por August Heckscher. Actualmente existem mais de 20.

O nome científico da cegonha-bico-de-sapato é Balaeniceps Rex traduzível como “cabeça-de-baleia-rei”.

Sapos, ovelhas e cavalos tem pupilas rectangulares para alargar o seu campo de visão.

Numa cassete áudio típica de 90 minutos, a fita desenrolada tem cerca de 135 metros de comprimento.

Os nanotubos de carbono (grafeno “enrolado”) são 100 vezes mais fortes do que o aço, com um sexto do peso.

São necessários entre 180 e 225 litros, em média, de seiva para produzir 2,5 litros de xarope de Ácer.

Graças de consumo de energia inferior, os transístores de grafeno podem funcionar a 100 ghz sem sobreaquecer.

A Câmara Municipal de Sintra e os SMAS recolheram do chão 9000 tonladas de resíduos, o que representa um aumento de 233% em relação a 2016.

A pele humana pode queimar após 15 minutos de exposição ao sol.

Os vestígios mais antigos de Homo-Sapiens, tem 300 000 mil anos.

Durante a guerra fria, os Estados Unidos da América financiaram inevstigação em IA num esforço para ganhar vantagem? Peritos teorizam que cerca de 35% dos empregos estão em risco de ser entregues a IA nos próximos 20 anos. Erna Rubik, o criador de cubo-mágico, admitiu ter demorado um mês a resolver o seu próprio quebra-cabeças.

O azeite deve ser idealmente armazenado em garrafas de vidor escuro que bloqueiam a luz UV? A ciclogénese explosiva é a redução brusca da pressão atmosférica no centro de uma depressão em pouco tempo. Uma mutação no gene da miastatina resulta em ‘músculos duplos”. Ao acelerar o crescimento muscular. Na mosca-da-fruta, o eaquivalente ao gene que regula o ciclo de sono (DEC 2) é chamada “ laranja mecânica”.

Os metamateriais conseguem curvar a luz em torno dos objectos, podendo gerar mantos de invisibilidade no futuro.

As pessoas com ascendência europeia ou asiática tem com frequência um a dois por cento de ADN Neandertal?

A base da consola switch não tem muitos circuitos, só uma forma de ligar a consola ao televisor e algumas portas USB.

Isao Machii consegue cortar ao meio um projéctil disparado de uma arma de airsoft com uma espada samurai.

Desde a missão Apollo 17 à lua , em 1972, que nenhum ser humano ultrapassou a órbita terrestre baixa.

Stephen Wiltshire memoriza e desenha uma paisagem urbana após meros minutos de observação.

São três os países que já lançaram missões espaciais próprias a Marte: EUA, Rússia e China

Veronica Slider garante que consegue identificar uma pessoa a mais de 1,6 km de distância.


6

XOK 47

Daniel Tammet memoriza números enormes, conseguindo recitar as 22 514 casas decimnais do pi.

Da Vinci escreveu sobre o ‘parafuso aéreo’ 450 anos anos antes de o primeiro helicóptero; o VS-300, levantar vôo.

A hemorragia estanca depressa? O sangue leva, em geral, quatro a dez minutos a coagular após um ferimento ligeiro.

Bill Gates comprou um dos cadernos de Da Vinci por 30, 8 milhões de dólares, o que o tornou o livro mais caro de sempre.

As crianças que usam sabão reduzem o risco de contrair pneumonia é de 46%.

Da Vinci era fascinado pela água e usou 64 palavras diferentes nos seus cadernos para explicar o seu movimento.

A galáxia mais próxima da nossa é a galáxia anã do Cão Maior, a 42000 anos-luz do centro da Vvia-Láctea.

Só sabemos que existem buracos negros porque vemos o seu efeito gravitacional sobre estrelas e galáxias.

O exo-planeta mais próximo da Terra Próxima B esta a 4,2 milhões de anos-luz. 3 é o número máximo de planetas na zona habitável de cada sistema. O exo-planeta mais distante já encontrado está a 27710 anos-luz. O primeiro planeta fora do sistema solar foi confirmado em 1992. A massa do exo-planeta mais massivo que já detectámos equivale a 29 Júpiteres. Um sistema solar a 59 anos-luz de distância chamado Etar Corvi pode estar a passar pelo seu próprio LHB (Late Heavy Bombardment) - Bombardeamento Pesado Tardio. A nossa galáxia, a Via-Láctea, deverá colidir com a galáxia Andrómeda daqui a 4000 milhões de anos? Desde 1949, um concurso anual escolhe o melhor ‘tocador de campaínhas’ dos eléctricos’ de São Fancisco.

Um pica-pau consegue dar 20 bicadas num segundo. Só 90% dos 118 elementos da tabela periódica são naturias. O homem criou os outros. 12% é a eficácia perdida por um elemento de aquecimento com uma camada de apenas 1,6 milimetros de calcário. 20 minutos é o tempo estimado queo corpo demora a produzir a sua vitamina D diária com as pernas e os braços expostos ao sol.

Em 2013, concluiu-se que o Universo tem 13880 milhões de anos – 100 milhões de anos mais do que se supunha.

O telescópio Keppler foi lançado em 2009.

O número estimado de máquinas de venda automáticas no Japão é ede 5,5 milhões.

Os romanos usavam chumbo em canos, recipientes de comida e maquilhagem, desconhecendo que era tóxico. Wiliam Shakespeare escreveu 37 peças e 154 sonetos. O conjunto fortificado de Elvas é a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo? O reinado mais curto foi o de Luis XIX, de França, duque de Angoulème, que sucedeu ao pai em Julho de 1830, mas abdicou 20 minutos depois de subir ao trono. Este recorde estranho é partilhado por Luis Filipe de Bragança, príncipe real de Portugal, que se tornou rei após o assassinato do pai, a 1 de Fevereiro de 1908. Mas Luis foi também atingido a tiro no regicídio, falecendo 20 minutos depois do pai. A temperatura média da terra aumentou 0,8 ºC ao longodo último século. 50% do consumo televisivo em 2020 será efectuado em dispositivos móveis, diz a Ericsson. Jacob Shallun recebeu 30 dólares para redigir a Constituição dos EUA.

O destino do Mayflower original era a Virgínia, mas o mau tempo levou-o para o norte até ao Cabo Cod?

A temperatura da fuselagem de um MIG-25 quando voa a Mach-2,5 é de 400ºC.

William Shakespeare introduziu segundo se estima, 3000 palavras na língua inglesa.

O cérebro contém cerca de 86 mil milhões de neurónios.

Existem 80 variações registadas do nome de Shakespeare.

Os franceses tiveram 25000 baixas na batalha de Waterloo.

Em 1783, a 21 de Novembro, Pilâtre Tazier e Francon d’Arlandes efectuaram o primeiro vôo em balão de ar quente.

44 é o número de homens que já serviram como presidentes dos EUA.

De acordo com a plataforma social, o Mêssenger registou 17 mil milhões de vídeochamadas em 2017. Apesar de ser difícil de contextualizar face à concorrência, uma vez que nem Skype ou Apple publicam dados relacionados com os produtos que têm inseridos neste segmento de mercado, o valor representa o dobro do alcançado em 2016. Para além disto, sublinha-se ainda a partilha de GIFs e emojis. Embora o segundo formato tenha sido amplamente mais popular do que o primeiro, ambos ultrapassaram fasquias respeitáveis. Ao todo, foram trocados mais de 500 mil milhões de emojis em 2017 e cerca de 18 mil milhões de GIFs. Outros registos indicam que um chat de grupo inclui, em média, 10 participantes e que existiram sempre mais de 7 mil milhões de conversas activas na aplicação. O peso total das bactérias no corpo humano ronda os 2 kg. Durante toda a vida uma pessoa engole acidentalmente 8 aranhas pequenas. De manhã quando acordamos somos em média 8 milimetros mais altos do que à noite. Tudo por causa da distensão do corpo humano, sobretudo das costelas. É impossível espirrar e manter os olhos abertos. Uma pessoa que fuma um maço de tabaco por dia bebe o equivalente a uma chávena de alcatrão por ano. A única parte do corpo que não recebe sangue é a córnea do olho. A sua oxigenação é feita a partir do ar. As células mais pequenas do corpo humano são os espermatozoides.


7

XOK 47

Os seres humanos e os koalas têm impressões digitais únicas.

Cerca de dois terços das pessoas inclinam a cabeça para a direita quando se beijam.

Os impulsos nervosos enviados pelo cérebro movem-se a uma velocidade de 274 km/h.

Perdemos oitenta por cento do nosso calor corporal a partir da cabeça.

Todos os anos cerca de seis milhões de pessoas canhotas morrem na sequência de acidentes causados pela manipulação de máquinas ou objectos desenhados para pessoas destras.

90 % das pessoas não se lembra da maioria dos sonhos que teve. Os lábios humanos são centenas de vezes mais sensíveis do que as pontas dos dedos.

Quando coramos o nosso estômago também fica corado.

O cérebro humano tem uma capacidade de memória que é equivalente a quatro terábytes de um disco rígido. Cerca de 50 mil células do seu corpo morrem e são substituídas por novas células enquanto leu esta frase. Um homem chamado Charles Osborne soluçou ininterruptamente durante 68 anos. Um caso raro documentado e único no mundo. Uma pessoa passa 278 tipos de diferentes bactérias para outra pessoa quando a beija. Felizmenmte, 95% dessas bactérias não são prejudiciais.

As unhas das mãos crescem quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés. O coração humano é aproximadamente igual ao tamanho de um punho humano. Em média um coração adulto pesa entre 220 e 260 gramas. O coração humano bombeia em média 182 milhões de litros de sangue durante toda a vida. As crianças crescem mais rápido na primavera. Em média uma pessoa precisa de 7 minutos para adormecer. As pessoas dextras vivem em média mais 9 anos do que as canhotas. Uma criança de quatro anos faz em média 450 perguntas por dia. Cada um de nós tem cerca de 2000 papilas gustativas. Porém, a partir dos 60 anos cerca de metade entra em declínio e deixa de de sentir. O pulmão da direita consegue inspirar e expirar mais ar do que o da esquerda. De todas as pessoas que conseguem mover as orelhas apenas um terço é capaz de mexer apenas uma orelha. Os olhos humanos permanecem do mesmo tamanho desde o nascimento ate à morte, mas o nariz e as orelhas nunca param de crescer embora a um ritmo muito lento. Em média um ser humano passa no total cerca de duas semanas da vida aos beijos.

Uma pessoa queima mais calorias a dormir do que a ver televisão. As pessoas com olhos azuis são mais sensíveis à dor e à luz solar. A esperança média de vida é de 2 475 576000 segundos. Durante esse tempo, pronunciamos, em média, cerca de 123 205 750 palavras e fazemos sexo 4 239 vezes. Os dentes são a única parte do corpo humano que não consegue regenerar de forma automática. O comprimento total de todos os vasos sanguíneos, veias e artérias do corpo humano têm uma extensão total de 100 000 kms. A sensação de sede acontece quando a perda de água é igual a 1% do seu peso corporal. A perda de mais de 5 % pode originar desmaios e mais de 10 % desencadeia morte por desidratação.

Um beijo na boca aumenta a pulsação de uma pessoa para 100 batimentos cardíacos por minuto ou mnais. A pele humana é completamente substituída cerca de 1000 vezes durante a vida inteira de uma pessoa. Mas os escaldões ficam gravados no ADN. Não abuse do sol. As mulheres piscam os olhos duas vezes menos do que os homens. Acontecem cerca de 100 mil reacções químicas no cérebro humano a cada segundo. A barba de um homem loiro cresce mais rápido do que a barba de um homem de cabelo escuro. O olho humano consegue distinguir 10 milhões de cores diferentes.

Se um irmão gémeo idêntico não tiver um dente por defeito genético, o outro gémeeo também não o terá. Um bebé recém-nascido consegue respirar e engolir ao mesmo tempo pelo menos até aos sete meses.

Se pudessem crescer a vida toda, o comprimento do cabelo e pêlos juntos atingiriam os 725 quilómetros.

Um crânio de um ser humano é composto por mais de 29 ossos diferentes.

Os seres humanos são os únicos animais que conseguem desenhar linhas rectas.

O embrião humano adquire impressões digitais três meses depois da sua concepção.

Imagens: Google© Texto/Recolha: Fernando de Sucena


8

XOK 47 bola de cristal (comprada em segunda mão numa loja dos chineses, nos saldos de Natal).

PREVISÕES 2018

Os lábios, vão continuar a ser dois ou seis e a estarem no mesmo sítio, o rabo vai ser utilizado para as duas funções básicas e vai haver gordos e magros com fartura.

Na China, os chineses continuarão amarelos e falar mandarim. Nos Estados Unidos da América, a luta de gangues e o dólar continuarão a manter-se estáveis.

Nada melhor para começar um novo ano, que iniciá-lo com as habituais previsões. Nesta edição publicamos as efectuadas por uma entidade nossa amiga e apoiante. O dinheiro será muito, em barda, mas para os mesmos. Os pobres alcançarão a felicidade por comerem uma vez por semana e por estarem vivos todos os dias.

Agradecemos a gentileza pela reprodução. Previsões astrológicas do Professor Ramm boiya para 2018, em exclusivo para o GURUPU KOMIKUS, atendendo à certeza das previsões efectuadas em todos os anos anteriores resolvemos repetir a iniciativa.

A música que será feita é para os ouvidos escutarem e o corpo bailar. As letras não vão acabar e as palavras vão ter utilizações dinâmicas, através das habilidades dos juízes, advogados e políticos.

Basta consultar as edições passadas para se constatarem estes acertos ou palpites. Como a época é, ainda, de crise, este ano, que agora começa, será bem pior que os outros. Estas dificuldades notar-se-ão já nas previsões, que englobam todos os signos ao mesmo tempo. Portanto, independentemente de ser Virgem, ou não, o que segue é para todos os ascendentes e interessados.

Os russos vão conduzir mal na mesma e, as russas, a beber que nem loucas. Em África, as tribos vão ficar tribos na mesma e os pretos manterão a carapinha. A seca e a fome vão acabar para quem morrer.

O ano de 2018 vai ter 12 meses e Fevereiro terá 28 dias. Os dias vão ter frio, calor, chuva e vento, em quantidades variáveis. Vai haver noite e dia em todas as 24 horas.

Em Portugal, na Páscoa, o coelho, ainda será o animal de eleição para, no mínimo, transportar os ovos. O Costa não vai morrer de velho, porque é amigo do peito.

Devido às complicações sociais, cada um terá o seu número da sorte pessoal e intransmissível.

O Partido Comunista não deverá passar para nacionalista e o candidato ao trono não vai participar em “reality shows”. Depois da geringonça, acabou-se a pacionça com os políticos que continuarão mais, cá do que lá, a estragar o país. A pornografia vai ascender ao primeiro lugar de tema mais consumido na Internet e as prostitutas vão continuar a fazer o que sempre fizeram, bem ou mal.

No desporto, as previsões apontam, no sentido, de que vai haver quem ganhe, empate ou quem perca. As modalidades vão continuar a existir e talvez, apareçam novas. O Sporting, vai continuar verde, de raiva, e o Benfica vermelho. O Porto continuará a ser tripeiro. Vai continuar o abandalhamento neste desporto e a confusão do costume. O Facebook, vai continuar a ser a maior aglomeração global de mentirosos e vai ser rede social na mesma. Vai haver concorrência nos negócios e todos procurarão ganhar nos jogos de azar. Em Portugal vai continuar-se a falar português e mal, e o africanês e o pretoguês vão crescer. Muita tinta vai correr com as catástrofes naturais e problemas sociais e humanos. As malucas das assistentes sociais em Portugal vão continuar a fazer merda e os juízes a atafulharem os tribunais por erros e recursos judiciais. O Mundo vai acabar para quem se finar. Os pobrezinhos e oprimidos vão continuar a viver, que nem lordes, à conta do RSI e outras esmolas douradas generosas do Estado e os funcionários públicos vão continuar a ser esmifrados pelo governo.

O ano de 2018 será marcado por muitas mortes de famosos e nascimentos de futuros líderes e vips. Vai morrer muita gente de acidentes de carro; com doenças, em especial o cancro e afogadas nas praias, que é o que vejo na

Previmos, ainda, que, se continuará a fazer vinho a partir da uva, e, batata frita a partir da batata.

E, mais importante, em 2019, poderão ler as novas previsões, porque quem as ler estará vivo de certeza.


9

XOK 47

A INÊS PODE ENGRAVIDAR? O Joãozinho pergunta ao pai: - Oh Pai, a Inês pode engravidar? Pai: - Quem é a Inês, filhinho? Filho: - É a minha namorada lá da escola. Pai: - E quantos anos tem ela? Filho: - Tem 4 anos. Pai: - Claro que não! Filho: - Uhh! Grande cabra… Fez-me vender o triciclo para pagar o aborto!!

Imagens: Pejnya©; Facebook©; Instagram© e Google©.


10

XOK 47

A ANSIEDADE É UMA DOENÇA GRAVE E ESTES SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS Sem razão aparente, Megan, de 40 anos, estava tendo os piores dias da sua vida, ultimamente. As crianças já tinham crescido, a casa e o jardim eram perfeitos, e a carreira do marido era boa. Mas algo estava profundamente errado com esse mundo e com ela. Ela mal conseguia dormir à noite, com vários pensamentos a girarem na sua cabeça, e embora ela dormisse mais do que o suficiente, nunca estava bem durante o dia. Começou a sofrer de dores de cabeça e de pressão alta, o que a forçava a ficar na cama por uma ou duas horas. Sem sinais de nenhuma doença, ela sentia-se doente. No entanto, a pior parte era a agitação constante que ela sentia sobre tudo o que fazia e que estava ao redor dela. Fosse a lavar a louça, fazendo compras no shopping local, ou a jantar num restaurante chique com o marido - ela esperava sempre que algo horrível fosse acontecer. As coisas pioraram quando a habilidade dela em focar em vários assuntos diminuiu, e começou a sentir ataques de pânico. Quando compartilhou suas preocupações com os amigos, a maioria deles dizia: “Por que te preocupas? Não há nada com que te preocupares! Quem me dera serem esses os meus problemas.” Somente um dos amigos de Megan sugeriu que ela consultasse com um médico. Quando Megan não conseguiu aguentar mais, ela resolveu aconselhar-se com um médico. Depois de alguns exames, ele explicou-lhe que ela estava sofrendo de desordem de ansiedade generalizada (DAG) e que precisava de um tratamento combinado de medicamentos e de psicoterapia. Megan recuperou e retornou à sua vida normal. Aprendeu como controlar os medos e foi capaz de ser feliz novamente. Se você acha que a história de Megan é parecida com a sua, nós recomendamos que converse com um médico sobre o problema. A ansiedade é a preocupação sobre coisas que normalmente não devem com-

plicar com o dia-a-dia das pessoas. Não importa quão pequeno esse problema possa parecer para as outras pessoas, não é assim para quem sofre de DAG. Ao impactar a esfera emocional, essa desordem é difícil de ser controlada com o poder da mente. Ela necessita de tratamento profissional, embora alguns métodos de autoajuda possam ser aplicados.

Os especialistas dizem que os sintomas de DAG são os seguintes:

Corpo - Tontura; - Comichão e picadas na pele (principalmente nos membros e na cabeça); - Sistema cardiovascular: alterações do batimento cardíaco, aumento da pressão sanguínea; - Tensão nos músculos; - Aumento da necessidade em usar o wc.

Emoções - Sente-se ansioso; - Sente-se preocupado com coisas que antes não pareciam tão graves; - Sente-se nervoso e tenso; - Tem ataques de pânico; - O mundo parece acelerar e desacelerar.

Mente

e que sabem que está ansioso; - Falar sobre o problema é difícil para si. Lembre-se apenas! É capaz de superar esse problema com o auxílio de um profissional! Viva com saúde e seja feliz!

ESTUDO INDICA QUE PESSOAS COM MAIS PESO SÃO MAIS FELIZES Um estudo recentemente realizado defende que as pessoas com peso a mais tendem a ter um estado de espírito bem mais calmo e concluiu que as pessoas com excesso de peso conseguem ser mais felizes. A investigação, analisou os dados de meio milhão de pessoas, com idades compreendidas entre os 37 e os 73 anos, concluindo que quem apresentava excesso de peso tinha um estado de espírito mais calmo e mais à vontade consigo mesmas. Os investigadores indicam que as pessoas com predisposição genética para um índice de massa corporal mais elevado “eram menos propensas a classificarem-se como pessoas nervosas ou a chamarem-se a si mêsmas de tensas ou muito fortes”.

- Você antecipa o acontecimento de coisas nefastas, sem nenhuma razão óbvia; - Só vê o lado mau das coisas; - Não consegue parar de pensar sobre algo em particular, que fica a pairar na sua cabeça.

Estados Gerais - Sentir-se doente sem nenhum outro sintoma; - Incapaz de dormir por um longo tempo; - Incapaz de relaxar; - Difícil manter a concentração; - Suor e ondas de calor; - Diminuição da concentração.

Aspectos Sociais - Parece que todos estão olhando para si e

Imagens: Google© Texto: Adaptações de Fernando Skinrey


11

XOK 47 Edição de transição. Muita inovação na paginação. Nova colaboração. Outra motivação da equipa de produção. Continuamos na usurpação da colaboração de alguém e porque não! Enfim, ‘tão! Vamos continuar com um trabalhão …

Fernando Skinrey Imagem: Google© ‘Gag’: P.H.M.

Directora: Maria Alves Chefe de Redacção: Fernando Skinrey Coordenação de Edição: Carlos Vivo Colaborador Emérito: Mário Teixeira Colunistas: Luís Pereira de Sousa; Altino Moreira Cardoso; Mário Rui de Melo; Carlos Vivo; Fernando de Sucena e Ricardo Landum Colaboração: GURUPU KOMIKUS; Fernando de Sucena; Fernando Skinrey; Fernando Ilharco e Produtores Reunidos©. Paginação, Gestão, Contabilidade e Recursos Humanos: AGEFM©; Design, Marketing e Publicidade: MAFE©; Produção e Distribuição Digital e Papel: Produtores Reunidos©; Imagens: Arquivo/Produtores Reunidos©; Google©; Sapo©; Facebook©; PHM - Portuguiesish Haus Mafia; Pejnya©; Carlos Vivo©; Instagram©; Alexandra Teixeira e Ainanas©. Contactos: e_mail: lusorecursos@iol.pt; lusorecursos@gmail.com; produtoresreunidos@sapo.pt; LusoRecursos (on line) – Google - na linha de endereço escrever LusoRecursos; - Facebook - endereço de link -https://www.facebook.com/pages/LusoRecursos/470530819634499?fref=ts.; Contacto Telefónico: 917699399 (número empresarial) Tiragem: (Distribuição por e_mail deste número) 8499 exemplares. (Edição limitada em policópia para publicidade e marketing) 12 exemplares. ISSUU: acesso e leitura a todas as edições, on line: https://issuu.com/lusorecursos/docs. Todo o material recebido pela XOK - a news letter - dos Produtores Reunidos e associados não passa a ser de sua propriedade. As colaborações são livres de optar pela versão do Acordo Ortográfico que mais lhes convier. Todo o material escrito adaptado tem Direitos Reservados e de copyright ‘on line’®. É permitida a reprodução total ou parcial sem citação da origem ou, com esta, mesmo sem consentimento escrito. A equipa do XOK e a - news letter - dos Produtores Reunidos aceitam toda e qualquer colaboração mesmo omitindo a procedência e aconselhamos os serviços e produtos divulgados de nossa responsabilidade. O título XOK não se encontra registado oficialmente. A usuária do mesmo (PRODUTORES REUNIDOS) encontra-se registada no actual IGAC, desde 1991.


12

XOK 47

Mais uns momentos mágicos da expressão em verso, da vida, dos momentos, dos semtimentos, os sentidos que a vida tem…

Tanto que eu chorei a implorar P'ra não me tirares do teu destino Mas tu foste embora sem ligar (Refrão)

QUEM ESQUECEU NÃO CHORA Tão diferentes estamos nós Tão desigual nosso viver Tu sorris e eu choro a sós Vivo a lembrar, tu a esquecer És dia eu sou noite amargurada Tu tens cor eu tenho mágoa, O reverso sou de ti. Vazia minha alma está de pranto Já que tu não sabes quanto a diferença está aqui. (Refrão) Quem esqueceu de vez um grande amor Não chora dói mais a quem fica sem querer o adeus, E por isso mesmo estás feliz agora e choro eu, ai choro eu.

Tão diferentes estamos nós Tão desigual nosso existir Tu tens luz e eu sem sol, Vivo a esperar, tu a partir. Sou noite tu és dia colorido Eu sou choro tu sorriso, O reverso sou de ti, Estou longe de secar a minha ferida Se o porquê não vês ainda a diferença está aqui. (Refrão)

CORAÇÃO PERDIDO Sei que tens passado à minha porta Tens-me procurado por aí Mas hoje o que fazes não me importa Quero até que penses que morri Quando tu escolhes-te outro caminho

Hoje estás com ele por mim a chorar Coração perdido louco por voltar Hoje estás com ele mas pensas em mim Coração perdido tu quiseste assim Tu trocaste tudo o que eu te dava Por o que pensavas ser melhor Hoje vives numa linda casa Que tem tudo mas não tem amor Amor que procuras nos teus passos Cada vez que ao meu encontro vens Coisas que tu tinhas nos meus braços E nos braços dele tu não tens (Refrão)

PERDOA-ME SE TE TRAÍ Eu te menti, eu te traí Peço desculpas pelo mal que te fiz Peço perdão, peço perdão Eu te deixei, te abandonei Mas agora vejo tudo aquilo que errei Peço perdão, peço perdão Tudo o que quero é que voltes pra mim Tenho medo que digas não Se for preciso ajoelho-me aqui Peço perdão, peço perdão Eu te ofendi, desiludi Estou arrependida quero voltar pra ti Peço perdão, peço perdão Eu te enganei, só te deixei Tu não merecias meu amor eu sei Peço perdão, peço perdão Tudo o que quero é que voltes pra mim Tenho medo que digas não Se for preciso ajoelho-me aqui Peço perdão, peço perdão

MESMO QUE SEJA MENTIRA Não Não me digas que pensas em partir Não Não me fales no adeus, em te perder Sim Não te importes até de me mentir Eu prefiro me iludir Do que sofrer Não Não me digas que p'ra ti acabou Não Não me fales que há outro p'ra quem vais Sim Faz de conta que eu sou quem já não sou Deixa-me ao menos sonhar Um pouco mais (Refrão) Diz-me que não sais da minha vida Mesmo que seja mentira Mesmo que seja por dó de mim Diz me tudo menos a verdade Talves um dia mais tarde Mas por enquanto é melhor assim Por isso mente-me até ao fim Não Não me faças sofrer já esta dor Não Continua a fingir que nada foi Sim Por aquilo que a gente já passou Deixa-me ao menos sonhar Vai só depois Diz-me que não sais da minha vida Mesmo que seja mentira Mesmo que seja por dó de mim Diz me tudo menos a verdade Talves um dia mais tarde Mas por enquanto é melhor assim Por isso mente-me até ao fim (Refrão) (Refrão)

Poemas: Ricardo Landum Imagens: Instagram© e Arquivo/ Produtores Reunidos©


13

XOK 47

DOS GANGS JUVENIS ÀS RÉGUADAS DA ESCOLA PRIMÁRIA E À FREIRINHA DO HOSPITAL DA RÉGUA Um escritor-médico, muito querido no seu hospital, na sua terra e entre os nossos leitores, escreve uma crónica de espaço hospiitalar, que tentamos resumir assim: um mancebo foi parar ao hospital da Régua para ser operado ao apêndice. Uma freirinha enfermeira ficou encarregada de lhe fazer o penso. Passados os torpores da anestesia, qual não o espanto da irmãzinha ao ver o membro do mancebo ameaçar fazer-lhe continência. A reacção dela foi tapar aquilo tudo com compressas em cima de compressas… só que, quanto mais tapava, menos a continência se continha…

Isto quer dizer que, se a juventude não tiver, desde cedo, educação para a disciplina e a responsabilidade, nunca haverá polícias que cheguem para a delinquência. Vários leitores nos escrevem que os miúdos são educados ludicamente, por palhaços, como anormais, de facto, as velhas actividades do raciocínio e da memória deram lugar a joguinhos de irresponsabilidade que faz do sistema educativo um eterno jardim infantil e deste país um ‘planeta de macacos’, que chegam ao 12º ano sem saber ler sem gaguejar. Com efeito, a exigência de resultados ‘estatísticos’ para Europa ver e a ‘ordem para passar’ que norteia a política educativa, não pode conduzir senão à grosseria incompetência que gera a ociosidade, “mãe de todos os vícios”. As perigosas exigências da ociosidade estão na base de todo o processo delinquente que está a substituir a liberdade pelo pânico. Os coitados dos educadores perderam a autoridade para explicar aos jovens que têm de ser responsáveis pela sua formação humana, pelo seu futuro; que têm de estar preparados para competir numa sociedade cada vez mais especializada e exigente.

cesso sem preparação, força de vontade, espírito de sacrifício e competitividade. Vejam os ídolos do desporto, por exemplo. Os jovens têm os pais, que, melhor ou pior, lá vão aguentando as crescentes exigências dos rebentos. Mas… que será dos meninos mimados, impreparados, desta geração, quando os ‘velhos’ lhes faltarem? E os outros ‘meninos’, de outras cores, com os mesmos instintos e bizarrias, mas sem ‘papás’? Esses, que amadurecem depressa, nas ruas, reúnem um bando, arranjam uma arma e vão para a selva lisboeta… à caça de sustento para todos os vícios. Sacam dinheiro como bananas. As ‘autoridades’ não têm nada para os apanhar; mas, já que os ministros insistem, prendem-se meia dúzia de putos para as têvês, que nem são esses e o juíz entrega aos pais, com base nas leis feitas por um parlamento, onde mais de 90% dos deputados são juridicamente analfabetos. E outros fazem-se parvos, em obediência múltipla e disciplina aos ‘papás’ partidários e seus cortesãos.

Julho/2000

Em tempos ainda se aprendia a ler, escrever e contar na primária e era possível ‘torcer o pepino’ com umas boas reguadas. Agora ninguém chumba na escola: só na vida, onde se desfazem todos os enganos.

Com esta pré-tragédia nacional que é a falta de segurança, passa-se algo parecido: sucedem-se os assaltos, os roubos, os tiros, as violações, os esticões… Que faz o Poder? Manda polícias, polícias, mais polícias. Hoje, parece anedota que haja polícias e seguranças em tudo o que funciona: desde bancos aos hospitais, desde os comboios aos bares, desde os estádios às escolas… Qualquer dia haverá um polícia no buraco de cada fechadura. Se, por metáforta, considerarmos cada polícia uma compressa daquela freirinha, chegaremos facilmente à conclusão de que, quanto mais polícias-compressas se aplicar ao mal, mais o mal é tentado a furar. Está-se a combater o mal de fora para dentro; mas ele deve ser combatido de dentro para fora. Dizia bem Manuel Monteiro em recente entrevista à TSF; a criminalidade (citamos de cor) deve ser combatida na sua essência: a acção política tem-se limitado a discutir a sua existência.

Se não há coragem para descer os jovens das nuvens até às realidades, estamos a ser aldrabões. Porque não se lhes diz a verdade? Porque ela é dura e incompatível com a onda de demagogia criminosa que varre a nossa política, de alto a baixo. Caçasse o voto á custa do futuro dos ingénuos, um isco que deveria ser considerado intocável, até sagrado: eles são os que vão atrás dos fogos fátuos e não reparam que não há su-

Imagens: Google© Texto: Altino Moreira Cardoso


14

XOK 47

O Natal de D. Clarinha Já não sabia há quantas horas caminhava. Passara por zonas de prédios altos como torres esburacadas, por descampados de mato e lixeira, espaços de liberdade porque de ninguém, por bairros com comércio local e prédios baixos, ia caminhando sempre, em passo estugado e regular, passos miúdos de um corpo miúdo, mirrado, curvado da idade e da vida vivida em pleno com todas as dores e alegrias, que as alegrias de tão poucas eram intensamente vividas. Clarinha, era assim que gostava que a chamassem. D. Clarinha era assim que a chamavam e D. Clarinha andava e andava sem parar, naquele passo miúdo, estugado, com chinelos de quarto a desfazerem-se na calçada dura e impiedosa de pedras irregulares e angulosas como picos e os chinelos a desfazerem-se e o frio a vir de baixo como éter anestesiante e ela a andar, a andar sem parar, naquele passo miúdo e estugado e a pensar:

E ela caminhando, caminhando sempre, desde a tarde até ser noite, com um roupão manchado, encardido, envelhecido no corpo, nódoas de refeições antigas e, por baixo, um pijama, casaco e calça como o dos homens e o frio a ir até aos ossos e ela sorrindo, sorrindo sempre, como se possuída por uma inexplicável santidade, um sorriso que já parecia fazer parte do rosto, que não saía, não a abandonava nunca, um esgar de simpatia, como se imagina um santo com a mão por cima do pecador a quem perdoa os pecados e ela sorria, sorria sempre, caminhando sem parar por entre moradias que deixavam escapar um cheiro a lareira no ar e ao longe um vaga música - ou seria a lembrança dessa música? -, de meninos afinadinhos numa Avé Maria de centro comercial.

“É Natal, filho”. “É Natal, Clarinha”. E ela estacou à frente de um portão, de ver-e pintado mas em ferro forjado, para condizer com as sebes podadas com brio e cuidados de jardineiro habilidoso, fumo a sair da chaminé, denunciando lareiras e um calor bom a família toda junta. Tocou e ela num robe sujo, nódoas de velhas refeições, manchas de origem desconhecida, ali, frente a casa rica, com aquele sorriso enigmático na face, assim que abriram e a viram, sem conseguir esconder a surpresa: “É Natal, filho”.

“É Natal, Clarinha.” Mesmo antes de as luzes coloridas irromperem pela noite dentro, que ela andou até ser noite e a noite era dia com todas as luzes a piscar como numa feira sem ninguém, deserta de gente mas iludindo o facto com as luzes e uma música a pretender ser de anjos e de anjos era para os ouvidos que assim a ouviam. Era noite e ela entrara numa zona de vivendas, com pais natal a treparem a varandas, bandeiras de cristos em menino, como se fossem brasões de uma irmandade qualquer, pinhas e ananases a decoraram pilares de portões, luzinhas a percorrerem as varandas, piscando, piscando sempre, veredas de arbustos podadas a régua e esquadro, estrelícias em flor e buganvílias a treparem como sebes, formas de se esconderem do mundo, atrás de portões blindados e a rua deserta ainda que iluminada para a festa colectiva e esta afinal, era privada, de cada um, escondido nos seus fortes de betão, deixando apenas abertas luzes para denunciarem a alegria da data. “É Natal, Clarinha”

curvada porque já não sabia ser de outra maneira, sempre sorrindo, não se mexendo, envergonhada da sua condição, sem ouvir o que lhe diziam e os que falavam sem saber se ela os estava a ouvir. Lá se sentou à mesa, comeu uma tosta com queijo que lhe tinham dado. Petiscou o bacalhau, sorrindo sempre, ante a curiosidade muda das crianças, um menino e uma menina, netos a quem tinham roubado os gritos e os risos assim que a velha senhora entrara. Ela olhava tudo com imensa curiosidade, a árvore de Natal, o presépio, as luzes a piscar, a lareira a crepitar e o bolo-rei no centro da mesa, monarca dos comes e bebes natalícios com frutos secos à ilharga. Estava-se bem naquele calor morno, aconchegante e ela sorria.

Até que bateram à porta e quando esta se abriu uma intermitente luz azul inundou a sala. Dois polícias e um civil entraram na sala, dirigiram-se a D. Clarinha, segredaramlhe qualquer coisa ao ouvido, esta levantou-se e só então repararam nos seus pés ensanguentados, abanaram a cabeça, apoiaram-na no seu andar trôpego até à porta. O filho ficou a vê-la ir-se, com o seu sorriso, o roupão manchado, envelhecido, e a pensar como ela tinha estragado o natal da família, com o seu sorrido doce inalterável e o silêncio de quem nada tinha de importante a dizer. D. Clarinha fez a viagem no carro da polícia, com o mesmo sorriso de sempre, como se atingida por santidade de origem desconhecida, silenciosa, com as mãos sobre o regaço e abandonou-se de olhos fechados a um cansaço de muitos anos. Amparada por funcionárias do lar onde outros velhos como ela deixavam cair migalhas de bolo-rei sobre roupões machados e encardidos virou-se para trás e disse aos polícias:

´ “É Natal, meus filhos”. E o filho surpreendido, parado a olhar para a frente e para trás como buscando ajuda, de porta entreaberta, paralisado de espanto, a tentar coordenar ideias saltitantes, perante aquele sorriso beatífico, num rosto que ele conhecera em tempos não tão sulcado e marcado como se feito por marceneiro pouco habilidoso, mais límpido e mais transparente de emoções e sentimentos, não aquele sorriso, tipo máscara. “É Natal, filho”. E ele acordou, mandou-a entrar, encostoulhe a mão ao ombro, a medo, mas logo a retirou e ela entrou na casa com a promessa cumprida de um calor morno aconchegante, parou admirando tudo, com as mãos cruzadas à sua frente, pequena e mirrada,

Texto: Mário Rui de Melo Imagens: Facebook© e Google©


15

XOK 47 dia da inauguração, degustámos um magnífico bacalhau com broa.

soas, pois o espaço tem uma lotação máxima de 25 lugares.

PRAÇA LUSA UM SONHO TORNADO REALIDADE Quem durante cerca de 35 anos cozinhou com gosto, amor e carinho ambicionando colocar o seu ofício e experiência no provar e gostar dos outros, conseguiu com muito sofrimento, tornar o seu esforço e suor realidade, com a construção de um sonho muitas vezes adiado. Abriu, recentemente, na Rua Gomes Freire, nº.31 - loja 5, 2745-118 Queluz, bem no centro da cidade, mais um espaço onde se pode comer calmamente e com qualidade, um repasto com paladar e estilo caseiro.

É possível ver-se a confecção, sem segredos e com higiene.

Todos os dias das 10:00h às 21:00h, excepto às terças-feiras, dia do encerramento, sugerimos uma ida a este pequeno espaço, onde pode comer no local ou levar para casa. A ementa é variável, não existindo ementas em dias fixos. Sugerimos, por isso, quinzenalmente aos sábados a muamba ‘sopimpa’, magnífica, bué de bem confeccionada e com paladar tipicamente africano.

O espaço/ambiente descontraído e informal.

Durante o dia pode comer uns salgadinhos caseiros ou, ao fim da tarde petiscar algo trivial como sandes, torradas, pois lá estarão, a Maria João Pires e o Armando para os servirem com simpatia e trato. Mais importante, para nós, repórteres da XOK, neste espaço, é a familiaridade natural por relação de parentesco com a sócia-gerente.

Maria João a grande obreira dos paladares

O menú diário é composto por sopa, pão, prato de carne ou peixe (em quantidade razoável), sobremesa e café por € 6,50 euros. No

Enquanto a página de Facebook está a ser preparada, os contactos são os seguintes: 919956450 ou, maria.joaopires@hotmail.com. Condições especiais para jantares de grupos com o mínimo de 10 pes-

Trata-se, enfim de uma excelente alternativa para quem desejar comer ‘cozinha portuguesa’ de qualidade a baixo custo, com uma ementa, ainda assim, variável, ajudando o cliente a não se fartar com a repetição constante dos pratos. Os Produtores Reunidos, a LusoRecursos e a XOK, por diferentes motivos, desejam felicidades para este recém-inaugurado espaço que, repetimos, se recomenda, e que ainda não está definitivamente concluído, aceitando a gerência pequenos conselhos de beneficiação, da clientela o que é uma inovação.

Texto: Fernando de Sucena Imagens: Facebook©; Fernando de Sucena e Alexandra Teixeira


16

XOK 47

Numa altura em que muito se fala de património e identidade nacional, História de um grande povo e duma Nação imensa, nada melhor que recordar o falar de antanho que nos remete para a verdadeira essência da ancestralidade lusófona. Recordamos, este pedaço de cultura e história de Portugal com muito gosto e imenso prazer e orgulho,também pela ascendência pessoal. Foi desta base comunica-tiva, também, assente no Latim que o maltratado português da actualidade nasceu.

A LÍNGUA MIRANDESA

A língua mirandesa (lhéngua mirandesa, mirandés) é o nome oficial que recebe o asturo-leonês em território português. Não existem dados que permitam quantificar com precisão o número actual de falantes, pelo que os números apontados variam entre 8.000 a 20.000falantes distribuídos principalmente por uma área de 550 km², conhecida como Terra de Miranda e formada pelo concelho de Miranda do Douro e freguesias de Angueira e Vilar Seco, no concelho de Vimioso. A inclusão de Caçarelhos na área de domínio linguístico mirandês é defendida por autores como Amadeu Ferreira. O mirandês tem três subdialetos (central ou normal, setentrional ou raiano, merídional ou sendinês) e está dotado de um dicionário, gramática e ortografia próprias; os seus falantes são em maior parte bilingues, trilingues ou até mesmo quadrilingues falando muitos deles o mirandês, o português e o castelhano, e até por vezes o galego. Associações como a SIL International outorgam um código próprio à língua, enquanto que a UNESCO a enquadra no contexto do asturo-leonês. Os textos recolhidos em mirandês mostram a envolvência de traços fonéticos, sintácticos ou vocabulares das diferentes línguas; o português é mais cantado pelos mirandeses, porque é considerado língua culta, fidalga, importante. O Mirandês é desde 1999 a segunda língua

oficial do país. A preservação da língua mirandesa deve-se à geografia e ao isolamento das designadas Terras de Miranda.

Fonologia Características comuns ao português, ao galego e ao asturo-leonês ocidental (origem linguística da língua mirandesa):

ção intervocálica: lua = lhuna, mau = malo;

- manutenção de F- inicial latino: FILIU (Lat.) = FILHO (Port.);

- palatização das consoantes duplas ll/nn/mn: castelo = castielho, ano = anho, dano = danho;

- evolução do grupo latino -CT- em -it-: NOCTE (Lat.) = NOITE (Port.);

- ditongação da vogal breve e em posição tó-nica: Ferro = fierro.

- evolução dos grupos latinos PL-, CL- e FLem africada /tʃ/;

Para mais informações consultem o seguinte endereço e boa viagem ao passado…

- conservação dos ditongos ei e ou.

http://www.mirandadodouro.com/dicion ario/

Algumas diferenças fonológicas em relação ao português são: - palatização da consoante inicial L: língua = lhéngua; - manutenção das consoantes l e n em posi-

Texto: Adaptação de Fernando Skinrey Imagens: Google©


17

XOK 47

06 DE FEVEREIRO TEATRO TIVOLI BBVA LISBOA

10 A 13 FEVEREIRO 2018 PORTOSALVO O maior evento Ibérico de LEGO Fans, para LEGO Fans, está de volta, no Pavilhão Leões de Porto Salvo (Oeiras) de 10 a 13 de Fevereiro de 2018. O "Oeiras BRInCKa, LEGO Fan Event" é organizado pela PLUG com os Leões de Porto Salvo (CRLPS), e conta com o apoio oficial da LEGO e outras entidades. Vem passar o Carnaval a BRInCKar conosco! Horários: Dias 10 e 11 de Fevereiro: 10:00 H 22:00 H; Dia 12 de Fevereiro: 12:00 H - 22:00 H e dia 13 de Fevereiro (Terça-feira de Carnaval): 10:00 H 19:00 H. Entradas de € 3 euros a € 12 euros com diversos pacotes à escolha.

Imagens: Sapo©; Google© e Facebook©. Texto: Produtores Reunidos

25 A 29 de ABRIL DE 2018 TORRES VEDRAS É mais uma edição do Festival Nacional de Robótica, que este ano se realiza em Torres Vedras, de 25 a 29 de Abril de 2018. O objectivo é o mesmo de sempre: promover a Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores, investigadores e do público em geral, através de competições de robots autónomos. É a partir do Festival Nacional de Robótica que se faz o apuramento das equipas Portuguesas para o Robocup, a competição de robótica mundial, onde se reúnem as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados. O Festival Nacional de Robótica possui dois tipos de competição: Júnior e Sénior. Busca e Salvamento Júnior (RoboCup); Futebol Robótico Júnior (RoboCup); Onstage (RoboCup) e Freebots Junior compõem as provas no primeiro caso. A competição Sénior é composta pelas modalidades de


18

XOK 47

Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League) (RoboCup), Simulação 2D (RoboCup), Simulação 3D (RoboCup), Simulação de Resgate (RoboCup), Liga de Plataformas Padrão (Robocup), Condução Autónoma, Robot@Factory e Freebots. Para os que estão a iniciar-se na área da programação e robótica há uma prova de Seguimento de Pista - Prova RobôOeste com regras próprias. Paralelamente às provas, há mostras dos projetos dos vários clubes de robótica das escolas do 1º ciclo ao secundário e são ainda promovidas oficinas/workshops na área da programação e robótica, assim como demonstrações em diversas áreas.

rinha e deslumbrarem-se com algumas maravilhas técnicas daquele tempo e os deslumbrantes navios: os Drakares. A exposição, já visitada por mais de 50 000 pessoas, encerra uma mística em torno deste povo. Diz-se que o castelo de Guimarães, à época, foi construído para os daqui se defenderem dos invasores vindos do mar…

TODOS OS DIAS DO ANO DE 2018

ATÉ 04 DE FEVEREIRO DE 2018 MUSEU DA MARINHA LISBOA

São cerca de 2.500 os animais em exposição e mais de 5.000 os que acompanham ao evento, a competição e a dinamização das várias espécies e raças de animais de companhia, são a tónica dominante em todo o evento.

DE 02 A 04 DE FEVEREIRO de 2018 NA FIL LISBOA ORIENTE

Está mesmo a dar as últimas esta mostra: ‘Vikings, Guerreiros do Mar’. Influenciados por estas hordes bárbaras do norte da Europa, da Noruega, os lusitanos acabaram por absorver alguma da cultura destes guerreiros que chegaram à América muito antes dos outros europeus dos descobrimentos. Mais do que ler estas linhas, poderão os interessados deslocar-se ao Museu da Ma-

da alimentação, cosmética, higiene, saúde, acessórios e lazer para os mais variados animais de estimação, para além de terem a possibilidade de interagir com vários géneros de animais de companhia.

Vai decorrer durante 3 dias a edição do PET FESTIVAL que vai contar com dezenas de actividades, centenas de expositores e de animais de estimação, onde são esperados milhares de visitantes. Esta é a terceira edição do festival, este ano com o tema Relação das Crianças com os Animais de Estimação, ou seja, os animais e o desenvolvmento cognitivo das crianças. Palco da maior concentração de mascotes realizada em Portugal, o evento conta com uma área de exposição onde os visitantes podem conhecer as mais recentes novidades de produtos e serviços na área

Devido à amplitude do evento os Produtores Reunidos e a sua associada LusoRecursos irão manter uma equipa e reportagem, durante os três dias do evento, onde, esperamos conseguir inúmeras dicas e aconselhamentos para reportarmos aos nossos leitores, e não só, após o finar do evento. O conselho que, para já lhe damos, é o seguinte: Agarre na família, em todos os elementos e desloque-se à FIL onde, por certo, os mais novos, sobretudo estes, terão olhos gulosos para os ‘bichinhos’…


19

XOK 47


20

XOK 47

Outros objectivos e usos para as peças LEGO!

Este é um projecto da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que conta com o apoio da agência Lew’Lara/TBWA e tem como principal objectivo, o de que as crianças aprendam enquanto brincam. Cada peça representa uma letra, comtando com o pontilhado em Braille e, assim, as crianças que têm deficiência visual completa ou parcial podem aprender as letras, construindo palavras e frases de uma forma muito mais interessante e lúdica.

E o nome da nossa News letter escrito em Braille com peças LEGO:

http://www.braillebricks.com.br/

http://kids.pplware.sapo.pt/kids/pecasde-lego-em-braille-ajuda-na-literaciade-criancas-cegas/

Alguma criatividade e uma chávena de café quentinho!!

 Construções em LEGO  Notícias

 Agenda Portugal

 Agenda Internacional  Técnicas  Animação http://vivolego.blogspot.pt /

Texto: Carlos Vivo Imagens: Carlos Vivo©


21

XOK 47 tempo com o disse que disse que nos caracteriza.

DE QUE É QUE ESTAMOS À ESPERA? Todos reconhecemos que a vida anda numa progressiva aceleração, de tal modo que chega a ser estonteante para não dizer assustadora. E sentimos essa agitação nas notícias domésticas que nos entram pela casa e pelo raciocínio adentro. Estamos a viver momentos verdadeiramente sorriais.

Surgem coisas novas, desde electrodomésticos a descobertas inimagináveis nos campos médicos, científicos, arquitectónicos, nos transportes e até no raciocínio do homem imparável. É o algoritmo a desafiar o próprio homem que tanto pode pensar que não tarda a igualar os deuses na sua próxima qualidade de imortal e que ao mesmo tempo para lutar contra a corrupção, vocêfera contra um ministro das finanças, até agora honesto, que foi ao futebol sem comprar o bilhete, enquanto somos o terceiro país dos mundo a pagar melhor aos futebolistas e à “corja de desportistas” que os rodeiam até à dezena de canais de TV que vive à custa, enquanto o Montepio moribundo é socorrido pelos dinheiros da Misericórdia quando esta é Casa que tem mais aspecto de Casa de negócio e jogo, do que de abrigo, enquanto se discute onde começa e onde acaba o assédio sexual, como se não andássemos todos, eles e elas, à espera de um gesto, um sinal, um livre trânsito, enquanto discutimos as vírgulas da lei do financiamento dos Partidos, quando bastava perguntar como fazem os governos com mais experiência e credibilidade que os nossos em matérias de política, de educação, de saúde, de respeito e de justiça. Deixemos-nos de tretas e não percamos

O mundo não pára, nem nós; vamos, não tarda, poder plantar cannabis na varanda. Somos portugueses e pronto. Demos mundo aos mundos, ensinamos caminhos novos. Ainda agora soubemos que um grupo de jovens cientistas portugueses, do IMM Instituto de Medicina Molécular em Lisboa, ao entrarem na máquina do tempo biológico, descobriram uma molécula que faz as células andar para trás no tempo de modo a fazer ressuscitar tecidos, o mesmo é dizer, converte células velhas em células pluripotentes. De que é que estamos à espera?

Texto: Luís Pereira de Sousa Imagens: Facebook© e Google©.

Fotos: texto lusi perrw


22

XOK 47

COISAS QUE NÃO RELEMBRAM NEM AO DIABO

1978

Anos 70 – SÉCULO XX

Vi! 40 anos, 10 meses e alguns dias para adqui-rir uma das naves espaciais mais bonitas dos filmes de ficção ciêntífica….

Infelizmente não sei precisar a data certa, mas esta revista influenciou toda uma geração de mulheres que foram apenas as nossas mães e muitas já nossas avós.

1989 TOMÁS TAVEIRA, torna-se famoso pelo facto de, não só ter imaginado as torres das Amoreiras como, também, e sobretudo, pelas produções artísticas cinematográficas que tornam Sá Leão, um amador.

Aos poucos e com o apoio da esposa, vou realizando os sonhos, não extravagantes, de uma vida. Não foi na Biagio Flora, na Rua do Ouro, nem custou 100 escudos (50 cêntimos), mas o ‘kit’ de montagem, mata a esperança dodesejo. Já ‘tá!

1998

Esgotou revistas, conversas e marcou indelével a época do VHS caseiro, que me inspirou a mim e a muitos na imitação. Quem quiser relembrar as cenas polémicas, vá aqui abaixo… http://ainanas.com/must-see/os-miticosvideos-taveira/

1989 Enquanto o arquitecto conjurava as suas cobranças de favores, na Amadora, surgia um dos primeiros centros de brainstorming direitista do país. Dessas pioneiras acções, o cartaz da primeira iniciativa pública.

Já vão 20 anos. Uma geração praticamente. Foi, de facto um acontecimento marcante e importante para o país. Durante meses, acompanhei todo um evento não mais repetido e que deixou saudades em quase todos. É por isto e para isto que existe a comuni-cação social e o jornalismo.

Só por isso, obrigado Salazar por deixares a imprensa trabalhar. Nesta época, o dicionário da língua portuguesa em vigor, descrevia mulher como “ser inferior”, entre outras designações ainda usadas, mais de 50 anos após eu, aprender a ler…

A cultura, a tecnologia e a inovação ao alcançe de todos transformada numa moda. Era chique ir à Expo e visitar tudo aquilo…

2013

Nem as filas de espera para quase todos os lados desmobilizaram o quase milhão de visitantes, demonstrando que o portuguiês é participativo.

A revista Umbigo fez 11 anos. Tratava-se (julgo já não existir) de um título difícil de encontrar nas bancas mas com uma qualidade de leitura acima da média. Alguns artigos e o estilo roçavam a genialidade da fantástica Kapa e durante anos os associados do CEDECA puderam privar de perto com ela, sendo da mais requisitadas, dentro dos títulos não comerciais. É possível encontrar restícios dela na internet, a partir do endereço publicado abaixo: https://issuu.com/cll_design/docs/revista_ umbigo

Texto: Fernando de Sucena Imagens: Arquivo/Produtores Reunidos©; Ainanas© e Facebook©


23

XOK 47

PALAVRAS E ACÇÕES A FIXAR DURANTE ESTE ANO Durante 2018 iremos aprender o significado sério e a importância crescente de algumas palavras ou actos. Vejamos quais as que poderão ganhar peso agora, e prolongarem-se para além de 2019. Mas antes!

Site faz lista com celebridades que vão morrer em 2018 O site Deathlist elaborou uma lista de mortes, como o próprio nome indica, que vão acontecer ao longo deste ano. Em 2017 o mesmo site também fez uma lista sobre as celebridades que iam morrer nesse ano, tendo acertado em 17 de 50 mortes: Hugh Hefner, David Rockefeller, Peter Sallis, Tony Booth, Gord Downie, Jake LaMotta, Rei Miguel da Roménia, Jerry Lewis, Fats Domino, Bruce Forsyth, Glen Campbell, Liz Dawn, John Noakes, Joost van der Westhuizen, Mary Tyler Moore, Errol Christie e Ian Brady.

- Stan Lee - Jimmy Carter - Robert Mugabe - George Bush - Charles Aznavour - Henry Kissinger - Dick van Dyke - Barbara Bush - Stephen Hawking - Hosni Mubarak - Ronnie Wood - Joni Mitchell - Mark E Smith

Parece coisa parva, mas pelos vistos excitante para alguns. Na Escócia já é considerado crime, o facto de não só fotografar o que se encontra no interior da saia mas, igualmente publicá-la. Se pensarmos um pouco no exemplo que ilustra esta palavra, realmente é justo criminalizar o mau gosto… Criptomoeda – Um valor moeda virtual sem garantias, onde quem tem guito se refugia para ganhar ainda mais. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão…

Palavras que farão história Pegging – palavra que se associa ao papel sexual do homem que faz de mulher. Designação técnica para quem pega em marcha atrás, ou abusa da excitação interna da próstata… Crowdfunding – financiamento colaborativo para investimento e divide-se em quatro formatos: doação, donativo, capital e empréstimo. É mais ou menos o pessoal contribuir com algum graveto para outro que tem uma ideia para pôr em prática mas é teso que nem um carapau, ou seja fazer de otário para um, quiçá, vigário… Selfiitis – É um distúrbio mental causado pelo desejo de querer tirar selfies e publicálas on line. É uma pancada como outra qualquer só que mais perigosa porque põe não só avida em risco, como expõe a sua intimidade e privacidade.

Este ano, a lista é composta por estes nomes: - Kirk Douglas - Papa Bento XVI - Leah Bracknell - Herman Wouk - Olivia De Havilland - Principe Filipe, Duque de Edimburgo - Betty White - John McCain - Lord (Peter) Carrington - Sean Connery

Upskirting - trata-se da prática de fotografar disfarçadamente por baixo do vestido ou da saia de uma mulher.

Acções/Comportamentos que farão história Seio de rena – a moda no Natal de 2017 foi as senhoras mascararem os seios como sendo parte de uma rena. Convenhamos que até é engraçado e alegra a quadra..

Violência doméstica – agressão, espancamento, massagem robusta ou amasso vai ser moda este ano, como o foi em 2017 e em 2016. Portugal na tendência.

Pêlos nos sovacos – é a moda que veio para ficar. Sem comentários! E por que não!?.

?

- Javier Perez de Cuellar - Pierre Cardin

Texto: Fernando Skinrey Imagens: Google© e Facebook©


24

XOK 47

UMA VIDA STRESSANTE SEM STRESS Uma vida agitada não é necessariamente stressante; nem vice-versa. Nem todo o stress é mau. Ele gera energia, faz-nos mexer, ajuda a focarmo-nos melhor e a ter mais ambição. O problema é o chamado stress negativo; ansiedade, cansaço, tensão que nos prejudica, que nos faz sentir mal no dia-a-dia profissional, social e familiar. Mas o stress não é objectivo. A mesma situação não gera o mesmo stress em duas pessoas. Nem os mesmos problemas ao longo do tempo provocam o mesmo tipo de stress. Uma investigação do Centro para o Envelhecimento Saudável da Universidade da Pensilvânia (EUA), publicada na revista Psychosomatic Medicine, concluiu que a maneira como reagimos a um acontecimento potencialmente stressante é mais importante do que a quantidade de eventos stressantes que vivamos ao longo do dia, do mês ou do ano. Ou seja, não são os acontecimentos em si, mas a forma como lhes reagimos que é importante. O estudo relacionou o stress com a variabilidade do ritmo cardíaco, ou seja, com os intervalos entre as batidas do coração. Uma maior variabilidade é melhor para a saúde, porque mostra um coração capaz de responder, de se ajustar. Na investigação de quase mil pessoas constatou-se que quem passava por mais eventos potencialmente stressantes não tinha necessariamente uma variabilidade cardíaca baixa; ou seja, as pessoas com mais experiências potencialmente stresssantes não eram quem o stress poderia prejudicar mais. As pessoas que reagiam aos acontecimentos potencialmente stresssantes mais emocionalmente, de forma mais negativa, foram as que mostraram uma menor variabilidade cardíaca; ou seja, as que estavam mais expostas a doenças cardíacas. Em si mesmo, não é o que acontece que é ou não stressante. É a forma como reagimos que origina mais ou menos stress. Esta investigação mostra que quem se emociona muito, entrando facilmente em stresss, parece perder capacidade cardíaca

de ajustamento, o coração não varia, e é isso que é prejudicial à saúde. Já as pessoas com desafios constantes, com uma vida agitada, mas que sabem não deixar-se emocionar com isso, tendem a reagir bem ao stresss e a manter uma boa variabilidade cardíaca. As neurociências têm confirmado que é possível recategorizar as situações, com o pensamento e com palavras, o que é positivo para reagir a eventos potencialmente stressantes. "Se mudarmos o que pensamos, o que dizemos e o que queremos crer num dado caso, é a situação que muda", diz David Rock em ‘Your Brain at Work’. E mudando a situação, mudamos como nos sentimos, mudamos nós próprios. Texto escrito na antiga ortografia.

Texto: Fernando Ilharco Imagens: Google© e Facebook©


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.