
17 minute read
OLHARES
from LusiNews n.º56
Lusiaves Fablab O futuro da produção alimentar nasce na Guia
Tecnologia ao serviço da qualidade e da sustentabilidade
Advertisement
ALusiaves Fablab será uma unidade de produção alimentar com a missão de desenvolver produtos alimentares de valor acrescentado, com o foco na inovação, conveniência e competitividade. Será possível, desta forma, colocar à disposição dos consumidores uma maior diversidade de produtos e sabores, com a elevada qualidade e com o preço justo a que o Grupo Lusiaves já nos habituou.
O Grupo Lusiaves vai instalar na Guia (Pombal) uma unidade de produção alimentar que disporá das tecnologias mais avançadas na produção alimentar. Com um investimento superior a 15 milhões de euros, será feita uma aposta em sistemas de automação a fim de obter elevados padrões de qualidade e segurança alimentar e de sustentabilidade. Segundo Carlos Caldeira, administrador da área industrial, «esta iniciativa é mais uma
forma de a Lusiaves ter uma resposta rápida e flexível às expetativas e necessidades dos consumidores, que apresentam, cada vez mais, exigências muito personalizadas e diferenciadas; queremos conseguir isso através de forte inovação».
A nova fábrica destina-se à produção de produtos preparados e transformados, de carne de aves. Recorre às mais avançadas tecnologias disponíveis para o setor, com a adoção das melhores práticas conhecidas na produção e transformação de carne de aves, de forma a obter uma melhoria contínua da textura e composição nutricional dos alimentos, através de processos completamente naturais de produção.
Esta unidade industrial será dotada das melhores técnicas disponíveis para a prevenção e minimização de possíveis impactos ambientais, nomeadamente de medidas que garantam o consumo sustentável dos recursos naturais. Da atividade aqui desenvolvida não resultarão resíduos nem subprodutos.
A produção da Lusiaves Fablab contará com implementação de tecnologia de ponta, que irá fazer com que o trabalho dos colaboradores seja mais eficiente, confortável e seguro.
Este investimento dará lugar a cerca de 100 novos postos de trabalho, sobretudo de trabalhadores especializados.
UM EDIFÍCIO VERDE Uma arquitetura ecológica para cuidar do ambiente
A nova fábrica terá uma arquitetura que valoriza a zona onde será implantada. Será garantida a neutralidade de emissões de carbono através da capacidade produtiva de energia limpa.
1. O edifício será envolvido por espaços
verdes e as suas fachadas serão revestidas por materiais que permitam um enquadramento natural na área envolvente.
2. O parque de estacionamento será preparado para viaturas elétricas.
3. Haverá um parque de bicicletas para utilização dos colaboradores.
4. Na plantação arbórea que vai ser feita,
serão privilegiadas espécies da região, como, por exemplo, carvalhos, pinheiros mansos e nogueiras.
5. Através de painéis fotovoltaicos, é garan-
tida produção de energia elétrica renovável para o fornecimento da Lusiaves Fablab.
6. O edifício será dotado de infraestruturas para minimização do consumo de recursos
naturais e de equipamentos com elevada eficiência, reutilizando a água e reduzindo a energia envolvida no processo.



Expressões da Responsabilidade Social Hospital de Leiria aumenta as suas capacidades com o apoio do Grupo Lusiaves

Quem ganha só para si ganha muito pouco.» Foi com este mote que o Presidente do Grupo Lusiaves, Avelino Gaspar, justificou o sentido e a motivação do apoio que decidiu dar ao Centro Hospitalar de Leiria, no dia da inauguração formal das instalações ampliadas do Ambulatório de Pneumologia. A cerimónia, que foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Lacerda Sales, foi integrada nas comemorações que assinalaram o “Dia do Hospital de Santo André”.
Esta unidade do serviço de pneumologia foi apoiada com 206 mil euros pelo Grupo Lusiaves. O investimento feito permitiu requalificar as instalações e dotá-las de mais equipamentos. Foram duplicados os postos de hospital de dia e quadruplicaram os lugares em sala de espera. Desta forma, tornou-se possível que mais profissionais de saúde possam receber um número mais elevado de pacientes e sejam prestados serviços médicos de maior qualidade.
Embora este projeto tenha sido pensado e decidido antes da eclosão da atual pandemia, revelou-se ser um significativo acréscimo na capacidade de esta estrutura hospitalar acolher e tratar doentes de covid-19.
Esta iniciativa do Grupo Lusiaves insere-se num compromisso que Avelino Gaspar desde cedo assumiu de que parte dos seus rendimentos revertam em favor do bem comum, sendo esta uma das formas de estar presente, de forma construtiva, na sociedade civil.
Expressões da Responsabilidade Social Grupo Lusiaves apoia Gabinete Psi+Social, da Fundação Benjamim Dias Costa, em Avanca
OGabinete Psi+Social é um projeto desenvolvido pela Fundação Benjamim Dias Costa que tem como principal objetivo promover a saúde mental dos habitantes do concelho de Estarreja, proporcionando acompanhamento psicológico e educacional, individual e em grupo, de forma gratuita, regular e descentralizada a pessoas em idade ativa, que se encontrem numa situação vulnerável e sofram de exclusão social.
Através de um leque diversificado de ações, pretende-se dotar os beneficiários de informações úteis e necessárias para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis. A equipa responsável pela dinamização das várias atividades é constituída por uma psicóloga clínica e uma educadora social. No âmbito deste projeto os habitantes do Concelho têm acesso a consultas de psicologia, podem integrar grupos psicoeducacionais, para partilha de experiências e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais, bem como participar em ações de sensibilização sobre várias problemáticas.
O projeto, criado em 2020 e inicialmente previsto para um ano, ambiciona alargar a sua duração e continuar a ajudar cada vez mais pessoas. Alexandra Dias, diretora técnica da Fundação Benjamim Dias Costa, afirma que “as sessões de sensibilização têm bastante adesão e existe cada vez mais interesse por parte da população em participar nos eventos desenvolvidos”.
A ligação do Grupo Lusiaves ao concelho de Estarreja resulta da localização de uma das suas empresas, a Avisabor, que, em Pardilhó, se dedica à produção avícola e alimentar. A participação neste projeto insere-se no âmbito da responsabilidade social do Grupo, que procura, de diversas formas, apoiar as comunidades onde se encontra presente.

Sustentabilidade ambiental Lusiaves recebe certificado de sustentabilidade
Através de um sistema de reutilização de paletes, a logística da cadeia de abastecimento torna-se mais circular e, em consequência, mais sustentável.
Através de uma parceria com a empresa CHEP, o Grupo Lusiaves implementou um conjunto de procedimentos para reutilização de paletes, com recurso a madeira 100% sustentável, que lhe permitiu minimizar, na sua cadeia de abastecimento, o consumo de recursos naturais, as emissões de gases e a produção de resíduos. Desta forma, obteve o Certificado de Sustentabilidade, ao integrar os serviços daquela empresa que garante a conformidade com a norma ISO-14044.
Esta é mais uma medida que, ao incrementar a reutilização na logística da cadeia de abastecimento, contribui para que o Grupo Lusiaves alcance os seus objetivos de sustentabilidade, responsabilidade ecológica e economia circular.
Em 2020, o Grupo Lusiaves conseguiu uma poupança em madeira equivalente a cerca de 30 árvores e uma diminuição de emissões de dióxido de carbono correspondente a mais de 36 000 kg. Foi ainda possível uma redução de 2 971kg no volume de resíduos. O estudo que demonstrou estes dados teve em consideração todos os impactes ambientais ao longo do ciclo de vida do produto.
O Grupo Lusiaves, sempre focado na inovação tecnológica que permita a maior qualidade dos seus produtos, não deixa de tomar todas as medidas que estão ao seu alcance para garantir a sustentabilidade ambiental da sua atividade.

Campanha de Verão Lusiaves surpreende Portugueses com campanha frangástica
Através de diversas ações de marketing, a marca Lusiaves procurou chegar a um público mais alargado, conseguindo uma maior visibilidade, uma imagem renovada e uma proximidade diferente com os consumidores. Enquanto nas praias do País decorre a campanha “Verão Frangástico”, na TVI surge Luís Aves, um personagem interpretado por Hugo Sousa, que se apresenta como vendedor da Lusiaves.


VERÃO FRANGÁSTICO
De Julho a Setembro, a Lusiaves saiu à rua com a campanha “Verão Frangástico”. Numa digressão de norte a sul do País, a tour passou por mais de 50 praias, instalando um spot onde se podia encontrar um percurso com várias atrações: uma slot machine onde os visitantes recebiam prémios (chapéu de palha, t-shirt, bola de futebol e brinquedo de praia para crianças); um local de oferta de vales no valor de 2€, para descontar na compra de frango nas churrasqueiras aderentes; um totem onde estavam indicadas todas as churrasqueiras aderentes à campanha; uma zona de photoshoot, onde era possível os visitantes fazerem fotografias com a mascote, para partilhar nas redes sociais da Lusiaves; e um palco, para entretenimento com a presença de
Hugo Sousa, no papel de Luís Aves a garantir momentos de humor, e com a mascote Frangástico, que se tornou mais “viva” para interagir com o público.


UMA OPÇÃO OUSADA DE MARKETING
Em tempo de pandemia, esta ativação de marca através da campanha “Verão Frangástico” representou uma verdadeira ousadia, assumida com total responsabilidade. Num tempo em que a generalidade das empresas se restringiu à comunicação digital e evitou o contacto direto com o público, a Lusiaves decidiu aproximar-se das pessoas, numa fase em que a segurança sanitária estava reforçada e, ao mesmo tempo, se sentia uma vontade grande de a sociedade retomar alguma normalidade. Naturalmente, foram garantidas todas as medidas de proteção contra a covid-19 indicadas pelas autoridades de saúde.

Segundo Bruna Henriques, Diretora de Marketing Alimentar do Grupo Lusiaves, “com esta campanha pretende-se não só reforçar a consistência da marca, mas também fidelizar os consumidores, chegando de forma especial aos grupos etários mais jovens; para isso foi importante procurar formas de aproximação às pessoas e encontrar um modo de comunicar atrativo”.



Pelos indicadores já disponíveis, Bruna Henriques está convicta de que esta ação levou a um aumento do índice de notoriedade: “depois desta campanha há, certamente, mais consumidores que, ao falar de carne de frango ou de churrasco de aves, vão lembrar-se da marca Lusiaves – Queremos estar como marca na casa dos Portugueses”. Isto leva, sem dúvida, a uma procura mais consciente dos produtos Lusiaves pelos consumidores, mas contribui também para apoiar os nossos clientes, nomeadamente o comércio alimentar e a restauração, que são, deste modo, reforçados na sua atividade.


Um dos objetivos desta campanha foi também apoiar o comércio local, nomeadamente o setor da restauração, especialmente atingido pelas consequências económicas da pandemia. A distribuição dos vales de desconto foi um estímulo para os consumidores se deslocarem às churrasqueiras que se associaram a esta iniciativa. Tanto no digital como nas ações locais foi dada visibilidade aos comerciantes aderentes à campanha.

REDES SOCIAIS
É nas redes sociais que a marca tem mostrado as praias, através de publicações que têm como conceito base o apelo à portugalidade.
De acordo com Nádia Ventura, Copywriter de marketing digital, um dos aspetos relevantes da campanha de Verão, é a presença de elementos que remetem para as características locais: “A Lusiaves é uma marca portuguesa, por isso apelar à portugalidade deve ser um dos pontos fulcrais da comunicação. Cada zona/praia tem símbolos ou características únicas: sempre que possível, tentámos incluí-las. Quem é que é da zona de Leiria e não conhece as famosas pipocas de São Pedro ou a Arte Xávega da Praia da Vieira? ”. Esta opção tornou-se um desafio interessante: comunicou-se com figuras características das regiões de cada praia, com recurso a reformulações de músicas ou provérbios tipicamente portugueses, utilização de ditados populares modificados, entre outras estratégias.
Os visitantes do spot do “Verão Frangástico”, nas praias, eram convidados a seguir a marca nas redes sociais. Houve, com esta campanha, um aumento exponencial dos seguidores, mas também da interação dos mesmos, com comentários e reações diversas. Esta foi também uma forma de conseguir proximidade da marca Lusiaves com os consumidores.
Tanto no Facebook como no Instagram foi possível acompanhar toda a digressão pelas praias: partilha de fotografias, divulgação de informação, notícias…
MASCOTE FRANGÁSTICO
A mascote, que já há muito tempo acompanha a marca Lusiaves e é reconhecida pelos seus seguidores, teve nesta ação de Verão mais vida: foi batizado pelo público com o nome Frangástico e materializou-se, deixando de estar apenas nas redes sociais para também estar presente entre o público, mais “pessoalmente”. Esta mascote, que os consumidores já associam aos produtos da Lusiaves, tornou-se a estrela da comunicação desta campanha de Verão.
O Frangástico dá continuidade a um registo de boa disposição associado ao consumo de carne de frango, na lógica de comunicação com humor que tem caracterizado a marca Lusiaves. O bom acolhimento que a mascote teve por parte dos visitantes nas praias está em linha com a popularidade que esta figura já tinha nas redes sociais, onde foi responsável por uma maior interação com o público, levando a um aumento do engagement entre os consumidores e a marca.

LUSIAVES NA TELENOVELA DA TVI “FESTA É FESTA”
A Lusiaves tem marcado forte presença na telenovela da TVI “Festa é Festa”, através da integração de conteúdo, com camiões da marca a circular nas cenas, e, sobretudo, com a introdução do personagem Luís Aves, um vendedor da Lusiaves, interpretado pelo ator e humorista Hugo Sousa.
Luís Aves, que se assume como o “Rei do Churrasco”, surge como primo de Bino: trabalha na zona norte do País e vai para a aldeia da Bela Vida substituir um colega de férias. O seu objetivo é participar na festa com aquilo que melhor sabe fazer: vender frango. Na preparação para interpretar este papel, Hugo Sousa contactou com a equipa de comerciais que distribuem diariamente os produtos da Lusiaves, para conhecer o seu dia a dia e assimilar a sua experiência. Teve ainda oportunidade de conhecer os produtos da Lusiaves.
Também aqui foi possível ligar a Lusiaves à boa disposição e ao humor com que a marca habitualmente comunica com o público. Bruna Henriques, considera que, “mais do que publicitar produto, desenvolveu-se um conteúdo interessante para os espetadores da telenovela, em sequência com o que já estava a ser desenvolvido”. Tanto o perfil do personagem Luís Aves como o do comediante Luís Sousa sintonizam com a linha de marketing da marca Lusiaves.
Os responsáveis por esta iniciativa admitem ter a ambição de que a personagem de Luís Aves sobreviva à própria telenovela e tenha continuidade noutros contextos. A criação de páginas próprias nas redes sociais pretende manter vivo o Luís Aves para além da aldeia da Bela Vida.
Luís Aves nas redes sociais:
facebook.com/luisaves.oficial instagram.com/luisaves.oficial
LUÍS AVES NO VERÃO FRANGÁSTICO
Em diversas cenas da telenovela, Luís Aves faz referência à campanha “Verão Frangástico”, cruzando-se, assim, estas duas iniciativas da Lusiaves. O ator trouxe, em diversas ocasiões, o personagem Luís Aves aos spots da tour pelas praias, fazendo diversos momentos de comédia stand-up.



ENTREVISTA A HUGO SOUSA
Hugo Sousa, que se tornou conhecido do público como comediante de stand-up, chegou a um público mais alargado através da interpretação de Luís Aves na telenovela “Festa é Festa”. Sendo a sua personagem um vendedor da Lusiaves, não podíamos deixar de o entrevistar para a Lusinews.
O que há em comum entre Hugo Sousa e Luís Aves?
Ambos somos orgulhosos churrasqueiros e temos a mania que temos piada.
Consideras que a tua vasta experiência de comediante te preparou para este novo desafio enquanto ator? Ou achas que são performances totalmente díspares?
Óbvio que preparou, porque ensinou-me a coisa mais importante que há no humor, que são os timings de contar ou representar uma piada.
A novela “Festa é Festa” cruza a ficção com a realidade. Achas que os comerciais da Lusiaves se podem sentir representados no Luís Aves?
Estou a fazer um esforço para que se sintam bem representados e não tenham vergonha do meu personagem!! Ahah!
Tens estado presente em diversas praias do País na campanha Verão Frangástico, da Lusiaves. Qual a tua opinião sobre esta campanha?
Acho que faz uma ligação boa entre o público e a marca. Além disso oferecem brindes, o que considero perfeito, porque os portugueses adoram tudo o que seja de borla.
Como está a ser o feedback do público? Já tiveste alguma situação mais caricata que queiras partilhar connosco?
O feedback está a ser bom e acho que as pessoas têm gostado. A parte mais chata é que agora nos churrascos tenho mais responsabilidade na grelha porque sou visto como o “Ronaldo dos Frangos”! Mas atenção: nunca falhei!
Já comias frango com alguma frequência ou confessas que começaste a comer mais desde que abraçaste este projeto?
Até levo a mal esta pergunta! Óbvio que sempre comi frango!! Eu nasci para este papel!
Como é a tua relação com o “Frangástico"?
Podia ser melhor... Sinto que o Frangástico se sente intimidado com a minha presença, porque eu olho para ele com olhos de quem o vai comer.
Qual foi a tua reação quando viste a primeira cena na TV?
Foi de entusiasmo, porque ficou muito bem! Nunca me tinha visto nem sequer me tinha imaginado numa novela! A “Festa é Festa” tem uma onda muito boa e estou a adorar.
O que acham os teus seguidores desta tua participação na telenovela?
Muitos dos meus seguidores não eram público de novelas; é malta que me seguia por causa do stand-up. Acho que muitos foram espreitar por curiosidade e o feedback tem sido bom. Espero ter contribuído para as audiências!
Sabemos que estiveste no kick-off da campanha de Verão da Lusiaves, com toda a equipa comercial. Como caracterizas esse momento?
Foi importante porque estive com os verdadeiros “Luís Aves” desta vida!! Reparei que são pessoas bem-dispostas e conversadoras, que me acolheram como sendo um deles. Repito: espero não desiludir, senão vai ser uma desgraça, porque vou ser boicotado na entrega do produto!! Ou “frangotado”, neste caso.
Achas que esta vai ser a primeira de muitas participações na ficção nacional?
Eu gostava que sim, mas uma coisa de cada vez. Não vamos pôr o carro à frente dos frangos. (Estou um pró nestes trocadilhos!)
A tua filha reconhece-te quando te vê na TV? Qual foi a reação?
Reconhece!! Ahaha! No outro dia, estávamos distraídos com a TV ligada e ela começou a chamar por mim porque apareci na novela.
O Luís Aves e toda esta experiência irão servir de inspiração para os teus espetáculos de stand-up comedy?
Óbvio! Tudo o que se passa de marcante na minha vida, eu espeto no stand-up. Adoro contar histórias e falar de acontecimentos reais.
Agora que também vestes a camisola da Lusiaves, o que gostarias de dizer aos mais de 4.000 colaboradores que trabalham neste grande grupo empresarial?
Quero dizer que conto com o vosso apoio todos os dias em frente ao televisor. As minhas vitórias são as vossas vitórias. Obrigado ao Mister Paulo Gaspar por ter apostado em mim. E o futuro a Deus pertence. Confio no trabalho de todo o grupo, acredito que o suor vai trazer frutos (ou vender frangos, neste caso!). Abraço a toda a nação frangástica: Lusiaves, olé!!!